You are on page 1of 2

Voo de Fantasia

John Updike Buscando em sua adolescncia as primeiras imagens de um Brasil de carto-postal, o consagrado escritor americano faz um passeio atravs dos estmulos sensuais que o trpico nele fez brotar, e os confronta com a realidade que intuiu quando esteve aqui

No comeo, o Brasil foi cinema para mim: Carmem Miranda, em Entre a Loura e a Morena (1943), silvando e
matraqueando, como um aquecedor a vapor prestes a explodir, sob seu alto turbante cheio de frutas; Z Carioca, com sua ginga de papagaio e sua elegante bengala, correndo de um lado para outro e derramando cinzas de charuto por todo o vistoso cenrio de papelo do desenho animado de Disney Al, Amigos (1943); Bob Hope, Bing Crosby e Dorothy Lamour levando at o Sul suas piadas e canes em A Caminho do Rio (1947); a extraordinria e sombria fbula de Orfeu do Carnaval (1959). Esta ltima, vi-a depois de sair da universidade e muito tempo depois da poltica de boa vizinhana de Franklin Roosevelt ter deixado de estimular Hollywood a produzir a avalanche de bandas de maracs, danarinos de conga e amantes latinos que fascinou minha crdula adolescncia com vises da existncia to mais viva, mais clida, mais despida, mais despreocupada que se levava l na Amrica do Sul, como dizia a cano popular.

Carmem Miranda, silvando e matraqueando, como um aquecedor a vapor prestes a explodir

O Mxico era, evidentemente, nosso vizinho imediato ao sul da fronteira, mas suas imagens estavam matizadas de uma spera melancolia, de um tom de tragdia em que a antiga selvageria asteca se misturava com nossas escaramuas militares naquela terra obsessionada pela morte. Poder-se-ia dizer que os Estados Unidos conheciam o Mxico demasiado bem para romantiz-lo sem reservas. A Amrica Central aquelas pequenas e infelizes repblicas de banana em cujos confusos assuntos nossos fuzileiros navais e nossos flibusteiros no oficiais sentiam-se obrigados a intervir com tamanha frequncia era tambm um tanto real demais, demasiadamente envolvida em nossos interesses materiais de ordem prtica para que pudesse servir-nos de terra do sonho, embora uma contagiante cano dos anos 40 proclamasse que Mangua, na Nicargua, um lugar maravilhoso.

Flutuava o Brasil em seu hemisfrio tropical como um sorridente gmeo nosso

Mas o Brasil ah, o Brasil! J a palavra era mel na boca, borbulhas de champanhe no crebro. Nunca tnhamos
guerreado com o Brasil ou com Portugal por causa dele. A velha contenda anglo-espanhola em prol da supremacia nada tinha a ver com o caso; a uma esplndida distncia geogrfica e histrica, flutuava o Brasil em seu hemisfrio tropical, como um sorridente gmeo nosso. Era tambm um grande pas, rico em minrios e floresta, um cadinho de raas e uma terra de promisso. Tinha a mesma imensidade territorial que possibilitava pr inocentemente de lado os ndios inocentes; a mesma populao fervilhante de ex-escravos; as mesmas fulgurantes metrpoles costeiras. Mas uma fascinante diferena era um Estados Unidos sem Puritanismo, sem contas de calefao a pagar e sem as penosas responsabilidades mundiais de uma superpotncia. Uma vasta fecundidade indolente, um samba perptuo, um Carnaval promscuo e cego para a cor de pele, uma msica constante em que os ritmos africanos embalam em vez de excitar, insinuam-se em vez de agredir eis a nossa imagem do Brasil. Imaginamos babados de cor pastel e frutas reluzentes, bela carne trigueira sob trapos, o verde Amazonas e praias de areia branca.

