You are on page 1of 33

A Psicologia hospitalar e o hospital1 Health Psycology and gerneral hospital

Laila T. Noleto Q. Mosimann2 Maria Alice Lustosa3


Santa Casa da Misericrdia do RJ-CESANTA

Resumo O presente trabalho se refere a uma pesquisa bibliogrfica acerca de possveis relaes entre a Psicologia Hospitalar e o Hospital Geral. Desta forma conduziuse o trabalho com o propsito de compreender aspectos relativos s especificidades tanto da Psicologia Hospitalar quanto da Medicina. Para tanto o tema foi tratado tendo como pano de fundo as seguintes temticas: Um Pouco da Histria Psicologia Moderna, Hospital e Medicina; Psicologia da Sade, Psicologia Mdica, Psicologia Hospitalar e Psicossomtica; Psicologia e Medicina: Dilogo Psicologia, Psicologia Hospitalar e Medicina e, Psicologia e Medicina: um paradoxo ou simplesmente dois paradigmas? Mediante realizao do trabalho foi possvel identificar, reconhecer e mesmo compreender algumas nuances que, embora no justifiquem, em alguma medida explicam algumas posturas profissionais tomadas no trabalho e, dado seu modo de acontecer, no encontro com o(s) outro(s). Enfim, mais do que descrever aspectos da dinmica de funcionamento da Psicologia Hospitalar e do Hospital, o presente estudo viabilizou crer que a concatenao entre tais passvel e desejvel de realizar-se. Palavras-chave: Psicologia Hospitalar; Psicologia da Sade; Hospital Geral.

Abstract This paper refers to a literature search on themes that are entwined with the dynamics of the possible relationship between Health Psychology and the Hospital. Therefore, this research was conducted in order to understand some
1 2

Monografia Apresentada ao Servio de Psicologia Hospitalar da 28 Enfermaria da Santa Casa da Misericrdia do Rio de Janeiro, como Requisito Parcial Obteno do Ttulo de Ps Graduao em Psicologia Hospitalar e da Sade. Psicloga e Pedagoga formada pela Universidade Catlica de Braslia UCB; Especializao em Teoria Psicanaltica pela Universidade de Braslia UnB; Especializao em Psicologia Hospitalar e da Sade pela Santa Casa da Misericrdia do RJ. Doutora em Psicologia pela UFRJ; Coordenadora dos 22 Cursos de Ps-Graduao da Santa Casa da Misericrdia do RJ-CESANTA; Coordenadora do Curso de Ps Graduao em Psicologia Hospitalar e da sade do CESANTA; Orientadora desta Monografia.

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

specific aspects of both Health Psychology and Medicine. The following themes were taken as a background for both topics: A Bit of History - Modern Psychology, Hospital Medicine, Health Psychology, Medical Psychology, Psychosomatics and Health Psychology, Psychology and Medicine: Dialogue Psychology, Medical Psychology and Medicine, Psychology and Medicine: a paradox or simply two paradigms? Upon completion of the work, it was possible to identify, recognize and understand some points that, although do not justify, to some extent explain some of the positions taken by professionals in their meetings with others. Finally, beyond describing the dynamic aspects of the operations of Health Psychology and the Hospital, this study makes viable the belief that these two areas are liable to cooperate. Keywords: Health Psychology; General Hospital; General Hospital.

Introduo A Psicologia Hospitalar e o Hospital Greral investigaes devido suscitam interessantes

sua recente articulao. Partindo desse pressuposto o

presente trabalho se prope, a investigar temticas que se fazem primordiais na compreenso de alguns pormenores relativos necessidade de articulao em contexto hospitalar, entre a Psicologia e a Medicina, levantado pelo questionamento: Dilogo - Psicologia e Medicina: um paradoxo ou simplesmente dois paradigmas? A partir da pesquisa bibliogrfica e da composio do presente trabalho foi possvel mergulhar na realidade prtica de cada uma das cincias em separado, Medicina e Psicologia, alm de identificar peculiaridades tanto de suas origens quanto de sua prtica. Alm disso, foi possvel identificar e compreender aspectos relativos aos desdobramentos da, ainda que recente, tentativa de comunho entre estas cincias. Portanto, mais do que meramente descrever aspectos relativos Psicologia Hospitalar e Medicina, o presente trabalho se props a viabilizar, ainda que de maneira sutil, a constatao de que o trabalho conjunto embora penoso pode ser forjado por uma escolha, considerando-se aspectos morais e ticos especficos de cada atribuio profissional.

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

201

Assim, a discusso da temtica se deu levando em considerao as especificidades de cada profisso, mas sempre partindo da tentativa de no neglicenciar as possibilidades criadoras, criativas e curativas dessa profcua associao entre Psicologia Hospitalar e Medicina. Muito provavelmente, a pesquisa bibliogrfica aqui apresentada no ir dirimir todas dvidas, dado no ser sua proposta, mas abrir-se um espao para que o assunto, to carente de publicaes cientficas, seja discutido, sem tendenciosidade, e com cuidado de evitar generalizaes alienadas ou alienantes. Alm disso, vislumbra-se a possibilidade de estudos futuros para a ampliao do olhar, almejando encontrar respostas e erguer novas perguntas sobre o tema pesquisado alm de, principalmente, viabilizar reflexes acerca da criao e desenvolvimento de estratgias de enfrentamento diante das adversidades que se apresentam diante do trabalho realizado Hospitalar. em Instituio

Um pouco da histria Psicologia Moderna De acordo com Schultz e Schultz (1981), aqui encontra-se um paradoxo. A Psicologia uma das mais antigas disciplinas acadmicas, ao mesmo tempo em que tambm uma das mais novas. A aparente contradio demonstra, de modo irrefutvel, uma continuidade vital entre passado e presente em termos de seu objeto de estudo, uma vez que as mesmas espcies de interrogaes feitas atualmente sobre a natureza humana tambm o eram h sculos atrs. Para os autores supra citados, o que verdadeiramente distingue a disciplina mais antiga da filosofia da Psicologia Moderna so a abordagem e as tcnicas usadas, que demonstram a emergncia desta ltima como um campo de estudo prprio e, essencialmente cientfico. De tal modo, a distino entre a Psicologia Moderna e seus antecedentes est menos nos tipos de perguntas

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

202

feitas sobre a natureza humana do que nos mtodos empregados na busca das respostas. Consequentemente, uma considervel parte da histria da Psicologia, depois de sua separao da Filosofia, a histria do contnuo aprimoramento de instrumental, tcnicas e mtodos de estudo voltados para o alcance de uma preciso e objetividade maiores tanto no mbito das perguntas quanto no das resposta. Segundo estes autores, o primeiro indcio de um campo distinto de pesquisa conhecido como Psicologia manifestou-se no ltimo quarto do sculo XIX, momento em que o mtodo cientfico foi adotado como um recurso para tentar solucionar problemas desta disciplina. Irrefutavelmente, a Psicologia se expandiu e causa significativo impacto na vida cotidiana. Seja qual for a idade, ocupao ou interesses, a vida do sujeito , em alguma medida, influenciada pelo trabalho de Psiclogos, ou mesmo por sua ausncia. Para Schultz e Schultz (1981), desde o incio da histria registrada, estudiosos vm tentando compreender o pensamento e o comportamento humanos. Seus esforos tm produzido muitas descobertas e concluses respeitveis, embora tambm devam ser considerados os mitos e imprecises. Contudo, muitos dos questionamentos levantados sculos atrs ainda so relevantes hoje, o que denota uma considervel continuidade de problemas, e, sobretudo que a Psicologia tem uma ligao vital e tangivel com o seu prprio passado. De fato, no existe uma uniformidade na abordagem ou definio da Psicologia Moderna. Em vez disso, ocorre uma enorme diversidade, e at desacordo e fragmentao, tanto em termos de especializaes cientficas e profissionais quanto em termos de objeto de estudo. No entanto, o conhecimento da histria pode trazer ordem desordem e produzir sentido a partir do caos; permite enxergar o passado com mais clareza e explicar o presente (Schultz e Schultz, 1981, p. 20).

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

203

Temtica inesgotvel, a histria da Psicologia por si s uma narrativa fascinante, a qual no faltam o drama, a tragdia e as idias revolucionrias (Schultz e Schultz, 1981, p. 21).

