You are on page 1of 41

FAZER ATIVIDADE FSICA NA RUA DEIXA VOC MAIS EXPOSTO A POLUIO?

Depende, claro, de onde resolvemos suar a camisa. De fato, quem pedala ou corre em uma avenida dominada por carros vai mandar para dentro do peito uma quantidade maior de compostos txicos do que se estivesse apenas andando por ali. Durante o exerccio, aumenta o volume de ar inspirado e a velocidade com que ele entra nos pulmes. Isso facilita a deposio de poluentes ali, explica o pneumologista Ubiratan de Paula Santos, do Instituto do Corao de So Paulo. O problema que gases e outras substncias originrias da queima de combustvel podem agredir as vias respiratrias e at cair na circulao, avisa. Seria um motivo para abandonar a atividade fsica a cu aberto? No, senhor(a), a menos que voc sofra de asma ou bronquite severa. Ainda desconhecemos se essa exposio representa, entre pessoas saudveis, um maior risco de doenas no futuro, diz Roberto Stirbulov, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Na dvida, convm se manter longe de ambientes entupidos de automveis ou indstrias s no v usar a poluio como desculpa para deixar de se exercitar.

Para fugir da poluio


Nas vias pblicas Evite as avenidas com alto trfego de veculos ou zonas industriais. Priorize, sempre que possvel, as ruas internas dos bairros.

Nos parques

As rvores formam uma barreira contra os poluentes mais slidos, mas no do conta do recado se o parque estiver cercado por vias congestionadas. Prefira os espaos mais distantes dos escapamentos.

Nas academias Em tese, elas se encontram mais vedadas contra a poluio. A maioria dispe de ar condicionado, mas sua manuteno precisa estar realmente em dia.

A IRISINA, HORMNIO DO ESPORTE, FAZ SEU CORPO VIRAR UMA TORRADEIRA DE CALORIAS
Segundo descobertas quentssimas, o exerccio fsico acende a produo de uma substncia capaz de queimar energia e afugentar problemas que aterrorizam o corao por Theo Ruprecht | design Flavia Hashimoto e Laura Salaberry

Com o passar dos anos... Em comparao com adultos, os bebs tm uma maior porcentagem de adipcitos marrons. A teoria que recm-nascidos precisam muito da chama vinda desses aquecedores por sua musculatura estar pouco desenvolvida. "J nos mais velhos, os prprios msculos podem fornecer calor ao tremerem", diz Angelina Zanesco, fisiologista da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro. Nosso corpo possui tanto as clulas adiposas brancas como as marrons. As primeiras estocam combustvel, ou melhor, gordura e, quando comemos demais, ficam infladas, deixando a barriga saliente. J o segundo time usa a gasolina armazenada no organismo s para gerar calor, fato importante em seres vivos como ns, que precisamos nos manter em uma mesma temperatura o tempo todo. A questo que os adultos apresentam muito mais unidades da verso guardadora de excessos gordurosos do que da responsvel por incendi-las. Contudo, d para mudar ao menos em parte esse cenrio. Recentemente, cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, descobriram um hormnio fabricado durante a atividade fsica com potencial para transformar

aqueles depsitos esbranquiados em indstrias consumidoras de energia. "A substncia, batizada de irisina, viaja do msculo at o tecido adiposo e, l, impulsiona essa maior queima calrica", explica Jun Wu, biloga e uma das autoras do trabalho (entenda os detalhes no infogrfico abaixo). Para chegar concluso, ela e outros companheiros submeteram ratos a treinos regulares. Ento, verificaram que os animais bem condicionados fisicamente tinham altos nveis de irisina e, acima disso, uma mudana no funcionamento interno de boa parcela das clulas de gordura. "Embora ainda faltem estudos na rea, impressionante que uma molcula secretada por causa do exerccio transforme unidades que antes armazenavam triglicrides em outras que o utilizam apenas para produzir calor. uma contradio surpreendente", raciocina o fisiologista William Festuccia, do Instituto de Cincias Biomdicas da Universidade de So Paulo. Ateno: ao que tudo indica, o tal hormnio no forma adipcitos escuros idnticos aos que temos naturalmente. "Na verdade, surge um tecido bege, com metabolismo menos acelerado do que o do marrom, porm muito mais ativo do que o do branco", esclarece o endocrinologista Walmir Coutinho, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Alis, a ttulo de curiosidade, a cor menos clara vem da elevada concentrao de ferro. O potencial benfico da irisina vai alm da perda de peso. Por dar um gs no surgimento de adipcitos com atuao similar dos marrons, o hormnio inclusive jogaria um balde de gua fria em inimigos do sistema cardiovascular. Em uma reviso conduzida ao lado de pesquisadores canadenses, William Festuccia destaca a importncia dessas clulas especficas no controle dos triglicrides, por exemplo. "Elas diminuem a concentrao dessa gordura no sangue por consumirem-na de forma a produzir calor", arremata o fisiologista. A, o risco de uma artria entupir, estopim para infartos e derrames, cai. Outro adversrio do peito, o diabete tambm combatido pelas fbricas gordurosas de energia. Segundo o levantamento de Festuccia, essas estruturas, quando ativadas, usam glicose bea para deixar sua maquinaria a todo vapor. Assim, recrutam o acar que circula pelos vasos, regulando a glicemia. "Sem contar que, por atacar a obesidade, a irisina afasta a resistncia insulina, um fator fundamental para o aparecimento da doena", complementa Pblius Braga, mdico do esporte do Hospital Nove de Julho, na capital paulista. Uma substncia com tantas possveis benesses sempre causa furor na indstria farmacutica. O otimismo tanto que j h at quem especule que uma droga criada base de irisina ser, no futuro, como um exerccio fsico completo em cpsulas. "Isso bastante improvvel. No se sabe, s para citar

dois casos, se o hormnio tem alguma influncia direta em quadros de hipertenso ou demncias, males que a prtica esportiva comprovadamente previne", deixa claro a fisiologista Angelina Zanesco, da Unesp.

