You are on page 1of 80

Aos ps do Guru...

Vida e Ensinamentos de Bhagavan Sri Ramana Maharshi


Mahabhutani e Indrananda

O Ltus Azul, que se abre aos ps do Ser Altamente Iluminado, a Luz Espiritual necessria que o conduz no Caminho direto para a Realizao Bdica.
(in Nova Doutrina, de Ramana Maharshi, por Mahabhutani e Indrananda, item 6.6.)

RIO DE JANEIRO RJ 2010

AOS PS DO GURU...

AOS PS DO GURU...
VIDA E OBRA DE BHAGAVAN SRI RAMANA MAHARSHI

Mahabhutani e Indrananda
SOCIEDADE BUDISTA-HINDUSTA RENOVADORA - SOBUHIR Rio de Janeiro - Brasil Primeira edio: 2010

Publicado por S.Carvalho Presidente Centro de Estudos e Prtica dos Ensinamentos de Bhagavan Sri Ramana Maharshi - CEPE Ramana Rio de Janeiro - RJ BRASIL
Email: mahabhutani@hotmail.com mahabhutani@yahoo.com.br Website: www.nitcult.com.br/sobuhir.htm

Digitado no CEPE Bhagavan Sri Ramana Maharshi Impresso na SOBUHIR

Rio de Janeiro 2010

ndice
Prefcio, 07 Introduo, 08 AMBIENTAO:ndia: ontem e hoje, 09
Um retrato da ndia atual, comparando-a com a antiga, especialmente no que se refere vida espiritual. Religio, iniciao, crenas, fanatismo. A elevada filosofia Vedanta. Os sbios gurus.

PARTE 1 - O CAMINHO 1.Uma adolescncia diferente, 12


Venkatamaran diferiu de seus contemporneos pela maneira como encarava a vida familiar e escolar, especialmente aps a experincia de morte aparente em que conheceu o samadhi com menos de 17 anos de idade.

2.O chamado da montanha Sagrada, 14


Considerada sagrada desde a antiguidade, a montanha Arunachala, em cuja regio foi construdo um grande templo, atraiu o jovem Venkataraman de modo inexplicvel. Ele no mediu esforos para l chegar.

3.Atropelos da jornada, 17
Com pouqussimo dinheiro, sem informaes precisas sobre o percurso, o jovem lanou-se aventura, buscando chegar a Arunachala. Passou por muitas dificuldades, mendigando comida e dormindo ao relento. Encontrou pessoas que ajudaram, todavia. Conheceu templos e devotos.

4.Salvo por inesperados devotos, 22


Instalando-se precariamente, em vrios locais, o jovem Venkataraman permaneceu em samadhi por muito tempo, deixando de cuidar de seu corpo fsico, inclusive no se alimentando. No fossem alguns devotos, que o localizaram e providenciaram um mnimo para sua sobrevivncia, ele teria desencarnado.

AOS PS DO GURU...

5.Simplicidade e devoo, 26
Finalmente, instalado em terreno mais favorvel, o jovem santo, embora mantendo a austeridade habitual, passou a receber visitas de pessoas interessadas na espiritualidade. O Swami acumula conhecimentos estudando em livros trazidos por discpulos.Sua famlia tenta, em vo, dissuadi-lo a voltar para perto dela.

6.Cuidar do mundo para ajudar ao prximo, 30


Com o passar do tempo, a fama do jovem Swami ultrapassou os limites da regio, atraindo muitos devotos. Iniciou uma nova fase em seu magistrio superior, expondo a essncia dos ensinamentos tradicionais aos discpulos e visitantes. J ento conhecido como Bhagavan Sri Ramana Maharshi.

7.Um ashrama mais acolhedor, 34


Com o crescente interesse de pessoas do exterior, que queriam conhecer o Guru, surgiu a necessidade de se providenciar condies favorveis recepo dessas pessoas, alojando-as com o conforto a que estavam habituadas. O Ramanashramam foi sendo, ento, adaptado a essa nova condio, sendo hoje um local completo e confortvel para receber visitas de todo o mundo, e equipado para a divulgao dos ensinamentos, usando modernos meios de comunicao.

PARTE 2 - OS ENSINAMENTOS
1. A verdadeira Renncia, 38 Uma questo que suscita muitas dvidas refere-se ao ato de renunciar vida mundana.Muitos pensam que abandonar o lar e o trabalho seja facilitador de sua vida espiritual, em termos de liberdade para se dedicarem ao autoaperfeioamento. Sri Bhagavan elucida tais dvidas, de modo claro e definitivo. 2. Quem sou Eu?, 41 Esta a pergunta fundamental, que o estudante deve fazer a si mesmo. Ciente de que no o corpo nem a mente, ele quer conhecer a si mesmo, saber da sua Essncia, que naturalmente transcende matria e aos seus produtos intelectuais. Sri Bhagavan diz como faz-lo. 3. A Mente, 47 Aqui, o Sbio de Arunachala explica brevemente a natureza da mente, seus estados e localizao. Trata-se de ensinamento fundamental para que, entendendo o mecanismo da mente, possa o discpulo agir de modo a transcender o corpo e a mente, chegando Auto-Realizao. 4. O Mundo, 52 O mundo no tem realidade por si prprio. No existe apartado do Ser. Isto aqui explicitado, tendo em vista o que ensinam as Escrituras e os Sbios do Yoga. 5. O Ego, 56 A relao do Ego com a Mente e o Eu aqui explicada, assim como a maneira de se afastar a ignorncia, que impede ao homem o reconhecimento de sua verdadeira identidade 6. O Ser Supremo, 58 Demonstra-se aqui que a forma do SER a forma de Deus, e que Ele tem a forma do Eu-Eu. 7. Conhecimento do Supremo SER, 60 Descreve-se aqui o mtodo para se realizar o Eu, de acordo com os ensinamentos dos Mestres do Yoga.

AOS PS DO GURU...

8. Adorao de Deus, 62 Dizem os sbios que perene conscincia do SER real adorao e penitncia. 9. Libertao, 64 Libertao pode ser obtida por constante e prolongada meditao sobre o SER, na forma de Sivoham (Eu sou Siva) que significa Eu sou Atman. 10. As Oito Sendas do Yoga, 68 Descrio da Senda do Yoga, para a obteno da Auto-Realizao, atravs do controle da mente, pelo controle da respirao. 11. As Oito Sendas do Conhecimento, 72 A Senda do Conhecimento, Jnanamarga,que conduz Auto-Realizao, pela compreenso de que o Supremo UM e indivisvel, descrita neste captulo. 12.Renncia, 75 A completa eliminao de pensamento considerada a nica verdadeira renncia.

APNDICE
Arunachala: ndia e Brasil, 77 Pela Palavra, o Silncio e o Olhar, 78 Bibliografia, 79 A Nova Doutrina, 80

AOS PS DO GURU...

PREFCIO
Esta obra destina-se a colocar o conhecimento oriundo do maravilhoso Guru Bhagavan Sri Ramana Maharshi ao alcance dos que no Brasil afanosamente o buscam Seus autores, Mahabhutani e Indrananda, casal que se dedica integralmente ao estudo e prtica dos ensinamentos do Mestre, mantem um site da sua Ordem denominada SOCIEDADE BUDISTA-HINDUSTA RENOVADORA - SOBUHIR e realizam satsangs regularmente, via Internet. Aquele que ler com ateno esse livro, no ter lido tudo sobre a vida do Guru, nem os seus ensinamentos, mas ter, certamente, uma boa iniciao a ambos. Presentemente, so poucas as obras sobre o Guru que tenham tradues para o Portugus, de modo que essa iniciativa de Mahabhutani e Indrananda, traduzindo textos importantes e escolhendo fotos significativas, representa um passo para muitos decisivo no conhecer e apreciar a obra do Mestre, que tem sido, mesmo depois de seu mahasamadhi em 1950, um poderoso iniciador de novos devotos e discpulos. Vejamos alguns dados sobre a vida e a obra desse apreciado e venerado Santo Indiano: Bhagavan Sri Rmana Mahrshi (30 de dezembro de 1878 14 de abril de 1950), passou a ser conhecido no Ocidente atravs da obra de seu discpulo Arthur Osborne, que escreveu o RAMANA ARUNACHALA na dcada de 1940. Esse conhecimento havia se espalhado pelo mundo com a publicao, em 1934, do livro A ndia Secreta de autoria de Paul Brunton, jornalista e escritor ingls, que tambm se tornou discpulo deste guru indiano, considerado um dos maiores sbios de todos os tempos. Sri Ramana Maharshi no se destacou como intelectual. Na verdade, ele palmilhou um caminho completamente diferente e direto. Antes de completar 17 anos de idade, teve uma experincia inicitica de grande importncia, cujo impacto lhe transformou completamente a vida. Na verdade, ele viveu e personificou perfeio a Sabedoria das Idades. No escreveu nenhum livro, mas comps poemas e ditou ensinamentos preciosos a seus devotos, publicados pelo Ashrama que em torno dele se formou. Partindo para a Montanha Sagrada de Arunachala, no sul da ndia, ele nunca saiu de l, passando ali o restante da sua vida. O ashrama prosperou, e at hoje recebe visitantes de vrias partes do mundo, todos em busca da Iluminao, da qual Bhagavan Sri Ramana Maharshi sempre foi um autntico depositrio. Seus ensinamentos, magistralmente simples, profundos e lcidos, esto registrados em grande nmero de livros de diversos autores. Em Sua presena, os visitantes experimentavam uma grande paz, e recebiam a Iniciao atravs da palavra e especialmente do silncio, quando o Guru falava diretamente para o Ser daquele que o procurava com mente aberta e corao puro. Um devoto

AOS PS DO GURU...

INTRODUO
Este livro foi escrito para contribuir divulgao, no Brasil, da vida e da obra do Excelso Guru BHAGAVAN SRI RAMANA MAHARSHI. Admiradores desse venerado Mestre, desde os idos de 1975, estamos empenhados no trabalho de estudo e divulgao dos ensinamentos que emanam do Templo em Tiruvannamalai, Sul da ndia, iluminando as vidas de muitos que buscam o Conhecimento Superior. Para o desempenho desta misso, mantemos um site na Internet, e agora apresentamos este trabalho, que consistiu da traduo e organizao de textos obtidos no site do Ramanasramam. So excertos e mesmo captulos dos livros: 1-Bhagavan Sri Ramana Maharshis WORDS OF GRACE Who Am I? - Self-Enquiry Spiritual Instruction Sri Ramanasramam - Tiruvannamalai - 2005 2- RAMANA MAHARSHI AND THE PATH OF SELF-KNOWLEDGE A Biography By ARTHUR OSBORNE SRI RAMANASRAMAM - Tiruvannamalai, 2002. Do Ashrama solicitamos autorizao para a traduo e uso dos textos e das fotos que ilustram a obra, o que agradecemos sensibilizados. No final de cada captulo o leitor encontrar, tambm, um aforismo da nossa NOVA DOUTRINA, que, inspirados em Bhagavan, escrevemos, e pela qual somos os nicos responsveis. Temos nitidamente gravada em nossa memria a lembrana de momentos mgicos vividos com o Guru, desde quando ocorreram certas coincidncias, tais como o aparecimento repetitivo de publicaes em bancas de jornais e outros locais, com fotos de Bhagavan e artigos sobre Ele, quando era to pouco conhecido no Brasil!... Mais recentemente, fatos extraordinrios de inusitadas vises... Enfim, momentos que provocaram uma religao de discpulos com Mestre!... Hoje, plenamente engajados na Obra, rejubilamo-nos e agradecemos as oportunidades de crescimento espiritual e congraamento fraterno com tantos apreciadores da Verdadeira Doutrina. Dedicamos este trabalho a VOC, que busca nos ensinamentos de BHAGAVAN SRI RAMANA MAHARSHI o encontro do SER, que voc mesmo, livrando-se dos entraves que a ignorncia e a iluso costumam colocar entre nosso eu fsico e nosso Eu Interno. Rio de Janeiro, 2010.
MAHABHUTANI e INDRANANDA

