You are on page 1of 34

ONIPRESENA DIVINA

BHAGAVAN SRI RAMANA MAHARSHI FALA DE DEUS

escrito inspirado de: Mahabhutani e Indrananda Onipresena Divina de Mahabhutani e Indrananda licenciado sob uma Licena Creative Commons Atribuio-Uso no-comercial-Vedada a criao de obras derivadas 3.0 Unported. Baseado no trabalho em www.nitcult.com.br

SAGRADO CRCULO DE THELEMA SCT Rio de Janeiro - RJ 2011

ONIPRESENA DIVINA
BHAGAVAN SRI RAMANA MAHARSHI FALA DE DEUS 2011 Mahabhutani & Indrananda
mahabhutani@yahoo.com.br

Edio de Sociedade Budista-Hindusta Renovadora - SOBUHIR SAGRADO CRCULO DE THELEMA SCT Rio de Janeiro - RJ 2011

ndice
ndice....................................................................... 03 Apresentao............................................................ 04 Cap. 1 - Onipresena Divina................................... 05 Cap. 2 - O Eu e o Ser............................................... 07 Cap. 3 - Divindades..................................................09 Cap. 4 - Mestres e Discpulos.................................11 Cap. 5 - O Mundo.................................................... 13 Cap. 6 - Energia Csmica....................................... 15 Cap. 7 - Viver e Realizar..........................................17 Cap. 8 - Montanhas Sagradas...................................19 Cap. 9 - Magia do Amor.......................................... 21 Cap.10- Indivduo e Energia....................................23 Cap.11- O Poder de Deus........................................25 Cap.12- Transcendncia em Deus...........................27

Apndice
A1- Biografia de Ramana Maharshi.......................29 A2- A Misso da SOBUHIR...................................32 A3- Ashrama Nova Doutrina.............................34

Apresentao
A Natureza pura arte, que nos dada graciosamente, mas que deve ser cuidada, para que d os melhores frutos. Plantamos, tratamos com carinho, no colhemos, mas simplesmente apreciamos a beleza das flores, fazendo como os pssaros, que delas desfrutam, sem maltrat-las, e sim as ajudam em seu desdobramento para a vida... Outros seres, alguns microcsmicos, trabalham para isso, enquanto se beneficiam dos nutrientes que o mundo vegetal propicia... Outrora, o homem vivia a maltratar animais e plantas, como se fossem meros objetos insencientes... indiferente ao extremo sofrimento que causava!... Mas isso acabou! Ou pelo menos arrefeceu, diante do progresso da conscincia ecolgica dos tempos atuais!... Estamos celebrando esta realidade, colocando juntos alguns belos aspectos da Natureza, representados por flores cultivadas em nosso jardim, e algumas jias do Conhecimento Superior que, inspirados pelo Excelso Guru, Bhagavan Sri Ramana Maharshi, escrevemos, para ajudar os que aspiram Iluminao e ao Servio Humanidade. Que este singelo trabalho seja um alicerce, dentre os muitos, para que, sobre todos eles, possamos, com F e Amor, realizar a Grande Obra! MAHABHUTANI & INDRANANDA

Em tudo que fazemos e pensamos Existe uma Fora Maior que nos comanda: a Presena de Deus.

Captulo 1- Onipresena Divina


Ao sentirmos o frescor da brisa que vem atravs da folhagem de uma rvore, vislumbramos a existncia dELE. Ao ouvirmos o som harmonioso das guas, ao se lanarem nas areias da praia, podemos escutar a Voz dELE. Ao contemplarmos a Luz das Estrelas do Sol e da Lua, visualizamos ELE. por isso que os Ensinamentos contidos na Nova Doutrina, mostram-nos que tudo DEUS, e que ELE se manifesta atravs da Natureza e de ns prprios, em cujo SER habita. (ND 7.11.)
A Natureza prdiga em efeitos especiais para aquele que est atento a suas mais sutis manifestaes. Apreci-la simplesmente como algo que oferece beleza, alimenta o Ego com um prazer esttico que j inspirou poetas e artistas de vrias espcies a produzirem lindas obras. Tudo isso muito bom. Mas preciso que no se pare nesse plano artsticointelectual. mister que se v muito alm, procurando ver, ouvir e sentir as sutis mensagens atravs das quais Deus se manifesta. Na Meditao bem orientada, de olhos abertos, de sentidos

