You are on page 1of 41

QUESTES DE CONCURSO - LISTA 1 - FCC

PROVIMENTO, SUBSTITUIO:

VACNCIA,

REMOO,

REDISTRIBUIO,

01. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 24 Regio/2003) Um conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Trata-se a) do provimento. b) da estabilidade. c) do cargo pblico. d) da investidura. e) do exerccio. 02. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 5 Regio/2003) A Lei n o 8.112/90 prev a incidncia de seu regime jurdico para, entre outros, a) servidor pblico que venha a ingressar em cargo efetivo em fundao pblica de um Estado. b) servidor pblico que venha a ingressar em cargo efetivo na Administrao Direta do Distrito Federal. c) empregado pblico que venha a ingressar em emprego na Administrao Direta da Unio. d) empregado pblico que venha a ingressar em emprego em sociedade de economia mista federal. e) servidor pblico que venha a ingressar em cargo em comisso em autarquia federal. 03. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 5 Regio/2003) Um servidor ocupante de cargo em comisso, sem prejuzo das atribuies desse cargo, a) poder ser nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, acumulando a remunerao de ambos. b) poder ser nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, optando pela remunerao de um deles. c) poder ser nomeado para ter exerccio, permanentemente, em outro cargo de confiana, acumulando a remunerao de ambos. d) poder ser nomeado para ter exerccio, permanentemente, em outro cargo de confiana, percebendo, como remunerao, a mdia da remunerao dos cargos acumulados. e) no poder ser nomeado para ter exerccio, de modo interino ou permanente, em outro cargo de confiana.

www.olaamigos.com.br

Pgina 1 de 41

04. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 5 Regio/2003) A hiptese de a Administrao proceder, de ofcio, exonerao de servidor pblico ocupante de cargo efetivo a) ocorre, por exemplo, quando, tendo tomado posse, o servidor no entrar em exerccio no prazo estabelecido. b) ocorre, por exemplo, como conseqncia da prtica de infrao de natureza grave pelo servidor, mesmo j gozando de estabilidade. c) no est acolhida pela Lei, havendo apenas a previso da exonerao a pedido do servidor. d) ocorre, por exemplo, quando, tendo sido nomeado, o servidor no tomar posse no prazo estabelecido. e) ocorre, por exemplo, quando, tendo sido aprovado em concurso pblico, o servidor no for nomeado no prazo estabelecido. 05. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 21 Regio/2003) "Y", servidor pblico do Tribunal Regional do Trabalho foi designado para substituir "Z", que est regularmente afastado de sua funo de dirigente de unidade. Nesse caso, "Y" a) assume isolada ou cumulativamente, com ou sem prejuzo do cargo que ocupa, o exerccio do cargo de "Z", e com a remunerao acrescida de vinte por cento. b) no poder assumir o exerccio do cargo de "Z", porque essa unidade administrativa est organizada em nvel de assessoria. c) deve assumir isoladamente, com prejuzo do cargo que ocupa, o exerccio do cargo de "Z", devendo optar pela remunerao de um deles. d) assumir automtica e cumulativamente, sem prejuzo do cargo que ocupa, o exerccio do cargo de "Z", devendo optar pela remunerao de um deles. e) pode assumir o exerccio isolado do cargo de "Z", porque a unidade est organizada em nvel de assessoria, mas sua remunerao original no pode ser alterada.

06. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 24 Regio/2003) O servidor pblico Theobaldo morreu, sendo certo que estava investido em cargo de direo. Sabendo-se que o regimento interno no dispe a respeito, ele ser substitudo pelo servidor a) mais idoso da repartio onde trabalhava, conforme preceitua a jurisprudncia majoritria. b) mais antigo do rgo ou entidade, por expressa previso legal. c) previamente designado pelo dirigente mximo do rgo ou entidade. d) que vier a ser designado, escolhido sempre entre os trs mais antigos do rgo ou entidade. e) que vier a ser nomeado obrigatoriamente dentre os trs mais idosos.

www.olaamigos.com.br

Pgina 2 de 41

07.

(Analista Judicirio rea Judiciria TRE Cear/2002) No regime da Lei n o 8.112/90, a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa, a) possvel e se chama reverso. b) possvel e se chama reintegrao. c) no possvel, pois tal invalidao depende de deciso judicial. d) no possvel, pois tal reinvestidura depende de novo concurso pblico. e) no possvel, devendo a reinvestidura se dar em outro cargo que estiver vago.

08. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 19 Regio/2003) Joo ocupa, em carter efetivo, um cargo de carreira. Joo tomou posse nesse cargo em 27 de dezembro de 1997 e entrou em exerccio em 2 de janeiro de 1998. Em 3 de maro de 2002, publicado um ato de promoo de Joo. Nessa situao, o tempo de exerccio de Joo a) no interrompido ou suspenso com a promoo, sendo contado, no novo posicionamento na carreira, a partir de 3 de maro de 2002. b) considerado interrompido em 3 de maro de 2002. c) considerado suspenso em 3 de maro de 2002. d) no interrompido ou suspenso com a promoo, sendo contado, no novo posicionamento na carreira, a partir de 27 de dezembro de 1997. e) no interrompido ou suspenso com a promoo, sendo contado, no novo posicionamento na carreira, a partir de 2 de janeiro de 1998. 09. (Analista Judicirio rea Judiciria TRF 1 Regio/2001) Em relao vacncia do cargo pblico, INCORRETO afirmar que a) a exonerao do cargo em comisso poder dar-se tambm a pedido do prprio servidor. b) a demisso do servidor tambm ocorrer quando no satisfeitas as condies do estgio probatrio. c) esta poder decorrer tambm dos institutos da promoo ou readaptao. d) a exonerao do cargo efetivo pode decorrer de pedido do servidor ou de ofcio. e) esta poder decorrer tambm da posse em outro cargo inacumulvel. 10. (Tcnico Judicirio rea Administrativa - TRE BA/2003) Ao servidor em estgio probatrio vedada a licena: a) para o servio militar. b) por motivo de doena em pessoa da famlia. c) para desempenho de mandato classista. d) por motivo de afastamento do cnjuge ou companheiro. e) para atividade poltica.

www.olaamigos.com.br

Pgina 3 de 41

11. (Tcnico Judicirio rea Administrativa TRT 24 Regio/2003) Um dos modos de ocorrer a vacncia a: a) demisso, que se dar de ofcio ou a pedido do prprio servidor. b) transferncia do servidor para outro cargo. c) exonerao de cargo em comisso a pedido do prprio servidor. d) ascenso a cargo de classe superior na carreira. e) aposentadoria, exceto quando compulsoriamente concedida. 12. (Tcnico Judicirio rea Administrativa TRE CE/2002) O servidor pblico civil tem assegurado constitucionalmente o direito a) de livre manifestao, mas no o direito livre associao sindical nem o direito de greve. b) livre associao sindical, mas no o direito de greve. c) livre associao sindical e o direito de greve, este desde que autorizado previamente pelo Poder Judicirio. d) livre associao sindical e o direito de greve, este nos termos e nos limites definidos em lei especfica. e) de greve, nos termos e nos limites definidos em lei especfica, mas no o direito livre associao sindical. 13. (Tcnico Judicirio rea Administrativa TRT 5 Regio/2003) Joo e Antnio, aps regular aprovao em concurso para preenchimento de cargos pblicos efetivos, so nomeados. Todavia, Joo no comparece para tomar posse no prazo legal. Antnio, por sua vez, toma posse, porm no entra em exerccio no prazo legal. Nessa situao, a) ambos devem ser exonerados. b) ambos devem ter sua nomeao tornada sem efeito. c) Joo deve ter sua nomeao tornada sem efeito e Antnio deve ser exonerado. d) Antnio deve ter sua nomeao tornada sem efeito e Joo deve ser exonerado. e) Joo deve ser exonerado, mas Antnio poder entrar em exerccio a qualquer tempo, sem sofrer sano pela inobservncia do prazo, apenas no computando tempo de servio para nenhum efeito. 14. (Tcnico Judicirio rea Administrativa TRT 5 Regio/2003) - O retorno atividade do servidor aposentado por invalidez, quando junta mdica declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria, a) possvel e chama-se readaptao. b) possvel e chama-se reverso. c) possvel e chama-se reintegrao. d) possvel e chama-se reconduo. e) no possvel, devendo a situao resolver-se em indenizao.

www.olaamigos.com.br

Pgina 4 de 41

15. (Tcnico Judicirio rea Administrativa TRE CE/2002) Considere que Joo, com 69 anos de idade e 35 anos de contribuio previdncia, pede sua aposentadoria voluntariamente. Passado um ano e meio, Joo tem conhecimento de que o cargo que ocupava ainda est vago e pretende voltar atividade. Aplicando-se as regras da Lei n o 8.112/90, a pretenso de Joo a) possvel mediante reverso da aposentadoria. b) possvel mediante readaptao. c) possvel mediante reintegrao. d) possvel mediante reconduo. e) no possvel. 16. (Tcnico Judicirio rea Administrativa TRF/2001) Em matria de cargo pblico observa-se que a) a readaptao forma de provimento e vacncia de cargo pblico. b) a investidura no cargo ocorre somente aps o exerccio pelo servidor. c) a posse o efetivo desempenho das atribuies do cargo ou funo. d) a nomeao destinada exclusivamente aos cargos em comisso. e) este criado obrigatoriamente por decreto do Chefe do Executivo. 17. (Tcnico Judicirio rea Administrativa TRT 20 Regio/2002) - O retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado, em decorrncia de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo, nos termos da Lei n 8.112/90, diz-se a) reconduo. b) reintegrao. c) aproveitamento. d) reverso. e) readaptao. 18. (Tcnico Judicirio rea Judiciria e Administrativa TRF 4 Regio/2001) - Preenchidos outros requisitos, os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros natos a) enquanto que os naturalizados e os estrangeiros esto impedidos de ocup-los. b) ou naturalizados, estando os estrangeiros impedidos de ocup-los. c) mas, em certas circunstncias e em igualdade, tanto os naturalizados como os estrangeiros podem ocup-los. d) ou naturalizados e aos estrangeiros, visto que no se pode fazer nenhuma restrio quanto nacionalidade. e) ou naturalizados e aos estrangeiros, na forma da lei.

www.olaamigos.com.br

Pgina 5 de 41

19. (Juiz Substituto TJ RN/1999) - conseqncia necessria da aprovao em concurso pblico para ingresso no servio pblico em cargo de provimento efetivo a) a nomeao do aprovado para o cargo em questo. b) a aquisio de estabilidade pelo aprovado no prazo constitucionalmente previsto. c) a no preterio do aprovado, segundo a ordem de classificao, no momento da nomeao. d) a indenizao do aprovado caso sua nomeao no ocorra no prazo constitucionalmente previsto. e) o direito a futura aposentadoria segundo as regras constitucionais vigentes na poca da aprovao. 20. (Analista Judicirio - Adm TRT 23 R/2004) - A investidura do servidor pblico estvel em decorrncia: I do retorno atividade do servidor aposentado por invalidez, quando junta mdica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; II de limitao sofrida em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica; III do retorno ao cargo anterior por inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo; corresponde, respectivamente, a a) b) c) d) e) readmisso, aproveitamento e transposio. readaptao, reverso e reconduo. reverso, readaptao e reconduo. aproveitamento, readaptao e redistribuio. reconduo, reverso e readmisso.

