You are on page 1of 13

1

CONSIDERAES ACERCA DO PONTO DE EQUILBRIO COMO FERRAMENTA GERENCIAL Edmar Jos Zorzal Resumo A Contabilidade, por meio de uma metodologia especfica e respeitando determinados princpios, tem por finalidade apresentar os dados patrimoniais e operacionais de uma organizao, se constituindo como fonte de informaes gerenciais. Com o acirramento da concorrncia e a ampliao do campo de atuao dos administradores, percebe-se que a contabilidade no deve ficar restrita apenas aos fatos nela registrados e apresentados na forma de Balano Patrimonial e Demonstrao de Resultado do Exerccio. Ela pode e deve gerar informaes que propiciem anlises e estudos que subsidiem as tomadas de decises de curto e longo prazo, Surge a a Contabilidade Gerencial como ferramenta indispensvel no processo de gerao de informao para auxiliar na gesto empresarial. Uma das informaes contempladas pela Contabilidade Gerencial o ponto de equilbrio, sendo este o objetivo deste artigo, atravs da abordagem de seus conceitos, tipos vantagens e limitaes. Mesmo apresentando algumas limitaes o ponto de equilbrio pode ser considerado como uma excelente ferramenta de gesto dada a possibilidade de proporcionar simulaes variadas na busca de informaes que suportem decises. A Contabilidade Gerencial deve fornecer informaes, no sentido de que proporcionem aes na tomada de decises como, por exemplo: estabelecimento de padres, comparao dos valores previstos com os realizados, bem como eliminao de custos desnecessrios.

Introduo Os tempos atuais, marcados pela competio, avano vertiginoso da tecnologia e uma gesto participativa, demandam grandes mudanas no modo como as organizaes gerenciam seus recursos e medem seus resultados. A busca constante pela excelncia empresarial desencadeia a necessidade de melhores informaes gerenciais, extrapolando a viso de indicadores econmicos e financeiros apresentados pelo Balano Patrimonial e Demonstrao de Resultado do Exerccio, para uma anlise sistmica das estratgias da organizao, alinhadas aos indicadores de performance financeiros e no financeiros. Os controles internos exercidos pelas empresas, quando bem organizados servem de excelentes fontes de informaes para o gestor, possibilitando dessa forma projetar cenrios e encontrar alternativas que resultem em tomadas de decises precisas e seguras para a organizao. Possuir um sistema de custo bem definido uma outra fonte de informao, que quando bem utilizado propicia a tomada de decises capazes de garantir o atingimento dos objetivos da entidade. A grande vantagem do uso dos conceitos da Contabilidade Gerencial em funo da simplicidade, facilidade e agilidade que se tem na manipulao dos dados
Mestre em Engenharia da Produo em nfase em Gesto da produo e custo UFSC. Professor do curso de Administrao da Faculdade Novo Milnio.

