You are on page 1of 13

INTRODUO

Estamos vivendo numa sociedade esfacelada em que a maioria da populao mundial passa fome, enquanto que uma minoria desperdia comida. A pobreza no pra de crescer, aumenta todos os dias o nmero dos excludos das oportunidades. A vida dos nossos jovens praticamente dizimada pelo consumo de drogas. H, hoje, mais desempregados, famintos e drogados do que nunca, chegando a cifras sem precedentes na histria da humanidade. Estamos falando de uma depresso grave, da fome, dos suicdios, da criminalidade, da desesperana, da melancolia, das drogas, dos desequilbrios e distrbios de comportamentos que enfraquecem a fora vital da sociedade contempornea.

Ento cabe a indagao: Para quem serve o desenvolvimento econmico? Os grandes interesses econmicos essa complacente adeso ao modelo de produo, consumo e organizao social dos pases ricos esto em contradio crescente com as necessidades bsicas de sobrevivncia da nossa sociedade. A estabilidade do sistema se sustenta no poder de dominao dos grandes agentes econmicos, das mega-corporaes, dos onipotentes grupos financeiros internacionais e, tambm, na subalteridade dos governos dependentes, dos poderosos grupos econmicos nacionais. Tristemente, o destino de nossas sociedades continua sendo modelado pelas interpretaes dos economistas associados com esses agentes dominantes,

13

armados com seus dogmas e receiturios econmicos, valores quantificveis, fundamentalismos comerciais, alucinados por um emocional de lucros e negcios.

Alm disso, quando estas realidades so alimentadas pela mdia e suas interfaces, passando a fazer parte de nossas vidas, observamos uma sutil construo negativa de um efeito perverso: a nova maneira de sujeio a indiferena social. Este o modo de vida a que chegamos, a uma conseqncia visvel de um modo de produo vigente que vem sendo construdo, desde os anos 70, em resposta crise econmica do capitalismo. Desta reestruturao surge o modelo conhecido como neoliberalismo. Este modelo reorganiza a sociedade em alicerces e pressupostos baseados na competio para garantir os ganhos do capital, atravs de estratgias perversas onde uma parte da sociedade deve ser excluda. Os excludos, por sua vez, so criminalizados, negados, desconsiderados, instrumentalizados, visualizados como incapazes e carentes, politicamente focalizados para serem clientelizados pelos programas compensatrios dos governos.

dentro desta realidade que est inserida a instituio - Escola, atravessada tambm sob esta lgica dominante do capital, produzida pelos seus diversos dispositivos ideolgicos e que, conseqentemente, influencia a construo de subjetividade e conhecimento na escola. Dentro desse cenrio, a pesquisa procura compreender os propsitos e os sentidos que o projeto neoliberal assume nesse profundo processo de fragmentao que resultou nesta situao dramtica de excluso.

14

Neste sentido, o neoliberalismo um modelo excludente que se articula atravs dos mecanismos ideolgicos sutis que vo assumindo formas mais sofisticadas de violncia, tornando a dominao contempornea cada vez mais invisvel. Esta relao do neoliberalismo com os mecanismos ideolgicos impeditiva de construo de subjetividade/conhecimento, na medida em que ataca as condies necessrias para que esta construo acontea. Desta forma, essas novas estratgias de poder tm conseqncias trgicas na construo do sujeito contemporneo e na educao escolar, principalmente, onde h uma necessidade biolgica e ontolgica de autoconstruo e de produo da diferena.

Esta a idia principal que vai perpassar todo nosso trabalho. A partir dela tentaremos estudar o processo de (des) construo da subjetividade/conhecimento nas Escolas Pblicas de Ensino Mdio da regio da ex - Quarta Colnia Italiana, RS, Brasil. Ou seja, como em situao de neoliberalismo vai se configurando uma determinada realidade escolar que vai consolidando o poder atravs da educao escolar.

