You are on page 1of 48

Encante sua Audincia

Por professor Daniel de Carvalho Luz Janeiro 2012

Uma pessoa pode ter a melhor ideia do mundo totalmente original e inovadora mas, se ela n~o for capaz de convencer as outras pessoas, a ideia n~o ter| nenhuma import}ncia.
_Gregory Berns

Que o teu orgulho e objetivo consistam em pr em seu trabalho, algo que se assemelhe a um milagre.
_Leonardo Da Vince

Introduo
Trinta milhes de apresentaes sero feitas hoje. Milhes iro fracassar. Outras milhes sero recebidas com bocejos. Pouqussimas iro estabelecer um vnculo profundo, onde apresentador e plateia se entendam perfeitamente e encontrem um espao comum, onde juntos decidam agir. Cativar o pblico durante uma aula, palestra ou apresentao o momento crucial que define o sucesso ou o fracasso do profissional naquele desafio. No importa qual seja sua profisso ou atividade que voc resolveu abraar para realizar seus sonhos. Em qualquer cargo ou rea de atuao, voc precisa saber se comunicar para apresentar suas ideias, demonstrar seu ponto de vista, influenciar, ensinar, treinar e convencer as pessoas dos seus argumentos. O wall Street Journal realizou uma pesquisa com executivos de recrutamento e seleo de grandes corporaes, na qual eles tinham de escolher as competncias que mais valorizavam para contratar um profissional. As cinco competncias de maior valor foram: Comunicao e capacidade de se relacionar; Capacidade de trabalhar em equipe; Integridade pessoal; Capacidade de resolver problemas; tica profissional. surpreendente que praticamente nove entre dez profissionais de recrutamento e seleo valorizem a capacidade de comunicao do candidato a ser escolhido. Portanto, alm da competncia para desempenhar o que faz profissionalmente, voc tambm precisa saber falar s pessoas do que capaz.
3

Criar possibilidades na era da informao Nos tempos atuais o volume e a velocidade com que as informaes se propagam vm transformando o mundo dos negcios e nosso modo de viver.

A disponibilidade das informaes e a velocidade com que se propagam permite que as transformaes ocorram de forma muito mais veloz, exigindo das empresas e profissionais uma atualizao contnua para inovar e se superar a cada instante. Somente deter uma imensido de informaes no garante o sucesso, pois as informaes s significaro valor agregado para a empresa se puderem ser transformadas em conhecimento, gerando aes.

Para que a informao se transforme em conhecimento ela deve ser processada de forma lgica, e naturalmente ir necessitar de outros conhecimentos prvios que permitam compreend-la.
Por este motivo um engano pensar que a organizao, por si s, detm conhecimentos. Na verdade, quem detm os conhecimentos so as pessoas a servio da organizao.

Para as organizaes e para os profissionais,

conhecimento tornou-se uma questo de sobrevivncia, e

Criar Possibilidades
neste contexto fundamental.
4

Gesto do Conhecimento Conscientes de que o conhecimento o grande diferencial dos novos tempos, v|rias empresas tm definido estratgias para gerenciar este importante ativo conhecido como capital intelectual.

Uma das mais importantes iniciativas nesse sentido, segundo Peter Senge estimular o aprendizado coletivo, ou team learning, que acontece atravs do compartilhamento de conhecimentos entre os colaboradores internos. Formando Facilitadores e Multiplicadores do Conhecimento Quais s~o as principais atribuies do MULTIPLICADOR? 1. Ter uma compreenso aprofundada dos conceitos do programa, contedo ou ideia a ser multiplicada ou facilitada; 2. Dominar as tcnicas para apresentar e conduzir o treinamento e compartilhar seus conhecimentos com os participantes

MISSO DO MULTIPLICADOR
Despertar nas pessoas o desejo de aprender e aplicar seus novos aprendizados.

Quem sabe ensina o papel do Multiplicador O papel do multiplicador vai muito alm do simples repasse de informaes. Cabe a ele estimular nas pessoas o desejo de aprender e de colocar em pr|tica os novos conhecimentos.

O multiplicador deve ter a habilidade para sensibilizar seu interlocutor de modo a conduzi-lo a uma mudana de atitude. Desenvolver multiplicadores internos fundamental para as organizaes, pois atravs deles o capital intelectual poder| ser multiplicado. Algumas das principais caractersticas que compem o PERFIL DO MULTIPLICADOR eficaz s~o:

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Atualiza~o contnua Habilidade de comunica~o e linguagem Domnio de contedo Postura e uso da voz Carisma e persuas~o Did|tica e utiliza~o de ferramentas de ensino Autocontrole

Comunicao
Uma das habilidades mais importantes do multiplicador a capacidade de se comunicar, transmitir ideias e conhecimentos, e receber feedback. 6

Comunicao de qualidade
Uma comunica~o de alta qualidade n~o significa necessariamente aplicar o portugus de forma impec|vel e erudita.

Muito mais importante, a capacidade de adaptar a sua linguagem e se fazer compreender pelos diferentes pblicos com quem se comunica.

Lembre-se que ningum perfeito


Para se tornar um comunicador eficaz fundamental perceber o quanto antes as oportunidades de melhoria. E investir continuamente em seu desenvolvimento.

Seguem algumas caractersticas da boa comunicao:


Clareza: Capacidade de transmitir uma ideia de forma que o interlocutor possa compreend-la integralmente. Objetividade: Expressar-se de forma direta sem se desviar do foco Conciso: Quando a mensagem transmitida tem coerncia Simplicidade: Evitar termos rebuscados ou exageradamente eruditos Motivao: o bom comunicador capaz expressar uma ideia de tal forma que ela se torne inspiradora
7

Voc tambm pode!


