You are on page 1of 10

METODOLOGIAS DE PESQUISA APLICADAS AO CONTEXTO DE ENSINOAPRENDIZAGEM DE LNGUAS

Milene Bazarim (UNICAMP) milene_bazarim@yahoo.com.br

INTRODUO A proposta deste texto (provocar) a discusso de questes de ordem terico-metodolgicas que estejam relacionadas investigao do processo de ensino-aprendizagem de lnguas, bem como da influncia das escolhas terico-metodolgicas na construo do objeto de pesquisa. Em um primeiro momento, ao ser tematizada a construo do objeto de pesquisa, problematiza-se a concepo de cincia enquanto transcrio de uma realidade; a seguir, so feitas consideraes acerca da construo do objeto de pesquisa em Lingstica Aplicada; posteriormente, retomada a reflexo a respeito dos paradigmas de pesquisa qualitativos e quantitativos e sua aplicabilidade em contextos de ensino-aprendizagem; nessa parte, tambm brevemente apresentada a pesquisa etnogrfica e a pesquisa-ao, dois tipos de pesquisa qualitativa. No h aqui nenhuma pretenso de neutralidade, assim como as concepes de pesquisa aqui discutidas o fazem, assumo que a seleo do tema, as referncias utilizadas, a diviso do texto, tudo, enfim, est contaminado pelas minhas crenas e valores sobre o que fazer pesquisa e pelas minhas experincias com pesquisa em contextos de ensino-aprendizagem de lngua materna. As idias aqui apresentadas, portanto, de forma alguma esgotam a complexidade do tem; ao contrrio, em muitos momentos apenas so sinalizados elementos a serem considerados durante o processo de investigao em contexto de ensino-aprendizagem de lnguas.

A CONSTRUO DOS OBJETOS DE PESQUISA Antes mesmo de discutir quais metodologias podem ser utilizadas em pesquisas cujo contexto seja a escola e o objetivo seja flagrar algum aspecto do processo de ensino-aprendizagem de lnguas, preciso fazer algumas consideraes sobre como uma teoria pode ser definida; como, luz de diferentes teorias, so construdos diferentes objetos de pesquisa. Segundo Santos Filho & Gamboa (1995, p. 88), as teorias podem ser consideradas maneiras diversas de tentar articular diversos aspectos de um processo global e de explicitar uma viso de conjunto. Nesse sentido, no existe uma relao representacional, especular e mimtica entre teoria e realidade, ou seja, a teoria no uma representao, uma imagem, um reflexo, um signo de uma realidade que cronologicamente, ontologicamente, a precede. (SILVA, 2007, p. 11). Ao contrrio, uma determinada teoria constri o seu objeto entre vrios possveis criando tambm, conseqentemente, uma e no a realidade. Assim, faria mais sentido, conforme Silva (2007, p. 11), falar em discursos ou textos e no em teorias, pois um discurso produz seu prprio objeto: a existncia do objeto inseparvel da trama lingstica que supostamente o descreve. (Silva, 2007, p. 12), principalmente porque impossvel separar a descrio simblica, lingstica da realidade isto , a teoria de seus efeitos de realidade. (Silva, 2007, p. 11). Nessa perspectiva, um discurso sobre o processo de ensinoaprendizagem de lnguas no representaria mimeticamente esse processo, mas sim, construiria uma noo particular desse processo ou de algum de seus elementos. Com isso, aquilo que os objetos de pesquisas so depende da forma como eles so construdos pelos diferentes discursos, ou seja, pelas diferentes teorias. A maneira de construir o objeto de pesquisa, portanto, no neutra, pois a forma como o pesquisador olha a realidade influenciada por esses discursos (e tambm por suas crenas e valores). A opo por uma e no outra teoria tem as suas conseqncias metodolgicas (Rockwell, 1989, p. 43). Admitir essa possibilidade de olhar a sala de aula e o processo de ensino-aprendizagem a-

travs de diferentes teorias significa tambm admitir que sejam construdas salas de aula e processos de ensino-aprendizagem diferentes. Se um mapai pode deixar de mostrar os rios e montanhas quando no esse o enfoque, por outro lado, sendo o objeto de estudo a hidrografia e relevo, ele no poder mostr-los onde eles no existam. Assim tambm ocorrer quando o objeto de estudo for o processo de ensino-aprendizagem, o pesquisador ir selecionar aqueles aspectos que lhe paream mais relevantes.