A anlise deste processo ser feita sem perder de vista as razes histricas anteriores ao neoliberalismo como tambm as evidncias do presente. Lembramos que este corte arbitrrio, ainda que marque o incio de uma nova fase do capitalismo. Trata-se de um corte metodolgico e no significa, de forma alguma, que o passado no contenha resqucios de prticas ideolgicas e pedaggicas que vamos analisar neste trabalho.

Tentaremos, a seguir, caracterizar brevemente o contexto do problema de nossa pesquisa, apresentando essa nova fase do capitalismo - o neoliberalismo, que se tornou definitivamente um sistema produtor no apenas de mercadorias, mas tambm de subjetividades capitalsticas, modelizando semioticamente desejos, afetos, necessidades, padres estticos, ticos e polticos, intervindo diretamente no inconsciente das pessoas com finalidade de reproduzir seus ciclos

15

econmicos. Alis, na contemporaneidade que o neoliberalismo vai sedimentando e impondo dissimuladamente um senso comum sociedade atual.

Por isso, transitar pelo tema do neoliberalismo, subjetividade e conhecimento no tem nada de simples. A filosofia, a sociologia, a educao, a economia, a antropologia e a psicologia vm se debatendo com esses conceitos, historicamente, de diferentes maneiras, na modernidade e, atualmente, nos questionamentos contemporaneidade.

Ao situar o problema dentro do atual modelo capitalista de globalizao, que tem no neoliberalismo sua expresso poltica, preciso adentrar nesse universo em que os novos padres de acumulao de capital vm acompanhados de conceitos e prticas que do forma s novas relaes econmicas, polticas, educacionais e culturais da virada do sculo XX e incio do sculo XXI.

A chamada terceira Revoluo Industrial1, as grandes inovaes tecnolgicas, a reestruturao produtiva, as novas relaes decorrentes da reorganizao do trabalho e a formao dos mercados regionais so elementos historicamente colocados pelos novos parmetros de desenvolvimento econmico capitalista.

As modificaes estruturais e materiais vm acompanhadas e articuladas numa intensa cadeia conectada e sustentada por um sistema de idias, princpios e concepes coerentes com os objetivos e as metas estabelecidos pela economia de mercado. H uma sintonia entre o que dito, apregoado e difundido no plano das idias e o que feito concretamente.

COUTINHO, Luciano. A terceira revoluo industrial e tecnolgica. In: Revista de Economia e Sociedade. Campinas: IE/UNICAMP, n 1, v.1 , p. 69-87, 1992, p. 69-87.

16

Os meios de comunicao, no seu cotidiano, atuam intensamente, submetendo as pessoas a um bombardeio permanente das snteses ideolgicas2 que explicam e justificam a supremacia do mercado como fora indutora e reguladora de todas as nossas aes.

O interesse hegemnico do capital cria uma imposio cultural mundial, obedecendo ao critrio de consumismo, onde a imagem do indivduo mais importante que as caractersticas suas, tais como inteligncia, a solidariedade, a cooperao, confiana, a capacidade de participao etc. O mundo globalizado aproveita-se da mdia internacional, para difundir opinies pblicas distorcidas das realidades locais, onde o consumismo torna-se o maior objetivo de cada pessoa. A retrica do livre mercado espalha-se pelos quadrantes do mundo, servindo como o suporte ideolgico para a chamada globalizao da economia que nada mais do que a difuso de padres de consumo, de novas tecnologias, sob o controle de grandes corporaes sediadas nos pases que constituem o centro da economia mundial3.

O neoliberalismo o velho liberalismo metamorfoseado, nascido da Revoluo Industrial do sculo XVIII, mas que, no decorrer do tempo, foi reelaborado enquanto sistema de idias que concebe o homem e a sociedade como sujeitos e produtos da construo da livre concorrncia, da ao dos mais competentes, mais eficazes, cujas credenciais so resultantes da liberdade suprema, s assegurada pela existncia plena do livre mercado.

