You are on page 1of 15

XVI Congresso Brasileiro de Custos Fortaleza - Cear, Brasil, 03 a 05 de novembro de 2009

Estrutura de custos das empresas do setor de vesturio listadas na Bovespa utilizando anlise de regresso linear
Resumo A estrutura de custos fundamental para o gerenciamento de empresas de todos os setores e portes, pois possibilita um melhor acompanhamento do desempenho econmico e auxilia na tomada de deciso. As empresas do setor de vesturio que possuem uma rotatividade de processos bastante diversificada necessitam de um acompanhamento contnuo e rigoroso dos custos de cada operao, bem como a identificao dos custos fixos e variveis de cada produto. O objetivo deste estudo verificar a estrutura de custos das empresas do setor de vesturio listadas na Bovespa, com a utilizao da anlise de regresso linear. Para tal, foram coletados dados trimestrais do lucro lquido, receita lquida e resultado operacional das trs empresas do setor de vesturio listadas na Bovespa. Nesse sentido, esta pesquisa caracterizase como descritiva, documental, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados no stio da Bovespa e analisados por meio da aplicao da anlise de regresso linear. Quanto aos resultados verifica-se que: a Botucatu Txtil SA apresenta custos e despesas fixas superiores e custos e despesas variveis inferiores, a Marisol SA apresenta custos e despesas variveis superiores aos custos e despesas fixas. A margem de contribuio das empresas no apresenta diferena significativa. Apesar das trs empresas analisadas serem do mesmo ramo e de capital aberto a estrutura de custos apresenta uma diferena considervel nos custos e despesas fixas e custos e despesas variveis. Palavras-chave: Setor vesturio. Estrutura de custos. Anlise de regresso linear. rea Temtica: Aplicao de modelos quantitativos na gesto de custos.

Introduo

O sucesso de uma empresa est ligado a vrios fatores, entre eles, na constante tentativa de controlar os custos. Esse controle vlido e necessrio tanto para empresas de grande porte, quanto para empresas de pequeno porte. Os custos de uma determinada empresa dependem, por exemplo, do setor, ramo de atuao e porte, porm, independente do ramo de atuao empresarial e classificao diante do mercado importante que as organizaes tenham um gerenciamento de custos que possibilite analisar a empresa como um todo e cada parte dela individualmente. Essa anlise permite verificar a situao financeira, bem como avaliar os mtodos utilizados para atingir a rentabilidade objetivada pela empresa. Os custos que uma empresa possui so geralmente classificados como custos fixos e custos variveis, conhecidos tambm como custos diretos ou indiretos e estes, variam de acordo com cada empresa. Uma estrutura de custos necessita diferenciar os custos fixos e variveis de modo que a margem de contribuio de cada produto a ser vendido possa ser analisada de forma crtica possibilitando um aumento significativo na receita da empresa. Para Horngren, Foster e Datar (2000, p. 2) apontam que a contabilidade de custo mensura e relata informaes financeiras e no-financeiras relacionadas aquisio e ao consumo de recursos pela organizao. Os autores destacam ainda que estas informaes so fornecidas tanto para a contabilidade gerencial quanto para a financeira. De acordo com Maher (2001, p. 40), os contadores de custos devem constantemente analisar operaes e custos para identificar como as operaes e a qualidade dos produtos podem ser melhoradas, ao tempo em que os custos so reduzidos.

XVI Congresso Brasileiro de Custos Fortaleza - Cear, Brasil, 03 a 05 de novembro de 2009

Para que os contadores possam analisar operaes e oferecer estas informaes aos gestores possibilitando efetivamente melhorar os processos de produo e reduzir os custos do produto, so necessrias algumas medidas de controle de custos, estruturados de modo que atendam os objetivos dos gestores quanto s informaes necessrias para as tomadas de deciso. J no processo decisrio, a contabilidade de custos capaz de promover a eficincia e a eficcia organizacional, permitindo a tomada de aes corretivas quando necessrio, ajudando a empresa a manter-se competitiva no mercado e conduzindo-a a continuidade (ALBANEZ, BONZIO e RIBEIRO, 2007, p. 8). Gorini (2000) relata que o Brasil est entre os dez maiores produtores mundiais do setor txtil englobando a produo de fios, tecidos e malhas, especialmente de algodo. Afirma que no segmento malhas com predominncia de algodo, o pas o terceiro maior produtor mundial, estando na frente somente os Estados Unidos e a ndia. Nas empresas do setor de vesturio os custos com a produo das peas parte fundamental para que se possa analisar a situao financeira da empresa. Para controlar estes gastos de modo a maximizar o lucro ou a margem de contribuio, a contabilidade de custos assume uma posio indispensvel considerando que necessrio ter uma estrutura de custos que consiga gerenciar e fornecer informaes a respeito deste processo. Deste modo, a questo de pesquisa a ser investigada : qual a estrutura de custos das empresas do setor de vesturio listadas na Bovespa? O objetivo deste estudo consiste em verificar a estrutura de custos das empresas do setor de vesturio listadas na Bovespa, com a utilizao da anlise de regresso linear. O presente estudo justifica-se pelo fato de que a Demonstrao do Resultado do Exerccio-DRE, no apresenta a separao dos custos fixos e variveis, esta separao indispensvel para que se consiga obter a margem de contribuio da empresa, informao indispensvel para verificar o impacto nos resultados das variaes nas quantidades vendidas, custos variveis ou preos unitrios de venda. O setor vesturio, de acordo com Goularti Filho e Jenoveva Neto (1997, p. 105), propicia o desenvolvimento em conjunto de outras atividades, pelo seu feio multiplicador, especialmente para o comrcio e servios. O presente artigo est estruturado em cinco sees iniciando com a presente introduo. A segunda seo apresenta a fundamentao terica que discorre sobre o custeio varivel ou direto, custeio por absoro, custeio baseado em atividades e contabilidade de custos no setor vesturio. A terceira seo apresenta o mtodo e procedimentos da pesquisa e na quarta seo apresenta-se a descrio e anlise dos dados. Em seguida, na quinta seo, so apresentadas as concluses da pesquisa. 2 Fundamentao terica

