You are on page 1of 8

Ferramentas de alinhamento de eixo da SKF

Um alinhamento preciso de eixos realmente importante

Reduza as paradas de mquinas em at 50% e aumente o tempo de operao


um fato. O alinhamento de eixos responsvel por at 50% de todos os custos relacionados com paradas de mquinas rotativas. Os eixos alinhados com preciso podem evitar um grande nmero de paradas nas mquinas e reduzir o tempo de parada no planejado, que resulta em uma perda de produo. No ambiente desafiador da atualidade que exige reduo de custos e otimizao de ativos, a necessidade do alinhamento de eixos com preciso agora maior do que nunca.

A reduo do desalinhamento proporciona economia de energia

O que o desalinhamento de eixos?


As mquinas precisam estar alinhadas no plano horizontal e tambm vertical. O desalinhamento pode ser devido a desalinhamento paralelo ou angular e , na verdade, uma combinao de ambos.
As possveis consequncias do desalinhamento dos eixos so graves para o resultado financeiro de qualquer empresa, e incluem: Maior atrito e, portanto, maior consumo de energia Falha prematura de rolamentos e vedaes Falha prematura de eixos e acoplamentos Vazamento excessivo de lubrificante atravs das vedaes Falhas nos acoplamentos e nos parafusos de fixao s fundaes Maior nvel de vibrao e rudo

Consumo extra de energia

Desalinhamento

A reduo do desalinhamento aumenta a vida til do rolamento

Vida til do rolamento

Desalinhamento

Desalinhamento paralelo (desvio/deslocamento)

Desalinhamento angular

Alinhamento correto

Rgua

Relgios comparadores

Alinhamento de eixos a laser

Preciso Rapidez Facilidade de uso

-++ ++

Preciso Rapidez Facilidade de uso

++ ---

Preciso Rapidez Facilidade de uso

++ + +

Quais mtodos podem ser usados para alinhar eixos?


Em resumo, est claro que os sistemas de alinhamento a laser so mais rpidos e mais fceis de usar do que os relgios comparadores, tm maior preciso e no requerem habilidade especial para obter resultados precisos praticamente em todas as ocasies.
Que tipo de sistema de alinhamento a laser deve ser considerado?
Before purchasing a system, identify the applications where it is to be used and make a list of requirements. Buying an expensive system that can accommodate virtually every need can be a costly mistake, as the technicians need to be skilled in using it. The majority of alignment tasks consist of such things as a horizontally placed electric motor with a pump or fan with a single coupling. For such tasks, the technician needs a system that is quick and easy to use and doesnt need a long set up time.

O que a SKF pode oferecer?


Depois de muitas consultas a usurios, a SKF desenvolveu uma linha de ferramentas para alinhamento de eixos que so fceis de utilizar, de baixo custo, e adequadas para a maioria das tarefas de alinhamento.

TKSA 20
A ferramenta de alinhamento de eixo a laser rpida, econmica e fcil de usar.
A TKSA 20 da SKF uma ferramenta de alinhamento de eixo a laser fcil de usar que no requer treinamento especial para ser operada. Em comparao com os mtodos tradicionais de relgio comparador, o processo de alinhamento de eixos extremamente simplificado, pois nenhum clculo adicional precisa ser feito para realizar os ajustes necessrios. A TKSA 20 tem um preo atrativo e o investimento nela se paga em pouco tempo.

TKSA 40
A intuitiva ferramenta de alinhamento de eixo a laser permite que os resultados sejam armazenados e compartilhados.
A TKSA 40 da SKF tem uma operao intuitiva graas sua interface grfica animada. Ela no apenas rpida e fcil de usar, mas os resultados do alinhamento podem ser armazenados e compartilhados usando um cabo USB e um PC. Em comparao com os mtodos tradicionais, o processo de alinhamento de eixo muito simplificado; basta seguir as instrues na tela para fazer um alinhamento preciso.