Ao contrario do que a maioria das pessoas pensa, saber falar bem em pblico n~o uma capacidade inata; voc, e qualquer um que se dedique a treinar, treinar e treinar, pode desenvolve-la para ser bem sucedido.

Talvez, neste momento da sua vida, voc esteja preocupado com as apresentaes que tem de fazer em seu trabalho, ou esteja chateado porque fez uma apresenta~o sofrvel em um evento importantssimo para sua carreira. Mas tudo pode ser aprimorado, sempre.

Apenas seja convincente


A confiana vem do domnio de contedo. Desenvolva a lgica coerente com a elabora~o intelectual do seu pblico. Fale com o cora~o, coloque paix~o e entusiasmo.

O filsofo Scrates dizia que as bases da persuas~o eram a trplice grega:

Ethos, Pathos e Logos.


Trocando por midos, isto quer dizer:

Confiana, Emoo e Lgica.


8

O trip da oratria
O

contedo

tem que ter

uma sequncia

lgica.

Inicio + Meio + Fim


As partes tm que estar muito bem conectadas. Bom contedo com boa voz, sem o olho no olho, n~o prende a aten~o, gera desconex~o, n~o cria vnculo emocional ou intelectual. Contedo bom com conex~o visual, porm, sem utiliza~o adequada da voz adormece o pblico.

Conversar muito!
Participar de debates, palestras e semin|rios.

Ouvir, pensar e refletir. Ver filmes inteligentes,


prestar aten~o nos di|logos e abstrair ideias para seus discursos.

Ampliar o lastro cultural e enriquecer o vocabul|rio atravs da leitura. Leia tudo, jornal, revistas, paginas inteligentes de internet, livros, no mnimo um por ms. 15/20 minutos dia de leitura inteligente e reflexiva, livros ... sempre... Quantos no ltimo ano? 9

Uso da voz
Sem voz n~o tem oratria, a voz uma das PERNAS da oratria a primeira j| vimos:

O contedo
Utilize Melhor A Sua VOZ
Sua voz a sua marca registrada. Ela revela sua personalidade e seu carisma. A voz a musicalidade do discurso que possibilita transmitir toda a emo~o que ele merece. A forma como voc aplica sua voz pode abrilhantar seu discurso, conferindo sentimento {s palavras, mas pode tambm, demonstrar insegurana ou despreparo. Observe a seguir alguns fatores que interferem no resultado de sua voz.

Entonao
A entona~o corresponde ao tom que voc confere { sua voz. O passo inicial para trabalhar a entona~o conhecer sua entona~o natural e, se achar necess|rio, ajust|-la.

Inflexo
A inflex~o est| intimamente ligada { entona~o. Para n~o se tornar montono, o discurso requer alteraes em seu tom de voz, variando de mais suave a mais rspido, de mais grave a mais agudo, conforme o sentimento que voc deseja dar { mensagem.
10

Dico
Ter uma boa dic~o significa ter a habilidade de pronunciar as palavras de forma correta e clara sem pular ou esconder nenhuma letra sequer. Geralmente, os mestres de cerimnia s~o famosos pela sua dic~o impec|vel. Ritmo Falar muito lentamente dar sono em sua plateia, mas despejar centenas de palavras por minuto certamente n~o a melhor op~o. Pesquisas afirmam que os melhores vendedores falam palavras empolgantes num ritmo um pouco superior ao normal, de modo a n~o deixar tempo para que seu interlocutor possa pensar numa contra argumenta~o.

Quatro dicas bsicas sobre a voz


1. No falar muito rpido, se falar muito r|pido as pessoas n~o entender~o, se n~o houver entendimento, n~o haver| engajamento com sua proposta. E desvaloriza o discurso. necess|rio dar peso {s palavras, dar tempo para as palavras serem sorvidas, compreendidas, refletidas.

2. Fazer pausas
Para gerar reflex~o, a pausa d| peso {s palavras, destaca, acentua e enfatiza.

Mas ateno!
N~o exagerar nas pausas, pausas curtas ... e s aps formular uma frase muito importante.
11

3. No ser montono
O mesmo tom (mono tom) d| sono, faz o ouvinte se distrair, tira o entusiasmo e a emo~o do discurso. Grandes oradores variam o tom e o volume.

4. No muito alto (gritar)


Tom muito alto... Irrita e autorit|rio / impositivo n~o convence e afasta o ouvinte, transmite um ar de prepotncia de quem quer convencer no grito. Mas... tom muito baixo tambm atrapalha, dificulta a audi~o e mostra insegurana, n~o estimula o interesse das pessoas no tema e ou demonstra desinteresse pelo pblico.

O Olhar
o terceiro elemento da oratria, ent~o: olho no olho! Ao fazer o seu discurso, olhe sempre nos olhos. Ao olhar nos olhos, sua comunica~o ganha muito mais poder { medida que torna a mensagem muito mais verdadeira e intensa para quem a est| recebendo. Cada um dos participantes de sua apresenta~o espera ser notado e respeitado, sendo assim, ir| valorizar muito ao receber o seu olhar. O multiplicador de conhecimentos deve estabelecer contato visual com cada um dos participantes do treinamento para detectar pessoas que eventualmente n~o estejam compreendendo ou que n~o concordem com determinado conceito, podendo assim, rearticular sua estratgia did|tica.