Os estudos desenvolvidos sobre gesto de custos em empresas privadas norteiam essencialmente a aplicabilidade nos diversos tipos de empresas das metodologias de custos, desde as mais tradicionais como o custeio por absoro e custeio varivel, ou metodologias contemporneas como o custeio baseado em atividades Actividy-Based Costing (ABC) e custeio meta, entre outros. De outra forma, nesta pesquisa procura-se a partir da contabilidade geral, extrair as informaes tradicionalmente fornecidas pelo custeio varivel, como os custos e despesas variveis, custos e despesas fixas e margem de contribuio. Assim, utilizando-se do modelo proposto, ser possvel obter informaes das classificaes de custos das empresas analisadas sem necessariamente ter que implantar uma metodologia de custos. Estas informaes adicionais auxiliam os gestores na avaliao dos resultados apresentados pelas empresas, bem como fornecem subsdios tomada de deciso.

XVI Congresso Brasileiro de Custos Fortaleza - Cear, Brasil, 03 a 05 de novembro de 2009

2.1

Custeio varivel ou direto

Garrison e Noreen (2001) afirmam que o custeio varivel pode ser denominado como custeio direto ou como custeio marginal. De acordo com os autores o termo custeio direto que foi muito utilizada durante muito tempo est desaparecendo do dia-a-dia. O custeio varivel ou custeio direto um dos diversos sistemas de contabilizao dos custos, sendo definido por Maher (2001, p. 360) como sistema de contabilizao de custos em que apenas os custos variveis de produo so atribudos aos produtos. Nesta metodologia os custos variveis so os formadores dos custos dos produtos e os custos fixos totais so considerados como despesas do exerccio. Corroborando Hansen e Mowen (2001, p. 668) destacam que o custeio varivel atribui apenas os custos variveis de manufatura em um nvel de unidade ao produto; esses custos incluem os materiais diretos, a mo-de-obra direta e os CIF variveis. Cada unidade dos produtos incorporar assim somente os custos variveis unitrios, sendo os custos fixos contabilizados como despesas do exerccio, sem incorporar os produtos no estoque. A destinao dos custos fixos diretamente ao resultado como despesas do perodo reduzir os custos de fbrica estocveis, ou seja, no custeio varivel, somente os matrias diretos, a mode-obra direta e os custos indiretos de fabricao (CIF) variveis sero estocados (HANSEN e MOWEN, 2001). Horngren, Foster e Datar (2000, p. 211) apresentam o custeio varivel com o mtodo de custeio de estoque em que todos os custos de fabricao variveis so considerados custos inventariveis. Todos os custos de fabricao fixos so excludos dos custos inventariveis: eles so custos do perodo em que ocorreram. Por serem considerados custos da estrutura, diversos autores entendem que os custos fixos devam configurar como custos do perodo em que ocorrem independentemente da realizao ou no dos produtos. Os custos fixos podem ser definidos como os custos que no se alteram quando o volume se altera dentro de um intervalo relevante de atividade (MAHER, 2001, p. 75). Este conceito compreendido, considerando-se que o custo fixo da empresa no varia em funo dos volumes produzidos nos perodos, ou seja, a relao direta do volume de produo e custo fixo no existe. As alteraes nos custos fixos ocorrem independentemente do volume produzido dentro de determinada estrutura de produo. Oliveira et al (2006) classifica como custos variveis todos os custos diretos e alguns custos indiretos. So classificados como custos diretos aqueles diretamente envolvidos na produo de um bem ou servio e os custos indiretos so os custos necessrios produo e de difcil atribuio de determinada parcela a cada produto. No que diz respeito a demonstrao de resultado, Stoffel (2007, p. 8), afirma que baseia-se no modelo de margem de contribuio, sendo assim, o lucro operacional apurado influenciado por variaes nos nveis unitrios das vendas. Maher (2001) apresenta a margem de contribuio como diferena entre receitas e custos variveis, ou como preo menos o custo varivel unitrio, multiplicado pela quantidade produzida e efetivamente vendida. Destaca Maher (2001, p. 433) que a quantia com que as unidades vendidas contribuem para cobrir os custos fixos e gerar lucro operacional. No setor industrial de acordo com Horngren, Foster e Datar (2000, p.52) as duas reas de diferena entre a margem de contribuio e a margem bruta so: os custos fixos de produo e as despesas variveis. Os autores destacam que ao calcular a margem de contribuio os custos fixos no so deduzidos da receita. A estrutura da demonstrao de resultados por meio do custeio varivel elaborada de uma forma diferente da demonstrao de resultado do custeio por absoro (HANSEN e MOWEN, 2001).