TKSA 20
Guia de incio rpido Permite que o operador familiarize-se rapidamente com o processo de alinhamento. Instrues completas em vrios idiomas so fornecidas em um CD. Valores em tempo real durante o processo de alinhamento Passados durante o processo de alinhamento tornam as correes do alinhamento rpidas e fceis Verificao dos ps Verifica se a mquina est apoiada de modo uniforme em todos os ps. uma verificao essencial para o bom alinhamento de eixo. Pr-alinhamento fcil Para as mquinas muito desalinhadas, as linhas de laser e escalas permitem realizar um pr-alinhamento rpido. Rpido posicionamento da unidade de medio Atravs de medidores de nvel integrados. Atravs de inclinmetro eletrnico. Unidades de medio (mm ou polegada) selecionvel pelo usurio Interface independente de idioma Interface grfica animada Tabelas de tolerncia predefinidas e definidas pelo usurio Simplificam muito a avaliao do alinhamento.

TKSA 40

TKSA 60

TKSA 80

TKSA 60
A ferramenta de alinhamento de eixo a laser sem fio com um especialista em alinhamento integrado.
A TKSA 60 uma ferramenta de alinhamento de eixo a laser extremamente robusta que pode ser utilizada em ambientes adversos. O sistema fornece conhecimento especializado instantneo com um processo de alinhamento passo-a-passo; desde a preparao, inspeo e avaliao at a correo, gerao de relatrio e anlise. O sistema incorpora o mais atualizado conhecimento em alinhamento e dcadas da experincia da SKF em equipamentos rotativos.

TKSA 80
A avanada ferramenta de alinhamento de eixo a laser para aprimorar seu conhecimento em alinhamento.
Em um alinhamento de mquina efetivo, a medio representa apenas 5% do processo. Os usurios frequentemente enfrentam dificuldades por deixarem de executar algumas etapas importantes do alinhamento. O sistema TKSA 80 possui integrado um processo de alinhamento completo para aprimorar o conhecimento do usurio sobre o alinhamento. O programa conduz os usurios desde a preparao e avaliao, passando por todo o processo at a correo e finalizando com a gerao de um relatrio do resultado. Com uma tela de 7 polegadas, a TKSA 80 pode acomodar tarefas de alinhamento do sistema de transmisso de mquinas de grande porte. Oferece uma base de dados exclusiva para armazenar os dados de configurao da mquina para uso futuro, inspees visuais de vazamentos de leo, nvel de leo, status dos parafusos da base e indicaes de desgaste.

TKSA 20
Armazenamento dos dados de configurao da mquina para uso futuro Configuraes e resultados de alinhamentos podem ser armazenados na memria interna da ferramenta. Tecnologia sem fio integrada Alinhamento horizontal e vertical Visualizao alternada Permite que os grficos sejam alternados de um lado da mquina para o outro para acompanhar a posio do usurio Indicador de eficincia de energia Indica o consumo de energia extra estimado devido ao desalinhamento. Alinhamento de sistemas de transmisso de mquinas At 5 mquinas em linha. Verificao de desvio O sistema lembra os usurios de fazerem uma simples medio para verificar eixos empenados. Conexo a PC (USB) Configuraes e resultados de alinhamentos podem ser transferidos para um PC atravs de cabo USB. Modelo Rpido/Completo (base de dados) Detalhes rpidos da mquina e recuperao de resultados de medies anteriores. Completo-o mesmo que Rpido + parmetros de alinhamento adicionais e codificao de cores para sistemas de transmisso de mquinas Tela LCD

TKSA 40

TKSA 60

TKSA 80

rpido rpido completo

monocromtica

monocromtica

colorida

colorida

Dados tcnicos
Designao
Aplicaes

TKSA 20
Alinhamento horizontal com acoplamento nico; verificao dos ps.

TKSA 40
Alinhamento horizontal com acoplamento nico; verificao de tolerncia; armazenamento de resultados.