Existe uma dose ideal? O artigo de Harvard no se limitou a observar ratos. Aps suarem a camisa cinco vezes na semana por quase trs meses, oito voluntrios tambm passaram a apresentar taxas extras de irisina - embora, nesse caso, os cientistas no tenham averiguado se os efeitos da molcula eram similares aos encontrados nos animais. "Infelizmente, hoje em dia no todo mundo que alcana esses ndices de atividade fsica", lamenta Angelina. Em outras palavras, no vale dar somente uma volta no parque por ms. necessrio planejar uma rotina de treinamentos regulares e contar com um pouco de pacincia para as vantagens comearem a dar as caras. Os experts ainda desconhecem qual a intensidade perfeita ou mesmo se as sesses de musculao promoveriam a propagao do hormnio. "A falta de resposta para questes bsicas normal quando se abre uma nova linha de pesquisa. Entretanto, essas perguntas devem ser elucidadas nos prximos anos", enfatiza Jun Wu. Enquanto os esclarecimentos no vm, vale a mxima de ficar longe do sedentarismo, mas respeitar seus limites a qualquer custo. Desse modo, voc consegue transformar diversas chateaes em cinzas.

Uma promessa contra a obesidade A verso sinttica da irisina deve comear a ser testada em voluntrios a partir de 2013. Em teoria, sua principal virtude , diferentemente dos medicamentos hoje disponveis para contornar o excesso de peso, no mexer com quaisquer mecanismos do crebro. "Ainda cedo demais para falar qualquer coisa. Vrios frmacos, e em especial os que aumentavam a queima energtica do corpo, trouxeram benefcios a animais, mas no surtiram efeito em seres humanos", contrape Walmir Coutinho. Fora isso, pouco se sabe sobre possveis reaes adversas. "Por estimular a gerao de calor, ser que em doses elevadas a irisina provocaria uma febre contnua?", questiona William Festuccia. Trata-se de uma grande promessa para os prximos anos. E nada mais do que isso.

Ilustrao Adriana Komura Incndio que emagrece Como o exerccio fsico converte armazns de gordura em incineradores de calorias
1. O estopim

As fibras musculares tm uma protena chamada FNDC5. Ao caminharmos, por exemplo, essas molculas se multiplicam pela membrana celular e, na sequncia, so quebradas. Um dos subprodutos a irisina, que cai na circulao sangunea e viaja at as clulas gordurosas.

2. O incio do fogo

Ao entrar em contato com os adipcitos brancos, cheios de triglicrides, esse hormnio inicia o processo de biognese mitocondrial, ou seja, de formao de mitocndrias no interior das unidades estocadoras de gordura.

3. Labaredas do bem

As novas mitocndrias, ento, passam a consumir o excesso de triglicrides como combustvel para gerar calor. Isso diminui a quantidade de gordura corporal, provocando uma srie de benefcios sade.

PESQUISADORES DESENVOLVEM NOVO MTODO DE AVALIAR A GORDURA CORPORAL


Falsos magros tm gorduras em partes especficas do corpo, que podem colocar a sade em risco. Para identificar o problema, pesquisadores da USP desenvolveram um novo IMC, o ndice que mede a massa corporal.
Dirceu Martins Ribeiro Preto, SP As pessoas chamadas de falsas magras parecem estar no peso ideal, mas tm gorduras em partes especficas do corpo, que podem colocar a sade em risco. Para identificar esse tipo de problema, pesquisadores da USP desenvolveram um novo IMC, o ndice que mede a massa corporal. O bancrio Carlos Rezende tem 1,80 de altura, 81 quilos e o rosto fino. Pelo ndice de massa corporal tradicional, no teria com o que se preocupar, mas pelas contas do novo, no pode ganhar nenhum grama.

A frmula do tradicional ndice de massa corporal, criada no sculo XIX, avalia a como o peso est em relao estatura da pessoa. simples fazer o clculo: a pessoa divide o peso pela altura ao quadrado. Resultados entre 18,5 e 25 so considerados normais, segundo a Organizao Mundial da Sade. Segundo os mdicos, esse mtodo no mostra como a gordura no corpo est distribuda. A falha foi constatada por uma pesquisa feita na faculdade de medicina da USP de Ribeiro Preto, com 701 estudantes e pacientes do HC. Da surgiu a nova frmula que mede o ndice de gordura, o IMCA, ndice de Massa Corporal Ajustado. O clculo ficou um pouco mais complicado.

Os mdicos usam um aparelho que leva em conta a nova frmula e mede a porcentagem de gordura por ondas eltricas. Com o novo ndice, os pesquisadores acreditam identificar mais rapidamente o que eles chamam de falsos magros, quem aparentemente no tem problemas com a balana, mas podem apresentar ndices preocupantes de gordura no corpo. O diagnstico preciso ajuda a indicar o tratamento adequado. Esse diagnstico um pouco mais acurado, ele acaba permitindo que a gente consiga detectar a obesidade um pouco mais precocemente e

consequentemente a gente acaba reduzindo os riscos de alguma doena, como diabetes, hipertenso, nveis elevados de colesterol", explica Mirele Grecco, nutricionista. Carlos que tem gordura localizada no abdmen j planeja mudar a rotina. Comear a praticar um esporte, alguma coisa nesse sentido. Levantar da cadeira e comear a fazer exerccio".

Confef esclarece polmica sobre mdicos prescreverem atividades fsicas

O CONFEF esteve presente ontem (4 de outubro) abertura do 35 Simpsio Internacional de Cincias do Esporte, onde obteve esclarecimentos sobre o programa "Exercise is Medicine", do American College of Sports Medicine. Segundo matrias veiculadas pela mdia, o "Exercise is medicine" ser implantado na rede estadual de sade de So Paulo, numa parceria entre o Centro de Estudos do Laboratrio de Aptido Fsica de So Caetano do Sul (Celafiscs) e a Secretaria de Sade do Estado, para capacitar mdicos e outros profissionais da rea da sade a "prescreverem" atividades fsicas. Na abertura do Simpsio, o dr. Victor Matsudo, diretor cientfico do Celafiscs, elucidou que a imprensa traduziu erroneamente o termo "prescription" do projeto original, que pode ser tanto prescrio quanto orientao. Matsudo frisou que a capacitao do "Exercise is medicine" tem por objetivo fazer com que os profissionais na rea da sade passem a acrescentar a recomendao de atividades fsicas em seus receiturios e que orientem os pacientes a procurarem um Profissional de Educao Fsica. Portanto: os mdicos e outros profissionais da rea da sade NO VO prescrever atividades fsicas, mas sim RECOMEND-LAS e encaminhar o paciente ao acompanhamento de um Profissional de Educao Fsica.

