You are on page 1of 42

Word Kids 2010

INFORWORLD
(Viana e Oliveira Informtica LTDA) uma Empresa prestadora de servios e administradora de cursos profissionalizantes e de Informtica. Em sua razo social esto presentes dois componentes Fundamentais em sua criao, a saber:

Competitividade empresarial e pessoal.

Misso
Desenvolver com eficincia o maior nmero de pessoas, capacitando-as para o mercado de trabalho e a sociedade, oferecendo excelncia na qualidade dos produtos e servios, utilizando modernas metodologias de ensino.

Valores
* Assumir o papel de lder em todas as situaes. * Confiana * Garantir a confiabilidade na solidez da marca INFORWORLD e na experincia das pessoas que a constroem. * tica * Ter atitude tica em todas as relaes, priorizando sempre a transparncia e a verdade.

INFORWORLD:
Do Ingls Mundo de Informaes"; reflete a necessidade dos fundadores de compartilhar seus conhecimentos em prol de outras pessoas e/ou empresas, trazendo um mundo informaes ao alcance de todos.

DESENVOLVIMENTO TECNOLGICO:
O Desafio contnuo; base da modernidade e, por Consequncias, condio para a to desejada

Pgina 1

Word Kids 2010

Apresentao
O que vou aprender neste curso? Onde aplicar o conhecimento? Aula 01- Introduo ao Word. O que a Microsoft Word? Conhecendo o Word: Aula 02- Primeiros Passos Criar e Salvar Documentos Abrir e Fechar Documentos Aula 03- Trabalhando com Textos Localizar e Substituir Cabealho e Rodap Copiar, Colar. Aula 04- Correo de Textos Correo de Textos Aula 05- Aparncia Cor da pgina Bordas Sombreamento Aula 06- Impresso Imprimir um Texto Aula 07 Objetos Word Art. Clip-Art Imagem Pgina 2

Word Kids 2010

Word Kids 2010


O que vou aprender neste curso?
Este curso interativo Microsoft Word Kids visa lhe apresentar as ferramentas do Word para que voc possa criar salvar, abrir e fechar documentos; selecionar e movimentar, copiar, colar, recortar, apagar; utilizar o corretor ortogrfico; alterar a aparncia do texto; inserir objetos e imagens, fazer desenhos; imprimir o documento e muito mais.

Onde aplicar o conhecimento?


Em qualquer situao em que a criana necessite trabalhar com textos faz-se necessrio o domnio do Word. cada vez mais frequente os trabalhos escolares serem solicitados de forma impressa.
Pgina 3

Word Kids 2010

Aula 01- Introduo ao Word. O que a Microsoft Word?


A Microsoft Word um processador de texto produzido pela Microsoft. Este se tornou o editor de textos mais utilizado no mundo por tratar-se de uma ferramenta que dispe de vrios recursos e funcionalidades. Faz parte do conjunto de aplicativos Microsoft Office.

Conhecendo o Word:
Primeiro vamos abrir o nosso Word 2010 Clique no Boto do Windows na Barra de Tarefas. Depois clique em Todos os Programas clique na Pasta Chamada Microsoft Office e Escolha a opo Word 2010.

Pgina 4

Word Kids 2010

Pgina 5

Word Kids 2010

1-Barra de ttulo: Quando est restaurada, informa o nome do documento e o nome do aplicativo. 2-Barra
de Menus: o local onde esto os principais recursos disponveis no Word, onde voc vai

encontrar todas as opes de ferramentas para editar seu texto.

3-Botes de Controle: onde esto localizados os botes de minimizar a tela, maximizar e fechar a tela. 4-Rgua Vertical e Horizontal: Permitem o posicionamento do texto e elementos na pgina do
documento.

5-Barra de Rolagem: Voc pode mover a pagina e melhorar a visibilidade do documento. 6-rea de trabalho: onde vamos inserir os elementos com os quais iremos trabalhar no Word. 7-Barra de Status: Exibe informaes referentes ao documento, como, por exemplo, o nmero total de
pginas, de palavras e o idioma que utilizado.

Pgina 6

Word Kids 2010

Aula 02- Primeiros Passos. Criar e Salvar documentos no Word:


1. Digite o texto a baixo:

A FOCA Quer ver a foca Ficar feliz? por uma bola No seu nariz. Quer ver a foca

Bater palminha? dar a ela Uma sardinha. Quer ver a foca Fazer uma briga? espetar ela Bem na barriga!
Pgina 7

Word Kids 2010

2. Com a ajuda do professor selecione todo o texto A FOCA para ser formatado: 3. Na opo Barra de Menus na guia Pgina Inicial clique no Boto Cor da Fonte e escolha uma cor bem bonita para o texto como Mostra o desenho a baixo:

Pgina 8

Word Kids 2010

4. Depois vamos clicar no Boto de Fonte e escolher uma letra bem bacana para nosso

texto, depois o Tamanho da Fonte para o texto:

Pgina 9

Word Kids 2010

5. Agora o ultimo passo vamos Salvar o Texto A foca. Vamos clicar no Menu Arquivo e Escolher a Opo Salvar Como:

Vai aparecer uma Janela onde voc vai colocar um seu Nome, Escolher a opo rea de Trabalho e Depois Salvar:

Pgina 10

Word Kids 2010

Abrir e Fechar Documentos:


Vamos abrir o nosso editor de texto Word 2010 da mesma maneira que o professor ensinou na aula passada. Depois na Guia Arquivo vamos escolher a opo Abrir.

