You are on page 1of 31

Captulo I Demonstrao de resultados

A demonstrao dos resultados tem como objectivo evidenciar os resultados (lucros ou prejuzos) obtidos na actividade desenvolvida pela empresa num determinado perodo. Podemos ter demonstraes de resultados por: - por naturezas: quadros demonstrativos dos resultados apurados pela empresa evidenciando rendimentos e gastos segundo a sua natureza; - por funes: os resultados so apurados de acordo com as funes empresariais (produo, comercial, administrativa, financeira, etc);

A - Demonstrao de resultados por natureza


Mede o desempenho econmico para um determinado perodo. No processo de apuramento de resultados podemos identificar os seguintes nveis de apuramento de resultados:

- Resultado antes de depreciaes, gastos de financiamento e impostos ou EBITDA(Earnings Before Insterest, Taxes, Depreciation and Amortization): reflecte os ganhos ou perdas decorrentes da actividade principal da empresa. Representa a capacidade do negcio principal em gerar excedentes, e uma consequncia das decises operacionais da empresa (comerciais, produo, compras, etc.). Aqui vamos ter em considerao as seguintes contas: - Vendas e servios prestados (+); - Subsdios explorao (+); - Ganhos/perdas imputados de subsidirias, associadas e empreend. Conjuntos (+/-); - Variao nos inventrios da produo (+/-); - Trabalhos para a prpria entidade (+); - Custo das mercadorias vendidas e das matrias consumidas (-); - Fornecimentos e servios externos (-); - Gastos com o pessoal (-); - Ajustamentos de inventrios (perdas/reverses) (+/-);

- Imparidade de dvidas a receber (perdas/reverses) (+/-); - Provises (aumentos/redues) (+/-); - Imparidade de activos no depreciveis/amortizveis (perdas/reverses) (+/-); -Aumentos/redues de justo valor (+/-); -Outros rendimentos e ganhos (+); - Outros gastos e perdas (-); - Resultado Operacional antes de gastos de financiamento e impostos ou EBIT(Earnings Before Interest and Taxes): aqui vamos ter em considerao as seguintes contas: - Gastos/reverses de depreciao e de amortizao (+/-); - Imparidade de activos depreciveis/amortizveis (perdas/reverses) (+/-); - Resultado antes de impostos (RAI) ou EBT (Earnings before Taxes): decorre das opes de financiamento da empresa. Aqui vamos utilizar as contas: - Juros e outros gastos e perdas de financiamento (+/-) - Diferenas de cmbio (+/-); - Resultado Lquido do Perodo Notas importantes: O conceito contabilstico do acrscimo refere que os gastos e os rendimentos devem ser reconhecidos no perodo em que so incorridos e/ou obtidos. Implcito neste princpio est a ideia do balanceamento entre gastos e rendimentos: devem registar-se como gastos do perodo as despesas que foram estritamente necessrias para a obteno dos rendimentos obtidos Gastos operacionais: - Custo de matrias vendidas e matrias consumidas (CMVMC): Vamos comear a considerar as regularizaes de inventrio, que incluem: sinistros, quebras e sobras de inventrios; ofertas e amostras de inventrios; outras. A conta Regularizao de inventrios (conta do activo): - movimentos a dbito (var. positivas em inventrios) - movimentos a crdito (var. negativas em inventrios) Movimenta-se a de Regularizao de inventrios (Activo) por contrapartida da de Gastos ou Rendimentos. Exemplo: Oferta de inventrios

Com a introduo desta conta, vamos ter: SI + CMP + REG. INV.(Entrada)= SF+ CMVMC+ REG. INV.(Sadas) Que faz com que: CMVMC = SI + CMP SF +/- REG. INVENTRIOS OBS: O que fazer na regularizao? Inventrios Mercadorias a Compras Inventrios Mercadorias a Reg. Inventrios Mercadorias CMV a Inventrios Mercadorias - Gastos com pessoal: Os gastos que a empresa tem com o pessoal so: Remunerao Bruta (RB); + Seguro de acidentes de trabalho; + Contribuio para Segurana Social por conta da empresa (23,75% sobre RB); J o trabalhador, do rendimento bruto ainda tem que fazer alguns descontos, nomeadamente: Remunerao Bruta (RB) - Contribuio para Segurana Social por c/ do trabalhador (11% s/ RB) - IRS (reteno na fonte - % s/ RB) = Salrio Lquido Frias e Subsdios de frias: as frias e o respectivo subsdio so um direito do trabalhador associado ao trabalho prestado em cada perodo. As frias devem ser, portanto, gasto do perodo em que esse trabalho foi prestado, embora apenas sejam gozadas e pagas no exerccio seguinte. Por isso vamos usar a conta de acrscimos de gastos como contrapartida do registo do gasto. Exemplo: A empresa procedeu em 31/12/10 contabilizao da estimativa para frias e subsdio de frias. Estima-se que o vencimento mensal global seja de 1.011.678,79 euros, sendo os encargos sociais da responsabilidade da empresa de 23,75%. Os encargos por conta do trabalhador ascendem a 11%. Pedido 1- Proceda ao registo das estimativas de frias e subsdio de frias para o ano de 2010.

Obs: O valor total das contribuies que a empresa paga (tanto o ordenado, como o subsidio de frias). Pedido 2- Supondo que se encontra em 31/07/11, ms em que a empresa regista a responsabilidade de pagar as remuneraes de frias e subsdio de frias aos seus colaboradores, que registos efectuaria? (assumindo que no houve ajustes salariais em 2011 e que a taxa de reteno IRS de 10%)

Neste caso, o valor 220 335,76 corresponde h reteno de 10% que se fez aos trabalhadores para o IRS. O 222 569,33 corresponde contribuio dos trabalhadores para a segurana social (11% do rendimento bruto). Pedido 3 No momento de pagamento das remuneraes de frias e subsdio de frias aos seus colaboradores que registos efectuaria?

O valor 1 589 452,48 o total do rendimento lquido dos trabalhadores. Ou seja, foram retirados os 10% para o imposto e 11% da contribuio para a segurana social. J a valor 905 452,52 o total das contribuies para o Estado (tanto da empresa como do trabalhador). - Fornecimentos e servios Externos; - Gastos de depreciao e amortizao: reflecte a depreciao de propriedades de investimento e activos fixos tangveis e a amortizao de activos intangveis atribudas ao exerccio - Perdas por imparidade: gasto associado diminuio de valores do activo: - Ajustamentos de inventrios; - Perdas por imparidade de dvidas a receber / dos activos no depreciveis / dos activos depreciveis; - Aumentos / redues do justo valor (Outros instrumentos financeiros) - Provises do perodo: gasto associado constituio e reforo da estimativa dos riscos (em dividas a receber); -Perdas em inventrios: Exemplo: Em 30/06/10 ocorreu um incndio no armazm de matrias-primas da CIN. Diversos qumicos, no valor de 5.000 euros ficaram destrudos. A empresa accionou o seu seguro tendo recebido um comunicado da Companhia de Seguros com o valor da indemnizao a receber: 4.000 euros.