Leia o artigo aqui: Mdicos de So Paulo devem incluir atividade fsica na prescrio mdica

MDICOS DE SO PAULO DEVEM INCLUIR ATIVIDADE FSICA NA PRESCRIO MDICA

Um programa norte-americano que treina os mdicos para que eles recomendem e prescrevam exerccios fsicos a seus pacientes ser lanado nesta quarta (3) no Brasil.

O projeto "Exercise is Medicine" foi criado em 2007 pelo American College of Sports Medicine e pela American Medical Association e visa capacitar profissionais da rea da sade para a adio da atividade fsica aos tratamentos convencionais.

"Queremos que os profissionais entendam os benefcios da atividade fsica. A maioria ainda tem receio, acha que o paciente pode quebrar algo, ter um infarto, mas ele tem muito a ganhar com a insero da atividade moderada no

dia a dia", diz Sandra Mahecha Matsudo, mdica e diretora-geral do Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratrio de Aptido Fsica de So Caetano do Sul). O centro parceiro do American College of Sports Medicine h anos e foi o escolhido para liderar o "Exercise is Medicine" no Brasil.

A ideia que o mdico aprenda a prescrever a atividade fsica para o paciente, de acordo com sua condio, e o indique para um profissional de educao fsica.

O programa americano tem "prescries" de exerccios para diferentes doenas, como cncer, alzheimer, hipertenso e esclerose mltipla. O projeto comear em So Paulo, numa parceria do Celafiscs com a Secretaria de Estado da Sade e o apoio da Associao Mdica Brasileira e da Associao Paulista de Medicina.

Nesta semana, 150 profissionais recebero treinamento, incluindo mdicos, enfermeiros, profissionais de Ed. Fsica e fisioterapeutas de 14 instituies -entre elas, Hospital das Clnicas da USP, hospital Albert Einstein, Instituto do Cncer do Estado de So Paulo e as sociedades brasileiras de diabetes e cardiologia.

O programa deve ter seu acesso ampliado para o Estado por meio de uma rede virtual de capacitao. No futuro, haver tambm uma discusso com o Ministrio da Sade sobre como levar o curso para todo o pas.

Comentar 7 comentrios

Leandra Tonello Treinador pessoal na empresa Academia so para Mulheres

Imagina s que ironia?!?! Nossa profisso faz uma campanha p/ PREVENO, mas a..... as dores, leses, sobrepeso.... batem a porta p/ o Milagre. Eu at sonho c/ o milagre, mas muito, muito, nossos resultados dependem da perseverana do Leigo. Mas queremos o bem e faremos o bem, s necessitamos falar p/ as pessoas ouvirem o nosso SABER, pois ps recomendaes Mdicas acredite: VOC 'Paciente' est nas mo do PROFESSOR DE EDUCAO FSICA, profissional a EDUCAR O CORPO....!!!! Responder 3 Curtir Seguir publicao 6 de Outubro s 09:31

Diego Roger Silva Assinar UGF - Ps Graduao Ser??? Responder 2 Curtir Seguir publicao 5 de Outubro s 19:45

Thiago Silva Assinar Quem mais comentou Universidade Cruzeiro do Sul No sei o motivo de tanto medo disso. Se os profissionais atuais forem competentes, os mdicos no iro tomar o lugar de ningum. O problema que as pessoas querem levar tudo com a barriga, e quando percebem outros que realmente podem tomar seu lugar, ficam com inmeros argumentos, tentando justificar sua pssima atuao de massa como profissional, tentando garantir seu trabalho medocre. Antes de querem barrar tudo e todos, acho que o profissional de educao fsica deveria ler mais, parar de meter o dedo no trabalho do nutricionista [quando recomendam dietas e suplementao], no trabalho dos mdicos [quando prescrevem hormnios] e s depois que essa hipocrisia acabar e realmente tivermos a maioria como bons profissionais, ai sim poderemos dizer que esto roubando o que nosso! Estamos na rea da sade, e se esto fazendo isso, porque os profissionais atuais no esto qualificados pra isso. Se o educador fsico respeitasse a sua profisso, colocando sempre os termos corretos, deixando o achismo de lado e levando o conhecimento cientfico consigo, no existiria tanto preconceito de outros profissionais, contra profissionais da educao fsica! Falta informao, falta conhecimento, falta comprometimento e respeito para com o prximo!

PS. Ainda existem bons profissionais, mas a maioria no merece se quer ser chamado de educador fsico, e isso pode ser visto j nas universidades. Responder 1 Curtir Seguir publicao 5 de Outubro s 15:56

Thiago Silva Assinar Quem mais comentou Universidade Cruzeiro do Sul //Um bom profissional jamais perde seu cargo e nem sua moral para profissional algum! Responder 1 Curtir 5 de Outubro s 15:57

Sandrinha Souza Professora na empresa Academia EcoFit Concordo com algumas coisas que voc disse Thiago, mas porm h profissionais mal qualificados e incompetentes em todas as reas. Na Eduacao Fsica falta unio da categoria e as pessoas no defendem a profisso. Certamente e o trabalho com excelncia que vai valorizar a categoria. Responder 1 Curtir 5 de Outubro s 20:20

Thiago Silva Assinar Quem mais comentou Universidade Cruzeiro do Sul Exatamente Sandrinha. Falta unio e profissionais que impe respeito. Como disse em outros comentrios, vejo que isso vem mudando a cada dia, porm ainda acho que est devagar demais, isso poderia ser um pouquinho mais rpido. rs Abraos e boa noite ;) Responder 1 Curtir 5 de Outubro s 20:22 Ver mais 2

Remolo Claudio Abbas Carvalho Assinar Graduado em educaao fisica pela ufmt Finalmente a etica sera restabelecida, demorou. Responder 1 Curtir Seguir publicao 7 de Outubro s 17:35

Wellington Borges UEG Como acadmico apenas pretendo lutar pelos direitos da minha futura profisso, pois se deixarmos a are da medicina invadir o nosso espao com certeza estamos sendo medocre. Responder 1 Curtir Seguir publicao 5 de Outubro s 16:16

Thiago Silva Assinar Quem mais comentou Universidade Cruzeiro do Sul Estar sendo medocre se empurrar o curso com a barriga, no se atualizando, acompanhando os avanos cientficos da rea da sade, contentando-se apenas com o curso dado pelas universidades de graduao brasileiras. No existe melhor forma de lutar pelo direito da profisso, se no se mostrando como profissionais competentes! Seja um profissional competente, diferenciando da maioria dos profissionais atuais, e assim sua histria e comprometimento lutar por voc em prol da sua profisso e profissional de rea alguma ir tomar o que seu! Responder Curtir 5 de Outubro s 16:22

