You are on page 1of 6

______________________________________________________________________________ ____

Sociedade Annima e Sociedade em Comandita por Aes

1. Sociedade annima

O estudo completo da Sociedade annima ser objeto de uma publicao especfica a ser editada posteriormente. Desta forma, sendo o foco da obra o cdigo civil, sobre este tema faremos apenas algumas consideraes iniciais.

O cdigo civil, embora tenha regulado os tipos societrios do direito brasileiro, evitou normatizar a Sociedade por aes, trazendo apenas dois artigos sobre o tema, deixando assim que esta matria continuasse sendo regida por legislao especfica.

A Sociedade annima ou por aes, tambm conhecida por companhia, possui legislao especial (Lei 6.404/76) que regula sua constituio, funcionamento e expressa detalhadamente todas as caractersticas e operacionalizao deste ripo societrio.

A Lei das Sociedades Annimas, como tambm conhecida, aborda inclusive as questes contbeis, sobretudo no que se refere aos critrios de classificao e avaliao dos elementos patrimoniais, ativo, Passivo e patrimnio lquido, bem como da elaborao das demonstraes contbeis.

Pela complexidade da matria regulada pela Lei 6.404/76, certamente esta foi uma das razes que levou o legislador a no cuidar de suas particularidades dentro do cdigo civil, fazendo referncia apenas em dois artigos, reforando assim o que estabelece a legislao especial.

Apenas o artigo 1.088 do cdigo para no deixar de citar a matria, expressa que na Sociedade annima ou companhia, o Capital divide-se em aes,

obrigando-se cada scio ou Acionista somente pelo Preo de emisso das aes que subscrever ou adquirir. Este texto praticamente uma cpia do j est disposto no artigo 1. da Lei 6.404/76.

O outro artigo do cdigo que fala da Sociedade annima to somente refora o princpio da especialidade, em que a lei especial prevalece sobre a lei geral em matria especfica. Assim, o artigo 1.089 determina que Sociedade annima rege-se por lei especial, aplicando-se-lhe, nos casos omissos, as disposies deste Cdigo. A legislao especial a que se refere o cdigo hoje a Lei 6.404/76 com as alteraes posteriores.

Ressaltamos que a Sociedade annima tipicamente empresarial, no sendo permitida sua constituio para fins no empresariais. Neste sentido de acordo com o pargrafo nico do artigo 982 do cdigo, a exemplo do exposto 1 do artigo 2 da Lei 6.606/76, as sociedades annimas, independente do seu objeto, sero sempre consideradas sociedades empresrias. Portanto, em nenhuma hiptese poder ser constituda uma Sociedade simples (no empresria) na modalidade de companhia ou S/A.

A forma de constituio da Sociedade por aes no atravs de contrato e sim de estatuto social, o qual dever definir o objeto de modo preciso e completo, podendo a companhia ter por objeto participar de outras sociedades. Ainda que no prevista no estatuto, a participao facultada como meio de realizar o objeto social, ou para beneficiar-se de incentivos fiscais (Lei 6.404/76, artigo 2. 2 e 3 ).

As empresas constitudas sob a modalidade de Sociedade annima podero ser de dois tipos: Companhia Aberta, aquela que disponibiliza seus valores mobilirios (aes, etc) para negociao no mercado atravs de Bolsa de Valores, e Companhia Fechada cujas aes pertencem somente aos acionistas constantes no estatuto social e estas companhias no negociam no mercado de aes.

Destacamos que somente os valores mobilirios de emisso de companhia registrada na Comisso de valores mobilirios podem ser negociados no mercado de valores mobilirios. Portanto, nenhuma distribuio pblica de valores mobilirios ser efetivada no mercado sem prvio registro na

Comisso de valores mobilirios (Lei 6.404/76, artigo 1 e 2).

Assim como nos demais tipos societrios, a exemplo da Sociedade limitada, estabelece o artigo 7 da referida lei que o Capital social da companhia poder ser formado com contribuies em dinheiro ou em qualquer espcie de Bens suscetveis de avaliao em dinheiro.

A avaliao de Bens para efeitos de integralizao do Capital social no feita livremente pelo Acionista interessado, obedece s regras objetivas estabelecidas em legislao especfica (Lei 6.404/76, artigo 8 e pargrafos).

Esta avaliao dever ser feita por trs peritos ou por empresa especializada, nomeados em assemblia geral dos subscritores, convocada pela imprensa e presidida por um dos fundadores, instalando se em primeira convocao com a presena de subscritores que representem metade, pelo menos, do Capital social, e em segunda convocao com qualquer nmero.

Os peritos ou a empresa avaliadora devero apresentar laudo fundamentado, com a indicao dos critrios de avaliao e dos elementos de comparao adotados e instrudo com os documentos relativos aos Bens avaliados, e estaro presentes assemblia que conhecer do laudo, a fim de prestarem as informaes que lhes forem solicitadas.