21. (Analista Judicirio Jud TRT 23 R/2004) - O servidor pblico do Tribunal Regional do Trabalho da 3 Regio, Zeus dos Prazeres, ocupante do cargo de analista judicirio, aps ter sido observado o contraditrio e a ampla defesa, foi demitido por deciso administrativa. Inconformado com essa deciso, poder requerer administrativa ou judicialmente a sua reinvestidura mediante I. reintegrao no cargo anteriormente ocupado, desde que seja estvel, com o conseqente ressarcimento de todas as vantagens. II. reverso no cargo antes ocupado ou resultante da transformao, seja ele estvel ou no. III.reconduo no cargo ocupado anteriormente, desde que estvel, com direito indenizao de todas as vantagens. IV. readaptao, seja ou no estvel, a qual dever ocorrer no mesmo cargo antes ocupado, sem direito indenizao. Est correto o que se afirma APENAS em a) I. b) II.

www.olaamigos.com.br

Pgina 6 de 41

c) II e III. d) III e IV. e) IV. 22. (Analista Judicirio Jud/Exec Mand TRF 4 R/2004) - O provimento derivado de cargo pblico compreende, dentre outras formas, a a) promoo e a readmisso. b) transposio e o aproveitamento. c) ascenso e a transferncia. d) ascenso e a readaptao. e) reverso ex officio e a reintegrao. DIREITOS E VANTAGENS 23. (Analista Judicirio rea Administrativa TRT 20 Regio/2002) - A vantagem paga ao servidor pblico federal, destinada a compensar suas despesas de instalao quando, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente, chama-se a) adicional pela prestao de servio extraordinrio. b) adicional de atividades penosas. c) diria. d) indenizao de transporte. e) ajuda de custo. 24. (TRT/PI - ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA) 43. Servidor pblico de autarquia federal foi investido no cargo de vereador da cidade de Vento Forte. Como a Cmara Municipal se rene apenas 2 (duas) vezes por semana, no perodo da noite, o servidor passou a exercer ambos os cargos, uma vez que havia compatibilidade de horrios. Em virtude desse fato, (A) apenas receber as vantagens do cargo eletivo. (B) ter que optar por uma das duas remuneraes. (C) perceber as vantagens correspondentes aos dois cargos. (D) somente receber as vantagens inerentes ao cargo ocupado na autarquia. (E) perceber 50% (cinqenta por cento) de cada remunerao. 25. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT/19 Regio) A apurao do tempo de servio ser feita em a) dias, que sero convertidos em anos, considerado o ano como de 365 dias. b) meses, que sero convertidos em anos, considerado o ano como de 12 meses. c) dias, que sero convertidos em meses, considerado o ms como de 31 dias.

www.olaamigos.com.br

Pgina 7 de 41

d) dias, que sero convertidos em meses, considerado o ms como de 30 dias. e) dias, que sero convertidos em semanas, considerada a semana como de 7 dias. 26. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 21 Regio/2003) O servidor pblico que, a servio, afastar-se da sede em carter eventual ou transitrio para outro ponto do territrio nacional ou para o exterior, far jus passagens e a) indenizao de servio extraordinrio. b) ajuda de custo. c) dirias. d) indenizao especial. e) gratificao de moradia. judicial. 27. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 5 Regio/2003) Um servidor, ao longo de um ano, contou 10 meses e 15 dias de exerccio. Sabendo-se que a remunerao a que tal servidor faz jus no ms de dezembro desse ano R$ 1 200,00, tal servidor ter direito, nesse ano, a uma gratificao natalina no valor de a) R$ 1 600,00. b) R$ 1 000,00. c) R$ 1 100,00. d) R$ 1 200,00. e) R$ 400,00. 28. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 5 Regio/2003) Determinado servidor pblico pediu e obteve licena para atividade poltica. Tal licena foi deferida, sem remunerao, durante o perodo que mediava entre a sua escolha em conveno partidria, como candidato a cargo eletivo, e a vspera do registro de sua candidatura perante a justia eleitoral. A partir do registro da candidatura, at o 10 o dia seguinte ao da eleio, a licena foi deferida, com os vencimentos do cargo efetivo assegurados pelo perodo de 3 meses. Nessa situao, o deferimento da licena foi a) ilegal por ser a atividade poltica incompatvel com a ocupao de cargo pblico. b) legal. c) ilegal quanto ausncia de remunerao at a vspera do registro da candidatura. d) ilegal quanto ao prazo de durao a partir do registro da candidatura. e) ilegal quanto ao carter remunerado a partir do registro da candidatura.

www.olaamigos.com.br

Pgina 8 de 41

29. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 19 Regio/2003) Pedro e Jos, servidores, fizeram deslocamentos para fora da sede. O deslocamento de Pedro ocorreu entre Municpios distantes e decorreu de exigncia permanente de seu cargo. O deslocamento de Jos ocorreu entre Municpios limtrofes, dentro de uma mesma regio metropolitana, com pernoite fora da sede. Ambos usaram meio de locomoo da Administrao. Nesse caso, a) ambos no tm direito a nenhuma das espcies de indenizao fixadas na Lei. b) ambos tm direito a dirias. c) ambos tm direito a indenizao de transporte. d) Pedro tem direito a indenizao de transporte e Jos tem direito a diria. e) Pedro no tem direito a nenhuma das espcies de indenizao fixadas na Lei e Jos tem direito a diria. 30. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 19 Regio/2003) Um servidor, ocupante de cargo efetivo, no segundo ano do estgio probatrio, pede e tem deferida licena para tratar de interesses particulares, por at 3 anos, sem remunerao. O deferimento dessa licena est errado, pois a) no h previso dessa licena na Lei. b) o servidor ocupante de cargo efetivo. c) o servidor est em estgio probatrio. d) o prazo mximo dessa licena de 2 anos. e) essa licena remunerada. 31. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 19 Regio/2003) NO considerado como de efetivo exerccio o afastamento em virtude de a) licena por motivo de doena em pessoa da famlia. b) frias. c) participao em jri. d) doena profissional. e) servio em organismo internacional de que o Brasil participe. 32. (Analista Judiciriorea JudiciriaTRE PI/2002) No que se refere s frias do servidor pblico, observa-se que a) podem ser interrompidas por motivo de servio eleitoral. b) podem ser acumuladas at o mximo de trs perodos. c) permitido levar conta de frias qualquer falta ao servio. d) no haver necessidade de carncia para o primeiro perodo aquisitivo. e) no podem ser gozadas em parcelas por ser medida de higidez.

www.olaamigos.com.br

Pgina 9 de 41

33.

(Tcnico Judicirio rea Administrativa - TRE BA/2003) Jos, servidor pblico federal, ausentou-se por um dia do servio para doao de sangue, depois por 8 dias consecutivos em razo de seu casamento e finalmente por mais 8 dias consecutivos em razo da morte de um irmo. Assim sendo, a) nenhuma das ausncias ser considerada como de efetivo exerccio. b) apenas a ausncia em razo do casamento ser considerada como de efetivo exerccio. c) apenas a ausncia para doao de sangue ser considerada de efetivo exerccio. d) apenas a ausncia em razo da morte do irmo ser considerada como de efetivo exerccio. e) todas essas ausncias sero consideradas como de efetivo exerccio.

34. (Tcnico Judicirio rea Administrativa TRE CE/2002) Considere a seguinte afirmao: O servio noturno, prestado em horrio compreendido entre 22 horas de um dia e 6 horas do dia seguinte, ter o valor-hora acrescido de 50%, computando-se cada hora como 52 minutos e 30 segundos. Nos termos da Lei n o 8.112/90, essa afirmao est: a) incorreta quanto ao incio do perodo sujeito ao adicional noturno. b) correta quanto ao trmino do perodo sujeito ao adicional noturno. c) correta quanto ao percentual de acrscimo relativo ao adicional noturno. d) correta quanto ao cmputo das horas em perodo sujeito ao adicional noturno. e) incorreta ao estabelecer que o servidor pblico federal tenha direito ao adicional noturno. 35. (Tcnico Judicirio rea Administrativa TRT 19 Regio/2003adaptada) Sabe-se que vencimento a remunerao pecuniria pelo exerccio de cargo pblico; e que remunerao o vencimento acrescido das vantagens pecunirias permanentes. A Lei assegura que nenhum servidor receber importncia inferior ao salrio mnimo a ttulo de a) vantagens pecunirias no permanentes. b) vantagens pecunirias permanentes, consideradas individualmente. c) vencimento. d) remunerao, independentemente do valor do vencimento. e) vantagens pecunirias permanentes, consideradas em sua soma.

www.olaamigos.com.br

Pgina 10 de 41

36.

(Tcnico Judicirio rea Administrativa - TRE Piau/2002) Ao servidor que se afastar da sede em carter eventual ou transitrio para outro ponto do territrio nacional ou para o exterior; e para a compensao de despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio, passa a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente, correspondem, respectivamente, f) as dirias e a indenizao de transporte. g) a ajuda-de-custo e as dirias. h) a indenizao de transporte e as dirias. i) a indenizao de transporte e a ajuda-de-custo. j) as dirias e a ajuda-de-custo. (Analista Judicirio Adm - TRE-PE/2004) Considere as vantagens que seguem: I. A concedida ao servidor que realizar despesa com a utilizao de meio prprio de locomoo para a execuo de servios externos, por fora de atribuies prprias do cargo, conforme se dispuser em regulamento. II. A que corresponde a 1/12 (um doze avs) da remunerao a que o servidor fizer jus ao ms de dezembro, por ms de exerccio no respectivo ano, denominada 13o salrio. III.As concedidas aos servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substncias txicas, radioativas ou com risco de vida.

37.