Cristiano Costa Trabalha na empresa Santa Casa de Misericrdia de Sobral

MUITO BEM Wellington Borges , CONCORDO PLENAMENTE COM VC.NS EDUCADORES FISICOS TEMOS NOSSO ESPAO NO PODEMOS DEIXAR NIGUEM INVADI-LO...... Responder 1 Curtir 6 de Outubro s 15:08

Ewerton Silva So Paulo a questo no eh essa meu caroooo thiago, concordo com vc!!! mas que tem leigos que vo chegar em vc e dizer ah meu mdico isso meu mdico aquilo entende !!! abooo Responder 1 Curtir Seguir publicao 5 de Outubro s 16:28

Thiago Silva Assinar Quem mais comentou Universidade Cruzeiro do Sul Entendo perfeitamente, e no s entendo como penso exatamente assim. Minha me trabalha em um hospital, e por conta disso, eu sei muito bem que existem pssimos mdicos no Brasil. Tambm conheo muitas pessoas que esto graduando em medicina, seja em universidades pblicas ou universidades privadas, e l tambm j pode se notar futuros bons profissionais e pssimos profissionais. No entanto, o que quis dizer, que no adianta levantar-se contra uma deciso, se ainda a grande massa da educao fsica permanecer inerte no que diz respeito a atualizaes, respeitar as profisses alheias, impor respeito! Me responda uma coisa, quantas pessoas voc conhece ou j ouviu dizer que o "instrutor" da academia dele recomendou tal suplemento ou est vendendo substncias anabolizantes esteroides? Isso no invadir o espao da profisso do outro tambm? Se no queremos que ningum invada nossa profisso, no deveramos invadir a do outro, e se queremos lutar pelo nosso direito de bons profissionais, deveremos limpar a corja de profissionais podres, para ai ento termos o direito de dizer: Ns somos competentes, ns no precisamos de vocs, e o que afirmam, no

relevante em comparao com a grande massa de excelentes profissionais atuais no mercado! ... Responder Curtir 5 de Outubro s 16:35

Glauco Kruger Assinar Quem mais comentou Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho Thiago, concordo com vc quanto aos suplementos e aos hormnio e tbm sou totalmente contra, mas o maior temor dessa histria (e que independe da sua capacidade profissional) que muitas pessoas deixaro de procurar o auxlio de um educador fsico, visto que j tiveram sua atividade prescrita (ou recomendada) por um mdico... ou ento algum que procura o educador fsico, este faz uma avaliao detalhada das necessidades, e prescreve outra atividade, diferente da recomendada pelo mdico, mas a pessoa vai falar, "no, mas o meu mdico recomendou isso, eu vou fazer isso"... com certeza existiro casos assim... no temo por aqueles que j so clientes e confiam na nossa capacidade, mas sim pelos clientes potenciais que nem chegaro a nos procurar, ou que quando procurarem entraro em conflito com a recomendao do mdico. Abrao Responder 2 Curtir 5 de Outubro s 17:03

Thiago Silva Assinar Quem mais comentou Universidade Cruzeiro do Sul Concordo com voc tambm Glauco. Porm, porque isso acontece??? Porque os profissionais de educao fsica perderam o respeito, por conta dos pssimos profissionais, por conta da m fama. Jamais ir ver um mdico dizer pra voc, "Voc est com caganeira" eles sempre usam termos tcnicos [mesmo os mdicos ruins] J o profissional de educao fsica, na maioria dos casos no usa termo tcnico algum, por exemplo. "Voc bateu a canela?" Esses vcios de linguagem no devem ser aceitos por um profissional de educao fsica.

Volto a dizer: No existiria problema algum no mdico prescrever alguma atividade fsica, mesmo que fosse errada, caso os profissionais de educao fsica tivessem construdo um histrico de bons profissionais, assim como os mdicos construram. Logo o paciente iria dizer: "O mdico falou isso, mas ele no ed...Ver mais Responder 2 Curtir 5 de Outubro s 17:13

Glauco Kruger Quem mais comentou Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho bom, novamente concordo, o curso de educao fsica, bem como muitos outros, inclusive de medicina, possui um nvel geral de formao muito baixo, e isso prejudica a imagem dos cursos de graduao... isso se deve em grande parte a questes polticas que disseminam cursos pelo pas sem o menor controle, para desta forma aumentar o nmero de graduados (o assunto comea a puxar para outras questes envolvidas) devo lembrar tambm que a medicina j foi mais bem conceituada, alm disso uma profisso muito antiga, com muito tempo para construir um histrico... j a educao fsica um curso relativamente recente, sendo regulamentado ainda mais recentemente, portanto difcil comparar em termos de histrico e credibilidade... alm disso a sua expanso j se deu em meio a queda na qualidade de ensino, o que prejudica ainda mais as ...Ver mais Responder 1 5 de Outubro s 13:51

Thiago Silva Quem mais comentou Universidade Cruzeiro do Sul Exato! Mas ai a necessidade de no se contentar com o pouco. Vejo que os novos profissionais esto ficando menos conformados com o que oferecem para eles nas universidades, porm, os antigos profissionais ainda

insistem em achar que j sabem o suficiente, alimentando mitos, invadindo o espao de outras profisses e se colocando acima da razo. Portanto, cabe a ns, da nova gerao, mostrar que somos capazes de ir muito mais alm do que esperam da gente, pois nossa rea to importante quanto a medicina ou engenharia por exemplo. Responder 5 de Outubro s 14:55

Denise Bueno Professora Assistente na empresa Universidade Ibirapuera UNIB Thiago, em muitos pontos da sua fala voc est sim correto, mas... vc j estudou histria da medicina e histria da cincia pra dizer da onde vem o respeito da sociedade pelos mdicos? Histria da sade pblica um bom ponto para ler tbm quando se quer discutir essas coisas, principalmente a discusso sobre bons e maus profissionais da sade. Abraos Responder 5 de Outubro s 15:07

Thiago Silva Quem mais comentou Universidade Cruzeiro do Sul Denise, estudei sim. Esse respeito se deu por conta do modelo europeu da cincia positivista, e exatamente por conta disso que afirmo essas coisas. Os mdicos souberam aproveitar a situao, j os profissionais de educao fsica na dcada de 80/90, decaram muito. Como disse para o amigo ai de cima, atualmente esse quadro de profissionais ruins na nova gerao vem diminuindo, porm ainda est acontecendo em passos lentos, e cabe a ns, da nova gerao lutar pra mudar esse quadro e essa viso do professor de educao fsica preguioso, acomodado, arrogante e burro, como a viso que todos tem da nossa profisso.