XVI Congresso Brasileiro de Custos Fortaleza - Cear, Brasil, 03 a 05 de novembro de 2009

Demonstrao de Resultado do Custeio Varivel Vendas Menos: Despesas variveis Margem de contribuio Menos: CIF fixos da fbrica Despesas fixas de marketing e administrativas Resultado Operacional Quadro 1 - Estruturas das demonstraes de resultado custeio varivel Fonte: Adaptado de Hansen e Mowen (2001).

As diferentes metodologias para a elaborao da demonstrao de resultados proporcionar distintas informaes aos usurios. Neste trabalho foram utilizadas as informaes proporcionadas pela metodologia do custeio varivel. No aspecto decisrio o custeio varivel gera informaes fundamentais para a empresa de forma mais rpida. O seu resultado medido parece ser mais informativo administrao, por abandonar os custos fixos e trat-los como despesas (MARTINS, 2003). importante destacar que os princpios contbeis no permitem a elaborao da demonstrao de resultados avaliada com base no custeio varivel (MARTINS, 2003). Desta forma, a demonstrao de resultados no poder ser publicada com base no custeio varivel, podendo ser utilizada somente para fins gerenciais. 2.2 Custeio por absoro

Para Garrison e Noreen (2001, p. 196) o custeio por absoro atribui parte do custo indireto de fabricao fixo a cada unidade do produto, juntamente com os custos de fabricao variveis. Stoffel (2007, p. 7) afirma que neste mtodo por meio das contas naturais das despesas de fabricao, faz-se a transferncia direta para os produtos por meio do emprego de um critrio de rateio baseado em alguma medida de volume. O custeio por absoro aceito pela legislao fiscal pelo fato de sua aplicao ser derivada dos princpios contbeis geralmente aceitos, fazendo com que esta metodologia no consiga atender totalmente as novas funes de controle e deciso que os custos podem proporcionar (SOARES, NAGANO e RIBEIRO, 2007). Uma desvantagem da utilizao do custeio por absoro, destacada por Maher (2001, p. 374) que os custos fixos so tratados como se fossem custos unitrios podendo provocar enganos ao avaliar o desempenho ou at no momento de tomar decises. Como uma das vantagens ele destaca que a implantao do mtodo pode ser mais barata pelo fato de no exigir a separao dos custos dos produtos em fixos e variveis. No Quadro 2 pode-se verificar a estrutura da demonstrao de resultados por meio do custeio por absoro segundo Hansen e Mowen (2001).
Demonstrao de Resultado do Custeio por Absoro Vendas Menos: Custo de produtos vendidos Lucro bruto Menos: Despesas variveis de marketing Despesas fixas de marketing e administrativas Resultado operacional Quadro 2 - Estruturas das demonstraes de resultado custeio por absoro Fonte: Adaptado de Hansen e Mowen (2001).

XVI Congresso Brasileiro de Custos Fortaleza - Cear, Brasil, 03 a 05 de novembro de 2009

2.3

Custeio baseado em atividades

O custeio baseado em atividades, activity-based costing, segundo Garrison e Noreen (2001) um mtodo de custeio utilizado como um elemento da gesto por atividade, ou seja, ele possui seu foco nas atividades. um mtodo de custeio projetado para municiar os gerentes com informaes de custo, para decises estratgicas ou de outra natureza, que potencialmente afetem a capacidade e, por conseguinte, os custos fixos (GARRISON e NOREEN, 2001, p. 223). Segundo Stoffel (2007) o custeio baseado em atividades muito eficiente por ser um dos mtodos que menos distorcem informaes de custos, o que consequentemente traz informaes mais exatas auxiliando a tomada de deciso e facilitando o trabalho dos gestores para identificar custos relevantes. Diehl, Souza e Alves (2008) destacam que o mtodo ABC objetiva identificar por meio de rastreamento a causa dos custos para ento aloc-los aos objetos, diferente dos demais mtodos que o fazem por rateio, sendo o ABC recomendado para organizaes que tenham linha de produo diversificada ou alta parcela de custos indiretos. O mtodo de Custeio Baseado em Atividades, segundo Martins (2003, p. 87), no se limita ao custeio de produtos. Ele , acima de tudo, uma poderosa ferramenta a ser utilizada na gesto de custos. Em suma, conforme destaca Maher (2001) este mtodo consiste em atribuir custos aos produtos baseando-se no conjunto de atividades necessrias para fabricao dos mesmos como, por exemplo, testes de qualidade, reparo de mquinas, engenharia de produtos e distribuio aos clientes. 2.4 Contabilidade de custos no setor vesturio

