You are on page 1of 3

O Po Nosso

Herbert de Souza Com a fora de quem incomoda pela simplicidade de seus argumentos, o socilogo mineiro desmonta qualquer desculpa para no encarar a fome no Brasil. Tratamos 32 milhes de pobres uma Argentina inteira como estrangeiros, inimigos

H quase quarenta anos, eu comeava minha trajetria de esquerda crist, para depois percorrer todos os caminhos e
desvios do marxismo, do leninismo e do maoismo, quando publiquei meu primeiro artigo, na revista francesa Tmoignage Chertien. Chamei-o Capitalismo e Misria. Era 1956 e naquele tempo a luta contra o capitalismo inspirava-se numa tica humanista, que no aceitava a misria. Ser de esquerda era isso. Ao longo dos anos, as razes para lutar contra o capitalismo foram aumentando, a tica foi cedendo espao para a ideologia. Lutar contra a misria passou a ser um subproduto da luta pelo socialismo. No futuro o socialismo acabaria com a misria, ao fim de um perodo de convivncia inevitvel. Restava, como forma de ao, denunciar a responsabilidade do capitalismo na produo da misria. Mas a convivncia acabou por gerar um inconformismo verbal e um conformismo prtico.

O mundo deu muitas voltas. Caram barreira, referncias, mitos e muros. A Histria no coube em teorias. As teorias negaram suas promessas. O capitalismo continuou produzindo misria, mas o socialismo avanou sem conseguir elimin-la. Os sistemas protegiam seus scios e eliminavam os demais. Depois de 100 anos de socialismo e capitalismo, a misria no mundo aumentou, a economia transformou-se num cdigo de brancos e numa fbrica de excluso racionalizada. A modernidade produziu um mundo menor do que a humanidade. Sobram bilhes de pessoas. No se previu espao para elas nos vrios projetos internacionais e nacionais. No Brasil essa excluso tem razes seculares. De um lado, senhores, proprietrios, doutores. Do outro, ndios, escravos, trabalhadores, pobres.

O mundo deu muitas voltas. Caram barreiras, referncias, mitos e muros

sustentado em vcios sociais, o padro rural da colnia transferiu-se praticamente intato ao pas urbano, com pretenses a ser moderno. O Brasil tem uma indstria com duas caras e a mesma moeda. Moderna na tecnologia, atrasada nas relaes de trabalho. Sua classe mdia espreme-se entre a ideologia do senhor e as agruras dos pobres. Teme o destino de um e respeita o poder do outro. A industrializao brasileira no encurtou o abismo entre pobres e ricos. Os Senhores viraram empresrios, mas continuaram a viver em novas verses da casa-grande. Os escravos viraram trabalhadores, mas continuaram morando na senzala, em dormitrios feitos para isolar o pobre depois do servio. Nos anos 90, aprendemos que, em sessenta anos de industrializao, o Brasil havia gerado trs categorias sociais ricos pobres e indigentes. como se elas habitassem pases diferentes. Existe a minoria rica, branca, sofisticada, formando uma sociedade mais ou menos comparvel do Canad. Tem a maioria pobre, negra, silenciosa e resignada, do tamanho do Mxico. E h 32 milhes de indigentes, uma Argentina dentro do Brasil. Esses 32 milhes so brasileiros que o Brasil trata como estrangeiros, uma populao indesejada, descurada, quase inimiga.

A modernidade produziu um mundo menor do que a humanidade

Isso significa produzir riqueza pela produo de pobreza. Sendo um modelo econmico

Este Brasil onde aparentemente no cabem os 150 milhes de habitantes das


estatsticas demogrficas assim por descaso. Com a produo agrcola atual, poderia alimentar 300 milhes de pessoas. Nada, em sua economia, impede que sejam gerados agora 9 milhes de empregos de emergncia. Se a posse da terra fosse democratizada de maneira rpida e decidida, abriria lugar para 12 milhes de

Como projetar o futuro no quadro trgico do Brasil de hoje?

famlias. Se coisas assim acontecessem, 32 milhes de pessoas que esto passando fome teria comida, pelo menos comida. Ser de esquerda ter pressa de chegar ao futuro. Mas como projetar o futuro no quadro trgico do Brasil de hoje? Os indigentes indicam a rota de um grande naufrgio social, de uma farsa econmica e de um desastre poltico. Fome, misria e AIDS vo disputar as manchetes da imprensa internacional sobre o pas. Fome e misria porque as produzimos h muito tempo. AIDS porque tem, aqui, a mesma cara da misria. A minoria rica trata-se, os pobres simplesmente morrem. Projetar o futuro temer ou desejar. Prever tambm pode ser identificar os desejos e interesses existentes agora, reconhecer a possibilidade de que os melhores desejos sejam os desejos dominantes e com isso se transformem na realidade. Pensar o futuro atrai, desafia e engana. E mudar o futuro depende de mudar a maneira como se pensa o presente. O futuro comea hoje. Num passado recente, quando o sindicalismo parecia inteiramente domado pela represso militar, as greves no ABC paulista desfiaram a imaginao dos socilogos e a fora policial do governo. No passado ainda mais recente, as campanhas da anistia, das eleies diretas, da Constituinte, do impeachment de Collor todas elas mostraram o poder que tem o desejo de mudar a realidade.

