You are on page 1of 26

O pai na psicanlise

The father in psychoanalysis


Alba Senna* Clara Bar** Marcia Gaspar Gomes*** Margarida Guilhon**** Marylink Kupferberg*****

Resumo: Este artigo resume uma pesquisa dividida em duas partes, que tem como objetivo investigar o to propalado fenmeno designado como declnio da funo paterna, quando os efeitos observados na constituio da subjetividade contempornea so comparados ao sujeito da modernidade. Aberta a discusso desta temtica, o passo inicial da pesquisa investigou essa afirmao cuja circulao no discurso terico psicanaltico traz consequncias importantes para a prtica clnica. Para isso foram traadas as linhas mestras da teoria psicanaltica a respeito da constituio do sujeito. A segunda parte da pesquisa, em andamento, visa contemplar as diversas modalidades de apreenso da realidade pelo infans, desde a sua concepo e chegada ao mundo humano. Palavras-chave: Pai, declnio da funo paterna, constituio do sujeito. Abstract: This paper summarizes a research study divided in two parts. The goal of this study was to investigate the so call phenomenon decline of the paternal role, when the effects observed in the constitution of the self in the contemporary era are compared to the modernity`s self. Faced with the debate of this theme, the initial step of this research investigated this statement, of which theoretical role in psychoanalysis, brings important consequences to clinical practice. For that we drew the principle lines of psychoanalytic theory in regards to the development of self. The second part of this research, currently ongoing, aims at investigating the different modalities of apprehension of reality by infants, from uterine conception until their actual birth. Keywords: Father, decline of the paternal role, subjects constitution. * Psicanalista, Membro Efetivo/CPRJ. ** Psicanalista, Associada ao Frum/CPRJ. *** Psicanalista, Psiquiatra, Membro Efetivo/CPRJ, Integrante do Ncleo de Assistncia Intensiva da Criana Autista e Psictica do Instituto Philippe Pinel - RJ (1995-2000).
**** Psicanalista, Membro Efetivo/CPRJ. ***** Psicanalista, Associado ao Frum/CPRJ, Coordenadora da Pesquisa O Pai na Psicanlise.
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

92 |

PRIMRDIOS PSIcanlISe aPlIcaDa DIfeRenteS fORMaS De cuIDaR

I. Campo semntico do conceito de pai em Freud14

Ur vater
Religio do Pai ASSASSINATO DO PAI (Vatermord) CULPABILIDADE PROIBIO PATERNA IDEALIZAO (Divinizao do pai) INTERDITO RELAO COM O PAI IMAGO PATERNA SUBSTITUTO DO PAI Ligao com o pai (Vaterbindung) COMPLEXO PATERNO (Vaterkomplex) Identificao com o pai (Vateridentifizierung)

Amor

Ambivalncia Castrao Saudade do pai (Vatersehnsucht) AMOR

dio

Assoun, Paul Laurent Fonctions freudiennes du pre. In: Le Pre. Methaphore paternelle et fonction du pre: lInterdit, la Filiation, la Transmission. Editions Denol: Paris, 1989, p. 30.
14

Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

O PaI na PSIcanlISe

| 93

De seu quarto de criana, o menino comea a vislumbrar o mundo exterior e no pode deixar de fazer descobertas que solapam a alta opinio original que tinha sobre o pai e que apressam o desligamento do seu primeiro ideal. Descobre que o pai no mais o mais poderoso, mais sbio e mais rico dos seres, fica insatisfeito com ele, aprende a critic-lo, a avaliar o seu lugar na sociedade; e ento, em regra, faz com que ele pague pesadamente pelo desapontamento que lhe causou. Tudo o que h de admirvel e de indesejvel na nova gerao determinado por esse desligamento do pai (Freud, 1914/1969:268).

Quando se faz referncia ps-modernidade e aos efeitos observados na constituio da subjetividade contempornea, frequentemente ganha destaque o fenmeno designado como o declnio da funo paterna, quando comparado ao perodo moderno, declnio em funo do qual novas formas de constituio da subjetividade e de patologias psquicas seriam forjadas. Uma vez aberta a discusso em torno desta temtica, o passo inicial desta pesquisa teve como objetivo investigar essa afirmao cuja circulao no discurso terico psicanaltico traz conseqncias importantes para a prtica clnica psicanaltica. II. Introduo: o que um pai em psicanlise? Essa interrogao norteou os primeiros passos dessa pesquisa que evidentemente se iniciou com a escrita de Freud. A formulao da questo acerca do que a figura do pai pode designar envolve, desde o incio de seu percurso clnico-terico, uma transformao decisiva com respeito s consideraes at ento preponderantes, centradas numa referncia puramente gentica. Em outras palavras, ao se afastar da concepo de que a reproduo basta para engendrar a paternidade, isto , bastaria ser um genitor para se tornar um pai. Da a necessidade de circunscrever algo, alm do biolgico, que participa da origem do funcionamento psquico. Sendo assim, Freud ultrapassou o biolgico e fundou uma lgica do sujeito, dando um salto em direo explorao da cultura, e rompeu a dicotomia entre natureza e cultura at ento dominante. Simultaneamente trouxe para o primeiro plano de suas investigaes a universalidade do simbolismo da linguagem, a substituio de um objeto por um smbolo ou de uma ao por uma representao simblica, comum a todo
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

94 |

PRIMRDIOS PSIcanlISe aPlIcaDa DIfeRenteS fORMaS De cuIDaR

aquele que vem ao mundo e caminha em direo a aquisio da fala, inaugurando um modo de compreenso acerca das origens do sujeito. Ao transpor o aspecto da procriao, Freud acrescentou algo s evidncias enigmticas do que constitui um pai e uma me concretamente, colocando em pauta o valor irredutvel de uma transmisso simblica, diferente das necessidades fisiolgicas que organizam a famlia biolgica. Mater certissima. Pai incertus lembrava Freud, retomando o adgio jurdico para indicar que do pai, ao contrrio da me, s pode haver indcios no e pelo exerccio de suas funes e apontou ser o vnculo com o pai e a Lei a condio necessria para que uma transmisso simblica se torne possvel, engendrando uma memria e uma historicidade. Constatao muitos anos depois sublinhada por Lacan: (...) na famlia, o Pai (com P maisculo) no o genitor (Lacan, 1974, p. 51). A pergunta, o que um pai, legvel desde os primeiros passos da experincia clnica de Freud, foi sustentada em vrios momentos de sua obra. O complexo de dipo, Totem e tabu, e seu romance secreto O homem Moiss e a Religio Monotesta escrito no final da vida so, sem dvida, entre muitos outros, os trs principais momentos da escrita freudiana sobre o pai. Ao longo destes e de outros textos, apesar de cair em alguns impasses que encaminham novas abordagens, sem que ele jamais abandone as anteriormente descritas, Freud nos fornece elementos para tomarmos o pai como um semblante e uma formao sintomtica. J ao final de sua teorizao, no livro sobre Moiss, o Pai se torna presente explicitamente, como escrita e como sintoma. Trata-se do ponto culminante de suas reflexes bem como o ponto de partida da teoria de Lacan sobre o Pai quando deixa claro que o vnculo transferencial com o Pai e a Lei a condio necessria constituio de uma dvida simblica capaz de tornar possvel uma transmisso. Em resumo, a primeira parte dessa pesquisa se constituiu de uma leitura da obra de Freud, seguindo as pegadas deixadas na construo do que vem a ser um pai para a teoria psicanaltica, nas vrias etapas desenvolvidas em sua construo terica. O passo seguinte foi uma consulta aos seminrios de Lacan que, ao proceder a uma releitura da escrita de Freud, lanou novas luzes sobre os equvocos que desviavam o estudioso do metier psicanaltico com o objetivo de dar destaque s diferenas entre as figuras do pai no social e suas roupagens, e os Nomes do Pai na psicanlise. De acordo com Oliveira (2010), a indagao freudiana acerca do pai e sua funo se encontra profundamente ligada ao carter subversivo da psicanlise e tica que a orienta. As verses do pai ofePrimrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