Unidades de medida
Material da caixa Classe do laser Potncia mxima do laser Distncia entre as unidades de medio Tipo de detectores Conectividade Haste/barra de fixao Proteo ambiental Tipo de bateria Dimenses Peso Plstico ABS 2 1 mW Mxima: 850 mm (2.8 ps) Mnima: 70 mm (2.7 pol.) Eixo nico PSD, 8,5 x 0,9 mm (0.3 x 0.04 pol.) Cabo, comprimento de 1,6 m (5.2 ps) 2 de 150 mm (5.9 pol.) IP 40 87 x 79 x 39 mm (3.4 x 3.1 x 1.5 pol.) 210 g (7.3 onas) Plstico ABS LCD 35 x 48 mm (1.4 x 1.9 pol.) IP 40 n/d 2 x 1,5 V LR14 alcalina 20 horas contnuas n/d 0,01 mm (0.1 mil no modo polegada) 215 x 83 x 38 mm (8.4 x 3.2 x 1.4 pol.) 300 g (10.5 onas) Unidade do mostrador (baterias includas); 2 unidades de medio com medidores de nvel; 2 fixaes de eixo mecnico; 2 correntes de travamento com pino de aperto; fita mtrica; Guia de incio rpido; CD com instrues de uso; vdeo instrucional e relatrios de alinhamento; Certificado de calibrao vlido por 2 anos; estojo de transporte. n/d n/d Sim No No 30 a 500 mm (1.2 a 20 pol.) 30 a 150 mm (1.2 a 5.9 pol.) <2% 0,01 mm 0 a 40 C (32 a 104 F) <90% 390 x 310 x 147 mm (15.3 x 12.2 x 5.7 pol.) 3,6 kg (7.9 lb) 1 ano 150 a 500 mm (5.9 a 20 pol.) Plstico ABS 2 1 mW Mxima: 1 000 mm (3.3 ps) Mnima: 70 mm (2.7 pol.) Eixo nico PSD, 8,5 x 0,9 mm (0.3 x 0.04 pol.) Cabo, comprimento de 1,6 m (5.2 ps) 2 de 150 mm (5.9 pol.) IP 40 87 x 79 x 39 mm (3.4 x 3.1 x 1.5 pol.) 210 g (7.3 onas) Plstico ABS Tela monocromtica de 10 cm (4 pol.) com iluminao de fundo IP 40 n/d 3 x 1,5 V LR14 alcalina 20 horas contnuas USB 0,01 mm (1 mil no modo polegada) 210 x 110 x 50 mm (8.3 x 4.3 x 2 pol.) 650 g (22.9 onas) Unidade do mostrador (baterias includas); 2 unidades de medio com medidores de nvel; 2 fixaes de eixo mecnico; 2 correntes de travamento com pino de aperto; fita mtrica; cabo USB; Guia de incio rpido; CD com instrues de uso e vdeo instrucional; Certificado de calibrao vlido por 2 anos; estojo de transporte. USB 100 alinhamentos Sim Sim Sim 30 a 500 mm (1.2 a 20 pol.) 30 a 150 mm (1.2 a 5.9 pol.) <2% 0,01 mm 0 a 40 C (32 a 104 F) <90% 390 x 310 x 192 mm (15.4 x 12.2 x 7.6 pol.) 4,9 kg (10.8 lb) 1 ano 150 a 500 mm (5.9 a 20 pol.)

Unidade do mostrador
Material da caixa Tipo de mostrador Proteo ambiental Teste de queda Tipo de bateria Tempo de operao Conexo a PC Resoluo exibida Dimenses Peso

Sistema completo
Contedo

download para PC Memria de armazenamento Verificao dos ps Verificao de tolerncia do alinhamento Tolerncias editveis pelo usurio Faixa de dimetros do eixo Corrente includa para dimetros de eixo Preciso da medio Faixa de temperatura Umidade de operao Dimenses do estojo de transporte Peso total (incluindo estojo) Garantia