So denominadas respectivamente de k) ajuda-de-custo, adicional e indenizao. l) gratificao, indenizao e adicional. m) adicional, gratificao e indenizao. n) indenizao, gratificao e adicional. o) ajuda-de-custo, indenizao e adicional. 38. (Tcnico Judicirio - Adm TRT 2 R/2004) Wanessa, aprovada em concurso pblico, para o cargo de tcnico judicirio, tomou posse no Tribunal Regional do Trabalho em dezembro de 2002. Entrou em exerccio no mesmo dia. O incio de seu gozo de 30 (trinta) dias de frias ocorreu em 05/01/04. Nesse caso, INCORRETO afirmar que as frias podero ser interrompidas, entre outras hipteses, por motivo de p) convocao para jri. q) calamidade pblica. r) comoo interna. s) solicitao relevante da servidora. t) servio eleitoral.

www.olaamigos.com.br

Pgina 11 de 41

DOS DEVERES, DAS RESPONDABILIDADES:

PROIBIES,

DA

ACUMULAO,

DAS

39. (Analista Judicirio rea Administrativa TRT 21 Regio/2003) O servidor pblico investido em mandato eletivo est sujeito a vrias disposies. Tratando-se de mandato u) federal, ficar afastado de seu cargo ou funo e com prejuzo de vencimentos. v) para prefeito, ser afastado do cargo e ter a remunerao desse cargo poltico. w) para vereador, no ser afastado do cargo, em nenhuma hiptese, mantendo a remunerao deste. x) estadual, no ser afastado do cargo ou funo e ter a remunerao desse cargo poltico. y) distrital, no ficar afastado do cargo ou funo, mas poder optar pela sua remunerao. 40. (Analista Judicirio rea Administrativa TRF 5 regio/2003) Abelardo titular do cargo de mdico em hospital mantido por autarquia estadual, no qual trabalha de segunda a quarta-feira, toda semana. Paralelamente, ocupa cargo semelhante em hospital mantido pela Administrao direta municipal, no qual trabalha s quintas e sextasfeiras. A acumulao de cargos, nessa hiptese, z) permitida, por se tratar de dois cargos de profissional da rea da sade. aa) permitida, por se tratar de hospitais mantidos por diferentes entes federativos. bb) permitida, pois a proibio de acumulao no se estende a cargos da Administrao indireta. cc) proibida, pois a acumulao somente permitida para cargos de professor. dd) proibida, pois no se podem acumular cargos pblicos. 41. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT/19 Regio) Em matria de responsabilidade do servidor pblico, ocorrendo a prtica de um mesmo fato delituoso, ee) a aplicao de uma sano, seja civil, penal ou administrativa, exclui a aplicao das demais. ff) as sanes civil, penal e administrativa podero cumular-se. gg) a sano administrativa exclui a aplicao da sano penal e da civil, mas estas so cumulveis entre si. hh) a sano penal exclui a aplicao da sano civil e da administrativa, mas estas so cumulveis entre si. ii) a sano civil exclui a aplicao da sano penal e da administrativa, mas estas so cumulveis entre si.

www.olaamigos.com.br

Pgina 12 de 41

42. (Analista Judicirio Execuo de Mandados - TRF 5 Regio/2003) Um servidor pblico federal comete um ato que supostamente configura, ao mesmo tempo, ilcito penal e administrativo. So instaurados processos distintos para apurar as duas ordens de responsabilidade, mas o processo penal encerra-se primeiro, com a absolvio do servidor pela negativa da existncia do fato. Assim sendo, o servidor foi automaticamente absolvido na esfera administrativa. Na situao acima, jj) est errada a instaurao simultnea dos dois processos, pois isso caracteriza o chamado bis in idem. kk) est correta a instaurao simultnea dos dois processos, todavia, o processo penal deveria ter restado sobrestado at a deciso do processo administrativo. ll) foi corretamente absolvido o servidor na esfera administrativa, em face da deciso penal que negou a existncia do fato. mm) a absolvio do servidor no processo administrativo no poderia ter sido automtica, pois uma conduta que no configura ilcito penal ainda assim pode configurar ilcito administrativo. nn) est errada a instaurao simultnea dos dois processos, pois deveria ter sido instaurado apenas um, perante a autoridade judicial, competente para apreciar as duas ordens de ilcitos. 43. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 5 Regio/2003) Determinado servidor praticou um ato passvel de configurar, ao mesmo tempo, ilcito penal e administrativo, tendo sido instaurados processos distintos nesses dois mbitos. O processo penal encerrou-se primeiro, absolvendo-se o servidor por no corresponder o ato em questo a nenhum tipo penal. Nessa situao, o servidor: oo) poder ser condenado no processo administrativo. pp) dever ser igualmente absolvido no processo administrativo, pois a sano administrativa acessria sano penal. qq) dever ser igualmente absolvido no processo administrativo, pois o processo penal prejudicial em relao ao processo administrativo. rr) dever ser igualmente absolvido no processo administrativo, pois a absolvio penal acarreta a absolvio no processo administrativo. ss) dever ser igualmente absolvido no processo administrativo, pois no pode sofrer dois processos em relao ao mesmo ato. 44. (Analista Judicirio rea Judiciria TRE BA/2003) - O servidor pblico praticou, no exerccio de funo, fato do qual pode ocorrer sua responsabilizao civil, penal e administrativa. O processo criminal encerrou-se com sentena de absolvio que negou a autoria. Nesse caso, tt) a autoria pode vir a ser provada no processo administrativo e no processo civil. uu) a responsabilidade administrativa do servidor fica afastada.

www.olaamigos.com.br

Pgina 13 de 41

vv)

a responsabilizao administrativa independente da penal e, portanto, a sentena no tem nenhum reflexo na esfera administrativa. ww) o processo administrativo prossegue normalmente porque s a negativa de existncia do fato em sentena penal impede o prosseguimento. xx) o processo administrativo prossegue normalmente porque s a negativa de autoria do fato em sentena civil impede o prosseguimento. 45. (Analista Judicirio rea Judiciria TRF 5 Regio/2003) - A Um servidor pblico federal, que exera remuneradamente cargo pblico de mdico junto Administrao Direta, acumulando, de modo tambm remunerado, um cargo pblico de professor junto a uma autarquia federal, a) no pode acumular, remuneradamente, mais nenhum cargo ou emprego pblico, em nenhuma das esferas da Federao. b) pode ainda, remuneradamente, acumular um cargo pblico de mdico ou de professor na esfera federal. c) pode ainda, remuneradamente, acumular um cargo pblico de mdico ou de professor, desde que na esfera estadual ou na municipal. d) pode ainda, remuneradamente, acumular um emprego pblico de mdico ou de professor em qualquer das esferas da federao. e) pode ainda, remuneradamente, acumular um emprego pblico de mdico ou de professor, desde que na esfera estadual ou na municipal. 46. (Analista Judicirio rea Judiciria TRT 19 Regio/2003) - Em matria de responsabilidade civil do servidor pblico, a obrigao de reparar o dano a) se estende aos sucessores, integralmente, tendo o servidor agido com culpa ou com dolo. b) no se estende aos sucessores. c) se estende aos sucessores, integralmente, apenas se o servidor tiver agido com dolo. d) se estende aos sucessores, at o limite do valor da herana, tendo o servidor agido com culpa ou com dolo. e) se estende aos sucessores, at o limite do valor da herana, apenas se o servidor tiver agido com dolo.

DAS PENALIDADES E DO PROCESSO ADMINISTRATIVO E SUA REVISO: 47. (Analista Judicirio rea Administrativa TRE BA/2003) inqurito administrativo yy) a investigao prvia ao processo administrativo disciplinar. O

www.olaamigos.com.br

Pgina 14 de 41

zz) a fase inicial da sindicncia. aaa) meio de imposio de penalidade de advertncia. bbb) fase do processo administrativo disciplinar. ccc) meio de imposio de suspenso de at 30 dias. 48. (Analista Judicirio rea Administrativa TRT 21 Regio/2003) Joo Victor, tcnico judicirio, injustificadamente recusou-se a ser submetido inspeo mdica determinada por Luiza, Diretora de sua unidade. A mesma Diretora mantm sua irm Rozana sob sua chefia imediata, em cargo de confiana. Nesse caso, Joo Victor e Luiza esto sujeitos, respectivamente, s penas de ddd) suspenso de at 30 dias e multa com base em 1/3 por dia de vencimento. eee) suspenso de at 15 dias e advertncia por escrito. fff) advertncia por escrito e suspenso de at 30 dias. ggg) advertncia verbal e demisso. hhh) multa, com base em 1/3 por dia de vencimento, e destituio do cargo em comisso. 49. (Analista Judicirio rea Administrativa TRF 5 regio/2003) - A reviso de processo administrativo disciplinar pode ser realizada a qualquer tempo, iii) de ofcio ou a requerimento do interessado, sem necessidade de alegao de novos elementos para o julgamento. jjj) apenas a requerimento do interessado, sem necessidade de alegao de novos elementos para o julgamento. kkk) de ofcio ou a requerimento do interessado, havendo alegao de novos elementos para o julgamento. lll) apenas de ofcio, havendo alegao de novos elementos para o julgamento. mmm) apenas a requerimento do interessado, havendo alegao de novos elementos para o julgamento. 50. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT/19 Regio) - Um servidor pblico, punido com penalidade de suspenso, que tenha, depois disso, passado por 5 anos de efetivo exerccio sem praticar nova infrao disciplinar, nnn) no ter direito a benefcio em relao penalidade aplicada. ooo) ter direito anulao da penalidade de suspenso. ppp) ter direito revogao da penalidade de suspenso. qqq) ter direito a ter o registro da penalidade de suspenso cancelado. rrr) ter direito a ter a penalidade de suspenso convertida em advertncia.

51. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRF 1 Regio/2001) Na reviso do processo administrativo disciplinar, diz-se que:

www.olaamigos.com.br

Pgina 15 de 41

sss) o nus da prova cabe ao Poder Pblico competente. ttt) no constitui fundamento do pedido a simples alegao de injustia da penalidade. uuu) o pedido, que sempre depende de cauo, correr em autos apartados do processo originrio. vvv) o pedido pode ser feito pelo respectivo tutor, se o requerente estiver mentalmente insano. www) poder resultar no agravamento da penalidade, desde que justificado pelo surgimento de fato novo. 52. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRF 4 regio/2001) certo que, no processo administrativo disciplinar, o afastamento preventivo do exerccio do cargo, poder ser imposto ao servidor, pelo prazo de at xxx) noventa dias, prorrogvel por igual prazo. yyy) noventa dias, improrrogvel. zzz) sessenta dias, prorrogvel por igual prazo. aaaa) sessenta dias, improrrogvel. bbbb) trinta dias, prorrogvel at a concluso do processo. 53. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRT 24 Regio/2003) Em se tratando do direito de petio, o direito de requerer, quanto ao ato de cassao de aposentadoria, prescreve em a) 5 anos. b) 4 anos. c) 3 anos. d) 2 anos. e) 1 ano. 54. (Analista Judicirio rea Judiciria TRF 4 Regio/2001) No caso em que houver convenincia para o servio, a penalidade de suspenso cccc) dever ser convertida em repreenso por escrito, sem prejuzo de permanecer no servio. dddd) poder ser convertida em advertncia por escrito, devendo o servidor continuar no exerccio de suas funes. eeee) poder ser convertida em multa, na base de 20% ao dia da remunerao bruta, devendo o servidor continuar no exerccio de suas atribuies. ffff) poder ser convertida em multa, na base de 50% por dia de vencimento ou remunerao, ficando o servidor obrigado a permanecer no servio. gggg) dever ser convertida em multa, na base de 30% ao dia de vencimento, ficando o servidor desobrigado de permanecer no servio.

www.olaamigos.com.br

Pgina 16 de 41

55.

(Tcnico Judicirio rea administrativa TRE Acre/2003) A autoridade teve cincia de irregularidade no servio pblico e promoveu a sua apurao mediante sindicncia. Dessa sindicncia resultou provado o fato ilcito praticado por servidor, o que d ensejo imposio da penalidade de destituio de cargo em comisso. Nesse caso, hhhh) a autoridade que presidiu a sindicncia deve representar autoridade superior para que esta imponha a pena indicada. iiii)a destituio do cargo em comisso ser imposta desde logo pela autoridade que presidiu a apurao. jjjj) o procedimento nulo porque nenhuma apurao de irregularidade no servio pblico pode ser feita mediante sindicncia. kkkk) ser obrigatria a instaurao de processo administrativo disciplinar para apurao do fato e imposio da pena. llll)o servidor sindicado deve ser exonerado em razo da verdade sabida porque o cargo de livre provimento e nomeao.