AMBIENTAO: ndia: ontem e hoje


Um retrato da ndia atual, comparando-a com a antiga, especialmente no que se refere vida espiritual. Religio, iniciao, crenas, fanatismo. A elevada filosofia Vedanta. Os sbios gurus. CULTURA Uma das civilizaes mais antigas do planeta, a ndia se caracteriza pela diversidade, sendo um verdadeiro mosaico cultural. Convivendo com muitas lnguas, religies, hbitos e modos de vida, o indiano, no perde, contudo, a arraigada noo de unidade, preservando seus modos de expresso, diferentes nos vrios estados, mas conservando-se profundamente arraigado ao sentimento de amor nao, e de respeito sua civilizao ancestral.Embora ainda existam alguns conflitos religiosos, o indiano , em geral, tolerante para com as religies. Talvez porque tenha crescido convivendo com uma profuso de deuses, crenas, e lnguas, professadas e faladas por seus vizinhos. O Hindusmo a religio com mais seguidores na ndia, seguido pelo Islamismo e Este mapa cortesia de www.theodora.com/maps o Budismo. O Hindusmo to antigo quanto a civilizao da ndia, e toda a sua simbologia vista, no mundo, como se representasse o prprio pas. Alm das citadas religies, professa-se o Jainismo e o Sikhismo, e outras, como o Islamismo, o Cristianismo, o Zoroastrismo e o Judasmo, estas originrias de terras estrangeiras, tendo sido introduzidas por invasores e missionrios. A diversidade da cultura da ndia expressase tambm atravs da linguagem e da dana. H, hoje, cerca de 415 idiomas vivos. De acordo com a Constituio, as duas lnguas oficiais so o Hindi e o Ingls, utilizadas na comunicao pelo Governo da Unio. Alm destas, so muito usadas o Tamil, o Bengali, o Urdu, e o Gujarati. GEOGRAFIA Ocupando uma posio central no Sul da sia, a ndia limita-se com o Paquisto (a noroeste), a China, o Bhuto e o Nepal (ao norte), tendo Myanmar e Bangladesh (a leste). Estende-se das neves do Himalaia ao norte, s aguas azuis do Oceano ndico ao sul, e do deserto de Thar a oeste, at as densas florestas de Arunachal Pradesh, no oriente. Nas regies nordeste, central e oriental, predominam as frteis plancies indogangticas, enquanto que a maior parte do sul coberta pelo Planalto Deccan.

AOS PS DO GURU...

10

nas Plancies Indo-Gangticas que se encontram os alagadios do Indo e o sistema fluvial do Ganges-Brahmaputra. H que se destacar ainda os desertos do ocidente e a imensa cadeia dos Himalaias guardies da regio norte. No sudoeste est o Mar da Arbia, e no sudeste, encontrase a Baia de Bengala. O ponto mais alto da parte da ndia no litigiosa o Pico Kanchenjunga (8598m), sendo seu ponto mais baixo o Oceano ndico (0m). O ponto mais ao sul o Ponto Indira, nas ilhas de Andaman e Nicobar. As maiores fontes de irrigao e eletricidade so os rios Ganges, Yamuna, Narmada, Godavari, Krishna, Kaveri e Mahanadi. Merecem ainda citao o Brahmaputra e afluentes do Ganges. O Ganges, o Brahmaputra e o Indo originam-se dos Himalaias, e so perenes, pois obtm gua das chuvas assim como do derretimento de geleiras. J os rios Narmada, Godavari, Krishna, Mahanadi e Kaveri so rios peninsulares. HISTRIA/RELIGIO bastante controversa a origem dos indo-arianos.Tem-se notcia de que a civilizao do Vale do Indo surgiu no sculo XXXII a.C., chegando maioridade no sculo XXV a.C. A partir de ento, prepondera a civilizao Vdica. Os arianos, povo semi-nmade, teriam migrado da sia Central para o noroeste do subcontinente por volta de 2000 a.C. A cultura indiana clssica seria resultante da fuso da cultura vdica com as dravdicas, mais antigas. Com os nascimentos de Mahavira e Buda, no sculo VI a.C., teve incio uma fase melhor registrada da histria indiana, e sabemos que a partir de ento, o progresso da ndia se fez sentir com pujana, passando a ser um importante centro econmico, poltico e cultural. A ndia sofreu o domnio de vrios povos: rabes e centro-asiticos nos sculos VIII e XIII, comerciantes europeus e, finalmente, os britnicos, a partir de 1757, ocupao que durou at 1947, quando, pela ao de Mahatma Gandhi, Vallabhbhai e Jawaharlal Nehru, obteve sua independncia. O subcontinente foi dividido em duas partes: Repblica da ndia, democrtica, e Repblica Islmica do Paquisto. Em 1971, aps uma guerra entre esses dois pases, o Paquisto Oriental tornou-se o Estado independente de Bangladesh. A resistncia no-violenta chefiada por Mahatma Gandhi constituiu-se num exemplo admirvel de luta pela libertao de um povo, e manifestao espiritual, democrtica de alto nvel. Gandhi procurou Bhagavan Sri Ramana Maharshi, para dele receber a bno e aprovao de seu trabalho libertrio. Nesse encontro, no ashrama do Guru, o silencio reinou, sendo desta forma a comunicao entre esses dois grandes

AOS PS DO GURU...

11

Seres. Assim, Gandhi prosseguiu em sua abenoada misso, e Sri Ramana Maharshi permaneceu em seu local, recebendo todos que o procuravam em busca da Iluminao. Gandhi era amigo de Bhagavan Sri Ramana Maharshi, existindo fotos dos dois, juntos, em visita que fez ao Ashrama. No dia em que foi proclamada a independncia da ndia, agentes do governo passaram pelo ashrama e indagaram se iriam hastear a bandeira da nova repblica. Receberam a resposta de que a bandeira j havia sido preparada, h dias, por Sri Ramana, e logo seria colocada em local adequado. Embora subsistam formas religiosas consideradas expresses de fanatismo e superstio, a ndia fonte preciosa de elevados ensinamentos, destacando-se a filisofia Vedanta. Trata-se de uma filosofia ensinada pelos Vedas, as mais antigas escrituras da ndia. Afirma que nossa natureza divina. Deus est em todos os seres viventes. A prtica religiosa tem por objetivo conduzir-nos ao conhecimento do Ser, que somos todos ns. Ao contrrio do que afirmam vrias religies, no somos seres decados, nem precisamos ser salvos. O que temos de vencer a ignorncia do que realmente somos. Na verdade, somos Conscincia. Deus, embora impessoal, assume variadas formas, para ser visto ou conhecido pelo homem. A reencarnao existe para que tenhamos oportunidades de nos realizarmos como seres divinos. Segundo ensinam os Gurus, no pelo intelecto que conseguiremos a unio com Deus, mas atravs da meditao, que ultrapassa o mundo fenomenal, abrindo as portas da percepo. Assim a ndia, um repositrio de conhecimentos, de variadas formas de viver, que vem se transformando com o passar das pocas. Hoje, a ndia vive uma era de prosperidade, sendo a maior democracia do mundo e a quarta maior economia do planeta. Destaca-se na produo agrcola, na indstria da informtica e de energia atmica, exercendo grande influncia, desde tempos muito antigos, sobre a Indonsia, a Tailndia, o Tibete, a China, o Afeganisto, o Turquesto, o Ir, o Camboja. Essa influncia tende a se estender, nesta era de globalizao e facilidade de comunicao, e, a par todo o progresso tecnolgico, o pas continua exercendo notvel influncia espiritual sobre todo o mundo.
FONTE: wikipedia.org

PARTE 1 - O CAMINHO 1. Uma adolescncia diferente


Venkatamaran diferia de seus contemporneos pela maneira como encarava a vida familiar e escolar, especialmente aps a experincia de morte aparente em que conheceu o samadhi com menos de 17 anos de idade. Tudo comeou naquele dia em que o menino Venkataraman, estando na casa de um tio em Madurai, (foto), ao sentir uma inexplicvel aproximao da morte, nada temeu, passando a dramatiz-la. Deitou-se no cho, permanecendo imvel, inerte... Abandonando o corpo fsico, que estaria morto, o menino sentiu que sua individualidade permanecia intacta, e plenamente consciente!... Concluiu ento que a morte s existe para o fsico, e que o Ser Real, que era ele, subsistia para alm da matria!... Nunca mais foi o mesmo, aps esta experincia! Desinteressou-se das coisas do mundo. Descurouse das atividades escolares e familiares, o que veio causar preocupao em seus pais e irmos. Venkataraman, nascido em 30.12.1879, em Tiruchuzhi, antes, era um menino normal. No se destacava pelo apreo aos estudos, mas gostava de esportes. Acompanhado de colegas, costumava sair noite, pelas duas horas da madrugada, em direo de um rio, onde nadavam e praticavam um tipo de jogo, que consistia em se atirar, de um para outro, uma vasilha de barro, cheia dagua. A gua no deveria derramar-se. Aps horas de diverso, os meninos retornavam para suas casas, desfazendo, ento, os arranjos que tinham feito, com travesseiros e cobertores, para dar a impresso de que tinham permanecido nas camas o tempo todo!... A famlia de Venkataraman consistia, em seu ncleo, do pai, Sundaram Ayyar, da me, Allagamal, dos irmos, Nagaswami e Nagasundaram, e da irm, Alamelu. O pai, comeando com uma atividade de auxiliar de contador, na qual ganhava apenas duas rpias por ms, chegou a trabalhar como uma espcie de advogado rural, o que lhe trouxe prosperidade. Isto se deveu tambm s suas qualidades pessoais. Era socivel, comunicativo, uma espcie de introdutor de visitantes ilustres vila em que morava. A me era religiosa e dedicada ao lar. Considerava o filho como o nico Ser capaz de libert-la da roda das encarnaes, o que efetivamente aconteceu, pois Bhagavan empenhou-se ao mximo por ocasio da passagem de Allagamal, ocorrida em 1922, no ashrama, onde viveu seus ltimos anos, em dedicao total ao filho-Guru.

AOS PS DO GURU... JIAS DA NOVA DOUTRINA Inspirada por Ramana Maharshi

13

1.3. Para trilhar o Verdadeiro Caminho da Felicidade, preciso despojar-se de bens materiais, pois trazem aflio e ansiedade.
Neste mundo material, em que o homem construiu um sistema de vida baseado na artificialidade, no luxo, na lei do menor esforo fsico e na posse de bens de variadas espcies, a Plena e Verdadeira Felicidade impossvel, sem que haja um esforo consciente e constante de despojamento de todas essas coisas e das idias que lhes so inerentes. A Iluso de que a realidade a Matria, e de que o homem o corpo fsico, impede o trilhar do Caminho que conduz ao SER, fazendo com que as pessoas permaneam ansiosas e aflitas, pois sempre falta algo que lhes possa satisfazer o desejo de posse e o apego s coisas materiais.

2. O chamado da Montanha Sagrada


Considerada sagrada desde a antiguidade, a montanha Arunachala, em cuja regio foi construdo um grande templo, atraiu o jovem Venkataraman de modo inexplicvel. Ele no mediu esforos para l chegar. Desinteressando-se das coisas normais da existncia terrena, o rapaz Venkataraman vivia, contudo, no seio da famlia. Seu irmo chamou-lhe a ateno, observando que ele no podia continuar ali, sendo um sannyasa ou renunciante. Reconhecendo que seu irmo estava com a razo, o rapaz decidiu partir para um lugar que h algum tempo no saia de sua mente: ARUNACHALA, a sagrada montanha.

Este o Monte Arunachala, localizado em Tiruvannamalai, Sul da ndia. Consagrado ao Deus Shiva, serviu de inspirao a inmeros sbios. H, nas redondezas, um grande templo. Aqui Ramana Maharshi viveu de 1896 a 1950, cumprindo sua gloriosa misso.

Segundo relatos, o nome Arunachala j estava nas cogitaes de Venkataraman, quando seu tio, chegando de uma peregrinao, mencionou-o, de passagem. Imediatamente o rapaz fez a conexo, e decidiu-se: partiria para esse sagrado local, que o atraia irresistivelmente! A transformao ocorrida na personalidade de Venkataraman, aps o episdio de morte aparente foi realmente extraordinria. A vida mundana perdeu todo o sentido para ele. Passava o tempo em reflexo ou meditao, mergulhado em profundo samadhi. Ele agora conhecia a Realidade, vivia unido ao Ser, vale dizer, a todo o Universo Csmico! Era no apenas um renunciante e um iogue, mas um Ser Plenamente Realizado, um sbio da mais alta estatura!