Hospital Ao longo da histria documentada, possvel identificar o desenvolvimento de povos e de comunidades que vislumbravam a melhoria da qualidade de vida de sua populao, assim tambm o com os hospitais, os aspectos sanitrios e, por conseguinte o aparecimento de prticas neste exercidas. Segundo Lisboa (2002), medida que as doenas e calamidades afetavam a humanidade, por vezes originrias da prpria degradao humana, era possvel ver o quanto profissionais e leigos buscavam prticas ou tcnicas que minimizassem os sofrimentos de seus doentes e a cura de seus males. Contudo, ainda que frente ao avano cientfico e tecnolgico, os processos de mudana, necessariamente, sempre estaro inerentes a novos desafios. Para a autora, o hospital, em toda a sua histria, tentou adequar-se s mudanas, essencialmente no tocante s questes que envolvessem a diversidade de funes, a complexidade e, prioritariamente, o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. A autora pontua que dificilmente se encontra, na Antiguidade, denominao especfica para o local onde pessoas enfermas fossem aceitas para permanncia e tratamento de doenas. Em sentido geral, pessoas pobres, rfos, doentes e peregrinos se misturavam para toda e qualquer necessidade de cuidados. Lisboa (2002), refere que a palavra hospital origina-se do latim hospitalis, que significa "ser hospitaleiro", acolhedor, adjetivo derivado de hospes, que se refere a hspede, estrangeiro, conviva, viajante, aquele que d agasalho, que hospeda. Assim, os termos "hospital " e "hospedale" surgiram do primitivo latim e

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

204

se difundiram por diferentes pases. possvel verificar que no incio da era crist, a terminologia mais utilizada relacionava-se com o grego e o latim, sendo que hospital tem hoje a mesma concepo de nosocomium, lugar dos doentes, asilo dos enfermos e nosodochium, que significa recepo de doentes. Assim, da palavra "hospitium", derivou hospcio, que designava os estabelecimentos que recebiam ou eram ocupados permanentemente por enfermos pobres, incurveis ou insanos. As casas reservadas para tratamento temporrio dos doentes eram denominadas "hospital" e, hotel, o lugar que recebia pessoas "no doentes". Refere Lisboa (2002), que deve-se ao budismo a propagao das instituies hospitalares , a partir de Sidartha Gautama, o Iluminado (Buda), que, segundo os registros da autora, construiu vrios hospitais e nomeou, para cada dez cidades, um mdico j "formado", prtica continuada por seu filho Upatise. Verifica-se que as primeiras figuras humanas a exercerem a "arte de curar" foram os sacerdotes dos templos e, estes, os primeiros locais para onde iam os doentes. Inicialmente, eram movimentos espontneos, indo os enfermos orar ao Deus, pela cura de seus males. Com o passar do tempo, e o nmero desses enfermos aumentando, foi necessria a criao de lugares apropriados e, finalmente, novos templos foram construdos em locais de bosques sagrados, com fontes de gua de propriedades teraputicas, para atender aos doentes. De acordo com Lisboa (2002), ento desenvolvido o conceito de "hospedagem", ou seja, atendimento de viajantes doentes, os iatreuns, lugares pblicos de tratamento, servidos por mdicos que no pertenciam casta sacerdotal. Muitos no passavam de residncia dos mdicos e seus estudantes, que acolhiam enfermos. Outros representavam local de "internao" de doentes, sob a superviso dos especialistas (medicina emprica), sendo que nestes locais passaram a funcionar, tambm, escolas de medicina. Com o advento do cristianismo surge uma nova viso humanstica, a que altera a organizao social e as responsabilidades do indivduo. ento

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

205

desenvolvido, mais rapidamente, o

conceito

de

servios

gerais

de

assistncia aos menos favorecidos e aos enfermos, idosos, rfos, vivas, da mesma forma que viajantes e peregrinos, sustentados pela contribuio dos cristos, desde os tempos apostlicos. Para Lisboa (2002), novos preceitos tambm para a vida monstica so estabelecidos, e toma importncia fundamental a ajuda aos enfermos visando melhorar o tratamento dos doentes. Difunde-se, tambm, o estudo das ervas medicinais. O conhecimento recuperado tem influncia na postura perante o conceito doena/sade, modificando desde a alimentao fornecida at, a disposio dos prdios. Assim, mosteiros beneditinos serviram de modelo para outras ordens religiosas que se dedicaram aos enfermos, inclusive ordens militares posteriores. Durante o Renascimento, as transformaes econmicas e sociais alteraram o carter da insero dos hospitais na vida urbana. A emergncia da burguesia se refletiu na melhoria das condies de vida das cidades, que passaram a atuar como focos de atrao desordenada de migraes e deslocamentos de carter comercial. Alm disso a "vadiagem", conseqncia do desemprego, sobrecarregou o carter assistencial dos hospitais. Consequentemente, surge a necessidade urgente de alterar a funo do hospital para que venha a atender um maior nmero de pessoas, em menor espao de tempo. Surge consequentemente a figura emblemtico do mdico detentor do poder. Ressalta Lisboa (2002), que os regulamentos deveriam visar a atuao curativa do especialista: visita noite para doentes mais graves; outra visita para atender a todos os doentes; residncia de um mdico no hospital, que deve se locomover a qualquer hora do dia e da noite, tanto para observar o que se passa, quanto para atender chamados. Surge, assim, uma classe de profissional, o "mdico de hospital". Desta forma, a tomada do poder pelo mdico, levou a uma inverso das relaes hierrquicas anteriormente existentes no hospital, tendo

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

206

sua manifestao concreta no denominado "ritual de visita", ou seja, um desfile quase religioso, encabeado pelo mdico, que se detm no leito. To logo, na tomada de cada doente, o mdico seguido por todas as categorias subseqentes da instituio, ou seja, pelos assistentes, pelos alunos, pelos enfermeiros etc. Cada um com seu lugar determinado, e a presena do mdico anunciada por uma sineta. A organizao e o poder eram assim indissociveis. Quanto ao funcionamento econmico, Lisboa (2002), ressalta que o mdico substitui a caridade, a organizao religiosa ou municipal. Ou seja, com a melhoria do atendimento mdico, a burguesia procura o hospital e paga pelos cuidados recebidos, reforando o poder de deciso dos profissionais. O mdico passa a ser o principal responsvel pela organizao hospitalar. Em meados do sculo XIX, o desenvolvimento da medicina, o uso de mtodos asspticos e anti-spticos que diminuram drasticamente o nmero de mortes por infeco, a introduo da anestesia, permitindo a realizao de cirurgias sem dor e com mais possibilidades de xito, contriburam muito para alterar a imagem do hospital, que, consequentemente, deixou de ser um lugar aonde os pobres iam para morrer, transformando-se em local onde os enfermos podiam curar-se. Como resultado, os ricos passaram a, aconselhados por seus mdicos, solicitar servios hospitalares. Consequentemente, os hospitais modificaram seu objetivo, e por conseguinte, sua clientela. Assim, passaram de abrigos a centros onde se dispensavam cuidados de nvel cientfico da medicina, em detrimento ao atendimento daqueles que dependiam da caridade pblica. De acordo com Ceclio e Mendes (2004), na recente micropoltica do hospital, as diretrizes da direo sofrem uma espcie de distoro: as citadas diretrizes so reinterpretadas, ressignificadas e traduzidas em prticas que mais parecem manter certos institudos em particular a ainda expressiva autonomia da prtica mdica e das relaes de dominao dos mdicos em relao a outras corporaes do que reinventar, efetivamente, as relaes existentes na vida

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

207

hospitalar. Assinalam ainda que as intenes de se implantar modelos gerenciais mais racionais e coordenados, com vistas a alcanar uma certa concentrao dos trabalhadores em torno dos objetivos da direo sero, na maioria das vezes deformadas ao percorrerem o denso campo de foras imanentes micropoltica do hospital. H sempre uma incontornvel distncia entre as equipes envolvidas diretamente no cuidado e a direo do hospital, de maneira que as diretrizes dessa ltima, sejam elas quais forem, so sempre reinterpretadas, reinventadas, digeridas e recriadas antropofagicamente, pelas primeiras. Embora ainda sob a insgnia de uma acentuada ciso hierrquica entre o mdico e os outros profissionais, as exigncias de um hospital eficiente e eficaz, assim determinam, que ocorra o encontro - no mesmo espao geogrfico (hospital) e social (doente) - entre profissionais que se complementam. Tendo sido o profissional da enfermagem, aquele que viria a imprimir uma maior humanizao ao espao hospitalar. na Idade Moderna que surge a descentralizao, a segregao de atividades complementares e a coexistncia de pessoal administrativo, mdico e auxiliar dentro das instituies hospitalares. Na Idade Contempornea cresce a descentralizao, aumenta a complexidade das estruturas organizacionais e a diversidade de funes. O modelo do hospital de hoje e do futuro deve adotar, como ponto de partida, a qualidade total da gesto, sem o que se converteria em um projeto fracassado em curto prazo. Logo, a qualidade deve ser determinada pelas necessidades e expectativas dos clientes externos e internos. Lembrando que a qualidade obtida por meio de melhores processos e atividades, e no, to somente, por inspeo. Ou seja, um melhoramento contnuo que nunca termina (Malagn-Londoo e cols, 2010, p.9).

