You are on page 1of 28

O Deus na Tigela

(por Robert E. Howard)

Arus, o guarda, agarrou sua besta com mos trmulas, e sentiu gotas de suor frio brotarem na pele, ao olhar para o feio cadver estendido no cho polido. No nada agradvel se deparar com a Morte num lugar solitrio no meio da noite. Arus se postava num corredor vasto, iluminado por velas enormes, colocadas nos nichos ao longo das paredes. Entre os nichos, as paredes eram cobertas por tapearias de veludo negro; e, entre essas tapearias, pendiam escudos e armas cruzadas de feitio fantstico. Aqui e ali, havia figuras de deuses curiosos imagens de pedra ou madeira rara, esculpidas em bronze, ferro ou prata , espelhando-se no cho negro de mogno. Arus estremeceu. Ele jamais conseguira se acostumar ao lugar, embora estivesse trabalhando como guarda j havia alguns meses. O grande museu e casa de antigidades, que os homens chamavam de Templo de Kallian Publico, era um edifcio antigo cheio raridades vindas de todas as partes do mundo e agora, na solido da meianoite, Arus estava no enorme salo silencioso, olhando para o cadver do que havia sido o rico e poderoso proprietrio do Templo. At o crebro obtuso do guarda entendia que o homem estava com uma aparncia muito estranha, diferente daquela de quando cavalgava ao longo do Caminho Palian em sua carruagem dourada, arrogante e dominador, com seus olhos escuros brilhando com vitalidade magntica. Os homens que odiavam Kallian Publico mal o reconheceriam agora, jogado como um monte de gordura desintegrada, com seu rico robe meio arrancado e sua tnica prpura torcida. O seu rosto estava escuro, os olhos arregalados e a lngua esticada para fora da boca aberta. As mos gorduchas estavam abertas como se num gesto de curiosa futilidade. Pedras preciosas reluziam em seus dedos grossos. - Por que eles no levaram os anis? murmurou o guarda inquieto.

Ento ele parou e olhou, os cabelos curtos comeando a se eriar na parte posterior do pescoo. Afastando as cortinas de seda escura que escondiam uma das muitas portas que se abriam para a sala, surgiu uma figura. Arus viu um jovem alto, forte, vestido apenas com uma tanga e sandlias amarradas nos tornozelos. Sua pele estava tostada, como que pelo sol do deserto, e Arus olhou nervosamente para seus ombros largos, peito macio e braos pesados. Um nico olhar para as feies taciturnas e as sobrancelhas largas, mostrava ao guarda que o homem no era um nemdio. Debaixo de uma negra cabeleira desgrenhada ardia um par de perigosos olhos azuis. Uma espada comprida, enfiada numa bainha de couro desgastado, pendia de seu cinto. Arus sentiu um arrepio na pele e, tenso, dedilhou sua besta, meio indeciso entre atirar um dardo no corpo do estranho sem avisar, e o medo do que pudesse acontecer se falhasse em mat-lo no primeiro tiro. O estranho olhou para o corpo no cho, mais curioso do que surpreso. - Por que voc o matou? perguntou Arus, nervoso. - Eu no o matei. respondeu o outro, sacudindo a cabea desgrenhada, e falando em Nemdio com um sotaque brbaro Quem ele? - Kallian Publico. respondeu Arus, recuando. - O proprietrio desta casa? perguntou o estranho, com um lampejo de interesse nos taciturnos olhos azuis. -Sim. Arus j havia recuado at a parede. Ento agarrou uma grossa corda de veludo que estava pendurada ali e sacudiu-a violentamente.

Ouviu-se l fora, na rua, o som estridente dos sinos que estavam pendurados diante de todas as lojas e estabelecimentos para convocar a guarda. -Por que voc fez isso? perguntou o estranho surpreendido Assim vai chamar o guarda! - Eu que sou o guarda, velhaco! respondeu Arus, reunindo coragem Fique onde est. No se mova, seno atiro! Seu dedo tocou o gatilho de sua besta; a maldosa cabea quadrada da seta apontou diretamente para o peito largo do outro. O estrangeiro franziu a testa e olhou de esguelha para Arus. No demonstrava medo, mas parecia hesitar entre obedecer ordem e arriscar um ataque repentino. Arus lambeu os lbios e seu sangue gelou nas veias, ao perceber claramente que havia um conflito entre precauo e inteno assassina nos olhos nublados do estrangeiro. Ento ele ouviu o estrondo da porta se abrindo e um alarido de vozes, e deu um profundo suspiro de alvio. O estrangeiro se retesou, com o olhar preocupado de um animal encurralado, quando meia dzia de homens entrou no salo. Todos eles, com exceo de um, usavam a tnica escarlate da guarda numlia. Estavam armados com gldios e alabardas armas de lminas compridas, meio lanas, meio machados. - Que trabalho de demnio este? exclamou o homem que estava frente, cujos frios olhos cinzentos e feies bem delineadas e magras, assim como suas vestes de civil, destacavam-no no meio de seus rudes companheiros. - Por Mitra, Demtrio! exclamou Arus aliviado Sem dvida, a sorte est do meu lado esta noite. No esperava que a guarda respondesse ao meu chamado com tanta rapidez, nem que voc estivesse entre eles! - Eu estava fazendo a ronda com Dionus. respondeu Demtrio Estvamos passando pelo Templo quando o sino de alarme tocou.