AOS PS DO GURU...

15

Sri Bhagavan declarou que Arunachala o corao da Terra, o centro espiritual do mundo. Na verdade, este um dos mais sagrados sacrrios da ndia. Foi denominado como Monte Meru por Sri Shankara. Tudo isso sancionado pelo Skanda Purana, um dos livros sagrados da tradio, onde Arunachala considerado o secreto e sagrado Centro do Corao de Shiva. Dizem que muitos santos moraram l, juntando suas santidades com a do monte, habitando suas cavernas, seja em corpo fsico ou no. Alguns foram vistos como raios de luz, movendo-se, noite, em volta da montanha. Ramana confirmou tudo isso! Uma lenda, existente no Purana, relata a origem da montanha. Surgiu de uma disputa entre Vishnu e Brahma, sobre qual seria o maior. A luta trouxe o caos Terra, e os Devas pediram a Shiva que organizasse a disputa. Shiva manifestou-se como uma coluna de luz, da qual uma voz se manifestou declarando que aquele que achasse suas partes inferior ou superior seria o maior. Vishnu tomou a forma de um javali e fuou a Terra para achar a base, enquanto Brahma tomou a forma de um cisne e voou, procurando o cimo. Vishnu falhou em achar a base da coluna, mas, comeando a ver dentro de si mesmo a Suprema Luz, que mora nos coraes de todos, perdeu-se em meditao, ignorando o corpo fsico, e at a si mesmo, aquele que procura . Brahma viu uma flor de pinheiro caindo, e pretendendo ganhar vantagem, voltou com ela, e declarou que a havia apanhado no cimo da coluna. Vishnu admitiu sua falha e retornou ao Senhor orando: Vs sois Todo-Saber. Sois OM. Sois o princpio, o meio e o fim de tudo. Sois tudo e a tudo iluminais. Ele foi declarado grande, enquanto Brahma foi rebaixado e confessou sua falta. Nesta lenda, Vishnu representa o ego ou individualidade e Brahma a mente, enquanto Shiva Atma, o Esprito. A histria continuou, porque o lingam ou coluna de luz era demasiadamente brilhante para se manter. Por isso, Shiva manifestou-se como a montanha de Arunachala, declarando: Assim como a lua deriva sua luz do sol, outros locais sagrados derivaro sua santidade de Arunachala. Este o unico lugar em que assumi esta forma, para o benefcio daqueles que desejarem adorar-me e obter a Iluminao. Arunachala o prprio OM. Eu aparecerei no cimo desta montanha todo ano, em Kartikai, na forma de um fogo pacificador . Isto se refere no somente santidade de Arunachala, como tambm ao predomnio da doutrina Advaita e da senda da Auto-Investigao, das quais Arunachala o centro.

AOS PS DO GURU... JIAS DA NOVA DOUTRINA Inspirada por Ramana Maharshi

16

10.11. As foras energticas transmutadas sabiamente pelo Alto Iniciado, o levaro circunambulao do Monte Sagrado e, como Ser Puro, ultrapassar o cume, conseguindo assim que o Logos da Unidade se faa brilhar, transcendendo a Razo e alando vo acima das polaridades, alm do Nirvana a Unidade Csmica Universal.
Arunachala, o Monte Sagrado, um ponto focal da mais alta importncia para o Iniciado da Nova Doutrina. uma base necessria e suficiente para que seja alado o vo mais alto, rumo mais sublime consecuo espiritual: a realizao na Unidade Csmica Universal. Enquanto matria, a montanha representa todo o planeta e a fora da Me Terra, unida s energias provenientes do Cosmos. Enquanto espiritualidade, a montanha condensa as vidas, presenas, ensinamentos e Amor dos Santos Gurus, sempre e exclusivamente voltados para a elevao e aperfeioamento da Humanidade. Mas ela , sempre, matria e espiritualidade, na unidade transcendental do SER.

3.Atropelos da jornada
Com pouqussimo dinheiro, sem informaes precisas sobre o percurso, o jovem lanou-se aventura, buscando chegar a Arunachala. Passou por muitas dificuldades, mendigando comida e dormindo ao relento. Encontrou pessoas que ajudaram, todavia. Conheceu templos e devotos. Um fato ocorrido na escola foi a gota dgua para a sada definitiva de Venkataraman, da casa de seus pais. Tendo falhado em aprender uma lio, ele foi obrigado a copi-la por trs vezes. Trabalhando nesse dever, em sua casa, j estava no fim da segunda cpia, quando se

Sri Sundara Mandiram, Tiruchuzhi, onde Bhagavan nasceu em 1879.

deu conta da futilidade de tal ao. Ato contnuo, afastou os papis e, cruzando as pernas, entrou em meditao. Mas a sada de casa teria que ser planejada, pois no seria permitida, se conhecida. Ento ele disse que estava voltando escola para uma aula especial sobre eletricidade. Talvez movido por uma fora espiritual, que trabalhasse para ajudar, financiando a viagem, seu irmo lhe pediu que apanhasse, numa gaveta, cinco rpias, aproveitando a oportunidade para lhe pagar as taxas escolares. Sua tia lhe deu as cinco rpias e lhe serviu uma refeio. Ento ele consultou um velho mapa, desatualizado, que lhe deu indicao incompleta. Por conta disso, pegou menos dinheiro do que o suficiente. Ao sair, Venkataraman escreveu uma carta para seu irmo, dizendo: Sa em pesquisa de meu Pai, de acordo com suas ordens. uma empresa virtuosa, que este

AOS PS DO GURU...

18

empreende, e portanto que ningum se preocupe sobre este ato, nem gaste dinheiro em buscas. Suas taxas escolares no foram pagas. Duas rpias esto aqui anexadas. Discpulos estudiosos analisaram, muito mais tarde, o contedo desse bilhete de Ramana, concluindo que nele havia duas partes distintas: a inicial, na qual ele usa o pronome pessoal EU, fala de uma pesquisa espiritual e de uma ordem do PAI. Mostra que ainda estava ligado individualidade e dualidade entre ele e Deus (o Pai). J na segunda parte, refere-se no ao EU, mas usa o pronome ESTE, e, no final, no assina seu nome, o que nunca mais fez! A manh ia terminando, quando o rapaz saiu de casa. Ele teria que caminhar cerca de meia milha at estao ferroviria, e teria que ser rpido, pois o trem sairia ao meio dia. Chegou atrasado, mas o trem no havia chegado. Venkataraman olhou a tabela de preos, com os lugares por onde o trem passaria. Localizou a coluna da terceira classe e comprou um bilhete para Tindivanam, por duas rpias e treze annas, ficando com apenas trs annas. Todavia, se ele tivesse observado melhor, teria notado que, mais abaixo, estava assinalado que poderia comprar uma passagem direta para Tiruvannamalai, por exatamente trs rpias! Essa falha na compra de passagem fez com que Venkataraman vivesse episdios que podem ser considerados importantes em seu esforo pela Iniciao... Vrias estaes haviam passado, e o jovem Bramane permanecia absorto em sua meditao, quando um passageiro de longas barbas brancas, um Mauvi que vinha ensinando sobre vidas de santos, perguntou-lhe: E para onde est indo, Swami? O Mauvi ia para Tirukoilut, uma estao aps Tiruvannamalai, e informou ao rapaz que o trem iria para l, no havendo necessidade de ir to longe, podendo ambos saltarem em Villupuram Junction, fazendo, ento, baldeao para Tiruvannamalai e Tirukoilut. Quando o trem chegou a Tiruchirapalli (ex Trichinopoly), o Swami sentiu fome, e comprou, por meio anna, duas peras do campo, uma variedade grande cultivada nas colinas do Sul da ndia. Para sua surpresa, seu apetite estava saciado logo na primeira dentada! Ele continuou ento, em seu estado de beatitude desperta, at que o trem chegou a Villupuram, s trs horas da madrugada. Venkataraman ficou na estao at o nascer do dia, quando ento embrenhou-se pela cidade, procurando a estrada que o conduziria a Tiruvannamalai, caminho que decidiu fazer a p! Procurou em vo o nome de seu destino, nos postes, mas, no encontrando qualquer indicao, e sendo avesso a pedir informaes, andou muito e sentiu fome. Entrando num hotel, pediu comida. Sendo-lhe dito que a comida s estaria disponvel tarde, sentou-se para esperar e imediatamente entrou em meditao. Vindo a refeio, ele ia pagar dois annas, mas o hoteleiro, observando aquele jovem bramane, com longos cabelos e brincos de ouro, perguntou-lhe quanto tinha

AOS PS DO GURU...

19

de dinheiro, e, ao ouvir a resposta, recusou-se a receber pagamento. Explicou que Mambalapattu, nome que o rapaz havia visto num poste, era caminho para Tiruvannamalai. Assim, Venkatamaran voltou estao e comprou uma passagem para Mambalapattu, numa distncia que podia ser coberta pelo que lhe restava de dinheiro. Chegando a Mambalapattu, tarde, Venkataraman ps-se a caminhar e, noite, aps andar dez milhas, deteve-se diante do Templo de Arayaninallur, construdo numa enorme rocha. Cansado, ele sentou-se perto do Templo. No tardou que algum viesse abrir o templo para o sacerdote e outros que viriam fazer puja. O rapaz entrou e sentou-e numa parte cheia de pilares, nica parte no obscurecida. Logo brilhou uma intensa luz, inundando todo o templo. Ele pensou tratar-se de luminosidade proveniente da imagem do Deus, do santurio interno, e aproximou-se para verificar, mas no era! Tambm no era uma luz fsica, e logo desapareceu, quando ele sentouse e entrou em meditao. Soou o chamado anunciando que era tempo de fechar o templo pois a puja havia terminado. Venkataraman perguntou se havia comida para ele e tambm se poderia ficar ali at o dia seguinte, recebendo duas respostas negativas. Mas ele poderia acompanh-los at Kilur, a trs quartos de milha, onde tambm fariam puja, ao final do que haveria possibilidade de obter comida. Assim que chegaram ao templo, o jovem bramane entrou em samadhi. s nove horas a puja terminou e todos se sentaram para a refeio. Parecia que nada seria dado a ele, mas um oficial do templo, impressionado por sua aparncia e maneiras devotas, deu-lhe a sua parte. Para obter gua, o rapaz teve que se dirigir casa de um pandit, nas vizinhanas. Estava ele diante da casa quando se atrapalhou com o terreno e desmaiou ou dormiu. Despertando minutos depois, viu que uma pequena multido o observava, curiosa! Ele bebeu a gua, comeu o resto do arroz, deitou-se no cho e dormiu... O dia seguinte, 31 de agosto de 1896, era Gokulashtami, dia do aniversrio de Sri Krishna, um dos mais auspiciosos do calendrio Hindu. Faltavam ainda vinte milhas para se chegar a Tiruvannamalai, e o rapaz reiniciou a procura da estrada que conduzisse ao seu destino final. Para adquirir passagem de trem, resolveu vender uns brincos que na qualidade de bramane, e de acordo com antigo costume, usava. Eram de ouro com incrustaes de rubis. Mas ele queria apenas quatro rpias por eles! O problema era, onde vender, e a quem. Andando pela cidade, parou diante de uma casa que por acaso pertencia a um certo Muthukrishna Bhagavatar. A dona da casa, alm de lhe servir uma lauta refeio, f-lo comer tudo, no deixando que, semelhana do acontecido no dia anterior, parasse logo no incio!... Agiu com aquele belo e educado brmane, de olhos brilhantes, como se fosse sua me, impressionada por sua presena justo no dia do aniversrio de Sri Krishna...

AOS PS DO GURU...

20

Faltava vender os brincos, e Venkataraman ento ofereceu-os, justificando com uma histria de perda de bagagem durante a peregrinao. Examinando-os, Muthukrishna Bhagavatar achou-os legtimos, e props emprestar as pedidas quatro rpias, trocando endereos com o visitante, de modo que ele poderia recuperar a jia quando o quisesse. Mas o rapaz, assim que saiu, rasgou o papel do endereo, visto que no pretendia, nunca mais, reaver as jias. Ele permaneceu na casa do bom casal at a tarde, quando lhe deram um lanche e um pacote de doces, que tinham sido preparados para puja em honra a Sri Krishna, mas no oferecidos. O trem partiria somente na manh seguinte, e assim, Venkatamaran teve que dormir na estao. Fazia trs dias que ele havia partido de sua casa quando finalmente, em 1o de setembro de 1896, chegou estao de Tiruvannamalai! Com o corao disparado, o jovem apressou-se em direo ao grande Templo, cujos portes e portas, inclusive do sacrrio interno, estavam completamente abertas, como que lhe dando as boas vindas! Ningum estava no interior do Templo, e ele pode penetrar no sacrrio interno, sozinho e l ficar perante seu Pai Arunachaleswar. E assim, na felicidade da Unio, a graa foi alcanada, e a jornada terminou.