financeiros e no financeiros, tornando possvel a sua aplicao em vrios segmentos da organizao na busca de informaes para auxiliar a sua gesto. Uma das informaes contempladas pela Contabilidade Gerencial o ponto de equilbrio, sendo este o objetivo deste artigo, atravs da abordagem de seus conceitos, tipos, vantagens e limitaes. Ponto de Equilbrio Seus conceitos Segundo Santos (2000, p.166) a anlise do equilbrio entre receitas de vendas e custos, torna-se indispensvel como instrumento no processo de deciso gerencial. Um dos fatores para o sucesso financeiro de uma empresa est diretamente condicionado existncia da melhor informao gerencial. Para o autor, o ponto de equilbrio ser obtido quando o total dos ganhos marginais, que a somatria de todos os produtos comercializados, equivalerem ao custo estrutural fixo do mesmo perodo de tempo objeto de anlise. Perez Jr. (1999, p.191) comenta que a expresso ponto de equilbrio, traduo do termo em ingls, break-even-point, refere-se ao nvel de vendas em que no h lucro nem prejuzo, isto , no qual os gastos totais (custos totais + despesas totais) so iguais s receitas totais. De acordo com Wernk (2001, p.49) o ponto de equilbrio representa o nvel de vendas em que a empresa opera sem lucro ou prejuzo. Ou seja, o nmero de unidades vendidas no ponto de equilbrio o suficiente para a empresa pagar seus custos fixos e variveis sem gerar lucro. Atkinson et al. (2000, p.192) menciona que o ponto de equilbrio representa o nvel de produo no qual os custos dos recursos comprometidos coberto pelos lucros ganhos da produo e vendas de bens e servios. O autor comenta ainda em outras palavras que Ponto de equilbrio o nvel em que o volume de vendas cobre os custos fixos comprometidos. Horngren et al. (2004, p.41) define o ponto de equilbrio como sendo o nvel de vendas no qual a receita se iguala s despesas e o lucro igual a zero. Para Leone (2000, p.424) e Martins (2000, p.273) o ponto de equilbrio o nvel de produo onde os custos se igualam s receitas, ou ainda, nasce da conjugao dos custos totais com as receitas totais. O ponto de equilbrio, segundo Vanderbeck (2003, p.415) pode ser definido como o ponto no qual a receita de vendas adequada para cobrir todos os custos de manufatura e vender o produto, mas sem obter lucro. Para o autor a equao pode ser colocada da seguinte maneira:

Receita de vendas (no ponto de equilbrio) = Custo para fabricar + Custo para vender

Padoveze (1994, p.281) relata em sua obra que o Ponto de Equilbrio o momento em que o total da margem de contribuio da quantidade vendida/produzida

se iguala aos custos e despesas fixas. Dessa forma, o ponto de equilbrio demonstra a capacidade mnima em que a empresa deve operar para no ter prejuzo. Segundo Dutra ( 1995, p.170), no ponto de equilbrio, a empresa est produzindo o suficiente para gerar receita que se iguala ao custo, ou seja, a empresa no est tendo nem lucro nem prejuzo quando est operando em um nvel de produo igual ao seu ponto de equilbrio, porque ela est gerando recursos suficientes para remunerar os seus fatores de produo. Este ponto indica o mnimo de receita gerada pela produo para que a empresa no sofra prejuzo que tambm chamado de ponto de ruptura, ponto de nivelamento, ponto crtico ou ponto de quebra. De acordo com Warren et al. (2003, p.98) ponto de equilbrio o nvel de operaes no qual as receitas e os custos de uma empresa so exatamente iguais. Em equilbrio, uma empresa no tem nem lucro nem prejuzo operacional. Para o autor o equilbrio pode ser entendido como demonstrado abaixo:

R E C E IT A S

= E Q U IL B R IO

CUSTOS

Figura 01: Equao do ponto de equilbrio. Fonte Warren (2003, p.98)

Percebe-se que aps conhecer as definies dos autores citados sobre a conceituao do ponto de equilbrio, poucas diferenas foram observadas, e um dos aspectos apresentados por todos com relao igualdade que deve existir entre as receitas e custos/despesas. Para uma melhor compreenso dos conceitos apresentados ilustrado abaixo, atravs da figura 01 a representao grfica do ponto de equilbrio.
Vendas ($)

Receitas totais

Ponto de equilbrio

Custos totais (variveis + fixos)

rea de lucro

Custos fixos rea de prejuzo Unidades

Figura 01: Representao grfica do Ponto de Equilbrio. Fonte: Wernke (2001) adaptada