O PaI na PSIcanlISe

| 95

recidas por Freud e por Lacan apontam a profunda ambigidade que cerca o termo pai, ambigidade que se evidencia tanto na cultura quanto na composio de cada destino singular. A pesquisa vem seguindo seu curso, lanando mo de autores contemporneos, que contribuem fartamente para o enriquecimento do debate, que tratamos de aprofundar e ampliar em direo a questes pertinentes ao tema, questes desenvolvidas durante as discusses do grupo e que trataremos de apresentar ao final da descrio desta primeira fase. Passemos ento ao resumo das etapas percorridas na obra de Freud. III. O pai na teoria freudiana 1900-1910 O pai edipiano
A questo do dipo e a interdio do incesto so impensveis se no houver o pai ou, se preferirmos, a funo do pai (Garcia-Roza, 1995, p. 26).

Na carta 69 a Fliess (Freud, 21/9/1987) Freud confia seu segredo ao amigo. No confia mais na sua Neurtica. Se at ento suas anlises no concludas satisfatoriamente15 o levavam a atribuir atos perversos ao pai do paciente neurtico, a descoberta de que no inconsciente no existia um signo de realidade o impediam de distinguir uma verdade de uma fico afetivamente investida. Sendo assim, a cena de seduo poderia ter sido criada pelo paciente e tomada como fato da realidade externa. Essa hiptese levou Freud a considerar o mundo da fantasia, sempre inconsciente, como um fator essencial da vida psquica, responsvel pela cena de seduo. Estava aberto o caminho para as grandes descobertas sobre o funcionamento e a economia do psiquismo. Abandona sua tese da seduo paterna como traumatismo infantil real, percebido na origem da sintomatologia de suas pacientes histricas. Antes, a seduo traumtica era determinada pelo adulto enquanto, agora, passa ao desejo infantil. A inverso : do adulto para a criana e do real para as fantasias inconscientes que considerava comuns nos indivduos e universal nos neur-

15

Concluir, em 1897, significava remover todos os sintomas apresentados e evitar o surgimento de novos em seu lugar (Mezan, Trama dos conceitos, p. 67).
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

96 |

PRIMRDIOS PSIcanlISe aPlIcaDa DIfeRenteS fORMaS De cuIDaR

ticos (Mezan, 1985, p. 68)16. A partir da, a leitura do drama vivido pelo neurtico leva Freud descoberta necessria da sexualidade infantil, descoberta que o leva a percorrer um longo caminho at chegar a reconhecer a funo estruturante do Complexo de dipo. No obstante a fantasia de seduo histrica passar a ocupar o topo da teoria da neurose, Freud jamais abandonou sua intuio e nunca abriu mo de seu mito do pai primordial. Freud prope uma analogia entre o que encontra na fico e o que acontece na vida psquica dos homens. Faz uso da mitologia de Sfocles para obter uma confirmao de suas hipteses tericas e, em sua explicao do desejo de morte contra os pais17, ele remonta primeira escolha amorosa infantil, supondo haver uma simetria entre meninos que tm a me como primeiro objeto de amor e o pai como rival e meninas que teriam o pai como primeiro objeto de amor e a me como rival. Assim sendo, o primeiro impasse na teoria freudiana sobre o pai pode ser identificado no dipo, tal como formulado em 1900. Nesse primeiro momento de sua teorizao sobre o pai, Freud considera que
a tristeza de um filho pela morte do pai no consegue suprimir sua satisfao por ter finalmente conquistado sua liberdade. Em nossa sociedade de hoje, os pais tendem a se agarrar desesperadamente ao que resta de uma potestas patris familias agora tristemente antiquada (Freud, 1900/1969, p. 284).

Como podemos observar, j em 1900 Freud no s apontava a ambivalncia do infans em relao figura paterna, como j chamava a ateno para a questo da ameaa de perda da autoridade paterna. Cabe notar que a concepo freudiana do dipo de 1900 limita as possibilidades de se pensar numa sada para a sintomatologia causadora de sofrimento psquico. O pai, sendo causa do sofrimento real, culpado. Logo, se a vivncia no for simbolizada pelo infans, no cessa de retornar sob a forma de angstia. Por um lado, essa leitura pode ser profcua ao se comear a pensar o modo de constituio do neurtico, que tambm recortado em outros textos, como Hamlet e Os irmos Karamazov. Mas ela certamente tem limites, na medida em que postula
16

A concluso geral, extrada apos o abandono da teoria da seduo, encontra-se sintetizada na A histria do movimento psicanaltico (Freud, v. 14).

17

Freud, v. 4, captulo V Sonhos Tpicos: Sonhos sobre a morte de pessoas queridas (1900).
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

O PaI na PSIcanlISe

| 97

o assassinato do pai como permitindo o acesso, sem perdas, satisfao pulsional. Mas voltaremos a isso mais adiante. A partir da Freud recorre ao mito de dipo para descrever uma estrutura central na formao psquica, na constituio do sujeito, atribuindo uma compreenso psicanaltica a tragdia de Sfocles. Num primeiro tempo, a questo do pai passa a ser elaborada em torno da substituio da cena de seduo pelo fantasma histrico, isto , em sua funo edpica, o que segundo Michel Silvestre (1991), possibilita entender o Pai como formao do inconsciente, particularmente, o do sujeito histrico, primeiro passo para que se possa tomar o pai como um retorno do recalcado, formulao que ser plenamente desenvolvida no final da obra, sobretudo em Moiss e o monotesmo18. 1910 O pai em Leonardo da Vinci
A psicanlise, que nos ensinou a ntima conexo entre o complexo do pai e a crena em Deus, tem nos mostrado que o Deus pessoal logicamente nada mais do que um pai exaltado e, diariamente, demonstra como jovens pessoas abandonam sua crena religiosa assim que a autoridade do pai no se faz mais presente (Leonardo da Vinci, 1910/1969, p. 98).

A propsito, no belo estudo sobre Leonardo Da Vinci, Freud analisa sua vida e a associa a vrias de suas obras, concentrando-se especialmente na Mona Lisa e na tela SantAnna, a Virgem e o filho (1502-1516). Nessa obra, Freud, em interessante processo de anlise, percebe a presena do abutre, que havia sido registrado nos apontamentos de Da Vinci, como uma recordao de infncia, ao tempo em que tambm entende estarem as relaes de infncia nela representadas: ele prprio, simbolicamente representado na figura da criana, a av (representada por SantAnna), que o criou a partir dos 5 anos de idade, e a me, de quem se separou ainda criana, para ser criado pela famlia do pai. Trs anos antes de criar o mito da fundao das comunidades humanas, da religio (Totem) e da moral (Tabu), sugere pela primeira vez uma ligao entre o complexo paternal e a crena em Deus. Freud aponta a impor18

Para que o pai retorne como um sintoma preciso que tenha havido previamente um recalque.
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