OBS: Outras contas a receber e a pagar Outros devedores e credores;

Rendimentos Operacionais - Vendas: Neste caso o rendimento deve ser registado quando: a) os riscos e vantagens significativos da propriedade do bem tenham sido transferidos para o comprador; b) a entidade vendedora no mantenha envolvimento continuado de gesto com grau geralmente associado com a posse, nem o controlo efectivo dos bens vendidos; c) a quantia possa ser mensurada com fiabilidade; d) for provvel que fluam para a entidade compradora os benefcios econmicos associados com a transaco; e) os custos incorridos ou a incorrer, respeitantes transaco, possam ser mensurados com fiabilidade; - Prestaes de Servios: No caso, o rendimento deve ser registado quando: a) a quantia possa ser mensurada com fiabilidade; b) for provvel que fluam para a entidade compradora os benefcios econmicos associados com a transaco; c) a fase de acabamento da transaco data do balano possa ser mensurada com fiabilidade; d) os custos incorridos com a transaco e os custos para concluir a transaco possam ser mensurados com fiabilidade; - Variao nos inventrios da produo: indica, a diferena entre o inventrio final e a inventrio inicial de Produtos Acabados, Intermdios e em Curso de Fabrico. Coloca-se este valor como um rendimento, ou ento como um custo negativo.

Se o saldo da conta for credor, o que significa que Ef Ei > 0, um rendimento no verdadeiro sentido da palavra, e corresponde existncia de custos que foram suportados mas que no deram origem a proveitos por vendas. Sendo negativa, significa que h proveitos no perodo (vendas de produo) que no tm contrapartida nos custos uma vez que se trata de produes de perodos anteriores. Podemos ainda considerar uma outra frmula para a variao nos inventrios da produo:

Com o sinal das regularizaes de inventrios (Regul.Inv.) a comportar-se do seguinte modo:

O impacto das entradas e sadas normais de produtos (por produo ou vendas) o ilustrado na figura seguinte: - (1) entrada em armazm dos bens provenientes da produo; - (2) sada de armazm, por venda, de bens provenientes da produo.

- Trabalhos para a prpria entidade: So os trabalhos que a entidade realiza para si mesma, sob sua administrao directa, utilizando recursos prprios ou adquiridos para o efeito. Este rendimento uma compensao pelas despesas realizadas com a construo (gastos com pessoal, ferramentas e utenslios, etc) registadas nas contas de gastos por natureza durante o perodo de construo. Os valores registados nesta conta so mensurados ao custo de produo do trabalho. No contm em si qualquer componente de lucro. Exemplo: Em 31/12/n a empresa deu como concluda a construo do novo armazm de PA (iniciada no incio do ano). Os encargos de construo ascenderam a 15.000 euros. Como se contabiliza?

- Subsdios: devem ser reconhecidos como rendimentos durante os perodos necessrios para balance-los com os gastos que se pretende que eles compensem, numa base sistemtica. Os subsdios podem ser: - Subsdios relacionados com activos: o reconhecimento do rendimento feito medida que forem contabilizadas as depreciaes do activo a que respeitam. No entanto, num primeiro momento, o reconhecimento do subsdio relacionado com activos depreciveis se faz numa conta do Capital Prprio (Outras Variaes no Capital Prprio), s depois transitando, ao longo dos perodos, para a Demonstraes de Resultado como um rendimento, na proporo da depreciao do activo. - Subsdios relacionados com activos depreciveis:

- subsdios relacionados com activos no depreciveis: Os subsdios relacionados com activos no depreciveis podem tambm requerer o cumprimento de certas obrigaes e sero ento reconhecidos como rendimento durante os perodos que suportam o gasto de satisfazer as obrigaes. Como exemplo, temos que um subsdio de terrenos pode ser condicionado pela construo de um edifcio no local, podendo ser apropriado reconhec-lo como rendimento durante a vida til do edifcio. - Subsdios relacionados com rendimentos: devem ser reconhecidos como rendimentos durante os perodos necessrios para balance-los com os custos que se pretende que eles compensem, numa base sistemtica. Caso sejam recebidos num perodo e respeitem a perodos seguintes, devero ser tratados no mbito de uma conta de diferimentos.

A conta de subsdios explorao a conta 75 de rendimentos. Exemplo: Caso 1: A empresa recebeu um subsdio de 1.000.000 de euros destinado a comparticipar uma nova linha de enchimento. O gasto foi de 8.000.000 euros e a sua vida til de 8 anos. Proceda aos registos contabilsticos respectivos. Trata-se de um subsdio relacionado com activos, e com um activo deprecivel. Os movimentos contabilsticos a fazer so: 1) Registo do subsdio recebido 1.000.000 euros

2)

Registo da amortizao anual (8.000.000/8=1.000.000)

3) Reconhecimento anual do rendimento (1.000.000/8=125.000)

Caso 2: Um organismo estatal atribuiu empresa um subsdio no montante de 50.000 euros para a cobertura da baixa margem de comercializao do produto Y por si produzido e cujo preo est tabelado. Proceda aos registos respectivos. Este subsdio trata-se de um subsdio de explorao. Logo as contas a movimentar so:

Caso 3 A empresa recebeu um subsdio pela criao de postos de trabalho para jovens deficientes no valor de 10.000 euros. De acordo com o termo de concesso, os postos de trabalho sero a termo (dois anos). Como indicado, trata-se de um subsdio de explorao. No entanto, necessrio fazer-se o diferimento, pois a empresa tem dois anos para preencher os requisitos. Por isso, o subsdio reconhecido na conta de Diferimentos Rendimentos a reconhecer, s transitando para a DR, como rendimento, no final de cada um dos perodos a que respeita e na proporo correspondente. 1) - Registo do subsdio recebido 10.000 euros

2) - Reconhecimento anual do rendimento (10.000/2=5.000)

- Alienao de imobilizado: quando se efectuam vendas de alguma propriedade da empresa. Exemplo: Em 1/01/11 a empresa alienou uma viatura pelo valor de 15.000 euros. A viatura havia sido adquirida em 1/1/09, pelo valor de 40.000 euros e estava a ser amortizada em quatro anos pelo mtodo das quotas constantes. Proceda aos registos contabilsticos devidos.

PV = Produto da venda AA = Amortizaes acumuladas CA = gasto de aquisio

Nota bem: Matching entre gastos e rendimentos Acrscimos e diferimentos Activo (Dbito) Passivo (Crdito) Outras contas a receber e a pagar Outras contas a receber e a pagar Devedores e credores por acrscimos - - Devedores e credores por acrscimo Devedores por acrscimos de rendimentos: Credores por acrscimos de gastos: vamos vamos registar um rendimento, mas que o registar um gasto, mas que ainda no foi feito pagamento ainda no se concretizou. o respectivo pagamento. Exemplo: juros a receber; Exemplo: juros a liquidar; Diferimentos - Gastos a reconhecer: se Diferimentos - Rendimentos a Reconhecer: efectuou um pagamento, no entanto o gasto obtivemos um recebimento, no entanto o ter que ser repartido, pois se refere ou vai rendimento ter que ser repartido, pois se ser utilizado em mais do que um perodo. refere ou diz respeito a mais do que um Ex.: Prmios de seguros perodo. Ex.: Rendas a receber

B- Demonstrao por funes


Neste caso vamos considerar as seguintes contas: - Vendas e Servios Prestados: so os rendimentos relacionados com as vendas de mercadorias ou produtos acabados e os trabalhos ou servios efectuados pela empresa lquidos dos descontos e dos impostos inerentes.