Mas quem este aqui? Por Mitra! o prprio senhor do Templo! - Ningum mais respondeu Arus , e foi assassinado de maneira terrvel. meu dever caminhar pelo edifcio a noite toda, porque, como voc sabe, h uma imensa fortuna armazenada aqui. Kallian Publico tinha patronos ricos... estudiosos, prncipes e ricos colecionadores de raridades. Bem, h apenas alguns minutos, experimentei a porta que se abre para o prtico e verifiquei que estava fechada apenas com travas: o cadeado estava aberto. A porta tem uma tranca que pode ser aberta dos dois lados, e tem tambm um enorme cadeado que s pode ser aberto do lado de fora. Somente Kallian Publico tinha a chave desse cadeado, que a chave pendurada no seu cinto. Eu sabia que algo estava errado, pois Kallian sempre trancava a porta com o cadeado grande, quando fechava o Templo, e eu no o vi desde que partiu, no final do dia, para a aldeia nos subrbios orientais da cidade. Eu tenho a chave que abre a trava; entrei e encontrei o corpo estendido, assim como est agora. No toquei nele. - Ento perguntou Demtrio, examinando com seus olhos agudos o estrangeiro sombrio , quem este aqui? - O assassino, sem dvida! gritou Arus Ele surgiu daquela porta ali. algum tipo de brbaro do Norte... talvez um hiperbreo ou um bossoniano. - Quem voc? perguntou Demtrio. - Eu sou Conan, um cimrio. respondeu o brbaro. - Foi voc que matou este homem? O cimrio sacudiu a cabea. - Responda-me! ordenou o inquisidor.

Um laivo de fria apareceu nos taciturnos olhos azuis. - No sou co! - Oh, um sujeito insolente! disse, com um sorriso de escrnio, o companheiro de Demtrio, um homem grande, que usava a insgnia do chefe da guarda Um ladro independente! Um desses cidados com direitos, hein? J, j sacudo a impertinncia dele. Voc a! Fale! Por que voc matou... - Espere um momento, Dionus. ordenou Demtrio Camarada, eu sou o chefe do Conselho de Investigao da cidade de Numlia. melhor voc me dizer por que est aqui e, se no for o assassino, ento prove. O cimrio hesitou. Ele no demonstrava medo, mas estava um pouco confuso, como um brbaro fica quando confrontado com as complexidades dos sistemas civilizados, cujo funcionamento muito misterioso e incompreensvel para ele. - Enquanto ele decide precipitou-se Demtrio, voltando-se para Arus , diga-me: voc viu Kallian Publico sair do Templo hoje noite? - No; mas ele costuma estar fora quando chego para o meu turno de sentinela. A grande porta estava travada e trancada com o cadeado. - Ele poderia ter entrado no edifcio sem que voc o tivesse visto? - Ora, possvel, mas pouco provvel. O Templo grande, mas eu o percorro em poucos minutos. Se ele tivesse voltado de sua casa de campo, certamente teria vindo em sua carruagem, pois longe... e quem j viu Kallian Publico viajar de outra maneira? Mesmo se eu estivesse do outro lado do Templo, teria ouvido as rodas da carruagem rangendo sobre os pedregulhos. E no ouvi nada, nem vi qualquer carruagem, exceto as que sempre passam ao longo das ruas logo ao anoitecer.

- E a porta estava trancada no incio da noite? - Juro que sim. Eu testo todas as portas vrias vezes durante a noite. A porta estava trancada do lado de fora at talvez uma meia hora atrs, quando foi a ltima vez que testei antes de descobrir que estava destrancada. - Voc ouviu gritos ou sons de luta? - No senhor. Mas isto no estranho, pois as paredes do Templo so to grossas que no permitem que nenhum rudo as atravesse, um efeito aumentado pelas cortinas pesadas. - Para que todo este incmodo, de fazer perguntas e especulaes? queixou-se o rude prefeito O nosso homem este aqui, sem dvida. Vamos lev-lo Corte da Justia; vou arrancar uma confisso dele, mesmo se tiver de esmagar seus ossos. Demtrio olhou para o brbaro. - Voc entende o que ele disse? perguntou o inquisidor Que que tem a dizer? - Que o homem que me tocar, logo em seguida estar cumprimentando seus ancestrais no Inferno. o cimrio rangeu, entre seus dentes poderosos, com os olhos lanando chamas de fria perigosa. - Por que voc veio at aqui, se no foi para matar este homem? continuou Demtrio. - Eu vim para roubar. respondeu sombriamente o outro. - Roubar o qu? perguntou automaticamente o inquisidor. - Comida. a resposta veio aps um instante de hesitao. - mentira! disse Demtrio Voc sabia que no havia comida

aqui. No minta para mim. Diga-me a verdade ou... O cimrio colocou a mo sobre o punho da espada, e o gesto estava to carregado de ameaa quanto o arreganhar dos lbios de um tigre, mostrando as presas. - Poupe suas ameaas para os idiotas que tm medo de voc. grunhiu ele No sou nenhum nemdio criado na cidade, para me encolher diante de seus ces amestrados. J matei homens melhores que voc por menos que isso. Dionus, que abrira a boca para vociferar sua fria, fechou-a subitamente. Os guardas remexiam indecisos suas alabardas e olhavam para Demtrio, aguardando suas ordens, desnorteados por presenciar a derrota da toda-poderosa polcia, mas esperavam o comando para apanhar o brbaro. Mas Demtrio nada fez. Ele conhecia, mesmo que os outros fossem estpidos demais para perceb-lo, as armadilhas de ao nos msculos de homens como aquele e a rapidez cegante dos homens criados alm das fronteiras da civilizao, onde a vida era uma batalha contnua pela existncia; e ele no desejava liberar o frenesi brbaro do cimrio, se isso pudesse ser evitado. Alm disso, havia uma dvida em sua mente. - Eu no o acusei de ter matado Kallian. retrucou ele Mas voc deve admitir que as aparncias o condenam. Como entrou no Templo? - Eu me escondi na sombra do armazm atrs deste edifcio. respondeu Conan a contragosto Quando este co disse, apontando o polegar para Arus passou por mim e dobrou a esquina, eu corri e escalei o muro... - Mentira! interrompeu Arus Ningum consegue subir por aquele muro liso! - Voc nunca viu um cimrio escalar um rochedo perpendicular? perguntou Demtrio Eu estou conduzindo esta investigao. Continue, Conan.