AOS PS DO GURU... JIAS DA NOVA DOUTRINA Inspirada por Ramana Maharshi

21

1.7. Ao Discpulo que inicia o Caminho da Nova Doutrina, deve-se mostrar que os ensinamentos que lhe sero passados, precisam ser compreendidos na sua essncia, para que ele, tendo comeado a trilhar esse Caminho, no se detenha quando se deparar com o primeiro obstculo, pois isso faz parte de sua caminhada. Se falhar ou cair, no deve desanimar, e, ao ver uma pequena Luz mostrando-lhe o verdadeiro Caminho, levantar-se e prosseguir em sua direo.
Quando o Discpulo consegue penetrar a essncia dos ensinamentos da Nova Doutrina, ele passa a viver uma fase diferente, na qual a confiana na veracidade do que lhe passado pelo Guru, assegura-lhe a continuidade nos esforos de autosuperao. Mesmo quando um grande obstculo o fizer parar ou mesmo cair, ele se levantar e retomar o Caminho do ponto em que interrompeu o seu trilhar reafirmando a sua Vontade Soberana de chegar meta colimada, que a imerso no SER!

4.Salvo por inesperados devotos


Instalando-se precariamente, em vrios locais, o jovem Venkataraman permanecia em samadhi por muito tempo, deixando de cuidar de seu corpo fsico, inclusive no se alimentando. No fossem alguns devotos, que o localizaram e providenciaram um mnimo para sua sobrevivncia, ele teria desencarnado. Saindo do templo, Venkataraman perambulava pela cidade, quando se ofereceram para lhe cortar o cabelo, de modo que seria um sinal de renncia vida mundana. Consentindo, levaram-no para o Ayyankulam Tank, onde vrios barbeiros trabalhavam. Sua cabea foi completamente raspada. A seguir, desfez-se do restante de dinheiro que possuia, cerca de trs rpias. Jogou fora o pacote de doces que havia ganho e ainda mantinha guardado. Desfez-se tambm do colar que designava casta, pois quem renuncia ao mundo, o faz no somente ao lar e propriedade, mas tambm casta e a todo sinal de status. Desfez-se tambm de parte de seu vesturio, passando a usar um mnimo de roupa. Tendo completado os atos de renncia, ele voltou ao templo. Aproximando-se, lembrouse de que as Escrituras recomendam tomar um banho aps ter o cabelo cortado, mas ele pensou: Por que dar a este monte de carne o luxo de um banho? Tomou, ento, uma ligeira chuveirada, antes de entrar no templo. Ao invs de voltar para o interior do templo, Venkataraman acomodou-se numa plataforma de pedra, sustentada por muitos pilares, com abertura para todos os lados. Sentou-se, imergindo na Felicidade do Ser. A permaneceu, dia e noite, imvel e silencioso. Completamente desinteressado do mundo, ele ficou ali por vrias semanas, sendo o incio da segunda fase de sua vida, aps a Realizao. Na primeira, ele aceitou as condies impostas pelo meio social, obedecendo aos pais, professores e mais velhos. Nesta segunda, ele passou a ignorar completamente o mundo exterior, concentrandose em seu interior. Culminou com a terceira fase, que durou meio sculo e na qual o excelso Guru brilhou como um radiante sol para todos que dele se aproximaram. De acordo com estudiosos da sua vida, essas fases podem ser notadas apenas no que se refere manifestao externa, visto que, segundo o prprio Ramana, no

AOS PS DO GURU...

23

houve, absolutamente mudana ou desenvolvimento em seu estado de conscincia ou experincia espiritual. Venkataraman, que j era chamado de Brahmana Swami, localizou-se em diferentes stios, sempre mantendo a postura impecvel de um Ser Realizado. Ainda na plataforma dos pilares, o rapaz foi molestado por um grupo de meninos, que lhe atiraram pedras. Incomodavam-se com a viso daquele jovem mais ou menos da mesma idade que eles, permanecendo imvel como uma esttua! Um sadhu, chamado Seshadri Swami, que j residia em Tiruvannamalai h alguns anos, decidiu tomar conta dele. Tudo fazia para afastar os garotos agressivos, mas em vo.. Parecia que os meninos ficavam mais enfurecidos! O jovem Swami deslocou-se, ento, para outro local, mais protegido, o Patala Lingam, um vo subterrneo, prximo, muito escuro, pois os raios solares nele nunca penetravam. Era rara a entrada de um ser humano naquele local. S havia ali formigas, vermes e mosquitos, que subiam pelas pernas do Swami, que acabaram cheias de marcas de feridas com pus! Essas marcas ficaram para o resto de sua vida! Embora essa permanncia de algumas semanas naquele lugar terrvel tenha sido o equivalente a uma descida ao inferno, o Swami no se perturbou, pois que permaneceu imerso na beatitude do Ser!... Alguns fatos importantes ocorreram quando ele ainda se achava nesse lugar. Recebeu cuidados de uma piedosa senhora, que inclusive tentou lev-lo para sua casa, sem sucesso. Uma tarde, apareceu por l, Venkatachala Mudali, que se escandalizou com a situao do jovem Swami, vivendo ali em condies inumanas. Relatou para um sadhu que trabalhava, com alguns discpulos, em uma plantao de flores, prxima. Eles pegaram o jovem, levando-o para diante do templo de Lord Subramania. Venkataraman permaneceu imvel todo o tempo! Ele ficou por cerca de dois meses nesse local. Permanecia em samadhi, sendolhe, frequentemente, dado alimento na boca, e colocada coberta sobre seu corpo. Inicialmente, era-lhe dada uma mistura similar usada para lavar o sacrrio da Deusa Uma, composta de leite, gua, acar, banana e outros ingredientes, que o Swami engolia sem reparar no gosto. Sabendo disso, o sacerdote ordenou que ao invs, fosse dado ao rapaz, todo dia, uma boa poro de puro leite. No tardou que o Brahmane Swami mudasse para o jardim do templo, um aprazvel local, com rvores de vrios tipos e dimenses. Aqui tambm ele permanecia imerso na felicidade do samadhi. Caminhava em transe, sem conscincia de como tinha ido parar nesse ou naquele lugar. Foi durante o festival que anualmente se realiza em Tiruvannamalai, ocasio em que uma luz acessa no alto do Arunachala, em honra a Lord Shiva, que o j ento

AOS PS DO GURU...

24

conhecido Brahmane Swami recebeu seu primeiro devoto regular, de nome Uddandi Nayinar, que tinha se dedicado a estudos espirituais mas no havia encontrado a paz. Ao ver o jovem Swami imerso em perptuo samadhi, ele sentiu que ali estava a Realizao que tanto almejava. Dedicou-se ao servio ao Guru, na esperana de receber de Ramana a upadesa ou instruo espiritual. Mas ele jamais tentou quebrar o silncio do Guru, que permaneceu em silencio... Um dia, um certo Annamalai Tambiran passou pela rvore sob a qual se achava o Swami, e ficou impressionado com sua serena beleza e quietude, passando a visit-lo diariamente. Era um religioso que costumava andar pela cidade com alguns companheiros, cantando cantigas devocionais. Com o produto de seu trabalho, alimentava os pobres e fazia oferendas a um antigo Guru. Ocorreu-lhe, certa feita, que o jovem Swami ficaria melhor protegido em Gurumurtam, inclusive pela proximidade da estao fria. Sugeriu primeiro a outros amigos do jovem, que acharam boa a idia, e s ento colocou para o Swami, que consentiu. Assim, em fevereiro de 1897, menos que meio ano aps sua chegada a Tiruvannamalai, ele foi levado para Gurumurtam. Quase nada mudou em seu modo de vida. O cho estava infestado de formigas, mas o Swami no se importava com suas investidas e mordidas. Colocaram um prancho para ele sentar-se, seus ps imersos em gua, de modo que as formigas no podiam chegar. Mas o Swami recostava-se na parede, fazendo, assim, uma ponte por onde os insetos subiam!... Essa postura acabou fazendo uma permanente impresso na parede. Foram muitos os visitantes que se deslocaram para Gurumurtam, para se prostrarem diante do Guru. A multido cresceu tanto, que foi preciso construir uma paliada de bambu em volta do assento, para pelo menos evitar que o tocassem. No princpio, Tambiran e Nayinar supriam o Swami com alimento, mas, em diferentes momentos, ambos foram embora, de sorte que ele ficou sem atendimento. A maior dificuldade no era supri-lo com alimento, que para isso havia um bom nmero de devotos, mas manter os curiosos distncia. No tardou a aparecer um novo servidor. Um sadhu chamado Palaniswami, que devotara sua vida adorao do Deus Vinayaka, vivia uma vida muito austera, alimentando-se apenas uma vez por dia e sem usar condimentos. Algum que tinha sabido de Ramana, sugeriu ao sadhu que, ao invs de continuar adorando uma esttua, poderia faz-lo a um Guru em carne e osso, vivo. Palaniswami ficou impressionado ao conhecer o jovem Swami. Sentindo que ali estava aquele que o ajudaria a obter a Realizao, passou a servi-lo, embora mantendo a adorao e o servio que anteriormente prestara. Com o tempo, contudo, dedicou-se inteiramente a Ramana, obedecendo aos ditames de seu corao, permanecendo com ele por vinte e um anos.

AOS PS DO GURU... JIAS DA NOVA DOUTRINA Inspirada por Ramana Maharshi

25

2.4. O Discpulo que quer seguir a Doutrina deve ter como meta principal a Vida Pura, sem cobia, sem vaidade, porque ao faz-lo, ele destri a Iluso. Ele pode viver no mundo sem, no entanto, se deixar levar nesse torvelinho. Viver acima dele, sem apego, com humildade e sabedoria.
Estamos realmente onde fixamos nossa ateno. Se a fixarmos na matria, os sentidos nos informaro, de acordo com a capacidade fsica de cada um, sobre as caractersticas do mundo fenomenal em que nos achamos encarnados. Mas se nos fixarmos atentamente, atravs da meditao, em nosso Interior, em tudo que transcende ou pode levar transcendncia da vida mundana, conheceremos uma outra Realidade, compreendendo que este mundo da matria no passa de uma grande Iluso, diante da grandeza do Universo Csmico. Sim, este mundo uma grande Iluso, mas existe em seu plano e tem uma finalidade: ser o palco onde se desenrola o grande drama da evoluo humana. Nele o peregrino vive e atua, mas sem apego, sem se deixar levar pelas tentaes e desvios de Mara e das Iluses de Maya.

5.Simplicidade e devoo
Finalmente, instalado em terreno mais favorvel, o jovem santo, embora mantendo a austeridade habitual, passou a receber visitas de pessoas interessadas na espiritualidade. O Swami acumula conhecimentos estudando em livros trazidos por discpulos.Sua famlia tenta, em vo, dissuadi-lo a voltar para perto dela. O Swami negligenciou seu corpo fsico ao extremo. A falta de banho dava-lhe um aspecto ruim. A pele assumiu uma colorao escura, e as unhas crescerem demais e recurvaram. Na verdade, ele estava no limite da resistncia, precisando do auxlio das pessoas para se levantar e tentar caminhar. Manter-se de p era uma grande dificuldade!

Antiga vista do Sacrrio da Me. Sri Bhagavan de p, direita

Por haver atingido a Unio com o Supremo, o Swami era tratado como um Deus, utilizando-se de cnfora, sndalo, flores, libaes e cnticos. Mas quando ele viu que Tambiran o estava tratando assim, deixou um recado, escrito a carvo na parede, perto da poro diria de alimento, dizendo: Isto servio bastante para este, significando que apenas comida deveria ser dada ao seu corpo. Quando descobriram que o Swami sabia ler e escrever, comearam a tentar arrancar dele informao sobre suas origens. Um certo Venkatarama Iyer, contador do escritrio

AOS PS DO GURU...

