You are on page 1of 4

QUANDO O DISCPULO EST PRONTO O MESTRE APARECE

"A EXPERINCIA NOS ENSINA QUE NEM TUDO QUE INACREDITVEL FALSO".

JOS LARCIO DO EGITO 1993

T E M A 0.1 3 2

vale a indagao do porqu os estudos msticos de certo modo aparentemente se modificam com o transcorrer dos anos. Na realidade no existem modificaes apenas as verdades eternas so apresentadas de forma coerente com os conhecimentos do homem em determinada poca.

Neste ponto dos nossos estudos

No Tema " O MESTRE DE CADA UM" tecemos comentrios a respeito daquela figura que todos os
buscadores procuram encontrar no af do seu desenvolvimento ao longo da Senda. Salientamos que possvel uma pessoa encontrar um Mestre mas o mais eficiente e de mais fcil acesso aquele que reside dentro de cada um de ns.

A primeira condio que o buscador tem que ter para o to almejado encontro com o Mestre est citado
nos Evangelhos:

"Vejam aquelas que tm olhos para ver, ouam aqueles que tm, ouvidos para escutar" Mais adiante diz: "Procurai o reino de Deus e todo o resto te ser dado como acrscimo...".

encontros com algum dos Mestres mas quase nunca elas tm olhos para vlo e nem ouvidos para escut-lo. Somente o discpulo preparado capaz de reconhec-lo. Embora os mestres se apresentem a cada instante as pessoas no os reconhecem. Uns, nem ao menos buscam qualquer mestre pelo que nunca o iro reconhecer; outros, buscam-no na esperana de um encontro com algum ser especial, diferente, como uma entidade de aparncia estranha vestida com longa tnica e envolto numa aura irradiante de espiritualidade ou coisa assim. Como no isto o que comumente acontece aquelas pessoas evidentemente deixam de reconhecer algum deles. Isto acontece exatamente porque as pessoas no esto ainda devidamente preparadas para identific-lo e para ouvi-lo, e o que mais difcil, para seguido. O que, ento mais dificulta o encontro com o Mestre ? - Por que as pessoas geralmente no reconhecem-no se diariamente o encontram? - So Inmeros os motivos, mas queremos dar um destaque especial ao SECTARISMO. Um dos males que as religies determinam sobre os seus adeptos o desenvolvimento de uma forma de pensar sectria. o dizer : "fora destes ou daqueles ensinamentos no existe mais verdade alguma."

A cada dia as pessoas tm

Se as religies ocupassem apenas uma funo de orientadora de uma fase da etapa evolutiva das pessoas, ento, tudo seria diferente. Mas isto nunca acontece pois elas comumente se julgam detentoras da verdade nica, dizendo que toda a verdade est contida em seus limitadssimo ensinamentos. Isto um pensamento infantil. Na verdade bastante que nos voltemos para a tremenda grandeza do Universo, que consideremos os bilies de estrelas e de galxias. O homem mal descortinou os primeiros conhecimentos fsicos desse universo de infinita magnificncia. A quase totalidade das leis e princpios que regem o universo ainda no foram descobertas.

QUANDO O DISCPULO EST PRONTO O MESTRE APARECE

( TEMA 132 )

Diante do universo a mente humana faz inquiries sobre as implicaes inerentes a ele. Paralelamente aos conhecimentos urge necessidade de explicaes metafsicas que por direito cabem s religies, assim sendo os ensinamentos religiosos devem ocorrer na razo direta do desenvolvimento do saber. Para explicar o universo fsico de hoje as religies tm que ter ensinamentos muito mais adiantados do que aqueles que eram necessrios para explicar o universo segundo o pensamento medieval quando a humanidade tinha como certo que o universo era restrito praticamente terra e esta se constituindo o centro em torno do qual todas as coisas giravam. Num universo assim restrito as leis morais eram mnimas, Deus poderia ser um "super-homem" e o mecanismo oculto
das coisas podia ser considerado um mistrio; um capricho qualquer da vontade de Deus. Mas, em decorrncia dos conhecimentos atuais os ensinamentos j no podem ser idnticos aos dos tempos medievais pois a compreenso do homem sobre a natureza exige infinitamente mais do que aquilo que era exigido dos sacerdotes daquela poca. O avano das cincias exige explicaes e as religies ou as fornecem ou tendem a sucumbirem como coisa arcaica e inaceitvel. Vale salientar que no tem ocorrido o dinamismo necessrio nas religies tradicionais que permanecem ainda em posio esttica pelo que vem se tornando obsoletas. Num universo em dinamismo no cabe qualquer doutrina que seja esttica. O que pior que os adeptos leais de uma religio cujos ensinamentos sejam ultrapassados pelo avano do conhecimento e explicaes da poca, ficam estticos no procurando saber a respeito de outras verdades, evitando tudo o que se diferente lhes venha a ser mostrado e desta forma sendo obrigados a no admitirem conceitos diferentes dos que lhes foram ensinados.