Tendo como parmetro o grfico acima, o autor Leone (2000, p.348) descreve que no ponto de produo e vendas, onde a linha do custo total se encontra com a linha da receita de vendas, no h nem lucro nem prejuzo. o ponto de equilbrio. Antes desse ponto, temos a rea de prejuzos porque a linha do custo total est acima da linha da receita total. Aps o ponto de equilbrio, o grfico mostra a rea de lucros, onde a linha da receita total passa a ficar acima da linha do custo total. Tipos de ponto de equilbrio Segundo Wernke (2001, p.50) dependendo da necessidade da empresa ou do gestor, o ponto de equilbrio possibilita adaptaes que suprem as informaes gerenciais no possudas. Essas adaptaes originam tipos de ponto de equilbrio distintos que se ajustam s diversas situaes de planejamento das atividades da empresa, como por exemplo: em algumas situaes necessrio fazer o estudo do ponto de equilbrio em valor e em outras situaes recomendvel a determinao do ponto de equilbrio em unidades. Do ponto de vista gerencial a anlise do ponto de equilbrio, seja ela em termos monetrios ou em termos de unidade, um instrumento precioso para a gerncia visualizar a situao econmica global das operaes e tirar proveito das relaes entre as variveis custo-volume-lucro. Wernke (2001, p.50) menciona que dependendo da necessidade da informao e da frmula como calculado, o ponto de equilbrio recebe denominaes diferentes, conforme demonstra a figura 02 abaixo.

Ponto de equilbrio contbil

Ponto de equilbrio financeiro

Ponto de equilbrio econmico

Figura 02: Tipos de ponto de equilbrio. Fonte: Wernke (2001, p.50) Ponto de equilbrio contbil (em unidades) Perez Jr et al. (1999, p.192) descreve que o ponto de equilbrio contbil em unidades define a quantidade de unidades que se deve produzir e vender. Para definir essa quantidade divide-se o gasto fixo total(custo fixo) pela margem de contribuio unitria (diferena entre o preo de venda e o gasto varivel). A diviso do custo fixo pela margem de contribuio unitria demonstra a quantidade de produtos que devem ser fabricados e vendidos para cobrir os custos fixos.

Wernke (2001, p.50) define o ponto de equilbrio em unidades como sendo: o nmero de produtos(peas metros, quilos) que deve ser fabricado e vendido para que o resultado seja zero. Para determinar tal quantidade, divide-se o valor total dos custos fixos ($) pelo valor da margem de contribuio unitria ($). Assim, cada produto vendido ir cobrir, com sua margem de contribuio unitria, uma parte dos custos fixos da empresa. De acordo com as definies de Perez Jr et al. (1999) e Wernke (2001) a frmula para se calcular o ponto de equilbrio contbil em unidades (PEC unidades) a seguinte:
Custos Fixos R$ PEC unidades = Margem de Contribuio Unitria R$

Ponto de equilbrio contbil (em valor) O PROVAR (2000, p.169) menciona em sua obra que em determinados casos em que empresas vendem uma variedade grande de produtos passa-se a considerar o ponto de equilbrio em termos de empresa ou negcio como o montante de vendas, isto , o valor das vendas de todos os produtos. Padoveze (1995, p.257) alega que em determinadas situaes, como por exemplo, quando a empresa trabalha com uma gama muito grande de produtos, ou quando percebe-se dificuldades na identificao dos custos e despesas fixos para cada produto, torna-se prefervel buscar informaes de forma global do ponto de equilbrio em termos de valor. Dessa forma, o ponto de equilbrio em valor pode ser definido pelo valor mnimo que deve ser vendido para que a empresa no tenha nem lucro nem prejuzo. Hansen et al. (2003, p.596) relata que em alguns casos os gestores podem preferir usar a receita de vendas como medida da atividade de vendas, em vez de unidades vendidas. Uma medida de unidades vendidas pode ser convertida para uma medida de receita de vendas simplesmente multiplicando o preo de venda unitrio pela unidades vendidas. Segundo Wernke (2001, p.51) o ponto de equilbrio contbil em valor (PEC valor) obtido pela seguinte frmula:
Custos Fixos R$ PEC valor = Percentual de Margem de Contribuio (%)