27

Taluq, na cidade, e que o visitava diariamente, passou a insistir em que o Swami escrevesse informando seu nome e local de origem. Para tanto, colocou diante dele, lpis e papel. Como no fosse atendido, aps muito insistir, durante vrios dias, disse, com firmeza que no comeria nem iria para o trabalho enquanto no fosse atendida sua pretenso. S assim ele conseguiu! O Swami escreveu em Ingls: Venkataraman, Tiruchuzhi. Seguiu-se um certo dilogo sobre a transliterao em Ingls, do nome Tiruchuzhi, do Tamil, e o Swami, vendo que ao escrever na folha de papel, fizera-o sobre um livro, o Periapuranam, dele conhecido e apreciado antes de seu despertar espiritual, folheou-o, buscando e mostrando a Venkatarama Iyer, uma passagem na qual Tiruchuzhi mencionada como uma cidade cantada e honrada por Sundaramurti Swami. Aps pouco mais de um ano em Gurumurtam, em maio de 1898, o Swami mudouse, com Palaniswami, para um pomar de manga, atendendo a proposta feita por seu proprietrio, Venkatarama Naicker, visto que, podendo ser fechado, oferecia maior privacidade. O proprietrio ordenou ao zelador que deveria impedir que algum entrasse nas torres de vigia, por eles ento ocupadas, sem expressa autorizao de Palaniswami. Foi nesse pomar que o Swami comeou a acumular conhecimentos, tornando-se erudito, o que veio a ser de grande utilidade em seu posterior magistrio. Tudo comeou quando Palaniswami entrou a trazer livros de filosofia espiritual para estudar. Esses livros estavam escritos em Tamil, idioma que ele pouco conhecia. O Swami, vendo sua dificuldade, resolveu ler os livros e deles fazer resumos. Sua experincia espiritual capacitava-o ao entendimento instantneo do que era exposto, e sua extraordinria memria tudo retinha. No decorrer desses trabalhos, acabou por aprender Snscrito, Telegu e Malio, lendo livros que lhe traziam, e respondendo a questes neles contidas. A famlia de Venkataraman especialmente sua me, Alagammal, fez de tudo para localizar o ente querido, e finalmente conseguiu, graas aos esforos de seus cunhados, Subbier e Nelliappier. Afastada a hiptese de que o jovem teria se ligado a uma companhia teatral, que apresentava dramas religiosos tradicionais, a pesquisa estava paralisada, desde quando a me, tendo avistado um rapaz parecido com o filho, tinha sido completamente ignorada pelo rapaz. Decepcionada, com o que seria uma completa rejeio, voltou para casa, imersa em tristeza. A esperana retornou em agosto de 1898, quando, nos funerais de Subbier, o tio na casa do qual, em Madura, Venkataraman havia morado, Nelliappier ouviu de um jovem que durante recente visita a um templo particular, em Madura, tinha ouvido um certo Annamalai Tambiran falar com grande reverncia, de um jovem Swami em Tiruvannamalai. Inquirindo o jovem, soube que o tal Swami tinha vindo de Tiruchuzhi e que seu nome era Venkataraman. Imediatamente, Nelliappier partiu para o local, e

AOS PS DO GURU...

28

localizou, no pomar de mangas, seu to procurado parente. Contudo, no lhe foi permitida a entrada no recinto, pois a ordem era no perturbar o Swami, que estaria praticando o silencio (mouna). A soluo foi pedir que fizessem chegar a ele um bilhete, no qual diziam que eram seus parentes, desejosos de com ele se comunicar. O Swami permitiu a entrada dos visitantes, mas permaneceu indiferente, como de hbito. Sabia que um simples sinal de interesse os animaria a insistir em sua volta para casa! Julgando que o Swami estava preso a um juramento de silncio, Nelliappier dirigiuse a Palaniaswami e Naicket, dizendo-se contente vendo seu sobrinho em to elevado estado espiritual, mas que necessitava de cuidados higinicos fundamentais, que no deveriam ser ignorados. Com toda sua eloquncia de pregador, Nelliappier argumentou que o Swami poderia mudar-se para Manamadura, perto de sua residncia, onde continuaria com os votos de silencio e austeridades, sem ser incomodado, mas tendo suas necessidades atendidas. Mesmo diante das splicas, o Swami permaneceu imvel e em silencio, como se nada houvesse ouvido. Assim, Nelliappier teve que reconhecer que falhou em seu intento de levar Venkataraman para perto da famlia. Escreveu, ento, para Alagammal, contando a boa nova de ter achado seu filho, mas dando conta de seu completo desinteresse em voltar para o convvio dos familiares. Sabedora da recusa do filho, sua me no se conformou e, por ocasio do Natal, quando poderia contar com a companhia de seu filho mais velho, Nagaswami, partiu para Tiruvannamalai. L chegando, implorou ao Swami que voltasse para casa, mas tudo em vo... O fato de o Swami no ter atendido s splicas de sua me, que chegou a chorar copiosamente, tendo at recebido a solidariedade de alguns discpulos, pode ser relacionado, em termos espirituais e filosficos, com a postura de Jesus, que ao ser procurado por sua me, respondeu: Mulher, que tenho eu a ver com voc? No sabe que tenho de atender aos assuntos de meu Pai?.Esta tentativa da me aconteceu quando ele j se achava instalado num pequeno templo de Pavalakunru, para onde foi quando saiu de Arunagirinathar, a oeste do tanque de Ayyankulam, como veremos adiante. No querendo continuar dependendo de outros, ele decidiu que passaria a mendigar seu alimento. Propos a Paniswami que cada um deles iria para direes opostas, atrs de comida. A partir de ento, o Swami ia para diante das casas, batia palmas e permanecia em silencio. Se lhe fosse dado algo de comer, ele recebia nas mos em concha e comia ali mesmo. Passado um ms, o Swami mudou-se para uma das torres do grande templo e seu alari garden. A esta altura, j era seguido por devotos. Mas ele ficou apenas uma semana nesse local, deslocando-se para Pavalakunru, um dos cantos orientais do Arunachala, permanecendo no templo l existente.

AOS PS DO GURU... JIAS DA NOVA DOUTRINA Inspirada por Ramana Maharshi

29

2.11. O Sofrimento decorrente da Iluso, e nada mais que o fruto do Apego. Conseguindo vencer essa barreira da Iluso, o Discpulo passar ao Desapego, podendo viver segundo a Doutrina, neste mundo.
No a matria a realidade nica; no o corpo fsico que define o homem real; no a mente nem o ego que comportam a alma. Nada disso merece a nossa melhor ateno, pois so apenas iluses que embotam o nosso sentido espiritual. A Realidade escapa aos sentidos, embora os penetre; a Realidade est em toda parte, oniabarcante, totalizante... Para apreend-la, temos que nos libertar da matria, do corpo fsico e at dos demais corpos sutis. No momento em que o peregrino se conscientizar da veracidade destas afirmaes, passar a Meditar e, atravs deste processo, chegar compreenso do que seja a Realidade.

6.Cuidar do mundo para ajudar ao prximo


Com o passar do tempo, a fama do jovem Swami ultrapassou os limites da regio, atraindo muitos devotos. Iniciou uma nova fase em seu magistrio superior, expondo a essncia dos ensinamentos tradicionais aos discpulos e visitantes, j ento conhecido como Bhagavan Sri Ramana Maharshi. A vida do Swami entrou a sofrer alteraes, aps a partida de sua me. Durante pouco mais de dois anos e meio passados em templos e sacrrios, em Tiruvannamalai, os primeiros sinais de volta a atividades externas estavam aparecendo... Comeou a alimentar-se diariamente em horas certas, deixando tambm de depender de outras pessoas para sair em busca de alimento. Comeou a responder s perguntas dos devotos, a ler livros e a expor a essncia de seus ensinamentos. Era uma grande mudana se lembrarmos que o Swami, quando chegou a Ti r u v a n n a m a l a i , estava e permaneceu ignorando o mundo e o corpo. S comia quando lhe davam alimento nas mos ou na boca, e geralmente o estritamente necessrio para sustentar o corpo. Isto foi considerado como tapas, ou penitncia. Mas no seria o caso de Venkatamaran, pois, sendo tapas algo necessrio quando ainda existe possibilidade de o indivduo cair em indulgncia ou apego ao corpo ou coisas da matria, a ele no se aplicaria, estando liberto dessa condio. Ele costumava observar que Eu no comia, ento diziam que eu jejuava; Eu no falava, ento diziam que eu era um mouni . Na verdade, o que ele fazia no era para alcanar a Realizao, mas resultante de sua Realizao. Ele tambm no era um mouni, no sentido explcito de um voto de silencio para evitar contatos com os outros. O fato era que, no tendo mais necessidades mundanas, ele simplesmente no precisava falar... Ressaltando-se que, mantendo silencio, evitava a perturbao de curiosos... A imerso em samadhi muitas vezes fez com que o Swami perdesse, em alguns momentos, a conscincia do mundo exterior. Numa reunio, ouvia o incio de um cntico, mas somente voltava a ouvi-lo em seu final... s vezes, abria os olhos e era

AOS PS DO GURU...

31

manh; outras vezes era tarde e no sabia quando o sol tinha surgido ou chegado ao poente... Mas at nos primeiros meses em Tiruvannamalai, ele tinha plena observncia dos eventos, que anos depois chegou a relatar com clareza. Para os discpulos ele explicou os dois tipos de samadhi que podem ocorrer com o yogui. Nirvikalpa samadhi, que completa absoro no Ser, causando distanciamento do mundo da manifestao. um transe no permanente de felicidade. Pode ser comparado, ilustrativamente, a um balde dgua que baixado num poo. No balde h gua (a mente), que, com o balde, imerge no poo (o Ser), mas a corda e o balde (o ego) ainda existem para traz-la de volta. Sahaja samadhi o estado mais alto, completo e final. pura e ininterrupta conscincia, transcendendo os planos mental e fsico, mantendo, contudo, plena conscincia do mundo manifestado, e pleno uso das faculdades fsicas e mentais. Um estado de perfeito equilbrio, perfeita harmonia, alm at da felicidade. Pode ser comparado com as guas de um rio, mergulhadas nas do oceano. Neste estado, o ego, com todas suas limitaes, dissolvido para sempre... absoluta liberdade, pura conscincia, sem as limitaes do corpo ou da individualidade. Como vimos, transcorreram mais de dois anos de sua chegada a Tiruvannamalai para que o Swami passasse a viver na montanha. At ento ele tinha morado em sacrrios e templos. Somente no final do ano de 1898 ocupou ele o pequeno templo em Pavalakunru, onde passou, sculos atrs, o Santo Rishi Gautama, o Buda, e onde sua me o encontrou. Ele nunca mais deixou o Arunachala. Mudou-se para uma caverna na montanha e, a partir da, permaneceu numa ou em outra at o ano de 1922, quando se transferiu para o sop da montanha. Nesse local cresceu o Ashrama, no qual ele viveu o resto de sua vida. Na montanha, ele passou a maior parte do tempo na parte oriental, enquanto o Ashrama fica ao sul, justo ao lado de Dakshinamurti mantapam (entrada de pedra). Virupaksha era o nome da caverna. Este nome foi dado em honra a um Santo que morou e foi enterrado l, provavelmente no sculo dezesseis. Ela tem, curiosamente, a forma de um OM. Diz-se que, no recesso da caverna, onde est o tmulo, pode-se ouvir o som do monosslado sagrado. Porque essa caverna fica opressivamente quente no vero, o Swami mudou-se provisoriamente para outra, prxima, perto do tanque Mulaipal Tirtha. Mais fresca e com uma fonte de gua prpria para beber, essa caverna, encimada por uma mangueira que lhe d sombra, chamada de Caverna da Mangueira. Dois irmos, devotos, cuidaram de ajeitar as pedras e construram uma parede frontal, com porta, de modo que o Swami pode ocupar o local durante os meses de calor. A vida do Swami, se comparada com o incio de sua localizao em Tiruvannamalai, sofreu sensvel alterao.

AOS PS DO GURU...