- O canto decorado com entalhes. disse o cimrio. Foi fcil escalar. Alcancei o telhado antes que este co desse a volta no edifcio novamente. Encontrei um alapo, fechado com uma trava de ferro trancada por dentro. Fui forado a dobrar a trava em dois com minha espada... Arus, lembrando-se da grossura da trava, engoliu em seco sem perceber e se afastou do brbaro, que franziu a testa distraidamente para ele e continuou: - Temi que o barulho pudesse acordar algum, mas era um risco que eu tinha de correr. Passei pelo alapo e entrei num aposento superior. No parei ali; fui direto at a escada... - Como que voc sabia onde ficava a escada? Apenas aos empregados de Kallian e seus ricos patronos era permitido o acesso a esses aposentos superiores. Uma funda obstinao escurecia os olhos de Conan, e ele permaneceu em silncio. - O que voc fez depois de chegar escada? exigiu Demtrio. - Desci por ela. balbuciou o cimrio A escada levava ao aposento atrs daquela porta com cortinas. Quando desci as escadas, ouvi uma outra porta se abrindo. Quando olhei atravs da cortina, vi este co em p ao lado do homem morto. - Por que voc saiu de seu esconderijo? - Estava escuro quando vi o guarda do lado de fora do Templo. Quando eu o vi aqui, achei que fosse um ladro tambm. S quando ele puxou a corda dos sinos e ergueu seu arco, foi que percebi que era o guarda. - Mas mesmo assim insistiu o Inquisidor , por que voc se revelou?

- Porque pensei que ele fosse outro ladro, que veio roubar aquilo que... o cimrio se conteve, como se tivesse falado demais. - Aquilo que voc mesmo veio roubar! concluiu Demtrio Voc me contou mais do que pretendia! Veio aqui com um propsito definido. No se deteve, segundo sua prpria confisso, nos aposentos superiores onde esto guardadas as maiores riquezas. Voc dominava a planta do prdio, e foi enviado aqui por algum que conhece bem o Templo, para roubar alguma coisa especial! - E matar Kallian Publico! exclamou Dionus Por Mitra, isso! Peguem-no, homens! Teremos uma confisso antes do amanhecer! Com uma praga pag, Conan saltou para trs, sacando a espada com tanta fria que a lmina afiada zuniu. - Para trs, se prezam suas malditas vidas! grunhiu ele S porque ousam torturar lojistas, e desnudar as prostitutas e bater nelas para faz-las falar, no pensem que podem botar suas patas gordas num homem das colinas! Levarei alguns de vocs comigo at o inferno! s tocar no seu arco, guarda, que eu arrebento suas entranhas com o meu calcanhar, antes que o turno desta noite acabe! - Espere! disse Demtrio Afaste seus ces, Dionus. Ainda no estou convencido de que ele seja o assassino. Seu idiota ele acrescentou, num sussurro ; espere at que possamos convocar mais homens, ou o enganarmos, fazendo com que ele abaixe sua espada. Demtrio no queria anteceder a vantagem de sua mente civilizada, permitindo que a questo mudasse para uma base fsica, onde a selvagem ferocidade bestial do brbaro poderia virar a mesa contra ele. - Muito bem. grunhiu Dionus, de m vontade Afastem-se, homens, mas continuem de olho nele. - D-me sua espada. disse Demtrio.

- Pegue-a se puder. rosnou Conan. Demtrio encolheu os ombros. - Tudo bem. Mas no tente fugir. H quatro homens com bestas, guardando a casa do lado de fora. Ns sempre lanamos um cordo ao redor de uma casa, antes de a adentrarmos. O brbaro abaixou sua lmina, embora relaxasse apenas de leve seu tenso estado de alerta. Demtrio voltou-se novamente para o cadver. - Estrangulado. murmurou ele Porque algum haveria de estrangul-lo, se um golpe de espada muito mais rpido e seguro? Esses cimrios so uma raa sangrenta, nascida com uma espada na mo; nunca ouvi falar de um cimrio matar um homem desta maneira. - Talvez para afastar suspeitas. disse Dionus. - Possivelmente. ele tocou o corpo com mos experientes Morto h possivelmente meia hora. Se Conan diz a verdade sobre quando entrou no Templo, mal teria tempo para cometer o assassinato antes de Arus entrar. Mas ele pode estar mentindo... pode ter entrado antes. - Escalei a parede depois que Arus fez a sua ltima ronda. grunhiu Conan. - o que voc diz. respondeu Demtrio, detendo-se na garganta do morto, que havia sido esmagada at se transformar, literalmente, num monte de carne arroxeada. A cabea pendia solta por causa das vrtebras quebradas. Demtrio sacudiu a cabea, duvidando: - Por que um assassino usaria um cabo aparentemente mais grosso que e brao de um homem? murmurou E que aperto terrvel teria esmagado o grosso pescoo dele dessa maneira?

Ele se levantou e foi at a porta mais prxima, que se abria para o corredor. - Aqui perto da porta h uma esttua derrubada de seu pedestal disse ele ; o cho est arranhado, e as cortinas na soleira esto rasgadas, como se uma mo as tivesse agarrado... talvez em busca de apoio. Kallian Publico deve ter sido atacado nessa sala. Talvez ele tenha tentado escapar do assaltante, ou arrastado o sujeito consigo na fuga. De qualquer maneira, ele correu cambaleando no corredor, onde o assassino deve t-lo seguido e acabado com ele. - E se este pago no for o assassino, ento onde est ele? exigiu o prefeito. - Ainda no descartei o cimrio. disse o inquisidor Mas investigaremos aquele aposento... Ele se deteve, virou-se e ficou escutando. Da rua, vinha o rangido de rodas de carruagem, que se aproximou e cessou rapidamente. - Dionus! bramiu o inquisidor Mande dois homens atrs dessa carruagem. Traga o condutor at aqui. - Pelo rudo disse Arus, que conhecia bem todos os sons da rua , eu diria que ela parou na frente da casa de Promero, do lado oposto da rua onde fica a loja do mercador de seda. - Quem Promero? perguntou Demtrio. - o escrivo-chefe de Kallian Publico. - Mande busc-lo junto com o condutor. disse Demtrio Vamos esperar que eles cheguem, antes de examinarmos aquela sala. Dois guardas foram enviados. Demtrio ainda estudava o corpo; Dionus, Arus e os outros policiais observavam Conan, que estava em p com a espada na mo, como uma ameaadora esttua de bronze. Ento ecoaram passos de ps calados com sandlias, e dois guardas