A indstria do vesturio compreende a produo de diversos produtos. No h um produto padro onde as operaes, o tempo de produo e o nvel de dificuldade so os mesmos. Goularti Filho e Jenoveva Neto (1997) afirmam que na indstria de confeco do vesturio existe um grande nmero de produtos heterogneos com destino a usos diferenciados. Algumas indstrias do vesturio so de artigos bsicos e outras destinadas produo de artigos da moda. Lima (1999) afirma que apesar dos avanos tecnolgicos nas plantas industriais, o setor de vesturio mantm seu carter descontnuo com gargalos de produo no acabamento das peas, e para tal continuam utilizando as mquinas de costura que no dispensam seus operadores. Para a realizao das operaes do setor vesturio necessrio possuir matria-prima, mo-de-obra, manuteno de mquinas entre outros itens, e cada um deles possui seus custos fixos e variveis. A competitividade da indstria de vesturio faz com que as empresas adotem critrios de melhoramento em diversos aspectos. O preo um deles, pois, tambm depende dos custos de produo de cada pea levando-se em considerao que a produo de cada produto possui custos fixos e variveis e no momento da venda, possui uma margem de contribuio. Nesse contexto, Strumiello (1999, p. 82) afirma que o controle de custos fundamental, pois a partir dele que so obtidas as informaes referentes aos custos dos produtos, o que certamente imprescindvel na formao do preo. Kaspczak e Scandelari (2007) pesquisaram a respeito da utilizao das informaes de custos por indstrias de confeco da cidade de Ponta Grossa e constataram que a maioria delas no utiliza informaes de custos com o objetivo de otimizar resultados, melhorar os processos e principalmente para controlar e reduzir custos. A maioria das empresas utiliza as

XVI Congresso Brasileiro de Custos Fortaleza - Cear, Brasil, 03 a 05 de novembro de 2009

informaes de custos que possuem, basicamente para formao de preo de venda de seus produtos e, algumas as utilizam para controlar e reduzir seu nvel de custos. Hall et al. (2008) realizaram uma pesquisa com micro e pequenas empresas de vesturio de Dourados/MS com o intuito de verificar o grau de conhecimento e utilizao das ferramentas contbeis para tomada de decises. Constataram que estas empresas utilizam a contabilidade somente para atender as obrigaes fiscais, de modo algum para auxiliar na tomada de deciso e informaes que levem a melhorar os resultados. 3 Mtodo e procedimentos da pesquisa

Este estudo tem como objetivo verificar a estrutura de custos das empresas do setor de vesturio listadas na Bovespa por meio da anlise de regresso. Neste sentido, quanto ao objetivo esta pesquisa classifica-se como descritiva. Para Raupp e Beuren (2004, p. 81) a pesquisa descritiva configura-se como um estudo intermedirio entre a pesquisa exploratria e a explicativa, ou seja, no to preliminar como a primeira e no to aprofundada como a segunda. Nesse contexto, descrever significa identificar, relatar, comparar, entre outros. Para realizar esta pesquisa definiu-se utilizar as empresas do setor de vesturio listadas na Bovespa. O setor de vesturio diferencia-se da indstria txtil, pois, conforme Rolim (1997) na indstria txtil o processo se inicia na porta da fbrica com os fardos de algodo e na indstria de vesturio o processo inicia com a compra de peas de tecido produzidas anteriormente pela indstria txtil. O setor de vesturio, portanto, exclui as empresas de fiao e tecidos. A coleta dos dados foi obtida pelas demonstraes contbeis divulgadas no stio da Bovespa, classificando a pesquisa como documental em relao aos procedimentos utilizados. De acordo com Beuren (2006, p. 90), as pesquisa documentais so utilizadas na Contabilidade quando se quer analisar o comportamento de determinado setor da economia, como os aspectos relacionados situao patrimonial, econmica e financeira. Os dados foram analisados por meio da aplicao da tcnica de regresso linear simples com utilizao do software SPSS para verificar a estrutura de custos das trs empresas listadas na Bovespa. Nesse sentido, quanto abordagem, a pesquisa se classifica como quantitativa. Para Beuren (2006, p. 92) esse procedimento no to profundo na busca do conhecimento da realidade dos fenmenos, uma vez que se preocupa com o comportamento geral dos acontecimentos. A Anlise de Regresso Linear consiste em determinar uma funo matemtica que busca descrever o comportamento de determinada varivel, denominada dependente, com base nos valores de uma ou mais variveis, denominadas independentes (CUNHA E COELHO, 2007, p. 132). Desta forma, segundo Hair (2005, p. 137), tem por objetivo prever uma nica varivel dependente a partir do conhecimento de uma ou mais variveis independentes. Quando o problema envolver uma nica varivel independente a tcnica denominada como anlise regresso simples e, quando envolver duas ou mais variveis independentes, a tcnica passa a se denominada anlise de regresso mltipla. Portanto, conforme destacam Cunha e Coelho (2007) essa tcnica pode ser compreendida como sendo o estabelecimento de uma relao funcional entre duas ou mais variveis envolvidas com o intuito de descrever algum fenmeno. O modelo de regresso linear simples apresentado na forma: = Onde,

+ +
0 1 1

so os coeficientes de regresso e o erro ou ento resduos da equao.