98 |

PRIMRDIOS PSIcanlISe aPlIcaDa DIfeRenteS fORMaS De cuIDaR

tncia dos processos de identificao para a constituio da subjetividade, procurando compreender a homossexualidade a partir das concepes psicanalticas. A tendncia ao recalque do amor do menino pela me possibilita colocar-se em seu lugar, identificando-se com ela e podendo tomar-se a si mesmo por modelo para seus novos objetos de amor. Est dado o passo para a contribuio decisiva do narcisismo aos processos de subjetivao. Alm disso, comea a ser articulada a capacidade de se ter uma crena situao de impotncia e necessidade de amparo do infans. Ao tentar negar seu desamparo, o homem lana mo de crenas em foras semelhantes quelas que o protegiam na infncia. Aps a construo do mito do assassinato do pai (1913), centro da teoria psicanaltica, firmaram-se as bases de elaborao psicanaltica da crena em Deus. A partir de ento, a dor dos desprotegidos ir se tornar o ponto crucial da neurose religiosa. Depreende-se da leitura do ensaio sobre o gnio italiano e da posterior narrativa (1913) sobre o fim do pai da horda, o que ser anunciado adiante em Futuro de uma iluso: a religio uma neurose infantil da humanidade. Freud circunscreve a origem do sentimento religioso ao que se conhece como nostalgia do Pai morto: trata-se de um apelo um grito de socorro contra a castrao e a morte, em um mundo onde a castrao e a morte j esto consumadas, que sempre dirigido ao salvador. Embora a origem do sentimento religioso tenha como piv central a fantasia da proteo do deus-pai, sabe-se que o apelo ao pai pode ser dirigido a qualquer lder poltico, mesmo ateu (1921). Basta que este, em determinadas circunstncias polticas, sustente qualquer utopia de salvao de modo a apaziguar a angstia comum a todos. 1912/13 O pai da horda primitiva: totem e tabu
Provavelmente o carter mais perturbador do texto seja o de apresentar como tese central a idia de que a humanidade surge de um assassinato cometido em conjunto e carrega, como marca do seu mal-estar, a presena persistente do desejo de assassinar. No comeo no era nem o caos nem o verbo, mas o ato; e esse ato foi o assassinato do pai (Garcia-Roza, 1995, p. 26).

Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

O PaI na PSIcanlISe

| 99

Nesse artigo a resposta pergunta o que um pai oferecida atravs de um mito cientfico. Partindo de Darwin, Freud apresentou uma reconstruo histrica dos comeos, isto , uma mtica da cultura, da moral e da religio. Nela afirma que os homens viviam originalmente em hordas, todos sob o domnio de um nico homem todo-poderoso, violento e ciumento, que possua direitos exclusivos sobre todas as mulheres do grupo. Como vimos acima, a intuio primeira a respeito de um Pai perverso na origem da neurose no totalmente abandonada por Freud e retorna com o mito do Pai primordial. Este no o pai edpico, o pai morto, fonte de legalidade e significante da castrao. um pai traumtico, ou melhor, um pai criado na tentativa de dar nome, de representar o irrepresentvel. Em Freud, como mostra Silvestre (1985, p. 14-40), ele vem evocar a presena constante da aspirao satisfao absoluta, fonte permanente de traumatismo. O pai primordial , se se pudesse dizer, um significante inexistente, porque no simblico, do gozo sem lei [49], sem castrao (Costa, 1988, p. 42-52). O mito narra um ato fundador, ato que institui o pai originrio Urvater realizando a Lei fundadora e inconsciente da limitao do gozo (GarciaRoza, 1995, p. 28): o assassinato do pai da horda primitiva por seus filhos que, ao se unirem, o assassinaram e em seguida o devoraram em um banquete totmico, incorporando-o e, ao mesmo tempo,se transformaram em representantes desse pai ideal. As formulaes de Totem e tabu mostram que a morte do Pai no liberou o acesso satisfao pulsional, ao contrrio, intensificou sua interdio. Aps o assassinato, ao se perceberem em estado de abandono e, devido a uma saudade inextinguvel do pai (ungestillten Vatersehnsucht), os filhos criaram um substituto, primeiramente encarnado na figura do totem e posteriormente na figura de Deus, um pai glorificado. O assassinato do pai primevo, afirma Freud (1912-1913/1996), deve ter deixado traos inextinguveis (unvertilgbare Spuren), que permanecem no decorrer do processo de civilizao. Mesmo a supresso (Unterdrckung) mais implacvel deixa atrs de si moes substitutas deformadas. H uma conscincia de culpa criativa (schpferisches Schuldbewutsein) que persiste operando no inconsciente, produzindo preceitos morais e uma necessidade de expiao.
Dessa forma o festim totmico apenas a repetio e a comemorao desse acontecimento fundante da humanidade, ou melhor, da humanizao, dado que o comeo
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

100 |

PRIMRDIOS PSIcanlISe aPlIcaDa DIfeRenteS fORMaS De cuIDaR

da organizao social, das restries morais e da religio (Faria Gabbi Jr.,1991).

Em resumo, o fim da horda primitiva conseqncia da organizao vitoriosa da aliana entre os irmos e marca o advento do Pai, precisamente pela ausncia de um sucessor para o pai da horda Urvarter uma vez que sua morte no deixar sucessor. Devorado e partilhado em refeio totmica, seu lugar permanecer para sempre vazio. Imediatamente aps o assassinato a imagem do Pai foi recalcada e, a partir da, funda-se para os vivos o universal da renncia satisfao pulsional e, simultaneamente, a instalao da figura de um pai simblico. preciso ressaltar que h o assassinato, a eliminao, mas tambm o processo de identificao. H hostilidade, mas tambm, temor e amor. Totem o pai e tabus so as proibies: de matar o pai e de ter relaes com mulheres do mesmo Totem. Todos se unem contra o pai para mat-lo, todos recebem a marca, o legado simblico, mas ningum encarna o pai. Em favor dele todos o incorporam e caber a cada um tomar um trao seu. Assim sendo, a proibio protetora porque vela o impossvel e instaura o desejo. A lei s introduzida a partir da culpa/remorso retorno do amor provocada pelo assassinato. Eis a a condio da cultura: o pai morto a questo da lei; um lugar vazio e ao mesmo tempo um lugar de referncia. Desta forma, em Totem e tabu Freud aponta para o simblico e para a idia de alteridade e a construo dessa narrativa (mito se preferirem) como ato fundante da cultura, constitui o pai na origem do sujeito e da linguagem e revela um saber para sempre limitado pelo Real da origem. Tambm neste momento Freud se pergunta, pela primeira vez, como realizada a transmisso desses traos inextinguveis de uma gerao a outra. Sua resposta aqui de que se trata de uma transmisso biolgica. A herana arcaica transmitida ao longo das geraes, restando como um vestgio atvico, responsvel pelo retorno do recalcado. A hiptese de uma herana arcaica, transmitida geneticamente, ser repensada posteriormente a partir das formulaes de O homem Moiss e a religio monotesta. Veremos, quando abordarmos os escritos de 1938 em diante, que Freud passa a considerar que, uma vez transformado em narrativa, contado e recontado ao longo dos tempos, esse acontecimento adquiriu o valor de uma herana arcaica e o mito do assassinato do pai se conservou como uma verdade histrica (Freud, 1939). Verdade histrica que busca simbolizar as origens da comunidade humana, da moral, das religies e da neurose.
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