Assim, as pessoas esto sempre sendo limitadas pelo estoicismo das doutrinas religiosas e isto chega a
um ponto tal que muitos esperam por um Cristo frente de um cortejo de anjos descendo do cu para salvar os eleitos. A coisa no diferente para algumas religies e ordens iniciticas. um MESTRE, um ser que o guie atravs do conhecimento esotrico. Buscam o Mestre numa pessoa muito especial e exatamente por isto que nunca o encontram. J dissemos que uma pessoa assim, um Mestre dessa natureza pode existir e ser mestre de algum mas no comum. H os que procuram aquele Mestre nas vises em nveis alterados de conscincia. Evidentemente isto possvel mas para tanto primeiramente tem que haver o desenvolvimento da psquico pessoal ( Vide O Tema O MESTRE DE CADA UM ) para que a pessoa possa saber como projetar a sua conscincia para um plano preciso.

H muitos msticos iniciantes na Senda que vivem buscando

Neste ponto queremos evidenciar que o MESTRE pode no ser necessariamente uma pessoa ou um Ser Especial. importante que se tenha em mente que o Mestre um elemento importante no desenvolvimento da compreenso do indivduo, algum ou algo capaz de fazer com que o adepto possa vencer uma etapa evolutiva. Mestre pode ser a CONSCINCIA INTERIOR, Mestre pode ser uma filosofia, Mestre pode ser at mesmo uma religio ou tudo aquilo que sirva de apoio e de orientao para a evoluo espiritual da pessoa. As pessoas, muitas vezes, por no compreenderem isto defrontam-se com o Mestre e no o reconhecem. Assim, quantas vezes na vida as pessoas encontram sistemas de conhecimentos capazes de impulsionarem-nas na Senda mas que acabam por no se ligarem a eles em decorrncia de um sectarismo que faz com que nem ao menos analisem que tipo de conhecimentos lhes esto sendo oferecidos. Quantas filosofias, quantos sistemas de ensinamentos msticos existem e que as pessoas deixam de lado, que no os consideram devidamente, chegando mesmo a julgarem-nas coisas absurdas, perigosas, ou mesmo satnicas, mas que na verdade no so nada disso. Pelo contrrio, at mesmo poderiam ser eleitos para mestre do desenvolvimento pessoal no exato nvel em que elas se encontram. So estes os que tem olhos mas no enxerga, tm ouvidos mas no escutam. Do que afirmamos antes, podemos dizer que os MESTRES se apresentam cada momento mas no so sequer notados pelo comum das pessoas. Somente os adeptos devidamente preparados, aqueles dotados do preciso amadurecimento, desprendimento e despertar interior, e especialmente despidos de sectarismo, so os que os vm de seguem-nos. Somente aqueles que esto aptos, devidamente preparados perceberem quando esto diante de uma fonte de conhecimento e de desenvolvimento espiritual. Parando-se para analisar, buscando-se aquilo que um sistema pode oferecer, por certo encontram-se Mestre com relativa freqncia.
2

QUANDO O DISCPULO EST PRONTO O MESTRE APARECE

( TEMA 132 )

A maioria dos buscadores evitam examinar outros sistemas pelo temor que tm de serem induzidos a erros, de aceitarem equvocos como verdades. A proteo, contudo, existe pois a razo capaz de dizer o que e o que no certo.
"ORAI E VIGIAI E NENHUM MAL TE AFETAR...". at mesmo "pelo vale das sombras", por diferentes sistemas de conhecimentos afim de que cada um possa colher frutos importante para o desenvolvimento individual. "Pelos frutos se pode conhecer a boa rvore"... Assim, porque temer a busca doutrinria se a pessoa pode ter o discernimento de avali-la pelos frutos colhidos... No h castigos ou punies em decorrncia da busca. Quem busca com sinceridade nunca ser desviado porque dentro de si uma chama que vem iluminando a caminhada de cada um, fazendo com que sejam evitados os precipcios. A busca somente perigosa para o insincero, para o curioso, para aqueles que buscam o saber por motivos escusos.

