You are on page 1of 2

Portable document format

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

PDF (Portable Document Format) um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para cri-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, grficos e imagens num formato independente de dispositivo e resoluo. O PDF um padro aberto, e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam neste padro. H aplicativos gratuitos para Linux, Microsoft Windows e Apple Macintosh, alguns deles distribudos pela prpria Adobe. PDF pode ser traduzido para portugus como formato de documento portvel.

'

Extenso do arquivo MIME Type code Desenvolvido por Variante de

.d pf apiainpf plcto/d

'PDF ' (incluindo um nico espao) Adobe Systems XML

possvel gerar arquivos em PDF a partir de vrios formatos de documentos e imagens, como DOC (do Microsoft Word) e PNG. No entanto, a qualidade do oco gerado, no que se refere exibio do contedo, pode variar de acordo com o formato do arquivo matriz, a partir do qual o PDF foi criado. Portanto, a escolha do formato mais adequado pode ser um esforo vlido, principalmente em se tratando de PDFs que contm informaes institucionais ou corporativas. Um bom mtodo para conseguir o mximo de qualidade gerar PDFs diretamente dos programas grficos onde as peas foram produzidas (ocos), por exemplo, no Photoshop (tambm da Adobe), Illustrator, Freehand ou CorelDraw. Se o usurio no tem esses programas ou no tem os arquivos fontes do material em questo (PSD, AI, FH* ou CDR), segue a lista com os formatos mais populares e que permitem alta qualidade ao serem convertidos para PDF: PNG HTML Documentos do Microsoft Office (e correspondentes).

Referncias
1. ISO 32000-1:2008 - Document management -- Portable document format -- Part 1: PDF 1.7 (http://www.iso.org/iso/iso_catalogue/catalogue_tc/catalogue_detail.htm?csnumber=51502) . www.iso.org. Pgina visitada em 18 de abril de 2012.

Ligaes externas
Pgina oficial (https://www.adobe.com/pt/) (Portugal)

Pgina oficial (https://www.adobe.com/br/) (Brasil) Ascertia Docs - Assinatura em linha de documentos PDF (http://docs.ascertia.com) (em ingls) PDF Sign&Seal - Criar, editar, visualizar, assinar digitalmente documentos PDF no computador (http://www.ascertia.com/Products/PDF-Sign-Seal/) (em ingls) Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Portable_document_format&oldid=33609498" Categorias: Formatos digitais de imagem Linguagens de programao da Adobe Produo grfica Normas ISO Normas IEC Grficos vetoriais Impresso digital Documentos eletrnicos

Menu de navegao
Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 20h21min de 8 de janeiro de 2013. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

You might also like