Onipresena Divina

06

despertos, de sensibilidade aflorada, pode o Discpulo ascender a planos bem mais elevados, chegando a ver, ouvir e sentir a Deus. Mas preciso que sejam superados os parmetros estritamente materiais que afloram assim que o Discpulo se dispe a apreciar a bela materialidade da Me Natura. Maya, a iluso da matria, mostra-se em toda sua pujana, superpondose sutileza da matria espiritual que a permeia, sendo a Essncia do Tudo. Ver, ouvir e sentir essa Essncia o desiderato daquele que resolveu devotar sua vida terrena ao sagrado objetivo da Evoluo Consciente, sob a gide dos Mestres, Mahatmas e Gurus, e a orientao contida na Nova Doutrina.

Quando o Discpulo percebe que s existe a Unidade, passa a ver, unificados, o Eu e o Ser.

Captulo 2 - O EU e o SER
A unificao das foras dos quatro elementos, dirigida para o EU, elimina os resqucios do Ego, e atinge, com muita Iluminao, o SER resplandescente.
Harmonizar-se com a natureza algo que o Discpulo tem que fazer, a fim de realizar-se neste mundo, e nos outros! As energias contidas nos tomos dos quatro elementos, unida energia csmica, proveniente do Mais Alto, perpassando pelos chakras, qualificam-se e, unificando-se, promovem a eliminao dos ltimos casces materiais que emperram a evoluo, permitindo, assim, que o Peregrino parta para a transcendncia.

A conscincia absoluta o despertar, na sua totalidade, do seu Eu Superior. Porque existe uma diferena entre o Eu Superior e o SER. O Eu Superior identifica-se com a Divindade, ao passo que o SER a Verdade, sem qualquer discriminao. (ND 4.8.)
Havendo transcendido as grosseiras iluses de Maya e as tentaes de Mara, o Discpulo identifica-se com o seu Eu Superior, que a sua Essncia Divina. uma grande realizao,

Onipresena Divina

08

mas no se deve parar nesse patamar. Embora eivado de sublimidade, existe muito a percorrer, no Caminho que conduz ao SER. Quando ainda identificado com algum ou alguma coisa, por mais elevado que seja, como objetos sagrados, divindades e outros elementos que ajudam na caminhada, - o Discpulo no alcanou o SER, pois que este UMA TOTALIDADE, a VERDADE INTEIRA, que tudo abarca e, portanto, ignora toda e qualquer dualidade.

Seres iluminados, de pura Sabedoria, so eles que iluminam o Caminho do Discpulo.

Captulo 3 - Divindades
Ao percorrermos o Caminho onde flores, rios, pedras so os adornos, o Discpulo que est com o pensamento voltado para o seu SER, ao trmino desse Caminho, ver uma Grande Luz, e nela encontrar ELE: Buddha, ou Krishna, Deus.
Divindades existem no imaginrio popular, e nos planos superiores da existncia. So formulaes que fazemos, com base na tradio construda pelos Mestres e Santos ao longo dos sculos... Chegando ao ponto de vermos tais Divindades, devemos prosseguir, pois o encontro com o SER estar ainda mais alm... ou mais prximo de Si Mesmo!