XVI Congresso Brasileiro de Custos Fortaleza - Cear, Brasil, 03 a 05 de novembro de 2009

Nesta pesquisa considera-se o seguinte modelo de regresso linear simples:


LL = Constante + ROL , onde: LL = Lucro Lquido ROL = Receita Operacional Lquida. Sabe-se que: LL = ROL - CDV - CDF (1) ou LL = ROL MC% - CDF , onde:
LL = Lucro Lquido ROL = Receita Operacional Lquida CDV = Custos e Despesas Variveis CDF = Custos e Despesas Fixas MC = Margem de Contribuio Martins (2003, p. 179) definem a margem de contribuio por unidade como a diferena entre o preo de venda e o Custo Varivel de cada produto; o valor que cada unidade efetivamente traz empresa de sobra entre sua receita e o custo que de fato provocou e que lhe pode ser imputada sem erro. Considerando que a Constante = - CDF e = MC% e ainda, que a margem de contribuio obtida pela frmula abaixo:

MC% = 1

CDV (2) ROL

temos:

= 1-

CDV ROL

De acordo com Warren, Reeve e Fess (2003) a margem de lucro, neste estudo tratada como margem lquida a proporo entre o lucro operacional e as vendas. A margem lquida obtida pelo quociente: ML = LL (3) ROL

E o lucro lquido representado pela equao (1) Dividindo esta equao pela Receita Operacional Lquida, teremos: LL ROL CDV CDF = , (4) ROL ROL ROL ROL Substituindo (3) em (4), temos: ML = 1 Assim, substituindo (2) em (5): ML = MC% ou, CDF%ROL = MC% ML CDF ROL CDV CDF (5) ROL ROL

XVI Congresso Brasileiro de Custos Fortaleza - Cear, Brasil, 03 a 05 de novembro de 2009

Logo, como MC% = chega-se a equao:


CDF%ROL = ML (6)

Descrio e anlise dos dados

Para aplicar o modelo apresentado acima necessrio conhecermos a Margem Lquida Mdia das empresas analisadas. Para tal aplicou-se inicialmente a frmula (3) nos dados coletados de cada uma das empresas, obtendo os resultados da Tabela 1.
Tabela 1 Margem Lquida Mdia das empresas analisadas Empresas Margem Lquida BOTUCATU TXTIL SA -0,12327 CIA HERING 0,045434 MARISOL SA 0,076952 Fonte: dados da pesquisa.

Pelos dados apresentados na Tabela 1 observa-se que a Marisol SA obteve a maior margem lquida mdia dentre as empresas analisadas. Esses dados sero utilizados a seguir para estimar o percentual de Custos e Despesas Fixas, bem como o percentual de Custos e Despesas Variveis a fim de obter a estrutura de custos das trs empresas analisadas. 4.1 Botucatu Txtil SA

Para estimar a estrutura de custos verificou-se primeiramente a relao entre o Lucro Lquido e a Receita Lquida da empresa, por meio da regresso linear simples considerando o Lucro Lquido (LL) como varivel dependente e a Receita Lquida (RL) como varivel independente. Com isso foi possvel obter o coeficiente necessrio para aplicar o modelo proposto. Na Tabela 2 apresenta-se o resumo dos resultados da anlise de regresso linear simples do Lucro Lquido e da Receita Lquida da Botucatu Txtil SA.
Tabela 2 Resumo dos Resultados da Anlise de Regresso Linear Simples do Lucro Lquido e da Receita Lquida Descrio Resultados Coeficiente de correlao r 0,764 Teste F (ANOVA) 23,869 BOTUCATU TXTIL SA Sig. (ANOVA) 0,000 Constante -4959,381 Coeficiente angular 0,277 Fonte: dados da pesquisa.

Por meio destes dados, e conhecendo a margem lquida mdia da empresa possvel estimar o percentual de Custos e Despesas Fixas e, desta forma, estimar o percentual de Custos e Despesas Variveis, obtendo assim a estrutura de custos da Botucatu. Aplicando o modelo proposto sobre os dados da Botucatu Txtil SA obtm-se a equao de regresso: LL = - 4959,381 + 0,277*ROL. Os dados da empresa nos permitem estimar o percentual de custos e despesas fixas. Aplicando a equao (6) CDF%ROL = ML , temos: CDF%ROL = 0,277-(-0,12327), logo CDF%ROL = 0,40. Sabendo que a margem de contribuio de 0,277 e CDF%ROL de 0,40, conclui-se que os CDV%ROL de 0,32. Em seguida, efetuou-se a anlise de regresso linear simples onde a varivel dependente passou a ser o Resultado Operacional e a varivel independente a Receita Lquida.

