You are on page 1of 4

Sexo Milenar

Helen Fisher Baseado em seus estudos de 62 culturas, a antroploga americana aponta para um retorno aos padres de sexualidade humana praticada nos primrdios da frica, milhes de anos atrs. Estamos nos libertando, finalmente, da era dos prazeres desiguais

O erotismo est morto? Os sexos podem se entender? O orculo est dentro de ns mesmos. Fomos moldados pelo
tempo, pela seleo e pela evoluo para nos comportarmos de certas maneiras, e boa parte dessa bagagem prhistrica veio para ficar. Quando observo os modelos humanos de sexo, adultrio e romance em culturas do mundo todo, tiro algumas concluses sobre outros tempos na Histria que nos podem dar algumas pistas sobre o nosso futuro. Nos primrdios da frica, h milhes de anos, quando nossos ancestrais ainda caavam animais de grande porte e colhiam razes e frutas para viver, eles desenvolveram uma espcie de padro de sexualidade humana. Nossos antepassados mais remotos iniciavam suas experincias sexuais muito cedo. Quando tinham 2 ou 3 anos de idade, viam outras crianas brincando com sexo e provavelmente experimentavam por si mesmos. Chegavam tarde puberdade, com 16, 17 ou 18 anos, e as jovens s conseguiam engravidar perto dos 20 anos. O adultrio era muito frequente, tanto para o homem como para a mulher dentro de um conjunto de regras sobre com quem era permitido ou no cometer adultrio. Parentes prximos, claro, estavam fora de cogitao. Era comum que a mulher tivesse um filho a cada quatro anos, que o perodo natural de espaamento entre um nascimento e outro na raa humana. As mulheres tinham muitas ajudantes para cuidar dos filhos, como tias e primas. Quando saam para trabalhar, ou seja, buscar comida, da mesma forma que as mulheres trabalham fora hoje em dia, entregavam os filhos aos cuidados das outras. Na estrutura da sociedade da poca, as mulheres eram to poderosas quanto os homens, to sexuais quanto os homens (ainda eram consideradas sexuais depois da menopausa), e o erotismo estava enraizado em suas vidas, em seus mitos, lendas e brincadeira. Em seu cotidiano havia todos os tipos de simbolismo ertico. Na Amrica do Sul, por exemplo, para as mulheres que trituram mandioca, o vaso ainda considerado a vulva feminina, enquanto o pilo que soca a raiz representa o pnis masculino. Sexo e romance faziam parte do dia-a-dia.

Foi nos primrdios da frica que se desenvolveu um padro de sexualidade

As mulheres ainda eram consideradas sexuais depois da menopausa

A grande mudana na maneira como homens e mulheres se relacionam uns com os outros ocorreu com o comeo do
cultivo da terra, quando nossos antepassados se estabeleceram ao longo das plancies do Crescente Frtil, no Oriente Mdio, 8000 anos A.C. Com a inveno do arado, os povos se fixaram nas terras e a mulher perdeu sua antiga funo de buscar alimentos. Perdeu sua independncia econmica e seu principal papel passou a ser o de gerar filhos: pequenos agricultores, com mos pequenas, que ajudavam na colheita dos vegetais. O papel dos homens tornou-se muito mais importante. Eram eles que guerreavam e aravam o solo, e aconteceu ento uma virada o que era uma igualdade entre os sexos transformou-se em mulheres subordinadas e homens dominadores. O casamento vira uma aliana entre povos, em que a propriedade passa a ser fundida. Como os casamentos tinham de ser estveis e permanentes, comeamos a perceber na evoluo humana uma mudana real na sexualidade. Alm disso, os cnjuges tornaram-se dependentes uns dos outros para trabalhar na terra. Com a agricultura, o homem e a mulher ligaram-se terra e um ao outro e sob essas circunstncias ecolgicas emergiu um espectro de novos credos sexuais.

Como

o objetivo da mulher era gerar filhos, sua vida sexual se encerrava com a

menopausa, algo que constatamos ainda hoje. Vemos a ascenso de rituais diferentes em torno do casamento e da sexualidade. Surge o conceito de virgindade, para o qual muitos povos que ainda hoje vivem da caa e da busca de alimentos no tm sequer um vocbulo

Com a agricultura, o homem e a mulher ligaram-se terra e um ao outro

prprio. Junto com essas mudanas nas prticas sexuais instalaram-se dois preceitos: Honre o Teu Marido e At que a Morte Nos Separe. O despontar dessa nova situao cultural trouxe, de fato, um declnio real no erotismo e na sexualidade, a associao do sexo com o pecado e do celibato com a religiosidade. Foi com o incio da Revoluo Industrial que homens e mulheres comearam a trazer dinheiro para casa propriedade mvel e divisvel. Hoje, podemos observar um retorno ao nomadismo e ao modo de vida da caa e da busca de alimentos. O que no traz um retorno sexualidade que nossos ancestrais cultivavam. O lar no mais o local de produo. No criamos as galinhas nem plantamos os brcolis que comeremos no jantar. Em vez disso, caamos e buscamos comida no supermercado. Nossa tendncia migrar do trabalho para casa, para a escola, para a casa de veraneio. Somos muito mais nmades. Tendemos a nos divorciar muito mais regularmente e ento nos casamos de novo o inacreditvel triunfo da esperana sobre a experincia, esse otimismo que sentimos em relao ao nosso prximo relacionamento. Temos menos filhos e o espao de tempo entre um nascimento e outro cada vez maior. A sexualidade feminina est se tornando muito mais proeminente.