Se o que eu tivesse dito no fosse coerente, no haveria preconceito de ningum ao ouvir seu filho dizer: "Pai, me, eu quero ser professor de educao fsica, e no engenheiro" [Esse foi o meu caso] Portanto Denise, cuidado ao afirmar o que as pessoas leem ou deixam de ler, quando no se conhece diretamente elas. Abraos e tenha uma boa noite ;) Responder 1 5 de Outubro s 15:13

Denise Bueno Professora Assistente na empresa Universidade Ibirapuera UNIB Thiago, fazendo a interpretao correta do que disse, ver que no afirmei que vc no leu e estudou, eu perguntei, ok? Bom, de qquer forma ainda acho estranha sua afirmao sobre a origem do respeito que respectivos profissionais tenham na sociedade e, tbm sobre a afirmao que ns professores decamos muito. Creio que no seja bem assim. A profisso evoluiu consideravelmente nos ltimos 20 anos, lembrando que no somos regulamentados enquanto profisso h nem mesmo um sculo (uma diferena bsica entre medicina e educao fsica, por exemplo). O preconceito existente HOJE justamente fruto da m organizao da profisso no passado e dos pssimos professores que todos (todos!) tiveram na escola (praticamente nico cenrio de atuao dos professores). Maus profissionais existem aos montes e continuaro a se proliferar rapidam...Ver mais Responder 5 de Outubro s 15:25

Thiago Silva Quem mais comentou Universidade Cruzeiro do Sul Denise, Quando me referi ao modelo europeu positivista, estava me referindo a educao fsica no Brasil, na qual sofreu muita influncia do modelo europeu no decorrer da sua histria. E como pode ver em comentrios anteriores, citei duas ou trs vezes a necessidade do novo profissional mudar a postura de que todo educador fsico igual aquele professor acomodado do estado. A evoluo no linear, antes da dcada de 80, o profissional de educao fsica atendia muito bem ao que era requisitado [modelo militar e modelo esportivo], aps esse perodo, houve uma crise na profisso, onde a rea ganhou propores enormes, ampliando o campo de atuao para diversas outras reas, [talvez por conta disso voc afirmou que ela teve um avano grande], e muitos profissionais da poca no estavam preparados para isso. Os profissionais esta...Ver mais Responder 5 de Outubro s 16:00

Denise Bueno Professora Assistente na empresa Universidade Ibirapuera UNIB Agora sim voce foi mais convincente, rs! E isso mesmo, o crescimento da rea (entrando na sade) sim um problema e cria a famosa crise de identidade. Todos querem uma pontinha desse nicho de mercado to promissor. Mas acho que o enfoque disso nem to capitalista (do ponto de vista do ganho do mdicos), e sim do mbito da sade pblica, dados os danos gerados pelo sedentarismo. No vejo problema em mdicos recomendarem atividade fsica. Tomara que esse "treinamento" seja para que eles entendam que diversas doenas podem ter o exerccio como aliado do tratamento. No h espao para erros mas eles acontecero, assim como entre engenheiros, bioqumicos, mdicos, fsicos e etc. Fao doutorado num programa de sade pblica, convivo com mdicos, fisioterapeutas, nutricionistas e engenheiros inclusive, Sei bem o peso do preconcei...Ver mais Responder 1 5 de Outubro s 16:21

Thiago Silva Quem mais comentou Universidade Cruzeiro do Sul Jamais irei pensar isso. Uma discusso, desde que tenha bons argumentos, no existem perdedores, existem apenas vencedores. Pois mesmo que o que defende o argumento A, seja contrariado por quem defende o argumento B, ambos sairo dali com algo a mais. Alm de que, se o que defende o argumento B provar que o que defende o argumento A est errado, no significa que ele perdeu, e sim ganhou a oportunidade de no cometer o erro novamente. Discusso, quando no levado em considerao o ego e sim o conhecimento, sempre [SEMPRE MESMO) ser bem aceita em qualquer parte do mundo. Boa sorte tambm e abraos ;) Responder 1 5 de Outubro s 16:32

Comentar 22 comentrios

Ginwellness Assessoria Professor de Educao Fsica na empresa Educador Fsico Temos apenas que avaliar as competncias legais de cada profisso e aprendermos que numa escala hierrquica estamos no mesmo nvel dos mdicos e no abaixo deles e, dessa forma, no vejo porque os exerccios serem prescritos por eles j que nossa profisso que est mais preparada para tal. Vamos ver o que o CONFEF/CREF far em nossa defesa. Responder 13

3 de Outubro s 11:21

Monica Marques Assim como o educador fsico recomenda o exame mdico, importantssimo que o mdico recomende a atividade fsica. A campanha preconiza esta recomendao, para diminuir a incidncia das doenas crnicas relacionadas ao estilo de vida. Ningum recomenda aquilo que no conhece ou no confia. Se o mdico conhecer melhor os programas e modalidades de atividade fsica, podero sentir segurana ao receitar. Da mesma forma, o educador fsico poder precrever melhor se conhecer as ocorrncias mdicas e suas implicaes no exerccio. O sedentarismo mata e todos os profissionais de sade devem se mobilizar e interagir para combat-lo ! Responder 9 5 de Outubro s 07:47

Leonardo Oliveira Kaj Trabalha na empresa Personal trainer Excelente matria e iniciativa, Monica! Gostei bastante da ideia e dos seus comentrios! Serve bem para vermos que ainda h esperana de existir o "modelo ideal" de acompanhamento e aconselhamento para a saude e desempenho! :) Responder 1 5 de Outubro s 08:20