A partir do ltimo quarto do sculo XX, tanto a revoluo tecnolgica em curso (que envolve a robtica, a informtica, a biotecnologia, a tecnologia dos materiais e a sofisticao dos aparelhos orientadores da opinio pblica e agenciadores de comportamentos) quanto a
2

Trabalhamos com o conceito de ideologia no sentido de construo e no de representao. Na verdade, no existe representao. Ns no representamos o mundo l fora. Ns o construmos dentro de ns com as nossas conexes internas a partir das interaes. Nesse sentido, ZIZEK trabalha com o conceito de ideologia como uma reconstruo interna. E determinadas condies, ns nos submetemos mais, e em outras menos, em relao a como ns reconstrumos o dominador dentro de ns. Portanto, uma construo e no uma reproduo/representao. ZIZEK, Slajov. O Mapa da Ideologia. So Paulo: Contraponto, 1996, p. 7 38, passim. 3 McLAREN, P.; FARAHMANDPUR, Ramin. Pedagogia Revolucionria na Globalizao. RJ: DP&A, 2002, p. 26.

17

organizao dos mega-conglomerados e dos mega-mercados, bem como o super-desenvolvimento dos capitais especulativos e dos signos como mercadorias (softwares a logomarcas ou cdigos genticos ( sob copyright) imprimiram uma srie de novas determinaes ao capitalismo. No contexto desta conjuntura tambm temos mudana na forma de exercer o poder na sociedade. De acordo com Deleuze4, passamos de uma sociedade disciplinar amplamente analisada por Foucault5, para uma sociedade de controle. Na primeira, a opresso se praticava fisicamente sobre os corpos e nos confinamentos (priso, fbrica, escola, famlia). Na segunda, sociedade de que fazemos parte, principalmente a partir dos anos 70, o controle se d pela colonizao da alma atravs de uma auto-opresso. Conforme referencia Pellanda6, existe na contemporaneidade uma captura do desejo, da capacidade de inveno de vida, capacidade de simbolizarmos, da capacidade de ser com o outro e, principalmente, de nossa capacidade de construir conhecimento, da capacidade esta que se confunde com o processo vital. Nesse sentido, h um controle contnuo que invade a alma atravs de imagens e pensamentos, que no so as do sujeito, representando uma violncia biolgica, epistemolgica e ontolgica, como veremos no decorrer deste trabalho.

No caso da vida humana, entretanto, o consumo no apenas visa satisfazer necessidades naturais e biolgicas, como tambm necessidades culturais que so produzidas pelo prprio modo de viver das sociedades. Mais do que isso, o consumo tambm se realiza para satisfazer desejos, preencher ansiedades, sentir-se especial, aplacar medos etc, podendo ser modelizado pelos movimentos de produo de subjetividade capitalstica que constri certas qualidades virtuais que acabam determinando sua aquisio e consumo. Aqui, chamaremos ateno para o fato de que o neoliberalismo no uma entidade que produz subjetividade, mas ele atravessado por mltiplos agenciamentos que o levam a isso, a produo de subjetividade.

4 5

DELEUZE, Gilles. Conversaes. Rio de Janeiro: 34, 1992, p. 220. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir Histria da Violncia nas Prises. 20. ed. Petrpolis:Vozes, 1999. 6 PELLANDA, Nize. guisa de introduo: reflexes sobre neoliberalismo e subjetividade. In: MC LAREN, Peter. A Pedagogia da Utopia. Conferncias na UNISC. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2001, p.11.

18

A educao que estamos analisando caracteriza-se pelo tecnicismo enquanto pedagogizao da vida coletiva na escola, que vem sendo construdo h dcadas em nosso pas. O que hoje vivemos sob a designao ainda de polticas neoliberais, vem sendo gestado ao longo da era moderna sob a gide do racionalismo cientificista e reducionista7. Este paradigma aponta para a autonomia tcnica do conhecimento, para a objetividade da ao e para a necessria constituio de categorias e modelos, fundamentados em princpios com estatutos de leis naturais, universais, que permitem, no cotidiano, legitimar e ordenar as prticas educativas nos diversos setores, entre os quais a nossa educao.