O valor das vendas e servios prestados decorrem directamente do valor dos rendimentos e ganhos apurados por natureza - Custo das Vendas e dos Servios Prestados: evidencia o custo dos bens e dos servios vendidos pela empresa. O valor dos custos das vendas e dos servios prestados e o valor dos gastos administrativos, decorrem da anlise efectuada s rubricas por naturezas: fornecimentos e servios externos, gastos com o pessoal, gastos de depreciao e amortizao, perdas por imparidade, provises, outros gastos e perdas, com base em critrios orientados para as funes atribuveis a cada um dos gastos; - Outros Rendimentos: assume, geralmente, um carcter residual, uma vez que inclui os rendimentos e ganhos que no sejam vendas nem prestaes de servios, nem de natureza financeira. - Gastos de Distribuio: abarca os gastos e perdas relacionados com a funo de venda dos bens e servios, isto , com a actividade desenvolvida pela entidade no sentido de colocar os bens e servios junto dos clientes. - Gastos Administrativos engloba os gastos e perdas associados funo administrativa. - Outros gastos: engloba os gastos e perdas que no estiverem includos em qualquer dos itens anteriores, com excepo dos gastos de financiamento.

Captulo II Demonstrao de Fluxos de Caixa A Demonstrao dos Fluxos de Caixa uma pea contabilstica que nos informa sobre os influxos (recebimentos, entradas) e exfluxos (pagamentos, sadas) de caixa e seus equivalentes, classificando-os em operacionais, de investimento e de financiamento. A DFC dnos a conhecer como foi gerado e utilizado o dinheiro no perodo em anlise.

A demonstrao de fluxos de caixa serve para: - Prever os fluxos futuros: em muitas empresas os recebimentos e pagamentos passados so um bom indicador dos recebimentos e pagamentos futuros; - Avaliar as decises da equipa de gesto: possvel verificar quais so as fontes e aplicaes do dinheiro da empresa; - Verificar a capacidade da empresa em pagar juros, dividendos e dvidas; - Identificar e perceber as alteraes ao nvel da estrutura do activo, passivo e Capital Prprio; Algumas definies: - Caixa e seus equivalentes: compreende dinheiro em caixa, depsitos ordem e tambm investimentos financeiros de curto prazo, altamente lquidos que sejam prontamente convertveis para quantias em dinheiro e que estejam sujeitos a um risco insignificante de alteraes de valor; - Fluxos de caixa: so influxos (recebimentos, entradas) e exfluxos (pagamentos, sadas) de caixa e seus equivalentes. - Actividades Operacionais: engloba as actividades que fazem parte do objecto da empresa (Recebimento de clientes, pagamentos a fornecedores, pagamento ao pessoal). um bom indicador a empresa apresentar um fluxo de actividades operacionais elevado. No longo prazo, as actividades operacionais tm de ser a principal fonte de dinheiro da empresa. - Actividades de Investimento: so as que esto relacionadas com a aquisio e alienao de activos fixos tangveis, activos intangveis e investimentos financeiros (Pagamento a fornecedores de investimentos, Recebimentos de dividendos). Fazem aumentar ou diminuir os activos fixos tangveis, intangveis e investimentos financeiros Uma empresa que est a investir, poder estar a construir as bases do seu futuro. Ao investir, a empresa est a obter recursos que permitem gerar fluxos (e resultados) no futuro - Actividades de Financiamento: so as que resultam de alteraes nos emprstimos (financiamentos) e capitais prprios da empresa (Recebimentos relacionados com a obteno de novos emprstimos, Recebimentos. de aumentos de capital, Pagamentos de Juros, Pag. de dividendos, etc). Atravs das actividades de financiamento, a empresa obtm os fundos necessrios para lanar e manter o negcio.

A diferena entre Recebimentos e os Pagamentos proporcionam a variao da caixa durante esse perodo. Tal variao pode ser positiva (Rec. > Pag.), nula (Rec. = Pag) ou negativa (Pag. > Rec.). Formas de apresentao: Mtodo directo: atravs deste mtodo so divulgados os principais componentes dos pagamentos e recebimentos (recebimentos de clientes, pagamentos a fornecedores, pagamentos ao pessoal). A vantagem deste mtodo que proporciona informaes mais detalhadas e completas, o que facilita a realizao das estimativas sobre fluxos de caixa futuros. A diferena entre os dois mtodos verifica-se apenas ao nvel dos fluxos de caixa das actividades operacionais. Nas outras actividades o mesmo mtodo. Como o que se deseja calcular recebimentos e pagamentos durante o perodo, tem de se ter em considerao, genericamente, o Si saldo inicial (a partir do balano), aquilo que foi comprado/vendido (a partir da DR, ou outra informao existente) e aquilo que ficou em dvida, Sf saldo final (a partir do balano). - Recebimentos de clientes:

A incluso do IVA liquidado na expresso justificada com o facto do valor das vendas no incluir esse imposto, apesar de ele fazer parte da dvida e dos recebimentos efectuados pelos clientes. Portanto, a sua incluso aparece com uma correco ao valor das vendas de modo a transformar este no valor da facturao efectuada aos clientes. -Pagamento a fornecedores: A incluso do IVA tem justificao idntica aduzida para os recebimentos de clientes. Agora, porm, trata-se do IVA dedutvel. A incluso dos FSE a par com as compras de mercadorias e matrias-primas justifica-se pelo facto de estes fornecimentos tambm transitarem por contas de fornecedores.

- Pagamento ao pessoal: Os gastos com o pessoal incorporam os encargos com a segurana social. necessrio portanto, ter em considerao se esses encargos foram pagos ou em que medida ou se no foram pagos. Da a considerar-se tambm a variao da dvida ao Estado no que diz respeito Segurana Social.

- Pagamento/Recebimento de impostos sobre o rendimento (IRC): Geralmente, o IRC de um perodo pago no perodo seguinte. Significa que o pagamento noa perodo corrente o IRC do perodo anterior. Porm, conveniente testar, a partir da formulao apresentada, se no h pagamento de impostos em montante diferente.

-Outros recebimentos/pagamentos: Trata-se de uma rubrica residual, onde se sintetizam as componentes operacionais que no tiveram cabimento nas rubricas de pagamentos e recebimentos anteriores. Por exemplo, cabero aqui as que respeitam ao IVA.

Mtodo indirecto: parte-se do resultado lquido procedendo-se a um conjunto de ajustamentos por forma a exclurem-se os gastos e rendimentos que no correspondem a entradas e sadas dinheiro (depreciaes e amortizaes, imparidades, provises, acrscimos e diferimentos, vendas no recebidas, compras no pagas, etc). A vantagem que permite efectuar a reconciliao entre os resultados (diferena entre os rendimentos e gastos) e os fluxos de caixa gerados e usados nas actividades operacionais (diferena entre recebimentos e pagamentos). Exemplo:

O raciocnio a ter : - se o resultado liquido contm hipoteticamente, um rendimento que no operacional (exemplo: juros recebidos), essa componente deve ser corrigida (retirada). Para o efeito, deve ser subtrado ao RL o respectivo montante, j que o dito rendimento contribui positivamente. Deste modo, a componente anulada. - se a componente em causa um gasto, que no correspondeu a uma sada de fundos (exemplo: amortizaes e depreciaes do perodo), a correco passa por adicionar ao resultado lquido o montante de tal componente, j que havia contribudo negativamente para aquele resultado. Desse modo se procede respectiva anulao. Em suma, o sinal da correco a efectuar deve ter presente o contributo positivo ou negativo da componente para o resultado lquido.