entraram com um homem robusto, de pele escura, usando o capacete e a tnica de um cocheiro, com um chicote na mo, e um indivduo pequeno, tmido, tpico da classe que, sada das fileiras dos artesos, fornece seus servios para ricos mercadores e comerciantes. O homenzinho retraiu-se com um grito ao ver o volume estendido no cho. - Oh, eu sabia que o mal acabaria acontecendo! choramingou ele. - Voc Promero, o escrivo-chefe, suponho. E voc? - Enaro, cocheiro de Kallian Publico. - Voc no parece muito impressionado com o cadver dele. observou Demtrio. Os olhos escuros de Enaro faiscaram. - Por que haveria eu de ficar impressionado? Algum fez o que eu sempre quis fazer, mas nunca tive coragem. - Ento! murmurou o inquisidor Voc um homem livre? Os olhos de Enaro estavam amargos quando ele afastou a tnica, descobrindo seu ombro onde havia a marca do escravo devedor. - Voc sabia que seu senhor vinha aqui hoje noite? - No. Eu trouxe a carruagem at o Templo hoje noite para ele, como de costume. Ele entrou e eu dirigi at a sua casa de campo. Entretanto, antes de chegarmos ao Caminho Palian, ele mandou que voltssemos. Parecia muito agitado. - E voc o levou de volta para o Templo? - No. Ele ordenou que eu parasse na casa de Promero. L, ele me dispensou, e mandou que eu voltasse para busc-lo logo aps a meia-noite.

- Que horas eram? - Pouco depois do escurecer. As ruas estavam quase desertas. - O que voc fez em seguida? - Voltei ao alojamento de escravos, onde fiquei at a hora de voltar casa de Promero. Ento parti direto para l, e seus homens me agarraram quando eu falava com Promero na porta de sua casa. - Voc tem alguma idia do motivo pelo qual Kallian foi casa de Promero? - Ele no falava de seus negcios com os escravos. Demtrio voltou-se para Promero. - O que voc sabe sobre isso? - Nada. os dentes do vendedor tremiam ao falar. - Kallian Publico foi at a sua casa, conforme diz o cocheiro? - Sim. - Quanto tempo ele ficou l? - S alguns minutos. Depois foi embora. - Ele foi para o Templo, depois de deixar a sua casa? - No sei! disse o escrivo numa voz aguda e alterada. - Por que ele foi at a sua casa? - Para... para falar de negcios comigo.

- Voc est mentindo. disse Demtrio Por que ele foi at a sua casa? - Eu no sei! No sei de nada! Promero ficava cada vez mais histrico No tenho nada a ver com isso... - Obrigue-o a falar, Dionus. falou bruscamente Demtrio, e Dionus grunhiu e acenou para um de seus homens, que, com um sorriso selvagem, aproximou-se dos dois prisioneiros. - Vocs sabem quem eu sou? grunhiu ele, esticando o pescoo e fitando de forma dominante sua presa encolhida de medo. - Voc Posthumo. respondeu o cocheiro, de modo taciturno Voc arrancou o olho de uma moa na Corte da Justia, porque ela se recusava a incriminar o amante. - Eu sempre consigo o que quero! vociferou o guarda, as veias inchando no seu pescoo grosso e seu rosto ficando roxo, quando ele agarrou o pobre escrivo pelo colarinho da tnica, torcendo-o de maneira que o homem ficou quase sufocado. - Fale, rato! grunhiu ele Responda ao inquisidor! - Oh, por Mitra, piedade! berrou o coitado Eu juro... Posthumo bateu com violncia em uma de suas faces, depois na outra, e prosseguiu o interrogatrio jogando-o no cho e o chutando com preciso maldosa. - Piedade! gemeu a vtima Eu conto, eu conto qualquer coisa... - Ento se levante, seu bastardo! vociferou Posthumo, inchando em arrogncia No fique deitado a chorando! Dionus lanou um rpido olhar para Conan, para ver se ele estava impressionado.

- Veja o que acontece com aqueles que desacatam a polcia. disse ele. Conan cuspiu, com uma zombaria de cruel desprezo ao escrivo que gemia. - Ele um fraco e um tolo. grunhiu ele Se um de vocs tocar em mim, espalho suas entranhas pelo cho. - Voc est pronto para falar? perguntou Demtrio, cansado. Ele achava estas cenas entediantes. - Tudo o que sei soluou o escrivo, pondo-se de p com dificuldade, ganindo como um co que apanhou que Kallian foi at a minha casa, pouco depois que eu cheguei; sa do templo junto com ele, quando ele mandou embora sua carruagem. Ele ameaou me demitir se eu dissesse qualquer coisa a respeito disso. Sou um homem pobre, meus senhores, no tenho amigos nem vantagens. Sem a minha posio junto a ele, morreria de fome. - O que tenho eu a ver com isso? disse Demtrio Quanto tempo ele ficou na sua casa? - At talvez as onze e meia. Em seguida ele saiu, dizendo que estava indo para o Templo e iria voltar depois de fazer o que pretendia. - O que ele pretendia fazer l? Promero hesitava em revelar os segredos de seu empregador, mas ao olhar, trmulo, para Posthumo, que sorria maldosamente com o enorme punho cerrado, logo abriu a boca. - Havia algo no Templo que ele queria examinar. - Mas por que ele viria aqui sozinho, e em tamanho segredo? - Porque a coisa no lhe pertencia. Chegou de madrugada, com uma caravana vinda do sul. Os homens da caravana nada sabiam a