Hoje podemos observar um retorno ao nomadismo e ao modo de vida da caa

As

mulheres esto realmente exigindo mais orgasmo. No toleram mais a duplicidade do adultrio. Estamos

comeando a compreender que o sexo continua e na prtica pode at crescer depois que os filhos esto criados e a mulher comea a envelhecer. Nesses aspectos estamos avanando em direo aos meios de sexualidade que tivemos h milhes de anos na frica. Todos ns queremos saber para onde o prximo sculo nos levar. Estudei o divrcio em dezenas de culturas do mundo todo e encontrei numerosos modelos de separao nos mais diferentes tipos de sociedade. Observo que o conceito de desunio no nasceu hoje. Existem padres de relacionamento que se repetem atravs dos tempos. Convm conhec-los. Temos um impulso em relao ao amor, um impulso para nos unirmos a algum, os relacionamentos longos nos provocam inquietude, tendemos a romp-los por volta do quarto ano de casados, tendemos a nos divorciar quando no h filhos, ou h um nico filho, e tambm temos a tendncia de permanecer juntos na medida em que envelhecemos, que nosso casamento se torna mais longo e temos muitos filhos. Se sobrevivermos enquanto espcie, essas tendncias nos acompanharo por mais 1 milho de anos.

Tambm acredito que estamos ficando mais erticos, no menos. Diz-se dos adolescentes de hoje que eles esto
expostos a zilhes de megabytes de informaes sobre sexo e que essa overdose ir atrofiar seu senso de explorao e experimentao. No verdade. De uma perspectiva antropolgica, durante milhes de anos os filhos de nossos ancestrais estiveram expostos cena de seus pais fazendo sexo, lado a lado, apertados na pequena cabana que abrigava a famlia inteira. Estavam expostos s cenas em que seus pais comemoravam o sucesso de uma caada com danas sexuais explcitas ao redor do fogo e a todos os tipos de comunicao sobre sexo e adultrio quando estavam reunidos com suas mes. difcil ter privacidade quando se viaja em pequenos bandos e o sexo uma parte muito visvel da vida.

Em seu cotidiano, as crianas aprenderam coisas valiosas sobre a sexualidade. Nossos parentes prximos, os chimpanzs, dificilmente se tornam parceiros sexuais aceitveis se crescem numa atmosfera em que no h sexo. Nos primatas mais desenvolvidos, simplesmente observar e absorver o que se passa ao seu redor, sexualmente falando, fundamental para a escolha do parceiro. No me surpreende que haja uma grande dose de sexualidade nos anncios, na televiso, nas nossas canes, em filmes e livros. Na verdade, precisamos de mais educao para o sexo. As aulas de educao sexual oferecidas nas escolas so artificiais. A televiso vive mostrando cenas de romances trridos, mas raramente vemos mes contando para suas filhas as coisas boas da vida sexual, e os pais tambm pouco falam com seus filhos sobre o assunto. Apesar das aparncias de uma overdose de erotismo no mundo cultural, o que vejo uma tremenda mostra de puritanismo.

No creio que o adolescente de hoje esteja com overdose de sexo

Raramente vemos mes contando para as filhas as boas coisas do sexo

Ainda somos muito ambivalentes em relao ao sexo. Nossa religio ainda associa sexo
com pecado, celibato com religiosidade, e agora temos, pelo menos nos Estados Unidos, uma nova onde de preocupao com abusos infantis, que faz os pais terem medo de pegar suas filhas no colo, sent-las nos joelhos e conversar com elas. Esses modelos mudaro

muito lentamente, mas h uma fora poderosa a favor da mudana: as mulheres que trabalham fora. Quanto mais forte as mulheres se tornam economicamente, mais sero parceiras ativas em suas vidas erticas. Elas compraro vdeos, tentaro novas posies, escolhero homens mais jovens, experimentaro sensaes novas como no fizeram desde a longa tradio agrcola durante a qual se pensava que eram criaturas assexuadas. As mulheres se tornaro mais predatrias.

A evoluo em direo igualdade entre os sexos ter vrios efeitos sobre a sexualidade,
nenhum dos quais ser como alguns temem a extino do erotismo e do ato de cortejar. verdade que o crescente poder econmico da mulher est complicando nossos romances. No nosso passado agrcola, e mesmo nos sculos XIX e XX, o papel da mulher estava claramente definido. Os homens ganhavam o po e as mulheres cuidavam da casa. Agora esses papis esto confusos. Pense num jantar, por exemplo. Em muitas espcies animais, o macho se apossar de algo comestvel e o dar fmea para que ela coma e retribua com sexo. Quando o chimpanz macho pegava um bom pedao de cana-de-acar, a fmea se aproximava e o encarava impiedosamente, at que ele se sentisse profundamente desconfortvel. Finalmente ele cedia a cana-de-acar. A fmea ento observava cuidadosamente o alimento, virava-se e fazia sexo com o macho, antes mesmo de comer. Tambm vemos essa troca de alimentos por sexo entre pssaros, lagartos e moscas.