Medicina Segundo Straub (2005), responsvel por estabelecer as razes da medicina ocidental quando se rebelou contra o antigo foco no misticismo e na supertio, o filsofo grego Hipcrates (cerca de 460 a 377 a.C), frequentemente chamado de
Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

208

o pai da medicina moderna, foi o primeiro a afirmar que a doena era um fenmeno natural e que suas causas, seu tratamento e sua preveno podem ser conhecidos e merecem estudos srios. Segundo o autor, assim, foi construida a base mais antiga para uma abordagem cientfica da cura. Assim, foi proposta por Hipcrates a primeira explicao racional para o fato de as pessoas adoecerem teoria humoral. Ainda que tenha sido descartada medida que foram feitos avanos em anatomia, fisiologia e microbiologia, a noo sobre os traos da personalidade estarem ligados aos fluidos corporais persite na medicina popular e alternativa de muitas culturas. Alm disso, sabido que muitas doenas envolvem um desequilbrio entre os neurotransmissores do crebro, de modo que Hipcrates no estava completamente equivocado. De tal modo vale a a descrio que segue: (...) um corpo e uma mente saudveis resultavam do equilbrio entre quatro fluidos corporais chamados de humores: sangue, bile amarela, bile negra e fleuma. Quando os humores estavam desequilibrados, contudo, o corpo e a mente seriam afetados de maneiras previsveis, dependendo de qual dos quatro humores estivessem em excesso. (Straub, 2005, p. 28). Para Straub (2005), outra grande figura na histria da medicina ocidental foi o mdico Claudius Galeno (cerca de 129 a 200 d.C). Conduzindo estudos de dissecao de animais e tratando os ferimentos graves dos gladiadores romanos, a partir dos quais ele aprendeu grande parte do que anteriormente no se sabia a respeito da sade e da doena. Galeno escreveu volumes a respeito da anatomia, higiene e dieta, construdos sobre as bases hipocrticas da explicao racional e da descrio cuidadossa dos sintomas fsicos de cada paciente. Galeno desenvolveu um sistema elaborado de farmacologia que os mdicos seguiram por quase 1.500 anos. Tal sistema era fundamentado na noo de que cada um dos quatro humores do corpo possuia sua prpria qualidade elementar que determinava o carter de doenas especficas. Embora tais vises possam parecer arcaicas, a farmacologia de Galeno era lgica, baseada em observaes cuidadosas, e semelhantes aos antigos sistemas de medicina que surgiram na

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

209

China, ndia e em outras culturas no-ocidentais. De maneira que muitas formas de medicina alternativa ainda usam idias semelhantes, hoje em dia. Segundo Straub (2005), em meados do sculo V d.C. a doena era vista como punio divina por algum mal realizado e acreditava-se que doenas epidmias, que ocorreram durante a Idade Mdia, eram um sinal da ira de Deus. Neste cenrio, embora os seguidores de Hipcrates e Galeno continuassem a promover uma abordagem cientfica, a maioria dos mdicos medievais enfatizava a feitiaria, a demonologia e outras formas de tratamento. De modo que houve poucos avanos cientficos na medicina europia po 1.500 anos. No final do sculo XV, nascia a era da Renascena. Com o ressurgimento da investigao cientfica, esse perodo vivenciou a revitalizao do estudo da anatomia e da prtica mdica. Ren Descartes, cuja primeira inovao foi o conceito do corpo humano como mquina, descreveu todos os reflexos bsicos do corpo, construindo, modelos mecnicos para demonstrar seus princpios. Descartes acreditava que a doena ocorria quando a mquina estragava e a tarefa do mdico era consertar a mquina.Conhecido por sua crena de que a mente e o corpo so processos separados e autnomos, que interagem de forma mnima e que cada um deles est sujeito a diferentes leis de causalidade, Descartes defendia corpo o ponto de vista do dualismo menteou dualismo cartesiano; baseado na doutrina de que os seres humanos

possuem duas naturezas, a mental e a fsica (Straub, 2005, p. 30). Aps a Renascena, a antiga teoria humoral de Hipcrates poderia ser descartada em favor da nova teoria anatmica da doena. Inquestionavelmente a cincia e a medicina mudaram rapidamente durante os sculos XVII e XVIII, motivadas por inmeros avanos tecnolgicos como por exemplo a utilizao clnica da termometria e a inveno do microscpio. Logo, uma vez que as clulas individuais tornaram-se visveis, o cenrio estava pronto para Rudolf Virchow, j no sculo XIX esboar a teoria celular da doena. Ou seja, a idia de que a doena uma resultante do funcionamento incorreto ou da morte das clulas corporais.

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

210

Para o autor, no sculo XX, marco de uma nova era, o campo da medicina continuava a avanar. Cada vez mais apoiado sob as bases da fisiologia e da anatomia e distante do estudo dos pensamentos e emoes. Nasce o modelo biomdico de sade, cuja crena que a doena sempre temcausas biolgicas. Viso esta ainda dominante na medicina nos dias de hoje,e que no faz meno s variveis psicolgicas, sociais ou comportamentais na doena. Vale ressaltar que se trata de um modelo reducionista, cuja sade nada mais do que a ausncia de doenas. Dessa forma, aqueles que trabalham apoiados nessa perspectiva concentram-se em investigar as causas das doenas fsicas em vez daqueles fatores que promovem a vitalidade fsica, psicolgica e social. (Straub, 2005, p. 32). Naturalmente, um breve esboo histrico suficiente para demonstrar o quo antiga a arte mdica, ento exercida pelos feiticeiros, Xams e sacerdotes. Por outro lado, a comprovao da cincia mdica bastante recente, apenas nascida a partir do sculo XIX, e, do ponto de vista psicolgico, sempre sofrendo forte influncia daqueles predecessores msticos. Dessa forma, at h bem pouco tempo a relao do mdico com seu paciente era unidirecional, com esse ltimo submisso e esvaziado, investindo o primeiro com uma aura de forte idealizao e magia (Zimermann, 2010 in Mello Filho, Burd e Cols, 2010, p.80).

Psicologia da Sade Straub (2005), refere hoje ser possvel afirmar que a psicologia da sade possui focos e objetivos prprios. Tendo sido os quatro principais aqueles estabelecidos pela American Psycological Association (APA) e seu ento presidente Joseph Matarazzo e publicados no primeiro volume de seu peridico oficial, Health Psychology. Para o referido autor, tendo a sade como seu tema fundamental, a Psicologia da Sade um subcampo da Psicologia que aplicam princpios e pesquisas psicolgicas para melhoria, tratamento e preveno de doenas. As

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

211

reas de interesse da Psicologia da Sade incluem condies sociais, fatores biolgicos e traos de personalidade. Um campo relativamente novo que ir desempenhar um papel fundamental para o enfrentamento de desafios para a sade do mundo, a Psicologia da Sade a cincia que busca responder questes relativas forma como o bem estar das pessoas pode ser afetado pelo que se pensa, sente e faz. Por se tratar de um subcampo da Psicologia, a Psicologia da Sade tem como premissa quatro objetivos distintos porm complementares: 1. Estudar de forma cientfica as causas e origens de determinadas doenas, ou seja, a sua etiologia. Os psiclogos da sade esto principalmente interessados nas origens psicolgicas, comportamentais e sociais da doena. 2. Promover a sade. Preocupa-se com as pessoas realizarem comportamentos que questes sobre como levar promovam a sade (praticar

exerccios regularmente, comer alimentos nutritivo, etc). 3. Prevenir e tratar doenas. Projeta programas para ajudar as pessoas a pararem de fumar, perderem peso, administrarem o estresse, e minimizarem outros fatores de risco de uma sade fraca. Preocupa-se tambm com aquelas que j esto doentes, em seus esforos para adaptarem-se a suas doenas ou obedecerem regimes de tratamento difceis. 4. Promover polticas de sade pblica e aprimorameto do sistema de sade pblica. Os psiclogos da sade so bastante ativos em todos os aspectos da educao para a sade, e renem-se com frequncia com os lderes governamentais que formulam polticas pblicas na tentativa de melhorar os servios de sade para todos os indivduos. Notadamente, as tendncias sociais e histricas, criaram a necessidade de um modelo novo e mais amplo de sade e de doena, os psiclogos da sade estando cada vez mais dispostos a alcanar o xito diante de tal tendncia. Deste modo, estes profissionais desenvolveram diversos modelos, ou persectivas, para guiar seu trabalho.