respeito disso, exceto que essa coisa fora confiada a eles pelos homens de uma caravana da Stygia, e que se destinava a Kalanthes de Hanumar, sacerdote de bis. O senhor da caravana havia sido pago por aqueles homens para lev-la diretamente para Kalanthes, mas, tratante por natureza, queria continuar direto para a Aquilnia pela estrada que no passa por Hanumar. Ento ele perguntou se podia deix-la no Templo at que Kalanthes mandasse busc-la. Kallian concordou e disse-lhe que ele mesmo mandaria um criado informar Kalanthes. Mas, depois que os homens haviam partido e falei do mensageiro, Kallian me proibiu de mand-lo. Ele ficou matutando sobre o que os homens haviam deixado. - E o que era isso? - Uma espcie de sarcfago, igual ao que se encontra nos antigos tmulos stgios. Mas este era redondo, como uma tigela de metal com tampa. Era feita de algo semelhante ao cobre, mas mais duro, e tinha hierglifos gravados iguais aos que se encontram nos antigos menires no sul da Stygia. A tampa estava bem fixada por tiras entalhadas, semelhantes ao cobre. - O que havia dentro dela? - Os homens da caravana no sabiam. Aqueles que lhes tinham dado a tigela disseram que era uma relquia de incalculvel valor, encontrada entre os tmulos bem abaixo das pirmides e enviada para Kalanthes por causa do amor que o remetente dedicava ao sacerdote de bis. Kallian Publico acreditava que ela continha o diadema dos reis gigantes, dos povos que habitavam aquela terra escura antes que os antepassados dos stgios chegassem. Ele me mostrou um desenho gravado na tampa, o qual ele jurava ter a forma do diadema, que, segundo as lendas, era usado pelos reis-monstros. Ele queria abrir a Tigela para ver o seu contedo. Enlouquecia-o a idia do fabuloso diadema, incrustado com estranhas pedras preciosas conhecidas apenas pela raa antiga, das quais uma nica valeria mais do que todas as pedras do mundo moderno.

Eu o preveni para no faz-lo. Mas, ele continuou em minha casa, como j havia dito e, pouco antes da meia-noite, foi sozinho ao Templo, escondendo-se nas sombras at o guarda passar para o outro lado do edifcio; depois entrou, usando a chave que trazia na cintura. Fiquei nas sombras da loja de sedas, observando-o at ele entrar, e depois voltei para casa. Se ele encontrasse o diadema na Tigela, ou qualquer outra coisa de grande valor, pretendia escond-lo em algum lugar no Templo e depois, sem que ningum percebesse, tir-lo de l. Na manh seguinte, faria uma grande gritaria, diria que ladres haviam invadido sua casa e roubado a propriedade de Kalanthes. Ningum saberia de sua trapaa alm do condutor da carruagem e de mim, e nenhum de ns iria tra-lo. - Mas e o guarda? contestou Demtrio. - Kallian no pretendia ser visto por ele; planejava mandar crucificlo como cmplice dos ladres. respondeu Promero. Arus engoliu em seco e empalideceu, quando percebeu o quanto era corrupto seu empregador. - Onde est este sarcfago? perguntou Demtrio. Promero apontou, o inquisidor resmungou Ento! O mesmo aposento no qual Kallian deve ter sido atacado. Promero empalideceu e torceu as mos magras. - Por que um homem da Stygia mandaria um presente para Kalanthes? Deuses antigos e mmias esquisitas j vieram pelas estradas das caravanas antes, mas quem que ama tanto o sacerdote de bis na Stygia, onde as pessoas ainda adoram o arquidemnio Set, que serpenteia entre os tmulos na escurido? O deus bis est em constante luta com Set desde a aurora da Terra, e Kalanthes passou a vida inteira combatendo os sacerdotes de Set. H alguma coisa obscura e oculta nisso tudo. - Mostre-nos este sarcfago. ordenou Demtrio, e Promero foi frente, hesitante. Todos o seguiram, inclusive Conan, que nem

parecia notar como os guardas o olhavam, e parecia apenas curioso. Eles passaram pelas cortinas rasgadas e entraram no aposento, que estava mais escuro do que o corredor. As portas dos dois lados conduziam para outros aposentos, e as paredes estavam cobertas de imagens fantsticas, de deuses de terras estranhas e povos distantes. Promero deu um grito agudo. - Olhem! A tigela! Est aberta... e vazia! No centro da sala, havia um estranho cilindro negro, de mais ou menos um metro e meio de altura e uns 90 centmetros de dimetro na sua parte mais larga. A pesada tampa entalhada jazia no cho, e ao lado dela um martelo e um formo. Demtrio olhou dentro da tigela, perplexo por um instante com os obscuros hierglifos, e voltou-se para Conan. - isto o que voc veio roubar? - Como que eu conseguiria lev-la embora? grande demais para um homem carregar. - As faixas foram cortadas com este formo comentou Demtrio ; e com pressa. H marcas do martelo que errou o alvo ao bater no metal. Podemos supor que Kallian abriu a Tigela. Algum devia estar se escondendo por perto... possivelmente atrs das cortinas da porta. Quando Kallian conseguiu abrir a Tigela, o assassino lanou-se sobre ele... ou pode ter matado Kallian e aberto ele mesmo a Tigela. - Isto uma coisa sinistra. arrepiou-se o escrivo muito antigo para ser sagrado. Quem que j viu um metal assim num mundo so? Parece mais duro do que o ao da Aquilnia, mas veja como est corrodo e desgastado, com manchas. Vejam os pedaos de bolor negro, nos entalhes dos hierglifos; tm o mesmo cheiro que a terra exala bem abaixo da superfcie. E vejam... aqui, na tampa! O escrivo apontou com o dedo trmulo O que vocs diriam que ? Demtrio curvou-se perto do desenho gravado.