Aps as abordagens feitas sobre o ponto de equilbrio contbil, importante destacar as consideraes feitas por Wernke (2001, p.51) em que o mesmo enfatiza que o ponto de equilbrio contbil em unidades pode ser considerado o mais utilizado pelos analistas de custos, tendo em vista a sua facilidade de entendimento e obteno, enquanto que o ponto de equilbrio em valor tem maior utilidade queles executivos que

preferem tomar decises com base nas informaes em moeda corrente, mas que a utilizao de ambos tem o mesmo significado quando da tomada de deciso. Ponto de equilbrio financeiro Outro tipo de ponto de equilbrio que pode proporcionar aos gestores informaes para auxiliar em suas decises o ponto de equilbrio financeiro. Leone (2000, p.441) afirma que muitas vezes, para avaliao de desempenho, para certas decises de investimentos, para planejamento e outras decises de curto prazo, o gestor deve preparar a anlise do ponto de equilbrio , levando em considerao apenas os aspectos financeiros. Martins (2000, p.278) descreve que dentro dos custos e despesas fixos registrados no perodo podem tambm estar includos custos e despesas que no representam sada de caixa, como o caso da depreciao. Neste caso, os custos e despesas identificados como no desembolsveis, isto , que no representam sada de caixa devem ser excludos para se determinar o ponto de equilbrio financeiro. Sob a tica de Wernke (2001, p.52), no ponto de equilbrio financeiro (PE fin.), calcula-se o nvel de atividades (quer em unidades, quer em valor monetrio) suficiente para pagar os custos e despesas variveis, os custos fixos (exceto depreciao) e outras dvidas que a empresa tenha que saldar no perodo como emprstimo e financiamentos bancrios. Perez Jr. et al. (1999, p.204) demonstram em sua obra o clculo do ponto de equilbrio abordando dois enfoques: o ponto de equilbrio financeiro parcial (PEFP) e o ponto de equilbrio financeiro total (PEFT). O PEFP definido como o nvel de atividades em que o saldo de caixa igual a zero. Representa a quantidade de vendas necessrias para cobrir os gastos desembolsveis, tanto operacionais como no operacionais. Neste ponto, a empresa apresenta prejuzo contbil, mas no estar recuperando o investimento feito no imobilizado. Enquanto que o PEFT determina o nvel de produo e vendas em que o saldo de caixa predeterminado. Representa a quantidade de vendas necessria para cobrir os gastos desembolsveis, tanto operacionais como no operacionais, e gerar um saldo de caixa determinado para desembolso futuros com reposio de imobilizado, novos investimentos, pagamentos de dividendos ou outras obrigaes que no transitam pelo resultado, como por exemplo, emprstimos contrados em perodos anteriores. Para uma melhor compreenso do ponto de equilbrio financeiro, apresentado abaixo a sua frmula segundo Wernke (2001, p.52) em quantidades.
Custos Fixos (R$) - Depreciaes (R$) + Dvidas do perodo (R$) PEF unidades = Margem de Contribuio Unitria (R$)

Wernke (2001, p.53) menciona em sua obra que a utilizao do ponto de equilbrio financeiro mais adequada ao gerente financeiro em face das caractersticas do clculo, que considera somente os movimentos de caixa do perodo. No entanto sua

utilizao de grande valia mesmo para outras reas, principalmente quanto a tomada de decises relativas a investimento de capital. Ponto de equilbrio econmico Segundo Martins (2000, p.277) o ponto de equilbrio de uma empresa ser obtido quando a soma das margens de contribuio totalizar o montante suficiente para cobrir todos os custos e despesas fixos; este o ponto em que contabilmente no haveria nem lucro nem prejuzo (supondo produo igual venda). Logo este o ponto de equilbrio contbil. Mas um resultado contbil nulo significa que, economicamente, a empresa est perdendo (pelo menos juros sobre capital prprio). Voltando, assim, ao conceito de custo de oportunidade. Portanto, o ponto de equilbrio econmico ser atingido quando a remunerao do capital aplicado atingir a rentabilidade desejada. Acrescenta ainda o autor que o verdadeiro lucro da atividade ser obtido quando contabilmente o resultado for superior ao retorno esperado. Warren et al. (2003, p.102) afirma que no ponto de equilbrio as receitas igualam-se aos custos. Entretanto, o ponto de equilbrio no meta da maioria das empresas. Em vez disso, os gerentes procuram maximizar o lucro. Santos (2000, p.176) descreve que o ponto de equilbrio econmico (PEE) aquele em que as receitas totais so iguais aos custos totais acrescidos de um lucro mnimo de retorno do capital investido. Segundo Wernke (2001, p.53) o ponto de equilbrio econmico distingui-se das demais frmulas de ponto de equilbrio por incluir a varivel Lucro Desejado, conforme a frmula a seguir:
Custos Fixos (R$) + Lucro Desejado (R$) PEE unidades = Margem de Contribuio Unitria (R$)