O olhar estabelece uma relao pessoal entre voc e seu pblico


12

Lembre-se!
O olhar... afirma, expressa algo, pode assustar, pode confortar, tambm pode imobilizar, fuzilar, sorrir e manifestar emo~o.

Olhos nos olhos!


N~o olhar o teto ou o ch~o
Nosso olhar tem que ser um radar... que v todo mundo.

Ateno!
Olhar para cada um ou cada bloco da plateia. Quem no visto no se sente importante

13

Comunicao no verbal, O corpo tambm fala!


Durante a apresenta~o, o multiplicador ou facilitador deve combinar de forma eficaz a comunica~o verbal com a corporal, postando-se e gesticulando em harmonia com aquilo que est| sendo falado, de modo a reforar a mensagem e criar um contexto.

Voc j ouviu falar de primeira impresso?


O corpo fala mais do que voc imagina. possvel tirar inmeras concluses sobre algum sem nem mesmo ouvir uma palavra. Sendo assim, sobretudo as pessoas de maior exposi~o pblica, devem atentar sempre { sua postura. Trata-se da comunica~o n~o-verbal, que funciona como palavras que se ouve com os olhos. Sua postura e sua voz s~o a sua marca pessoal que revelam caractersticas de sua personalidade. O corpo fala atravs de gestos, na maneira de andar, ou nos traos da fisionomia, pois as pessoas captam inconscientemente, a cada instante, um grande volume de informaes.

Seu corpo grita antes que seus lbios possam falar.

Adote uma postura de vencedor!


14

Gestos e postura de vencedor.


Por este motivo, a pessoa com quem voc interage pode saber intuitivamente se voc uma pessoa verdadeira, motivada, otimista, de bem com a vida, confi|vel, enfim, vencedor ou perdedor.
Para ser um vencedor, e ter uma imagem projetada positiva necess|rio, antes de qualquer outra coisa, confiar em seu prprio potencial. Ter potencial n~o significa ser um grande orador, mas ter o desejo e estar disposto a melhorar a cada oportunidade.

Para parecer um vencedor preciso pensar como um, e agir como um.

Dicas Para Adotar Uma Excelente Postura Ao Falar Em Pblico

Sorria sempre!
15

Sorria sempre!
O sorriso uma linguagem universal que fala por si. Ele faz com que a outra pessoa se sinta acolhida, bem vinda, respeitada e, acima de tudo, faz de voc um anfitri~o simp|tico e elegante. Sendo assim, presenteie sua plateia com um sorriso sbrio e cativante. cientificamente comprovado que o sorriso, libera uma subst}ncia chamada endorfina, um poderoso tranquilizante. natural que promove o relaxamento da musculatura, baixando a tens~o e permitindo maior concentra~o. SORRIR movimenta 28 msculos da face, enquanto franzir a testa movimenta 32. Portanto , SORRIA, nem que seja por economia !!!!. .

Livre-se do excesso de bagagem


Da mesma forma que na comunica~o verbal, o contato visual tambm est| sujeito a rudos visuais que poder~o desviar a aten~o das pessoas e influenciar em sua imagem.

Portanto ao se preparar para falar em pblico procure tirar o telefone celular da cintura, as canetas do bolso, crach|s e afins para ter um visual mais leve possvel.

Ficar de p ... seguro no se encostar em nada (desleixo) no se escorar na mesa

16

Mostrar firmeza e segurana sem arrogncia e prepotncia!


Pise firme em sua base
Naturalmente, o palestrante n~o deve ficar parado no mesmo lugar durante toda sua explana~o. Contudo, tome cuidado para n~o se movimentar exageradamente de um lado para outro, e da frente para tr|s. (a menos que seja um curso de dana, claro) Para ter mais segurana, procure pisar firme em sua base e fique por l| por alguns instantes, antes de procurar uma nova base. Deixe suas pernas levemente entreabertas (ps um pouco espaados), e permite que o resto do seu corpo ajude a contar a histria gesticulando conforme o contexto.

Onde que eu coloco as minhas mos?


Esquecer que tem m~os a melhor sada. Deixe-as soltas e concentre-se em seus ombros, lembrando que eles devem estar abertos. Assim suas m~os trabalhar~o com naturalidade e n~o demonstraram nenhum tipo de tens~o. Quanto aos movimentos do brao, naturalidade tambm a melhor recomenda~o. Evite deixar as m~os unidas, ou ficar manuseando seu novo anel. Para gesticular com maior eleg}ncia, procure movimentar as m~os abaixo dos ombros e { frente do corpo.
17

Gestos
Gesticular quando falamos em pblico n~o muito diferente da gesticula~o que usamos nas conversas mais informais com amigos, pessoas da famlia e colegas de trabalho. Se voc fizer gestos diante dos ouvintes da mesma maneira como j| faz nas conversas do cotidiano, com certeza ir| acertar.
Alguns conselhos que voc poder| pr em pr|tica imediatamente para melhorar a gesticula~o: Evite a falta de gestos, mas tambm, e principalmente, o excesso de gesticula~o. Se voc n~o gesticular, deixar| de usar um aspecto importante da express~o corporal para transmitir a mensagem; entretanto, se voc gesticular demais, poder| atrapalhar a concentra~o dos ouvintes e eles ter~o dificuldade para acompanhar seu raciocnio. Se tiver de optar entre a falta e o excesso de gesticula~o, prefira a falta. Faa gestos moderados, normalmente acima da linha da cintura e sem pressa de voltar com as m~os { posi~o de apoio. Esses cuidados far~o com que a gesticula~o diante da plateia seja muito parecida com a que voc j| est| acostumado a usar e proporcionar| um comportamento natural, espont}neo e expressivo. De forma objetiva e simplificada, a regra procurar explicar com as m~os com modera~o o que voc est| dizendo.