Novamente abrir uma nova Janela onde voc vai clicar na Opo rea de Trabalho, clicar no arquivo com o seu Nome do texto da aula passada A Foca e Abrir:

Pgina 11

Word Kids 2010

Depois para fechar simples, clique no boto Fechar conforme a seta est indicando e pronto voc fechou seu Documento. Veja a figura a baixo:

Aula 03- Trabalhando com Textos: Localizar e Substituir Documentos:


O recurso Localizar e Substituir do Word 2010 tem muitas finalidades importantes, principalmente para serem utilizados em documentos com muito texto como sua Apostila.
Pgina 12

Word Kids 2010

Localizar Palavras
Para Localizar textos no Word 2010 navegue na guia Pgina Inicial e v at o grupo Edio, localizado direita da barra de ferramentas, voc encontrar os botes Localizar e Substituir.

Pgina 13

Word Kids 2010

Ao clicar em Localizar, uma janela esquerda do seu documento se abrir nesta janela voc poder digitar palavras a serem encontradas no texto.

Pgina 14

Word Kids 2010

Nesta janela de navegao clique na seta indicada e em seguida em Opes no Menu para definir as regras de localizao das palavras no seu documento. Marque os itens Realar tudo, Localizar incremental e confirme.

Pgina 15

Word Kids 2010

Agora na Barra de Navegao Digite o nome A Foca e veja o que Acontece. A opo Localizar te mostrou todas as Palavras com nome A Foca.

Substituir Palavras
A tarefa Substituir pode ser acessada tanto pelo grupo Edio quanto pelo Menu ao clicar na seta da janela de navegao. Clique no item Substituir.

Pgina 16

Word Kids 2010

Por fim voc poder utilizar este recurso tanto para localizar e substituir palavras e at navegar para um determinado local do texto no item Ir para.

Pgina 17

Word Kids 2010

Como indicado na imagem voc dever digitar as palavras a serem encontradas no seu texto no campo Localizar e digitar as palavras para substiturem no campo Substituir por. No Campo Localizar voc digita A Foca e no Campo Substituir por voc digita A Foquinha depois e s clicar em Substituir Tudo.

Cabealho e Rodap:
O Word sempre reserva uma parte das margens para o cabealho e rodap. Para acessar as opes de Cabealho e Rodap, clique na ABA Inserir, Grupo Cabealho e Rodap.

Pgina 18

Word Kids 2010

Ele composto de trs opes Cabealho, Rodap e Nmero de Pgina.

Pgina 19

Word Kids 2010

Escolha a Opo Interno Em Branco. Depois ir aparecer um espao onde voc vai digitar Curso Kids, escolher a Fonte Arial Black, Tamanho da Fonte 14. Depois s fechar a Opo Cabealho e Rodap.

No Rodap do Texto Escolha a Opo Em Branco. Da mesma forma ir aparecer um espao onde voc vai digitar Word 2010 Kids. E formatar da mesma maneira escolher a Fonte Arial Black, Tamanho da Fonte 14. Depois s fechar a Opo Cabealho e Rodap.

Pgina 20

Word Kids 2010

Copiar e Colar.
A Microsoft Word 2010 no processo de copiar e colar textos. Inclusive as formas de copiar e colar funciona como em qualquer outro programa, podendo fazer uso das teclas Ctrl+C (copiar), Ctrl+X (Recortar) e Ctrl+V (colar) e no esquecendo a aba rea de transferncia da Guia Pgina Inicial.

Vamos Praticar:
1. Vamos abrir a internet para pesquisar uma imagem na Barra de Pesquisa do Google vamos clicar na opo Imagens e colocar o nome Sol para pesquisar. O Google vai te mostrar vrias imagens.