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

212

Psicologia Mdica Provavelmente por se tratar de um novo captulo na histria da Medicina, a Psicologia Mdica pode ser melhor percebida como um estudo do que como uma prtica. O que verdadeiramente no diminui seu mrito, uma vez que a maioria das prticas melhor aproveitada e praticada quando advindas de estudo aprofundado. Para Muniz e Chazan (2010), no mbito da Psicologia Mdica, a proposta estudar a psicologia do estudante, do mdico, do paciente, da relao entre estes, da famlia e do prprio contexto institucional dessas relaes. Levando em considerao o contexto da criao e da prtica da Psicologia Mdica, possvel perceber que a Psicologia Mdica tem como principal objetivo de estudo, as relaes humanas no contexto mdico. Portanto, a compreenso do homem em sua totalidade, em seu dilogo permanente entre mente e corpo, em sua condio biopsicossocial, fundamental para a Psicologia Mdica (Muniz e Chazan, 2010, p. 49 in Mello Filho, Burd e Cols, 2010). Se a interlocuo entre ensino e prtica questo fundamental, e portanto indispensvel, pode-se partir do princpio de que pouco adiantam os conhecimentos de ordem intelectual em Psicologia Mdica se eles no forem experienciados na prtica clnica do estudante ou mdico (Muniz e Chazan, 2010, p. 51 in Mello Filho, Burd e Cols, 2010). possvel crer que perceber o que no diretamente explicitado pelo paciente no tarefa fcil. Escutar o que no dito em palavras requer um modelo de relao que, de forma alguma, o habitual (Muniz e Chazan, 2010, p. 52 in Mello Filho, Burd e Cols, 2010). ...as transformaes, ou melhor, as possibilidade de mudanas nas atitudes dos estudantes estaro ligadas diretametne intensidade das experincias emocionais vividas no decorrer de sua formao mdica. E desenvolvendo a capacidade de elaborar seus conflitos. De refletir sobre suas angstias, que o estudante poder posteriormente ouvir as angstias do paciente (Muniz e Chazan, 2010, p.52 in Mello Filho, Burd e Cols, 2010). Assim, como ocorre em Psicologia de um modo geral.

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

213

Segundo Caixeta (2010), o conceito de Psicologia Mdica controverso desde o incio. Portanto, em uma tentativa de elucidar no to somente o conceito, mas, sobretudo a prtica do profissional de Psicologia Mdica, vale lanar mo de seus objetivos. Para o autor, os objetivos da Psicologia Mdica no se confundem, com os da Psiquiatria ou Psicanlise, estando fundamentados sobretudo no estudo e manejo dos problemas psicolgicos inerentes aos mdicos, no estudo sobre o adoecer e o morrer, no estudo das repercusses sistmicas ou cerebrais sobre a psicologia do paciente, na repercusso da doena sobre a psicodinmica familiar, na importnica dos fatores psicobiolgicos dentro da gnese, desencadeamento e teraputica de certas

doenas, no mitigar convenientemente as angstias espirituais e existenciais ao curso das enfermidades longas e difceis, no escutar o paciente, escutar sobre a doena, escutar as queixas e o sofrimento do paciente e de seus prximos, no esclarecer, na medida do possvel, as complexas relaes psicobiolgicas entre alma e corpo dentro do contexto mdico, e, no fornecer aos mdicos noes psicolgicas prticas indispensveis ao seu exerccio mdico cotidiano. Em um nvel mais profundo de Psicologia Mdica (no tocante Psiquiatria de Ligao ou aos servios Especializados em Psicologia Mdica), empenha-se enxergar os fatores psicopatolgicos presentes dentro de certas relaes mdicopaciente. ento um nvel mais aprofundado de Psicologia Mdica e que releva uma assistncia mais especializada, pertencente talvez a um servio de Psiquiatria de Ligao ou de Psicologia Mdica (Caixeta, 2010). Enfim, embora seja tanto tentador quanto mais fcil fragmentar a atividade mdica em uma Medicina Somtica e uma Medicina Psicolgia, na maioria das vezes uma em detrimento da outra, faz-se necessria a unificao da medicina intentando uma melhor compreenso, terapia mais eficaz e indubitavelmente, um prazer e um interesse acrescidos a prtica.

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

214

Psicologia Hospitalar Mais que uma atuao determinada por uma localizao, a Psicologia hospitalar o campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicolgicos em torno do adoecimento aquele que se d quando o sujeito humano, carregado de subjetividade, esbarra em um real, de natureza patolgica, denominado doena...(Simonetti, 2004, p. 15). importante apontar o objeto da psicologia hospitalar e estabelecer que est relacionado aos aspectos psicolgicos, e no s causas psicolgicas. Assim, fica estabelecido que a psicologia hospitalar no trata apenas das doenas com causas psquicas, classicamente denominadas psicossomticas, mas sim dos aspectos psicolgicos de toda e qualquer doena, uma vez que factvel que toda doena encontra-se repleta de subjetividade, e por isso pode se beneficiar do trabalho da psicologia hospitalar (Simonetti, 2004, p. 15). Embora o foco da psicologia hospitalar seja o aspecto psicolgico em torno do adoecimento, sensato aceitar que aspectos psicolgicos no existem soltos. Entre tantas importantes caractersticas da psicologia hospitalar, uma delas, de extrema relevncia a de que ela no estabelece uma meta ideal para o paciente alcanar, mas simplesmente aciona um processo de elaborao simblica do adoecimento. (Simonetti, 2004, p. 19). Vale citar a afirmativa: curar sempre que possvel, aliviar quase sempre, consolar sempre (Simonetti, 2004, p. 21).4 A transmutao de consolar em escutar se aproxima consideravelmente da filosofia da psicologia hospitalar, que ento pode ser definida como psicologia da escuta, em oposio filosofia da cura... (Simonetti, 2004, p. 21). Mesmo naqueles casos em que o paciente encontra-se impossibilitado de falar por razes orgnicas ou no, (...) ou pura resistncia, ainda assim essa orientao do trabalho pela palavra vlida, j que existem muitos signos noverbais com valor de palavra, como gestos, olhares, a escrita e mesmo o silncio (Simonetti, 2004, p. 23).
4

Aforismo hipocrtico citado por Simonetti.

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

215

Enfim, a psicologia hospitalar vem se desenvolvendo no mbito de um novo paradigna epistemolgico que busca uma viso mais ampla do ser humano e privilegia a articulao entre diferentes formas de conhecimento (Simonetti, 2004, p. 25-26). E, a consequncia clnica mais importante dessa viso a de que em vez de doenas existem doentes (Simonetti, 2004, p. 26 citando Perestrello, 1989).