56. (Tcnico Judicirio rea Administrativa TRT 24 Regio/2003) O pedido de reconsiderao insere-se no direito constitucional de petio e, no seu uso, o servidor pblico mmmm) pode requerer reconsiderao autoridade que houver expedido o ato ou proferido a deciso. nnnn) tem a faculdade de pedir reconsiderao de deciso proferida, podendo renov-la, seja para a mesma autoridade, seja para a superior. oooo) no tem prazo para formular o pedido de reconsiderao, mas a autoridade competente deve despachar em dez e decidir em trinta dias. pppp) deve saber que o provimento do pedido de reconsiderao gera efeitos a partir da data da deciso. qqqq) deve saber que a interposio do pedido nunca interrompe a prescrio. 57. (Tcnico Judicirio rea Administrativa TRT 19 Regio/2003) Um servidor pblico foi submetido a um processo administrativo disciplinar e recebeu a pena de advertncia. Passados dois anos, o servidor pediu a reviso do processo, alegando fatos novos. O processo foi revisto e a penalidade modificada para suspenso. A situao assim descrita est rrrr) em desacordo com a Lei porque no possvel que se aleguem fatos novos no pedido de reviso. ssss) em desacordo com a Lei porque no existe a possibilidade de pedido administrativo de reviso do processo. tttt) de acordo com a Lei. uuuu) em desacordo com a Lei porque a penalidade foi modificada de advertncia para suspenso. vvvv) em desacordo com a Lei no que diz respeito ao prazo do pedido de reviso.

www.olaamigos.com.br

Pgina 17 de 41

58.

(Tcnico Judicirio rea Administrativa TRF/2001) A inassiduidade habitual do servidor pblico sujeita-o aplicao da pena de a) disponibilidade. b) demisso. c) advertncia por escrito. d) suspenso de at trinta dias. e) multa de cinqenta por cento dos vencimentos. (Tcnico Judicirio rea Administrativa TRF/2001) O prazo para o julgamento da reviso do processo disciplinar ser, de regra, de a) dez dias. b) quinze dias. c) vinte dias. d) vinte e cinco dias. e) trinta dias.

59.

60. (Tcnico Judicirio - Adm TRT 2 R/2004) Rodrigo, tcnico judicirio da rea administrativa do Tribunal Regional do Trabalho, sentindo-se ameaado em seus direitos de servidor pblico, no local onde exerce suas atribuies, ingressou com um requerimento, dirigido autoridade competente, atravs dos meios legais. Nesse caso, o aludido requerimento dever ser despachado e decidi- do, por quem de direito, respectivamente, nos prazos de a) 2 e 8 dias. b) 3 e 10 dias. c) 5 e 30 dias. d) 8 e 15 dias. e) 10 e 25 dias. 61. (Analista Judicirio - Adm TRT 23 R/2004) vedado o retorno ao servio pblico federal do servidor demitido ou destitudo do cargo em comisso, em decorrncia de a) crime contra a administrao pblica e ofensa fsica, em servio, a particular, exceto em legtima defesa prpria. b) revelao de segredo do qual se apropriou em razo do cargo e insubordinao grave em servio. c) corrupo e incontinncia pblica. d) dilapidao do patrimnio nacional e abandono do cargo. e) aplicao irregular de dinheiros pblicos e leso aos cofres pblicos.

www.olaamigos.com.br

Pgina 18 de 41

62. (Analista Judicirio Jud/Exec Mand TRT 23 R/2004) servidora do Poder Judicirio Federal, Afrodite Costa de Lima, foi aplicada a pena de advertncia por escrito, pelo fato de ter recusado, no dia 13 de fevereiro de 2003, f a documento pblico que lhe foi encaminhado, por outro servidor, para fins de contagem de tempo de servio. Posteriormente, no dia 20 de janeiro de 2004, sem prvia autorizao do seu chefe imediato, e posterior justificativa, ausentou-se do servio no decorrer do horrio de expediente, ausncia essa que perdurou por 4 horas. Em decorrncia desses fatos, servidora ser aplicada a pena de a) destituio do cargo. b) nova advertncia por escrito. c) multa, na base de 25% por dia de remunerao. d) suspenso de at 90 dias. e) exonerao de ofcio. 63. (Analista Judicirio Jud/Sem Esp TRF 4 R/2004) A pena de advertncia ser aplicada por escrito, dentre outras situaes, nos casos de violao da proibio de a) retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartio e utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em atividades particulares. b) ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato ou manter sob sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, cnjuge, companheiro ou parente at o segundo grau civil. c) recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado, ou proceder de forma desidiosa para com suas atribuies legais. d) aceitar comisso, emprego ou penso de estado estrangeiro e promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto da repartio. e) opor resistncia injustificada ao andamento de documento e processo e praticar usura sob qualquer de suas formas. 64. (Tcnico Judicirio Jud-Adm/Sem Esp TRF 4 R/2004) Quanto reviso do processo administrativo disciplinar, correto afirmar que a) dar-se- a reviso, tambm, quando houver simples alegao de injustia da penalidade aplicada. b) a reviso somente pode ser instaurada a pedido do servidor punido. c) a reviso pode resultar no agravamento da penalidade quando restar caracterizado o interesse pblico. d) a inadequao da penalidade aplicada ao servidor pode ser revista a qualquer tempo. e) o nus da prova cabe autoridade que imps a pena disciplinar, quando esta consistir em demisso ou cassao de aposentadoria. GABARITO:

www.olaamigos.com.br

Pgina 19 de 41

1.C 2.E 3.B 4.A 5.D 6.C 7.B 8.A 9.B 10.C 11.C 12.D 13.C 14.B 17.A 18.E 19.C 20.C 21.A 22.E 25.A 26.C 27.C 28.B 29.E 30.C 33.E 34.D 35.D 36.E 37.D 38.D 41.B 42.C 43.A 44.B 45.A 46.D 49.C 50.D 51.B 52.C 53.A 54.D 57.D 58.B 59.C 60.C 61.E 62.D

15.E 23.E 31.A 39.A 47.D 55.D 63.B

16.A 24.C 32.A 40.A 48.B 56.A 64.D

QUESTES DE CONCURSO LISTA 2 - ESAF


01. (AFC/2002) O servidor pblico da Administrao Direta Federal, no exerccio do mandato eletivo, a) tratando-se de mandato eletivo federal, ficar afastado de seu cargo. b) se investido no mandato de vereador, ter de afastar-se de seu cargo sem remunerao. c) se investido no cargo de prefeito, ter de afastar-se de su cargo sem direito remunerao. d) se investido no mandato de prefeito ou vereador, poder permanecer no seu cargo, cumulativamente. e) se investido no cargo de prefeito ou vereador, ter de afastar-se de seu cargo, mas com direito de manter sua remunerao. 02. (Assistente de Chancelaria MRE/2002) As vedaes constitucionais de acumular cargos, empregos e funes no setor pblico excepcionam os casos de: a) trs cargos/empregos de mdico. b) trs cargos/empregos de professor. c) dois cargos/empregos de professor. d) dois cargos/empregos comissionados de confiana. e) dois cargos/empregos tcnico-cientficos que no de mdico ou professor. 03. (Oficial de Chancelaria MRE/2002) A vedao constitucional de acumular cargos, empregos e funes no setor pblico a) restringe-se ao mbito federal. b) restringe-se Administrao Direta. c) restringe-se ao mbito de cada esfera de governo. d) abrange toda a Administrao Pblica direta e Indireta. e) Abrange toda a Administrao Pblica e as entidades paraestatais em geral, inclusive os servios sociais autnomos. 04. (TFC STN/2000) - Quanto s disposies referentes aos servidores pblicos no correto afirmar: a) O estrangeiro, na forma da lei, pode ocupar cargo pblico. b) No se admite concurso pblico exclusivamente de ttulos.

www.olaamigos.com.br

Pgina 20 de 41

c) O edital do concurso pblico pode estabelecer sua validade em at cinco anos. d) O servidor pblico tem direito livre associao sindical. e) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio no podem ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. 05. (AFC STN/2002) - A regra de remunerao por subsdio, composto de parcela nica, obrigatria para os seguintes cargos, exceto: a) Promotor de Justia b) Juiz de Direito c) Defensor Pblico Federal d) Procurador do estador e) Auditor da previdncia Social 06. (Auditor do Tesouro Municipal - Prefeitura do Recife 2003) - O servidor pblico no exerccio de mandato eletivo de Vereador: a) afasta-se, em qualquer situao, de seu cargo, emprego ou funo. b) havendo compatibilidade de horrios, perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo. c) ser afastado de seu cargo, emprego ou funo, havendo compatibilidade ou no de horrios, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao. d) ter seu tempo de servio contado para todos os efeitos, em caso de afastamento. e) s ter seu tempo de servio contado para todos os efeitos, caso no se afaste do exerccio de seu cargo. 07. (Analista MPU/2004 rea Oramento) - A respeito da estabilidade dos servidores pblicos e dos membros do Ministrio Pblico da Unio (MPU) com base na Constituio Federal e legislao correspondente, assinale a opo correta. a) Ambos se tornam estveis aps o decurso do mesmo lapso temporal de exerccio. b) A vitaliciedade um atributo comum aos servidores pblicos e aos membros do Ministrio Pblico. c) So estveis os servidores pblicos federais aps 3 anos de efetivo exerccio. d) Os estveis no podem ser demitidos. e) Os membros do MPU so estveis aps trs anos de exerccio. 08. (PFN / 2004) - Em vista dos preceitos constitucionais que tratam da estabilidade do servidor pblico, assinale a opo correta. a) Na atualidade, existem apenas duas formas de perda do cargo pelo servidor pblico estvel: em virtude de sentena judicial transitada em julgado, ou mediante processo administrativo disciplinar em que lhe seja assegurada ampla defesa. b) Com a reforma administrativa promovida por meio da Emenda Constitucional no 19/98, restou afastada a necessidade de instituio de comisso para que se d a avaliao de desempenho do servidor, durante seu estgio probatrio. c) Se restar declarada a desnecessidade do cargo, o servidor, mesmo que ainda no seja estvel, poder ficar em disponibilidade. d) Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem. Em tal hiptese, ambos os servidores (o reintegrado e o reconduzido) tero direito indenizao, em vista da falha cometida pela Administrao Pblica.