XVI Congresso Brasileiro de Custos Fortaleza - Cear, Brasil, 03 a 05 de novembro de 2009

Este teste foi realizado para verificar se existe diferena na estrutura de custos da empresa. Os dados obtidos so apresentados na Tabela 3.
Tabela 3 Resumo dos Resultados da Anlise de Regresso Linear Simples do Resultado Operacional e da Receita Lquida Descrio Resultados Coeficiente de correlao r 0,767 Teste F (ANOVA) 24,336 BOTUCATU TXTIL SA Sig. (ANOVA) 0,000 Constante -4962,856 Coeficiente angular 0,280 Fonte: dados da pesquisa.

Aplicando a anlise regresso linear simples obteve-se a seguinte equao de regresso: RO = -4962,856 + 0,280*RL. De posse dos dados da empresa possvel estimar o percentual de custos e despesas fixas aplicando a equao (6) CDF%ROL = ML , onde: CDF%ROL = 0,280-(-0,12327), logo CDF%ROL = 0,40. Sabendo que a margem de contribuio de 0,280 e CDF%ROL de 0,40, conclui-se que os CDV%ROL de 0,32. Analisando os resultados provenientes dos dois testes possvel verificar que no houve alterao na estrutura de custos da Botucatu. O percentual de CDF%ROL e CDV%ROL igual nos dois casos.
4.2 Cia Hering

Com o objetivo de estimar a estrutura de custos da empresa realizou-se primeiramente, a aplicao da anlise de regresso linear simples da relao entre o Lucro Lquido e a Receita Lquida da empresa, considerando o Lucro Lquido (LL) como varivel dependente e a Receita Lquida (RL) como varivel independente. Os dados obtidos so apresentados na Tabela 4.
Tabela 4 Resumo dos Resultados da Anlise de Regresso Linear Simples do Lucro Lquido e da Receita Lquida Descrio Resultados Coeficiente de correlao r 0,265 Teste F (ANOVA) 1,288 CIA HERING Sig. (ANOVA) 0,272 Constante -17787,7 Coeficiente angular 0,244 Fonte: dados da pesquisa.

Na empresa Cia Hering no possvel estimar a relao entre Lucro Lquido e Receita Lquida visto que o teste F (ANOVA) apresentou uma significncia superior a 0,05, o que indica que os coeficientes so todos iguais a zero. A seguir tambm foi aplicada a anlise regresso linear simples com o Resultado Operacional como varivel dependente e a Receita Lquida como varivel independente. Os resultados so apresentados na Tabela 5.

XVI Congresso Brasileiro de Custos Fortaleza - Cear, Brasil, 03 a 05 de novembro de 2009

Tabela 5 Resumo dos Resultados da Anlise de Regresso Linear Simples do Resultado Operacional e da Receita Lquida Descrio Resultados Coeficiente de correlao r 0,221 Teste F (ANOVA) 0,870 CIA HERING Sig. (ANOVA) 0,364 Constante -13468,4 Coeficiente angular 0,188 Fonte: dados da pesquisa.

Considerando que o teste F (ANOVA) apresentou uma significncia de 0,870, no possvel estimar a relao entre Resultado Operacional e Receita Lquida, visto que com a significncia superior a 0,05 os coeficientes so todos iguais a zero. 4.3 Marisol SA

A estrutura de custos da Marisol SA foi estimada por meio da anlise de regresso linear simples considerando o Lucro Lquido como varivel dependente e a Receita Lquida como varivel independente. Os resultados deste teste so apresentados na Tabela 6.
Tabela 6 Resumo dos Resultados da Anlise de Regresso Linear Simples do Lucro Lquido e da Receita Lquida Descrio Resultados Coeficiente de correlao r 0,559 Teste F (ANOVA) 7,737 MARISOL SA Sig. (ANOVA) 0,013 Constante -17360,2 Coeficiente angular 0,285 Fonte: dados da pesquisa.

Com a aplicao da anlise de regresso simples nos dados da Marisol SA obteve-se a seguinte equao de regresso: LL = -17360,2 + 0,285*RL. Analisando os dados, verifica-se que possvel obter a estimativa do percentual de custos e despesas fixas aplicando a equao (6) CDF%ROL = ML . Assim, CDF%ROL = 0,285-0,076952, logo CDF%ROL = 0,21. Como a margem de contribuio de 0,285 e CDF%ROL de 0,21, tem-se o valor de 0,51 para CDV%ROL.
Tabela 7 Resumo dos Resultados da Anlise de Regresso Linear Simples do Resultado Operacional e da Receita Lquida Descrio Resultados Coeficiente de correlao r 0,352 Teste F (ANOVA) 2,402 MARISOL SA Sig. (ANOVA) 0,140 Constante -19583,0 Coeficiente angular 0,260 Fonte: dados da pesquisa.

Considerando o Resultado Operacional como varivel dependente e a Receita Lquida como varivel independente no foi possvel estimar a relao entre eles pelo fato do teste F (ANOVA) apresentar uma significncia superior a 0,05, indicando que os coeficientes so todos iguais a zero.