- Eu diria que representa uma espcie de coroa. grunhiu ele. - No! exclamou Promero Avisei Kallian, mas ele no quis acreditar em mim! uma serpente escamosa e enrolada, com a cauda na boca. o sinal de Set, a Velha Serpente, o deus dos stgios! Esta Tigela muito antiga para um mundo humano; uma relquia do tempo em que Set caminhava pela Terra em forma humana. Talvez a raa que surgira de sua semente guardasse os ossos de seus reis em caixas como esta! - E voc diria que aqueles ossos ressecados se ergueram, estrangularam Kallian Publico e depois foram embora? zombou Demtrio. - No era um ser humano o que foi colocado para descansar nesta tigela. sussurrou o escrivo, com olhos arregalados e fixos no objeto Que tipo de homem caberia nisto aqui? Demtrio praguejou repulsivamente. - Se o cimrio no o assassino ele falou bruscamente , o autor disto ainda est em algum lugar neste edifcio. Dionus e Arus, fiquem aqui comigo, e vocs trs, prisioneiros, fiquem aqui tambm. O resto de vocs faa uma busca na casa! Se o assassino fugiu antes que Arus encontrasse o corpo, somente poderia fugir pelo mesmo caminho pelo qual Conan entrou, e neste caso o brbaro o teria visto, se ele estiver dizendo a verdade. - No vi ningum alm deste co. grunhiu Conan, apontando para Arus. - claro que no, porque voc o assassino. disse Dionus Estamos perdendo tempo, mas vamos fazer uma busca por formalidade. E, se no encontrarmos ningum, prometo que voc ser queimado! Lembre-se da lei, meu selvagem de cabelos negros: por matar um arteso, voc vai para as minas; por um comerciante, voc enforcado; um nobre, voc queimado!

Conan arreganhou os lbios, mostrando os dentes, como resposta. Os homens comearam sua busca. Ouviam-se seus passos para cima e para baixo pelos aposentos, movendo objetos, abrindo portas e gritando uns para os outros. - Conan disse Demtrio , voc sabe o que significa se eles no acharem ningum? - Eu no matei esse homem. rosnou o cimrio Mas, se ele tentasse me impedir, eu teria partido seu crnio; mas no o vi at que dei com o seu cadver. - Sei que, no mnimo, algum o mandou aqui para roubar. disse Demtrio Por causa do seu silncio, voc se incrimina neste assassinato tambm. O simples fato de voc estar aqui suficiente para mand-lo para as minas por dez anos, admita voc a culpa ou no. Mas, se contar a histria toda, poder se salvar do enforcamento. - Bem respondeu o brbaro a contragosto , vim aqui roubar a taa de diamantes zamorianos. Um homem me deu um mapa do Templo e me disse onde procur-la. Ela fica guardada nesse aposento apontou Conan , num nicho no cho debaixo de um deus de cobre shemita. - Ele fala a verdade quanto a isso. disse Promero Pensei que nem chegasse a meia dzia os homens que conheceriam o segredo desse esconderijo. - E depois de roub-la disse Dionus com um riso de desprezo , voc realmente a levaria para o homem que o empregou? Ou iria guard-la para voc mesmo? Novamente, os olhos ardentes faiscaram com ressentimento. - No sou um cachorro. murmurou o brbaro Mantenho minha palavra.

- Quem o mandou aqui? exigiu Demtrio, mas Conan se manteve num teimoso silncio. Os guardas estavam voltando de sua busca. - No h ningum escondido nessa casa. grunhiram Vasculhamos tudo. Encontramos o alapo no telhado pelo qual o brbaro entrou e a trava que ele cortou ao meio. Um homem que fugisse por aquele caminho teria sido visto pelos guardas, a no ser que ele tenha fugido antes que chegssemos. Alm disso, ele teria que empilhar moblia para atingir o alapo e isto no foi feito. Por que no poderia sair pela porta da frente, antes que Arus desse a volta no edifcio? - Porque a porta estava travada por dentro, e, das nicas chaves que abrem aquela trava, uma delas est com Arus e a outra ainda est pendurada no cinto de Kallian Publico. - Achei a corda que o assassino usou. anunciou um deles Um cabo preto, mais grosso que o brao de um homem, e curiosamente manchado. - Onde est ele, ento, seu idiota? exclamou Dionus. - No aposento pegado a este. respondeu o guarda Est enrolado num pilar de mrmore, e no tenho dvida de que o assassino achou que ele no seria visto. No consegui alcan-lo, mas deve ser ele. Ele conduziu os outros para o aposento cheio de esttuas de mrmore, e apontou para a coluna alta uma das muitas que serviam mais para ornamento e encaixe de esttuas, do que para fins prticos. E ento, ele parou e arregalou os olhos. - No est mais a! gritou. - Ela nunca esteve a. bufou Dionus. - Por Mitra, estava sim! jurou o guarda Enrolada ao redor do pilar, acima daquelas folhas esculpidas. Estava to escuro a em cima que eu mal conseguia v-la, mas estava l.

- Voc est bbado. disse Demtrio, voltando-se muito alto para um homem conseguir chegar at a, e ningum alm de uma serpente conseguiria subir por este pilar liso. - Um cimrio conseguiria. murmurou um dos homens. - possvel. E se Conan estrangulou Kallian, amarrou o cabo ao redor do pilar, atravessou o corredor e se escondeu no aposento onde fica a escada, como ento ele poderia ter retirado o cabo depois de voc tlo visto? Ele esteve conosco desde que Arus encontrou o corpo. No, eu lhe afirmo que Conan no cometeu o assassinato. Acredito que o verdadeiro assassino matou Kallian para apoderar-se do que quer que estivesse na Tigela, e est metido agora em algum esconderijo secreto do Templo. Se no conseguirmos ach-lo, teremos de culpar o brbaro para satisfazer a justia; mas... onde est Promero? Eles voltaram at o lugar onde estava o cadver, no corredor. Dionus berrou ameaadoramente para Promero, e o escrivo veio do aposento no qual estava a Tigela vazia. Ele tremia e seu rosto estava plido. - Que foi agora, homem? exclamou Demtrio irritado. - Encontrei um smbolo no fundo da Tigela! gaguejou Promero No um hierglifo antigo, mas um smbolo que foi gravado recentemente! A marca de Thoth-Amon, o feiticeiro stgio, inimigo mortal de Kalanthes! Ele encontrou a tigela em alguma caverna sinistra debaixo das pirmides assombradas! Os deuses dos tempos antigos no morriam como morrem os homens; eles caam em sono profundo e seus adoradores os trancavam em sarcfagos, para que nenhuma mo estranha pudesse perturbar seu sono! Thoth-Amon mandou a morte para Kalanthes... a cobia de Kallian fez com que ele soltasse este horror... e ele est espreita em algum lugar perto de ns. Agora mesmo, ele pode estar rastejando em nossa direo... - Seu tolo gaguejante! trovejou Dionus repugnado, dando-lhe uma forte bofetada na boca. Dionus era um materialista, com pouca pacincia para estranhas especulaes.