A gua lmpida e cristalina, o fogo, luz e calor que emana energias de alta potencialidade, e a terra semeada de gros que frutificaro -- encerram toda a Sabedoria Humana, e, ao se juntarem no final do Caminho Verdadeiro, emanaro toda a clarividncia e a

Onipresena Divina 10

onipotncia do Ser Mais Elevado, que Ele: Deus - Buddha -- Brahma -- Krishna --Jehov, que so apenas as formas que usamos para invoc-LO, pois todos so somente UM. (ND 12.3.
Todas as manifestaes da natureza: gua, fogo, terra, vegetais - so fontes de energias que esto disposio do homem, para serem tratadas com sabedoria. Ao ascender ao grau mais elevado, no final do Caminho, o Discpulo nelas encontrar todo o poder sagrado, conhecendo a Divindade, nomeada de vrias formas, mas que na verdade somente UM, sendo os nomes apenas formas que temos para invoc-LA.

Mestres e Discpulos, em determinado momento, apresentam-se separados, como entidades distintas, mas na verdade so Um.

Captulo 4 - Mestres e Discpulos


No descampado, onde a natureza nos presenteia com uma imagem esplendorosa, os Discpulos, sentados em semi-crculos, ouvem, vindos do alto de uma montanha, os ensinamentos do Grande Mestre.
O alto da montanha simboliza a altura de onde emana o Conhecimento Superior, que transmitido de diversas formas, de Mestre a Discpulo. Mas o Grande Mestre , na verdade, o prprio buscador, que tem em seu ntimo a Essncia Divina ou o SER, que tudo contm e com tudo se unifica. Unidade -- este o Mistrio da Vida e da Existncia!

No Caminho Direto, ao p do Monte Sagrado, o Ser Iluminado, o monge, iniciar a prtica que faz parte da Nova Doutrina, a Iniciao que pode ser feita de trs formas diferentes: Pela Palavra, pelo Silncio e pelo Olhar. Pela Palavra, sem usar de gestos, apenas ela, ele transmitir, atravs do seu Ser Interno,

Onipresena Divina 12

para o Ser Interno do Discpulo, todo conhecimento necessrio, para que ele possa chegar ao cume do Monte Arunachala; pelo Silncio, o discpulo vai captar todos os ensinamentos que lhe forem permitidos, mesmo estando distante do monge; pelo Olhar, que a forma mais usada neste Caminho, porque a comunicao dos conhecimentos passada de um Eu Superior para um Ser Interior ou Eu Sou. (ND 11.5.)
Ao iniciar sua jornada sagrada, que consiste na preparao de novos discpulos, o Monge vai utilizar da Palavra, do Silncio e do Olhar tendo sempre como objetivo a transmisso dos excelsos ensinamentos da Nova Doutrina. A Palavra deve ser transmitida sem afetao, calmamente, aps uma adequada preparao, evitando-se sempre desvios intelectuais ou quaisquer outros; o Silncio ser um complemento, pois capacitar o discpulo a aurir ensinamentos, mesmo distante fisicamente do seu Mestre, visto que se comunicaro nos planos sutis, esteja ou no o discpulo disto consciente; o Olhar ser usado constantemente nos contatos espirituais, pois que nele se concentra uma poderosa energia, plena de conhecimento e amor, capaz de alcanar o mago do Ser Interno, ao qual o Mestre transmitir o Conhecimento Superior.

As foras positivas e negativas giram em seu eixo, semeando bondade, harmonia e unio.

Captulo 5 - O Mundo
O Alto Iniciado, ao subir os degraus do Conhecimento, chega ao topo, onde tomado por uma Grande Iluminao, visualizando o Universo, podendo retornar Terra, trazendo ensinamentos preciosos para aqueles que ainda esto no comeo do Caminho.
Todo o esforo do Discpulo para galgar o Mais Alto no teria pleno sentido se no houvesse a descida a planos inferiores, com o propsito de ensinar os mtodos, e apontar os Caminhos que conduzem aonde ele logrou atingir!... Bendito aquele que, tendo chegado beatitude do Samadhi, desce para ajudar aos seus semelhantes!

No Caminho Iluminado que o Discpulo percorre em direo ao Nirvana, ele ver, por alguns momentos, os efeitos que as foras atmicas e csmicas podem fazer, criando um mundo de riquezas materiais que o fascinaro.

