You are on page 1of 1

11. QUEREMISMO Movimento realizado por grupos que desejavam a continuao de Vargas no poder.

Os simpatizantes ao movimento saam s ruas gritando queremos Getlio!. O velho ditador, deposto em outubro de 1945, voltaria ao poder mximo da Repblica nas eleies presidenciais de 1950, para tristeza da UDN e do capital estrangeiro. 12. NOVA ERA VARGAS (19511954) Eleio Foi eleito pela coligao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) / PSP (Partido Social Progressista). Vargas mais uma vez derrotava seus opositores polticos com facilidade. Nacionalismo econmico O presidente Vargas iria permitir o capital estrangeiro no Brasil, mas no admitia a desnacionalizao da economia. BNDE Criao do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico em 1952. Era o programa de investimentos do governo. Campanha O Petrleo Nosso Slogan defendido pelo governo que no admitia empresas estrangeiras explorando o petrleo brasileiro. O resultado foi favorvel aos nacionalistas. Estava criada a Petrobras, empresa estatal responsvel pela extrao e pelo refino do petrleo brasileiro. Petrobras Depois de muito atrito entre o governo e as foras conservadoras apoiadas pelo capital estrangeiro, a empresa foi criada com capital misto, mas o Estado possua a maioria das aes, sendo scio majoritrio. Poltica trabalhista Vargas autoriza um aumento de 100% no salrio-mnimo. Era a proposta do ministro do Trabalho Joo Goulart, que, futuramente (1961), ocuparia o cargo de vice-presidente. Aumentar o salrio-mnimo causou uma enorme revolta entre os empresrios: eles se posicionaram contrrios a essa medida do governo. Crime da Rua Toneleros No dia 5 de agosto de 1954, houve a tentativa de assassinato ao poltico e jornalista Carlos Lacerda, que culminou com a morte do major da Aeronutica Rubens Florentino Vaz. A Aeronutica instala inqurito, e o resultado no agradou ao governo. A Aeronutica pressiona, exigindo a renncia de Getlio Vargas. O Presidente responde que no deixa o governo: Se vm para me depor, encontraro meu cadver. Suicdio de Vargas No dia 24 de agosto de 1954, Getlio desfechou um tiro no corao. Cumpria a promessa de s deixar o palcio morto. Morria um dos mais controvertidos personagens da Histria do Brasil. Deixou uma carta-testamento acusando as foras conservadoras (a UDN e o capital estrangeiro) de serem os grandes responsveis por essa atitude. As aves de rapina (assim Getlio se referia aos sanguessugas que s pensavam em fazer o jogo do capital estrangeiro). ...Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na Histria.

As indstrias criadas por Getlio Vargas deveriam ser administradas pelo governo brasileiro e no por empresas ligadas ao capital estrangeiro. Portanto a resposta a letra B.

03. (UFRS) Analise as seguintes afirmativas referentes ao Estado Novo (19371945). I. Os dois principais partidos polticos existentes no perodo do Estado Novo eram a AIB (Ao Integralista Brasileira) e a ANL (Aliana Nacional Libertadora). II. O pretexto utilizado por Vargas para o desfecho do golpe de Estado de 1937 foi o Plano Cohen, documento forjado que denunciava um suposto movimento revolucionrio comunista. III. Durante o Estado Novo a poltica externa brasileira oscilou entre a Alemanha nazista e os Estados Unidos, alinhando-se a este ltimo pas no princpio da dcada de 1940. Quais esto corretas?
a) Apenas III. d) Apenas II e III. b) Apenas I e II. e) I, II e III. c) Apenas I e III.

A frase I est incorreta, pois com a instalao do Estado Novo os partidos polticos foram extintos. A frase II est correta, pois o Plano Cohen foi forjado pelo prprio governo Vargas, servindo de pretexto para implantar o Estado Novo. A frase III est correta, pois houve uma oscilao do governo Vargas entre a Alemanha e os Estados Unidos. Portanto a resposta correta a letra D.