Psicossomtica Pensar em Psicossomtica requer abertura para novas perspectivas entre a Medicina e a Psicanlise. Neste sentido, a abertura para integrao entre as perpectivas da doena com sua dimenso psicolgia; da relao mdico-paciente com seus mltiplos desdobramentos; da ao teraputica voltada para a pessoa do doente - um ser entendido como um todo biopsicossocial. Diante dessa abertura, necessria para a concepo dessa cincia e prtica (Psicossomtica), possvel afirmar que se trata sobretudo de uma nova viso da Patologia e da Teraputica, tornando possvel o axioma antropolgico do objetivo mdico.Em outras palavras, trouxe para o pensamento mdico cientfico e para a prtica assistencial o mote clssico: tratar doentes e no doenas. (Eksterman in MelloFilho, Burd e cols, 2010. p. 40 ). Vale afirmar que em sentido prtico, no se trata de Psicanlise aplicada aos doentes somticos, ou mesmo psicanalisar portadores de enfermidade fsicas: trata-se, fundamentalmente, de uma transformao, tanto do pensamento quanto da atitude mdica. Dia a dia, os vrios fatos observados na prtica clnica evidenciam que soma e psiquismo formam uma s unidade; que a oposico entre termos mental e corporal, fsico e anmico, psquico e somtico carece de existncia real. Impe-se, pois a noo do homem como unidade psicossomtica. O paciente deve ser encarado no como simples mquina que precisa de reparo, mas como ser necessitado que pede ajuda e proteo (...) (Eksterman in Mello Filho, Burd e cols, 2010. p. 40 citando Perestrello, 1945).
Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

216

Em seu cerne, a Psicossomtica traz o objetivo bsico de promoo de uma nova atitude na assistncia, educao e pesquisa mdicas, ou seja, atitude psicossomtica, que visa a integrao dos elementos psicodinmicos e biolgicos da Patologia. Para alm dessa premissa, a Psicossomtica atribui o valor devido multidisciplinaridade, uma vez que busca conexo efetiva com a Enfermagem, o Servio Social, a Nutrio e a Psicologia, desde que comprometidas com o cuidado geral e a dimenso social da patologia, alm da condio existencial do doente. Para tanto imprescindvel que haja absoluto compromentimento de todos os profissionais envolvidos. Apesar de toda a conceituao bem estruturada e at otimista acerca da Psicossomtica, vale citar a expectativa de Ekstermam acerca da Psicossomtica como ainda sendo mais uma esperana do que uma realidade prtica. Isso porque persiste o maior dos desafios; o efetivo encontro do ser humano consigo prprio e com o outro (Eksterman in Melo Filho, Burd e cols, 2010. p. 45).

Psicologia e Medicina: o possvel dilogo Psicologia, Psicologia Hospitalar e Medicina Segundo Angerami-Camon (2009), as perspectivas promissoras, da Psicologia

Hospitalar podem ser consideradas

bastante

uma vez que

determinam a prpria trajetria de suas conquistas e realizaes. A Psicologia, sobretudo a Psicologia Hospitalar, por mrito prprio, ganhou reconhecimento da comunidade cientfica, alm de inquestionvel notoriedade junto a outras profisses, assim como , contribuiu e contribui para a humanizao da prtica dos profissionais da sade dentro do contexto hospitalar, sendo esta uma das determinantes da mudana da postura mdica diante das patologias, de modo que aspectos emocionais passaram a ser considerados no quadro geral do paciente.

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

217

Para o autor, a Psicologia Hospitalar inovou na maneira de compreender o contexto de realidade institucional e sedimentou a compreenso do quadro de restabelecimento cirrgico do paciente hospitalizado, estabelecendo a dimenso de seus medos, angstias e fantasias. Atuar como Psiclogo Hospitalar crer que a humanizao da abordagem hospitalar possvel e real; sobretudo verter o grito de dor do paciente de modo que este seja no to somente escutado, mas sobretudo, compreendido em toda a sua dimenso humana. O fato de a Psicologia Hospitalar ser igualmente presena obrigatria e indispensvel em simpsios e congressos que abordam a Psicologia Clnica e Social de maneira abrangente e generalizada, pode ser considerado um fator sumamente relevante, uma vez que surgem dos cantos mais diversos do pas, vozes que ecoam a performance desta rea da Psicologia. partir da Psicologia Hospitalar que a prpria Psicologia redefine conceitos tericos, com o intuito de compreender melhor a somatizao, suas implicaes, ocorrncias e portanto, consequncias. Alm disso, o autor defende que tambm partir da Psicologia Hospitalar que a conceituao da sade passa a ser redefinida , na realidade institucional , em suas nuances e aspectos mais profundos. A Psicologia Hospitalar um determinante de novos modelos tericos de atendimento, o questionamento da prtica, em uma atuao determinada pela prpria realidade da conceituao de sade e at mesmo de normalidade. Capaz de transformar tanto a realidade institucional quanto a realidade interior daquele que dela se aproxima e se apropria. Consiste ainda no renovar da esperana de que a dor seja entendida de uma forma mais humana, e de que os profissionais da sade, sobretudo os mdicos, possam aprender a escutar a angstia, o sofrimento, a ansiedade e o medo presentes em cada manifestao fsica de dor e sofrimento, sem temores, e com condies de lidarem com este lado do humano. A Psicologia Hospitalar o renovar do corao que vibra em nsia antes e aps cada cirurgia; o renovar da famlia que sofre junto do

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

218

paciente, sua dor, medo e angstia; o esclarecimento dos sentimentos do profissional de sade que se envolve com a dor do paciente e que, igualmente, sofre em nveis organsmicos a dor desse envolvimento. Pela tica da Psicologia Hospitalar, o rgo enfermo inserido no ser totalitrio. De tal modo, se existe um movimento na filosofia, na psicologia, na psiquiatria e nas cincias humanas em geral para que seja abandonada a viso dualista mente-corpo, sumamente na Psicologia Hospitalar que ser encontrado o enfeixamento de compreenso do homem como um todo. (Angerami-Camon, 2009, p. 139). Sendo a subjetividade o objetivo da Psicologia Hospitalar, a doena um real do corpo no qual o homem esbarra. E, quando isso acontece toda a sua subjetividade sacudida. De tal modo, a Psicologia Hospitalar est interessada em dar voz subjetividade do paciente, restituindo-lhe seu lugar, de que a medicina, por vezes, lhe afasta. Uma caracterstica importante da Psicologia Hospitalar a de que ela no estabelece uma meta ideal a ser alcanada pelo paciente, mas simplesmente aciona um processo de elaborao simblica do adoecimento. Para o autor, ela se prope a ajudar o paciente a fazer a travessia da experincia do adoecimento, embora no diga onde vai dar essa travessia. O destino do sintoma e, por conseguinte, do adoecimento depende de muitas variveis: do real biolgico, do inconsciente e das circunstncias. Logo, o Psiclogo Hospitalar participa dessa travessia como ouvinte privilegiado e no como guia. (Citando Moretto, Simonetti, 2004). certo que, na cena hospitalar, Medicina e Psicologia se aproximam significativamente, articulam-se, coexistem e tratam do mesmo paciente, no entanto, nunca se confundem, j que possuem objetos, mtodos e propsitos marcadamente distintos. A filosofia da Medicina curar doenas e salvar vidas. J a filosofia da Psicologia Hospitalar reposicionar o sujeito em relao sua doena. Citando Moreto, Simonetti (2004), refere, de modo bastante pertinente, que a Psicologia no est no Hospital para melhorar ou facilitar o trabalho da Medicina, embora isto possa ocorrer. A Psicologia Hospitalar jamais poderia

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

219

funcionar a partir de uma filosofia de cura, especialmente porque se prope a lidar tambm com situaes em que a cura j no mais provvel, como no caso de doenas crnicas, assim como de doenas sem possibilidades teraputicas. Vale ressaltar que no sentido mdico de erradicao de doenas e eliminao de sintomas, a psicologia pouco eficiente. Assim, verdadeiramente, o Psiclogo pode fazer muito pouco em relao doena em si, dado que este o compo de trabalho do mdico, mas pode fazer muito no mbito da relao do paciente com seu sintoma: essa sim sendo uma das funes do Psiclogo inserido em um hospital geral. Para Simonetti (2004), se a filosofia da Psicologia Hospitalar no se d pela cura, tambm no se d contra a cura. Trata-se de uma filosofia para alm da cura, uma vez que suprimidos os sintomas e eliminadas as causas das doenas, ainda permanecem a angstia, os traumas, as desiluses, os medos, as consequncias reais e imaginrias, ou seja, as marcas da doena. Logo, mesmo no trabalho bem sucedido de cura, muitas experincias ficam, resistem, tanto no curador como no doente. A Psicologia Hospitalar se prope a tratar tambm dessas situaes, dessas marcas, destas cicatrizes. Embora tanto a Medicina quanto a Psicologia aceitem que a doena um fenmeno bastante complexo, comportando vrias dimenses, situ-las em termos de causas psquicas versus causas orgnicas, ainda uma caracterstica do pensamento de parte dos mdicos, uma armadilha para o Psiclogo, que de modo algum deve incorrer no erro epistemolgico, uma vez que incontestavelmente o psquico orgnico e vice-versa. De acordo com Simonetti (2004), a Psicologia Hospitalar embora enfatize a parte psquica, no diz, e nem to pouco sugere , que outra parte no exista ou seja importante. Ao contrrio, perguntar sempre qual a reao psquica diante da realidade orgnica, qual a posio do sujeito diante desse real da doena, e disso far seu material de trabalho.Alm disso, a Psicologia Hospitalar define como objeto de trabalho no somente a dor do paciente, mas tambm a angstia da

