You are on page 1of 2

A ELABORAO DE UM PROGRAMA

O trabalho do programador consiste em definir as trs partes fundamentais de um programa.


So elas:
O PRINCPIO: Definir o problema proposto; O MEIO: Organizar sua soluo de maneira clara e objetiva; O FIM: Escrever um programa-fonte (utilizando a linguagem de programao apropriada) dizendo ao computador como resolver o problema proposto.

Existem algumas etapas que devem ser seguidas a fim de criar-se um programa de computador que resolva o problema proposto.
1.a Etapa: Consiste em analisarmos: Quais informaes possumos? Quais informaes so necessrias? Como obter as informaes necessrias a partir das informaes que possumos? 2.a Etapa: Algoritmo Aps definirmos o problema devemos escrever em uma ordem lgica cada uma das fases de resoluo do mesmo, passo a passo. O algoritmo , portanto a organizao de nossas idias em ordem lgica.

3.a Etapa: Escolha do tipo de algoritmo: De passos numerados, em frases imperativas; De fluxo ou fluxograma, diagrama das fases; De pseudocdigo, texto estruturado, semelhante a uma linguagem computacional. 4.a Etapa: Teste de mesa hora de simular o que aconteceria no computador. Em busca de erros, fornea dados fictcios ao algoritmo, a fim de saber qual seria o produto final do processamento. Comparando o produto obtido com o desejado, verifique se so iguais ou no. Caso, o produto final no seja o esperado, procure por erros de lgica.

5.a Etapa:

Codificao Ao ser aprovado no teste de mesa, o algoritmo deve ser transcrito para uma linguagem de programao. Qualquer que seja a linguagem utilizada, sua gramtica deve ser respeitada a fim de evitar erros. Antes da digitao um bom costume fazer um teste no compilador, digitando um programa do tipo Al mundo!, para verificar, se o compilador no est corrompido. Digitao O algoritmo enviado ao computador, via teclado, e, armazenado na memria, utilizando-se, para isso, um processador de texto do tipo, bloco de notas (alguns softwares j vem com o processador de texto incorporado) essa etapa deve ser feita com bastante ateno. Depurao Funcionamento semelhante ao teste de mesa, feito pelo prprio software de programao ou um programa depurador auxiliar. Compilao Um programa auxiliar transforma a linguagem de programao (linguagem de alto-nvel) em linguagem de mquina (linguagem de baixo-nvel).

6.a Etapa:

7.a Etapa:

8.a Etapa:

9.a Etapa:

10.a Etapa: Se aps todas essas etapas o programa no apresentar erros, ele est pronto para ser utilizado e pode ser arquivado. OBSERVAO: Quando o programador adquiriu certa experincia na confeco de programas, sua tendncia queimar etapas, partindo diretamente para a codificao. Apesar de ser um expediente bem mais rpido, por muitas vezes, perdido muito mais tempo em remendas. Essas remendas poderiam ser facilmente eliminadas com um pouco de pacincia e uma documentao inicial mais precisa. Por tanto, no tenha pressa! Primeiro organize suas idias, depois codifique o algoritmo. (Extrado e adaptado, por Ebenzer Xavier dos Reis, do livro: Introduo informtica de Antnio Eduardo Martinelli e notas de aula de Algoritmos e Tcnicas de Programao (ATP) do prof. Rogrio Lopes Braga do curso de graduao Bacharelado em Sistema de Informao da Faculdade Fabrai.).

You might also like