You are on page 1of 6

Formas de agrupamento

Quando esperamos pela chegada de qualquer transporte pblico

Quando ns reunimos com os nossos colegas de trabalho Formas de agrupamento Quando participamos numa cerimnia religiosa Reunio com os nossos colegas de trabalho Quando ns reunimos com a nossa famlia para as refeies

Nem todos os agrupamentos de que fazemos parte tm as mesmas caractersticas ou servem os mesmos fins. Poderemos distingui-los em funo da sua estrutura, do tipo de relacionamento entre os seus membros, etc.

Agrupamentos como o clube de futebol, a empresa ou a famlia caracterizam-se por terem sido criados com finalidades bem definidas. Mas para que os seus objectivos definidos sejam alcanados pelos seus membros, cada colectividade explicitar um conjunto de aces a desenvolver, dando origem a papis sociais. Em consequncia, definir-se-o posies prprias ou estatutos de cada indivduo nos agrupamentos ou colectividades.

Essa posio que cada indivduo ocupa no agrupamento deriva, pois, das funes que desempenha e do cargo que nele ocupa, tendo em vista que o agrupamento se constituiu com uma determinada finalidade.

Grupo: situao formal de interaco social Ao conjunto das diferentes posies ocupadas pelos membros das colectividades e da teia de interaces resultantes corresponder uma autntica ordenao onde as partes e o todo se devem ajustar. Estamos, ento, na presena de uma estrutura duradoura. Quando detectarmos esta estrutura nos agrupamentos teremos encontrado um grupo. A estrutura encontrada corresponde a uma situao formal de interaco social.

Um grupo ser uma colectividade estruturada, sendo exemplo de grupos a famlia, a escola, o governo, a colectividade desportiva do nosso bairro, etc.

Logicamente, quando no for possvel encontrar a referida ordenao ou estrutura, teremos apenas colectividades no estruturadas. O conjunto de pessoas que, na rua, se rene volta de um acidente de trnsito ou as pessoas que esperam o autocarro so disso exemplos. Nestes agrupamentos, embora seja possvel identificar a razo da proximidade fsica entre os indivduos, no h entre eles qualquer tipo de relao estruturada.

Grupo social Grupo um conjunto de interaces formais, estruturadas, contnuas entre agentes sociais que desempenham papis recprocos, segundo determinadas normas, interesses e valores sociais para a consecuo de objectivos comuns [Fichter].

Elementos caracterizadores dos grupos

Pode definir-se o grupo, de acordo com Michel Cornaton, como um conjunto de seres humanos com relaes recprocas. Todos os grupos, seja qual for o seu tamanho, compem-se de indivduos que tm em comum: relaes; comunicaes; interaces; uma organizao; interesses; uma finalidade; valores e normas; uma linguagem. Alm disso, o grupo supe uma certa durao, mensurvel num perodo de tempo.

Grupo

O agrupamento tem de ter:

Sistemas de interaces formais

um objectivo a atingir uma organizao um conjunto de papis a desempenhar uma diviso de tarefas entre os seus membros

Com uma estrutura

um sistema de estatutos partilha de elementos culturais (valores, normas, linguagem...) comunicao entre todos os membros ou instncias durao

Os grupos e a sua funo social Se considerarmos os grupos quanto sua funo social, encontraremos, por exemplo, o grupo familiar com o seu trabalho de socializao; o grupo empresa ou a fbrica, executando a sua funo produtiva; o grupo poltico, cujo objectivo a conduo de indivduos para a edificao de determinado modelo de sociedade; o grupo religioso, que chama a si a misso espiritual; o grupo recreativo que, ao fomentar actividades culturais e desportivas, desenvolve nos indivduos os ideais helnicos de mente s em corpo so, etc.

Os grupos e o relacionamento entre os seus membros Outra classificao igualmente importante a que divide os grupos em primrios e secundrios.

Primrio - o grupo primeiro, aquele que mais prximo est de ns, em termos cronolgicos e afectivos. Por isso, o tipo de relacionamento entre os seus elementos informal, ntimo, total. o caso da famlia.

Grupos secundrios - a sua funo , sobretudo, utilitarista. Desse objectivo resulta um tipo de

relacionamento frio, formal, impessoal e segmentrio. o caso dos contactos entre os operrios numa cadeia de montagem em srie.

