You are on page 1of 6

Turma: 1 Ano Tpico 1

Conceitos Iniciais
Afinal, que Fsica estudamos na escola???

Essa uma pergunta difcil de responder... H cerca de 200 anos, no precisaramos nem nos preocupar com essa pergunta. Os conhecimentos que esto includos no que hoje chamamos Fsica, Qumica, Astronomia (no confunda com Astrologia!), Engenharia etc. estavam todos dentro do que se chamava Filosofia Natural. Mas as informaes sobre as substncias, sobre o movimento dos astros, a construo de mquinas sobre a natureza e os artefatos construdos pelos homens foram crescendo tanto que foi necessrio o estabelecimento de cincias diferentes, ou seja, de reas especficas para cada ramo de conhecimento. A Fsica um dos ramos do conhecimento humano.

O escocs James Watt (1736- 1819) aperfeioou a mquina a vapor. Sua contribuio para a Revoluo Industrial foi decisiva.

O conhecimento cientfico se desenvolveu durante muitos sculos, desde os Gregos at nossa poca. Porm somente no final do sculo XVI (~1600) houve uma grande mudana na forma de pensar da cincia: a introduo da matemtica associada descrio dos fenmenos naturais. Esse acontecimento ficou gravado na histria como o surgimento da cincia moderna, que junto com alguns personagens - Coprnico, Kepler, Galileu, Newton, entre outros - mudaram o curso da humanidade.

Alguns exemplos dessas mudanas foram ainveno da mquina a vapor, em 1769, por James Watt e as descobertas de Ampre e outros com relao eletricidade, fazendo com que surgissem pessoas interessadas tambm em o que fazer com esses conhecimentos. Pessoas se preocupavam e se dedicavam a aplicar os conhecimentos da cincia para torn-los artefatos tecnolgicos e melhorar a vida das pessoas. Outras viram no conhecimento uma forma de dominao das pessoas, por meio de artefatos para guerras e para a destruio. Por isso importante sempre lembrar que a cincia e a tecnologia podem ser utilizadas tanto para o bem como para o mal, e que quem decide a forma de utilizao so os humanos e seus interesses, nem sempre indo ao encontro aos anseios do cientista ou pesquisador que contruiu o conhecimento original. Apesar de tudo isso, a Fsica que estudamos na escola um conhecimento bem diferente daquele que o cientista desenvolveu ou daquele que os engenheiros utilizam para desenvolver novos produtos tecnolgicos. O objetivo da Fsica escolar mostrar um pouco do processo de produo desse conhecimento, assim como alguns dos conceitos que esto por trs do funcionamento de muitos dos equipamentos que possumos em casa e que podem ajudar a entender alguns fenmenos que observamos na natureza. importante ressaltar, porm, que o contedo fsico visto na escola no tem poder para descrever ou prever com extido o que acontece com um determinado evento, em funo das inmeras variveis que esto envolvidas no processo, como por exemplo a resistncia do ar, umidade, atrito, incerteza da medida, entre outros fatores. Por isso dizemos que a a Fsica trabalha como MODELOS. isso mesmo... O que essa palavra lembra??? Gisele Bndchen, Reinaldo Gianecchini, ou outra(o) desses famosos??? As ( e os) modelos so pessoas bonitas, que tem desenvoltura, fotognicas, entre outros atributos, e que representam (pelo menos em tese) uma pessoa IDEAL. Os modelos da cincia tambm representam a descrio de casos IDEAIS. Os casos REAIS so demasiadamente complexos para serem descritos com exatido. Por isso em muitas situaes so necessrias adaptaes para torn-los casos ideais. Essas adaptaes implicam em remover a interferncia de fatores externos como o ar ou o atrito. Muitas das leis fsicas que estudamos tiveram que ser exaustivamente testadas em laboratrio, sob condies extremamente controladas, para fazer valer um conhecimento produzido por cientistas mesmo antes de ter condies de efetuar tais testes. Isso mostra que muitas das coisas que vemos foram elaboradas primeiro em pensamentos e teorias para somente depois serem comprovadas ou testadas. Nem sempre o conhecimento se origina na observao. A histria da cincia mostra isso com muita facilidade.

Gref - Mecnica 1 - pg 2

J disse Einstein - Nunca perca a sagrada curiosidade... Nisso est o segredo - seja curioso e a Fsica ser para voc a melhor de todas as matrias.