Mudar o futuro depende de como se pensa o presente

No faltam argumentos para quem imagina o futuro como o presente piorado. Se o


modelo Casa Grande & Senzala prevalecer, no haver outro recurso seno viver numa priso de ruas fechadas por seguranas privadas, em bunkers residenciais. Nesse caso, o futuro brasileiro ter, pelo cinismo e pela indiferena, a sociedade que a frica do Sul fez no passado pelo racismo e pela violncia. E o outro lado? E se o futuro depender da exploso social dos oprimidos? A provvel que o sistema atual tambm prevalea. No toa que ele tem antecedentes histricos. Sempre que preciso, a poltica torturou e matou, as Foras Armadas reprimiram sublevaes contra a ordem da classe dominante, as Igrejas ensinaram resignao em vez de horror injustia. Deus alegrava a vida dos ricos. O diabo metia medo nos pobres. O brasileiro cordial, produto desse mtodo, aquele cidado que ganha salrio mnimo e brinca o Carnaval com alegria de fazer inveja ao turista. O Rio de Janeiro no Los Angeles.

Pode haver revolta. Mas improvvel que o caminho da mudana no Brasil seja aberto
com exploses sociais. A energia que pode ser usada agora para fazer um futuro diferente est, aparentemente, em outras fontes de transformao. Porque h mudana no Brasil. Ela no corre, mas anda. No corre, mas ocorre. Seus sinais esto, por exemplo, no melhoramento das cidades em plena crise da administrao federal, no basta corrupo e no movimento pela tica na poltica, na emergncia de movimentos em favor da mulher, da criana ou da ecologia, no antirracismo. So antdotos contra a cultura autoritria que sempre ditou a receita do desastre social. Eles esto na confluncia de duas tendncias. Parte da elite no quer viver na apartheid sulafricana. E cada vez mais pobres querem sua cota de cidadania. Essa mar vai empurrando a democracia da sociedade para o Estado, de baixo para cima, dos movimentos sociais para os partidos e instituies polticas.

Deus alegrava a vida dos ricos. O diabo metia medo nos pobres

No combate fome h o germe da mudana do pas

nela que eu hoje acredito. E, por causa dela, encontro-me outra vez com a velha questo que me levou militncia poltica: o que fazer com a misria? Aceit-la a ttulo provisrio? No d: aquilo que produz misria simplesmente no pode ser aceito. A condenao tica da misria um ponto de partida. Para mim, o que era a luta contra o capitalismo para atacar a misria passou a ser a luta contra a misria para conquistar a democracia. preciso comear pela misria. Essa a energia da mudana que move a Ao da Cidadania contra a Misria e pela Vida, revelada na adeso de pessoas de todas as classes sociais, idades, tendncias polticas e religiosas, parlamentares e prefeitos, empresas pblicas e privadas, artistas e meios de comunicao e, sobretudo, na adeso de jovens tarefa de recolher e distribuir alimento. Essa juventude est descobrindo o gosto de romper o crculo de giz da solido e abrir o espao fecundo da solidariedade. Esse mesmo gosto que h quarenta anos se reservava militncia.

No combate fome h o germe da mudana do pas. Comea por rejeitar o que era tido como inevitvel. Todos podem
e devem comer trabalhar e obter uma renda digna, ter escola, sade, saneamento bsico, educao, acesso cultura.

Ningum deve viver na misria. Todos tm direito vida digna, cidadania. A sociedade existe para isso. Ou, ento, ela simplesmente no presta para nada. O Estado s tem sentido se um instrumento dessas garantias. A poltica, os partidos, as instituies, as leis s servem para isso. Fora disso, s existe a presena do passado no presente, projetando no futuro o fracasso de mais uma gerao. Quando eu era cristo e queria lutar contra a misria, meu dia comeava com um Padre-Nosso. Tinha fome de divindade. Hoje, ainda luto contra a misria, mas meu dia comea com um Po Nosso. Tenho fome de humanidade.

You might also like