Denise Bueno Professora Assistente na empresa Universidade Ibirapuera UNIB O profissional de Educao Fsica recomenda o EXAME MDICO, isso equivale ao mdico recomendar ao paciente uma avaliao fsica e exerccios. Ns nunca seremos aptos a prescrever tratamento mdico (terapias, medicamentos e etc) e ningum no mundo vai apoiar uma campanha assim. Portanto, eles no so (e nunca sero) aptos a "receitar" atividade fsica. Assim

como ns entendemos de doena para atender melhor nossos clientes, eles podem sim entender de exerccios para RECOMEND-LO, o que extremamente diferente de PRESCREVER. H um programa nacional de combate desnutrio infantil no Brasil, que versa sobre a difuso do conhecimento para profissionais de sade do SUS (mdicos, enfermeiros, tcnicos e etc) para que estes ACONSELHEM a amamentao exclusiva materna, por exemplo. Isso ajudou o Brasil ser o melhor pas do mundo em reduzir drasticamente a mortalidade infantil. Isso no significa que algum deles v prescrever dieta e receitar s mes como devem alimentar os filhos. Se esse programa tiver o mesmo propsito com relao promoo da atividade fsica, timo. Caso contrrio, pena das pessoas que tero prescries de exerccios feitas por mdicos. Abraos Responder 2 5 de Outubro s 14:58

Denise Bueno Professora Assistente na empresa Universidade Ibirapuera - UNIB Ninguem precisa de TREINAMENTO pra aprender recomendar o profissional mais adequado para uma tarefa!! Reflitam!! Aconselhamento uma coisa, e isso eles devem fazer, mas prescrio JAMAIS! "A ideia que o mdico aprenda a prescrever a atividade fsica para o paciente, de acordo com sua condio, e o indique para um profissional de educao fsica." Gente, se eles vo "aprender" prescrever, vo indicar o professor depois pra que??? No faz sentido. O aluno vai chegar com a prescrio pronta e o prof aplica o treino????? Ah vah!! Responder 8 4 de Outubro s 06:29

Denise Bueno Professora Assistente na empresa Universidade Ibirapuera UNIB

LuLinha Bertelli Simes, olha o q eu te falei.... Responder 4 de Outubro s 06:30

Juliana Crepaldi Scia Diretora na empresa Ser Ativo Concordo Denise Bueno.... Responder 2 4 de Outubro s 06:30

Juliana Crepaldi Scia Diretora na empresa Ser Ativo O que acha doutora Paula Hunka ??? Responder 4 de Outubro s 06:30 Ver mais 15

Carlos Silva Diretor na empresa Estao do Exerccio e Sade Pessoal, vamos entender melhor a iniciativa do projeto do "Exercise is Medicine", acho que o objetivo orientar os mdicos a encaminhar e incentivar seus pacientes a realizar atividade fsica orientada, lembrando que o profissional capacitado para prescrio e acompanhamento so os profissionais de educao fsica, portanto temos que unir aos mdicos para realizarmos um trabalho multidisciplinar... Hoje esse trabalho j bem realizado pela Estao Do Exerccio e Sade - Academia Especializada em Idosos e Grupos Especiais! Vamos apoiar essa iniciativa... Responder 7

3 de Outubro s 18:07

Denise Bueno Professora Assistente na empresa Universidade Ibirapuera UNIB Vamos entender isso tbm.. Cdigo de tica dos Profissionais de Educao Fsica: "XI - A preservao da sade dos beneficirios implica sempre responsabilidade social dos Profissionais de Educao Fsica, em todas as suas intervenes. Tal responsabilidade no deve nem pode ser compartilhada com pessoas no credenciadas, seja de modo formal, institucional ou legal." Sem mais. Responder 8 4 de Outubro s 06:49

Milord Jos Lima Quem mais comentou UNIP - Universidade Paulista COM CERTEZA DENISE BUENO, UMA FORMA DISFARADA DE DELEGAR AOS MDICOS ALGO PARA O QUAL NO ESTO HABILITADOS, INFRINGINDO NOSSO CDIGO. O QUE SER INFLIGIDO A ELES NESTE CASO, J QUE O APARELHO ESTATAL OS AMPARAM? MANIFESTAO CABIDA E JUSTA... ESTOU COM VOC... COMPREENDO OS OUTROS COMENTRIOS VISTO QUE DESCONHECEM CDIGO DE AO DE CADA REA PROFISSIONAL... Responder 2 4 de Outubro s 07:33

Maria Socorro Artuni

Carlos assisti a reportagem da academia, parabns!!! Responder 4 de Outubro s 08:11 Ver mais 3

Tiago Oliveira Trabalha na empresa Vita Sade Academia 249 assinantes Quero saber em que isso valoriza o educador fsico??? J que o mdico teria autonomia para prescrever exerccio que s a ns cabe??? Isso uma merda e espero, do fundo do meu corao que d errado. Daqui a pouco veremos mdicos nos seus dias de folga dentro de academias dando uma de Personal. o fim! A medida plausvel disso seria seria ele INDICAR a prtica regular de exerccios, prescreve-los jamais! Responder 5 3 de Outubro s 11:24

Mnica Freitas Faculdade de Educao Superior de Timbaba oxeee cada uma! Responder 3 de Outubro s 11:26

Mnica Freitas Faculdade de Educao Superior de Timbaba Cada profissional na sua area ....medico medico,educador fsico outra histriaaa.. Responder

3 de Outubro s 11:27

Monica Marques As DCNTs (doenas crnicas no transmissveis) so a principal causa de morte no Brasil e no mundo e a atividade fsica parte integrante e importante do tratamento de todas elas. Apesar disso, a maioria do mdicos costuma receitar apenas medicamentos e deixa de enfatizar o quanto o exerccio pode influenciar positivamente o paciente durante o tratamento e tambm na profilaxia. O objetivo desta campanha conscientizar a comunidade mdica sobre a importncia de RECEITAR formalmente a atividade fsica (vejam no site www.exerciseismedicine.org) em cada consulta, para todos os pacientes. A campanha no fala de mdicos ocupando o lugar de professores de educao fsica, muito pelo contrrio, se for bem implantada ir aumentar a quantidade de pessoas procurando pelos educadores fsicos porque o prprio mdico indicou !!! Responder 4 4 de Outubro s 07:41

Jeff Armon Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Faz sentido se ele for simplesmente indicar ao paciente que procure o profissional de educao fsica, mas prescrever a atividade fsica no papel do mdico. Responder 1 5 de Outubro s 07:20

Escritrio de Prestao de Servios Acho que uma grande vitoria no dia de hoje para os Educadores Fisicos Responder 4