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

220

famlia, a angstia, na maioria das vezes disfarada da equipe, e a angstia muitas vezes negada dos mdicos. De tal maneira, alm de considerar essas pessoas individualmente a Psicologia Hospitalar tambm se ocupa das relaes entre esses atores, o que a constitui como uma verdadeira psicologia de ligao, com a funo de facilitar os relacionamentos entre pacientes, familiares e mdicos. No esquecendo-se, claro, da prpria angstia e dor do Psiclogo neste teatro vivo do adoecimento e morte. No terreno da subjetividade, possvel verificar que a relao entre a Psicologia e a Medicina , por vezes, de uma contradio radical. Uma vez que a primeira faz da subjetividade seu foco principal, a segunda, muitas vezes, sem cerimnias, exclui a subjetividade de seu campo epistmico de maneira, por vezes, uma suposta, porm equivocada, abordagem objetiva do adoecimento sem o vis de sentimentos ou desejos. De tal modo acaba, muitas vezes por negligenciar a subjetividade tanto do paciente como do prprio mdico e equipe. Simonetti (2004) , refere que tal abordagem, to objetiva, sofre o mal de que o excludo na teoria, retorna, com toda a fora, na prtica da clnica mdica. Citando Moreto o autor afirma que possvel assim, assistir, na relao concreta mdico-paciente, uma verdadeira enxurrada de emoes, sentimentos, fantasias e desejos, - de ambos que, por no terem amparo terico, so negados e escamoteados, embora nem por isso deixem de existir e influir. Vale considerar que a postura mdica, diferenciada da postura do Psiclogo Hospitalar, frente ao adoecimento subjetivo do paciente no deve ser tratada como uma escolha meramente comportamental, mas sim como uma construo histrica que, embora sensivelmente, e, com grande esforo, vem se modificando ao longo dos anos5.

Na Grcia antiga havia dois tipos de mdicos, os que cuidavam dos cidados gregos e os que cuidavam dos escravos. Como os escravos eram oriundos de outras naes e no falavam o idioma grego, os mdicos que deles cuidavam foram perdendo o hbito de conversar com os pacientes. No adiantaria mesmo, e no sendo possvel a comunicao, apenas os examinavam e medicavam. J os mdicos que cuidavam de seus compatriotas gregos, costumavam conversar muito com eles, e, como para conversar com pessoas doentes preciso se inclinar um pouco sobre o leito, eles comearam a ser conhecidos como os mdicos que se inclinavam, do grego inclinare, e disso nasceu o termo atual clnica. O Psiclogo hospitalar um clnico. Fonte: Sinonetti (2004, p. 28).

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

221

Psicologia e Medicina: um paradoxo ou simplesmente dois paradgmas? Inicialmente, a prtica psicolgica frente prtica mdica pode constituir-se em um embate. Afinal, quando o discurso mdico fracassa em sua pretenso epistemolgica de banir a subjetividade, abrem-se ento as portas do hospital para a psicologia entrar, adentrar e cuidar desta complexa perplexidade na cena hospitalar. Para Simonetti (2004), a medicina quer esvaziar o paciente de subjetividade, e a psicologia se especializou em mergulhar nessa mesma subjetividade, crendo que mais fcil do que secar o mar, aprender a navegar... (p. 22). Que exatamente isto, ou seja, restabelecer as condies para a prtica da medicina cientfica, o que a medicina espera da psicologia hospitalar, no resta dvida. A questo saber se essa mesmo a melhor funo da psicologia nessa empreitada hospitalar. Ser o papel da Psicologia Hospitalar o de atuar como depositria de toda a subjetividade com esse gesto, que em torno do adoecimento, permitindo, a medicina continue a ignorar a subjetividade e a importante caracterstica lanarem humana que revoluciona a meta mdica, subvertem-na alm de

trabalhar com um corpo como se nele no estivesse embutido um sujeito? Ou caberia Psicologia Hospitalar redirecionar, de forma cuidadosa e no acusativa e crtica, essa subjetividade de volta para medicina, auxiliando-a tanto a inclu-la quanto a compreender e com ela lidar, em sua filosofia? Por outro lado, vale ressaltar que a especificidade de cada profisso inquestionavelmente relevante, uma vez que d condies ao profissional de se apropriar de modo mais profundo daquilo que lhe compete enquanto especialista, o que no justifica a desqualificao de um outro profissional. Ao contrrio, a necessidade e portanto, aceitao do outro, pode lanar luz possibilidade de uma ressignificao interessante, produtiva para ambos, em termos de qualidade e efetividade no atendimento daquele que adoece, e que portanto, sofre.

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

222

Outra questo importante na compreenso do paradoxo Medicina e Psicologia a questo do destino desejado ao sintoma, ou seja, o que cada profissional faz, tenta, ou deseja fazer com o sintoma do paciente. Fcil supor que na medicina no h dvidas: ela quer elimin-lo, destru-lo. Ora, e tem mesmo que proceder assim, no h como defender o contrrio. Afinal, esta a natureza da medicina: o tratamento e a cura. E, embora no se colocando no caminho com vistas a atrapalhar tal premissa a Psicologia Hospitalar atua de maneira notadamente diferenciada, uma vez que no tem como funo a eliminao imediada de todo e qualquer sintoma, j que se interessa por compreender o que ele tem a dizer. Partindo de uma escutar e natureza

inquestionavelmente diferenciada, para a Psicologia, todo sintoma, alm de doer e fazer sofrer, traz em si uma dimenso de mensagem e comporta informaes sobre a subjetividade de quem o possui. Existe no atuar da Psicologia Hospitalar a inalienvel noo de que o sujeito fala por meio de seus sintomas, ou falado por eles. Logo, a Psicologia se prope a escutar, compreender e fazer com que todos o entendam: paciente, famlia e equipe de sade. Eis a estratgia da Psicologia Hospitalar: tratar do adoecimento no registro do simblico, uma vez que no registro do real a medicina j o faz brilhantemente e, notadamente, vem se esforando para fazer, e fazendo, cada vez melhor. Vale ressaltar que, mesmo nos casos em que o paciente se encontra impossibilitado de falar, por razes orgnicas, instrumentais ou emocionais, ainda assim, a orientao do trabalho pela palavra bastante vlida, j que no se pode e nem to pouco se deve ignorar os signos no verbais com valor de palavra, tais como gestos, olhares, a escrita, at mesmo o valioso e expressivo silncio. De acordo com Simonetti (2004), o que interessa Psicologia Hospitalar no a doena em si, mas a relao que o doente tem com o seu sintoma, ou seja, o destino do sintoma, o que o paciente faz com sua doena e o significado que lhe confere. A Psicologia Hospitalar vem se desenvolvendo no mbito de um novo paradigma epistemolgico que busca uma viso mais ampla do ser