O ser dentro de si tem uma Partcula Perfeita Divina e Sbia capaz de gui-lo

Sentimos que existem pessoas que embora sejam sinceras passam uma vida presa uma determinada doutrina; recebem dela tudo aquilo que lhe pode ser oferecido mas se vem tolhidos de darem mais um passo adiante exatamente por viverem presos a preconceitos que lhes so impostos. O Deus Csmico seria injusto e cruel se deixasse que uma pessoa que buscasse o conhecimento com sinceridade fosse desviado da senda exata. A lei se cumpre sempre. O sincero vibra em alto padro que s tem afinidade com a verdade. Para muitos a cada dia surgem novas oportunidades mas que rotineiramente eles as deixam passarem levados por dogmatismos e preconceitos. Quando um sistema j no tem mais o que lhe oferecer, quando j preencheu a sua finalidade, quando j deu tudo aquilo que poderia dar, normalmente surge de imediato um outro sistema mais abrangente e profundo e assim se segue uma escalada cuja meta o infinito.
"RELIGIES SO SETAS QUE INDICAM O CAMINHO. NO SE DEVE FICAR PARADO DIANTE DE QUALQUER UMA DELAS E SIM SEGUIR SEMPRE NA DIREO QUE ELA INDICA..." Huberto Rhoden.

No existe religio ou sistema metafsico capaz de abranger toda a verdade; no mximo cada uma pode abranger parcialmente as verdades de uma situao ou de uma poca. Nenhum sistema atual vlido para o futuro remoto mas isto no invalida os sistemas atuais. Para um momento um determinado sistema pode ser o ideal mas no para um outro pois sendo o universo dinmico e evolutivo, portanto com tudo tende a mudar, novas ordens mais completas e adequadas vm surgindo cada vez com maior amplitude. Embora isso seja verdadeiro, porm se examinarmos em os seus fundamentos bsicos veremos que h uma estrutura de verdades essenciais imutveis porque a verdade uma s. Na fase atual existem muitos sistemas, cada um enfocando ngulos especiais do conhecimento da Senda. Assim, para o desenvolvimento de cada um existe um sistema mais adequado, mas vencido que seja uma etapa, para que o adepto passe para o nvel seguinte, ele tem que se libertar de quaisquer tipos de correntes que o aferre a dogmatismos e coisas assim. Desta forma que deve ser, mas o que nos entristece ver que muitos buscadores ainda ficam parados na senda perdendo tempo e atrasando a sua prpria evoluo em decorrncia do temor da busca em alguma outra fonte de saber.

Por isto que SOMENTE PARA O DISCPULO PREPARADO QUE O MESTRE APARECE." Somente tendo uma preparao prvia que um discpulo est apto para pressentir que ele est diante
de um mestre do conhecimento e que nem sempre o Mestre fala como uma pessoa, na maioria das vezes o faz por meio de uma doutrina religiosa ou sistema metafsico.

Muitas vezes exatamente um sistema filosfico ou metafsico quem pode e quem ocupa a posio de
MESTRE e determina o desenvolvimento psquico da pessoa. O desenvolvimento psquico, ento, s vezes 3

QUANDO O DISCPULO EST PRONTO O MESTRE APARECE

( TEMA 132 )

fundamental para que a mente do indivduo possa atingir um nvel adequado para que possam ser mantidos contatos psquico com algum dos to esperados MESTRES.

No apenas necessrio a bondade interior para que o adepto caminhe pela senda do conhecimento sob
a orientao de um Mestre. A bondade, a honestidade, a sinceridade, claro, so peas essenciais mas no quer isto dizer que tais condies por si garantem um desenvolvimento rpido. necessrio tambm, entre outras condies, o mpeto na busca, o procurar o conhecimento, o esprito de descoberta e tudo isto despido de sectarismos e de idias preconcebidas. Um esprito aberto e uma mente receptiva so peas fundamentais para o encontro com o MESTRE.

Nunca deve ser rejeitado um sistema, ou uma doutrina "a priori". Deve-se, como diz o adgio, "pagar para ver". Disto no decorrem perigos pois quando h sinceridade, quando h honestidade de propsito, e quando h sentimentos puros porque os nveis de vibrao decorrentes desses estados tornam a pessoa inatingvel pelos malefcios quaisquer que sejam. Nenhuma religio ou seita desvirtua uma pessoa que tenha vibraes elevadas. Seitas nefastas s so perigosas para as pessoas que esto exatamente naquele mesmo nvel e assim ainda existe alguma probabilidade de colher algo de til, no mnimo de saberem que aquele no um caminho capaz de lev-lo ao encontro com o MESTRE.

VENERVEL ORDEM HERMTICA VOH

You might also like