Constata-se que a utilizao do ponto de equilbrio econmico tem como objetivo principal gerar informaes aos investidores sobre o retorno do capital investido, ou seja, quanto deveria a empresa vender para recuperar o investimento, conforme rentabilidade desejada. O ponto de equilbrio econmico possibilita tambm conhecer o lucro que a empresa procura almejar. Ponto de equilbrio Mix Os conceitos de ponto de equilbrio so de fcil aplicao e entendimento quando se trabalha com situaes de apenas um nico produto. Com isso, fica bastante simplificado o problema, o que no acontece quando a empresa trabalha com diversos produtos. Wernke 2001, p.53) diz que as frmulas apresentadas de ponto de equilbrio em unidades so aplicveis a apenas um produto. Como a maioria das empresas comercializa diversos produtos, a aplicabilidade de tais frmulas restrita a poucas situaes. Para essas empresas, a principal dificuldade encontrada no clculo do ponto

de equilbrio a diversidade de produtos que compem o mix ofertado e as consequentes distintas margens de contribuio de cada mercadoria. Sob a tica de Santos (2000, p.180) o princpio bsico para se chegar ao ponto de equilbrio de produtos com margens de contribuies diferentes no difere muito das frmulas tradicionais, o que talvez pode gerar um pouco mais de trabalho, por casusa das ponderaes que devero ser feitas entre os vrios produtos com volume e margens de contribuio diferentes. Segundo Santos (2000, p.181) a frmula para calcularmos o ponto de equilbrio mix em unidades, ou o volume mnimo de vendas que uma empresa precisa realizar para no incorrer em prejuzo nem realizar lucro a seguinte:

Custos Fixos PE unidades (mix) = ( MCUi x Xi ) ( Xi ) Onde: = somatrio MCUi = margem de contribuio unitria Xi = volume previsto de vendas por produto O mesmo autor apresenta tambm a frmula para se obter o ponto de equilbrio em valor (mix) que a seguinte:

Custos Fixos PE valor (mix) = PMCUi x pi x Qi pi x Qi )

Onde: Pi = preo de venda unitrio por produto Qi = volume previsto por produto PMCi = proporo da margem de contribuio por produto = Somatrio Para um melhor entendimento do clculo do ponto de equilbrio (mix), Wernke (2001, p.54) descreve em sua obra que necessrio o cumprimento de duas etapas. A primeira consiste em determinar o ponto de equilbrio total, isto , do mix de produtos.