32

Se no incio ele ficava imvel e indiferente, passou a mostrar-se como se fosse uma outra pessoa, normal e humana. Agia de modo natural, livre de constrangimentos, de modo que o visitante logo se sentia vontade com ele. Conversava com humor, e ria descontraidamente, como uma criana, de modo que mesmo os que no entendiam a lingua usada, ligavam-se a ele. Quando se estabeleceu um ashrama regular, ele passou a providenciar para que tudo fosse limpo e bem cuidado. A rotina transcorria to exatamente como a de um moderno escritrio. Evitava-se o desperdcio de comida e de material. E simplicidade era a tnica do Guru. Nos primeiros anos na montanha, Sri Bhagavan mantinha silencio. Sua potente radiao j havia atrado um grupo de devotos, estabelecendo-se o Ashrama. No apenas buscadores da verdade, pesquisadores, mas pessoas simples, crianas, e at animais, vinham ao seu encontro, subindo at Caverna Virupaksha. Sentavam-se perto dele, brincavam e partiam, sentindo-se felizes. Esquilos e macacos vinham comer de suas mos. O ensino silencioso era uma influncia espiritual direta, que a mente absorvia e mais tarde interpretava de acordo com sua habilidade. Um visitante europeu, um dia descreveu-a assim: Chegando caverna, sentamo-nos diante dele, a seus ps, e nada dissemos. Sentamo-nos l por muito tempo, e eu me senti fora de mim. Por meia hora, olhei dentro dos olhos do Maharshi, que nunca perderam sua expresso de profunda contemplao. Comecei ento a captar algo como ser o corpo Templo do Esprito Santo; senti que seu corpo no era o homem mas um instrumento de Deus.

AOS PS DO GURU... JIAS DA NOVA DOUTRINA Inspirada por Ramana Maharshi

33

4.11. No Caminho do Conhecimento -- Sabedoria -- o Discpulo medita, conhece o seu Ser, e vislumbra duas vertentes. Na vertente do Agir, a liberdade de ao leva-o a entender que o Conhecimento Espiritual no o torna incapaz de viver no mundo material, mas sim de situar-se acima dele, praticando a maneira correta de agir. Na vertente da Sabedoria meditao ele adquire Conhecimentos Superiores que o tornaro capaz de evoluir a ponto de obter o Nirvana podendo ainda, se o quiser, regressar ao mundo para ajudar outros a tambm alcanarem essa Beatitude. Diferentemente dos que postulam uma vida asctica, apartada do mundo material, ns entendemos que uma atuao consciente e desvinculada pode ser a desenvolvida, com reais benefcios para todos. Apenas preciso que o Discpulo utilize a capacidade de viver simultaneamente nos dois mundos, dando primazia ao espiritual. Assim, no interrompe sua trajetria rumo total Realizao, e ainda ajuda outros a ingressarem e evoluirem na Senda.

7.Um ashrama mais acolhedor


Com o crescente interesse de pessoas do exterior, que queriam conhecer o Guru, surgiu a necessidade de se providenciar condies favorveis recepo dessas pessoas, alojando-as com o conforto a que estavam habituadas. O Ramanasramam foi sendo, ento, adaptado a essa nova condio, sendo hoje um local completo e confortvel para receber visitas de todo o mundo, e equipado para a divulgao dos ensinamentos, usando modernos meios de comunicao. Quando Bhagavan exalou o ltimo suspiro, na noite de 14 de abril de 1950, um jornalista estrangeiro observou que um brilhantssimo cometa riscou os cus... Todos acharam que era o Grande Ser deixando uma derradeira mensagem, na caminhada transcendental!... Todavia Ramana Maharshi no saiu de Arunachala, pois, segundo disse, uma vez: Para onde iria Eu? Sendo um Ser Planetrio, Bhagavan Sri Ramana Maharshi est em toda parte, especialmente nos coraes de seus devotos. O progresso do Ramanasramam, desde 1922, quando devotos seguiram o Guru para o sop da montanha de Arunachala, foi notvel, graas s contribuies regulares de um nmero cada vez maior de visitantes e novos devotos. As dependncias foram aprimoradas, assim como criadas condies cada vez mais modernas e eficientes de comunicao.

O Sacrrio Samadhi de Sri Bhagavan, hoje

Hoje, o Ramanasramam cumpre maravilhosamente suas finalidades. Alm de receber visitantes de todas as partes do mundo, suas publicaes e seu site na Internet contribuem para difundir os ensinamentos do excelso Guru.

AOS PS DO GURU...

35

A crescente complexidade da sede, em termos de planejamento e gerenciamento exigia uma competente direo, o que foi providenciado. Do site oficial do Ramanasramam, na ndia, colhemos informaes com o objetivo de dar uma idia da evoluo material da Instituio, visando a oferecer facilidades aos visitantes e aprimorar a comunicao com o mundo. Embora a presena fsica de Sri Maharshi no mais esteja enchendo de graa o Ashrama, sua presena espiritual est viva como sempre, de modo que devotos e aspirantes que sintonizam com o ensino silencioso, podem obter considervel benefcio de uma visita ao Ashrama.

UMA VISITA AO SRI RAMANASRAMAM


(traduzido e adaptado do website do Ramanasramam)

TIRUVANNAMALAI - A cidade de Tiruvannamalai, a 120 milhas a sudoete de Chennai, situa-se no ramal de


Villupuram-Katpadi da Southern Railway. nibus a conectam aos mais importantes lugares num raio de cerca de 130 milhas. Taxis tambm esto disponveis para visitantes, dirigindo-se ao Ashram de diferentes pontos no Sul da ndia. Sri Ramanasramam est situado a uma distncia de duas milhas da estao ferroviria, e do principal terminal rodovirio que conhecido como Chengam Road.

ENTRANDO NO ASHRAMA - Depois de passar O NOVO SALO - O que aqui logo atrai a ateno so
sob o arco que anuncia o nome do Ashram, o visitante cruza a extensa rea aberta flanqueada por rvores frondosas, uma das quais bem grande, com 400 anos de idade. uma esttua no tamanho natural, de Sri Maharshi e um grande assento, belamente esculpido numa rocha e polido, para assemelhar-se a mrmore negro. O salo destinou-se a acomodar um cada vez maior nmero de devotos.

AOS PS DO GURU...

36

TEMPLO MATRUBHUTESWARA - A porta na parede ocidental do Novo Salo conduz ao Matrubhuteswara


Shrine. Este sacrrio foi construdo sob a superviso pessoal de Vaidyanatha Stapati, um famoso escultor e arquiteto de templos. O Garbha Griha (sanctum sanctorum) contm um sagrado Siva Linga e um Sri Chakra Meru santificados pessoalmente por Sri Maharshi. Uma adorao especial conhecida como Sri Chakra Puja realiza-se aqui toda sextafeira, dias de lua cheia e todos os primeiros dias dos doze meses solares. Nas paredes externas esto imagens esculpidas de Dakshinamurti, Lingodbhava Murti, Vishnu e Lakshmi. nos cantos do sudoeste e do noroeste encontramse dois pequenos sacrrios dedicados aos deuses Ganesha e Subrahmanya, respectivamente. H um sacrrio similar dedicado a Chandikeswara no lado norte. Os Nava Grahas localizam-se a nordeste. Os pilares que suportam o teto contm imagens de deuses e deusas.

SRI MAHARSHI SAMADHI - Saindo do sacrrio O ANTIGO SALO - Passando pela porta do
da Me, ao norte, chega-se ao sacrrio construdo sobre o tmulo de Sri Maharshi. Consiste de uma larga plataforma com uma torre, que a encima. Quatro grandes pilastras esculpidas em granito, semelhando mrmore negra, suportam esta torre. As esquadrias so igualmente escavadas e polidas. Um loto de mrmore branca adorna o seu centro, e acima dela est instalado um Siva Linga. Um espaoso salo para meditao envolve este sacrrio. Samadhi Hall no lado norte, chega-se ao Antigo Salo. Este, que, com o Nirvana Room, visto como ponto santificados pela presena do Maharshi. Aqui, milhares de devotos tiveram seu darshan. Foi no assento, neste salo, que ele passou quase todo seu tempo, desde um ano at seu passamento. Aqui muitos potente paz que emanava de sua presena. At hoje o Antigo Salo permanece como um lugar favorito para meditao.

O SALO DE JANTAR - O Salo de Jantar e sua nova extenso podem acomodar cerca de 800 pessoas, e a cozinha pode fazer, em ocasies especiais, como no Jayanti (aniversrio de Sri Maharshi), refeies para no menos que trs mil pessoas. O local onde Sri Maharshi costumava sentarse para suas refeies, tem uma grande fotografia dele, numa plataforma de mrmore. H uma passagem que conduz ao Veda Patasala ou internato, onde rapazes so ensinados a cantar os Vedas, e leva aonde so guardadas as vacas.

O SALO NIRVANA - O pequeno Salo Nirvana est a leste do Novo Salo e a norte do escritrio, nele que Sri Maharshi passou seus ltimos dias, sendo assim um ponto visto com especial reverncia. Ao sul deste ponto sagrado e diante do Templo da Me, situa-se o sacrrio erigido sobre o samadhi de Sri Niran-janananda Swami, o irmo mais jovem do Maharshi e Sarvadhikari ou gerente do Ashram por toda sua vida. Um belo canteiro de coqueiros flanqueia este local, e o Salo Nirvana, espalhando-se para o leste.

AOS PS DO GURU... JIAS DA NOVA DOUTRINA Inspirada por Ramana Maharshi

37

6.9. O isolamento, conquanto necessrio em muitas ocasies, no deve ser a constante do servidor do mundo, do Boddisattwa, pois, para que cumpra com sua elevada Misso, precisa unir-se aos semelhantes e, tambm, de alguma forma, aos demais a fim de atingir os objetivos colimados. A unio com os semelhantes, que todos devemos realizar, no significa que devamos nos deixar levar pela caudal da vida material, dos usos e prazeres mundanos. Uma compreenso clara do que significa viver com o povo, mas no se submeter aos seus ditames, necessidades, prazeres e vicissitudes, deixa claro o Caminho a ser trilhado pelo Discpulo, pelo Bodhisattwa, que vive no mundo para trabalhar por sua redeno, no para a ele se sujeitar. Servidor do mundo, sim, mas de um mundo que busca a regenerao, voltandose para as coisas espirituais, necessitando portanto, conhecer e viver a Verdadeira Doutrina.

PARTE 2 - OS ENSINAMENTOS
1. A verdadeira Renncia
Uma questo que suscita muitas dvidas refere-se ao ato de renunciar vida mundana. Muitos pensam que abandonar o lar e o trabalho seja facilitador de sua vida espiritual, em termos de liberdade para se dedicarem ao auto-aperfeioamento. Sri Bhagavan elucida tais dvidas, de modo claro e definitivo. Embora o ato de renunciar famlia e propriedade seja considerado um importante passo em direo Liberao, muitas perguntas foram feitas a Sri Bhagavan a este respeito. Sri Bhagavan sempre desencorajava tal renncia. Aqui ele explica que renncia no retirada, mas um aumento de amor. Devoto: Estou inclinado a deixar meu trabalho e ficar sempre com Sri Bhagavan. Bhagavan: Bhagavan est sempre com voc, em voc. O Ser em voc Bhagavan. isto que voc deve entender. D: Mas sinto a urgncia de desistir de todos os liames e renunciar ao mundo como um sannyasin. B: Renncia no significa desprendimento de roupas e assemelhados, ou abandono de lar. A verdadeira renncia a renncia de desejos, paixes e liames. D: Mas a devoo com a mente exclusivamente direcionada a Deus pode no ser possvel, a menos que se abandone o mundo. B: No; aquele que verdadeiramente renuncia, realmente lana-se ao mundo e expande seu amor para abarcar todo o mundo. Seria mais correto descrever a atitude do devoto como amor universal do que abandono do lar para usar o hbito de monge. D: No lar, os laos de afeto so demasiadamente fortes. B: Aquele que renuncia quando ainda no est maduro para isso, somente cria novos laos. D: No a renncia o supremo meio de quebrar laos? B: Pode ser assim para aquele cuja mente j est livre de embaraos. Mas voc no pegou o mais profundo motivo da renncia: grandes almas que abandonaram a vida do mundo, fizeram-no no por averso vida familiar, mas por conta de seu imenso amor pela humanidade e todas as criaturas.

AOS PS DO GURU...