As estratgias neoliberais para educao enquanto medidas radicais para a crise do capitalismo s ganham visibilidade, no Brasil, a partir dos anos 90, com aprovao da nova LDB (Leis e Diretrizes Bsicas da Educao). A linguagem utilizada revela o contedo cultural que deu novo sentido para a escola, ajustada ao projeto de reconverso econmica, social, poltica e cultural8. Os textos esto repletos de vocabulrios tais como: competitividade, vantagens comparativas, produtividade, eficincia, eficcia, gesto do conhecimento e controle. Alm das medidas de enxugamento econmico realizado no setor pblico pela exigncia internacional de globalizao da economia.

A escola trabalha numa viso predominante empirista/positivista, incluindo as teorias e tendncias pedaggicas que reforam este tecnicismo e o neotecnicismo. Tem-se como marcas a supervalorizao do contedo como verdade absoluta, pronta e acabada, a aprendizagem como adestramento ou treinamento, a desvalorizao das experincias, das interaes, do entorno. Inscreve-se, igualmente, a hierarquizao, a excessiva burocratizao, a rigidez curricular, a normatizao exacerbada, relaes verticais de poder autoritrias e a supervalorizao do consenso como instrumento de manuteno do status quo. Por conseguinte, a educao e a escola se configuram como reprodutoras da diferenciao social e da excluso.
7

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessrios educao do futuro. So Paulo: Cortez; Braslia: Unesco, 2002, p. 42. 8 FRIGOTTO, G. Os Delrios da Razo: Crise do Capital e Metamorfose Conceitual no Campo Educacional. In: GENTILI, P. (Org.) Pedagogia da Excluso. Crtica ao Neoliberalismo em Educao. Petrpolis: Vozes, 1995, p. 79.

19

Dentro deste quadro, a concepo de conhecimento gira em torno do pressuposto da representao. Nesta concepo, o crebro recebe passivamente informaes vindas j prontas de fora, o sujeito no faria parte da realidade. Segundo este modelo terico privilegiado pela cultura sob a qual vivemos, o conhecimento apresentado como resultado do processamento de tais informaes. Em conseqncia, quando se investiga algo ou o prprio conhecimento como ele ocorre, a objetividade privilegiada e a subjetividade descartada como algo que poderia comprometer a exatido cientfica a dita neutralidade cientfica. Nesse sentido, a funo nossa seria fazer representaes mentais ( que conteriam as informaes), onde nossa mente seria um espelho da natureza ; o trabalho, ento, extra-las dele por meio da cognio.

Partindo desta caracterizao sobre neoliberalismo, subjetividade e conhecimento acima referidos, levantamos a pergunta central: quais so os mecanismos ideolgicos neoliberais que impedem a construo de subjetividade/conhecimento e quais so as implicaes para o desenvolvimento de uma regio? Outras questes importantes que se depreenderam da, e que tentaremos responder no decorrer do trabalho so: como trabalham esses mecanismos no impedimento de se construir autoria/rede/conhecimento num ambiente escolar? Existem possibilidades de fazermos rupturas com os cdigos e as normas de padro de subjetividades da cultura em que vivemos? E quais so as ressonncias desse processo ao desenvolvimento regional?