Os quatros ajustamentos seguintes: - diferenas de cmbio no realizadas (ganho/perdas) - juros e rendimentos similares obtidos; - juros e gastos similares suportados; - alienao de activos fixos tangveis (ganhos/perdas) ; Pretendem anular componentes que, embora tenham repercusses na caixa, no so de natureza operacional e, por isso, devem fazer parte das reas de investimento ou de financiamento. Se o rendimento lquido constar um rendimento (gasto) relativo a uma diferena de cmbio, o ajustamento deve ser efectuado com sinal negativo (positivo), para proceder anulao. Os juros obtidos (suportados) so um rendimento (gasto) e, por conseguinte, a respectiva anulao implica que o ajustamento seja efectuado com sinal negativo (positivo). Um rendimento (gasto) relativo alienao de activos fixos deve ser anulado com um ajustamento de sinal pois claro, negativo (positivo). Os ajustamentos que se seguem tm em vista no proceder anulao dessas componentes, mas sim levar a que ela reflictam os montantes da entrada ou sada de caixa: - Inventrios (aumento/diminuies): para se saber o que se pagou relativamente a inventrios (mercadorias e matrias primas) no basta olha ao que foi vendido ou consumido. preciso ter em ateno, tambm, o que ficou em/ou foi retirado de armazm, Ou seja, preciso raciocinar em termos de compras em detrimento do custo das mercadorias vendidas e matrias consumidas. Assim:

Se a variao de inventrios for positiva, as compras so maiores que o CMVMC. Como este um gasto da Demonstrao de Resultados, influenciando negativamente o resultado lquido, o ajustamento da variao das existncias de inventrios tem de ter sinal negativo. Se a variao de inventrios for negativo, o ajustamento tem de ser considerado com sinal positivo. Tratando-se de uma empresa industrial e constante da respectiva Demonstrao de Resultados como um rendimento (positivo ou negativo), a conta de Variao nos Inventrios de Produo, a variao de inventrios a ajustar deve conter, tambm, a variao ocorrida na conta de produtos acabados e em produtos em curso de fabrico (produes). S deste modo se conseguir anulara o impacto daquela conta de variao sem ter de fazer um ajustamento

autnomo, pois tal conta no corresponde a uma entrada ou sada de fundos, mas to s a uma expediente de natureza contabilstica necessrio ao acerto do resultado do perodo. - Contas a receber (aumentos/diminuies): - Clientes: se o saldo da conta de clientes no final do ano (Sf) for superior ao saldo no inicio do ano (Si), a variao do saldo de clientes positiva. Isso significa que a dvida dos clientes aumentou relativamente ao ano anterior, o que mesmo que dizer que eles no pagaram a totalidade de vendas efectuadas pela empresa. Portanto, o ajustamento a fazer s vendas o montante da variao do saldo de clientes e tem sinal negativo. Se a variao for negativa, o que quer dizer que os clientes pagaram mais do que as vendas do perodo e, por conseguinte, o ajustamento tem sinal positivo. - Gastos diferidos (aumentos/diminuies): est-se em presena de um pagamento que no correspondeu a um gasto do perodo e, portanto, no influenciou o resultado lquido. O valor do gasto diferido deve ser ajustado ao resultado liquido com sinal negativo porque tem subjacente um pagamento que foi efectuado. - Contas a pagar (aumentos/diminuies): - Fornecedores: se a variao do saldo desta conta for positiva, isso significa que uma parte dos gastos que integram o resultado lquido no foi integralmente paga e, por isso, passou a acrescer s dvidas a fornecedores. Esse montante da variao deve ser ajustado com sinal positivo. Isso porque os gastos influenciam negativamente a resultado lquido e se pretende neutralizar uma parte deles que ainda no foi paga, tem de se adicionar essa parte. Deve-se ter o mesmo raciocnio para a conta de Estado e Outros Entes Pblicos, Credores por Acrscimos, etc. - Rendimentos diferidos (aumentos/diminuies): o raciocnio o oposto ao de gastos, pois h recebimento no perodo que no teve subjacente a contabilizao do respectivo rendimento. - Trabalho para a prpria entidade: inerentes a esta conta esto fluxos de fundos (pagamentos) que no so operacionais, mas sim de investimento. Ao no se efectuar qualquer ajustamento no clculo dos fluxos das actividades operacionais pelo mtodo indirecto, isso significa que os gastos includos no resultado lquido e respeitantes a tais trabalhos so neutralizados pelo efeito positivo dos trabalhos para a prpria entidade nesse resultado. Posteriormente, nas actividades de investimento, ser includo o montante dos trabalhos para a entidade a ttulo de um pagamento relacionado com activos fixos tangveis. Nota bem: O mtodo directo proporciona uma viso dos fluxos que mais propcia a servir de base projeco dos fluxos de perodos, pois est mais prxima do modo como os fluxos de caixa so gerados. O mtodo indirecto, por seu lado, ilustra melhor a relao entre os resultados e os fluxos gerados de caixa, sendo de particular interesse quando o utilizador da informao quer perceber em que medida os resultados da empresa se transformam em fluxos de caixa. Com efeito, este mtodo reconcilia o resultado lquido com o fluxo de actividades operacionais.

A estrutura de uma demonstrao de fluxos de caixa: - Mtodo directo:

- Mtodo indirecto

Captulo III Capital Prprio Capital Prprio o interesse residual nos activos da empresa depois de deduzidos todos os seus passivos. Ou seja, o valor lquido do patrimnio da empresa. O capital prprio formado por: - Capital realizado: constitudo pelo capital realizado, ou seja, pelo capital colocado inicialmente disposio da empresa. J a contas Outros Instrumentos de capital prprio, Reservas, Resultados transitados, Outras variaes no capital prprio, Resultado lquido do perodo so constitudas pelo capital adquirido, ou seja, acumulado aps a constituio da empresa. Em termos mais desagregados,

Obs: O capital da empresa se encontra dividido em aces (sociedades annimas) ou em quotas (sociedade por quotas). Nas sociedades annimas, o capital (no mnimo de 50 000 euros) e as aces devem ser expressas num valor nominal.

A constituio de uma sociedade por quotas implica as seguintes fases: - subscrio: os subscritores assumem o compromisso de entregar sociedade determinados valores para a formao do capital social; -realizao: os subscritos entregam sociedade os valores com que se comprometeram. O capital subscrito: Accionistas c/ subscrio (conta de Activo) a Capital Aps a subscrio, efectuada a realizao do capital. De acordo com o CSC (art.. 277), nas entradas em dinheiro s pode ser diferida a realizao de 70% do valor nominal das aces e por um prazo mximo de 5 anos).