Onipresena Divina 14

Mas, voltando-se para alguns dos ensinamentos da Doutrina, ele lanar mo de sua espada flamejante, materializando os efeitos atmicos e csmicos e, com a fora espiritual de sua espada, essas riquezas materiais se transmutaro em riquezas espirituais, que o elevaro ao Caminho da Auto-iluminao. (ND 5.8.)
Geralmente o Discpulo se preocupa com as dificuldades da vida, que aparentemente se antepem ao seu projeto de auto-aperfeioamento. Estes obstculos so reais, e dificultam o avano do peregrino. Mas a luta para suplant-los como o trabalho do ferreiro, numa forja existencial, que enrijece e fortalece o ferro da determinao. H porm o reverso da medalha. Pode acontecer que, por vrios fatores, o Discpulo venha a conhecer dias de prosperidade, antes inexistentes. Isto pode fazer com que ele passe a dedicar mais tempo s coisas materiais, tendo em vista o resultado positivo dos trabalhos a elas relacionados. nessa situao que Mara se manifesta, tentando de forma insidiosa, branda mas progressiva, o Discpulo, levando-o a deixar para segundo plano as coisas do esprito, fascinado pelas facilidades e confortos de uma vida prspera. Somente a Nova Doutrina capaz de cortar pela raiz essa ameaa, chamando para um equilbrio veraz e superior o Discpulo um pouco desviado da Senda. Usando-a, ele conclui que tambm as coisas positivas e agradveis oferecem perigo em termos de serem capazes de desviar, mesmo que momentaneamente, um Discpulo da Senda Real da Transcendncia.

Tudo energia, mas existem diferentes procedncias, onde qualificada. Pura a energia csmica, fonte perene de onde tudo se origina.

Captulo 6 - Energia Csmica


Ao percorrermos o Caminho do Meio, voltados para o SER,somos banhados por energia csmica, que pode ser tambm associada energia atmica, fazendo assim uma ligao do Universo com a Terra, resultando numa transmutao em que o Ser altamente iluminado nos leva ao Nirvana.
As energias provenientes da Terra e do Cosmos, devem ser trabalhadas, qualificadas pelo Iniciado, a fim de promover o equilbrio entre todos os elementos. Assim haver a transmutao de matria em esprito, de desejos em amor, na realizao ltima do Samadhi ou Nirvana.

A unificao de energias materiais e csmicas, a serem transmutadas corretamente pelo Discpulo da Nova Doutrina, elevar o seu Ser - o seu Eu Sou - a transcender, no plano fsico, ao espiritual, levando-o ao Alto Conhecimento, fazendo com que ele distribua

Onipresena Divina 16

essa Graa recebida para aqueles que assim o merecerem. (ND 6.4.)
Obter a transcendncia quando ainda na matria, o grande objetivo do Discpulo, que assim poder ajudar outros a chegarem ao mesmo patamar evolutivo. No outra a misso do Bodhisattwa, que, tendo alcanado o estado bdico, permanece no mundo por amor a seus semelhantes. Para obter tal qualificao, ele deve trabalhar em ambos os planos, fsico e espiritual, com total desapego da matria, jamais caindo na nsia de resultado ao efetuar qualquer ao. Agir simplesmente, corretamente, deixando que a natureza trabalhe para a completude da obra.

Ao termos uma existncia voltada para a espiritualidade, com certeza realizamos grandes feitos.

Captulo 7 -Viver e Realizar


Ao deixarmos para trs fatos do passado, procurando viver os acontecimentos do presente, estamos fazendo com sabedoria uma escolha que certamente nos trar uma Grande Iluminao.
Deixar de lado o que no serve ao Propsito, Misso, fundamental, para que haja espao suficiente para o Conhecimento necessrio ao magistrio superior. Coisas de um passado profano, mesmo as mais agradveis e puras, so meros entraves na senda, e devem, por isso, serem abandonadas, quando se volta, por inteiro, ao estudo e prtica da Nova Doutrina.