A hiptese geral que nortear nossa caminhada a de que o neoliberalismo, atravessado por mltiplos agenciamentos, leva ao impedimento da construo de subjetividade/conhecimento. Pois, a partir da, ele constri sentidos que influenciam nas funes de organizao da sociedade e da vida dos indivduos. Em outras palavras, o neoliberalismo estimula estratgias e comportamentos subjetivos necessrios sua manuteno e o modo pelo qual nos subjetivamos retroalimenta a adeso s crenas econmicas neoliberais. Conseqentemente, este processo pode trazer implicaes fortes para o desenvolvimento regional, no sentido de que certas estratgias

20

ideolgicas neoliberais agem no sujeito como inibidores da construo das seguintes dimenses humanas: confiana, autonomia, auto-estima, participao, produo da diferena e singularidade, aspectos subjetivos inerentes na construo do capital social.

Nesta direo, o objetivo geral desta pesquisa ser realizar um estudo dos principais dispositivos ideolgicos neoliberais presentes nas Escolas Pblicas de Ensino Mdio da Regio da ex - Quarta Colnia Italiana - RS, analisando a forma como estes impedem a construo de subjetividade e conhecimento, bem como traduzir um olhar sobre o papel da educao na potencializao ou no do capital social, aspectos inerentes ao desenvolvimento regional.

O quadro terico com o qual trabalhamos os conceitos, as referncias e observaes so sempre explicitados com notas de rodap. Neste sentido, esta dissertao de mestrado foi dividida em seis captulos, subdividimos em vrios itens, descritos, resumidamente, abaixo. Esta organizao somente tem sentido para fins formais, porque tomaremos o trabalho como um movimento onde tudo est interligado aos ns de uma complexa rede. Portanto, um caminhar que comea onde termina e termina onde comea.

No primeiro captulo tratamos da contextualizao regional da Quarta Colnia Italiana, objetivando, inicialmente, buscar o processo histrico da colonizao italiana no RS com as polticas do Imprio e da Repblica. Logo aps, o processo de desterritorializao e de reterritorializao dos imigrantes. Em seguida, os aspectos sociais, culturais e econmicas da Colnia at sua fragmentao territorial em novos municpios. Esta recuperao histrica da regio ajudar a entender os movimentos, dispositivos e mecanismo explcitos e implcitos de poder que produziram efeitos, principalmente sobre os corpos, as populaes e as instituies pedaggicas disciplinares. As mudanas e os investimentos de saber e poder, neste espao, permitem analisar o sujeito dividido e normatizado em que se tornou ao participar daquela sociedade. Tambm visa compreender como as evidncias histricas scio-culturais como:

21

tradio, trabalho e prticas colaborativas tiveram importncia na formao do capital social da regio.

No segundo captulo procuramos centralizar a discusso sobre a simbiose9 do capitalismo. Seu objetivo ser trazer alguns fundamentos clssicos da teoria liberal, para darmos conta das idias de que se servem os neoliberais para formularem os seus princpios tericos. Em seguida, abordaremos o processo de globalizao, visto em sua essncia, num plano mais geral, como um processo de aprofundamento das tendncias mais imanentes do sistema capitalista. Neste sentido, procuramos centrar as leituras nos malefcios advindos da globalizao econmica, causadora, nos pases subdesenvolvidos, da crescente excluso social e da pobreza. Pois, a excluso social apenas um resultado da implantao deste processo, atravs da desregulamentao da economia, favorvel ao mercado livre, ao Estado mnimo e o capital especulativo. Por ltimo, analisamos o processo de transformao pelo qual passa o capitalismo, relacionando-o com a produo de mecanismos ideolgicos da sociedade disciplinar e de controle.

No terceiro captulo tratamos dos conceitos de subjetividade e conhecimento. Analisamos a produo e os mltiplos processos que moldam a subjetividade capitalstica. Em seguida, mapeamos um breve histrico do conhecimento a fim de compreend-lo em suas diferentes lgicas e pocas at chegarmos complexa Biologia da Cognio tambm chamada de Teoria da Autopoiese, desenvolvida pelos neurobilogos Humberto Maturana e Francisco Varela.