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

223

humano, e

privilegia a clnica, uma viso

mais holstica em termos de

perceber no to somente doenas mas, sobretudo, a vivncia existencial de pessoas que apresentam doenas. Nessa direo a Psicologia perfeitamente capaz de perceber que todo conhecimento parcial e que jamais ser possvel alcanar a verdade total de objeto ou de objetivo algum. De tal modo, deve se propor a dialogar sempre com aquela que se ainda no, dever, em uma questo de tempo, e para o bem dos doentes, aceitar e melhor compreender algumas das nuances da Psicologia Hospitalar, de modo a caminharem sempre como complementares e nunca como combatentes. Um conhecimento nunca deve ter o propsito de anular ou mesmo desqualificar o outro, mas sobretudo, se legtimo, tico, moral, aliar-se a ele com vistas a um emriquecimento contnuo para ambos. Assim, se no possvel conhecer o todo da doena, ou do doente, j ser de grande utilidade conhecer muitas de suas dimenses, aliando-se conhecimentos de diferentes reas. De tal modo, se capazes de por em prtica tal premissa, ambos os profissionais, tanto da Psicologia Hospitalar quanto da Medicina tero chances mais profcuas de estabelecerem um dilogo verdadeiro e fomentarem em sua prtica diria um trabalho mais eficaz e por conseguinte mais efetivo para aquele que sofre. Em termos de expectativas em relao ao exercco da Medicina, o que mais se deseja a j to falada humanizao, no tocante a relao mdicopaciente, biotica, ao barateamento dos custos e sobretudo, ao acesso sade para todos, conforme seu direito j assegurado pela Constituio Brasileira. No entanto, isso somente ser possvel de fato, se houver a cienticismo radical, e da criao de reflexo sobre o conexes produtivas entre a cincia e

outros campos do saber, como a espiritualidade, a poltica e a cultura em geral. Outro aspecto relevante no contexto do trabalho em hospital o diagnstico, tanto em Medicina quanto em Psicologia. Para Simonetti (2004, p. 33), diagnosticar o instante de ver, seguido pelo tempo de entender que leva ao

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

224

momento de intervir, no necessariamente

nessa

ordem ,

mas

necessariamente interligados. Logo, a principal razo pela qual os diagnsticos so feitos para facilitarem o tratamento, uma vez que diante de um diagnstico bem feito a melhor estratgia teraputica se evidencie, naturalmente, na mente do psiclogo bem treinado. Alm obviamente de outras imprescindves razes como a pesquisa cientfica e, a comunicao e relacionamento entre os profissionais. Segundo Simonetti (2004), em medicina, diagnstico o conhecimento da doena por meio de seus sintomas, enquanto na psicologia hospitalar o diagnstico o conhecimento da situao existencial e subjetiva da pessoa adoentada em sua relao com a doena (p. 33). Assim, na Psicologia Hospitalar no so diagnosticadas doenas, mas o a relao das pessoas com a doena apresentada. Desta maneira, o diagnstico, ao contrrio do que ocorre na Medicina, no necessariamente expresso em termos de nomenclatura de doenas , mas por uma descrio abrangente dos processos que influenciam e que so influenciados pela doena vivida pelo paciente. Tanto a Psicologia Hospitalar quanto a Medicina compreendem o diagnstico como uma hiptese de trabalho e no como uma verdade absoluta. De tal modo, a Psicologia Hospitalar em seu cerne, trabalha com o sentido das coisas e no com a verdade delas ( se tal existe!). E, assim tambm o faz a medicina, ainda que trabalhando com sua filosofia pragmtica. Uma vez que so inmeras as doenas de que no se consegue descobrir a etiologia, mas que por outro lado se consegue cur-las, e ainda lembrando de quantas doenas que ainda no so de conhecimento da Medicina, mas que existem e das quais padecem muitos seres humanos. A Medicina no se esgotou em termos de investigao e prtica. Nem a Psicologia Hospitalar, embora estejam muito avanadas! Enfim, a Medicina diagnostica e trata a doena da pessoa, enquanto a Psicologia Hospitalar diagnostica e trabalha com a pessoa, e sua relao com a doena apresentada. Desta forma pode-se entender que, de maneira alguma dever se impor um hiato intransponvel entre as duas cincias. Ao contrrio,

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

225

uma, incontestavelmente, complementar a outra como cada uma das asas de um pssaro: fundamentais, em seus esforos, para um bem sucedido vo. Fazem parte de um s corpo, se interdempendem, e no podem encontrar separao no objetivo a alcanar: o auxlio ao que sofre.

Concluses e Consideraes Finais Levando em considerao que a Psicologia em si foi forjada e sedimentada de maneira paradoxal, uma vez que uma das mais antigas disciplinas acadmicas ao mesmo tempo em que uma das mais novas, vale maximizar, em alguns termos, a tolerncia no tocante criao, desenvolvimento e prtica da medicina. certo que a Psicologia, por seu alcance, causa significativo impacto na vida das pessoas, seja por sua presena ou mesmo por sua ausncia. Notadamente, assim tambm o com Medicina. E, qualquer abalo na normalidade ser significativamente impactante na vida do sujeito e de sua famlia. Se no h na Psicologia uma uniformidade na abordagem, seja pela possvel diversidade riqueza - de sua prtica, ou mesmo pelo temperamento ou personalidade do profissional que acaba guiando em sua escolha, no se pode incorrer no erro de crucificar outra cincia que vem, ao longo de vrios sculos, caminhando para a evoluo e o incontestvel aprimoramento de sua prtica. Assim, se a busca da Psicologia Hospitalar tambm pela evoluo e aprimoramento de sua prtica, vale sugerir que tanto a Medicina quanto a Psicologia Hospitalar estejam constantemente abertas para o dilogo, uma vez que ambas vislumbram, a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos. Vale ressaltar que, embora a Medicina h muito mais tempo, tambm a Psicologia evoluiu e evolui tendo em seu cerne a necessidade tica de adequarse s mudanas necessrias para a evoluo humana. De tal modo, percebendo e aceitando que todo processo de mudana, necessariamente ter inerente a ele

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

226

novos desafios, vale reconhecer que para alm do desenvolvimento e prtica destas duas cincias de maneira isolada, existe a necessidade atual de uma maior unio entre as cincias. O que se trata de nada menos que um processo inerente a uma srie de desafios, muito provavelmente o maior deles: a determinante necessidade de lidar com o novo, com o outro, e com as prprias limitaes. Logo, fundamental, a abertura para o desenvolvimento e aceitao de novos preceitos. Segundo Caixeta (2005), muito importante que o mdico, figura emblemtica durante muito tempo detentor de todo o poder, saiba e incorpore que o paciente no vem s trazer-lhe um rgo doente, mas tambm a ansiedade e os problemas psicolgicos ou mesmo sociais que deles decorrem. Assim, o ser humano transcende suas condies fisiolgicas, e a Medicina fundamental para auxlio de seu adoecimento e preveno do mesmo. Mas, trabalhando sozinha, jamais poder alcanar o xito to almejado, dado que no contempla o ser humano em sua integralidade. Alm disso o mdico pode e deve tambm incorporar sua prtica, o fato de que no est sozinho nesta empreitada, mas que poder contar com outros profissionais, que embora inseridos recentemente no hospital, se predispem a compartilhar todo o seu conhecimento, para maior chances de alcance de seu objetivo:auxiliar o ser humano na manuteno de sua sade. Um destes profissionais, certamente o Psiclogo Hospitalar. Assim, como clientes internos cabe a estes profissionais, juntos, Mdicos e Psiclogos, principalmente, fazer saber que para o melhoramento de sua prtica fundamental uma reinterpretao do trabalho em equipe, onde o conceito sai do papel e toma a forma real, e porque no, ideal. De tal modo, diminui-se no somente a distncia entre as equipe, mas sobretudo, entre as equipes diretamente envolvidas no cuidado com o paciente e a Direo do Hospital. Sem a pretenso de neste trabalho esgotar o tema que pode vir a ser bastante extenso, pareceu relevante mencionar.