No Caminho do Conhecimento -- Sabedoria -- o Discpulo medita, conhece o seu Ser, e vislumbra duas vertentes. Na vertente do Agir, a liberdade de ao leva-o a entender que o Conhecimento Espiritual no o torna incapaz de viver no mundo material, mas sim de situarse acima dele, praticando a maneira correta de

Onipresena Divina 18

agir. Na vertente da Sabedoria -- meditao -ele adquire Conhecimentos Superiores que o tornaro capaz de evoluir a ponto de obter o Nirvana -- podendo ainda, se o quiser, regressar ao mundo para ajudar outros a tambm alcanarem essa Beatitude. (ND 4.11.)
Diferentemente dos que postulam uma vida asctica, apartada do mundo material, ns entendemos que uma atuao consciente e desvinculada pode ser a desenvolvida, com reais benefcios para todos. Apenas preciso que o Discpulo utilize a capacidade de viver simultaneamente nos dois mundos, dando primazia ao espiritual. Assim, no interrompe sua trajetria rumo total Realizao, e ainda ajuda outros a ingressarem e evoluirem na Senda.

Muitas so as montanhas neste planeta, mas somente umas poucas contm, retm e irradiam as altas vibraes do Cosmos.

Captulo 8 - Montanhas Sagradas


Livres de apegos, vaidade, somente voltados para o SER, no seu estado mais puro, conseguimos, com muita alegria, chegar ao cume do Arunachala, onde encontraremos a Luz de uma grande Estrela -- ELE.
Acima de todo esforo, de toda dedicao, de todo empenho no percorrer a Senda Inicitica -- est a Graa concedida pelo SER. Tudo pode ser dispensvel, menos essa Divina Graa, que abre os caminhos, esclarece os espritos e permite que o Devoto alcance o verdadeiro Conhecimento da Realidade.

Ao circundar a Montanha Sagrada -Arunachala -- o Iniciado Maior se desprende, a cada volta, dos resqucios que ainda possa trazer do seu Ser Externo: O Apego, a Iluso, a Vaidade, os Desejos -- Mara -- e, ao trmino dessa circunambulao, ele atinge a Iluminao, no sentido csmico-inicitico, donde o seu Ser Superior se eleva a um estgio que transcende

Onipresena Divina 20

a tudo e a todos, deixando-o com a Conscincia Plena para poder sabiamente transmitir, aos seus discpulos, os ensinamentos do Caminho da Nova Doutrina. (ND 12.12)
Tendo circundado a Montanha Sagrada, o que significa ter alcanado o limiar da Alta Iniciao -- o Discpulo est pronto para tentar a transcendncia, buscando elevar-se ao estgio em que conquista a Conscincia Plena do Ser, podendo a partir da transmitir a seus discpulos todo o Conhecimento da Nova Doutrina.

O amor espiritual o mais puro sentimento que podemos receber como ddiva.

Captulo 9 - A Magia do Amor


A mistura do leite e da gua, que passa, aquecida pelas energias multicores, atravs dos chakras, a partir do muladhara at ao Sahasrara, transforma-se num grande amor pela vida e por todos os seres do Universo -Isto o Amor Puro!
Leite, gua, energias, chakras -- eis os elementos que reagindo uns com outros ou modificando suas estruturas, ensejam o surgimento de algo superior, que o Amor. a partir de coisas simples que se constri algo grandioso! O amor ilimitado, sem barreiras, dedicado a todos os seres da Criao, constitui, em ltima anlise, o que conhecemos como Grande Obra!

O amor a grande fora que pode afastar as diferenas, banir a discrdia, fechar as portas maledicncia e impulsionar o aspirante real doao de seus dons espirituais ao prximo. Com o amor apenas pela Essncia, e no pelas aparncias, o Iniciado junta a seu redor os

Onipresena Divina

22

homens e mulheres de boa vontade, para juntos realizarem a Grande Obra. (ND 6.11.)
A fora do Amor a maior que pode ser encontrada seja na terra, seja nos cus! por isso que os Mestres acentuam a necessidade de se preparar para a doao total, atravs da unio de todas as energias no Corao, que o ponto de onde emana todo o sentimento. No adianta aferrar-se a processos lgicos, prprios do intelecto, pois sem o sentimento, no ser possvel penetrar no Santurio, visto que exigida uma completa reforma ou transmutao que se inicia a nvel mental, mas que deve ultrapassar os esquemas da mente concreta para atingir a Essncia do Ser. Abrindo seu corao Nova Doutrina, o Discpulo est no Caminho certo, direto, que conduz Sapincia.