O PaI na PSIcanlISe

| 101

1921 O pai e o lder: psicologia das massas Em Psicologia das massas e anlise do eu Freud avana na concepo de alteridade e do Pai com um sentido de chefe ou lder. Ao propor uma apreciao entre psicologia individual e psicologia social, vai concluir que o social est sempre inserido no sujeito. Prope o conceito de libido, fonte energtica das pulses, que operam em tudo o que se relaciona ao amor, e acrescenta que a essncia da alma das massas so as relaes amorosas e os processos de identificao que se tecem nessas relaes. Ao proceder a uma anlise do eixo vertical (com o lder) no contexto das massas artificiais Igreja e Exrcito e das massas naturais, sem lder, no seu estado natural, cujo eixo horizontal, faz um estudo do conceito de identificao. A partir desse texto, o sujeito freudiano ser sempre pensado com o grupo (os outros). Em Psicologia das massas Freud considera a psicologia individual colada (verklebt) psicologia coletiva, o que conduz a uma extenso da leitura do dipo, visto que o sujeito, inserido num tempo e espao cultural, constitudo, na sua formao, pelas marcas de seu tempo. Esta extenso abarca, alm do pai de famlia, todas as lideranas, grupos sociais que circunscrevem a vida do sujeito. Da a importncia do artigo de Freud para a continuidade da pesquisa. 1928 O pai em Dostoivski e o parricdio A partir do romance Os irmos Karamazov, de Dostoivski, Freud (1928/1987) d um passo frente com relao a dipo rei, de Sfocles, e a Hamlet, de Shakespeare, que se manifesta como um saber sobre o gozo, que se torna exposto e situado do lado do pai. So mostradas duas verses do pai: o pai idealizado que aparece, por exemplo, na figura do starez Zosima e o pai degradado, gozador, representado pelo velho Karamazov revelando no somente a figura do pai em seu carter pacificador como tambm mostra a sua face desregulada. Se Dostoivski supe que o pai seja uma exigncia normativa imprescindvel, Freud mostra que o pai no se reduz a uma norma, revelando-o como uma instncia inconsistente, no pacificadora. Mas vai mais longe ao propor que o pai um artifcio, uma construo auxiliar. O que acrescentado a a constatao de que a identificao com o pai constri um lugar permanente para si mesma no eu. Recebida dentro deste e l se estabelecendo como um agente separado, em contraste com o restante do contedo do eu, ao qual dado o nome de Supereu. Como herdeiro da influncia parental, agora internalizada, a ele so atribudas as funes mais importantes.
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

102 |

PRIMRDIOS PSIcanlISe aPlIcaDa DIfeRenteS fORMaS De cuIDaR

Mesmo o destino correspondente para Freud a uma construo auxiliar (Hilfskonstruktion) que se articula ao pai o destino, em ltima instncia, no passa de uma projeo tardia do pai (Freud, 1928/1987, p. 190). Neste texto Freud ressalta o fato de trs das obras-primas da literatura de todos os tempos dipo Rei, de Sfocles; Hamlet, de Shakespeare; e Os Irmos Karamazov, de Dostoivski trataremm da mesma temtica: o parricdio. Todas as trs tm, como motivao para a ao, a rivalidade sexual por uma mulher. Ao colocar Os irmos Karamazov ao lado de dipo rei e de Hamlet, Freud nos reenvia teoria do pai e seus impasses, impasses que ir retomar no estudo que acompanha os ltimos anos de sua vida: Moiss. 1914 1939 A figura do pai nos dois Moiss de Freud 1914 O Moiss de Michelangelo
...nunca uma pea de estaturia me causou impresso mais forte do que ela. Quantas vezes subi os ngremes degraus que levam do desgracioso Corso Cavour solitria piazza em que se ergue a igreja abandonada e tentei suportar o irado desprezo do olhar do heri (Freud, v. 13)!

Freud s aceitou publicar esse texto na Imago em abril de 1914 por insistncia de Abraham e Ferenczi, mas sem a sua assinatura, que s vai aparecer em 1924, quando lanada a primeira publicao das obras completas. A anlise de Freud da escultura do Moiss de Michelangelo, erguida na igreja de San Pietro in Vincoli, em Roma, centrou a discusso sobre se Moiss irado estaria prestes a quebrar as Tbuas da Lei ou, ao contrrio, a preserv-las, tentando inferir quais poderiam ter sido, na inteno do artista, os movimentos propostos pela posio da esttua. Em sua inrcia majestosa indicava, por um lado, algo referente perenidade e, por outro, uma ao passageira. Ao analisar os detalhes, ressaltando o aparentemente insignificante, tal como procederia num processo analtico, Freud fez incidir sua interpretao sobre a relao da mo direita de Moiss com a barba e com a posio das Tbuas da Lei. Concluiu que o movimento imediatamente anterior de Moiss, na inteno do autor, depreendido da esttua, era no sentido de evitar que as Tbuas da Lei cassem e se despedaassem em decorrncia do movimento brusco, precipitado, diante da indignao colrica que o assomou pela infmia da massa,
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

O PaI na PSIcanlISe

| 103

que voltara a adorar seus dolos. Para Freud, a esttua retrata a calma de Moiss sobrevinda aps a tempestade. Do livro dos sonhos at o seu Moiss e o monotesmo, passando por Totem e tabu, podemos ler em todo o percurso de sua elaborao terica uma relao entre sua prpria histria e a de seus ancestrais na sua busca de uma elucidao para o enigma paterno. Segundo alguns autores, o encontro de Freud com o Moiss de Michelangelo aconteceu num momento em que o prprio Freud estava irado frente aos rumos que tomava o movimento psicanaltico em conseqncia das diferenas tericas entre ele, Adler, Steckel e Jung ; a outra leitura a de que se sentiria frente ao olhar do pai que lhe estaria a exigir fidelidade histria sagrada do seu povo, representada pela Bblia de Philippsohn, que dele recebeu de presente por duas vezes e cuja dedicatria era um chamamento a que Freud reconhecesse no saber do seu povo o saber sobre a Lei de Deus, do Pai uma sabedoria maior do que a adquirida por meio da Cincia. Moiss trouxe as Tbuas da Lei por duas vezes, testemunho de uma nova aliana com seu povo. Freud trouxe uma nova cincia que lhe permitiu, inclusive, interpretar as intenes de Michelangelo, afirmando a seu respeito que havia ousado, em nome da Arte, modificar o tema da Tor, quebrada de acordo com a Histria Sagrada e mantida intacta pelo artista. Segundo a interpretao de Freud, Michelangelo impediu que a ira de Moiss o levasse a quebrar as Tbuas da Lei, o fez avanar em espiritualidade, a fim de preserv-las. O limite entre a animalidade colrica, que se expressa como paixo humana, e sua conteno, em funo de um propsito relacionado a uma causa superior de Freud, permitiu-lhe indicar o sublime no humano. Com isto, diz-nos Freud, Michelangelo acrescentou algo novo e sobrehumano figura de Moiss, e a enorme massa corporal e a prodigiosa musculatura da esttua so unicamente um meio somtico de expresso da mais alta realizao psquica possvel a um ser humano, que a do domnio das prprias paixes em benefcio de uma causa a que se consagrou. Em Moiss de Michelangelo aparece um Moiss mais impedido desse ato de destruio e protetor da lei. 1927 O pai do humor Freud aborda o tema anteriormente estudado como chiste (1905) luz da nova representao estrutural do aparelho psquico, da segunda tpica, trazendo aspectos metapsicolgicos novos nas ltimas pginas do artigo no qual,
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