XVI Congresso Brasileiro de Custos Fortaleza - Cear, Brasil, 03 a 05 de novembro de 2009

4.4

Cotejamento das empresas analisadas

Na Figura 1 apresenta-se a estrutura de custos da Botucatu Txtil S/A e Marisol S/A, nas quais foi possvel estimar por meio dos testes realizados os custos e as despesas fixas, bem como os custos e despesas variveis e a margem de contribuio.

Figura 1 - Estrutura de custos Fonte: dados da pesquisa

Constata-se por meio da Figura 1, que os percentuais das margens de contribuio das duas empresas so idnticos, no entanto, a estrutura de custos destas empresas nitidamente oposta. Enquanto a Botucatu Txtil SA possui custos e despesas variveis reduzidos, alm de custos e despesas fixas elevados, a situao se inverte na Marisol SA, onde os custos e despesas variveis representam 50% da receita lquida da empresa e os custos e despesas fixas 21%. Infere-se que existe uma preocupao maior por parte da primeira empresa na diminuio dos seus custos e despesas variveis, em relao aos custos e despesas fixas, otimizando assim a sua margem de contribuio. De outro modo, a Marisol SA, com um faturamento superior, preocupa-se na reduo de seus custos e despesas fixas aumentando desta forma o seu lucro lquido. Na Figura 2 apresentada a estrutura de custos da Botucatu Txtil SA na qual foi possvel estimar, os custos e despesas fixas, custos e despesas variveis e a margem de contribuio, considerando o resultado operacional como varivel dependente.

XVI Congresso Brasileiro de Custos Fortaleza - Cear, Brasil, 03 a 05 de novembro de 2009

Figura 2: Estrutura de custos Fonte: dados da pesquisa

Se comparada com o teste onde a varivel dependente foi o lucro lquido, apresentada na Figura 1, pode-se verificar que houve apenas uma pequena alterao na margem de contribuio, porm, nada significativo. Essa diferena se deve ao fato de que o lucro lquido considera os resultados no-operacionais caracterizados por elementos como, por exemplo, os ganhos e perdas na venda de ativos permanentes e resultados de controladas e coligadas. As provises do imposto de renda e contribuio social, tambm so despesas que no incorporam o resultado operacional e so refletidos no lucro lquido do exerccio. Neste caso, os resultados encontrados nas duas regresses da Botucatu Txtil SA so idnticos pelos discretos resultados no operacionais e principalmente por apresentar constantes prejuzos lquidos nos exerccios, fazendo com que as provises de imposto de renda e contribuio social fossem nulas. 5 Concluses

Resgatando o objetivo geral deste estudo de verificar a estrutura de custos das empresas do setor de vesturio listadas na Bovespa, com a utilizao da anlise de regresso, buscou-se responder a seguinte indagao: Qual a estrutura de custos das empresas do setor de vesturio listadas na Bovespa? Assim, aps a realizao dos testes estatsticos nas empresas Botucatu Txtil SA, Cia. Hering e Marisol SA, foi possvel constatar que: na Botucatu Txtil SA, foram realizados os dois testes de regresso para estimar a estrutura de custos da empresa e constatou-se que no houve alterao no percentual de CDF%ROL e CDV%ROL, ou seja, os valores so iguais nos dois casos. Houve alterao somente na margem de contribuio, com um pequeno

XVI Congresso Brasileiro de Custos Fortaleza - Cear, Brasil, 03 a 05 de novembro de 2009

aumento, porm esta diferena no chega a ser significativa. Isso se deve ao fato de que o resultado no operacional e provises de imposto de renda e contribuio social foram insignificantes e no refletiram nos resultados dos testes; na Cia Hering no foi possvel estimar a relao entre Lucro Lquido e Receita Lquida nem a relao entre Resultado Operacional e Receita Lquida visto que o teste F (ANOVA) apresentou uma significncia superior a 0,05, o que indicando que os coeficientes so todos iguais a zero; e na Marisol SA, foi possvel estimar a estrutura de custos aplicando anlise de regresso linear considerando o Lucro Lquido como varivel dependente e a Receita Lquida como varivel independente. No caso da relao entre Resultado Operacional e Receita Lquida no foi possvel estimar a estrutura de custos em funo da significncia apresentada pelo teste F (ANOVA).