A imagem persiste: li recentemente como a atriz de cinema Amy Irving


encontrara a felicidade e se libertara das inibies na ptria do seu novo marido, o diretor brasileiro Bruno Barreto. A cultura brasileira operou em mim um a transformao. Mudou a temperatura do meu sangue, mudou minha atitude em relao sexualidade. O Brasil foi para ela um novo nascimento. E, em plano cultural mais elevado, isso no foi tambm verdade no tocante a outra princesa da Amrica do Norte, a poetisa Elizabeth Bishop, que no Brasil se livrou do seu austero eu canadense e se atreveu a saborear, como se fosse a primeira vez, o prazer da vida?

Imaginamos babados cor de pastel e bela carne trigueira sob trapos

Que criancice essa que, enquanto haja um sopro de vida em nossos corpos, estamos decididos a sair correndo pra ver o sol do outro lado? O mais diminuto e verde beija-flor do mundo? No ltimo romance de Edith Wharton, As Bucaneiras, que tem por tema as aventuras conjugais de cinco jovens americanas, uma delas meio brasileira, e outra a v como que envolta numa espcie de nvoa clida, bem diversa da luz seca e fria em que a irm de Nan e as Elmsworths se moviam.

Uma nvoa clida o Brasil continua a ser, para mim, um dos poucos lugares na face da Terra onde os fatos no
atalharam as possibilidades, onde ainda h espao para a imaginao. Pelo menos eu me senti vontade para ali ambientar a ao de um romance, isso aps uma visita de apenas uma semana, no ano passado. Foi sem dvida presuno da minha parte. Deve ser um vexame, para brasileiros ponderados e srios, ver a vida real de sua nao infantilmente travestida em mito benvolo, escondida pelas mscaras e fantasias do Carnaval. Lemos, nos jornais americanos, no apenas sobre o despertar sexual de Amy Irving no Brasil, mas tambm sobre a corrupo nas mais altas esferas, a escalada do crime e da inflao, o assassinato de meninos de rua numerosas indicaes, em suma, de uma economia em crise contnua e de uma sociedade que no consegue cumprir a promessa de sua terra generosa e da generosa ndole do seu povo. No obstante, contemplei do alto de uma sacada, no Rio, a branca meia-lua de praias apinhadas e as montanhas po-de-acar coroadas de verde os cartes-postais so verdadeiros, essas coisas existem. O Carnaval existe: embora eu tivesse chegado tarde demais para ele, a televiso do meu quarto de hotel exibia horas a fio no meio da noite! reprises de sambistas a suar sob seus fardos de penas e prolas falsas, sorrindo de dentes arreganhados, investindo em rodopios atrevidos sobre a lentes das cmaras. Enquanto assistia, impressionado, pensei no duro esforo que no devia ser sambar a noite inteira. O sorridente esgar dos danarinos tinha uma fixidez de exausto. minha volta, todos pareciam estar trabalhando duro, aturdidos por um excesso de obrigaes, forcejando por dar conta do recado. Em Ouro Preto, antes do amanhecer, havia gente montando todo um mercado ao ar livre na praa sob minha janela enquanto eu dormia, e no fim do dia desmontavam-no inteiro. Em So Paulo, estendendo-se at o horizonte, altos edifcios cinzentos falavam de um mundo de luta urbana e de esforo penoso.

Deve ser um vexame ver a vida real de sua nao infantilmente travestida

As pessoas com quem me encontrei movimentavam a roda de um invisvel moinho de gals

As pessoas com quem me encontrei jornalista, editores, fotgrafos estavam sempre correndo, atropelando-se, os
ps a movimentar, um borro indistinto, a roda de um invisvel moinho de gals. Visto do lado de dentro, o cinema do Brasil andava bem mais depressa, bem menos tropicalmente do que eu esperara. Eu tinha a impresso de que as pessoas corrriam cada vez mais rpido para permanecer no mesmo lugar, e nisso tambm o Brasil espelha o meu prprio pas; a competio mundial aumentou o passo e diminuiu as recompensas. Estamos todos apostando corrida com a exausto do planeta pela voracidade de nossa a cada dia mais desesperada espcie. Se eu me tivesse demorado duas semanas em vez de uma, talvez tivesse ficado desencorajado demais, saturado demais pela realidade para poder escrever meu voo de fantasia intitulado Brazil.

You might also like