O contedo, o tom determina os gestos.

18

Podemos visualizar assim o peso de cada componente de um discurso.


NO MORDE! o pavor do microfone UNIVERSAL ... se console deixar ver a boca de cara limpa!

Cuidados que devemos ter para algumas armadilhas que podem dificultar o processo:
Lembre-se que ningum perfeito
Para se tornar um comunicador eficaz fundamental perceber o quanto antes as oportunidades de melhoria, e investir continuamente em seu 19 desenvolvimento.

O caminho rumo

perfeio
representa uma jornada sem fim.
Feedback
A comunica~o um processo de m~o dupla. Para se comunicar de forma eficaz fundamental utilizar um importante recurso chamado Feedback. Feedback o retorno que o interlocutor lhe d| depois de receber a sua mensagem. Pode ser expresso na forma verbal, atravs de palavras que representem o sentimento, ou n~o verbal como um cruzar de braos, ou a testa enrugada, uma mexida na cadeira ou um olhar perdido no horizonte. E por falar em feedback, talvez o sorriso seja mesmo o mais gratificante deles.

Vocabulrio e retrica
Para expressar idias de forma brilhante, e inspirar as pessoas atravs da comunica~o importante enriquecer o vocabul|rio. Ter um bom vocabul|rio n~o significa aplicar palavras difceis ou rebuscadas. Trata-se de dispor de uma grande variedade de palavras simples que permitem ao comunicador v|rias alternativas para expressar seus sentimentos da forma que melhor lhe convier. A melhor maneira para ampliar o vocabul|rio e evitar os erros de linguagem a pr|tica da leitura. Quem tem o h|bito de ler, certamente fala e escreve melhor. 20

Para se comunicar necessrio...


falar a linguagem da plateia... Fazer a adequao da linguagem. Coloquial ou tcnica.

Voc e seu pblico


Poucas atividades humanas s~o feitas com tanta frequncia como apresentaes e poucas tambm de maneira t~o empobrecida. Uma estimativa aponta que 30 milhes de apresentaes s~o feitas todos os dias utilizando slides do Microsoft PowerPoint. Tenho certeza de que voc j| assistiu a algumas. Quantas delas foram verdadeiramente marcantes, eficazes e persuasivas? Provavelmente poucas. A grande maioria das apresentaes se torna vtima do que conhecido com os Cinco Pecados Cardinais: 1. Falta de objetivo Claro. O pblico sai da apresenta~o imaginando sobre o que ela foi. Quantas vezes voc assistiu a uma apresenta~o do comeo ao fim, e no final, disse a si mesmo: Qual era o objetivo? 2. Falta de benefcio para a plateia. A apresenta~o fracassa em mostrar como o pblico pode se beneficiar da informa~o apresentada.
21

3. No h fluxo definido. A sequencia de ideias t~o confusa que deixa o publico para tr|s, impossibilitando de acompanhar. 4. Detalhado demais. Muitos fatos s~o apresentados, incluindo pontos exageradamente tcnicos ou irrelevantes, nos quais a quest~o principal obscura. 5. Longa demais. O pblico se desconcentra e fica entediado antes do fim da apresenta~o.

Influenciar
Levar o pblico a um outro est|gio. N~o necessariamente mudar de ideia, mas aceitar uma nova ideia ou proposi~o.
Vamos dar uma olhada de perto no que envolve o desafio de levar o publico do Ponto A ao Ponto B. Em termos psicolgicos o Ponto A um lugar inerte no qual a plateia se encontra no inicio: desinformada, sabendo pouco sobre voc, seu negcio, sua proposta ou seu contedo. O que voc est| pedindo que ela faa chegar ao ponto B. A natureza exata do ponto B depende da situa~o especfica que voc encara. Para alcanar o ponto B voc precisa fazer com que a plateia desinformada passe a entender; a plateia confusa passe a acreditar e agir de determinada maneira. Na verdade, entender, acreditar e agir n~o s~o trs objetivos independentes, s~o trs est|gios para alcanar um objetivo nico, cumulativo e final. Mesmo porque , o pblico n~o agir| de acordo com o que voc deseja, se ele n~o entender primeiro a sua histria e acreditar na 22 mensagem que ela revela.

Influncia e Persuaso
Frequentemente admiramos pessoas que possuem uma habilidade natural para convencer os outros de suas ideias. Entretanto, o poder de influenciar a decis~o das pessoas e persuadi-las para uma causa que se deseja n~o inato. O carisma uma caracterstica que pode ser desenvolvida desde que se atente a alguns cuidados fundamentais.

23

Como gerar credibilidade e confiana


A confiana a base estrutural de qualquer relacionamento. Relacionamentos embalados por laos de confiana trazem inmeros benefcios mtuos. Para conquistar a confiana de seus interlocutores o multiplicador de conhecimentos deve considerar e fortalecer ao longo de seu discurso os fatores determinantes da confiana:

Histria pregressa Competncia Honestidade Confiana

Aferindo a sua imagem projetada


A sua imagem projetada a forma como as pessoas lhe vem. O fato que nem sempre a percep~o que as pessoas tem de voc est| em equilbrio com a sua auto imagem. O resultado desta disson}ncia que a forma como voc se v diferente da percep~o das outras pessoas. Algumas das vari|veis que ir~o definir a sua imagem projetada s~o descritas a seguir.