As divises da Fsica A Fsica procura estudar vrios tipos de fenmenos da Natureza. Para facilitar o seu estudo costuma-se dividi-la. At o incio do sculo as principais partes da Fsica eram: a Mecnica, a Termodinmica, e o Eletromagnetismo. No sculo XX, a partir de grandes descobertas, surgiram novos ramos, entre eles: Fsica Atmica e Nuclear Nuclear, Mecnica Quntica, Relatividade. Os novos conceitos introduzidos no sculo passado provocaram uma verdadeira revoluo na Fsica. Hoje comum tambm dividir a Fsica em Clssica (antes de 1900) e Moderna (aps 1900). Alguns desses assuntos sero abordados ao longo do Ensino Mdio. O quadro a seguir mostra algumas perguntas que podem surgir no nosso dia-a-dia, e identifica qual o ramo da Fsica que trata de respond-las.

Tabela retirada de Telecurso 2000 - Aula 1 - formato digital

Aplicaes da Fsica H muito tempo homens e mulheres investigam os fenmenos da natureza para poderem viver melhor. Sua curiosidade os fez aprofundar em seus conhecimentos sobre os ciclos do dia e da noite, sobre as fases da Lua, as estaes do ano; sobre como se desenvolvem plantas e animais, para melhorar a agricultura e as criaes, e assim produzir mais alimentos; sobre como produzir e controlar o fogo, e inventar ferramentas que facilitam o trabalho. A construo de casas, represas, pontes; a utilizao da roda, de carros e dos diferentes tipos de mquinas, tudo isso foi sendo incorporado ao conhecimento da humanidade.

Nos ltimos sculos, a cincia vem avanando muito rapidamente, assim como a tecnologia, que aplica os conhecimentos cientficos a situaes prticas. Tornou-se possvel fazer mquinas muito pesadas - os avies - voarem, facilitando, depois, a construo de outras - as naves espaciais, que levaram o homem Lua e que nos ajudam a desvendar os mistrios do universo. J se conhece muita coisa sobre o universo e as estrelas estrelas, mas as pesquisas ainda no se esgotaram. Sabemos que o Sol, a estrela mais prxima da Terra, essencial para a existncia da vida em nosso planeta planeta. Praticamente toda energia utilizada na Terra provm do Sol: ele nos fornece luz e calor calor, que so fundamentais para a manuteno da vida. E, hoje, existem equipamentos que permitem aproveitar mais e melhor essa energia. Um ramo importante da Fsica a Fsica Nuclear, que deu origem a reatores nucleares que produzem energia eltrica. Com os conhecimentos desse ramo da Fsica tambm foi possvel construir bombas nucleares, que so as armas de destruio mais ameaadoras j construdas. No entanto, graas a esse mesmo conjunto de conhecimentos, foram desenvolvidos equipamentos e tcnicas para a Medicina que salvam muitas vidas, pois permitem saber como esto funcionando os rgos no interior do corpo humano. Exemplo disso so as radiografias (chapas de raios X), as tomografias e as ultra-sonografias. Os conhecimentos adquiridos no ramo da Fsica Atmica nos permitiram construir lmpadas especiais que produzem o laser - um tipo de luz dotada de certas caractersticas que permitem fazer microcirurgias (como as realizadas nos olhos), abrir cortes e fech-los em cirurgias diversas, dispensando, em algumas situaes, o uso do bisturi. O laser tem tambm muitas aplicaes na indstria, como em dispositivos para cortar metais, em aparelhos de som que fazem as chamadas leituras digitais e em outros equipamentos. A inveno dos computadores tambm ocorreu em conseqncia da aplicao de conceitos da Fsica Eletrnica e Microeletrnica. A utilizao de computadores vem revolucionando as indstrias com a automatizao dos processos de produo, como, por exemplo, nas fbricas de automveis, de tecidos e de alimentos. Tambm est presente em bancos e lojas: os cartes magnticos de bancos e de crdito so usados como substitutos do dinheiro. Nossa sociedade est aproveitando cada vez mais os avanos cientficos e tecnolgicos que possibilitam uma melhor qualidade de vida para um nmero cada vez maior de pessoas. O resultado desses avanos aparecem na maior quantidade e na melhor qualidade de alimentos, na melhoria da sade, numa vida mais longa, na maior comunicao entre as pessoas (livros, jornais, rdio, televiso, informtica), entre outras coisas.

Atividade Depois de ler o texto, responda:

1. Alm da Fsica, quais outros ramos do conhecimento pertenciam Filosofia Natural? 2. Todos os conhecimentos cientficos foram utilizados para o bem da humanidade? Cite exemplos. 3. Por que a Fsica precisa trabalhar como modelos aproximados da realidade? 4. Quais os principais ramos da Fsica que estudamos no Ensino Mdio? 5. Cite quatro exemplos de aplicaes de conhecimento fsicos que ajudam a resolver nossos problemas do dia-a-dia.

Referncias: Documentos digitais (disponveis em PDF na Web) - Aula 1 - Telecurso 2000 - Gref - Mecnica 1

You might also like