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

227

Por que separar aquilo que a prtica hospitalar vem demonstrando maior efetividade quando caminhando junto? Para alm das produes cientficas, a possibilidade de atender ao doente lanando mo de um leque maior de possibilidades em termos de apropriao de conhecimento e especialidades, no somente mdicas mas psicolgicas alm de pedaggicas, irrefutavelmente uma conquista das mais dignificantes. Uma vez que coloca o saber completa e efetivamente ao dispor da sade, de preveno de doenas, e da qualidade vida. De certo modo, consideradas as limitaes, se trataria de uma disposio para atender a necessidade de um modelo mais amplo de sade, bem como de doena. De tal modo, seria compreender que, efetivamente, a vida interior do Outro s compreendida quando podemos remetermo-nos para dentro da pele dele, vivermos ns mesmos, por identificao, o que ele tenta descrever e, depois, num segundo tempo, capt-lo graas a uma tomada de distncia objetivante Caixeta (2005, p. 9). fundamental compreender que, para o profissional inserido em contexto hospitalar, seja ele Mdico ou Psiclogo, necessita de uma predisposio para a compreenso do homem em sua totalidade, seu dilogo entre mente e corpo, sua condio biopsicossocial, poltica, e espiritual. Assim se implanta a verdadeira abertura ao dilogo interdisciplinar: com a compreenso das magnficas contribuies dos diversos campos cientficos que objetivam lidar com o ser humano, em seu processo de preveno e tratemento de doenas. Embora aparentemente mais fcil e, portanto tentador, fragmentar a atividade profissional em hospital, primordial a unificao de interesses no tocante ao doente e s questes relativas ao adoecimento, onde a sade, o bem estar e a qualidade de vida do paciente estaro sempre acima de incompreenses entre provissionais de reas difentes. Faz-se modstia, na abertura para uma nova necessrio viso e atuao diante, tanto da

patologia quanto da teraputica, ou seja, transformao no somente de pensamento mas de atitude dentro da Instituio Hospitalar.

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

228

As percepes obtidas a partir do levantamento bibliogrfico do presente trabalho levantaram a reflexo sobre o fato de que a Psicologia da Sade, como um todo, uma prtica promissora que fez e vem fazendo avanos em sua, ainda que breve, impressionante e rica histria, embora haja muito ainda a aprender, estudar, pesquisar, e tambm muitos desafios a serem transpostos pelos profissonais de Psicologia, sobretudo os inseridos em Instituio Hospitalar. So irrefutveis as contribuies advindas da elaborao deste trabalho. Contudo, vale salientar a importncia inquestionvel de o profissional de Psicologia no ficar alheio s transformaes pelas quais a profisso passa, bem como no escapar ao chamado de uma realidade prtica e dinmica que se lhe apresenta e, que para alm disto, solicita um profcuo comprometimento com o trabalho e sobretudo com o humano. O estudo constante, a dedicao pesquisa (to difcil em nossa profisso!), e a troca de experincia atravs de apresentao de trabalhos em Congressos uni e multiprofissionais, podero auxiliar na melhoria de fundamentao, assim como na realizao de prtica nas Instituies Hospitalares, visando tanto a unificao e o trabalho verdadeiro interdisciplinares, como no alcance dos objetivos de todos os profissionais atuantes no Hospital Geral. Ao considerar os objetivos deste trabalho, foi possvel verificar a existncia de peculiaridades inerentes a cada profisso. O que no impediu de constatar a existncia de uma gama significativa de possibilidades positivas emergentes de um trabalho conjunto e continuado entre os profissionais implicados, tanto na sade fsica, quanto na sade mental, social, religiosa e pltica a inseridas. Cabe enfatizar que, face diversidade de possbilidades de trabalho a serem investidos em um ambiente hospitalar, a propria elaborao do presente trabalho, a cada releitura, prope, por si s, uma gama cada vez maior de questes que vo sendo suscitadas, o que sugere ser impossvel que todas as questes se esgotem no presente estudo, dadas as diversas possibilidades de interpretaes e releituras.

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

229

Portanto, espera-se que a presente pesquisa bibliogrfica seja no somente mais um instrumento para coleta de dados, mas sobretudo um incentivo para o aprofundamento no tema, para novos estudos, para muitas mais efetivas estratgias de trabalho interdisciplinar. certo que muitas vezes as adversidades com as quais se depara um profissional de Psicologia, se efetivamente inserido em um hospital, e, portanto, Psiclogo Hospitalar, muitas das vezes so dignas de incitar o repensar profissional. O que sobremaneira no pode paralisar os profissionais, mas sobretudo, deveria motiv-los a desenvolverem, implementarem e readaptarem mecanismos efetivos de enfrentamento. No mbito da Psicologia Hospitalar, muito resta a ser conquistado. Existe, sem sombra de dvida, muita luta a ser enfrentada, muitos sonhos a serem renovados, decepes inmeras a serem colhidas e frustraes a serem enfrentadas. No entanto, fundamental seguir a tecer a congruncia de seus ideais redimensionando parmetros e sobretudo limites, para to somente assim, continuar conquistando espao em uma evoluo e transformao que prometem ser contnuas, e de excelente resultados. Vale ressaltar que o Psiclogo Hospitalar est inserido no contexto da sade, de maneira to intensa quanto outros profissionais atuantes nesta rea. E, a realidade hospitalar lhe apresentar, algumas vezes, celeumas e condies que exigiro performances sequer imaginadas no tocante a valores ticos, tericos e ideolgicos. Para tanto fundamental que o Psiclogo Hospitalar, alm de profissionalmente preparado, e devidamente especializado para a atuar, esteja aberto e atento ao verdadeiro dilogo, sobretudo interdisciplinar. Enfim, no h empreitada, seja ela qual for, que no carregue em si alguma dimenso de sacrifcio, doao ou mesmo de aliana. Logo, para todo e outras reflexes e novos olhares na direo da compreenso e viabilizao de novas e

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

230

qualquer profissional que se proponha a trabalhar em contexto hospitalar vale introjetar o fato de que fundamental a manuteno da sade mental, sobretudo a dele prprio. Sendo cuidadoso consigo assim como o com os outros e viceversa. De acordo com Paiva (2003), a dor um vento spero que passa por dentro da gente e atravessa para o outro lado carregando pedaos da alma... (p. 156).

Referncias Angerami-Camon, V. A. et al. (Org). Urgncias psicolgicas no hospital. So Paulo: Pioneira, 1998. Angerami-Camon, V. A. et al. Psicologia Hospitalar Teoria e Prtica. So Paulo: Pioneira, 1995. Angerami-Camon, V. A. (2009). Tendncias em Psicologia Paulo: Cengage Learning. Hospitalar. So

Angerami-Camon, V. A. (2010). Psicologia Hospitalar. Teoria Paulo: Cengage Learning. Caixeta, M. (2005). Psicologia Mdica. Rio de Janeiro: MEDSI.

e Prtica. So

Ceclio, L. C. de Ol.; Mendes, T. C. Propostas alternativas de gesto hospitalar e o protagonismo dos trabalhadores: por que as coisas nem sempre acontecem como os dirigentes desejam?. Saude soc., So Paulo, v. 13, n. 2,ago.2004.Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext &pid=S0104-129020040002 00005&lng=pt&nrm=iso. Acessos em 08 mai. 2011. doi: 10. 1590/S0104-12902004000200005 Chiattone, H. B. C. A significao da psicologia no contexto hospitalar. In: Angerami-Camon. V. A. (org). Psicologia da sade: um novo significado para prtica clnica. So Paulo: Pioneira, 2000. Filho, J. de M. & Burd, M. (2010). Psicossomtica Hoje. Porto Alegre: Artmed. Lisboa, T. C. (2002). Breve Histria www.prosaude.org/noticias/jun2002/pgs/encarte.htm. dos Hospitais.

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

231

Malagn-Londoo, G.; Morera, R. G. & Laverde, G. P. (2010). Administrao Hospitalar. (A. F. D. Paulo, trad.). Rio de Janeiro: Editora Mdica Panamericana (trabalho original publicado em 2008). Moreto, M. L. T. A problemtica da insero do psiclogo na instituio hospitalar. Revista de Psicologia Hospitalar, v. 9, n. 2, 1999. p.19-23. Paiva, D. de S. Poesias SERPP. In: LIMA, Helenice Gama Dias de. (Coord.) Construindo Caminhos para a Interveno Psicossocial no Contexto da Justia. Braslia: Grfica TJDFT, 2003. 388 p. Romano, B. W. Princpios para a prtica da psicologia clnica em hospitais. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1999. Schultz, D. P. & Shultz, S. E. (2002). Histria da Psicologia Moderna. (A. U. Sobral, & M. S. Gonalves, trad.). So Paulo: Editora Cultrix. (trabalho original publicado em 1981). Simonetti, A. (2004). Manual de Psicologia Hospitalar. So Paulo: Casa do Psiclogo. Straub, R. O. (2005). Psicologia da Sade. (R. C. Costa, trad.). Porto Alegre: Artmed (trabalho original publicado em 2002).

Rev. SBPH vol.14 no.1, Rio de Janeiro - Jan/Jun. - 2011

232

You might also like