Pgina 21

Word Kids 2010

Vamos escolher esse Sol que est sorrindo em forma de desenho como mostrar a figura a seguir:

Para Copiar e Colar e muito fcil na pgina da internet voc vai colocar o ponteiro do mouse em cima do Desenho do Sol clicar com o boto direito do mouse e escolher a opo Copiar imagem:

Pgina 22

Word Kids 2010

Depois s clicar no espao em branco da pgina do Word com o Boto Direito do Mouse Novamente e escolher esse Pincel para Colar como mostra a figura a baixo:

Pgina 23

Word Kids 2010

Aula 04- Correo de Textos:


Estamos na fase de correo de um documento. Se este documento um documento simples de uma pgina, voc v facilmente os erros sublinhados de vermelhos e os corrige, um por um. Basta dar um clique em cima da palavra com o Boto esquerdo que est sublinhado de vermelho e depois dar outro clique com o boto direito e escolher a palavra correta para o texto. Vamos Corrigir as Palavras que esto erradas no texto Abaixo:

A PIPA E O VENTO
Aprumo a maaquina, dou linha pipa e ela sobe alto pela forssa do vento. O vento feloiz porque leva a pipa,

a pippa feliz porque tem o vento. Se tudo correr bem, pipa e vetnto, num lindo momnento, vo chhegar ao cu.

Pgina 24

Word Kids 2010

Aula 05- Aparncia: 1. Digite o texto a seguir:


O colar de Carolina colore o colo de cal, torna corada a menina. E o sol, vendo aquela cor do colar de Carolina, pe coroas de coral nas colunas da colina.

COLAR DE CAROLINA
(Ceclia Meireles)

Com seu colar de coral, Carolina corre por entre as colunas da colina.

Pgina 25

Word Kids 2010

Como inserir cor da Pgina.


Depois que terminou de Digitar o texto vamos colocar a cor da pgina. Para cri-las acesse a guia
Layout de Pgina do Word e em seguida procure o grupo Plano de Fundo da Pgina, Cor da Pgina.

Depois e simples s escolher a cor que vai combinar com o texto e pronto.

Pgina 26

Word Kids 2010

Como inserir e personalizar Bordas.


As Bordas da pgina. Para cri-las acesse a guia Layout de Pgina do Word e em seguida procure o grupo Plano de Fundo da Pgina.

Para inserir bordas na pgina voc possui diversas finalidades disponveis como definio, estilo, cor, largura, arte e muito mais detalhes a serem personalizados. Lembrando que essas bordas sero inseridas em volta de toda a folha do documento. Depois que clicou em bordas escolher a opo 3D e Arte do seu desenho de borda como mostra a figura.

Pgina 27

Word Kids 2010

Como inserir marca d'gua


Para adicionar uma marca d'gua v at a guia Layout da Pgina e procure o grupo de ferramentas Plano de Fundo da Pgina, clique em Marca D'gua. Ento, a seguir voc poder aplicar os exemplos prdefinidos a seguir.

Pgina 28

Word Kids 2010

Escolha a opo Personalizar Marca D'gua..., para inserir texto digite a mensagem desejada no campo Texto, selecione a fonte, o tamanho e a cor da sua marca d'gua. Configure se deseja que seja semitransparente juntamente com a posio. Clique em Aplicar e OK visualize no documento.

Pgina 29

Word Kids 2010

Aula 06- Impresso:


Com a ajuda do seu Professor vamos imprimir a aula do capitulo 05. fcil vamos clicar no Menu Arquivo e escolher a opo Imprimir.

Pgina 30

Word Kids 2010

Aula 07- Objetos: Inserir uma imagem clip-art.


1. Na guia Inserir, no grupo Ilustraes, clique em Clip-art.

2. No painel de tarefas Clip-Art, na caixa de texto Pesquisar por, digite a palavra Borboleta para pesquisar. 3. Clique em Ir. Vamos colocar essa imagem no texto que o professor vai passar para vocs com o Tema Borboletas.

Pgina 31

Word Kids 2010

AS BORBOLETAS (Vincius de Moraes) Brancas Azuis Amarelas E pretas Brincam Na luz As belas Borboletas Borboletas brancas So alegres e francas. Borboletas azuis Gostam muito de luz. As amarelinhas So to bonitinhas! E as pretas, ento Oh, que escurido

Pgina 32

Word Kids 2010

Inserir uma imagem a partir de um arquivo


1. Clique no local onde deseja inserir a imagem no documento. 2. Na guia Inserir, no grupo Ilustraes, clique em Imagem.

3. Localize a imagem que voc deseja inserir. Por exemplo, voc pode ter um arquivo de imagem localizado em Minhas Imagens. 4. Clique duas vezes na imagem que deseja inserir.

Pgina 33

Word Kids 2010

Inserir WordArt.
1.
2.

Clique no local onde voc deseja inserir um texto decorativo em um documento. Na guia Inserir, no grupo Texto, clique em WordArt.

3.

Clique em qualquer estilo de WordArt e s digitar curso Kids a digitar.

4.

Depois e s Salvar com o seu Nome.

Pgina 34

Word Kids 2010

Anotaes do Aluno(a) INFORWORLD ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________
Pgina 35

Word Kids 2010

________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________
Pgina 36

Word Kids 2010

________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ _______________________________________________________
Pgina 37

Word Kids 2010

Desenhos Para Colorir

Pgina 38

Word Kids 2010

Pgina 39

Word Kids 2010

Pgina 40

Word Kids 2010

Pgina 41

Word Kids 2010

Pgina 42

You might also like