Aps encontrar o nmero total de unidades, calcula-se quanto desse total refere-se aos produtos individualmente, considerando os percentuais do volume previsto de venda por produto. E para clculo do ponto de equilbrio (mix) em valor ($), basta multiplicar o ponto de equilbrio mix em unidades de cada produto pelo respectivo preo de venda. Benefcios do ponto de equilbrio A utilizao do ponto de equilbrio e a consequente anlise entre receitas de vendas e custos, torna-se indispensvel como instrumento de apoio gerencial, podendo fornecer informaes variadas, que sero na sequncia descritas. Leone (2000, p.427) diz que a utilizao e a anlise dos conceitos de ponto de equilbrio, tem como objetivo auxiliar as funes de planejamento e a de tomada de decises gerenciais de curto prazo da empresa. De acordo com Atkinson (2000, p.224) atravs da anlise do ponto de equilbrio os gerentes podem desenvolver modelos de planejamento para avaliar as alternativas da empresa e as mudanas na lucratividade com as mudanas nos nveis das atividades de produo e vendas. Wernke (2001, p. 55) tambm enfatiza a questo de que o uso do ponto de equilbrio deve auxiliar as questes de curto prazo da empresa. Para o autor, a informao do ponto de equilbrio da companhia, tanto do total global como por produto individual, importante porque identifica o nvel mnimo de atividade que a entidade ou cada diviso deve operar. Santos (2000, p. 170) argumenta que atravs da obteno do ganho marginal pelo mtodo de custeamento marginal, poder ser calculado o ponto de equilbrio da empresa, a fim de se averiguar o nvel mnimo de vendas que deve ser praticado para se obter determinado montante de lucro. Para Wernke (2001, p.55) a determinao do ponto de equilbrio subsidia as decises empresariais relacionadas com: a) Alterao do mix de vendas, tendo em vista o comportamento do mercado; b) Alterao de polticas de vendas com relao a lanamentos de novos produtos; c) Definio do mix de produtos, do nvel de produo e preo do produto; d) Responde a perguntas que exigem respostas rpidas, tais como: quantas unidades de produto devem ser vendidas para se obter determinado montante de lucro? qual a influncia de um desconto promocional nos preos de vendas? que acontecer com o lucro se o preo de venda aumentar ou diminuir? que acontecer com o ponto de equilbrio se determinada matria-prima aumentar 20% e no tiver condies de ser repassada aos preos dos produtos? um aumento nos custos fixos (por exemplo: salrios) ter qual influncia no resultado da empresa?

e) til ao planejamento e controle de vendas e de resultados etc.

10

Atravs das vantagens apresentadas, observa-se que a aplicao do ponto de equilbrio nas decises de curto prazo traz grandes benefcios para a organizao. Com base nas informaes disponibilizadas por essa ferramenta, a empresa passa a ter condies de tomar decises mais precisas e, portanto, com mais segurana. Limitaes do ponto de equilbrio Wernke (2001, p.56) afirma que os gerentes devem ficar atentos com relao s limitaes apresentadas na utilizao do ponto de equilbrio. O autor enfatiza que tal tcnica s deve ser utilizada em gesto de curto prazo, e faz ainda o seguinte comentrio: no se pode pensar num planejamento de longo prazo para empresas que no dem resultado positivo e no remunere os detentores de suas fontes de recursos. Segundo Leone (2000, p.428) a anlise de ponto de equilbrio ter maior potencialidade se tomada a curtssimo prazo, pois para prazo mais longos perderia muito de sua utilidade diante do fato de que, numa economia em que o valor da moeda sofre flutuaes, os custos, as receitas e as despesas no so constantes. Santos (2000, p.174) descreve que na anlise do ponto de equilbrio algumas limitaes devem ser consideradas como por exemplo:

Variao de um componente: considerar mudana no preo sem a influncia nos demais componentes; na realidade, quando muda um componente, pode mudar o outro; Custos estruturais fixos e marginais: geralmente, o comportamento do custo fixo no to constante como mostra no grfico do ponto de equilbrio, e o custo marginal tem certos aspectos que no variam sempre proporcionalmente ao volume; Anlise estatstica: as prprias dificuldades existentes na montagem dos dados para a anlise no levam em considerao todo o dinamismo das empresas e no dia-a-dia dos negcios.

Martins (2000, p.296) diz que as aplicaes dos conceitos de ponto de equilbrio so de grande valia e de fcil entendimento quando aplicado a um nico produto. O que no acontece quando a empresa trabalha com diversos produtos. Nesse caso, o assunto se complica, j que os custos e despesas variveis so diferenciados tambm para cada um, o que provoca a impossibilidade de clculo de um ponto de equilbrio global. Observa-se que na aplicao dos conceitos de ponto de equilbrio, as limitaes que o mesmo proporciona devem ser considerados. Uma das constataes que ficou evidente que o seu uso deve ser empregado pelos gestores apenas para decises gerenciais de curto prazo. Portanto, considera-se importante que ao se aplicar o ponto de equilbrio o gestor deve analisar as situaes apresentadas, e assim, avaliar, se deve ou no uilizar tal ferramenta para auxiliar as suas decises. Concluso As organizaes carecem de ferramentas geis e eficientes de gesto, de apoio deciso e de suporte negocial. A resposta pode ser encontrada num enfoque ampliado de contabilidade gerencial que transcenda, inclusive, as fronteiras dos controles e acompanhamentos internos, atingindo vises sobre o posisionamento da empresa e de