ASPECTOS METODOLGICOS: DA GERAO DOS REGISTROS CONSTRUO DO OBJETO DE PESQUISA EM LINGSTICA APLICADA Tomando emprestada uma reflexo acerca da definio currculo feita por Silva (2007, p. 14), possvel dizer que tambm uma definio de Lingstica Aplicada (LA) no revela, essencialmente, mimeticamente, o que a LA , mas sim como, em diferentes momentos, a LA tem sido definida nos diversos discursos. Aqui, interessa o posicionamento de Pennycook (2006, p. 68), pois ele define e defende uma LA transgressiva, [ uma LA] como uma abordagem mutvel e dinmica para as questes da linguagem em contextos mltiplos, em vez de como um mtodo, uma srie de tcnicas, ou um corpo fixo de conhecimento. Logo, a LA transgressiva consiste em um modo de pensar e fazer sempre problematizador e na construo de objetos de pesquisa hbridos, complexos e dinmicos (mesmo que isso soe como redundncia), portanto, uma LA adequada noo, discutida na seo anterior, de cincia e de objeto de pesquisa como construes. A pesquisa em LA, nessa concepo, utiliza-se de metodologias de base qualitativo-interpretativista, pois est aberta complexidade do real e interdisciplinaridade (Signorini, 1998). Aqui, o termo complexo assume o mesmo sentido proposto por Morin, E. (2002, p. 16) o que est tecido em conjunto. Para Morin, E. (2002, p. 72), enfrentar a complexidade do real significa perceber as ligaes, interaes e implicaes mtuas de fenmenos multidimensionais e de realidades que so simultaneamente solidrias e conflitantes.

Em geral, podem ser gerados e/ou coletados uma grande diversidade de registros. A diferena entre gerar e/ou coletar um registroii est inteiramente relacionada ao grau de participao do pesquisador no que est sendo estudado. Assim, possvel falar em coleta de registros se a nica interferncia do pesquisador residir no fato de que ele seleciona, dentro daquilo que j existe, o que lhe poder ser til exemplo: livro didtico; documentos oficiais, tais como LDB (Lei de Diretrizes e Bases), PCN (Parmetros Curriculares Nacionais); Proposta Curricular, PPT (Proposta Poltico-Pedaggica) entre outros. J a gerao de registros ocorre quando aquilo a ser estudado no existiria sem a sua participao isso se d, principalmente, quando se tem um registro de interao oral (aula, entrevistas etc.) entre outros que podem ser gerados em uma pesquisa-ao ou pesquisa participante. Em pesquisas da LA sobre processo de ensino-aprendizagem de lnguas, podem ser utilizados de documentos escritos (materiais didticos, documentos oficiais, planejamento, planos de aula, dirio de campo, atividades dos alunos) interao em udio e vdeo ou quais outros registros que possam ser considerados ns atravs dos quais ser se identifica o tecido de que so feitos e a funo que parecem desempenhar na orientao do fluxo (Signorini, 2006). Quando o foco o processo de ensino-aprendizagem, espera-se, com isso, flagrar os momentos de um processo sempre em fluxo, identificando tanto o que j est posto quanto o que apenas se delineia, se esboa, mas j aponta para os movimentos microbianos de que feita toda mudana social (Signorini, 2006). Mesmo sendo considerada por alguns um elemento dificultador, tal diversidade de registros que d credibilidade s pesquisas que seguem o paradigma qualitativo, pois permite a triangulao (Canado, 2004), i.e., a anlise de registros de diferentes naturezas a fim de identificar elementos que confirmem ou refutem determinadas hipteses. Tal procedimento necessrio quando se tem inteno de construir um objeto de pesquisa que, nos termos propostos por Signorini (1998, p 103), rompa com cadeias conceituais e expectativas teleolgicas e totalizantes [e esteja] aberta e orientada para o acontecimento, o Intempestivo de Nietzsche, os processos em andamento.