Carter
o fator mais importante para o inevit|vel julgamento que a audincia far| de voc. Est| relacionado { sua honestidade, seus valores e confiabilidade. Para transparecer um car|ter firme e honesto, necess|rio transmitir tica, respeito e principalmente verdade.

Competncia
Refere-se ao seu nvel de conhecimento sobre determinado assunto e sobre a sua capacidade de aplicar esse conhecimento na pr|tica com efic|cia.
24

Segurana
Pessoas que parecem tensas em falar em pblico s~o percebidas como menos dignas de crdito do que oradores que parecem { vontade com sua audincia. Para transmitir segurana importante que o orador tenha se preparado previamente e que acredite profundamente naquilo que est| apresentando.

Simpatia
O multiplicador simp|tico conquista a plateia logo nos primeiros minutos. Cortesia e bom humor podem ajudar a conquistar a simpatia, mas nada mais eficiente do que ser voc mesmo. Ter seu prprio estilo de modo a transmitir autenticidade.

Extroverso
Os oradores descontrados tem a fascinante habilidade de deixar as pessoas a vontade. Contudo, os extrovertidos devem tomar cuidado em n~o se desviarem do assunto, perdendo o foco.

Sua reputao seu mais valioso tesouro


Mais algumas dicas para transmitir uma imagem de vencedor

No apenas a apresentao
Ao fazer a sua apresenta~o pessoal, evite falar apenas o ttulo, fale de suas profisses ou experincias com uma dose de paix~o, de modo a ser contagiante.

Diga, sem medo, o que tem que ser dito


O multiplicador que est| seguro do que ir| falar, diz o que deve ser dito de forma direta, evitando diminutivos ou flexes das palavras.

Voc no pode vender aquilo que no capaz de comprar


Para passar verdade em seus argumentos preciso acreditar profundamente naquilo que est| dizendo.
25

Criando vnculo com os participantes


Para que seu pblico oua efetivamente o que o multiplicador tem a dizer importante criar um vnculo emocional logo no incio do trabalho, de modo que os participantes acompanhem o orador do incio ao fim de sua apresenta~o.
Algumas dicas para criar vnculo com a plateia s~o as seguintes: 1. Faa-os rir; 2. Exercite a empatia e mostre que compreende suas dificuldades; 3. Mostre valores similares; 4. Sensibilize-os;

Argumentando para vencer


Para conferir mais fora aos seus argumentos e conseguir uma mudana de atitude por parte das pessoas preciso compreender como as pessoas reagem { novas mensagens.

Observe a seguir alguns fatores importantes para que seus argumentos acertem direto no alvo:

Procurar prazer e evitar sofrimento


Pesquisas indicam que enquanto algumas pessoas se movimentam para procurar prazer (40% delas), a grande maioria delas se movimenta no sentido de evitar sofrer. Desta forma, lance argumentos que possam atingir a ambos os tipos de pessoas.

Reforce seu argumento com histrias e metforas


Quem n~o gosta de uma boa estria? As estrias s~o muito eficazes para prender a aten~o do pblico e para conferir um reforo emocional ao conceito que est| sendo trabalhado.
26

Reforce suas teorias com dados estatsticos


Dados estatsticos de fontes confi|veis, assim como fatos concretos s~o incontest|veis e podem ser muito teis no sentido de reforar os conceitos abordados.

O poder todo seu


O poder est| todo em suas m~os. Tanto o seu prprio poder, quanto o poder de seu interlocutor, a audincia em suas m~os. Se voc vai utilizar todo este poder, ou se vai entreg|-lo todo a sua plateia, a decis~o cabe somente a voc. Quando voc encara a sua plateia como gigantes que desejam devor|-lo, voc est| cedendo todo seu poder a ela. Quando voc encara sua audincia como pessoas a quem voc tem muito para beneficiar compartilhando seus conhecimentos, voc est| usando seu poder de forma muito eficaz.

Cuidado com os grandes viles do sucesso


Existem algumas falhas que podem ser imperdo|veis ao multiplicador de conhecimentos e que poder~o comprometer o seu trabalho. Fique atento e evite-as. 1. Evite exceder o tempo destinado a sua apresenta~o; 2. Jamais ignore uma obje~o do pblico, ela poder| se tornar uma lacuna; 3. Aps refeies como almoo, ou jantar, n~o brinque com a sorte. Seja din}mico!

27

Levar o pblico a Entender, Acreditar e Agir Este o maior desafio. Voc tem que ser verdadeiro.

Aristteles, o pai da oratria, acreditava que os oradores de sucesso devem ter pathos, ou seja, emoo no discurso.
O exerccio da empatia OQIPV Em sua principal obra, Aristteles, identifica os principais elementos da persuas~o. Que em grego ele chamou de PATHOS
Pathos se refere { habilidade da pessoa que est| persuadindo de se ligar aos sentimentos, desejos, vontades, e medos do pblico.

Seja emptico!
28

Aprender

ou

Sentir

Ouvir?

Mudar?
29

Ver?

Aprender

ou

Sentir

Ouvir?

Mudar?
30

Ver?

Aprender

ou

Sentir

Ouvir?

Mudar?
31

Ver?

Aprender

ou

Sentir

Ouvir?

Mudar?
32

Ver?

Qual o benefcio que oferecido a quem me ouve?


A estrutura do discurso
Abertura Prlogo Tese Eplogo Fechamento Abertura
A abertura do treinamento uma fase crucial em que o multiplicador tem o seu primeiro contato com os participantes. Para quebrar o gelo inicial, uma boa estratgia aplicar uma tirada bem humorada para conquistar alguns sorrisos. Isto acalma tanto aos participantes quanto o palestrante. Outra possibilidade para o incio do evento levantar as expectativas do pblico em rela~o ao evento, que servir~o para guiar o treinamento.