Por fim, verifica-se que a estrutura de custos da Botucatu Txtil SA e Marisol SA apresentam diferenas considerveis no percentual de custos e despesas fixas e no percentual de custos e despesas variveis. Enquanto a Botucatu Txtil SA apresenta custos e despesas fixas superiores e custos e despesas variveis inferiores, a Marisol SA apresenta custos e despesas variveis superiores aos custos e despesas fixas. A margem de contribuio das empresas no apresenta diferena significativa. Dessa maneira, conclui-se que apesar das trs empresas analisadas serem do mesmo ramo e de capital aberto a estrutura de custos apresenta uma diferena considervel nos custos e despesas fixas e custos e despesas variveis. Referncias ALBANEZ, Tatiana; BONZIO, Roni Cleber; RIBEIRO, Evandro Marcos Saidel. Uma anlise da estrutura de custos do setor sucroalcooleiro brasileiro. In: Congresso Brasileiro de Custos, 14., 2007, Joo Pessoa. Anais.... Paraba, 2007. CD ROM. BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monogrficos em contabilidade: teoria e prtica. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2006. CUNHA, Jacqueline Veneroso Alves da; COELHO, Antonio Carlos. Regresso Linear Mltipla. In: CORRAR, Luiz J.; PAULO, Edlson; DIAS FILHO (Coord). Anlise Multivariada: para os cursos de Administrao, Cincias Contbeis e Economia. So Paulo: Atlas, 2007. DIEHL, Carlos Alberto; SOUZA, Marcos Antonio de; ALVES, Tiago Wickstron. Custeio Baseado em Atividades (ABC): um estudo sobre publicaes em eventos cientficos. In: ENANPAD, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. CD ROM. GARRISON, Ray H; NOREEN, Eric W. Contabilidade gerencial. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. GOULARTI FILHO, Alcides; JENOVEVA NETO, Roseli. A indstria do vesturio: economia, esttica e tecnologia. Florianpolis: Letras Contemporneas, 1997. GORINI, Ana Paula Fontenelle. Panorama do setor txtil no Brasil e no mundo: reestruturao e perspectivas. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, 2000. Disponvel em: <http://www.bndes.gov.br/conhecimento/bnset/set1202.pdf>. Acesso em: 17 de set. 2008.

XVI Congresso Brasileiro de Custos Fortaleza - Cear, Brasil, 03 a 05 de novembro de 2009

HAIR, Joseph F. Anlise multivariada de dados. Traduzido por Adonai Schlup SantAnna e Anselmo Chaves Neto. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. HALL, Rosemar Jos et al. A utilizao das ferramentas contbeis para tomada de deciso: um estudo nas micro e pequenas empresas do ramo de vesturio de Dourados MS. Disponvel em: <www.admpg.com.br >. Acesso em: 19 de set. 2008. HANSEN, Don R.; MOWEN, Maryanne M. Gesto de Custos. Traduo Robert Brian Taylor. 1. ed. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. HORNGREN, Charles T.; FOSTER, George; DATAR, Srikant M. Contabilidade de custos. 9. ed. Rio de Janeiro: LCT, 2000.
KASPCZAK, Mrcia Cristina de Mello; SCANDELARI, Luciano. Um estudo exploratrio sobre a

utilizao das informaes de custos em indstrias de confeces na cidade de ponta grossa. Journal of Technology Management & Innovation. Vol. 2, 2007. Disponvel em: <www.jotmi.org>. Acesso em: 18 de set. 2008. LIMA, Jacob Carlos. Novas formas, velhos contedos: diversidade produtiva e emprego precrio na indstria do vesturio. Revista Poltica e Trabalho (15). Joo Pessoa, PB, setembro, 1999. Disponvel em: <www.fundaj.gov.br>. Acesso em: 19 de set. 2008. MAHER, Michael. Contabilidade de Custos: criando valor para a administrao. Traduo Jos Evaristo dos Santos. So Paulo: Atlas, 2001. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 9. ed. So Paulo: Atlas, 2003. OLIVEIRA, Pedro Henrique Duarte et al. Anlise emprica do impacto da implementao do e-ticketing pelas companhias areas sobre o custo dos servios prestados: o caso Tam S.A. In: Congresso Brasileiro de Custos, 13., 2006, Belo Horizonte. Anais... Minas Gerais, 2006. CD ROM. RAUPP, Fabiano Maury. BEUREN, Ilse Maria. Caracterizao da Pesquisa em Contabilidade. In. BEUREN, Ilse Maria (Org). Como elaborar trabalhos monogrficos em contabilidade: teoria e prtica. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2004. ROLIM, Cssio Frederico Camargo. Efeitos regionais de abertura comercial sobre a cadeia produtiva do algodo, txtil, vesturio: uma verso resumida. Disponvel em: <www.economia.ufpr.br>. Acesso em: 19 de set. 2008. SOARES, Mara Alves; NAGANO, Marcelo Seido; RIBEIRO, Evandro Marcos Seidel. Utilizao da Programao Linear no Ensino da Contabilidade de Custos: uma comparao com as prticas tradicionais. In: Congresso Brasileiro de Custos, 14., 2007, Joo Pessoa. Anais... Paraba, 2007. CD ROM. STOFFEL, Jlia Graciele. A importncia do controle de custos nas pequenas empresas: um estudo aplicado a pequenas fbricas de confeces. In: Congresso Brasileiro de Custos, 14., Joo Pessoa. Anais... Paraba, 2007. CD ROM.

XVI Congresso Brasileiro de Custos Fortaleza - Cear, Brasil, 03 a 05 de novembro de 2009

STRUMIELLO, Luis Daniel Pittini. Proposta para o planejamento e controle da produo e custos para pequenas empresas do vesturio. 1999. 180f. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 1999. WARREN, Carl S.; REEVE, James M.; FESS, Philip E. Contabilidade Gerencial. 6. ed. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

You might also like