Se o subscritor aceitar o valor aprovado pela assemblia, os Bens incorporarse-o ao patrimnio da companhia, competindo aos primeiros diretores cumprir as formalidades necessrias respectiva transmisso.

Por outro lado, se a assemblia no aprovar a avaliao, ou o subscritor no aceitar a avaliao aprovada, ficar sem efeito o projeto de constituio da companhia.

Destacamos que os Bens no podero ser incorporados ao patrimnio da companhia por valor acima do que lhes tiver dado o subscritor.

Dada a importncia da questo da avaliao dos Bens para fins de integralizao do Capital social, o 5 do artigo 8, determina que aplica-se assemblia referida neste artigo o disposto nos pargrafos 1 e 2 do art. 115. Este artigo trata do abuso do direito de Voto e conflito de interesses.

Determina o caput do artigo 115 que o Acionista deve exercer o direito de Voto no interesse da companhia, sendo considerado abusivo o Voto exercido com o fim de causar dano companhia ou a outros acionistas, ou de obter, para si ou para outrem, vantagem a que no faz jus e de que resulte, ou possa resultar, prejuzo para a companhia ou para outros acionistas.

Em decorrncia do exposto, expressa o 1 do artigo 115 que o Acionista no poder votar nas deliberaes da assemblia geral relativas ao laudo de avaliao de Bens com que concorrer para a formao do Capital social e aprovao de suas contas como administrador, nem em quaisquer outras que puderem benefici-lo de modo particular, ou em que tiver interesse conflitante com o da companhia.

Por outro lado, de acordo com o 2 do mesmo artigo, se todos os subscritores forem condminos de bem com que concorreram para a formao do Capital social, podero aprovar o laudo, sem prejuzo da responsabilidade de que trata o 6 do art. 8.

Esta responsabilidade incide sobre os avaliadores e o subscritor que respondero perante a companhia, os acionistas e terceiros, pelos danos que lhes causarem por culpa ou dolo na avaliao dos bens, sem prejuzo da responsabilidade penal em que tenham incorrido. No caso de Bens em condomnio, a responsabilidade dos subscritores solidria.

Destacamos tambm que de acordo com o artigo 109 da Lei das Sociedades Annimas, nem o estatuto social nem a assemblia geral podero privar o Acionista dos direitos seus essenciais, quais sejam: I - participar dos lucros sociais; II - participar do acervo da companhia, em caso de liquidao; III fiscalizar, na forma prevista nesta lei, a gesto dos negcios sociais; IV preferncia para subscrio de aes, partes beneficirias conversveis em aes, debntures conversveis em aes e bnus de subscrio, observado o disposto nos artigos 171 e 172; e V - retirar-se da Sociedade nos casos

previstos nesta lei.

Corroborando o direito fiscalizao da gesto dos negcios por parte dos acionistas, o cdigo civil determina em seu artigo 1.020 que os administradores so obrigados a prestar aos scios contas justificadas de sua administrao, e apresentar-lhes o inventrio anualmente, bem como o Balano patrimonial e o de resultado econmico.

Para maiores informaes e como fonte de pesquisas e estudos complementares sobre a matria, segue a legislao que regulou e/ou regula a Sociedade annima. Decreto-Lei n.2.627, de 26/09/1940; Lei n.6.385, de 07/12/1976; Lei n. 6.404, de 15/12/1976; Lei n. 9.457, de 05/05/1977; Lei n. 10.194, de 14/02/2001; e Lei n. 10.303, de 31/10/2001.

2. Sociedade em comandita por aes

A exemplo da Sociedade annima, o cdigo tambm manteve este tipo societrio regulado por legislao especial. Em seu artigo 1.090 manifesta esta disposio determinando que a Sociedade em comandita por aes tem o Capital dividido em aes, regendo-se pelas normas relativas Sociedade annima (Lei 6.404/76 e alteraes posteriores), sem prejuzo das modificaes constantes nos seus artigos 1.090 a 1.092, e opera sob firma ou denominao.

Quanto a administrao da Sociedade em comandita por aes determina o cdigo que somente o Acionista tem qualidade para administrar a Sociedade e, como diretor, responde subsidiria e ilimitadamente pelas obrigaes da Sociedade (artigo 1.091). Na hiptese de haver mais de um diretor, sero solidariamente responsveis, depois de esgotados os Bens sociais.

Quanto nomeao dos diretores, estes sero nomeados no ato constitutivo da sociedade, sem limitao de tempo, e somente podero ser destitudos por deliberao de acionistas que representem no mnimo dois teros do Capital social.

A responsabilidade do diretor destitudo no cessa imediatamente com sua sada. Assim, o diretor destitudo ou exonerado continua, durante dois anos, responsvel pelas obrigaes sociais contradas sob sua administrao.

O cdigo civil determina ainda em seu artigo 1.092 que a assemblia geral no pode, sem o consentimento dos diretores, mudar o objeto essencial da sociedade, prorrogar-lhe o prazo de durao, aumentar ou diminuir o Capital social, criar debntures, ou partes beneficirias.

You might also like