39

D: Os laos de famlia tero que ir, um dia, ento por que no tomar a iniciativa e quebr-los agora, para que meu amor seja igual para todos? B: Quando voc realmente sentir aquele amor igual por todos, quando seu corao tenha se expandido a ponto de abarcar toda a criao, voc certamente no se sentir desistindo disto ou daquilo, voc simplesmente sair da vida secular como um fruto maduro o faz do galho da rvore. Voc sentir que o mundo inteiro seu lar. Alguns se surpreendem com as respostas do Guru, pois contrariam os pontos de vista tradicionalmente aceitos. certo que as verdades espirituais no variam, mas os Mestres costumam assumir diferentes modos de treinamento, adaptados aos novos tempos... Nada impede que homens de negcios, doutores, funcionrios pblicos, operrios, advogados, engenheiros, enfim profissionais de todas as espcies, ligados de uma maneira ou de outra vida e modos da uma moderna cidade, busquem a Liberao. O Guru sempre ressaltou que a verdadeira renncia est na mente, e que no pode ser obtida por meios fsicos, nem impedida por sua falta. Sinta-se um chefe de famlia ou um renunciante, habite numa cidade ou na floresta, voc levar para onde for a idia de ser isto ou aquilo, em completa dissonncia com o que pretende um verdadeiro buscador da Verdade, um investigador da Realidade. Esta, transcende a matria, e deve ser procurada pelos mtodos espirituais, pela prtica do yoga, da meditao. De nada adianta voc mudar de ambiente, deixar a cidade e embrenhar-se na mata, com a inteno de obter a Iluminao, ou de conhecer o Ser. Isto s ser possvel olhando para dentro, para o seu interior, e fazendo as afirmaes e as indagaes propostas pela Mahayoga: Eu no sou este corpo! Eu no sou esta mente! Quem sou Eu?

AOS PS DO GURU... JIAS DA NOVA DOUTRINA Inspirada por Ramana Maharshi

40

4.5. Fatores externos, que ocasionam uma felicidade relativa, ou ilusria, provocados pelo egosmo, o apego, a vaidade, que compem o EGO so causadores de sofrimento, mas se o Discpulo voltar-se internamente para o seu Ser, isto no acontecer, pois alcanar a Felicidade Real. Alimentando o Ego, o peregrino pode vir a experimentar grande alegria e satisfao, pois o mesmo se expandir, dando-lhe esta impresso de felicidade e realizao. Mas isto ilusrio, se o analisarmos do ponto de vista da Doutrina, visto que o progresso egostico se ope transcendncia. Existe um progresso do Ego que est de acordo com a Doutrina. aquele em que o Ego se liberta do apego e da vaidade, passando a cultivar as virtudes da Via Octupla, os Oito Caminhos da Perfeio. Mas nesse caso diz-se que se est matando o Ego porque todas aquelas caractersticas denominadas egosticas se dissipam, dando lugar s virtudes da Excelsa Via. Um novo homem surge, assim, livre das mazelas estioladoras, unificado com o seu Ser Superior, verdadeira fonte de alegria e prazer.

2. Quem sou Eu?


Esta a pergunta fundamental, que o estudante deve fazer a si mesmo. Ciente de que no o corpo nem a mente, ele quer conhecer a si mesmo, saber da sua Essncia, que naturalmente transcende matria e aos seus produtos intelectuais. Sri Bhagavan diz como faz-lo.

Aqui esto os ps do Guru, Bhagavan Sri Ramana Maharshi, em cujo lotus queda-se, humildemente, o discpulo, na busca da Auto-Realizao.

No natural para todos os seres o senso do EU, expresso em todos os seus sentimentos como Eu vim, Eu fui, Eu fiz, Eu estava? Questionando o que isto , conclumos que o corpo identificado com o EU porque movimento e funes similares pertencem ao corpo. Pode o corpo, ento, ser este EU-Conscincia? Ele no existia antes do nascimento, ele composto dos cinco elementos, ele ausente no sono, e fatalmente torna-se um cadver. No, ele no pode ser este senso de EU que surge no corpo no tempo certo, chamado de ego, ignorncia, iluso, impureza ou ser individual. O propsito de todas as Escrituras esta pesquisa (sobre o Ser). Declara-se nelas que a aniquilao do ego-sentido Libertao. Como ento pode algum permanecer indiferente a este ensinamento? Pode o corpo, que insensvel como um pedao de madeira, brilhar e funcionar com o EU? No! Portanto, abandone este corpo inconsciente, como se fosse realmente um cadver. Nem chegue a murmurar EU, mas pesquise profundamente, no interior, o que que agora brilha dentro do corao como EU. Sob o incessante fluxo de variados pensamentos, destaca-se a contnua, inquebrvel conscincia, silenciosa e espontnea, como EU-EU no Corao. Se algum dele se apossar e permanecer silencioso, ele aniquilar completamente o sentido de EU no corpo, e ele prprio desaparecer, como o fogo da cnfora que se queima. Os sbios e as escrituras proclamam que isto Libertao. O veu da ignorncia no pode esconder o Ser completamente. Como poderia? At o ignorante no deixa de falar sobre ele. Apenas esconde a Realidade, Eu sou o Ser ou Eu sou pura Conscincia, e confunde o Eu com o corpo. O Ser autorefulgente. No preciso fazer-lhe um retrato mental. O pensamento que o imagina , ele prprio, apenas um lao, pois o Ser a Efulgncia que transcende as trevas e a luz; no se deve pensar sobre ele com a mente. Tal imaginao terminar em lao, enquanto que o Ser brilha como o Absoluto.

AOS PS DO GURU...

42

Esta pesquisa sobre o Ser em meditao devocional evolui para o estado de absoro da mente no Ser e conduz Libertao e inefvel Beatitude. Os grandes sbios tem declarado que somente com a ajuda desta pesquisa devocional sobre o Ser, pode a Libertao ser alcanada. Porque o ego na forma do pensamento Eupenso a raiz da rvore da iluso, sua destruio derruba a iluso, mesmo que a rvore seja derrubada pelo corte de suas razes. Este fcil mtodo de aniquilar o ego pode ser chamado de bhakti (devoo), jnana (conhecimento), yoga (unio), ou dhyana (meditao). Esta corrente de conscincia, apoiada por contnuo esforo, cresce cada vez mais forte e mais constante, at que finalmente conduz Auto-realizao, ao sahaja samadhi, o estado no qual pura e desperta beatitude constante e ininterrupta e contudo sem impedir a percepo normal e as atividades da vida. raro, contudo, obter esta comunho, durante a vida na Terra. No caso de Sri Bhagavan, aconteceu poucos meses depois, e sem pesquisa, sem esforo, sem consciente preparao. Ele prprio descreveu-a: Foi h cerca de seis semanas antes de ter deixado Madura que a grande mudana em minha vida ocorreu. Foi muito repentina. Eu estava sentado sozinho num quarto no primeiro andar da casa de meu tio. Eu raramente ficava doente, e naquele dia nada de errado havia com minha sade, mas um repentino e violento medo da morte tomou conta de mim. Nada havia em meu estado de sade para explicar o que estava acontecendo, e eu no tentei faz-lo, nem descobrir se havia qualquer razo para sentir medo. Eu simplesmente senti Eu vou morrer e comecei a pensar no que fazer em relao a isto. No me ocorreu consultar um mdico ou os mais velhos, ou amigos; senti que deveria resolver o problem por mim mesmo, l e ento. O choque do medo da morte conduziu minha mente para dentro, e eu disse para mim mesmo, mentalmente, sem realmente arrumar as palavras: Agora chegou a morte; o que significa? O que que est morrendo? Este corpo morre. E imediatamente comecei a dramatizar a ocorrncia da morte. Deitei-me, com os braos estendidos, rgido como se o rigor mortis houvesse se estabelecido, e imitei um cadver, para dar maior realidade pesquisa. Prendi a respirao e mantive os lbios comprimidos, para evitar o escapar de ar, de modo que nem a palavra EU, nem qualquer outra pudesse ser pronunciada. Bem, ento, disse para mim mesmo: este corpo est morto. Ele ser carregado para crematrio, e ser reduzido a cinzas. Mas com a morte deste corpo, estou morto? o corpo EU? ele est silente e inerte, mas eu sinto a plena fora de minha personalidade e at a voz do EU dentro de mim, apartado dele. Ento eu sou um Esprito que transcende o corpo. O corpo morre, mas o Espirito que o transcende no pode ser tocado pela morte. Isto significa que eu sou o Esprito imortal. Tudo isto no foi um simples pensamento, mas flamejou

AOS PS DO GURU...

43

por mim, como vvida verdade, que percebi diretamente, quase fora do processo de pensar. EU era algo muito real, a nica coisa real em meu presente estado, e toda atividade consciente conectada a meu corpo centrou-se naquele EU. Daquele momento em diante, o EU ou Ser focou a ateno em si prprio, devido a um poderoso fascnio . O medo da morte tinha desaparecido de uma vez por todas. A absoro no Ser continuou, contnua, da por diante. Outros pensamentos podiam vir e partir , como as vrias notas de uma partitura musical., mas o EU continuava como a nota fundamental que base e que se junta a todas as outras. Estivesse o corpo ocupado em falar, ler, ou outra qualquer coisa, eu permaneceria centrado no EU. Antes daquela crise, eu no tinha uma percepo clara do meu Ser, e no estava conscientemente atrado para ele. No tinha interesse perceptvel ou direto por ele, muito menos qualquer inclinao para nele permanentemente habitar. Assim simplesmente descrito, sem pretenses ou verborragia, a presente realizao pode parecer no diferir de egoismo, mas isto devido somente ambiguidade das palavras EU e SER. A diferena mostrada na atitude em relao morte, pois aquele cujo interesse estiver centrado no ego, no Eu como um ser individual separado, tem um pavor morte que ameaa a dissoluo do ego, enquanto que aqui o medo da morte desapareceu para sempre, na realizao de que Eu era um com o Ser universal e imortal, que o Esprito e o Ser de cada homem. At mesmo dizer que ele sabia que era Um com o Esprito inadequado, desde que sugere um separado Eu que o conhece, enquanto que o Eu nele era, conscientemente, ele prprio o Esprito. Anos mais tarde, a diferena foi exposta por Sri Bhagavan a Paul Brunton, um pesquisador ocidental, que veio a se tornar um dos mais famosos expositores dos ensinamentos do Mestre. (in: Ramana Maharshi and the Path of Self-Knowledge - captulo 2 - Despertando.
- Arthur Osborne - Ramanasramam, ndia, 2002).

Brunton: O que exatamente o Ser do qual o senhor fala? Se o que o senhor diz verdadeiro, deve haver outro ser no homem. Sri Ramana: Pode um homem ter a posse de duas identidades, dois seres? Para compreender esta matria preciso antes que o homem analise a si mesmo. Por causa do antigo hbito de pensar como os outros, ele nunca encarou seu Eu de modo correto. Ele no tem um retrato correto de si mesmo. Ele tem por muito tempo se identificado com o corpo e o crebro. Portanto eu lhe digo que persiga esta investigao: Quem sou Eu?. Voc me pede que descreva este Ser. O que pode ser dito? aquilo do qual o sentido do Eu pessoal surge, e no qual ele ter que desaparecer. Brunton: Desaparecer? Como pode algum perder o sentido de sua personalidade? Sri Ramana: O primeiro e mais importante de todos os pensamentos, o pensamento primrio na mente de cada homem o pensamento do Eu. somente

AOS PS DO GURU...