O homem um repositrio de energia, e um qualificador, -consciente ou inconsciente, -- de tudo que recebe do Cosmos ou da Me Terra.

Captulo 10 - Indivduo e Energia


O Discpulo, postado em meio a um campo de flores, rvores, voltado para o SER, capta energias que vem da Terra, transmuta-as, juntamente com as vindas do Cosmos, e assim se faz uma troca de energias negativas e positivas, purificando-as.
Energia, seja negativa ou positiva, energia! Nenhuma deve ser desprezada, mas qualificada e utilizada para o bem geral. Seja qual for sua origem, compete ao Iniciado com ela trabalhar, sem receios, sem preconceitos, sem excessiva nsia de resultados. A natureza o grande depsito energtico disposio do homem. Saber harmonizar-se com ela fundamental para o progresso material e espiritual.

A chuva que cai em abundncia na terra, trazendo frescor e vitalidade, colhida de acordo com o merecimento do Discpulo. Se ele a colhe com uma vasilha pequena, essa ser a sua medida, mas, se ele a colhe com uma vasilha maior, mais receber; porm, se ele colhe com

Onipresena Divina

24

uma vasilha defeituosa, nada poder obter. Ter que consertar a vasilha. Assim so os Ensinamentos: cada um os recebe de acordo com o seu merecimento. (ND 5.11.)
Os bens espirituais esto sempre caindo copiosamente sobre os seres humanos, que, para os receber, devem ter determinados requisitos, segundo os quais eles sero distribudos. Cada um tem uma diferente capacidade de doao, de abrir seu Corao para a grande ddiva dos cus. Quem muito generoso, capaz de amar sem reservas, muito receber; quem doa menos, com certa reserva, tambm menos receber; mas aquele que se aferra a defeitos de carter ou de corao, este nada receber enquanto no conseguir mudar de atitude e condio. Cada qual recebe de acordo com o seu merecimento. esta a Lei imutvel da Equidade.

como uma grande ave que plaina no Universo, do mais baixo ao mais alto. Para ela, o Universo o limite. Esse o poder de Deus.

Captulo 11 - O Poder de Deus


As mos iluminadas do Ser Divino, ao tocarem numa rvore de muitos frutos, transformam-nos em ddivas que so colocadas em cada um, conforme o seu merecimento.
Do mais alto, o Ser Divino trabalha a natureza csmica, para coloc-la ao alcance do homem. Todos, igualmente, so contemplados com os frutos desse trabalho, mas cada um recebe de acordo com sua capacidade de colher, diretamente relacionada a sentimentos de generosidade e desprendimento que saiba cultivar...

Ao deparar-se, em sua caminhada rumo Iluminao, com inimigos ferozes que querem impedir a sua passagem, escutando o seu Ser, que Sbio, o Discpulo usar a Fora Espiritual que vem atravs de seus cinco dedos da mo direita, dos quais lanar raios csmicos

Onipresena Divina

26

multicores, fazendo com que se detenham os inimigos e reconheam nele, o seu poder. Assim enfrentados, eles se afastaro, deixando livre o Caminho que o levar Auto-realizao. (ND 5.9.)
Inimigos ferozes no esto no exterior, mas em nosso interior. Apenas eles so capazes de nos desviar do reto Caminho que conduz Iluminao. Quando eles atacam, podemos identific-los: dio, cobia, voluptuosidade, inveja, preguia so alguns deles, e s vezes se manifestam sutilmente, camuflados em aes que do margem a interpretaes dbias. Para combat-los, o Discpulo dispe de seus antdotos: amor, desprendimento, calma, solidariedade, atividade. E dispe ainda dos conceitos luminosos contidos em a Nova Doutrina.

