You are on page 1of 3

EDUCAO AMBIENTAL NA ESCOLA: O QUE SE DIZER A PARTIR DA PRTICA DE UMA PROFESSORA DE GEOGRAFIA? Thais A. C. de Azevedo, Fernanda K. M.

da Silva
Faculdade de Filosofia Cincias e Letras de Ribeiro Preto INTRODUO O trabalho se situa em torno de reflexes sobre Educao Ambiental, buscando compreender e pensar sobre o que permeia as prticas em sala de aula que almejam desenvolver a E.A. Nosso trabalho fomentado pelo programa de bolsas PIBIC- CNPq, processo nmero 144165/2011-2; modalidade categoria: Iniciao Cientfica IC; vigncia: 2011/2012. A pesquisa ocorre na escola municipal Neusa M. Marzolla da cidade de Ribeiro Preto. Escolhemos essa escola porque a professora responsvel pela sala que pretendemos desenvolver nossa pesquisa pertence ao grupo de estudos que ns, aluna e docente orientadora da pesquisa, tambm pertencemos, o grupo ELO (Estudos da Localidade) que pertence Faculdade de Filosofia Cincias e Letras de Ribeiro Preto USP.

OBJETIVOS A pesquisa consiste em acompanhar as prticas de ensino de uma professora dos anos iniciais, e com carter investigativo analisar as prticas desenvolvidas por ela, que permeiam a Educao Ambiental. Os projetos em Educao Ambiental que so desenvolvidos pelo coletivo da escola, docentes e direo, tambm so analisados por ns. Nossas reflexes so em torno de que forma entendido, e o que considerado de cunho ecolgico. Junto ao Referencial Terico por ns trabalhado nosso objetivo identificar os diferentes aspectos da Educao Ambiental presentes na escola, tanto nas prticas como no currculo.

Refletir sobre a transversalidade, que est presente nos Parmetros Curriculares Nacionais, qual a forma est presente na prtica da docente e da escola, enquanto coletivo. Pretendemos tambm, com o mesmo foco de refletir a respeito da Educao Ambiental, pensar um planejamento junto professora que almeje contemplar as intenes ambientais e acompanhar seu desenvolvimento.

METODOLOGIA A observao participativa modo e instrumento que usaremos para nossa pesquisa e investigao reflexiva cientfica, pois entendemos que dessa forma a pesquisa no se esconder atravs de perspectivas distantes da realidade da sala de aula ou que nega o envolvimento do pesquisador. Temos como ideal de observador o sujeito que tem cuidados para com sua observao, visando coleta de dados e tem a preocupao para que observao no se entrelace aos seus ideais ao ponto de deixar desviar informaes ricas para a pesquisa. Para que as informaes no sofram tal influncia, prejudicando a cientificidade da pesquisa foram tomados cuidados com a observao, que foi controlada, sistematizada e feita com planejamento prvio. CONCLUSES A anlise que j trazemos para nosso texto em relao ao impacto que as avaliaes externas causam no cotidiano escolar, fazendo com que o currculo seja remodelado e de certa forma engessado, inibindo a autonomia do professor que modifica seu planejamento em funo da avaliao e dos contedos cobrados nela. Pensando nosso foco, a Educao Ambiental, e que as questes abordadas pelas avaliaes externas apenas contemplam as reas de Lngua Portuguesa e Matemtica podemos trazer mais um ponto onde a E. A. colocada em segundo plano. Outra reflexo que j pertence ao nosso trabalho em relao aos

projetos propostos pelo coletivo da escola que se denominam de cunho ecolgico, sendo que as atividades contidas no decorrer do projeto no comtemplam a Educao Ambiental em nenhuma das Linhas de E.A. que trazemos como nossos referenciais. O cunho ecolgico se resume em propostas que traro ao aluno apenas uma pequena relao homem e sociedade. Onde a suposta relao ser desenvolvida indiretamente e sem reflexo da escola sobre isso. REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS ANDR, M. E. D. A.; LDKE, M. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: Pedaggica e Universitria, 1986.

BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: meio ambiente e sade, Secretaria de Educao Fundamental. Braslia (DF): 1998. CARVALHO, I. C. M. Educao ambiental crtica. In: Philippe Pomier Layrargues. (Org.) Identidades da educao ambiental brasileira. Braslia (DF): Edies Ministrio do Meio Ambiente, 2004. p. 13-24. CAVALCANTI, L. O. H. Currculo e Educao Ambiental: trilhando os caminhos percorridos, entendendo as trilhas a percorre. In Encontros e Caminhos: formao de educadoras(res) ambientais e coletivo educadores. Braslia (DF): Edies Ministrio do Meio Ambiente, 2005. GUIMARES, M. Educao ambiental crtica. In: Philippe Pomier Layrargues. (Org.) Identidades da educao ambiental brasileira. Braslia (DF): Edies Ministrio do Meio Ambiente, 2004. p. 25-34.

You might also like