Nesta direo, procuramos explicitar e analisar os fundamentos biolgicos do pensamento complexo destes autores sob dois aspectos. Num primeiro momento, enfocamos a organizao geral dos seres vivos e, no segundo, procuramos destacar os fenmenos biolgicos do processo de cognio. O processo de cognio dar-se- pela descrio destes trs elementos: funo, processo e episteme. Na caracterizao como funo, procuramos mostrar a cognio como uma capacidade de aprendizagem dos sistemas vivos com seu prprio operar autopoitico, ou seja, a
9

Chamaremos de simbiose o processo do liberalismo, neoliberalismo e da globalizao pela sua confluncia, ou seja, pela sua imbricao de fronteiras. Tornando-se uma vida em comum.

22

cognio como uma funo interna ao sistema. Na caracterizao como processo, mostraremos a cognio como um processo no qual o sujeito e o ambiente apreendem e se reconhecem mutuamente, ou seja, a capacidade de aprendizagem que tm os sistemas vivos com o seu operar. Por ltimo, veremos a cognio como uma capacidade de aprender com o prprio aprendizado, formulando os pressupostos de como se explica uma observao, quer dizer, conhecer a episteme de um conhecimento significa conhecer o conhecimento deste conhecimento.

O quarto captulo o momento de um contato com a dinmica do desenvolvimento regional contemporneo, a partir da relao entre o global e o local/regional e na busca de uma mediao atravs da democracia. Para isto, propomos e ousamos estabelecer interfaces com a teoria da autopoiese baseada em Maturana, capaz de servir de base para as reflexes sobre fenmenos sociais e a construo de capital social. H, portanto, uma teoria da cooperao implcita na teoria de Maturana que enfocaremos em trs conjuntos: a) a cooperao est na constituio do humano; b) a cooperao est na fundao do social e, c) a competio no funda o social nem constitui o humano.

A concepo metodolgica utilizada na pesquisa, contemplada no captulo cinco, est assentada na teoria da autopoiese e ancorada no paradigma da complexidade. Os pressupostos da Teoria da Autopoiese quando aplicados como instrumentos de anlise, permitem perceber a complexidade da dinmica para registrar os movimentos que se do em rede tambm complexa, cujas linhas e ns compem a paisagem deste estudo.

No captulo seis apresentaremos os resultados a partir da anlise e interpretao dos dados recolhidos nas escolas e dos sujeitos da pesquisa. Emergem eixos e fluxos na rede reveladores de impedimentos da autonomia e da prpria rede. Ou seja, os impedimentos so de construo de subjetividade capitalstica e agem sobre o sujeito reprimindo sua autonomia o prprio processo autopoitico, atravs de estratgias ideolgicas de uma dominao sutil e branda.

23

No stimo captulo, reservado s consideraes finais, ns procuramos continuar com as reflexes dos pressupostos desenvolvidos ao longo do trabalho, no sentido de ampli-la atravs da sntese de algumas discusses e idias no concludas, esboadas na rede indicando movimento. Este movimento encerra-se na reflexo da interligao de todas as coisas, num caminhar que, como j dissemos, comea onde termina e termina onde comea. o que caracteriza e explica a Teoria da Autopoiese e da complexidade.

Portanto, cabe destacar a relevncia social deste trabalho para a rea da educao e para o desenvolvimento regional, quanto questo das caractersticas que precisa ter a Escola Pblica de Ensino Mdio numa regio, para potencializar e ser potencializada por um projeto de desenvolvimento regional, principalmente no que se refere formao e investimento no capital social e cultural disponvel na comunidade. Assim, esperamos que os resultados obtidos, mesmo sendo respostas provisrias, possam contribuir para uma reflexo/reviso crtica da prxis nas escolas e oferecer ao corpo docente novas perturbaes sobre a construo de subjetividade/conhecimento que valoriza a divergncia, a conectividade, autonomia, a criatividade, a interatividade e que encoraje a exploso dos sentimentos e emoes.

24

You might also like