Peas opcionais
Corrente para dimetros de eixo

Designao
Aplicaes

TKSA 60
Alinhamento horizontal e vertical; tolerncia de alinhamento definida pelo usurio; verificao dos ps; disposio dos calos; modelo rpido Chassi: alumnio Laterais: PBT recheado de vidro 2 1 mW Mxima: 10 m (33 ps) n/d CCD linear com comprimento de 36 mm (1.4 pol.) Baixa potncia, rede sem fio industrial, compatvel com 802.15.4 4 de 90 mm (3.5 pol.), 4 de 150 mm (5.9 pol.) Podem ser parafusadas juntas para aumentar o comprimento IP 65 2 x AA alcalinas ou baterias recarregveis 96 x 93 x 36 mm (3.8 x 3.7 x 1.4 pol.) 326 g (11.5 onas) Plstico ABS/PC LCD colorido de 10,9 cm (4.3 pol.) de diagonal Visvel luz do dia IP 65 1,2 m (3.9 ps) conforme padro militar Bateria recarregvel Li-ion e fonte de alimentao externa 10 horas contnuas USB 0,01 mm 234 x 132 x 48 mm (9.2 x 5.2 x 1.9 pol.) 680 g (22.9 onas) Unidade do mostrador (baterias includas); 2 unidades de medio; 2 fixaes de eixo mecnico; 2 correntes ajustveis com pino de aperto; 2 correntes de extenso; hastes: 4 x 90 mm (3.5 pol.), 4 x 150 mm (5.9 pol.); cabo USB; carregador para unidade do mostrador; fita mtrica; chave de parafuso; barra Tommy; Guia de incio rpido; CD com instrues de uso; estojo de transporte. USB 1 000 alinhamentos Por laser ou manualmente Sim Sim at 300 mm (11.8 pol.) 30 a 300 mm (1.2 a 11.8 pol.) Dentro de 10 m 10 a +50 C (14 a 122 F) <90% 534 x 427 x 207 mm (21 x 16.8 x 8.15 pol.) 7,3 kg (16.1 lb) 1 ano Para eixos > 300 mm (11.8 pol.) Para montagem das unidades de medio em espaos limitados ou para eixos de grande dimetro Para montagem das unidades de medio em espaos limitados

TKSA 80
Alinhamento horizontal e vertical; alinhamento de sistemas de transmisso de mquinas; tolerncia de alinhamento; meta de alinhamento; verificao dos ps; inspeo visual; disposio dos calos; modelo completo; base de dados.

Unidades de medida
Material da caixa Classe do laser Potncia mxima do laser Distncia entre as unidades de medio Tipo de detectores Conectividade Haste/barra de fixao Proteo ambiental Tipo de bateria Dimenses Peso Chassi: alumnio Laterais: PBT recheado de vidro 2 1 mW Mxima: 10 m (33 ps) n/d CCD linear com comprimento de 36 mm (1.4 pol.) Baixa potncia, rede sem fio industrial, compatvel com 802.15.4 4 de 90 mm (3.5 pol.), 4 de 150 mm (5.9 pol.) Podem ser parafusadas juntas para aumentar o comprimento IP 65 2 x AA alcalinas ou baterias recarregveis 96 x 93 x 36 mm (3.8 x 3.7 x 1.4 pol.) 326 g (11.5 onas) Plstico ABS/PC LCD colorido de 7 pol. de diagonal Visvel luz do dia com tela sensvel ao toque IP 65 1,2 m (3.9 ps) conforme padro militar Bateria recarregvel Li-ion e fonte de alimentao externa 10 horas contnuas USB 0,01 mm 276 x 160 x 53 mm (9.2 x 5.2 x 1.9 pol.) 1 060 g (37.3 onas) Unidade do mostrador (baterias includas); 2 unidades de medio; 2 fixaes de eixo mecnico; 2 correntes ajustveis com pino de aperto; 2 correntes de extenso; hastes: 4 x 90 mm (3.54 pol.), 4 x 150 mm (5.9 pol.); cabo USB; carregador para unidade do mostrador; fita mtrica; chave de parafuso; barra Tommy; Guia de incio rpido; CD com instrues de uso; estojo de transporte. USB 1 000 alinhamentos Por laser ou manualmente Sim Sim at 300 mm (11.8 pol.) 30 a 300 mm (1.2 a 11.8 pol.) Dentro de 10 m 10 a +50 C (14 a 122 F) <90% 534 x 427 x 207 mm (21 x 16.8 x 8.15 pol.) 7,6 kg (16.8 lb) 1 ano Para eixos > 300 mm (11.8 pol.) Para montagem das unidades de medio em espaos limitados ou para eixos de grande dimetro Para montagem das unidades de medio em espaos limitados

Unidade do mostrador
Material da caixa Tipo de mostrador Proteo ambiental Teste de queda Tipo de bateria Tempo de operao Conexo a PC Resoluo exibida Dimenses Peso