104 |

PRIMRDIOS PSIcanlISe aPlIcaDa DIfeRenteS fORMaS De cuIDaR

pela primeira vez, o Supereu apresentado num estado de esprito afvel. Diferente do prazer obtido do cmico ou do chiste, no humor o supereu se afasta da realidade penosa e oferece ao eu ou aos outros uma iluso que o libera do sofrimento. Enquanto o chiste equivale a uma colaborao do inconsciente feita ao cmico, no humor a contribuio tem origem no Supereu. Este, que geralmente se revela severo, se torna condescendente garantindo o prazer do Eu. A operao realizada pelo humorista consiste em tratar seu eu desamparado como um adulto trata as aflies triviais de uma criana, o que s pode ocorrer se o humorista tiver sucesso em identificar-se at certo ponto com o pai 19 (Freud, 1927, p. 191); o bastante para promover a iluso criativa, prpria dos processos sublimatrios; mas, no a ponto de caracterizar a identificao narcsica com o pai onipotente, que ilusoriamente garantiria a imortalidade para o ego ameaado de extino (Kupermann, 2002). Ainda segundo este autor, a identificao parcial com o pai, da maneira como se d no humor, oferece os instrumentos para a elaborao da noo de identificao sublimatria como uma modalidade identificatria, que incita o sujeito experincia de desterritorializao egica e ao enriquecimento ertico da sua existncia. O humor combate as modalidades de opresso massificadora e de idealizao, podendo promover comunho e criar laos identificatrios no sentido em que o fazem os processos criativos sublimatrios que, como no caso da criao artstica, fomentam a unidade cultural, proporcionando aos sujeitos a ocasio para a partilha de experincias emocionais altamente valorizadas (Freud, 1927a, p. 25). Ento pela via do humor que Freud vai trazer a idia de Pai atravs do Supereu, herdeiro do Complexo de dipo, mas num lugar menos severo, mais benevolente, um pai que compartilha a falibilidade e o desamparo do filho, um supereu que entra como uma defesa do narcisismo, no apenas de forma legiferante mas tambm doadora. Um Supereu que consola o eu intimidado e o protege das ameaas e perigos que o desamparo traz consigo, funo que confirma sua origem no agente paterno. 1939 O homem Moiss e a religio monotesta O homem Moiss e a religio monotesta (1934-1938/1987) pode ser considerado o terceiro e ltimo momento da teorizao sobre o Pai, que nele apa19

(...) gewissermaen in die Vateridentifizierung begebe (...) (Freud, 1972, p. 386).


Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

O PaI na PSIcanlISe

| 105

rece como sintoma e como escrita. Freud constri esse texto de forma a enlaar dois domnios radicalmente heterogneos: o de Jav, um demnio sinistro e sedento de sangue, e o de Aten, o deus de Akhenaten (Balms, 1997). Do enlaamento desses dois deuses, dessa operao textual, surge Deus-Pai como nico que continua, desde ento, operando com uma fora irredutvel. Essa construo textual pretende dar conta de como a influncia do monotesmo, cuja origem repousa sobre um estrangeiro, Moiss, entrou em operao, engendrando o monotesmo judaico. Freud se surpreende com o fato de que certos preceitos da tradio no se enfraquecem com o passar do tempo, mas antes tornam-se mais poderosos, exercendo influncia sobre o pensamento e as aes de um povo. Apesar da idia de alteridade j ter sido bastante desenvolvida em Psicologia das massas, ela reforada atravs do aparecimento da idia do Pai como um estrangeiro, aquele que veio de fora: Moiss egpcio. A escrita deste texto realizada por Freud num campo de afetao, pressionado pela segunda guerra mundial e pelo anti-semitismo que ameaa o destino dos judeus, encaminhando o centro de sua reflexo em torno da temtica da tradio judaica. Moiss era um derrotado e assassinado. Mais uma vez se trata de um Pai morto, marcado pela ausncia, tal como aparece em Totem e tabu. Podemos considerar que a figura do Pai Morto em Totem e tabu est para a primeira tpica assim como a figura do Pai em Moiss est para a segunda tpica freudiana. A redescrio da primeira teoria pulsional com a introduo da dualidade pulso de vida X pulso de morte, criando uma segunda teoria pulsional, introduz uma releitura da teoria psicanaltica da cultura, apoiada na teoria do trauma e na constituio da tradio (Kupferberg, 2003). O Pai passa a aparecer ento como o smbolo da ausncia, do morto e ao mesmo tempo do estrangeiro. Para sair do mbito materno preciso conceber a idia de estar frente a um estrangeiro. Como ltima elaborao, o pai que surge em Moiss e o monotesmo fornece o modelo terico da funo paterna na doutrina freudiana. A intransigente proibio monotesta de representar Deus em imagem, talvez como nova medida contra abusos mgicos (Freud, 1939[1943-38]: 135) o Deus de Moiss no teria nome nem semblante -, significou um passo criador que transpe a idia de nostalgias sensoriais. Moiss escolhe seu povo, mas este o mata e o institui enquanto pai. Ou seja, os filhos escolhem ser filhos de tal pai. Freud escreve que esta escolha s possvel graas prevalncia do intelecto sobre os sentidos, para os quais s a maternidade cognoscvel e revestida de importncia. Tal fato significou subordinar a percepo
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

106 |

PRIMRDIOS PSIcanlISe aPlIcaDa DIfeRenteS fORMaS De cuIDaR

dos sentidos a uma idia abstrata; foi um triunfo da Geistigkeit (palavra que designa tanto intelectualidade quanto espiritualidade) sobre a sensualidade (ibid). Um avano em intelectualidade consiste, assim, em decidir contra a percepo sensria direta, em favor do que conhecido como processos intelectuais superiores: lembranas, reflexes e inferncias. Isso significa que no lugar da percepo sensvel surge um investimento no pensamento e na linguagem. Este triunfo da intelectualidade, estritamente falando, produziu um efeito profundo: uma renncia satisfao pulsional direta com todas as suas conseqncias psicolgicas necessrias (op.cit.) e, indiscutivelmente, representou um dos mais importantes estgios no caminho da hominizao, isto , um avano (da me terra para o pai esprito) em civilizao. O apagamento dos traos dos acontecimentos ligados histria de Moiss foi impresso no prprio texto bblico, permitindo a sua leitura. Conforme aponta Solal Rabinovitch (1997), com a construo do Moiss Freud faz funcionar o intervalo entre a palavra e a escrita, no qual viu operar a falsificao da letra bblica e onde situa o segundo assassinato como colocao em ato (Agieren) do assassinato primevo. O segundo assassinato, o de Moiss, ir sustentar, de acordo com Freud, o desmentido (Verleugnung) do assassinato primevo, a atuao (Agieren) aparecendo no lugar da rememorao. Essa concepo de escrita presente no texto em questo mostra, portanto, a letra, na medida em que ela se escreve com o apagamento dos traos. O texto bblico deformara, por exemplo, o fato de que o costume da circunciso se originara no Egito, sendo, pois, a marca da origem estrangeira (egpcia) do monotesmo, marca inscrita no corpo, da origem que fora desmentida. O saber escrito com a deformao (Entstellung) do texto, com suas lacunas e omisses. A deformao do texto abre espao para Jav, glorificando-o, levando-o a receber ento, injustamente, as honras que, segundo Freud, deveriam ser atribudas a Moiss. Nesse sentido, Freud opera a escrita de uma fratura, incluindo algo de estrangeiro, de estranho, no monotesmo e, dessa forma, mantm a ambigidade do Pai. Para Rabinovitch (1997), o desmentido (Verleugnung) do assassinato primevo, ao se fixar na letra do texto, funda o real desse assassinato. Essa seria uma forma de resposta pergunta de Freud sobre a transmisso, feita pela primeira vez em 1912, quando redigiu Totem e tabu. A herana arcaica que acompanha a lei fora preservada como escritura, transmitindo-se pela letra. Agora (1938), de acordo com a nova causalidade instaurada por Freud, tornase possvel presumir que do saber escrito, saber deformado, que se destaca, no a posteriori, o assassinato como anterior. No se trata, portanto, de rastrear
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

