You are on page 1of 2

Com a anlise do texto 04, percebemos a importncia do brinquedo e dos jogos na infncia, pois o brinquedo estimula a representao da realidade.

Assim as crianas repetem o modo pelo qual os adultos ali representados agem com elas, e conversam com ela. De acordo com Piaget, o desenvolvimento da inteligncia esta voltada para o equilbrio, assim, imprescindvel que a criana brinque e que tenha os brinquedos como smbolos de representao de sua imaginao fazendo com que, atravs da brincadeira e por meio do brinquedo, ela aprenda novas vises do meio em que vive. A criana atravs da brincadeira se apropria do conhecimento que lhe possibilitar uma ao sobre o meio, deixando de ficar numa situao passiva, alm de assimilar o mundo a sua maneira sem compromisso com a realidade. Sem dvida, que atualmente, com o estudo mais profundo da psicologia infantil, sabemos da importncia que o brinquedo tm para o desenvolvimento da criana. Quando a criana brinca ela assimila o real e adapta-se ao mundo social dos adultos, permitindo assim suprir suas necessidades afetivas e cognitivas. O faz-de-conta ajuda a criana a criar smbolos ldicos, desenvolvendo uma linguagem prpria. Sendo assim, o imaginrio das crianas faz com que elas criem situaes na qual j vivenciaram socialmente, dando significado as suas brincadeiras. At as brincadeiras aparentemente simples so fontes de estmulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criana e tambm uma forma de auto-expresso Sabendo da importncia do brincar, e estando numa sociedade onde as brincadeiras livres como jogar bola e pular amarelinha, esto cada vez mais distante das crianas, devido ao avano das tecnologias, que observamos o quanto o brinquedo promove o desenvolvimento infantil. Atravs do brinquedo a criana passa a agir no campo emotivo e cognitivo, pois na infncia existe uma diferena entre significado e viso, portanto, a criana consegue tornar qualquer objeto num brinquedo com significado em determinada brincadeira. Muitas vezes os adultos no compreendem o porqu de uma brincadeira, ou como ela no consegue explorar um brinquedo da maneira que esperado pelos adultos. Ao brincar a criana acha que pode influenciar no mundo dos adultos, na qual convivem socialmente, mas bastante limitado para elas. O

brinquedo e as brincadeiras so uma forma de satisfaz-las por serem restringidas a uma variedade de objetos. Contudo, no podemos interferir na maneira como a criana usa o brinquedo. Deve haver uma estimulao para a brincadeira, e no uma interrupo da simbolizao que a criana est realizando. Assim, o adulto deve ouvir, incentiva-la a falar, entrar no clima da brincadeira para que a criana aprenda compreendendo, e no por imitao dos adultos.

You might also like