Prlogo
O prlogo a fase inicial do treinamento onde se deve sensibilizar as pessoas da relev}ncia do assunto a ser tratado no treinamento. a fase em que se desenvolve na plateia o desejo pela tese que h| por vir.

33

Tese
Esta fase o cora~o do treinamento. Geralmente a parte mais longa do evento, em que o multiplicador agrega valor aos participantes compartilhando com eles seus conhecimentos.

Eplogo
O eplogo conclus~o do treinamento, onde se deve reforar e interligar os temas abordados e dar uma conclus~o lgica ao contedo, considerando inclusive as necessidades que foram apontadas durante o prlogo.

Fechamento
Para fechar com chave de ouro, uma estratgia interessante sensibilizar os participantes com um pensamento, uma din}mica ou uma cita~o, tornar o evento memor|vel para os participantes.

Combinando teoria e prtica


Treinamentos extremamente conceituais tendem a dispersar a aten~o da plateia, o que leva a uma baixa absor~o dos assuntos abordados. Para evitar que a apresenta~o se torne extremamente terica pode-se intercalar exerccios e vivncias em que os participantes possam participar efetivamente e experimentar os conceitos na pr|tica.

Combinando razo e Emoo


Para vender uma ideia, preciso unir a raz~o { emo~o. Para vender a seus participantes a ideia que est| querendo passar e obter o verdadeiro comprometimento, os argumentos pautados na raz~o e na lgica s~o importantes, mas n~o s~o suficientes. preciso tocar a emo~o das pessoas e sensibiliz|-las para obter uma real mudana de atitude.
34

Fatores tangveis
Uma boa disposi~o dos fatores tangveis fundamental para o bom andamento do treinamento. O multiplicador deve planejar previamente os recursos audiovisuais que pretende usar, o tipo e a disposi~o das mesas e cadeiras, o tamanho da sala e seu estado de conserva~o, a condi~o de ilumina~o, as ferramentas para aplica~o de vivncias, etc.

So cuidados fundamentais para garantir o sucesso do treinamento ou palestra:


Chegue com antecedncia ao local do evento; Tenha um plano B, para o caso de algum dos recursos audiovisuais falharem; Para estar mais seguro a regra de ouro : treinar, treinar e treinar; Esteja preparado para sintetizar seu discurso; Esteja consciente do tempo e demonstre isto; Ao final do treinamento, pense nas oportunidades de melhoria para o prximo trabalho. Use a criatividade e torne o treinamento inesquecvel Para buscar a m|xima satisfa~o dos participantes preciso superar suas expectativas, inserindo um plus inesperado no evento. Para isso o multiplicador de conhecimentos deve se utilizar da criatividade para inserir alguma tcnica que n~o era esperada pelos participantes e que possam criar um momento inesquecvel para o evento.

35

Existem tcnicas para serem usadas na organiza~o das ideias em uma sequencia lgica para uma apresenta~o clara e persuasiva seja criada. Essas tcnicas s~o chamadas de estrutura de fluxo. Existem 16 diferentes opes para v|rios tipos de apresentaes.
As 16 estruturas de fluxo 1.Modular; 2.Cronolgica; 3.Fsica; 4.Espacial; 5.Problema/Soluo; 6.Assuntos/Aes; 7.Oportunidade/Alavancagem; 8.Forma/Funo; 9.Detalhes/Benefcio; 10.Estudo de caso; 11.Argumentos/Falcias; 12.Comparao/Contrastes; 13.Matriz; 14.Linhas paralelas; 15.Perguntas retricas; 16.Numrica.
36

Voc pode prender a sua plateia imediatamente com uma boa abertura, uma declara~o curta que prenda a aten~o das pessoas e ao mesmo tempo te ajuda a entrar em sua apresenta~o de modo confort|vel e descontrado.

90 segundos para comear


Nos primeiros 90 segundos se voc prende a aten~o da plateia, define o seu ponto B e estabelece a sua credibilidade nesses mesmos 90 segundos, a paleteia sua, e ela te acompanhar| aonde voc quiser que ela v|. Fazer conexes com o tema que ser| ministrado e o contexto interno. (interesse da plateia, perfil da plateia ou cen|rio do evento) Se possvel fazer conexes com fatos externos, porem com alguma conex~o com o evento ou a plateia.

Seu discurso deve estar totalmente amarrado, no deve ter nenhuma ponta solta.
37

Exerccios de dico, articulao e respirao.


Alm de cuidar da voz, quem vai falar em pblico deve se preocupar tambm com a dic~o, para que todos entendam o que est| dizendo e se sintam estimulados a continuar ouvindo. H| alguns exerccios que ajudam a melhorar a dic~o como, por exemplo, colocar um l|pis ou uma rolha na boca, no sentido horizontal, pressionar os dentes, e falar algumas frases e emitir sons. Depois, fazer massagens nas cordas vocais e no rosto. Mas, o relaxamento de todo o corpo fundamental antes de comear qualquer trabalho com a voz. Todos os dias faa os seguintes exerccios: 1. Alongue o tronco, elevando os braos bem para o alto e solteos devagar; 2. Gire lentamente a cabea para um lado e para o outro; 3. Gire os ombros: 3 vezes para a frente e 3 vezes para tr|s; 4. Solte, com suavidade, os braos e depois as pernas, relaxandoos; 5. Gire o quadril v|rias vezes para um lado e depois para o outro; 6. Gire a lngua passando-a sobre os dentes e a gengiva; 7. Relaxe a laringe, emitindo o som de Hummm e realizando um movimento de mastiga~o, suavemente. Todos esses movimentos devem ser lentos e suaves. O ideal que cada passo seja feito 3 vezes. A postura do corpo tambm muito importante. Procure manter os ombros, pescoo e coluna vertebral na posi~o correta, alongados, mas sem rigidez. Ao falar de p, mantenha os joelhos relaxados e o tronco centrado, como se o centro do topo da cabea estivesse sendo mantido elevado por um fio imagin|rio.
38