O PaI na PSIcanlISe

| 107

as pistas de uma verdade a ser reencontrada. Mas uma vez suspenso o recalque (ou seria a recusa como afirma Rabinovitch?), retornam as lembranas e, a partir de ento, A obrigao de lembrar o penhor da transmisso.20 Caminhando para uma concluso, ainda que provisria, consideramos que a construo freudiana se efetua sob o signo da dualidade, a saber: dois povos, dois reinos, dois nomes; duas fundaes de religio, dois fundadores, duas mortes do Pai (Totem e tabu [1912/1913] e Moiss [1938]). O que Freud aqui acrescenta concepo psicanaltica do Pai pode ser considerado como coincidente com o ponto final da inveno da Psicanlise. Moiss no pode ser considerado como um texto marginal, nem tampouco se presta a ser redutvel a uma aplicao da Psicanlise histria das religies. O esforo de Freud, suas dvidas, dificuldades e hesitaes, a retomada em forma de sntese de uma teoria desenvolvida ao longo de 50 anos, bem como o momento histrico que atravessou a rdua tarefa que significou a escrita deste texto, destacam sua importncia para a transmisso na e da Psicanlise. IV. O pai em Lacan o(s) nome(s) do pai
no nome do pai que devemos reconhecer o suporte da funo simblica que, desde a aurora dos tempos histricos, identifica sua pessoa figura da lei. (Discurso de Roma Lacan, Escritos, op. cit., p. 278).

Em toda sua obra Lacan recorre ao conceito Nome-do-Pai. Em francs les Noms du Pre tem o significado de nomes do pai. Lacan lana mo da homofonia les Noms du Pre, os nos do pai e Les non-dpeserrent, onde vai jogar com os significante das palavras. Aqui vai significar Os no-tolos erram. Lacan extrai das formulaes freudianas que o Pai, como funo simblica, um organizador da pulso e uma necessidade lgica. Desse ponto de vista, o pai da horda o referente imediato daquilo que designou como sendo o pai imaginrio, um pai que cria a lei, mas paradoxalmente faz exceo a ela; o pai morto se converte em pai simblico, um pai que introduz os filhos no campo da lei, conduzindo-os a encontrar seu prprio lugar na constelao familiar, marcados desde ento pela limitao e pela contingncia. Lacan diz: O assassinato
20

Fuks, B., A Vocao do exlio, Psicanlise e Judasmo, p. 234-235.


Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

108 |

PRIMRDIOS PSIcanlISe aPlIcaDa DIfeRenteS fORMaS De cuIDaR

do pai significa, justamente, que no se pode mat-lo. Ele j est morto desde sempre (...). Mas, vejam, resta o Nome-do-Pai e tudo gira em torno disso (Lacan, 1968-1969/2006, p. 149). Se de um lado verificamos com Freud uma supervalorizao da figura do pai, de outro, a contribuio introduzida por Lacan nos permite pensar o declnio da imago paterna no mundo contemporneo, sem com isso desconsiderar os efeitos de sua presena. Ao servir-se do gesto freudiano, Lacan ir nos apontar que a releitura do pai no poderia ser seno simblica. Por este vis, o dipo, o Assassinato do Pai e Moiss seriam construes mticas para romancear a impotncia da funo paterna frente ao excesso pulsional. Tais alegorias vem demonstrar um paradoxo: ao mesmo tempo em que a metfora paterna tem como funo barrar o gozo, o empuxo ao gozo, sempre presente atravs da compulso repetio, tenta se manter atravs da reatualizao de apelos funo paterna. Sabemos que para Lacan o Inconsciente estruturado enquanto linguagem. Mas o que vem a ser isso? Lacan toma emprestado da lingstica de Sausurre os conceitos de significado e significante. Para um significante vrios significados podem se alocar. Como iro aparecer estes significantes, condio necessria para a emergncia do sujeito. Atravs da palavra. E esta s vai advir quando houver a entrada do primeiro significante que o Nome-do-Pai. Este significante Nomedo-Pai nada mais do que um terceiro intruso. Ele impe a alteridade, isto , a diferena entre a me e o beb. Ele o significante mestre (S1) que vai barrar o desejo da me pelo seu beb e vai substituir esta falta, a hincia deixada em ambos. Como ele entra num lugar de substituio, vai ser tambm chamado de Metfora Paterna. Lembremos que metfora o efeito de substitutos de um significante por um outro na cadeia. Lacan vai dizer: a metfora que substitui este Nome no lugar primeiramente simbolizado pela operao da ausncia da me (Conte, 1993). Em outras palavras, a me, possuidora de desejo, abre caminho para que seu beb inicie seu processo de individuao. Na dialtica do ser/ter (falo) at chegar a um processo de simbolizao, o sujeito, no momento da entrada no dipo, negocia com uma conjuno de desejo e falta. O dipo em Lacan No primeiro tempo, me-beb formam uma unidade narcsica. Entrelaados, me-beb conferem um ao outro a iluso de sua perfeio.
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

O PaI na PSIcanlISe

| 109

No segundo tempo, tempo da castrao, o beb confrontado com a ausncia/presena do Outro materno. Percebe-se como no sendo o falo materno. Agora, marcados pela falta, opera-se a separao entre me e beb. Para onde se volta o olhar desejante da me? O terceiro tempo quando o beb efetivamente frustrado de sua me, a qual, pela intruso paterna, privada do seu beb falicamente investido. A se d a introduo da lei. A proibio de dormir com a me e, simultaneamente, a permisso de dormir com qualquer outra mulher. O pai aqui aparece como operador da castrao simblica. ao mesmo tempo aquele que probe e tambm aquele que possibilita a abertura para novos caminhos. o que vai levar o sujeito a fazer a passagem da natureza para a cultura. A submisso s leis do significante Nome-do-Pai, a partir da interdio do incesto, introduz o sujeito na cultura. o Nome-do-Pai ou Metfora Paterna que instaura a linguagem. Para Lacan a constituio do sujeito est marcada por dois momentos importantes. Um primeiro momento, ao que ele chamou de Estdio do Espelho, onde o beb ao ver atravs do olhar da me refletida sua imagem, se reconhece e se aliena nesta imagem. Onde havia apenas uma sensao de corpo despedaado, se d uma unificao de seu eu. Este o momento do registro do Imaginrio, onde se d a entrada do outro. Diz Lacan:
A assuno jubilatria de sua imagem especular por esse ser ainda mergulhado na impotncia motora e na dependncia da amamentao, que o filhote do homem neste estgio de infans, parecer-nos- pois manifestar, numa situao exemplar, a matriz simblica em que o [eu] se precipita numa forma primordial, antes de se objetivar na dialtica da identificao com o outro e antes que a linguagem lhe restitua, no universal, sua funo de sujeito (Lacan, p. 92).

Um segundo momento quando se d o aparecimento da linguagem. H um endereamento do beb ao Outro Materno, endereamento cujo registro simblico, condio de possibilidade de estruturao do Inconsciente. Antes de nascer, um beb banhado pela linguagem e ocupa um lugar no desejo inconsciente dos pais. Antes de falar falado. Ento, diz Lacan, ao enfatizar a conceituao freudiana, o pai no enPrimrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

110 |

PRIMRDIOS PSIcanlISe aPlIcaDa DIfeRenteS fORMaS De cuIDaR

tra como Pnis, entra como Nome. Sendo assim introduz uma dimenso simblica, o significante, termo que permite a funo simblica. A equao seria ento: pnis = falo = significante da falta = operao de castrao simblica = Nome do Pai (Jerusalinsky, 2002, p. 81). Cientes que haveria muito a acrescentar sobre a teoria lacaniana para os nossos objetivos, fizemos um recorte que nos permite extrair o essencial para este momento da pesquisa. E, sendo assim, no podemos deixar de mencionar que o registro do Real, onde vai aparecer o conceito de gozo, pode prevalecer sobre os demais. Basta, para isso, que a me faa do seu beb seu eterno falo.