Depsito a ordem a accionistas c/subscrio Aps a realizao do capital, a conta de terceiros (do Activo) fica saldada. No entanto, importante saber que, para efeitos de elaborao do Balano, o saldo da conta Accionistas c/subscrio (ou Quotas no liberadas) deve ser deduzido da conta de Capital. O Balano apenas reflecte o Capital Realizado.

No que diz respeito s sociedades annimas podemos considerar quatros fases: - Emisso; - Subscrio; - Rateio; - Liberao das aces;

Prmio de emisso de aces: Nos casos em que as empresas tm resultados acumulados positivos, os aumentos de capital so realizados a um valor de subscrio superior ao do valor nominal. Nestes casos, o preo de subscrio composto por duas componentes: - valor nominal; - prmio de emisso; Exemplo: A EDP vai proceder a um aumento do seu capital no montante de 656.537.715 euros, mediante a emisso de 656.537.715 aces, de valor nominal de 1 euro cada. Todas as aces a emitir sero oferecidas subscrio pelo preo de 1,84 euros, o que representa um prmio de 0,84 euros por aco. Accionistas c/ subscrio a capital a prmios de emisso

Reservas de capital: relacionadas com subsdios e doaes recebidos pela empresa. Reservas de revalorizao: resultante de revalorizaes resultantes das reavaliaes realizadas pela empresa. A diferena entre o valor escriturado na contabilidade e o justo valor considerado como excedente de revalorizao. Tal diferena pode ser positiva ou negativa. Se negativa, ser contabilizada nesta conta at ao limite do montante de um excedente anterior (do mesmo activo) positivo. O remanescente ser um gasto do perodo. Quando o activo relativo a um excedente contabilizado nesta conta for vendido ou abatido, esse excedente ser anulado (realizao do excedente) por contrapartida da conta de

Resultados Transitados (RT). medida que o bem for sendo depreciado/amortizado, o excedente ser transferido, ao ritmo da depreciao/amortizao, para essa conta de RT. O excedente de revalorizao apenas se considera realizado pelo uso ou pela alienao dos bens a que respeita: - Uso: a parte realizada em cada ano a parcela que est contida no valor da depreciao do exerccio e que dele no constaria se no tivesse havido a reavaliao; - Alienao: a parte realizada a parcela integrada na mais valia ou na menos-valia e que nestas no estaria includa no caso de inexistncia da reavaliao; As contas a movimentar so: - Excedente de Revalorizao (debitada pelo valor da realizao); - Resultados transitados (creditada, tambm pelo valor da realizao); Reservas de lucros: so constitudas pelos lucros obtidos e no distribudos pelos titulares da entidade. Aps o encerramento das contas, estas tm de ser aprovadas em Assembleia Geral de accionistas (soc. annimas). Para alm da aprovao das contas, tambm decidido qual a aplicao a dar aos resultados obtidos. Os resultados podem ou no ser distribudos aos accionistas. As reservas legais so obrigatrias por lei, as sociedades por quotas e annimas devero reservar 5% dos lucros obtidos em cada exerccio constituio de reserva legal at que esta atinja 20% do Capital (desde que 2500 euros). Como movimentar as contas perante um resultado lquido maior que zero? I - Transferncia no ano corrente do resultado obtido no perodo anterior. Resultado lquido a Resultado transitado; II- Aplicao dos resultados aps deliberao da Assembleia Geral obrigatrio que 5% do RL do exerccio seja aplicado em Reservas Legais at estas atingirem 20% do Capital Social, assim: Resultado Transitado a Reservas legais A empresa pode estabelecer uma percentagem o resultado lquido destinado para as reservas livres, assim: Resultado Transitado a Reservas Livres A empresa pode determinar a entrega de dividendos aos accionistas, assim temos: Resultado Transitado a Accionistas - Resultados Atribudos Accionistas - Resultados Atribudos a Depsito a Ordem

(pagamento dos dividendos) Aces (Quotas) Prprias: a empresa no pode subscrever aces prprias, mas pode adquirilas desde que autorizada pela Assembleia Geral e observe, entre outros, os seguintes aspectos (ver Cdigo das Sociedades Comerciais, art 316 a 324): - No ultrapasse 10% do seu capital; - Tenha reservas livres (bens distribuveis) em montante superior ao dobro do valor a pagar pelas aces; - Torne indisponvel uma reserva livre de montante igual ao pago pelas aces; - O prmio ou desconto pago na aquisio deve ser registado na subconta Aces (quotas) Prprias Descontos e Prmios A conta Aces (Quotas) Prprias Valor Nominal debitada pelo valor nominal das aces ou quotas prprias adquiridas. Ainda na fase da aquisio, a conta Aces (Quotas) Prprias Descontos e Prmios movimentada pela diferena entre o custo de aquisio e o valor nominal. A aquisio de aces ou quotas prprias representa uma reduo do capital da sociedade. O montante que apresenta deve ser apresentado no Balano, como deduo ao capital. Aces (quotas) Prprias Valor Nominal a Depsitos a Ordem a Aces (quotas) Prprias Descontos e Prmios Ainda temos que efectuar a indisponibilizao da reserva Reservas Legais a Reservas legais - Reservas indisponveis. Outros Instrumentos de Capital Prprio: esta conta utilizada para reconhecer as prestaes suplementares ou quaisquer outros instrumentos financeiros que no se enquadrem na definio de passivo financeiro. As prestaes suplementares referem-se s entradas em dinheiro que vo reforar o capital social. S devem ser includos nesta conta, os instrumentos que nos e enquadrem na definio de passivo financeiro. - Prestaes Suplementares (art 209 a 313 do CSC) e Prestaes Acessrias (aces): - Tm de ser permitidas pelo contrato de sociedade e, nesse caso, so obrigatrias; - Se o scio a quem foram exigidas prestaes suplementares no efectuar o pagamento, fica sujeito a excluso e a perda total ou parcial da quota; - S podem ser restitudas aos scios desde que a situao lquida no fique inferior soma do capital e da reserva legal e o respectivo scio j tenha liberado a sua quota; - No conferem direito a um juro (nem a um dividendo obrigatrio); - Representam uma forma rara de financiamento da empresa; Ajustamentos em Activos Financeiros Reflecte os ajustamentos decorrentes, designadamente, da utilizao do mtodo da equivalncia patrimonial em subsidirias, associadas e entidades conjuntamente controladas Nota bem: Os investimentos Financeiros dividem-se em dois grupos: - Instrumentos de dvida: obrigaes e emprstimos concedidos a empresas participadas. So registados ao custo de aquisio ou justo valor. O rendimento obtido o juro (para alm da valorizao dos ttulos).