Podemos, assim, concluir que, se no grupo primrio prevalece o afecto como objectivo, no grupo secundrio impera a eficcia ou o sucesso como finalidade a atingir. Por isso, os grupos primrios e secundrios referem-se a um tipo de relacionamento e no importncia social do grupo. De facto, to importante, em termos sociais, a famlia como a empresa. Grupos primrios e secundrios Grupo primrio aquele que, geralmente, mais restrito, em que o relacionamento entre as pessoas mais espontneo e natural, e em que possvel uma perfeita identificao dos valores culturais bsicos dando origem a uma identificao mtua, ns. O exemplo mais perfeito de grupo primrio , sem dvida, a famlia.

Grupo secundrio aquele em que o relacionamento mais formal sendo, geralmente, formado por um maior nmero de elementos e com finalidades de carcter utilitarista. o caso da empresa, do grupo poltico ou do grupo desportivo, desde que este se destine competio profissional e no simples necessidade de relaxamento ou descontraco aps um dia de trabalho.

O grupo de pertena e o grupo de referncia De uma forma simplificada, podemos afirmar que o facto de um indivduo pertencer ou no a um grupo nos permite distinguir grupos de pertena de grupos de referncia.

Grupos de pertena e de referncia Grupos de pertena so aqueles a que o indivduo se encontra ligado. a famlia, a escola que frequenta, a empresa onde trabalha, o seu clube desportivo, por exemplo. Grupos de referncia so aqueles a que o indivduo, de um modo geral no pertence, mas gostaria de pertencer, por constiturem referncias por si valorizadas. Estes grupos exercem ascendncia sobre os indivduos, incentivando o seu desejo de identificao e pertena. o caso do jetset que representa um grupo ao qual certo tipo de pessoas gostaria de pertencer, levando-as a imitar os seus modelos de comportamento.

Os grupos de referncia so importantes porque os seus valores se constituem como modelo de avaliao dos indivduos. Por ; exemplo, avaliamos o nosso comportamento, a nossa aparncia fsica, os nossos valores, etc., pela sua adequao aos apresentados pelo grupo de referncia, o

grupo-padro. Quanto mais prximos estivermos desses padres, mais prximos estamos (ou julgamos estar) do grupo a que gostaramos de pertencer, o grupo de referncia.

O jetset um grupo de referncia para muitos indivduos com desejo de visibilidade social.

A identificao do indivduo com o seu grupo pode originar fenmenos de rejeio dos indivduos pertencentes a grupos diferentes. Quando a rejeio tem por base a distino de raas estaremos perante o fenmeno social do racismo, de que a xenofobia uma variante.

Grupo de referncia e socializao por antecipao Os indivduos podem tambm aprender a cultura dos grupos aos quais no se encontram directamente ligados. Esta aquisio de cultura de outro grupo (grupo de referncia) seria uma forma de um indivduo, ou um conjunto de indivduos, sair do seu grupo (grupo de pertena) e, simultaneamente, tentar inserir-se no outro. O objectivo deste processo de socializao ser, pois, o de vir a ser reconhecido como membro de outro grupo.

A influncia dos grupos de referncia nos comportamentos dos indivduos pode verificar-se ao nvel da formao de opinies, na determinao de atitudes, na aquisio de representaes, isto , os grupos de referncia constituem verdadeiros modelos culturais a interiorizar neste tipo de socializao.

Socializao por antecipao aquisio de elementos culturais de um grupo a que no se pertence, no intuito de se ser reconhecido como seu membro, chamam os socilogos auto-socializao ou socializao por antecipao.

Este processo de socializao acontece frequentemente e encontra-se, geralmente, associado ao desejo de ascenso social sentido pelos indivduos. Os operrios, por exemplo, ao adoptarem os comportamentos caractersticos da classe mdia, fazem-no na esperana de virem a ser reconhecidos, tambm, como elementos dessa classe. O mesmo se passa com a classe mdia que procura copiar modelos de comportamentos dos estratos socialmente superiores. Comprar bons carros, vestir roupas de marca, passar frias no estrangeiro e aparecer nas revistas cor-de-rosa so alguns comportamentos que a classe mdia evidencia no sentido de ser reconhecida como membro de uma classe superior.

You might also like