- Bem. Demtrio disse ele, voltando-se para o inquisidor ; no vejo nada que se possa fazer, a no ser prender o brbaro... O cimrio gritou subitamente, e eles se viraram. Ele estava de olhos arregalados, voltados para a porta de um aposento contguo sala das esttuas. - Vejam! exclamou ele Vi algo se movendo naquela sala; vi atravs das cortinas. Algo que atravessou o cho como uma grande sombra escura! - Bah! bufou Posthumo Ns investigamos aquela sala... - Ele viu alguma coisa! berrou Promero com voz estridente e histrica Este lugar est amaldioado! Algo saiu do sarcfago e matou Kallian Publico! Esta coisa se escondeu onde nenhum homem se esconderia, e agora espreita naquele aposento! Mitra nos defenda dos poderes das Trevas! disse, agarrando a manga de Dionus Investigue aquela sala de novo! O prefeito sacudia o escrivo de forma abjeta, e Posthumo inspirouse a um lampejo de humor: - Voc mesmo vai investig-la, escrivo! ele disse, agarrando Promero pelo colarinho e pelo cinto, e empurrando at a porta o pobre coitado que berrava, lanando-o para dentro da sala com tanta violncia que o escrivo caiu e ficou meio atordoado. - Basta disso. grunhiu Dionus, fitando o silencioso cimrio. O prefeito ergueu a mo, quando foi interrompido pela entrada de um guarda, arrastando uma figura delgada e ricamente vestida. - Eu o vi andando furtivamente atrs do Templo. disse o guarda, esperando por aprovao. Em vez disso, recebeu xingamentos que fizeram seus cabelos eriarem. - Liberte esse senhor, seu tolo! gritou o prefeito Voc no

conhece Aztrias Petanius, sobrinho do governador da cidade? O guarda, envergonhado, largou o cativo enquanto o jovem nobre esfregava com cuidado sua manga bordada. - Guarde suas desculpas, meu bom Dionus. ele murmurou afetadamente Tudo pelo dever, eu sei. Eu estava voltando para casa de uma farra, caminhando para libertar meu crebro dos vapores do vinho. Que temos aqui? Por Mitra, um assassinato? - um assassinato, meu senhor. respondeu o prefeito Mas temos um suspeito que, embora Demtrio parea ter dvidas sobre o assunto, com certeza ir para a fogueira por isso. - Um bruto com aparncia malfica. murmurou o jovem aristocrata Como podem duvidar de sua culpa? Jamais vi uma fisionomia to maldosa. - Sim, voc viu, seu co perfumado. bufou o cimrio , quando me contratou para roubar a taa zamoriana para voc. Farra, hein? Bah! Voc estava esperando nas sombras por mim, para eu lhe entregar o fruto do roubo. Eu no teria revelado seu nome, se voc falasse bem de mim. Agora, conte para esses ces que me viu escalando o muro depois que o guarda fez a sua ltima ronda; assim, eles sabero que no tive tempo para matar este suno gordo antes que Arus entrasse e encontrasse o corpo. Demtrio deu uma rpida olhada para Aztrias, que no mudou de cor. - Se o que ele diz for verdade, meu senhor disse o inquisidor , isto o isenta da culpa, e podemos abafar facilmente o assunto da tentativa de roubo. O cimrio ganha dez anos de trabalhos forados por invadir uma casa; mas, se voc quiser, arranjaremos a fuga dele e ningum alm de ns saber disso. Entendo... voc no o primeiro jovem nobre que teve de recorrer a estes meios para pagar dvidas de jogo e coisas assim, mas pode contar com a nossa discrio.

Conan olhou esperanoso para o jovem nobre, mas Aztrias encolheu seus magros ombros e cobriu um bocejo com a delicada mo branca. - Eu no o conheo. respondeu Ele um louco em dizer que eu o empreguei. Que receba o que merece. Ele tem costas fortes; o trabalho nas minas lhe far bem. Os olhos de Conan arderam, e ele olhava como se tivesse sido picado. Os guardas ficaram tensos, agarrando suas alabardas; em seguida relaxaram quando ele repentinamente deixou cair a cabea, como se estivesse resignado; nem mesmo Demtrio sabia se ele estava ou no observando-os debaixo de suas pesadas sobrancelhas negras, com olhos que eram fendas de fogueiras azuis. O cimrio investiu sem nenhum aviso, como uma serpente dando o bote; sua espada reluziu luz das velas. Aztrias soltou um grito e sua cabea rolou de seus ombros num jorro de sangue, seus traos paralisados numa branca mscara de terror. Conan girou como um felino e investiu mortalmente nas entranhas do inquisidor. O retraimento instintivo de Demtrio mal evitou a ponta, que afundou em sua coxa, bateu do osso e atravessou sua perna. Demtrio caiu sobre um joelho, com um gemido de agonia. Conan no parou. A alabarda que Dionus ergueu salvou o crnio do prefeito da lmina sibilante, que se desviou levemente ao cortar a haste da alabarda, errando o alvo dirigido para a cabea, e decepou a orelha direita do prefeito. A velocidade estonteante do brbaro paralisou a guarda. Pegos de surpresa e entorpecidos por sua rapidez e ferocidade, metade deles estaria derrubada antes de ter a chance de se defender, se no fosse o corpulento Posthumo que, mais por sorte do que por habilidade, jogou os braos ao redor do cimrio, imobilizando o brao que segurava a espada. A mo esquerda de Conan arremeteu-se contra a cabea do guarda, e Posthumo caiu gritando e se contorcendo no cho, apertando a rbita vermelha gotejante onde antes havia um olho. Conan se defendia das alabardas que voavam ao seu redor. Com um pulo, saiu do meio da roda de seus inimigos e se postou onde Arus