11

seus produtos no mercado e sobre as tendncias de cenrios que possam afetar as decises estratgicas. A grande vantagem do uso dos conceitos da contabilidade gerencial decorre de fatores como simplicidade, facilidade e agilidade que se tem na manipulao dos dados financeiros e no financeiros, tornando possvel a sua aplicao em vrios segmentos da organizao buscando informaes para auxiliar a sua gesto, como o caso do uso do ponto de equilbrio, quando utilizado no processo de decises de curto prazo. Observou-se ao longo desse trabalho que as informaes de carter decisorial proporcionadas pela aplicao dos conceitos de ponto de equilbrio foram inmeras e que podem gerar grandes benefcios s organizaes que convivem atualmente em um mercado altamente competitivo, exigente e globalizado. Portanto, percebe-se que o ponto de equilbrio constitui-se em uma ferramenta de grande utilidade no processo de gesto empresarial, e que mesmo apresentando algumas limitaes quanto a sua utilizao como fonte de informaes para a organizao, pode ser considerada imprescindvel, dada a facilidade de sua aplicao em vrios tipos de cenrios que o ambiente atual proporciona.

12

Referncias bibliogrficas ATKINSON, Anthony A, BANKER, Rajiv D., KAPLAN, Robert S., YONG, S. Mark. Contabilidade gerencial. So Paulo: Atlas, 2000. CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso bsico de contabilidade de custos. So Paulo: Atlas, 1999. DUTRA, Ren Gomes Dutra. Custos: uma abordagem prtica. So Paulo: Atlas, 1995. FAM, Rubens, HABIB, Cludia Vasconcelos S. Implantao do Custeio ABC em empresa prestadora de Servios de Sade: Vantagens e Limitaes. VII Congresso Brasileiro de Custos. Recife, 2000 HANSEN, Don R., MOWEN, Maryane M. Gesto de custos. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. HORNGREN, Charles T., SUNDEN, Gary L., STRATTON, Willian O. Contabilidade gerencial. So Paulo: Prentice, 2004. LEONE, George Sebastio Guerra. Curso de contabilidade de custos. So Paulo: Atlas, 2000. LEONE, George Sebastio Guerra. Custos: planejamento, implantao e controle. So Paulo: Atlas, 2000. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. So Paulo: Atlas, 2000. PADOVEZE, Clvis Lus. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informao contbil. So Paulo: Atlas, 2000. PEREZ JUNIOR, Jos Hernandez, OLIVEIRA, Lus Martins de, COSTA, Rogrio Guedes. Gesto estratgica de custos. So Paulo: Atlas, 1999. PROGRAMA DE ADMINISTRAO DE VAREJO. Finanas no varejo: gesto empresarial. So Paulo: Atlas, 2000. SANTOS, Joel J. Anlise de custos. So Paulo: Atlas, 2000. VANDERBECK, Edward J.; NAGAY, Charles F. Contabilidade de custos. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. WARREN, Carl S., REEVE James M., FESS Philip E. Contabilidade gerencial. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. WERNKE, Rodney. Gesto de custos: uma abordagem prtica. So Paulo: Atlas, 2001.

13

Edmar Jos Zorzal formado em Cincias Contbeis pela UFES, Funcionrio da Companhia Esprito Santense de Saneamento, onde atua como Gerente de Controladoria, professor no Curso de Administrao da Faculdade Novo Milnio, mestre em engenharia da produo pela UFSC. E-mail: ezorzal@cesan.com.br

You might also like