Sistema completo
Contedo

download para PC Memria de armazenamento Verificao dos ps Verificao de tolerncia do alinhamento Tolerncias editveis pelo usurio Faixa de dimetros do eixo Corrente includa para dimetros de eixo Preciso da medio Faixa de temperatura Umidade de operao Dimenses do estojo de transporte Peso total (incluindo estojo) Garantia

Peas opcionais
Magnetic base Suportes em V magnticos Suportes de extenso

Calos para mquinas da SKF


Para concluir a tarefa de alinhamento, o motor frequentemente tem que ser movido, seja lateralmente, seja na altura. Para esta operao, devero ser usados calos. A SKF oferece uma abrangente gama de calos de preciso para mquinas, aplicveis maioria das aplicaes. Esto disponveis em pacotes nicos ou em conjuntos casados.
Fabricados com ao inoxidvel de alta qualidade Fcil de encaixar e remover Tolerncias rgidas Espessura claramente marcada em cada calo Totalmente escareados

Dados tcnicos - srie TMAS


Designao Quantidade de A calos por mm conjunto
10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 50 50 50 50 50 50 50 50 50 50 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 200 200 200 200 200 200 200 200 200 200

B mm
50 50 50 50 50 50 50 50 50 50 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 200 200 200 200 200 200 200 200 200 200

C mm
13 13 13 13 13 13 13 13 13 13 32 32 32 32 32 32 32 32 32 32 55 55 55 55 55 55 55 55 55 55

Espessura mm
0,05 0,10 0,20 0,25 0,40 0,50 0,70 1,00 2,00 3,00 0,05 0,10 0,20 0,25 0,40 0,50 0,70 1,00 2,00 3,00 0,05 0,10 0,20 0,25 0,40 0,50 0,70 1,00 2,00 3,00

Designao

Quantidade de A calos por mm conjunto


10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 75 75 75 75 75 75 75 75 75 75 125 125 125 125 125 125 125 125 125 125

B mm
75 75 75 75 75 75 75 75 75 75 125 125 125 125 125 125 125 125 125 125

C mm
21 21 21 21 21 21 21 21 21 21 45 45 45 45 45 45 45 45 45 45

Espessura mm
0,05 0,10 0,20 0,25 0,40 0,50 0,70 1,00 2,00 3,00 0,05 0,10 0,20 0,25 0,40 0,50 0,70 1,00 2,00 3,00

TMAS 50-005 TMAS 50-010 TMAS 50-020 TMAS 50-025 TMAS 50-040 TMAS 50-050 TMAS 50-070 TMAS 50-100 TMAS 50-200 TMAS 50-300 TMAS 100-005 TMAS 100-010 TMAS 100-020 TMAS 100-025 TMAS 100-040 TMAS 100-050 TMAS 100-070 TMAS 100-100 TMAS 100-200 TMAS 100-300 TMAS 200-005 TMAS 200-010 TMAS 200-020 TMAS 200-025 TMAS 200-040 TMAS 200-050 TMAS 200-070 TMAS 200-100 TMAS 200-200 TMAS 200-300

TMAS 75-005 TMAS 75-010 TMAS 75-020 TMAS 75-025 TMAS 75-040 TMAS 75-050 TMAS 75-070 TMAS 75-100 TMAS 75-200 TMAS 75-300 TMAS 125-005 TMAS 125-010 TMAS 125-020 TMAS 125-025 TMAS 125-040 TMAS 125-050 TMAS 125-070 TMAS 125-100 TMAS 125-200 TMAS 125-300

SKF uma marca registrada do Grupo SKF. Grupo SKF 2011 O contedo desta publicao de direito autoral do editor e no pode ser reproduzido (nem mesmo parcialmente), a no ser com permisso prvia por escrito. Todo cuidado foi tomado para assegurar a preciso das informaes contidas nesta publicao, mas nenhuma responsabilidade pode ser aceita por qualquer perda ou dano, seja direto, indireto ou conseqente como resultado do uso das informaes aqui contidas. PUB MP/P2 11443 PR.BR Junho 2011

skf.com/alignment mapro.skf.com skf.com/mount

You might also like