Dado que a LA procura construir objetos de pesquisa cuja natureza multifacetada e complexa, no seguido um percurso de investigao que obedea a um programa fixo pr-montado, mas sim um plano sempre orientado para as regularidades locais e para as relaes moventes (Signorini, 1998, p. 102-103). O objetivo manter a especificidade, o novo e o complexo como elementos constituintes do objeto selecionado. Tendo em vista, ento, essa grande quantidade e diversidade de registros, como analis-los respeitando-se o objeto de pesquisa, adquirindo credibilidade e contribuindo para o conhecimento prtico? (Morin, 2004, p. 155). A fim de responder a tais questionamentos, torna-se necessria a descrio das ferramentas utilizadas durante as diferentes etapas da anlise dos registros. A LA assume que no processo de anlise sempre haver redues, pois seria impossvel construir um mapa do tamanho do mundoiii. Mesmo assim, possvel fazer, no sem correr vrios riscos, algumas regularizaes: primeiramente, por exemplo, a maior preocupao do pesquisador consiste em agregar os registros formando uma espcie de mosaico que ajude a identificar uma compreenso possvel para os acontecimentos analisados. nesse momento em que so agrupados os registros de diferentes naturezas gerados e/ou coletados durante a pesquisa de campo. Tal agrupamento, que prev um distanciamento em busca de uma significao, feito para permitir a triangulao, a descrio da situao em que os dados foram gerados e/ ou coletados, bem como para se alinhar (ou realinhar) as perguntas de pesquisa. A observao, a classificao e a elaborao de concluses, portanto, so procedimentos utilizados durante todo processo de anlise dos registros. Tendo em vista que em LA no seguido um percurso de anlise linear e que a retroao um movimento necessrio para a validao das hipteses que foram geradas ao longo do processo, impossvel fazer uma diviso estanque entre tais fases so necessrias vrias idas e vindas dos registros s hipteses, das hipteses aos registros. A despeito das diferenas que possam surgir nas pesquisas em LA o que parece comum conscincia de os objetos de pesquisa no so pr-existentes, eles so sempre resultado de uma construo. Um

determinado objeto de pesquisa, portanto, apenas um entre vrios possveis. Qualquer construo est inteiramente relacionada s opes terico-metodolgicas de cada pesquisador, mas tambm s suas crenas e valores acerca do que objeto de investigao.

QUALITATIVOS VERSUS QUANTITATIVO? O paradigma de pesquisa qualitativo j conquistou seu espao nas cincias humanas, por isso a discusso qualitativo versus quantitativo se apresenta como um falso problema, uma vez que, resguardando-se as especificidades, evidente a complementaridade entre ambos. No entanto, ainda h discusses a respeito da validade das anlises interpretativistas que seguem o mtodo indutivo, principalmente nas ocasies em que o pesquisador participante. A fim de compreender por que as anlises interpretativistas so questionadas, convm compreender cada uma dessas duas abordagens (quantitativa e qualitativa), espera-se que nesse movimento compreenso, e tambm de diferenciao, seja percebida complementaridade entre ambas.