04. (UFAM) Sobre o Plano Cohen correto afirmar que:


a) Regulamentava a troca de favores polticos estabelecida entre os Estados Unidos, Brasil e pases do Cone Sul, prevendo compensao financeira em troca de adeso luta contra o Bloco Sovitico. b) Foi uma espcie de verso do Plano Marshall oferecida pelos Estados Unidos aos pases da Amrica Latina. Visava injetar recursos para soerguer as economias locais afetadas pela Segunda Guerra Mundial. c) Pacto firmado entre os governos militares do Brasil, Argentina e Chile, visando troca de informaes que facilitassem a perseguio e a captura de militantes socialistas que atuavam nesses pases. d) Tratava-se de documento que acusava os comunistas de tramarem uma revoluo no Brasil. Forjado pelas lideranas integralistas, o documento visava alarmar a populao e foi utilizado por Vargas quando da instaurao do Estado Novo. e) Foi o nome dado operao de apoio norte americano ao golpe militar que instaurou a ditadura no Brasil em 1964. O Plano Cohen no passou de uma trama forjada pelo prprio governo Vargas, que serviu de pretexto para instalao da ditadura Vargas, conhecido por Estado Novo. Portanto a resposta a letra D.

Exerccios comentados
01. (UFAM) A segunda Guerra Mundial foi fator gerador de mudanas no Brasil. Assinale a alternativa que melhor descreve uma destas mudanas:
a) A ecloso desta guerra determinou a segunda poltica de valorizao do caf, na qual os preos foram mantidos artificialmente, preservando o domnio da oligarquia cafeeira. b) O mercado interno foi desorganizado, reduzindo-se progressiva e drasticamente no transcorrer do conflito, afetando negativamente a pauta de exportaes e dificultando a acumulao de capital. c) Com a vitria dos aliados, o Estado Novo tornou-se uma realidade deslocada, uma vez que se inspirava no modelo fascista e integrava o bloco democrtico na luta contra os regimes totalitrios. d) A guerra ps em evidncia uma nova atitude mental artstica que se concretizou na ruptura com a tradio impressionista e o nascimento de ideiais estticos contrrios ao regionalismo. e) Camponeses e operrios urbanos, de forma indita, uniram-se, radicalizando suas propostas sociais para a erradicao da misria, fortemente acentuada pelo alinhamento do Brasil com o Eixo. A vitria dos Aliados na Segunda Guerra colocou um fim nos regimes totalitrios europeus. A continuao de Vargas no poder era vista como uma incoerncia. Portanto a resposta correta a letra C.

05. (UFAM) Foi lanado recentemente no Brasil o filme Olga, baseado na obra homnima do jornalista e escritor Fernando Morais, de onde reproduzimos o trecho abaixo: Olga sequer chegou a descer no hospital. (...) por um instante, teve esperanas de estar sendo embarcada num navio espanhol. Mas ela moveu a cabea um pouco, virou os olhos para cima e viu, tremulando no mastro principal, uma bandeira com a sustica negra no centro. Era a bandeira da Alemanha de Adolf Hitler. (Fernando Morais, Olga, p.215) Em 1936 o governo Vargas prendeu Olga Benrio, alem, judia e militante comunista que, grvida, foi extraditada para a Alemanha nazista, onde morreu na cmara de gs, aps dar luz Anita Leocdia, sua filha com o tenente Lus Carlos Prestes. Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a conjuntura poltica brasileira favorecedora da extradio de Olga:
a) A instituio do Estado Novo, alinhado Alemanha hitlerista, coincidia com a deflagrao da Revoluo Constitucionalista, patrocinada pela URSS. b) Ideologicamente, o embate produzido pela Guerra Fria se materializava na Intentona Comunista, que serviu de pretexto para a perseguio de integralistas, comunistas e judeus. c) Prestes e Olga lideravam o fracassado Levante do Forte de Copacabana, em represlia Constituio Polaca de 1934, que deu ao governo um carter fascista. d) O Partido Comunista Brasileiro promovia grandes comcios e marchas militarizadas, atraindo a oposio do governo Vargas, alinhado ao bloco dos Aliados. e) Integralistas, simbolizados pela letra grega sigma em analogia sustica, confrontavam-se com Aliancistas, frente popular de carter comunista liderada por Prestes. A conjuntura colocada no texto o confronto entre as foras polticas da poca. De um lado a Ao Integralista Brasileira (AIB), de orientao fascista. E do outro a Aliana Nacional Libertadora (ANL), de orientao marxista. Portanto a resposta a letra E.

02. A criao da Petrobrs, empresa controlada pela Unio e administradora do monoplio do petrleo, foi representativa da poltica econmica adotada por Getlio Vargas (19511954), que:
a) b) c) d) e) atraiu capitais estrangeiros para acelerar o crescimento industrial. imprimiu ao pas uma orientao nacionalista. priorizou o crdito ao setor agrcola por meio do BNDE. contou com amplo apoio do empresariado nacional e multinacional. sofreu severa oposio dos sindicatos contrrios ao apoio dispensado ao empresariado.

10

You might also like