Hora de praticar
Pronuncie bem as palavras Pronuncie completamente todas as palavras. Principalmente n~o omita a pronncia dos "s" e "r" finais e dos i intermedi|rios.

Por exemplo, fale:


primeiro, janeiro, terceiro, precisar, trazer, levamos, e no, janero, tercero, precis, traz, levamo.
A dic~o ou di~o a maneira de articular ou pronunciar as palavras de maneira clara exprimindo uma ideia. A boa dic~o como vimos anteriormente, depende de uma respira~o adequada e, sobretudo, de um aquecimento nos msculos faciais e na lngua. Exerccios de aquecimentos: Para relaxar os 18 msculos que compe a face, inicie com um sorriso, depois um riso e por ltimo d uma deliciosa gargalhada. Para alongar os msculos faciais e a lngua faa os seguintes exerccios:

1- Comprima fortemente todos os msculos da face durante uns dez segundos e solte-os rapidamente; 2- Imagine como se estivesse com vinte chicletes na boca e mastigue os durante dez segundos; 3- Para aquecer a lngua, imite o movimento que a cobra faz colocando-a para dentro e para fora;
39

4- Imite o ronco da motocicleta trepidando com a lngua, pronunciando forte: TRAAA... TREEE... TRIII... TROOO... TRUUU... 5- Coloque uma caneta ou uma esp|tula entre os dentes e pronuncie os exerccios de trava-lnguas durante dois minutos; 6- Retire a caneta ou a esp|tula, abra bem a boca e repita os mesmos exerccios de trava-lnguas, pronunciando claramente, com um leve sorriso na voz. No exerccio de dic~o, pronuncie claramente todas as slabas das palavras, as iniciais, as do meio e as finais. Pronuncie nos ensaios, especialmente as finais, como se todas as palavras fossem oxtonas, pronunciando bem a ltima slaba, todas as outras sair~o claras. Quando voc come a ltima slaba, as palavras perdem ou mudam o verdadeiro sentido, tornando-se incompreensveis, o que pode causar certa comicidade. Exerccios de dico com a caneta na boca: "A GATA BRANCA CAPENGA QUE GOSTAVA DE CAAR CAMONDONGOS, CARREGOU O CO PARA O MATO. O OUTRO QUE COCHILAVA, ACORDOU COM O CONFLITO E COMEU O GATO "BELA BAIANA, BONECA DE BRONZE, BAILAVA BREJEIRA NUM BURLESCO BENDEGU DA BAHIA L NO BARRACO DO BABALA BORBORINHA, BABEL DA BAIXADA, BACANAL DE BRBAROS. BEBEM! BATEM! BLASFEMAM! BATUCAM! BORBOLETEIAM! NO BESTIAL BAMBAQUER" "O MAMELUCO MELANCLICO MEDITAVA E A MEGERA MEGALOCFALA, MACABRA E MAQUIAVLICA, MASTIGAVA MOSTARDA NA MALOCA MIASMTICA.
40

Exerccios de dico
- Inspire pelo nariz pausa expire lentamente pela boca (repetir 5 vezes); - Encha a boca de ar e exploda com o som de P; - Assobie; - Faa caretas colocando a lngua fora da boca; - Vibre a ponta da lngua trim, trim, trim; - Pronuncie forando a musculatura facial a, i, u a, i, u a, i, u; - Repita em voz alta os fonemas, forando a consoante final: AL EL IL OL UL BAL BEL BIL BOL BUL CAL KEL KIL KOL KUL DAL DEL DIL DOL DUL. Repita vrias vezes o trava-lngua a seguir: Um prato de trigo para um tigre, dois pratos de trigo para dois tigres, trs pratos de trigo para trs tigres, quatro pratos de trigo para quatro tigres, cinco pratos de trigo para cinco tigres, seis pratos de trigo para seis tigres, sete pratos de trigo para sete tigres, oito pratos de trigo para oito tigres, nove pratos de trigo para nove tigres, dez pratos de trigo para dez tigres. Pronuncie rapidamente evitando atropelar as slabas: - Novelas e novelos s~o as duas moedas correntes desta terra. Mas tem uma diferena: que as novelas armam-se sobre o nada e os novelos sobre muito, para tudo ser moeda falsa. - Pedro Paulo Pereira Pinto Peixoto, pobre pintor portugus, pinta perfeitamente portas, portais, paisagens, prometendo prontid~o por pouco.

41

42

TRAVAS- LNGUAS
___________________________ S~o importantes, visto que oferecem mais clareza e compreens~o na emiss~o dos fonemas, ou seja, dos sons da lngua. Caso encontre dificuldade em alguns destes travas-lnguas, observe qual o fonema est| sendo trabalho e exercite exaustivamente estes sons. Boa sorte! O DESINQUIVINCAVACADOR DAS CARAVELARIAS DESINQUINVACAVARIA AS CAVIDADES QUE DEVERIAM SER DESINQUINCAVACADAS

TRS PRATOS DE TRIGO PARA TRS TIGRES TRISTES.