Em sua evoluo, o homem no deve tentar negar a Deus, mas fortalecer a sua crena, pois reafirmando-O, ele encontrar a Si Mesmo!

Captulo 12 - A Transcendncia em Deus


O monge, ao percorrer o Caminho do Meio, livre de apegos, desejos, vaidades, ao transpor o ltimo degrau da Senda, visualizar uma Grande Luz, vinda do Universo Csmico, que o Iluminar, fazendo com que ele se desprenda do corpo fsico, restando apenas o SER.
Abandonar o mundo, com suas exigncias materiais, tarefa imprescindvel daquele que almeja o Mais Alto... Aps ter percorrido um longo percurso, o Iniciado, chegando ao ltimo e mais elevado estgio, ter que fazer um derradeiro esforo para se desvencilhar das ltimas amarras! Fazendo-o, ele estar plenamente liberto, livre do corpo fsico e de tudo que ele encerra, -- imergindo em definitivo no SER!

O Discpulo, sentado no Tapete Divino, imantado pelas grandes realizaes espirituais de vidas passadas, eleva-se do cume do Monte Sagrado, permanecendo em estado de Beati-

Onipresena Divina

28

tude por algum tempo, e galgando diversos estgios de auto-conhecimento, o que o leva a entrar no Reino Imortal da Realidade. Transcendendo os resqucios do mundo ilusrio, sua alma penetra e se estabelece no Altar do Esprito Csmico. Abenoado pelo Ser Supremo, Ele o faz voltar ao mundo material, para que possa cumprir a Misso, por Ele determinada, junto ao povo, porm sem se deixar influenciar pelas coisas da matria, -pois sendo um Ser Iluminado, constitui-se em exemplo de elevao espiritual para os que quiserem seguir o Caminho da Nova Doutrina. (ND 13.2.)
O tapete divino o corpo glorioso que o Ser Encarnado j conseguiu edificar, juntando realizaes acumuladas em inmeras vidas. No se trata de algo externo, separado do Ser, mas Ele mesmo, sendo que a expresso usada apenas para tentar explicar o processo, que extremamente complexo, pelo que envolve de transformaes na essncia do Ser que evolui pelos sculos afora... Juntamente com o Ser Superior, tambm evolui o que conhecemos como Ego ou personalidade, uma vez que, a cada encarnao, ela se aprimora, visto que mantm um vnculo com o que chamamos de Corpo Glorioso, que o prprio Ser Superior em seu constante processo de evoluo. Embora a personalidade ou Ego se dissolva com a morte fsica, algo de si permanece. So elementos que vo ajudar na construao dos veculos que serviro ao novo indivduo.

Onipresena Divina

29

BHAGAVAN SRI RAMANA MAHARSHI

Desde cedo, o menino Venkataraman buscava, semelhana do Buddha, no tanto livrar-se dos infortnios, mas dos desejos, temores e apegos inerentes ao ser humano. Tendo, aos 17 anos, atingido ao samadhi, ou plena realizao espiritual, escolheu a regio do Monte Arunachala para dedicar-se inteiramente ao Caminho ascensional. Certa feita, imerso em samadhi, no interior de uma gruta, onde j havia permanecido por tanto tempo que estava a ponto de desencarnar, foi encontrado por alguns devotos da doutrina, que o levaram ao local que at hoje o seu Ashrama, aos ps do sagrado Monte Arunachala.