3 de Outubro s 11:10

Denise Bueno Professora Assistente na empresa Universidade Ibirapuera UNIB Cdigo de tica dos Profissionais de Educao Fsica: "XI - A preservao da sade dos beneficirios implica sempre responsabilidade social dos Profissionais de Educao Fsica, em todas as suas intervenes. Tal responsabilidade no deve nem pode ser compartilhada com pessoas no credenciadas, seja de modo formal, institucional ou legal." Sem mais. Responder 2 4 de Outubro s 06:48

Thayse Macedo Goinia ISSO TRABALHO MULTIDISCIPLINAR EM SADE!! Responder 4 3 de Outubro s 10:59

Denise Bueno Professora Assistente na empresa Universidade Ibirapuera UNIB Cdigo de tica dos Profissionais de Educao Fsica: "XI - A preservao da sade dos beneficirios implica sempre responsabilidade social dos Profissionais de Educao Fsica, em todas as suas intervenes. Tal responsabilidade no deve nem pode ser compartilhada com pessoas no credenciadas, seja de modo formal, institucional ou legal."

Sem mais. Responder 4 de Outubro s 06:48

Jeff Armon Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Trabalho multidisciplinar o mdico exercer a funo do profissional de educao fsica? Tudo bem ele indicar ao paciente realizar uma atividade fsica, mas prescrever que atividade fsica ser essa e como ser desenvolvida papel do profissional de educao fsica, no do mdico! Responder 5 de Outubro s 07:18

Thayse Macedo Goinia Galera, a minha opinio a mesma da Monica Marques, eu me referi a matria como realmente um trabalho em conjunto. O mdico no prescreve o tratamento da melhor forma que ele analisa que precisa? Ento, segundo o programa, o propsito que o mdico inclua na prescrio mdica a atividade fsica...s isso...o resto fica com a gente....isso pq infelizmente qdo o aluno/paciente chega ao medico para tratar algo, muitos dizem por exemplo "musculao a pior coisa que tem para seu problema de hrnia", por exemplo...hj mesmo ouvi essa fala de uma aluna que foi ao mdico....infelizmente como em todas as profisses temos profissionais e PROFISSIONAIS...e vamos usar nosso bom senso para dar crdito aos que merecem, e passar essa conscincia aos nossos alunos.... Responder 5 de Outubro s 08:51 Ver mais 4

Cezar de Lima Trabalha na empresa Academia Djan Madruga Acho interesse a iniciativa porm discordo do fato do mdico prescrever a atividade fsica para o paciente, de acordo com sua condio. Somente o fato de direcion-lo para o profissional de educao fsica j o suficiente pois possumos a qualificao necessria para orientar, prescrever e restringir determinados exerccios de acordo com a limitao ou capacidade de cada cliente. O mdico por sua vez tem a obrigao em solicitar uma bateria de exames e testes para depois apresentar, para o paciente e para o profissional, as limitaes e restries e o profissional de educao fsica ir traar estratgias para que o cliente alcance seus objetivos de acordo com sua apresentao fsica e funcional. Gostaria de saber a opinio dos nossos conselhos!!!!! Responder 3 4 de Outubro s 05:22

Marcio Carudo Lopes PUC-Campinas Acredito que ao contrario valoriza e muito nossa profisso de Educador Fsico Responder 3 3 de Outubro s 11:05

Denise Bueno Professora Assistente na empresa Universidade Ibirapuera UNIB Cdigo de tica dos Profissionais de Educao Fsica: "XI - A preservao da sade dos beneficirios implica sempre responsabilidade social dos Profissionais de Educao Fsica, em todas as suas intervenes. Tal responsabilidade no deve nem pode ser compartilhada com pessoas no credenciadas, seja de modo formal, institucional ou legal." Sem mais.

Responder 1 4 de Outubro s 06:48

Jeff Armon Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Valoriza sua profisso algum exercer sua funo no seu lugar? Por que um outro profissional deveria fazer prescrio de exerccios se isso funo sua? Ele pode at indicar ao paciente que o procure para que VOC prescreva o exerccio, no ele. Responder 5 de Outubro s 07:24

Estao Do Exerccio Quem mais comentou So Paulo Este movimento uma campanha do American College of Sports Medicine para incentivar os mdicos a recomendar no receiturio, atividades fsicas orientadas como parte do tratamento de doenas. Est comprovado que quando recomendados por mdicos os pacientes levam os exerccios mais a srio. Sou parte da Fora Tarefa de implantao da campanha no Brasil, participem!http://www.facebook.com/events/341410299285758/ Responder 2 3 de Outubro s 18:31

Erbio Felipe Professor de Educao Fsica na empresa Academia TEM Esportes The Exercise is Medicine Credential for Health & Fitness Professionals The EIM Credential shows health care providers that a fitness professional is qualified to help their patientsfrom the healthy to those with chronic diseaseget the exercise theyve prescribed. For fitness professionals, its a new way to build your client base and get more referrals.

Responder 5 de Outubro s 10:41

Erbio Felipe Professor de Educao Fsica na empresa Academia TEM Esportes Due to potential variations in the law from one state to another, the documents provided in this guide should be reviewed and approved by legal counsel before they are used by you or your organization. ACSM makes no warranties or representations regarding the documents provided in this guide, and you or your organization assume all risk associated with any use of these documents. j somos qualificados, obrigados , o mdico poder a apenas recomendar a atividade fsica, mas no prescrever. Responder 5 de Outubro s 10:42

Gladys Fontenelle Faculdade Veiga de Almeida Sei no.temos que analisar essa situao. talvez seja bom e ao mesmo tempo pssimo para nos educadores. Responder 2 3 de Outubro s 12:09

Claudio Castro Mais um vez o Brasil mostra incompetncia na hora de usar algo que vem de fora, considerando os USA que no tem a ptofisso de Educao Fsica regulamentada e onde as academias de ginastica tem uma aparelhagem infinitamente superior media das academias brasileira, ter um mdico prescrevendo atividades fsicas pra populao

como ter leigos remomendando alimentao adequada pra determinado tipo de atividade. Sou a favor da umio da Educao Fsica na parceria com campos da medicina como por exemplo a munologica Responder 1 7 de Outubro s 09:50

Rosimeire Cerpeff So Paulo Caludio leia meus posts no prescrio e sim recomendao!!!esto divulgando errado o confef j se manifestou.d uma lida l primeiro ok Responder 7 de Outubro s 16:28