www.olaamigos.com.br

Pgina 21 de 41

e) Na sistemtica da Constituio Federal, est claro que h distino entre estabilidade e efetividade. 09. (Analista do Planejamento e Oramento MPOG/2005) - O servidor pblico estvel poder perder o seu cargo em caso de excesso de despesa, na hiptese do artigo 169 da Constituio Federal. Assinale, quanto a este tema, a afirmativa incorreta. a) Antes da dispensa do servidor estvel, a Administrao dever reduzir a despesa com os cargos em comisso e funes de confiana em no mnimo 20%. b) Na hiptese em foco, o servidor estvel que perder o cargo far jus a uma indenizao correspondente a um ms de remunerao por ano de servio. c) O cargo do servidor estvel dispensado ser considerado extinto, vedada a criao de cargo, emprego ou funo com atribuies iguais ou assemelhadas pelo prazo de cinco anos. d) Antes da dispensa do servidor estvel, a Administrao dever providenciar a exonerao de todos os servidores no-estveis. e) A perda do cargo ser antecedida por ato normativo motivado de cada Poder, especificando a atividade funcional, o rgo ou a unidade administrativa objeto da reduo de pessoal. 10. (AFRF/2005) - No mbito do Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio (Lei n. 8.112/90), a vantagem que se caracteriza como indenizao a) ajuda de custo. b) adicional de insalubridade. c) gratificao natalina. d) abono pecunirio. e) adicional noturno. 11. (Analista Administrativo - rea "A" - ANEEL 2004) De acordo com expressa previso, contida na Lei n 8.112/90, os prazos de prescrio, previstos na lei penal, aplicam-se s infraes disciplinares, capituladas tambm como crime, desde que sejam inferiores a cinco anos. a) Est correta essa assertiva. b) Est incorreta a assertiva, porque s se aplica o prazo da lei penal, desde que essa seja superior a cinco anos. c) Est incorreta a assertiva, porque se aplica o prazo da lei penal, sem a ressalva de ser ele inferior a cinco anos. d) Est incorreta a assertiva, porque no se aplicam os prazos da lei penal, por serem independentes as instncias. e) Est incorreta a assertiva, porque, sendo a prescrio de ordem pblica, aplicase a que primeiro ocorrer. 12.(Analista de Finanas e Controle - AFC/CGU - 2003/2004) A destituio de cargo em comisso prevista na Lei n 8.112/90, especificamente, para quando o servidor a) perde o fator confiana. b) comete falta grave, no seu cargo efetivo. c) comete falta grave, mas no detm cargo efetivo. d) for demitido do seu cargo efetivo. e) renuncia ao exerccio do seu comissionamento.

www.olaamigos.com.br

Pgina 22 de 41

12- O nome que a Lei n 8.112/90 d ao instituto jurdico, pelo qual o servidor pblico, estvel, retorna ao seu cargo anteriormente ocupado, por ter sido inabilitado no estgio probatrio, relativo a outro efetivo exercido, tambm, na rea federal, a) aproveitamento b) readaptao c) readmisso d) reverso e) reconduo 14- (Advogado - IRB Brasil Re - 2005/2006) Relativamente s formas de provimento do servidor pblico, assinale a opo em que o servidor passa a exercer suas atribuies como excedente. a) Reintegrao b) Readaptao c) Reconduo d) Redistribuio e) Reverso, no interesse da Administrao 15-(Tcnico - MPU - 2004.2) O regime jurdico, institudo pela Lei n 8.112/90, necessariamente aplicvel aos servidores civis a) da Unio, dos Estados e dos Municpios. b) da Unio e das suas Autarquias, mas no aos das Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista. c) da Unio e das suas Autarquias e Empresas Pblicas. d) da Unio e das suas Autarquias, Fundaes, Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista. e) da Unio, dos Estados e dos Municpios, inclusive aos das suas Autarquias e Empresas Pblicas. 16-(Tcnico - MPU - 2004.2) So causas de vacncia dos cargos pblicos, entre outros, a) aposentadoria, exonerao e promoo. b) aposentadoria, disponibilidade e reverso. c) exonerao, disponibilidade e reintegrao. d) disponibilidade, reverso e reintegrao. e) reverso, reintegrao e morte do servidor. 17-(Tcnico - MPU - 2004.2) As faltas justificadas, dos servidores regidos pelo regime jurdico da Lei n 8.112/90, podem ser compensadas e consideradas de efetivo exerccio, a critrio da sua chefia, quando forem decorrentes de a) alistamento como eleitor. b) caso fortuito ou fora maior. c) doao de sangue. d) seu casamento. e) servio obrigatrio em jri. 18-(Tcnico - MPU - 2004.2) O servidor pblico federal, regido pelo regime jurdico da Lei n 8.112/90, que for demitido, estando em dbito com o errio, a) no poder exercer outro cargo pblico, enquanto estiver em dbito. b) s poder recorrer da sua demisso, depois que quitar seu dbito.

www.olaamigos.com.br

Pgina 23 de 41

c) ter prazo de 30 dias para quitar seu dbito. d) ter prazo de 60 dias para quitar seu dbito. e) ter prazo de 120 dias para quitar seu dbito. 19-(Procurador da Fazenda Nacional 2004) Assinale a opo que no constitui forma de provimento de cargo pblico, nos termos da Lei no 8.112, de 1990. a) promoo b) readaptao c) transferncia d) aproveitamento e) reconduo 20-(Procurador da Fazenda Nacional 2004) Reverso forma de provimento de cargo pblico, pelo retorno atividade de servidor aposentado. Sobre o assunto, assinale a opo incorreta. a) Na hiptese de reverso, o tempo em que o servidor estiver em exerccio no ser considerado, para concesso de aposentadoria. b) O retorno atividade, no interesse da Administrao, somente ser possvel se a aposentadoria tiver sido voluntria. c)A reverso no interesse da Administrao s aplicvel a servidor que era estvel, quando em atividade. d) O servidor que retornar atividade por interesse da administrao perceber, em substituio aos proventos da aposentadoria, a remunerao do cargo que voltar a exercer, inclusive com as vantagens de natureza pessoal que percebia anteriormente aposentadoria. e) No possvel a reverso no interesse da Administrao se a aposentadoria tiver ocorrido h mais de 5 (cinco) anos da data da solicitao. 21- (Analista Tcnico da SUSEP 2010) O Regime Jurdico nico dos servidores pblicos federais, em consonncia com jurisprudncia reiterada do Supremo Tribunal Federal, no mais admite a seguinte forma de provimento derivado de cargos pblicos: a) ascenso funcional. b) aproveitamento. c) reintegrao. d) readaptao. e) reverso. 22-(Procurador da Fazenda Nacional - 2005/2006) Nos termos da Lei n. 8.112/90, entende-se como o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no mbito do quadro geral de pessoal, para outro rgo ou entidade do mesmo Poder a) a redistribuio. b) a remoo. c) a cesso. d) a disponibilidade. e) a substituio.

www.olaamigos.com.br

Pgina 24 de 41

23-(Procurador da Fazenda Nacional - 2005/2006) Entre as opes abaixo, assinale aquela que, consoante estabelece a Lei n. 8.112/90, no constitui, por si s, razo para demisso de servidor pblico federal. a) Incontinncia pblica e conduta escandalosa, na repartio. b) Revelao de segredo do qual se apropriou em razo do cargo. c) Inassiduidade habitual. d) Acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas. e) Manter sob sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, cnjuge, companheiro ou parente at o segundo grau civil. 24 (Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF 2003) A declarao de desnecessidade de cargo pblico, prevista no pargrafo 3 do artigo 41 da Constituio Federal, implica: a) disponibilidade do servidor, estvel ou no. b) demisso do servidor no estvel. c) disponibilidade remunerada proporcionalmente ao tempo de contribuio. d) extino do cargo pblico. e) eventual aproveitamento do servidor colocado em disponibilidade em outro cargo. 25-(Tcnico da Receita Federal - TRF 2005 ) luz da Lei n. 8.112/90, que dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, no constitui forma de provimento nem de vacncia de cargo, a figura a) do aproveitamento. b) da promoo. c) da readaptao. d) da reconduo. e) da redistribuio. 26-(Tcnico da Receita Federal - TRF 2005 ) luz da Lei n. 8.112/90, que dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, no constitui benefcio do Plano de Seguridade Social do Servidor, e sim direito ou vantagem, a a) garantia de condies individuais e ambientais de trabalho satisfatrios. b) licena gestante. c) licena para tratamento de sade. d) licena por acidente em servio. e) licena por motivo de doena em pessoa da famlia. 27- (Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Paran 2003) Relativamente responsabilidade do servidor pblico, assinale a afirmativa falsa. a) A responsabilidade penal abrange exclusivamente os crimes imputados ao servidor, nessa qualidade. b) As sanes penais, civis e administrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si. c) A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores do servidor, at o limite do valor da herana recebida. d) A responsabilidade administrativa no pode subsistir quando houver absolvio criminal que negue a existncia do fato. e) A responsabilidade civil-administrativa pode resultar de ato comissivo ou omissivo.

www.olaamigos.com.br

Pgina 25 de 41

28. (ANA ANALISTA ADMINISTRATIVO 2009) Um servidor publico federal estavel foi demitido aps processo administrativo disciplinar. Inconformado com a decisao, ajuizou uma acao em que requereu a anulao da decisao administrativa. Ao final de seu processamento, o servidor obteve decisao transitada em julgado favorvel a seu pedido. Nos termos da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a fim de que o servidor retorne a seu cargo de origem, ainda existente, a decisao judicial devera ter determinado sua a) readaptacao. b) reintegracao. c) reversao. d) reconducao. e) disponibilidade. 29. (AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL 2009) Relacione as formas de provimento de cargo pblico, previstas no art. 8o da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, s suas respectivas caractersticas. Ao final, assinale a opo correspondente. 1. 2. 3. 4. 5. nomeao promoo readaptao reintegrao reconduo

( ) caracterizada pelo retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado quando inabilitado em estgio probatrio relativo a outro cargo ou quando o anterior ocupante reintegrado. ( ) o ato administrativo que materializa o provimento originrio. Pode-se dar em comisso ou em carter efetivo, dependendo, neste ltimo caso, de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, obedecidos a ordem de classifi cao e o prazo de sua validade. ( ) a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verifi cada em inspeo mdica. ( ) caracterizada pelo retorno do servidor estvel a seu cargo anteriormente ocupado, ou cargo resultante de sua transformao, aps ter sido invalidada sua demisso, com ressarcimento de todas as vantagens. ( ) a forma de provimento pela qual o servidor sai de seu cargo e ingressa em outro situado em classe mais elevada. a) 1, 2, 3, 4, 5 b) 2, 3, 5, 1, 4 c) 5, 1, 3, 4, 2 d) 3, 4, 2, 1, 5 e) 4, 1, 5, 3, 2

www.olaamigos.com.br

Pgina 26 de 41

30. (AFC CGU 2008) Considere as seguintes assertivas a respeito dos servidores da Administrao Pblica, nos termos da Constituio: I. os vencimentos dos cargos do Poder Executivo e Legislativo no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Judicirio. II. o prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. III. garantido ao servidor pblico civil e militar o direito livre associao sindical. IV. a administrao fazendria e seus servidores fiscais tero, dentro de suas reas de competncia e jurisdio, precedncia sobre os demais setores administrativos, na forma da lei. Assinale a opo correta. a) II e IV so verdadeiras. b) II e III so falsas. c) I e III so verdadeiras. d) III e IV so falsas. e) I e II so verdadeiras.
01. A 11. C 21. A 02. C 12. C 22. A 03. D 13. E 23. E 04. C 14. B 24. E 05. E 15. B 25. E 06. B 16. A 26. E 07. C 17. B 27. A 08. E 18. D 28.B 09. C 19. C 29.C 10.A 20. A 30.A