A pesquisa quantitativa e a qualitativa A pesquisa quantitativa segue um paradigma positivista, concebe os objetos de estudos sociais como os objetos fsicos, objetivando a elaborao de leis. J a pesquisa qualitativa segue o paradigma fenomenolgico, no qual se pressupe que o objetivo nas cincias sociais deva ser a compreenso e no a busca de leis. Na pesquisa quantitativa a realidade tida como independente do pesquisador, trabalha-se com o mtodo dedutivo da teoria para os dados. Na pesquisa qualitativa, trilha-se o caminho inverso, partindo dos dados mtodo indutivo; o dualismo sujeito-objeto negado, pois o processo de investigao influencia aquilo que investigado. (Santos Filho & Gamboa, 1995) Mesmo quando se opta por uma abordagem qualitativa, h ainda diversas possibilidades metodolgicasiv, entre elas a etnogrfica e a pesquisa-ao, aqui brevemente discutidas.

Etnografia Ao se utilizar a etnografia no campo educacional, no se deve, segundo Rockwell (1989, p. 35), aceit-la como uma simples tcnica, mas sim trat-la como uma opo metodolgica no sentido de que todo mtodo implica uma teoria e, complementando, teorias diferentes constroem objetos diferentes. Os propsitos essenciais da etnografia so documentar em detalhe o desenrolar de um evento que seja cotidiano para os participantes, bem como identificar os significados atribudos a esse evento tanto por aqueles que participaram, quanto por aqueles que observaram. A nfase da pesquisa passa a ser, portanto, as interpretaes dos participantes, as quais so consideradas de maneira crtica pelo pesquisador. (Erickson, 2001, p. 1213). Quando o estudo se concentra em uma anlise detalhada do registro em udio ou vdeo da interao que ocorre nos eventos educacionais, tem-se o chamado de microetnografia. A microetnografia, etnografia que mais contribuiu para o entendimento dos fenmenos educacionais, tem suas razes tericas na sociolingstica de Hymes e Cazden, conforme consta em Rockwell (1998, p. 41). Em uma pesquisa que usa elementos da etnografia: a) os dados so gerados em situao natural; b) a maior preocupao, durante a anlise, reside no processo e nos significados atribudos pelos participantes; c) assumida a interferncia do pesquisador na construo do objeto de pesquisa; d) seguido um processo indutivo de anlise. A etnografia, em contextos educacionais, conforme apontam Ludke & Andr (1986), deve envolver uma preocupao em pensar o ensino e a aprendizagem dentro de um contexto cultural amplo.

Pesquisa-ao Quando o pesquisador for participante, exercendo simultaneamente o papel de ator na ao considerada, esta pode ser caracterizada como uma pesquisa-ao. Nos termos propostos por Morin, A. (2004), pode se tratar de uma Pesquisa-Ao Integral e Sistmica

(PAIS), a qual tambm prev a utilizao de outras metodologias, entre elas a etnografia. Na PAIS, a participao dos atores direcionada para mudanas na ao e/ou na reflexo. Nas palavras de Morin, A. (2004, p. 91), a PAIS pode ser definida como
Uma metodologia de pesquisa que utiliza o pensamento sistmicov para modelar um fenmeno complexo ativo em um ambiente igualmente em evoluo no intuito de permitir a um ator coletivo intervir nele [fenmeno complexo ativo] para induzir a mudana.

Tal opo metodolgica exige no apenas que o investigador participe enquanto observador, mas que ele se implique como ator. Conforme Morin, A. (2004, p. 52) ele [o investigador] se implica, ele se explica e ele se aplica em uma realizao educativa (grifo meu). O grau mximo de implicao se d quando o pesquisador participa (e intervm) na ao que est sendo objeto de estudo e tambm assume o papel de analista. Em contextos educacionais, o ator possui uma oportunidade de reflexo sobre o meu prprio fazer docente. Esse fato, que, em um paradigma positivista, poderia comprometer a anlise, na PAIS considerado como tendo uma contribuio determinante, pois permite ao ator, no papel de analista, recuperar suas intenes, entre outras informaes, que no estariam disponveis a um observador externo.