- Instrumentos de capital: participaes financeiras no capital de outras empresas (aces e quotas). Podem ser divididos em dois grandes grupos: - Partes de capital em empresas filiais (ou do grupo) (filiais so as participadas em mais de 50%) e empresas associadas (aquelas em que a empresa participante tem entre 20% e 50% dos direitos de voto). Nestes casos as participaes financeiras encontram-se registadas pelo mtodo de equivalncia patrimonial (MEP). O investimento financeiro inicialmente registado ao Custo (preo acrescido das despesas). No entanto, as alteraes verificadas no valor do patrimnio da empresa participada tm de ser reflectidas no valor do investimento financeiro. Por exemplo, no caso de uma empresa participada em 20% apresentar um lucro de 100.000 euros, o investimento financeiro da empresa participante vale mais 20.000 euros (20% x 100.000). Aplicando o MEP, sempre que se verifica uma variao do valor do patrimnio (capitais prprios) da empresa participada, o valor do investimento acompanha proporcionalmente (no sem tido ascendente ou descendente) aquela variao. - Partes de capital em empresas que no so filiais e associadas (aquelas em que a participao financeira inferior a 20% do poder de voto); Neste caso, data do balano, a participao financeira encontrasse registada ao seu justo valor (excepto se este no for conhecido). Os ganhos ou perdas verificadas afectam o resultado do exerccio. Demonstrao das alteraes no capital prprio Trata-se de um quadro de dupla entrada que combina informao em linha com informao em coluna. Cada uma das colunas corresponde aos itens do capital prprio que se encontram evidenciados no modelo de balano, ao passo que nas linhas esto discriminados os factos susceptveis de gerar as alteraes no capital prprio. Artigos importantes: - Art. 32: limite da distribuio de bens aos scios, no podendo ser distribudos aos scios bens da sociedade quando a situao liquida desta for ou ficar inferior a soma do capital e das reservas legais e contratuais; - Art. 33: lucros e reservas no distribuveis: - Lucros do exerccio: necessrios para cobrir prejuzos transitados; necessrios para formar reservas legais ou contratuais; enquanto despesas de constituio e I&D no estiverem completamente amortizadas (excepto se o montante das reservas livres e dos resultados transitados for, pelo menos, igual ao dessas despesas no amortizadas). - As reservas cuja existncia e montante no figurem expressamente no balano tambm no so distribuveis. - Art. 294 (217 SQ): Direito aos lucros do exerccio - no pode deixar de ser distribudo aos scios metade do lucro do exerccio que, nos termos do CSC, seja distribuvel, excepto se: - houver clausula contratual diferente; - houver deliberao tomada por maioria de 3/4 em AG; - Art. 295 (218 SQ) : Reserva legal: - 5% dos lucros da sociedade ate que represente 20% do capital social (o contrato de sociedade pode fixar percentagens superiores); - No caso das sociedades por quotas, o limite mnimo de reserva legal e de 2 500;

- A reserva legal s constituda depois de cobertos eventuais prejuzos transitados. - Art. 296.: Utilizao da reserva legal - pode ser utilizada para: - cobrir a parte do prejuzo acusado no balano do exerccio que no possa ser coberto pela utilizao de outras reservas; - cobrir a parte dos prejuzos transitados do exerccio anterior que no possa ser coberto pelo lucro do exerccio nem pela utilizao de outras reservas; - incorporao no capital. - Art 297: Adiantamento sobre lucros no decurso do exerccio possvel, desde que observadas as seguintes regras: - Autorizado no contrato de sociedade; - O conselho de administrao, com o consentimento do conselho fiscal, da comisso de auditoria ou do conselho geral e de superviso, resolva o adiantamento; - Elaborao de um balano intercalar com a antecedncia mxima de 30 dias e certificado pelo ROC, que demonstre a existncia nessa ocasio de importncias disponveis para os aludidos adiantamentos, que devero observar, no que for aplicvel, as regras dos artigos 32. e 33.; - Um s adiantamento em cada exerccio e no 2 semestre; - Adiantamento no excedam metade das que seriam distribuveis, referidas na alnea b) do art. 297. CSC. - No caso de alterao do contrato de sociedade para conceder autorizao, o primeiro adiantamento apenas pode ser efectuado no exerccio seguinte. - Art. 35: Perda de metade do capital: se o capital prprio for igual ou inferior a metade do capital social, deve ser de convocada de imediato a AG, a fim de nela se informar os scios da situao e de estes tomarem as medidas julgadas convenientes. Na ordem de trabalhos da convocatria deve pelo menos constar os seguintes assuntos para deliberao pelos scios: - A dissoluo da sociedade; - a reduo do capital social para montante no inferior ao capital prprio da sociedade; - A realizao pelos scios de entradas para reforo da cobertura do capital; - Art. 87: Requisitos de deliberao (aumento de capital) a deliberao de aumento de capital devem mencionar expressamente: - A modalidade do aumento do capital; - O montante do aumento do capital; - O montante nominal das novas participaes; - A natureza das novas entradas; -O gio, se o houver; - Os prazos dentro dos quais as entradas devem ser efectuadas, sem prejuzo do disposto no artigo 89; - As pessoas que participaro nesse aumento (bastara, conforme os casos, mencionar que participaro os scios que exeram o seu direito de preferncia, ou que participaro s os scios, embora sem aquele direito, ou que ser efectuada subscrio pblica). - No pode ser deliberado aumento de capital na modalidade de novas entradas enquanto no estiver definitivamente registado um aumento anterior nem estiverem vencidas todas as prestaes de capital, inicial ou proveniente de anterior aumento.

- Art. 91: Aumento por incorporao de reservas - Realizado depois de aprovadas as contas do exerccio anterior deliberao, se no tiverem decorrido mais de seis meses. Caso contrrio, s pode ser aprovada por um balano especial, organizado e aprovado nos termos prescritos para o balano anual. O capital da sociedade no pode ser aumentado por incorporao de reservas enquanto no estiverem vencidas todas as prestaes do capital, inicial ou aumentado. A deliberao deve mencionar expressamente: - A modalidade e o montante do aumento de capital; - As reservas que sero incorporadas no capital. - Art. 95: Deliberao de reduo do capital - A reduo do capital no pode ser deliberada se a situao lquida da sociedade no ficar a exceder o novo capital em, pelo menos, 20%. E permitido deliberar a reduo do capital a um montante inferior ao mnimo estabelecido no CSC, para o respectivo tipo de sociedade, se tal reduo ficar expressamente condicionada a efectivao de aumento do capital para montante igual ou superior aquele mnimo, a realizar nos 60 dias seguintes aquela deliberao. O disposto na lei sobre capital mnimo no obsta a que a deliberao de reduo seja valida se, simultaneamente, for deliberada a transformao da sociedade para um tipo que possa legalmente ter um capital do montante reduzido. A reduo do capital no exonera os scios das suas obrigaes de liberao do capital. - Art. 96.: Reduo do capital Tutela de credores - Qualquer credor social pode, no prazo de um ms aps a publicao do registo da reduo do capital, requerer ao tribunal que a distribuio de reservas disponveis ou dos lucros de exerccio seja proibida ou limitada, durante um perodo a fixar, a no ser que o crdito do requerente seja satisfeito, se j for exigvel, ou adequadamente garantido, nos restantes casos. A faculdade conferida aos credores no nmero anterior apenas pode ser exercida se estes tiverem solicitado sociedade a satisfao do seu crdito ou a prestao de garantia adequada, h pelo menos 15 dias, sem que o seu pedido tenha sido atendido. Antes de decorrido o prazo concedido aos credores sociais, no pode a sociedade efectuar as referidas distribuies, valendo a mesma proibio a partir do conhecimento pela sociedade do requerimento de algum credor. - Art. 317: Casos de aquisio lcita de aces prprias - O contrato de sociedade pode proibir ou reduzir a aquisio de aces da prpria sociedade. - Uma sociedade no pode adquirir e deter aces prprias representativas de mais de 10% do seu capital, a no ser em casos excepcionais, previstos no n 3 deste artigo. - Como contrapartida da aquisio de aces prprias, uma sociedade s pode entregar bens que, nos termos dos artigos 32 e 33, possam ser distribudos aos scios, devendo o valor dos bens distribuveis ser, pelo menos, igual ao dobro do valor a pagar por elas. - Art. 324 - Regime das aces prprias - Enquanto as aces pertencerem a sociedade: - Devem considerar-se suspensos todos os direitos inerentes as aces, excepto receber novas aces no caso de aumento de capital por incorporao de reservas; - Deve tornar-se indisponvel uma reserva de montante igual aquele por que elas estejam contabilizadas. - No relatrio anual do Conselho de Administrao devem ser claramente indicados: - O nmero de aces prprias adquiridas durante o exerccio, os motivos das aquisies efectuadas e os desembolsos da sociedade; - O nmero de aces prprias alienadas durante o exerccio, os motivos das alienaes efectuadas e os embolsos da sociedade;