QUESTES DE CONCURSO LISTA 3 - CESPE/UnB

A) QUESTES SEPARADAS POR TEMA: a) Provimento, Vacncia, Remoo, Redistribuio e Substituio 1. (ANALISTA/ANATEL) A aptido fsica e mental, a naturalidade brasileira e o gozo dos direitos polticos so considerados requisitos bsicos para a investidura em cargo pblico. 2. (CESPE/ABIN/2008) Conforme entendimento do STF, o exame psicotcnico, para ser admitido em concursos pblicos, deve estar previsto em lei e conter critrios objetivos de reconhecido carter cientfico, sendo prescindvel a possibilidade de reexame na esfera administrativa.

www.olaamigos.com.br

Pgina 27 de 41

3. (CESPE/ABIN/2008) Constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil a promoo do bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminao. Dessa forma, contraria a CF a exigncia, contida em editais de concursos pblicos, sem o devido amparo legal, de limite de idade mnima ou mxima para inscrio. 4. (ANALISTA/ANCINE) -So requisitos bsicos para investidura em cargo pblico: nacionalidade brasileira, gozo dos direitos polticos, quitao com as obrigaes militares e eleitorais, nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo, idade mnima de 16 anos e aptido fsica e mental. 5. (TCNICO ADM-ANCINE) Joo teve seu ato de provimento publicado em 4/1/2006. Nessa situao, Joo deveria tomar posse em 27/1/2006 e entrar em exerccio em 24/2/2006. 6. (ANALISTA/ANCINE) O prazo de validade do concurso e as condies de sua realizao sero fixados em edital, que ser publicado no Dirio Oficial da Unio e em jornal dirio de grande circulao. O concurso pblico ter validade de at dois anos, podendo ser prorrogado por, no mximo, duas vezes por igual perodo. 7. (CESPE/MS/Analista/2010) O ocupante de cargo em comisso ou funo de confiana submete-se ao regime de integral dedicao ao servio e pode ser convocado sempre que houver interesse da administrao. 8. (TCNICO ADM-ANCINE) Lus encontra-se em estgio probatrio. Nessa situao, Lus no pode ser nomeado para o cargo de coordenadorgeral, nem para funo de direo. 9. (TCNICO ADM-ANCINE) Maria, durante seu estgio probatrio, solicitou afastamento do exerccio do cargo que ocupa para fazer o curso de formao decorrente de aprovao em concurso para o cargo de Analista de Finanas e Controle. Nessa situao, o afastamento dever ser concedido. 10.(TCNICO ADM-ANCINE) Carlos, chefe da diviso de patrimnio de um ministrio, cargo para o qual foi nomeado em comisso, foi nomeado para exercer tambm, interinamente, a chefia da coordenao de almoxarifado, tambm em comisso. Nessa situao, Carlos poder optar pela remunerao dessa segunda funo, no perodo, se lhe ser mais vantajosa. 11(ANALISTA/ANATEL) A reintegrao corresponde ao retorno do servidor pblico estvel ao cargo anteriormente ocupado e decorre de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo.

www.olaamigos.com.br

Pgina 28 de 41

12 (ANALISTA/ANATEL) A remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro. 13.(TCNICO ADM-STF-2008) Enquanto na redistribuio o interesse da administrao configura uma modalidade, na remoo o interesse da administrao configura um preceito pressuposto. 14. (CESPE/ANAC/Tcnico/2009) Uma das formas de declarar-se a vacncia de determinado cargo pblico a promoo do servidor. 15.(TCNICO ADM-STF-2008) O servidor substituto far jus retribuio pelo exerccio do cargo ou funo de direo ou chefia ou de cargo de natureza especial, nos casos de afastamentos ou impedimentos legais do titular, superiores a trinta dias consecutivos, paga na proporo dos dias de efetiva substituio, que excederem o referido perodo. 16. (PRF) A nomeao e a contratao, dependendo do regime jurdico de que se trate, so formas de provimento derivado do cargo e do emprego pblicos, respectivamente. 17. (PRF) A remoo, que o deslocamento do servidor em razo do seu prprio interesse, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede, somente pode ser a pedido, no podendo ocorrer de ofcio, no interesse da administrao. 18. (ESCRIVO-PF)O funcionrio pblico Aristteles, que ocupava determinado cargo pblico, dele pediu exonerao, por haver sido aprovado em concurso pblico promovido pelo DPF. A funcionria pblica Ceres, no exerccio da funo, contraiu molstia grave e veio a falecer. O funcionrio pblico Juscelino, por sua vez, foi promovido para cargo mais elevado na carreira de que fazia parte.Em cada uma das situaes, houve vacncia do cargo antes ocupado pelo funcionrio; nos dois primeiros casos, ela deu-se com extino do vnculo, ao contrrio do ltimo, em que houve manuteno do vnculo. No caso do funcionrio Aristteles, a vacncia ocorreu por vontade do agente pblico. 19. (DELEGADO-PF) A Constituio de 1988 prev, em carter obrigatrio, o regime de remunerao na forma de subsdio para todos os policiais federais. 20. (DELEGADO-PF) Se invalidada por sentena judicial a demisso de policial, decorrente de condenao administrativa por abuso de autoridade, ter ele direito reintegrao na vaga que antes ocupava.

www.olaamigos.com.br

Pgina 29 de 41

21. (CESPE/TJ-CE/Tcnico/2008) Das vagas de qualquer concurso pblico, 20% delas devem sempre ser asseguradas aos portadores de necessidades especiais. b) Direitos e vantagens 22 (ANATEL) - Admite-se a concesso de licena ao servidor com o objetivo de acompanhar o cnjuge em exerccio de mandato eletivo do Poder Legislativo em outro ponto do territrio nacional, mas, nesse caso, a licena ser sem remunerao. 23 (ANATEL) Se um servidor pblico estiver de licena em decorrncia de doena em pessoa da famlia, poder exercer outra atividade remunerada, por tratar-se de situao excepcional admitida em lei. 24(ANCINE) -Joana, tendo-se afastado da sede em carter eventual ou transitrio para outro ponto do territrio nacional, deslocamento que no exigiu pernoite fora da sede, solicitou o recebimento de 75% do valor da diria. Nessa situao, Joana faz jus ao que pleiteia. 25-(ANCINE) Tlio, servidor que trabalha com habitualidade em contato permanente com substncias radioativas e com risco vida, solicitou os adicionais de insalubridade e de periculosidade sobre o vencimento do cargo efetivo. Nessa situao, Tlio faz jus a ambos os adicionais. 26(ANCINE) -Jlio solicitou licena por motivo de doena do padrasto que vive s suas expensas e consta do seu assentamento funcional, mediante comprovao por junta mdica oficial, uma vez que a assistncia direta do servidor indispensvel e no pode ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo. Nessa situao, Jlio faz jus ao pleito. 27-(PRF) Um servidor pblico que exercia o cargo de motorista, aps vrias licenas para tratamento de sade e inspees mdicas, foi readaptado no cargo de agente administrativo. Nessa situao, haver vacncia do cargo de motorista que o servidor ocupava. 28(ANATEL) Mrio, encerrando mandato de deputado federal, solicitou ajuda de custo com o fito de compensar suas despesas de instalao, pois, no interesse do servio, passou a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente. Nessa situao, a ajuda de custo solicitada dever ser concedida. 29. (INSS-2008) Joaquim, aps demanda judicial, obteve sentena favorvel ao recebimento de indenizao a qual, esperava ele, seria incorporada ao seu vencimento. Entretanto, no ms posterior publicao

www.olaamigos.com.br

Pgina 30 de 41

da sentena, verificou, no contracheque, no ter havido alterao em seu vencimento. Nessa situao, o setor de pagamentos agiu corretamente, pois verbas de natureza indenizatria no podem ser incorporadas ao vencimento. 30. (INSS-2008) Decorridos cinco anos de sua posse, Mnica, com o intuito de aperfeioar sua qualificao profissional, solicitou licena para terminar curso de ps-graduao que deixara incompleto. Ao receber resposta negativa, Mnica decidiu apresentar recurso, alegando que a licena capacitao direito subjetivo do servidor e que, em situaes como a sua, dever da administrao conced-la. Nesse caso, a legislao apia todos os argumentos apresentados por Mnica. 31. (INSS-2008) Renato, servidor de rgo pblico federal e estudante, constatou, no incio do ano letivo, incompatibilidade entre seu horrio escolar e o da repartio onde trabalha. Depois de explicar sua situao ao chefe, foi por este informado de que teria direito a horrio especial, desde que compensasse o tempo no trabalhado. Renato contra-argumentou dizendo que era impossvel compensar o tempo de afastamento do trabalho, pois, alm de assistir s aulas, precisava estudar muito e fazer as tarefas escolares. Nessa situao, os argumentos de Renato no tm amparo legal. Pedro, servidor pblico do municpio de Nova Era, concorreu a cargo eletivo para o qual foi eleito e encontra-se em exerccio. Acerca dessa situao hipottica, julgue os itens a seguir. 32(ANATEL) - Supondo que Pedro tenha sido eleito prefeito, permanecer percebendo as vantagens de seu cargo sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo, desde que no haja incompatibilidade de horrio. 33(ANATEL) - Se Pedro estiver investido no cargo de vereador, e houver incompatibilidade de horrio, lhe ser facultado optar pela remunerao de servidor pblico municipal ou pela remunerao do cargo eletivo de vereador. 34(ANATEL) Supondo que o mandato eletivo seja de deputado federal, Pedro ficar afastado do cargo. c) Responsabilidade civil, criminal e administrativa Considere que um servidor pblico, no exerccio de suas funes, cause dano a terceiro decorrente de ato omissivo. Com relao a essa situao hipottica, julgue os itens subseqentes.

www.olaamigos.com.br

Pgina 31 de 41

35(ANATEL) - Na hiptese considerada, o servidor pblico responder fazenda pblica, em ao regressiva. 36(ANATEL) -Em caso de falecimento do servidor pblico causador do dano, seus sucessores no respondero pelo dano ainda que no limite do valor da herana recebida, uma vez que a responsabilidade no se estende a pessoa diversa da causadora do dano. 37.( PAPILOSCOPISTA-PF) Um papiloscopista em exerccio no DPF, em virtude de anterior desentendimento decorrente do exerccio funcional, promoveu manifestao de desapreo a subordinado seu no recinto da repartio. Nessa situao, comprovada a transgresso em devido processo legal administrativo, poder ser aplicada ao agente a penalidade disciplinar de remoo de lotao a bem do servio pblico. 38. ( PAPILOSCOPISTA-PF) A responsabilidade civil do servidor decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores, e, tratando-se de dano causado a terceiros, responder o servidor ou o sucessor, perante a fazenda pblica, em ao regressiva. 39.(FCC-Tcnico Judicirio rea Administrativa TRE CE/2002) - Trs servidores pblicos federais Joo, Pedro e Antnio sujeitos Lei 8.112/90, cometem, isoladamente, infraes que, ao mesmo tempo, configuram ilcitos penais e administrativos, sendo apurados em distintos processos penais e administrativos. Suponha que os processos penais se encerrem antes, com os seguintes resultados: Joo absolvido por falta de provas; Pedro absolvido por negativa da existncia do fato; e Antnio absolvido por negativa de sua autoria. Nessa situao, nos processos administrativos ainda em andamento, (A) Joo, Pedro e Antnio ainda assim podero vir a ser condenados. (B) Joo e Pedro ainda assim podero vir a ser condenados, mas Antnio ter necessariamente de ser absolvido. (C) Antnio e Pedro ainda assim podero vir a ser condenados, mas Joo ter necessariamente de ser absolvido. (D) Joo ainda assim poder vir a ser condenado, mas Pedro e Antnio tero necessariamente de ser absolvidos. (E) Joo, Pedro e Antnio tero necessariamente de ser absolvidos. D) Regime Disciplinar A Lei n. 8.112/1990 determina que, na aplicao das penalidades, sero consideradas a natureza e a gravidade da infrao cometida, os danos que dela provierem para o servio pblico, as circunstncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais. Quanto s penalidades disciplinares a que esto submetidos os servidores pblicos, julgue os prximos itens.