NO CONFUNDA ORNITORRINCO COM OTORRINOLARINGOLOGISTA, ORNITORRINCO COM ORNITOLOGISTA, ORNITOLOGISTA COM OTORRINOLARINGOLOGISTA, PORQUE ORNITORRINCO ORNITORRINCO, ORNITOLOGISTA ORNITOLOGISTA E OTORRINORALINGOLOGISTA OTORRINOLARINGOLOGISTA. O ORIGINAL NUNCA SE DESORIGINOU E NEM NUNCA SE DESORIGINALIZAR. NUM NINHO DE MAFAGAFOS, CINCO MAFAGAFINHOS H! QUEM OS DESMAFAGAFIZ-LOS, UM BOM DESMAFAGAFIADOR SER. DISSERAM QUE NA MINHA RUA TEM PARALELEPPEDO FEITO DE PARALELOGRAMOS. SEIS PARALELOGRAMOS TEM UM PARALELEPPEDO. MIL PARALELEPPEDOS TEM UMA PARALELEPIPEDOVIA. UMA PARALELEPIPEDOVIA TEM MIL PARALELOGRAMOS. ENTO UMA PARALELEPIPEDOVIA UMA PARALELOGRAMOLNDIA?

SABENDO O QUE SEI E SABENDO O QUE SABES E O QUE NO SABES E O QUE NO SABEMOS, AMBOS SABEREMOS SE SOMOS SBIOS, SABIDOS OU SIMPLESMENTE SABEREMOS SE SOMOS SABEDORES.
PERLUSTRANDO PATTICA PETIO PRODUZIDA PELA POSTULANTES, PREVEMOS POSSIBILIDADE PARA PREVENC-LA, PORQUANTO PARECEM PRESSUPOSTOS PRIMRIOS PERMISSVEIS PARA PROPUGNAR PELO PRESENTE PLEITO, POIS PREJULGAMOS PUGNA PRETRIA PERFEITSSIMA.
43

Exerccio - dic~o
1. Xuxa! A Sasha fez xixi no ch~o da sala. 2. O rato roeu a roupa do Rei de Roma, e a rainha, com raiva, resolveu remendar. 3. Trs pratos de trigo para trs tigres tristes. 4. O original nunca se desoriginou e nem nunca se desoriginalizar|. 5. Qual o doce que mais doce que o doce de batata doce? claro que o doce que mais doce que o doce de batata doce o doce que feito com o doce do doce de batata doce. 6. Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que n~o sabes e o que n~o sabemos, ambos saberemos se somos s|bios, simplesmente saberemos se somos sabedores. sabidos ou

7. O tempo perguntou ao tempo qual o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que n~o tem tempo para dizer ao tempo que o tempo do tempo o tempo que o tempo tem. 8. Embaixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia!

9. A s|bia n~o sabia que o s|bio sabia que o sabi| sabia assobiar.
10. Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos h|! Quem os desmafagafiz|-los, um bom desmafagafizador ser|.

44

Impossvel
Verbo Tagarelar no Futuro do Pretrito

Eu tagarelaria Tu tagarelarias

Ele tagarelaria
Ns tagarelaramos Vs tagarelareis Eles tagarelariam

45

Vocabul|rio ativo x Vocabul|rio rebuscado


Carro; Escritrio; Porta;

Adolescentes;
Velho; Cadeira; Mulher; Televis~o; Paix~o; Parcela; Dinheiro; Mecanismo; Criana; Cinema; Bolacha; Inseto; Empregado; Falar; Comear.
46

O sucesso acontece no palco. Para ter sucesso preciso deixar de ser coadjuvante e ter a coragem de ser protagonista.
ELABORAO Este handout foi elaborado para acompanhar as aulas praticas do curso encante sua audincia. BIBLIOGRAFIA MENDES, Eunice, Junqueira L. A. Costacurta. Falar em pblico: prazer ou ameaa. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995 SCHIFFMAN, Stephan. Apresentaes poderosas: tcnicas que realmente funcionam. Rio de Janeiro: Record, 1998. MACHADO, Andra Monteiro de Barros. Falando muito bem em pblico. S~o Paulo: Makron books, 1999. LAMBERT, Tom E. Como influenciar pessoas. Rio de Janeiro: Infobooks, 1998 POLITO, Reinaldo. Assim que se fala. Como organizar a fala e transmitir idias. S~o Paulo: Saraiva, 1999. BERLO, David Kenneth. O processo da comunica~o. S~o Paulo: Martins Fontes, 1999. BANDLER, Richard. Engenharia da persuas~o. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. BERKLEY, Susan. Fale e influencie. S~o Paulo: Market Books Brasil.

TEIXEIRA, Elson, A. Aprendizagem e criatividade emocional. S~o Paulo: Makron Books, 1998.

47

VAIL, Peter B. Aprendendo sempre: estratgias para viver num mundo em constante muta~o. S~o Paulo: Futura, 1998. DiBella, Anthony J. Como as organizaes apendem. S~o Paulo: Educator, 1999. CARVALHAES, Ana Maria, SANTOS, Zita Poock de S. Santos Multiplique sua capacidade mental. S~o Paulo: Madras, 2001. WEISSMAN, Jerry Apresentar para vencer. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009. GALLO, Carmine Faa como Steve Jobs e realize apresentaes incrveis. S~o Paulo: Lua de Papel, 2010

48

You might also like