estava tateando por sua besta. Um chute violento no ventre derrubou Arus, que ficou com o rosto esverdeado e nsia de vmito, e o calcanhar da sandlia de Conan esmagou a boca do guarda. O pobre coitado gritou em meio a uma runa de dentes despedaados, o sangue jorrando de seus lbios esmagados. Em seguida, todos ficaram paralisados de horror por causa de um grito de sacudir a alma, que vinha do aposento no qual Posthumo tinha jogado Promero. O escrivo veio cambaleando pela porta com cortina de veludo e parou, sacudido por grandes soluos silenciosos; lgrimas escorriam por seu rosto enrugado e pingavam de seus lbios trmulos e moles; parecia um beb idiota chorando. Todos se detiveram espantados a olhar para ele Conan, com sua espada gotejando; a polcia, com suas alabardas erguidas; Demtrio, agachado no cho e tentando estancar o sangue que esguichava da enorme ferida em sua coxa; Dionus, apertando o toco ensangentado de sua orelha; Arus, chorando e cuspindo pedaos de dentes quebrados at Posthumo parou com seus uivos e piscava choramingando, atravs da nvoa sangrenta que lhe cobria a meiaviso. Promero cambaleou at o corredor e caiu num baque surdo diante deles. Gritando em meio a uma insuportvel gargalhada aguda de loucura, ele soltou um grito estridente: - O deus tem um pescoo longo! H, h, h! Oh, um longo, maldito pescoo longo! Em seguida, depois de uma convulso aterradora, ele enrijeceu com um sorriso vago nos lbios, os olhos fixos no teto em sombras. - O homem est morto! sussurrou Dionus pasmado, esquecendo-se de sua prpria ferida e do brbaro que estava parado ao seu lado com a espada gotejante. Ele se curvou sobre o corpo e em seguida se endireitou, com seus olhos de porco arregalados Ele no est ferido. Em nome de Mitra, o que que tem naquele aposento?

Ento todos eles, tomados pelo terror, precipitaram-se berrando pela porta afora, formando um tumulto de empurres e colises, e saindo de l como loucos. Arus os seguiu, e Posthumo se ergueu cambaleante e foi tropeando meio cego atrs deles, guinchando como um porco ferido e implorando-lhes que no o deixassem para trs. Ele caiu, foi chutado e pisoteado por aqueles que gritavam de medo. Mesmo assim, rastejou atrs deles, seguido por Demtrio, que mancava apertando sua coxa jorrando sangue. O inquisidor tinha a coragem para enfrentar o desconhecido, mas estava enfraquecido e ferido, e a espada que o derrubara ainda estava perto dele. Agarrando a coxa que esguichava sangue, ele cambaleou atrs de seus companheiros. A guarda, o condutor da carruagem e os vigias, feridos ou no, precipitaram-se berrando para a rua, onde os homens que guardavam a casa foram tomados de pnico e se juntaram fuga, sem esperar para perguntar por qu. Conan ficou sozinho no corredor, diante dos trs cadveres no cho. O brbaro ajeitou a espada na mo e entrou no aposento. Dentro dele havia ricas tapearias de seda; almofadas e leitos de seda estavam espalhados numa profuso descuidada e, acima de um pesado biombo dourado, um Rosto fitava o cimrio. Conan fitou, maravilhado, a beleza fria e clssica daquele rosto, que no se parecia com nada que ele vira entre os filhos dos homens. Nem fraqueza, nem misericrdia, nem crueldade, nem bondade, nenhuma emoo humana transparecia naqueles traos. Poderiam ser a mscara de mrmore de um deus, esculpida pela mo de um mestre, a no ser pela presena inconfundvel de vida neles vida fria e estranha, que o cimrio jamais conhecera e que no podia entender. Passou-lhe pela cabea como seria o corpo escondido atrs do painel; devia ser perfeito, ele pensou, pois o rosto era de uma beleza no-humana. Mas ele conseguia ver apenas a face divina, que oscilava de um lado a outro. Os lbios cheios se abriram e pronunciaram uma nica palavra, num tom rico e vibrante, igual aos sinos de ouro que tocam nos templos de Khitai, perdidos na selva. Era uma lngua desconhecida, esquecida antes que os reinos dos homens surgissem,

mas Conan sabia o que significava: - Venha! E o cimrio se aproximou, com um salto desesperado e um corte sibilante de sua espada. A bela cabea voou do topo do biombo, num jorro de sangue negro, e caiu aos seus ps; ele recuou, temeroso de toc-la. Ento, sua pele se arrepiou, pois o painel estremeceu com as convulses de algo que estava atrs. Ele j havia visto e ouvido muitos homens morrendo, e jamais havia ouvido um ser humano emitir sons assim em seus estertores de morte. Havia um rudo de bater e se arrastar, como se um grande cabo estivesse sendo violentamente chicoteado. Por fim, os movimentos cessaram, e Conan olhou cautelosamente atrs do biombo. Ento, todo o horror daquilo tudo tomou conta do cimrio, e ele fugiu, sem diminuir a corrida, at que as torres de Numlia desaparecessem na aurora atrs dele. Pensar em Set era como um pesadelo, assim como pensar nos filhos de Set que outrora reinavam na Terra e que agora dormiam nas cavernas soturnas debaixo das negras pirmides. Atrs daquele painel dourado no havia um corpo humano somente os brilhantes anis sem cabea de uma gigantesca serpente.

Fontes: Conan Espada e Magia #1 (Ed. Unicrnio Azul, 1995), Conan O Cimrio Vol. 1 (Ed. Conrad, 2006) e http://www.vbtech.co.za/ebooks/Howard%20Robert%20E%20%20Conan%2000%20%20The%20Coming%20of%20Conan%20The%20Cimmerian%20%20FF.txt Agradecimento especial: Ao howadmanaco Fabrcio Souza.

You might also like