O macho dar algo comestvel fmea para que ela retribua com sexo

Com a evoluo do crebro humano e todo tipo de normas culturais, no fazemos mais isso. Um homem que leva uma mulher para jantar no deveria esperar uma cpula imediata, mas sempre uma abertura. Todos ns sabemos disso. Hoje, com sua independncia financeira, as mulheres esto pagando ou dividindo a conta, ou seja, esto-se comportando de maneira sexualmente to predatria como h milhes de anos. S que hoje o mundo desaprendeu a lidar com as regras milenares. Outra novidade velha: as mulheres procuram bons parceiros para a reproduo. A partir de um estudo realizado em 33 pases, conclumos que as mulheres se sentem atradas por homens que tm riquezas um trao que se desenvolveu h milhes de anos, quando as mulheres precisavam de algum que as protegesse dos animais grandes e perigosos e lhes desse carne para alimentar os mais novos. Hoje vemos homens mais velhos que poderiam se aposentar se matando nos escritrios para ganhar um aumento ou manter seus empregos um impulso que vem da necessidade inconsciente de adquirir e reter riquezas para atrair as mulheres.

Esses rituais do romance ainda nos traro muitos problemas. Fomos feitos para flertar, e aqui temos uma sociedade na
qual mulheres e homens trabalham juntos, dia aps dia, nos mesmos escritrios. Talvez no tenhamos sido feitos para isso. Sou uma mulher que trabalha por maiores oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho. Mas como antroploga devo admitir que, durante nossa longa ascendncia de caa e busca de alimentos, os sexos muito provavelmente no trabalhavam juntos. As mulheres passavam mais tempo colhendo vegetais em companhia de outras mulheres, enquanto os homens caavam com outros homens. O resultado que a maioria de ns no est consciente dos sinais potentes de romance que emitimos dentro de um mesmo ambiente de trabalho. Hoje, num escritrio tpico, os conflitos s tendem a se multiplicar. O assdio sexual crescer at que as companhias retreinem seus empregados sobre como agir em relao aos companheiros de trabalho, como sorrir, como no sorrir, como caminhar e como no caminhar, e como tocar ou no outra pessoa.

Mulheres e homens herdaram uma diferena sexual que atrapalha

Mulheres e homens herdaram uma diferena sexual que atrapalhar sua vida romntica. As
mulheres ganham intimidade conversando cara a cara sem dvida, esse trao vem do hbito antigo de conversar com os mais jovens. Os homens, por outro lado, adquirem intimidade fazendo coisas lado a lado como jogar ou observar a prtica de esportes. O que um jogo seno uma ao espacial e competio agressiva, como era a caada para os nossos ancestrais? Na verdade, sentar lado a lado com algum para assistir a um jogo de futebol pela televiso no muito diferente de plantar-se atrs de um arbusto na selva africana, tentando adivinhar em que direo o antlope correr. s vezes os dois gneros confundem esses estilos de intimidade. Os homens quase sempre pensam que as mulheres falam demais, enquanto as mulheres se sentem abandonadas porque seus maridos assistem ou praticam esportes. Talvez, entrando no sculo XXI, comecemos a tirar vantagens do conhecimento dessas diferenas de gnero.

Algo que me surpreende quo pouco a crise da AIDS afetou, relativamente falando, as nossas prticas sexuais. Se
hoje noite a televiso transmitisse a notcia de que a alface provoca morte, suspeito que nenhum cidado do planeta

comeria alface outra vez. Muitos de ns sabemos que a AIDS mata. Mesmo assim, nos Estados Unidos uma pesquisa revelou que somente cerca de 50% dos homens e mulheres mudaram seus hbitos sexuais. Que testamento para o impulso humano em direo a sexo! No penso que o nosso impulso para o amor ou o desejo pelo sexo se dissipar no sculo XXI. O amor ancestral e deixou marcas profundas no crebro. Nos centros emocionais do crebro existem receptores e as molculas que provocam a euforia associada ao primeiro estgio do amor, a paixo. Tambm no crebro esto os receptores e molculas que desencadeiam os sentimentos de paz e conforto associados ao segundo estgio, o afeto. pouco provvel que a fisiologia do crebro para o amor seja afetada por algum novo evento cultural, poltico ou cientfico.

Sexo frequente e muito dilogo so a receita para o ano 2000

No penso que nosso impulso para o sexo diminuir no sculo XXI

Seremos felizes? Com o poder crescente da mulher, a sexualidade feminina emergente, e um ambiente em que se pode consolidar parcerias excitantes, no vejo razo para no sermos felizes. Um estudo recente entre casais americanos mostrou que unies bem-sucedidas tendem a ter algumas coisas bsicas em comum. Entre elas esto sexo frequente e dilogos frequentes. Por que adiar essa receita at o ano 2000?

You might also like