Proposta de realizao da parte II da pesquisa


O infantil na investigao psicanaltica: a criana no adulto
Quando passamos de uma certa idade, a alma da criana que fomos e as almas dos mortos, dos quais brotamos, vem nos ofertar seus bens e seus feitios (Proust, Em busca do tempo perdido). (...) Tambm no pretendo que o prprio Freud esteja de acordo com tudo que eu publico. Ele no mediu suas palavras quando lhe pedi opinio. Mas logo acrescentou que o futuro poderia, sob certos aspectos, me dar razo e nem ele, nem eu imaginamos interromper nossa colaborao em funo dessas diferenas relativas ao mtodo e teoria; mas, no que concerne aos princpios de base mais importantes da Psicanlise, estamos perfeitamente de acordo (Ferenczi, 1931:334).

Ao decidirmos pela continuao da pesquisa sobre o Pai na Psicanlise, optamos por enfocar as diversas modalidades de apreenso da realidade pelo infans, a partir do momento de sua concepo e chegada ao mundo humano. As linhas mestras do pensamento psicanaltico a respeito da constituio do sujeito foram traadas. Elas sero seguidas, sem a necessidade de repetir aqui toda a teoria que criou o complexo de dipo, a partir do mito,
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

O PaI na PSIcanlISe

| 111

considerando que, para Freud, justamente a sujeio do ser humano ao Outro, devido a sua condio de prematuridade e pulsionalidade (konstant Kraft), que se situa no cerne mesmo de sua humanizao. A genealogia do sujeito se apia na construo de um aparelho psquico, constitudo na e pela linguagem, a partir da relao com outro sujeito. Sustenta-se em dois pilares mticos: o assassinato do pai primevo (1912-1913) e o complexo de dipo (1910), descobertos por Freud na anlise de seus pacientes e na sua autoanlise (1897), a partir da metapsicologia dos sonhos (1900). Ambos remetem tanto cena individual quanto cena coletiva e tambm, a partir de uma leitura que, sem dvida, deve ao estruturalismo de Lacan a suposio de que o sujeito articulado por estruturas simblicas que o precedem, o determinam e o transcendem. Uma vez que a universalidade do simbolismo da linguagem, isto , a substituio de um objeto por um smbolo ou de uma ao por uma representao simblica, comum a todo aquele que vem ao mundo e caminha em direo aquisio da fala o que se repete a cada gerao reconhecida, est garantida a entrada do indivduo na cultura. Uma cultura constituda em um espao e uma temporalidade (ritmo e intensidade). Em outras palavras, levando-se em conta os diferentes registros, em que a problemtica da genealogia do sujeito pode ser abordada na teoria freudiana, pode-se dizer resumidamente que o sujeito freudiano se funda em uma estrutura que o pr-determina, sendo constitudo por uma rede de relaes que o antecedem e o ultrapassam. Rede esta que determinante de um movimento constante, um devir. A condio de possibilidade desta estruturao pr-subjetiva remete justamente para o campo do arcaico, ao passo que a hiptese filogentica, enquanto formulao terica, parece ser uma maneira de buscar a materializao desta concepo. O arcaico e a hiptese filogentica fazem referncia, em primeiro lugar, proximidade e estreita colaborao entre Freud e o psicanalista hngaro Sndor Ferenczi, que se encontra amplamente documentada na rica correspondncia entre os dois psicanalistas (1909-1933), colaborao que ser a base terica desta segunda parte da pesquisa. J em 191421 Freud mostra ser o infans depositrio, servidor e herdeiro dos sonhos e dos desejos no realizados de seus antecessores, sendo esta projeo parental dos ideais narcsicos, simultaneamente, a violncia que o aliena
21

Introduo ao narcisismo, 1914.


Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

112 |

PRIMRDIOS PSIcanlISe aPlIcaDa DIfeRenteS fORMaS De cuIDaR

e a condio mesma de sua constituio como sujeito. Todo filho investido narcisicamente pelo casal parental, que nele projeta seu prprio Ideal de Eu leiam-se valores, desejos e sonhos. Sabemos desde ento que o Supereu se constitui a partir do modelo de Supereu dos pais e no do modelo dos pais22. Isso significa que cada gerao herda da gerao anterior os valores herdados por aquela, formando-se uma cadeia ininterrupta que veicula crenas, valores e desejos inconscientes de gerao em gerao. Freud considerou que pela via das identificaes que se d a transmisso, tema que desenvolve mais amplamente em Luto e melancolia (1915), Psicologia de grupo e anlise do eu (1921), O eu e o isso (1923) e no Mal-estar na cultura (1929). Mecanismo fundamental na constituio do sujeito, especialmente na estruturao do Eu e do Supereu, traduz o peso determinante da cultura e da herana nesta constituio. o conceito de identificao, que integra as figuras do corpo, da alteridade e da cultura, instrumento conceitual necessrio como guia para a pesquisa da filiao e de seu correlato, a transmisso e seus destinos, merecendo um destaque especial. A instalao do Supereu pode ser classificada como um exemplo bemsucedido de identificao com a instncia parental (Freud, 1932). Erigido dentro do Eu, constitudo a partir da incorporao das coeres impostas pelo mundo externo s sucessivas geraes, o Supereu descreve uma relao estrutural que se institui como herdeira dos vnculos afetivos da infncia, englobados no complexo de dipo. Esta funo do Supereu garante, como j vimos, uma leitura da transmisso entre as geraes, apoiada no segundo mito destacado por Freud: o complexo de dipo, j mencionado como um dos pilares que sustentam a constituio do sujeito em psicanlise. As vicissitudes da apreenso desse legado pelo infans e o modo como este constri a realidade sero aqui analisadas, na tentativa da construo de hipteses a respeito da constituio subjetiva na contemporaneidade, em comparao com a que nos foi ofertada por Freud e Ferenczi no final do sculo XIX e sculo XX. A investigao da abordagem da criana (infans) e da criana no adulto (Ferenczi) realizada por esses autores, nos permite demonstrar que a concepo terica da constituio psquica no se alterou do ponto de vista da psicanlise. As contingncias e o contexto hospedeiro do novo infans que precisa ser considerado, pesquisado e atualizado.
22

Cf. Freud. In: Novas Conferncias Introdutrias (1932: 72), Esboo de psicanlise (1938: 236).
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

O PaI na PSIcanlISe

| 113

Alba Senna Rua Marques de So Vicente, 250 Gvea-Rio de Janeiro-RJ fone: (21) 2294-2899 22450-040 e-mail: albasenna@uol.com.br Marcia Gaspar Gomes Rua Marques de So Vicente, 250 Gvea-Rio de Janeiro-RJ fone: (21) 2294-2899 22451-040 e-mail: gaspargomesmarcia@gmail.com

Clara Bar Rua Henrique Dumont, 152/101 Ipanema-Rio de Janeiro-RJ fone: (21) 2294-9285 22410-060 e-mail: clarabar@globo.com Margarida Guilhon Rua Visconde de Piraj, 82/409 Ipanema-Rio de Janeiro-RJ fone: (21) 2522-2571 22410-003 e-mail: eguilhon@centroin.com.br

Marylink Kupferberg Rua Jardim Botnico 635/905 Jardim Botnico-Rio de Janeiro-RJ fone: (21) 2239-0031 22470-050 e-mail: marykz@uol.com.br