Carlos Larrosa MUITO LEGAL....VAMOS NOS ORGANIZAR E SOLICITAR PARA QUE NS, EDUCADORES FSICOS TENHAM UM CURSO DE MEDICINA PARA ATENDER NOSSOS ALUNOS, J QUE MUITAS VEZES ENTENDEMOS MAIS DO QUE MUITOS MDICOS QUE AT AGORA VIVEM NO ACHMETRO.....SER QUE NINGUM PERCEBEU QUE ISSO UMA OUTRA MANEIRA DE FAZER O ATO MDICO?! E AGORA EU PERGUNTO: CAD O NOSSO CONSELHO???? EST COMPROVADO CIENTIFICAMENTE QUE A ATIVIDADE FSICA BENFICA, BASTA ESSA CAMBADA DE MDICOS IGNORANTES ABRIREM OS OLHOS E SEREM MAIS HUMILDES....E CUIDAR APENAS DO SEU TRABALHO, DEIXE OS OUTROS PROFISSIONAIS CUIDAREM DAS SUAS RESPECTIVAS FUNES!!!! PAREM DE QUERER ABRAAR E DOMINAR TUDO, QUANDO VOCS MDICOS NO DOMINAM NEM A PRPRIA REA DE ATUAO!!! Responder 1 3 de Outubro s 18:28

Denise Bueno Professora Assistente na empresa Universidade Ibirapuera UNIB Cdigo de tica dos Profissionais de Educao Fsica: "XI - A preservao da sade dos beneficirios implica sempre responsabilidade social dos Profissionais de Educao Fsica, em todas as suas intervenes. Tal responsabilidade no deve nem pode ser compartilhada com pessoas no credenciadas, seja de modo formal, institucional ou legal." Sem mais. Responder 4 de Outubro s 06:48

Marcio Carudo Lopes PUC-Campinas Denise hoje em dia mais do que antigamente pois ja estou na profisso a muito tempo recebo varios alunos com indicaco medica e neste sentido que acho que sera interessante eles os medicos terem esse conhecimento. Abraco Responder 4 de Outubro s 07:45

Denise Bueno Professora Assistente na empresa Universidade Ibirapuera UNIB Eu tbm indico alunos aos mdicos, nutricionistas e fisioterapeutas. Ainda bem ne!?! Imagina se todos ns quisssemos tratar tudo sozinhos? Esse no o problema, timo alis! O problema a tal da PRESCRIO!!! Isso o absurdo...como ja falei, ningum precisa de TREINAMENTO do American College pra indicar alunos a outros profissionais, pelo amor de Deus gente! O que eles aprendero nesse treinamento? Qual a finalidade disso? O que faro depois? O conhecimento interessante a todos ns. Eu estudo milhes de doenas para entender melhor meus alunos, mas nunca cogitei entender de prescrio mdica, e claro, receitar medicamentos. Abraos

Responder 4 de Outubro s 07:50

Estao Do Exerccio Quem mais comentou So Paulo Ol Pessoal, segue a NOTA do CREF-SP Imprensa Notcias - 09/10/2012 Nota de esclarecimento a respeito do programa Exercise is Medicine. Acesse o link: http://www.crefsp.org.br/interna.asp?campo=2111&secao_id=112 Responder h 7 horas

Erbio Felipe Professor de Educao Fsica na empresa Academia TEM Esportes http://exerciseismedicine.org/fitpros.htm vejam no site, de acordo com o que esta l, como fora do brasil no existe nenhum orgo que regulariza e atividade fsica, os mdicos prescrevem e os profissionais de l seguem, at ai ok, problema deles l ! abaixo tem algo explicando que as coisas podem mudar de acordo com as leis vigentes no local ! aqui no Brasil, temos ns, os educadores fsico que esto aptos a exercer o trabalho de cuidar do paciente , sendo que pela lei, somos os nicos que podem trabalhar com exerccios fsicos etc. to logo, os mdicos no podem PRESCREVER nenhuma atividade fsica especifica, mas somente prescrever a atividade fsica como remdio , e encaminhando assim para o profissional da educao fsica . eu entendi assim ! Responder 5 de Outubro s 10:52

Denise Bueno Professora Assistente na empresa Universidade Ibirapuera - UNIB Cdigo de tica dos Profissionais de Educao Fsica: "XI - A preservao da sade dos beneficirios implica sempre responsabilidade social dos Profissionais de Educao Fsica, em todas as suas intervenes. Tal responsabilidade no deve nem pode ser compartilhada com pessoas no credenciadas, seja de modo formal, institucional ou legal." Sem mais. Responder 4 de Outubro s 06:43

Marcelo Dias Proprietrio na empresa MDI PERSONAL TRAINER E CONSULTORIA PENSO QUE MAIS UMA FORMA DE OS MDICOS PASSAREM POR SIMA DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAO FSICA. E O CONFEF, CADE? Responder 3 de Outubro s 11:19

Karla Hipolito Celso Lisboa ERA S O Q FALTAVA PARA DESVALORIZAR MAIS AINDA A NOSSA PROFISSAO, INCRVEL!!!@#$%&*... Responder 3 de Outubro s 10:58

Karla Hipolito Celso Lisboa eles querem tudo..no ha mais profisso na area de saude que tenha autonomia que eles querem titar... Responder 3 de Outubro s 11:24

Estao Do Exerccio Quem mais comentou So Paulo timo trabalho! Responder 3 de Outubro s 18:13

Naza Galvo Fernandes Treinador pessoal na empresa Personal trainer INDICAO A PRTICA DE EXERCCIOS FSICOS UMA COISA!!! PRESCRIO DE EXERCCIOS FSICOS OUTRA, E CABE A NS EDUCADORES FSICOS, COM REGISTRO NO CREF, ESTE DEVER COM A SOCIEDADE!!! DEVEMOS CONCORDAR QUE CADA PROFISSIONAL ATUA CONFORME SUA FORMAO/ESPECIALIZAO!!! Responder 4 de Outubro s 04:47

Emanoel Brito Trabalha na empresa BIOS bem se o mdico s orientar para uma atividade mas certa para o paciente tudo bem, agora ficar se envolvendo como se soubesse mas que Profissional de ED.fsica ai acho que fica desnecessrio. Responder

3 de Outubro s 18:12

You might also like