- O nmero de aces prprias da sociedade por ela detidas no fim do exerccio. Captulo IV Anexo s Demonstraes Financeiras - O Relatrio de Gesto e a Certificao Legal de Contas Demonstraes Financeiras:

Anexo s demonstraes financeiras: pea final que abrange um conjunto de informaes que se destinam a: - explicar as outras Demonstraes Financeiras, ou seja, desenvolver e comentar quantias nelas includas; - divulgar factos ou situaes que, no tendo expresso naquelas DF, sejam considerados relevantes para compreender e analisar a posio financeira e o desempenho da entidade. As utilidades do anexo: - existem numerosos dados necessrios para interpretar e analisar adequadamente as DF que no possvel incorporar nestes documentos; - Torna as DF mais claras, concisas e precisas; - Permite satisfazer as caractersticas qualitativas das DF. O Anexo inclui: - a identificao da entidade, o referencial contabilstico e as principais politicas contabilsticas adoptadas; - Discriminaes de rubricas do balano, da demonstrao dos resultados, da demonstrao das alteraes no capital prprio e da demonstrao dos fluxos de caixa, previstas nas vrias normas de relato financeiro; - Outras divulgaes qualitativas ou exigidas por diplomas legais. O conjunto de informaes do Anexo podero ser categorizadas nas seguintes classes: - Opes Contabilsticas (sua fundamentao); - Critrios e Mtodos, suas bases e pressupostos; - Praticabilidade ou impraticabilidade de certas opes; - Decomposies; - Reconciliaes; - Polticas contabilsticas, suas alteraes / e seu impacto; - Alteraes de estimativas contabilsticas, suas alteraes / e seu impacto;

- Contingncias; - Situaes, acontecimentos e elementos fsicos. As vantagens do Anexo so: - Possibilidade de apresentar informao no quantitativa como parte integrante dos relatrios financeiros; - Possibilidade de comunicar certas excepes e restries relativas a elementos do Balano e da DR; - Comunicao de informao com maior detalhe do que aquele que pode ser apresentado no corpo do Balano e da DR; - Apresentao de material quantitativo ou descritivo de importncia secundria. Os inconvenientes do Anexo so: - As notas do Anexo tendem a ser difceis de ler e compreender sem um esforo considervel e, por isso, podem ser lidas por alto; - As descries textuais so mais difceis de usar na tomada de decises do que os dados quantitativos; - Existe o perigo de abusar das notas do Anexo em detrimento do desenvolvimento apropriado dos princpios de contabilidade para incorporar novas relaes e acontecimentos nas demonstraes financeiras apropriadas. Os utilizadores da informao contabilstica colhem no Anexo informaes que lhe possibilitam: - Obter um conjunto de indicaes metodolgicas que visam assegurar a transparncia da informao contabilstica; - Esclarecer sobre a forma como foram elaboradas as DF; - Pormenorizar o contedo de certas rubricas. Relatrio de Gesto um documento de prestao de contas mas no uma Demonstrao Financeira. Sendo que: - Contedo obrigatrio de acordo com os art. 66., 447. e 448. do Cdigo das Sociedades Comerciais CSC. - No caso especfico das empresas cotadas a informao ser mais abrangente de acordo com recomendaes e regulamentos da CMVM, nomeadamente: - Recomendaes da CMVM sobre o Governo das Sociedades Cotadas; -Regulamentos diversos: - 07/2001 Governo das sociedades; - 06/2002 Apresentao de informao financeira por segmentos; - 04/2004 Deveres de informao.

O relatrio deve conter, pelo menos, uma exposio fiel e clara da evoluo dos negcios, do desempenho e da posio da sociedade, bem como uma descrio dos principais riscos e incertezas com que a mesma se defronta. Isto , deve consistir numa anlise equilibrada e global da evoluo dos negcios, dos resultados e da posio da sociedade, em conformidade com a dimenso e complexidade da sua actividade. O relatrio dever permitir, na medida do necessrio, a compreenso da evoluo dos negcios, do desempenho ou da posio da sociedade, a anlise prevista no nmero anterior deve abranger tanto os aspectos financeiros como, quando adequado, referncias de

desempenho no financeiras relevantes para as actividades especficas da sociedade, incluindo informaes sobre questes ambientais e questes relativas aos trabalhadores. Assim, dever indicar: - A evoluo da gesto nos diferentes sectores em que a sociedade exerceu actividade, designadamente no que respeita a: condies de mercado; investimentos; gastos; rendimentos; e actividades de investigao e desenvolvimento; - Incluir os factos relevantes ocorridos aps o termo do exerccio; - A evoluo previsvel da sociedade; - O nmero e o valor nominal de quotas ou aces prprias adquiridas ou alienadas durante o exerccio, os motivos desses actos e o respectivo preo, bem como o nmero e valor nominal de todas as quotas e aces prprias detidas no fim do exerccio; - As autorizaes concedidas a negcios entre a sociedade e os seus administradores. - Uma proposta de aplicao de resultados devidamente fundamentada. - A existncia de sucursais da sociedade. - Participaes dos membros dos rgos sociais (art. 447. CSC). - Participaes accionistas (art. 448 CSC). Auditoria Financeira e Certificao Legal de Contas O que Auditoria? Auditoria o processo sistemtico de recolha e avaliao objectiva de evidncia acerca das asseres sobre os factos econmicos para assegurar o grau de correspondncia entre essas asseres e critrios definidos e comunicar os resultados aos utilizadores interessados. - Processo sistemtico: a auditoria baseada num conjunto de procedimentos planeados para atingir um objectivo. - Recolha e avaliao da evidncia: a essncia da auditoria a recolha da evidncia que suporte quer os valores das Demonstraes Financeiras quer as decises que lhe esto subjacentes. - Asseres: informaes (esclarecimentos) prestados pela gerncia, de forma explcita ou de outra, que esto incorporadas nas Demonstraes Financeiras. Ao auditor no lhe compete efectuar asseres, mas antes julgar se elas so adequadas e permitem a quantificao adequada dos factos econmicos. As asseres podem ser: - Existncia: um activo ou um passivo existe numa determinada data; - Direitos e obrigaes: um activo ou um passivo diz respeito entidade numa determinada data; - Ocorrncia: uma transaco ou acontecimento teve lugar e diz respeito entidade durante o perodo; - Plenitude: no existem activos, passivos, transaces ou acontecimentos por registar ou informaes por divulgar; - Valorizao: um activo ou um passivo registado segundo um valor escriturado apropriado; - Mensurao: uma transaco ou um acontecimento registado pela quantia devida, e o rendimento ou o gasto imputado ao perodo devido; - Apresentao e divulgao: um elemento divulgado, classificado e descrito de acordo com a estrutura conceptual de relato financeiro aplicvel. - Correspondncia entre asseres e critrios: o objectivo da auditoria a emisso de uma opinio sobre a informao apresentada.