Referncias
ANZIER, Didier. A auto-anlise de Freud e a descoberta da psicanlise. Porto Alegre: Artes Mdica, 1989. BIRMAN, Joel. Erotismo, desamparo e feminilidade. In:______. Cartografias do feminino. So Paulo: Editora 34, 1999. p. 17-58. BRUNNER, Jose. Oedipus politicus: o paradigma freudiano das relaes sociais. In: ROTH, M. S. (Org.). Freud, conflito e cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. p. 76-86. CONTE, C. Metfora paterna, em legado freudiano: elementos para uma enciclopdia da psicanlise, sob a direo de Kaufmann, P. Paris: Bordas, 1993. DOR, Jol. O pai e sua funo em psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995. (Coleo transmisso da psicanlise, v. 23). FERENCZI, Sndor. (1931). Anlise de crianas com adultos. In: BIRMAN, Joel. Sndor Ferenczi: escritos psicanalticos 1909-1933. Rio de Janeiro: Taurus, 1988. p. 333-346. FREUD, Sigmund; BREUER, Joseph. (1893). Sobre o mecanismo psquico dos fenmePrimrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

114 |

PRIMRDIOS PSIcanlISe aPlIcaDa DIfeRenteS fORMaS De cuIDaR

nos histricos: comunicao preliminar. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, v. 2). ______. (1894). As neuropsicoses de defesa. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (ESB, v. 3). ______. (1895[1894]). Obsesses e fobias: seu mecanismo psquico e sua etiologia. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (ESB, v. 3). ______. (1895[1894]). Sobre os fundamentos para destacar da neurastenia uma sndrome especfica denominada neurose de angstia. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (ESB, v. 3). ______. (1895). Resposta s crticas a meu artigo sobre a neurose de angstia. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (ESB, v. 3). ______. (1896). A hereditariedade e a etiologia das neuroses. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (ESB, v. 3). ______. (1896). Observaes adicionais sobre as neuropsicoses de defesa. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (ESB, v. 3). ______. (1896). A etiologia da histeria. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (ESB, v. 3). ______. (1897). Sinopses dos escritos cientficos do Dr. Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (ESB, v. 3). ______. (1898). O mecanismo psquico do esquecimento. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (ESB, v. 3). ______. (1899). Lembranas encobridoras. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (ESB, v. 3). ______. (1900). A interpretao dos sonhos. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (ESB, v. 4). ______. (1900). A interpretao dos sonhos. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (ESB, v. 5). ______. (1905). Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (ESB, v. 7). ______. (1905). Os chistes e sua relao com o inconsciente. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (ESB, v. 8). ______. (1909). Anlise de uma fobia em um menino de cinco anos. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (ESB, v. 10). ______. (1909). Notas sobre um caso de neurose obsessiva. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (ESB, v. 10). ______. (1910). Leonardo da Vinci e uma lembrana de sua infncia. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (ESB, v. 11). ______. (1912-1914). Totem e tabu. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (ESB, v. 13). ______. (1913). O interesse cientfico da psicanlise. Rio de Janeiro: Imago, 1980. (ESB, v. 13). ______. (1914). Algumas reflexes sobre a psicologia do escolar. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (ESB, v. 13).
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

O PaI na PSIcanlISe

| 115

______. (1914). O Moiss de Michelangelo. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (ESB, v. 13). ______. (1920). Alm do princpio do prazer. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (ESB, v. 18). ______. (1921). Psicologia de grupo e a anlise do ego. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (ESB, v. 18). ______. (1923) O ego e o id. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (ESB, v. 19). ______. (1926 [1925]). Inibies, sintomas e ansiedade. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (ESB, v. 20). ______. (1926). A questo da anlise leiga. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (ESB, v. 20). ______. (1927). O Futuro de uma Iluso. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (ESB, v. 21). ______. (1928 [1927]). Dostoivsky e o parricdio. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (ESB, v. 21). ______. (1930 [1929]). O mal-estar na civilizao. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (ESB, v. 21). ______. (1937). Anlise terminvel e interminvel. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (ESB, v. 23). ______. (1938). Um comentrio sobre o anti-semitismo. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (ESB, v. 23). ______. (1939[1934-38]). Moiss e o monotesmo: trs ensaios. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (ESB, v. 23). ______. (1940[1938]). Esboo de psicanlise. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (ESB, v. 23). FREUD, S; BULLITT, W. C. Thomas Woodrow Wilson: um estudo psicolgico. (19301939). Rio de Janeiro: Graal, 198423. FUKS, B. B. Freud e a judeidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. GABBI JR, O. Faria. A Origem da moral em psicanlise. Cadernos de histria e filosofia da cincia, srie 3, v.1, n.2, p.129-168, jul./dez. 1991, Campinas: UNICAP. GREEN, Andr. Le parricide originaire In:______. Pourquoi les pulsions de destruction ou de mort? Paris: Editions du Panam, 2007. p.171-181. HANNS, L. Dicionrio comentado do alemo de Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. JERUSALINSKY, Alfredo. A Metfora Paterna e sua relao com a Alngua. (Mimeo). JONES, Ernest. A vida e obra de Sigmund Freud, v. 1. Rio de Janeiro: Imago, 1986. ______. A vida e obra de Sigmund Freud, v. 2. Rio de Janeiro: Imago, 1986. ______. A vida e obra de Sigmund Freud, v. 3. Rio de Janeiro: Imago, 1986.
23

Examinaremos principalmente as apresentaes de Chaim S. Katz (p. 7) e de W. C. Bullitt (p. 18), e a Introduo de S. Freud (p. 52).
Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

116 |

PRIMRDIOS PSIcanlISe aPlIcaDa DIfeRenteS fORMaS De cuIDaR

KUPERMANN, Daniel. Humor e sublimao na psicanlise. Rio de Janeiro: UFRJ/IP, 2002. Originalmente apresentada como tese de doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Psicologia, 2002. KUPFERBERG, Marylink. Filhos da guerra: um estudo psicanaltico sobre o trauma e a transmisso. Tese (Doutorado em Psicanlise) - PUC-Rio, 2003. LACAN, Jaques. O seminrio: livro 1: os escritos tcnicos de Freud. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983. ______. O seminrio: livro 2: o eu na teoria de Freud e na tcnica da psicanlise (19541955). So Paulo: Zahar, 1987. ______. Os complexos familiares. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. ______. Escritos. So Paulo: Perspectiva, 1988. ______. O seminrio: livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanlise (19631964). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1979. ______. O seminrio: livro 7: a tica da psicanlise (1950-1960). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988. ______.O seminrio: livro 16: de um outro ao outro (1968-1969). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. MEZAN, R. Freud: a trama dos conceitos. So Paulo: Perspectiva, 1982. NASIO, Juan David. Lies sobre os 7 conceitos cruciais da psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989. (Coleo transmisso da psicanlise, 11). ______. Cinco lies sobre a teoria de Jaques Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. (Coleo Transmisso da Psicanlise, 30) OLIVEIRA, Gilsa F. Tarr de. O atesmo da psicanlise. Disponvel em: <http://www. antroposmoderno.com/antro-articulo.php?id_articulo=92>. Acesso em: 24 ago. 2010. RABINOVICHT, Solal. critures du meurtre: Freud et Mose: critures du pre 3. Ramonville Saint-Agne: Ers, 1997. ROUDINESCO, Elizabeth. Jacques Lacan: Esboo de uma vida, histria de um sistema de pensamento. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. ______. Histria da psicanlise na Frana: a batalha dos cem anos (1885-1939). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989. SILVESTRE, Michel. Le pre, sa fonction dans la psychanalyse. Ornicar, n. 34, Paris: Navarin, 1985. TOEWS, John E. Ter e ser: a evoluo da teoria freudiana do dipo como fbula moral. In: ROTH, M. S. (Org.). Freud: conflito e cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

Primrdios-CPRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 91-116, 2010

You might also like