Onipresena Divina

30

Segundo depoimento de Arthur Osborne, seu discpulo, autor do livro Ramana Arunachala, -- Ramana nasceu num lar pobre, de famlia brahmin, no sul da ndia. Fez curso escolar em misso estrangeira. (da o conhecimento do idioma Ingls). Aps ter alcanado o samadhi, o jovem alterou substancialmente o seu modo de viver. Desinteressou-se completamente de todas as coisas mundanas e constantemente voltava a submergir-se na Felicidade do Ser. Seu irmo mais velho o criticou, por viver em famlia agindo como um sadhu, e o jovem, aceitando a crtica, resolveu abandonar a vida familiar, partindo, secretamente, em direo colina Sagrada de Arunachala. A permaneceu por 54 anos, at que em 14 de abril de 1950, desprendeu-se do corpo para sempre. Os ensinamentos de Sri Ramana so dirigidos aos aspirantes do Caminho. Ele fala com clareza e tranquilidade, acentuando mais o tema da ignorncia do que o do sofrimento; mais o conhecimento do que o alvio do sofrimento. Embora tenha sado deste mundo material h tantos anos, e deixado uma importante herana de conhecimentos, contidos

Onipresena Divina

31

em vrias obras, Bhagavan Sri Ramana Maharshi, dos altos planos, abenoou a elaborao da Nova Doutrina e de outros trabalhos como esta Onipresena Divina -- por Discpulos que escolheu para a misso de divulgar esses novos ensinamentos, apropriados para a Nova Era, quando as profecias dos sbios da antiguidade finalmente ocorrero, ensejando a que a Humanidade reveja seus valores e parta para a construo de uma nova Civilizao, emersa do sofrimento e preparada para viver de acordo com esta Doutrina, que promove a paz e a verdadeira felicidade.

Onipresena Divina

32

A SAGRADA MISSO DA SOBUHIR As Tradies Iniciticas legtimas guardam, preservam e divulgam preciosos ensinamentos, verdades eternas, que se constituem em tesouros da raa humana. Dessas Tradies Iniciticas destacamse o Budismo e o Hindusmo, que nos interessam particularmente. Lamentamos que todo esse inestimvel acervo venha, de h muito, sendo alvo de deturpaes, sempre com o propsito da obteno de vantagens pecunirias ou de poder poltico ou pessoal. Discusses estreis que a nada de proveitoso conduzem, tem sido mantidas por religiosos de vrios matizes, que, ao invs de cultivarem o Amor e viverem a Fraternidade, acabam promovendo o dio e a desunio! Todavia, sabemos que uma outra postura pode e deve ser adotada: a do estudo e prtica da alta espiritualidade, que, por meio da meditao, da tolerncia e do respeito aos semelhantes e diversidade, conduz produo de novos avanos na pesquisa dos Conhecimentos e na promoo da Evoluo

Onipresena Divina

33

Consciente da Humanidade. Certos dessa realidade, criamos, em 2006, a Sociedade Budista-Hindusta Renovadora SOBUHIR, dedicada ao estudo e divulgao dos ensinamentos de Bhagavan Sri Ramana Maharshi, visto que este respeitado Guru, alm de ter deixado em sua ltima encarnao, um slido e vasto legado espiritual, continua a inspirar seus seguidores produo de obras de alto valor, atualizando os ensinamentos, buscando snteses oportunas e perfeitas entre duas importantes tradies, o Budismo e o Hinduismo. Ligados, em termos espirituais, ao Ramanashramam, da ndia, do qual tem recebido valioso material inicitico e filosfico, os Mestres da SOBUHIR, Paramahansas Mahabhutani e Indrananda trabalham traduzindo do Ingls para o Portugus esse material, ao mesmo tempo em que escrevem novas obras filosfico-iniciticas, inspiradas pelo Eterno Guru do Monte Arunachala. Querendo unir-se nossa SOBUHIR, contactar: mahabhutani@yahoo.com.br

Ashrama Nova Doutrina Bhagavan Sri Ramana Maharshi


DIANTE do Caminho, uma Luz Transcendental nos mostra, de um lado, flores de uma beleza infinita e uma grande energia que transmuta os galhos secos e as flores mortas que se encontram do outro lado. Ao serem transmutadas, se unificam numa s energia, que ilumina o Ser, e o conduz ao NIRVANA.

ARUNACHALA Indiano, onde viveu nosso Guru.

ARUNACHALA Brasileiro - Serra Fluminense - SOBUHIR

You might also like