www.olaamigos.com.br

Pgina 32 de 41

40-Ocorrendo a acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas, o servidor estar vulnervel a advertncia por escrito ou, em casos mais graves, a suspenso. 41- A aplicao irregular de dinheiro pblico pode ser punida com destituio do cargo em comisso, suspenso ou advertncia por escrito, no constituindo hiptese de demisso. 42- As penalidades de advertncia e de suspenso podero, na forma da lei, ter seus registros cancelados, com efeito retroativo. 43- (TRE-AP) No dia 10/4/2000, Pedro, servidor pblico federal da Polcia Rodoviria Federal, por fora de uma procurao que recebera de Paulo, seu amigo de infncia, conseguiu a liberao, no DETRAN, de um veculo que teria sido apreendido dias antes. Entendendo ter havido infrao administrativa na espcie, Antnio, autoridade competente, conhecendo do fato no dia 22/10/2005, determinou a imediata instaurao de processo administrativo disciplinar, com portaria de instaurao publicada no dia 31/12/2005, no tendo sido, at a presente data, aplicada qualquer penalidade. Com base na situao hipottica acima descrita, assinale a opo correta de acordo com o regime disciplinar dos servidores pblicos. A Na hiptese, Pedro estaria sujeito penalidade de demisso, visto que atuou como procurador ou intermedirio em reparties pblicas. B O termo inicial do prazo prescricional o dia da ocorrncia do fato, ou seja, 10/4/2000. C No dia 22/10/2005, houve interrupo do prazo prescricional, o qual restou suspenso at 31/12/2005, quando, ento, teve o seu incio por inteiro. D Na hiptese, a prescrio da pretenso punitiva da administrao somente ir ocorrer em 31/12/2007, j que a penalidade a ser imposta ser, no mximo, de advertncia. E Pedro no poder sofrer qualquer penalidade se, na data da aplicao desta, ele j estiver aposentado. B) QUESTES VARIADAS: (TST 2008Analista Judicirio- AREA ADMINISTRATIVA) Adriana ocupou por dois anos um cargo comissionado no TST, tendo sido esse o seu primeiro vnculo com o servio pblico. Posteriormente, ela foi aprovada e nomeada em concurso pblico para provimento de cargo de analista judicirio no referido tribunal, motivo pelo qual pediu exonerao do cargo comissionado que ocupava. A partir dessa situao hipottica, julgue os itens seguintes.

www.olaamigos.com.br

Pgina 33 de 41

44. A exonerao de Adriana, referida acima, acarreta a vacncia do cargo comissionado que ela ocupava. 45. Aps a referida exonerao, o TST deveria oferecer a Adriana a oportunidade de optar entre receber indenizao pelas frias ainda no gozadas e manter os perodos aquisitivos para serem utilizados no cargo para o qual ela j havia sido nomeada. 46. A passagem de Melissa do penltimo para o ltimo padro de determinada classe configuraria progresso funcional e no, promoo. 47. (TSE-ANALISTA JUDICIRIO) Na hiptese de redistribuio, no o servidor que deslocado de um cargo para outro, mas o prprio cargo que deslocado para outro rgo ou entidade, dentro do mesmo poder. Essa afirmao A correta. B errada, pois, na redistribuio, o servidor deslocado do seu cargo original para outro cargo vago. C errada, pois o deslocamento do cargo somente ocorre na hiptese de readaptao. D errada, pois a redistribuio implica passagem do cargo dos quadros de um poder para outro. 48. (Tcnico Judicirio-STM) Adriano Silva analista judicirio do STM h 8 anos. Por influncia de seu pai, poltico importante, Adriano prepara-se para uma possvel candidatura ao cargo de deputado distrital no DF nas eleies de 2006. Ao consultar o advogado de seu partido, Adriano foi informado de que, uma vez investido no mandato eletivo desejado, ficar necessariamente afastado de seu cargo de analista judicirio. Nessa situao, a informao do advogado est de acordo com o que dispe a Lei n. 8.112/1990. (ANVISA) Um servidor pblico da ANVISA solicitou a concesso de licena para tratar de interesses particulares, pelo perodo de seis meses. O servidor, com cinco anos de efetivo exerccio e que nunca gozou de qualquer licena, teve seu pedido indeferido sob a alegao de que no havia interesse administrativo na concesso dessa licena. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens subseqentes. 49. Um pedido de reconsiderao acerca do referido indeferimento deveria ser dirigido autoridade imediatamente superior que indeferiu a solicitao do servidor. 50. (TST 2003) Mrcia, servidora pblica titular de cargo efetivo federal, exerce suas atribuies em repartio localizada em Pelotas RS. Lus, seu marido, servidor do Poder Executivo do governo do estado do Rio Grande do

www.olaamigos.com.br

Pgina 34 de 41

Sul, foi deslocado, no interesse da administrao, para trabalhar no escritrio de representao mantido na capital federal. Nessa situao, Mrcia no tem direito remoo a pedido, haja vista seu esposo pertencer a outra esfera de governo. 51. (TST 2003) Srgio, aps aprovao em concurso pblico e quatro anos de espera, foi nomeado para o cargo de agente administrativo em determinado rgo federal. Com 22 meses de efetivo exerccio, houve uma reforma administrativa e o referido cargo foi extinto. Nessa situao, Srgio ser posto em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at que seja aproveitado em outro cargo cujas atribuies e vencimentos sejam compatveis com os do cargo anteriormente ocupado. 52. (TST 2003) Em determinada repartio federal, foi aberta sindicncia para apurar indcios de autoria e materialidade de diversas irregularidades. A comisso de sindicncia, em razo de os fatos apurados cominarem suspenso superior a trinta dias, concluiu pela instaurao de processo disciplinar que envolvia os servidores Jorge, Osvaldo e Eduardo. Indignados, esses servidores questionaram veementemente o resultado do procedimento pelo fato de no terem sido ouvidos at aquele momento. Nessa situao, no assiste razo aos servidores, pois a sindicncia medida preparatria para o processo administrativo, no se observando, nessa fase, dado o seu carter inquisitivo, o princpio da ampla defesa. 53. (TST 2003) Mrcio, servidor titular de cargo efetivo federal, atualmente est lotado em uma repartio localizada em Garanhuns PE. Toda a sua famlia reside em Braslia DF. Por essa razo, Mrcio manifestou coordenao de recursos humanos (RH) do rgo de seu exerccio o interesse em ser removido para a capital federal. De acordo com os arquivos do RH, existia uma vaga disponvel em Braslia e outros 25 servidores j haviam manifestado o mesmo interesse de Mrcio. Nessa situao e de acordo com o regime jurdico vigente para a administrao pblica federal, o setor de RH dever promover a remoo do servidor que manifestou interesse, expressamente, h mais tempo. 54- (TST 2003) Considere que um servidor pblico civil da Unio falte ao servio intencionalmente por 31 dias seguidos. Em face dessa situao hipottica, julgue o seguinte item: Dever ser instaurado processo administrativo sumrio visando a apurao do ilcito, sendo possvel a aplicao da pena de demisso. 55. (TCNICO JUDICIRIO-ADMINISTRATIVA TJDFT) Um servidor que tenha tomado posse no dia 10 de novembro de 2006 pode ter gozado o primeiro perodo de frias no perodo de 1. a 30 de dezembro de 2007 e um novo perodo de frias em janeiro de 2008.

www.olaamigos.com.br

Pgina 35 de 41

(TJDFT ANALISTA JUDICIRIO-REA ADMINISTRATIVA) Fbio prestou concurso pblico e foi aprovado (1). Aps ser nomeado (2), tomou posse (3) no cargo e entrou em exerccio (4). Contudo, Fbio prestara tambm um outro concurso pblico e foi chamado a assumir o novo cargo pblico. Aps meditar, Fbio resolveu pedir exonerao (5) do cargo que exercia para assumir o novo cargo, inacumulvel, em outro rgo (6). Tendo por base a narrativa acima, julgue os itens subseqentes. 56. A situao 2 forma de provimento de cargo pblico. 57. A situao 3 s se verificou em decorrncia de, previamente, ter ocorrido a nomeao. 58. As situaes identificadas pelos nmeros 5 e 6 configuram remoo. 59. A situao 4 identifica o efetivo desempenho das atribuies do cargo pblico. 60. Aps a ocorrncia da situao 3, Fbio teria 30 dias para praticar a ao 4. 61. A situao 5 constitui forma de vacncia do cargo pblico 62. (CESPE/TST/Tcnico/2007) A posse o contrato por meio do qual os servidores pblicos vinculam-se ao Estado. 63. (DPU 2007) Ao servidor pblico federal proibido atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro. 64. (MTE-2008) Maria, servidora pblica federal, esposa de Pedro, que foi recentemente aprovado em concurso pblico na esfera federal em localidade distinta do domiclio do casal. Nesse caso, Maria tem direito a ser removida para acompanhar o seu cnjuge. 65. (MTE-2008) Joana, que ocupa determinado cargo em comisso, a substituta legal de Adriana, que ocupa cargo em comisso superior ao de Joana, e que vai gozar frias durante 1 ms. Nesse caso, durante as frias de Adriana, Joana assumir o exerccio dos dois cargos, podendo ainda optar pela remunerao de um deles. 66. (MTE-2008) Paulo no gozou as frias relativas ao ano de 2008 e, em 16 de julho desse mesmo ano, foi exonerado do cargo em comisso que ocupava. Nessa hiptese, Paulo far jus a indenizao relativa ao perodo das frias a que tiver direito e ao incompleto, na proporo de um doze avos por ms de efetivo exerccio de frao superior a 14 dias. 67. (TRF-5/JUIZ/2009) Conforme recente entendimento do STJ, o prazo do estgio probatrio de 24 meses, no tendo sido modificado ante a alterao constitucional que fixou o prazo de 3 anos como requisito objetivo

www.olaamigos.com.br

Pgina 36 de 41

para

obteno

da

estabilidade.