- Comunicao dos resultados: o relatrio pretende expressar o grau de correspondncia entre as asseres do produtor da informao e os critrios utilizados para aferir a adequao da informao. - Utilizadores da informao: so investidores, financiadores, trabalhadores, fornecedores e outros credores, administrao pblica, pblico em geral. Qual o objectivo da Auditoria? A auditoria permite o aumento da credibilidade da informao reduz o chamado "risco da informao (possibilidade de a informao estar errada). Isso porque: consiste na expresso por um auditor independente de uma opinio, sobre a adequao (imagem verdadeira e apropriada da apresentao) em todos os aspectos materialmente relevantes da posio financeira de determinada entidade, em determinada data do resultado das suas operaes e dos fluxos de caixa em conformidade com os princpios contabilsticos geralmente aceites (PCGA). A auditoria tem um objectivo adicional, que : fornecer ao seu cliente a sua opinio sobre o sistema de informao e o sistema de controlo interno do cliente, contribuindo, com sugestes que permitam a sua melhoria. Qual o mbito da Auditoria? De acordo com os requisitos das normas, legislao e regulamentos relevantes o mbito o de acumular prova at obter a convico de que no existem distores materialmente relevantes nas Demonstraes Financeiras. No faz parte do mbito: avaliar actos de gesto; opinar sobre a viabilidade econmica e financeira da entidade; garantir a ausncia de fraudes e irregularidades; opinar sobre o Sistema de Controlo Interno (SCI).

Quais as normas de Auditoria? A segurana absoluta na auditoria no atingvel, em consequncia de: utilizao de testes, que so baseados em amostras; limitaes inerentes aos sistemas contabilsticos e de controlo interno; prova disponvel mais persuasiva que conclusiva; julgamentos subjectivos. Essa segurana conseguida atravs de normas que servem de guia para o trabalho do auditor. As normas Internacionais so emitidas pelo IAPC (International Auditing Practices Committee), comit criado pelo IFAC (International Federation of Accountants), com o fim de desenvolver e emitir normas e recomendaes sobre auditoria, reviso e servios relacionados.

O IFAC cr que a emisso de tais normas e recomendaes melhorar o grau de uniformidade das prticas de reviso e de servios relacionados em todo o mundo. Exemplos de normas: - ISA (International Standards on Auditing) ou, conforme traduo da OROC (Ordem dos Revisores Oficiais de Contas), NIR (Normas Internacionais de Reviso); - IAPS (International Auditing Practice Statements) - Normas Internacionais sobre servios relacionados; - Recomendaes internacionais de auditoria; As normas Nacionais so emitidas pela OROC, com o objectivo de transpor para o normativo portugus do que melhor se faz ao nvel dos pases mais desenvolvidos nesta matria. As normas Tcnicas de Reviso/Auditoria (NT), incluem: normas Gerais; normas de Trabalho de Campo; e normas de Relato. As recomendaes Tcnicas (RT) esto a ser progressivamente substitudas por Directrizes de Reviso/Auditoria (DRA). - Interpretaes Tcnicas (IT): Qual o processo de Auditoria:

Materialidade e risco em auditoria _ Em minha opinio, as DF referidas apresentam de forma verdadeira e apropriada, em todos os aspectos materialmente relevantes a posio financeira Em minha opinio O auditor recolheu prova que lhe permite opinar

Mas, existe sempre risco - no h certezas Em todos os aspectos materialmente relevantes A recolha de prova por amostragem Esta deve ter em conta a materialidade e o risco Captulo 6 A Contabilidade mais do que as normas que vigoram num determinado momento. , antes do mais, princpios e conceitos, que perduram no tempo, independentemente das normas em vigor. Normalizao contabilstica deve entender-se o acto de elaborar normas de tratamento contabilstico das transaces econmicas, propostas s empresas com o objectivo de uniformizar os respectivos tratamentos em tal domnio. Exemplo: Poc o SNC. Como ganhos ao nvel da comparabilidade da informao financeira so importantes, pois permitem avaliar melhor a eficcia das empresas de diferentes pases, facilitando a tomada de decises pelos investidores financeiros, tem-se vindo a trabalhar no sentido de elaborar normas de aplicao generalizada (num processo de harmonizao). Harmonizao contabilstica o processo que visa incrementar a comparabilidade da informao financeira das empresas de diferentes pases. Portanto, tal processo tem em vista a construo de normas contabilsticas de aplicao generalizada a todos os pases. Um exemplo: As NIRF Normas Internacionais de Relato Financeiro (ou IFRS International Financial Reporting Standards, na terminologia inglesa) so um exemplo de sucesso de um processo de harmonizao contabilstica encetado pela Unio Europeia. A partir de 2005 tais normas passaram a ser obrigatrias para todas as empresas europeias que apresentem contas consolidadas; Outro exemplo: Tem vindo a ocorrer a nvel mundial, embora lentamente, com avanos e recuos, uma aproximao entre o IASB (organismo que produz as NIC e as NIRF) e o FASB (organismo que produz as normas contabilsticas nos Estados Unidos) no sentido de se elaborar um conjunto de normas comum. Normalizao no implica, s por si, harmonizao contabilstica. Porm, na generalidade dos pases, o processo de normalizao tende a no perder de vista a questo central da harmonizao. o caso de Portugal, onde sempre se procuraram dar passos nesse sentido. O passo mais importante neste domnio, e tambm o mais emblemtico, o SNC, que uma verso um pouco mais simplificada das NIC e NIRF; 1 passo: O primeiro grande passo em termos de normalizao contabilstico tem como face visvel o POC Plano Oficial de Contabilidade - 1977: aprovao da primeira verso do POC (POC/77), que reflecte influncia acentuada da normalizao contabilstica francesa; - 1989: Reviso do POC para transpor a IV Directiva da Unio Europeia (POC/89 - cap. 1 a 12); - 1991: Publicao do DL 238/91, para implementar a VII Directiva da Unio Europeia, e adiciona ao POC dois novos captulos (cap. 13 e 14) que tratam da consolidao de contas: - As revises de 1989 e 1991 so exemplos da influncia da harmonizao (imposta pela Unio Europeia) sobre a normalizao contabilstica.

You might also like