ALGUMAS CONSIDERAES FINAIS (E PROVISRIAS) Neste texto, procurei discutir o carter de construo tanto da cincia quanto dos objetos de estudo em contexto de ensinoaprendizagem de lnguas. Minha inteno era defender que desde a delimitao do objeto e da definio dos objetivos da pesquisa (sempre sujeitos mudana no decorrer da pesquisa) o pesquisador j est utilizando concepes tericas e metodolgicas, pois partir disso que ser selecionado e ordenado o observrvel (Rockwell, 1989, p. 34), mas tambm suas crenas e valores sobre o que ensinar e aprender lnguas. Na LA j operado um deslocamento na construo do objeto de pesquisa, possibilitando que seja considerada a interferncia das crenas, valores e teorias assumidas pelo investigador na prpria

maneira como ele olha e (re)constri a realidade. No caso especfico da pesquisa que se volta para contextos de ensino-aprendizagem de lnguas, a interferncia do pesquisador na ao e do ator na anlise pode ser uma opo metodolgica que alm de impactos nas teorias sobre o processo estudo, no prprio modo de fazer pesquisa, possa resultar tambm em mudanas (principalmente positivas) no contexto estudado.

PRINCIPAIS REFERNCIAS AKMAJIAN, A. et alli. Linguistic an introduction to language and comunication. Cambridge: The Mit Press, 1995. (Traduo e adaptao para o portugus de Adelaide Silva, Delim, UFPR) CANADO, M. Um estudo sobre a pesquisa etnogrfica em sala de aula. Trabalhos em Lingstica Aplicada. Campinas: Unicamp/IEL, n. 23, p. 55-69, 2004. LUDKE, Andr. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986. MORIN, A. Pesquisa-ao integral e sistmica uma antropopedagogia renovada. Rio de Janeiro: DPA, 2004. MORIN, E. Educao e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. So Paulo: Cortez, 2002 NUNAN. Research Methods in language leraning. Cambridge: University Press, 1992, p.91-114, 159-162. PENNYCOOK, A. Uma lingstica aplicada transgressiva. In: MOITA-LOPES, L. P. Por uma lingstica aplicada indisciplinar. So Paulo: Parbola, 2006. ROCKWELL, E. Etnografia e teoria na pesquisa educacional. In: EZPELETA, J; ROCKWELL, E. Pesquisa participante. So Paulo: Cortez, 1989. SANTOS FILHO, Gamboa. Pesquisa educacional: quantidadequalidade. So Paulo: Cortez, 1995.

SIGNORINI, I. (org). Os significados da inovao no ensino de lngua portuguesa e na formao de professores. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2007. . Gneros catalisadores: letramento e formao do professor. So Paulo: Parbola, 2006. SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (orgs). Lingstica Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas-SP: Mercado de Letras, 1998. SILVA, T. T. da. Documentos de identidade uma introduo s teorias do currculo. 2.ed. Belo Horizonte-MG: Autntica, 2007.
i Referncia ao conto do escritor argentino J.L. Borges, parcialmente transcrito em AKMAJKIAN, A et alli (1995). ii Registro tudo que o pesquisador gera ou coleta a respeito da situao a ser estudada; j o dado resultado da anlise (portanto de seleo, de categorizao e, conseqentemente, de redues). Assim, nem tudo que registro se transforma em dado; ou ainda, os mesmos registros podem se tornar diferentes dados. iii Referncia ao conto do escritor argentino J.L. Borges, parcialmente transcrito em AKMAJKIAN, A et alli (1995). iv Ludke; Andr (1986) estudam duas abordagens qualitativas: a pesquisa etnogrfica e o estudo de caso. A observao participante colocada por essas autoras como um mtodo de coleta de dados. v Em Morin (2004: 98-99), so citadas as trs caracterstica essenciais do pensamento sistmico: dialogismo, recursividade e viso global ou hologramtica. A primeira consiste em associar elementos complementares concorrentes e antagnicos em uma nica perspectiva; a segunda, em organizar elementos conforme um processo de autoproduo; a terceira consiste em abandonar a explicao linear em prol de uma explicao em movimento e circular, a qual vai das partes ao todo e do todo s partes.

You might also like