68. (CESPE/TCU/2009) Conforme recente entendimento do STJ, o prazo do estgio probatrio dos servidores pblicos de 24 meses, visto que tal prazo no foi alterado pela Emenda Constitucional n. 19/1998, que trata apenas da estabilidade dos referidos servidores. 69. (ABIN-Oficial de Inteligencia- 2008) A sindicncia investigativa uma fase necessria do processo administrativo disciplinar. 70. (Procurador da Fazenda Nacional - 2005/2006) Em 1981, Joo passou a ocupar, sem prvia aprovao em concurso pblico, um cargo efetivo de auxiliar administrativo, em administrao direta municipal. Em 1985, seu irmo, Toms, passou a ocupar cargo efetivo de fiscal, em autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, tambm sem prvia aprovao em concurso pblico. Levando em conta que a lei no declara tais cargos como de livre exonerao, que ambos permanecem em exercciodesde a data de suas posses, bem assim as disposies de nossa Constituio Federal sobre a matria, correto afirmar que, na atualidade a) Joo e Toms so servidores estveis. b) Joo servidor estvel; Toms, no. c) Toms servidor estvel; Joo, no. d) por terem ingressado no servio pblico sem prvia aprovao em concurso, nenhum dos dois detm estabilidade nos cargos que ocupam. e) no h informaes suficientes, no comando desta questo, para saber se Joo e Toms so servidores estveis. 71. (ABIN- Oficial de Inteligncia- 2008) No mbito do processo administrativo disciplinar, o interrogatrio do acusado ocorre antes da inquirio das testemunhas, e depois da sua citao. 72. (ABIN- Oficial de Inteligncia- 2008) Para o STF, viola o direito constitucional ampla defesa e ao contraditrio a nomeao de defensor dativo no processo administrativo disciplinar que no seja advogado ou formado no curso superior em Cincias Jurdicas (Direito). 73. (CESPE/ANAC/Tcnico/2009) O servidor poder ausentar-se do servio por um dia, para doao de sangue, sem qualquer prejuzo. (ABIN- Agente de Inteligncia-2008) Acerca do regime jurdico dos servidores pblicos, julgue os itens seguintes. 74. A nomeao forma originria de provimento de cargo pblico. 75. O cidado que, tendo sido nomeado para ocupar cargo pblico efetivo no prazo de 30 dias e que, passado esse prazo, no tenha tomado posse, ser exonerado do cargo, para que se possa nomear o prximo candidato.

www.olaamigos.com.br

Pgina 37 de 41

76. Ser reconduzido ao cargo de origem o servidor cuja demisso tenha sido anulada por deciso judicial ou ato administrativo. 77. Aps a abertura de processo administrativo disciplinar, possvel, como medida cautelar, o afastamento, pelo prazo de 60 dias, prorrogvel pelo mesmo prazo, do servidor envolvido, sem prejuzo da sua remunerao, para que este no venha a influir na apurao da irregularidade. 78. Na fase do inqurito, a comisso de processo administrativo disciplinar promover a tomada de depoimentos, acareaes, investigaes e diligncias cabveis, sendo assegurados ao acusado o contraditrio e a ampla defesa. 79. Qualquer pessoa da famlia de servidor falecido poder, a qualquer tempo, requerer a reviso de deciso punitiva que tenha a ele sido aplicada, quando houver fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia ou a inadequao da penalidade aplicada. 80.(TJ-AC NOTRIOS) inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prvia aprovao em concurso pblico destinado ao seu provimento, em cargo que no integra a carreira na qual estava anteriormente investido. 81. (CESPE/TRT-1/Analista/2008) As aes oriundas da discusso de relao de trabalho de servidores pblicos federais, aps a Emenda Constitucional n 45/2004, sero julgadas pela justia trabalhista. 82. (CESPE/TRT-1/Analista/2008) O STF entende que, enquanto no houver a regulamentao do direito de greve para os servidores pblicos, possivel a aplicao, no que couber, da lei que disciplina a matria para empregados privados. 83. (CESPE/TRE-GO/2008) Cargo pblico o lugar dentro da organizao funcional da administrao direta, de suas autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes pblicas que, ocupado por servidor pblico, tem funes e remunerao fixadas em lei ou diploma a ela equivalente. 84. (CESPE/TRE-GO/2008) Os ocupantes de empregos pblicos so designados empregados pblicos, contratados sob o regime da legislao trabalhista, ainda que submetidos a todas as normas constitucionais referentes a requisitos para investidura, acumulao de cargos e vencimentos. 85. (CESPE/TJ-CE/Tcnico/2008) Caso um candidato, aprovado em concurso pblico, esteja realizando tratamento de sade no exterior e, por

www.olaamigos.com.br

Pgina 38 de 41

isso, no possa comparecer ao rgo no dia marcado para a posse, ele poder outorgar procurao pblica a seu irmo com poderes tanto para tomar posse quanto para entrar para exerccio. 86. (CESPE/STJ/Tcnico/2008) A Lei 8.112/90 estabeleceu, para algumas carreiras especficas, denominadas carreiras de Estado, o direito vitaliciedade e inamovibilidade. 87. (CESPE/ANTAQ/2009) A exonerao no se caracteriza como uma penalidade administrativa disciplinar aplicvel aos servidores pblicos. 88. (CESPE/TJ-CE/Tcnico/2008) O pagamento da remunerao referente ao perodo de frias de servidor deve ser realizado at dois dias antes do incio do respectivo perodo. 89. (CESPE/TRT-19/Analista/2009) Conforme entendimento do STJ, sendo o ato de nomeao um ato discricionrio, Snia no teria direito subjetivo nomeao, mas mera expectativa de direito, caso a administrao resolvesse no contratar nenhum dos candidatos aprovados. 90. (CESPE/TRF-1/Juiz/2009) Na hiptese de inexistncia de cargo vago, o servidor sujeito readaptao ser aposentado. 91. (CESPE/TRE-MA/2009) No se exige a realizao de concurso pblico para o exerccio de funo pblica. 92. (CESPE/CETURB/Advogado/2010) Embora a Constituio Federal de 1988 (CF) exija a reserva, por meio de lei, de percentual dos cargos e empregos pblicos para pessoas com deficincia fsica, entendimento do Supremo Tribunal de Justia (STJ) que tal regra no tem aplicao se a incidncia do percentual previsto em lei resultar, no caso concreto, em nmero inferior a um. 93. (CESPE/AGU/Procurador/2010) constitucional o decreto editado por chefe do Poder Executivo de unidade da Federao que determine a exonerao imediata de servidor pblico em estgio probatrio, caso fique comprovada a participao deste na paralisao do servio, a ttulo de greve. 94. (CESPE/OAB/2008.3) Compete justia do trabalho julgar os dissdios relativos ao direito de greve dos servidores pblicos estatutrios da administrao direta, dos das autarquias e dos das fundaes da Unio. 95. (CESPE/MS/Analista/2010) O servidor que responder a processo disciplinar s pode ser exonerado a pedido ou aposentado voluntariamente depois de encerrado o processo e cumprida a penalidade, caso seja aplicada.

www.olaamigos.com.br

Pgina 39 de 41

96. (CESPE/MS/Analista/2010) possvel que o servidor se afaste do exerccio do cargo efetivo, com a respectiva remunerao, para participar de programa de ps-graduao stricto sensu em instituio de ensino superior no pas, desde que haja interesse da administrao e que essa participao no possa ocorrer simultaneamente com o exerccio do cargo ou mediante compensao de horrio. 97. (CESPE/MS/Analista/2010) A autoridade julgadora poder decidir em desconformidade com o relatrio elaborado pela comisso responsvel pela conduo do processo disciplinar quando reput-lo contrrio s provas dos autos. 98. (CESPE/MDS/Agente/2009) A ajuda de custo se vencimento ou provento do servidor para todos os efeitos. incorpora ao

99. (CESPE/MDS/Agente/2009) Ao servidor pblico proibido exercer o comrcio, ainda que na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio. 100. (CESPE/ANAC/Tcnico/2009) No caso de o deslocamento do servidor decorrer de alterao de lotao ou da nomeao para cargo efetivo, ser concedido pela administrao auxlio-moradia. 101. (CESPE/ANTAQ/2009) A redistribuio caracteriza-se quando servidor deslocado de lugar, o que pode ocorrer a pedido ou de ofcio. o

102. (CESPE/ANTAQ/2009) Os cargos pblicos em comisso no podero ser providos segundo as disposies da Consolidao das Leis do Trabalho. 103. (CESPE/STJ/Tcnico/2008) Um servidor pblico ocupante de funo de direo no Ministrio das Comunicaes, ao tirar frias regulamentares, somente receber o adicional de um tero tambm sobre a funo que exerce se fizer solicitao formal nesse sentido ao setor de recursos humanos. 104. (CESPE/TRF-5/Tcnico/2008) A responsabilidade administrativa de servidor acusado ser afastada, caso ele seja absolvido criminalmente por falta de provas. 105. (CESPE/ANAC/Analista/2009) Apenas os brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei podem assumir cargos, empregos e funes pblicas, os quais no so acessveis a estrangeiros. 106. (CESPE/TCE-RN/Assessor/2009) Os servidores da administrao direta e indireta a compreendidas as entidades de direito pblico e privado , so ocupantes de cargos ou empregos. Os cargos so providos por concurso pblico, e os empregos, mediante livre contratao. As funes pblicas,

www.olaamigos.com.br

Pgina 40 de 41

por outro lado, so de livre provimento, cujo preenchimento depende de relaes de confiana. 107. (CESPE/AGU/Procurador/2010) Caso uma enfermeira do Ministrio da Sade ocupe tambm o cargo de professora de enfermagem da Universidade Federal de Gois e, em cada um dos cargos, cumpra o regime de quarenta horas semanais, tal acumulao, segundo o entendimento da AGU, dever ser declarada ilcita. 108. (CESPE/OAB/2008.3) O direito de greve dos servidores pblicos norma de eficcia plena. 109. (CESPE/MS/Analista/2010) O tempo em que o servidor estiver afastado para desempenho de mandato eletivo ser contado somente para efeito de aposentadoria e disponibilidade. 110. (CESPE/MS/Analista/2010) O servidor que ir exercer sua atividade em outro municpio, por motivo de ter sido removido, redistribudo, requisitado, cedido ou posto em exerccio provisrio, ter, no mnimo, dez e, no mximo, trinta dias de prazo, contados da publicao do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuies do cargo, includo nesse prazo o tempo necessrio para o deslocamento para a nova sede.

GABARITO: 1. E 11.E 21.E 31.C 41.E 51.E 61.C 71.E 81.E 91.C 101. E 2.E 12.C 22.C 32.E 42.E 52.C 62.E 72.E 82.C 92.C 102. C 3.C 13.E 23.E 33.C 43.A 53.E 63.C 73.C 83.E 93.E 103. E 4.E 14.C 24.E 34.C 44.C 54.C 64.E 74.C 84.C 94.E 104. E 5.E 15.C 25.E 35.C 45.E 55.C 65.C 75.E 85.E 95.C 105. E 6.E 16.E 26.C 36.E 46.C 56.C 66.C 76.E 86.E 96.C 106. E 7.C 17.E 27.C 37.E 47.A 57.C 67.E 77.C 87.C 97.C 107. C 8.E 18.C 28.E 38.C 48.C 58.E 68.E 78.C 88.C 98.E 108. E 9.C 19.C 29.C 39.D 49.E 59.C 69.E 79.C 89.E 99.E 109. E 10.C 20.C 30.E 40.E 50.E 60.E 70.B 80.C 90.E 100. E 110. C

www.olaamigos.com.br

Pgina 41 de 41

You might also like