44

aps o nascimento desse pensamento que qualquer outro pode surgir. somente depois que o pronome pessoal Eu tenha surgido, na mente, que o segundo pronome pessoal, Voc, pode aparecer. Se voc puder mentalmente seguir a trilha do Eu at que ela o conduza sua fonte, voc descobrir que, assim como ele o primeiro pensamento a surgir, tambm o ltimo a desaparecer. Esta matria que pode ser experimentada. Brunton: O senhor quer dizer que possvel conduzir-se tal investigao mental para o interior de si mesmo? Sri Ramana: Certamente. possvel interiorizar-se at o ltimo pensamento, EU, gradualmente desaparecer. Brunton: Ento, o que permanece? Ento o homem ficar totalmente inconsciente ou se tornar um idiota? Sri Ramana: No; ao contrrio, ele alcanar aquela conscincia que imortal, e se tornar verdadeiramente sbio, ao acordar para seu verdadeiro Ser, que a verdadeira natureza do homem. Brunton: Mas certamente o sentido do EU deve tambm pertencer a isto? Sri Ramana: O senso do EU pertence pessoa, ao corpo e ao crebro. Quando o homem conhece seu verdadeiro Ser, pela primeira vez, algo mais surge das profundezas de seu ser, e toma posse dele. Esse algo est por detrs da mente; infinito, divino, eterno. Algumas pessoas chamam-no o Reino dos Cus, outros chamam-no de alma, e outros, de Nirvana, e os hindus chamam de Libertao. Voc pode dar-lhe o nome que quiser. Quando isto acontece, o homem no ter realmente se perdido, pelo contrrio, ter achado a si mesmo. A menos que, e at que, o homem embarque nesta pesquisa do Ser Real, a dvida e a incerteza seguir suas pegadas, pela vida afora... Os maiores reis e governantes tentam aplicar regras nos outros quando em seus coraes sabem que no podem governar a si prprios. Contudo o maior poder est ao comando do homem que penetrou em sua maior profundidade... Qual a utilidade de saber sobre tudo mais quando voc ainda no sabe quem voc ? Os homens evitam esta pesquisa sobre o verdadeiro Ser, porm o que mais merecedor de ser empreendido?

AOS PS DO GURU...

45

Esta pesquisa total leva cerca de meia hora, e contudo da maior importncia para ns, que seja uma pesquisa de vida, uma luta na busca da luz, e no um despertar sem esforo, pois um Guru normalmente guia seus discpulos ao longo da senda que ele mesmo palmilhou. O fato de que Sri Bhagavan completou em meia hora no meramente a pesquisa de uma vida, mas de muitas, no altera o fato de que foi uma luta de Auto-pesquisa, tal como ele mais tarde colocou para seus seguidores. Ele lhes avisou que a consumao no sentido do que ela conduz no normalmente alcanada rapidamente mas aps longos esforos, porm ele tambm disse que o nico meio infalvel, o nico direto para realizar o incondicional, absoluto Ser, que voc realmente . (Maharshis Gospel, Parte II). Ele disse que esse meio aciona imediatamente o processo de transmutao, embora ele possa ser longo, antes que isto esteja completo. Mas no momento em que o ser egico tenta conhecer-se, comea a participar cada vez menos do corpo, no qual est imerso, e mais e mais da conscincia do Ser. tambm significativo que, embora nada conhea da teoria e da prtica da sadhana, Sri Bhagavan usou, de fato, pranayama ou controle da respirao, como auxiliar para ajudar na concentrao. Ele tambm o admitiu como legtimo auxiliar no sentido de se obter completo controle, embora ele tenha desencorajado seu uso exceto para aquele propsito, e nunca dele tenha realmente gostado. Controle da respirao pode tambm ajudar. um dos vrios mtodos que podem nos ajudar a obter a fixao num nico ponto. O controle da respirao pode tambm nos ajudar a controlar a mente que vagueia e fixar-nos em um nico ponto, e pode, portanto, ser usada. Mas no se deve parar a. Aps obter controle da mente, atravs dos exerccios de respirao, no se deve descansar satisfeito com qualquer experincia que possa ocorrer, mas deve-se orientar a mente controlada para a questo: Quem sou Eu? at que a mente mergulhe no Ser.

AOS PS DO GURU... JIAS DA NOVA DOUTRINA Inspirada por Ramana Maharshi

46

5.5. A abundncia de conhecimentos e da Verdadeira Doutrina o que de mais precioso o Peregrino deve carregar na sua bagagem do Ser Superior, o Eu Sou, para adquirir a maior riqueza que a transcendncia, que o transformar no Ser Espiritual de conscincia plenamente voltada para semear pela Humanidade os ensinamentos da Nova Era. Que o Discpulo no tenha dvidas: o Conhecimento da Nova Doutrina, com a Realizao que coroa os esforos empregados no autoaperfeioamento, a mais preciosa das jias que o ser humano pode obter. No h qualquer perda a lamentar, seja em termos de percepo de TODAS as Realidades, seja deste mundo ou do alm, pois, embora situado acima da matria e mesmo por causa disso, o Discpulo, ao alcanar o estado bdico, abarcar, com sua superviso, todo o Universo. A mente condicionada totalmente incapaz de apreender esta Realidade, e portanto, de compreender in totum o que ensina o Guru, -- assim, atravs da prtica da meditao e dos demais ensinamentos que ele vai finalmente saber avaliar o grande tesouro da verdadeira vida espiritual, que conhecer e divulgar.

3. A Mente
Aqui, o Sbio de Arunachala explica brevemente a natureza da mente, seus estados e localizao. Trata-se de ensinamento fundamental para que, entendendo o mecanismo da mente, possa o discpulo agir de modo a transcender o corpo e a mente, chegando Auto-Realizao. De acordo com as Escrituras hindus, uma entidade conhecida como a mente, deriva-se da sutil essncia do alimento consumido, que floresce como amor, dio, nsia e assim por diante, a qual o total da mentalidade, do intelecto, dos desejos e do ego; que, embora tenha diversas funes, leva o nome genrico de mente, a qual objetivada como os insensveis objetos por ns reconhecidos; que, embora ela prpria insensvel, parece ser sensvel, sendo associada com Conscincia, assim como uma pea de ferro incandescente parece ser fogo; na qual o princpio de diferenciao inerente; a qual transitria e possuda de partes capazes de serem moldadas em qualquer forma, como laca, ouro ou cera; que a base de todos os princpios-razes (tattvas); que est localizada no Corao como a viso no olho, e a audio no ouvido; que d seu carter para o ser individual e que, ao pensar sobre o objeto j associado com a conscincia refletida no crebro, assume uma formapensamento; que est em contato com aquele objeto atravs dos cinco sentidos operados pelo crebro, que apropria tal conhecimento para si mesmo, com o sentimento Eu reconheo tal e tal, desfruta do objeto e finalmente satisfeita. Pensar se uma determinada coisa pode ser comida uma forma-pensamento da mente. bom. No bom. Pode ser comida. No pode ser comida noes discriminadoras como estas constituem o intelecto discriminador. Porque a mente somente constitui o princpio-raiz manifestando-se como as trs entidades de ego, Deus e mundo, sua absoro e dissoluo no Ser a emancipao final conhecida como Kaivalya, que o mesmo que Brahma. Os sentidos, sendo localizados externamente como auxiliares para o conhecimento de objetos, so exteriores; a mente, sendo interna, o sentido interno. No interior e no exterior so relativos ao corpo; eles no tem significncia no Absoluto. Para o propsito de mostrar que o inteiro objetivo do mundo interior e no exterior, as Escrituras descreveram o Cosmos como sendo moldado como o loto da Cabea. Mas isto no outra coisa seno o Ser. Assim como a caixa de cera do ourives, embora contenha por algum tempo, pepitas de ouro em seu interior, mantm as caractersticas de um simples pedao de cera, todos os indivduos mergulhados na negra ignorncia (avidya), ou no veu universal (maya), reconhecem somente sua inconscincia em seu sono. No sono profundo, os corpos fsico e sutil, embora envolvidos pelo negro veu, ainda se quedam imersos no Ser. Da ignorncia surge o ego -- o corpo sutil. A mente deve ser transformada no Ser.

AOS PS DO GURU...

48

A mente , em realidade, somente conscincia, porque pura e transparente natureza: nesse puro estado, contudo, no pode ser chamada de mente. A errnea identificao de uma coisa com outra o trabalho da mente contaminada. Isto quer dizer que a mente pura, no contaminada, sendo absoluta Conscincia, ao tornar-se inconsciente de sua natureza primria, subjugada pela qualidade das trevas (tamas) e manifesta-se como o mundo fsico. Similarmente, super-poderosa pela atividade (rajas), ela se identifica com o corpo e, aparecendo no mundo manifestado como EU, erroneamente mistifica o ego, vendo-o como realidade. Assim, embalada por amor e dio, realiza boas e ms aes, sendo, como resultado, capturada no ciclo de nascimentos e mortes. experincia de todos que no sono profundo e no desmaio, no se tem conscincia de seu prprio Ser ou de objetividade. Mais tarde, a experincia Eu desperto do sono, Eu recupero a conscincia, o conhecimento que distingue, nascido do estado natural. Este conhecimento distintivo chamado vijnana. Ele brilha no por si prprio, mas por sempre aderir ao Ser ou ao no-Ser. Quando adere ao Ser, chamado conhecimento verdadeiro; conscincia do modo mental do Ser, ou perptua conscincia; e quando este conhecimento distintivo combina-se com o no-Ser, chamado ignorncia. O estado no qual este conhecimento liga-se ao Ser e brilha como o Ser, denominado aham spurana ou a pulsao do Ser. Isto no algo apartado do Ser; um sinal da vindoura realizao do Ser. Contudo, este no o estado de Ser Primrio. A fonte na qual esta pulsao revelada chamada prajnana ghana. O Vivekachudamani de Sankaracharya descreve este Eterno Estado como segue: Nos desdobramentos da conscincia, brilha eternamente Atman, a auto-refulgente testemunha de tudo. Fazendo disto tua meta, o que completamente diferente do irreal, desfrute-o por experincia, completamente inteiro, completamente contnuo como teu prprio Ser. O sempre luminoso Ser um e universal. No obstante a experincia individual dos trs estados viglia, sonho e sono profundo o Ser permanece puro e imutvel. Ele no limitado pelos trs corpos: fsico, mental e causal, e transcende a tripla relao de observador, viso e objeto. O diagrama desta pgina ser til para se compreender a imutabilidade do Ser, transcendendo-se as ilusrias manifestaes acima referidas.

AOS PS DO GURU...

49

Diagrama
1. Chama = representa o Ser. 2. Porta = Sono 3. Soleira da porta = Princpio intelectual (mahat) como a fonte do ego (ahankar) 4. Parede interna = Ignorncia (avidya). 5. Espelho de cristal = Ego. 6. Janelas = Cinco Sentidos. 7. Cmara Interna = Corpo causal durante o sono. 8. Cmara do meio = Corpo sutil no estado de sonho. 9. Quintal aberto = Corpo fsico no estado de viglia. As cmaras interna e do meio juntas com o quintal aberto representam o indivduo.

O esquema ilustra como a luminosa Conscincia do Ser, brilhando por si prpria, funciona como o corpo causal (7) na cmara interna, circundada por paredes de ignorncia (avidya) (4) e conduzida pela porta do sono (2), que movida pelas foras vitais, devido ao lapso de tempo e de acordo com o destino, atravs da entrada da porta (3) contra o interposto espelho do ego (5) Ela passa com a luz refletida de l para dentro da cmara do meio do estado de sonho (8) mais tarde, projetada no quintal aberto da vigilncia (9) atravs da passagem dos cinco sentidos ou janelas (6). Quando a porta do sono (2) fechada pela fora da mente, (fora

AOS PS DO GURU...

50

vital) e, devido ao lapso de tempo e de acordo com o destino, retira-se dos estados de viglia e sonho para o estado de sono profundo, e fica meramente como ela prpria, sem o sentido de ego. O esquema ilustra tambm a serena existncia do Ser, como diferente do ego e dos trs estados de sono, sonho e viglia. O ser individual reside no olho durante o estado de viglia, no pescoo (nuca) durante o estado de sonho, e no Corao, durante o sono profundo; mas o Corao o principal dentre esses locais, e portanto o ser individual nunca o deixa inteiramente. Embora seja especificamente dito que o pescoo seja o assento da mente, o crebro, do intelecto, e o Corao do inteiro corpo do ego, as Escrituras ainda afirmam conclusivamente que o Corao o assento da totalidade dos sentidos internos, o que denominado mente. Os Sbios, tendo investigado todas as diferentes verses das Escrituras, sintetizaram a verdade total, afirmando que experincia de todos que o Corao primariamente o assento do EU.

AOS PS DO GURU... JIAS DA NOVA DOUTRINA Inspirada por Ramana Maharshi

51

11.3. Ao admirar uma belssima cascata de guas cristalinas, somente pela beleza esttica, o homem que segue os ensinamentos do Caminho da Perfeio, desvia-se dele, com respeito a alguns fatores espirituais da Doutrina: Viso Correta, Palavra Correta, Sentimento Puro, infinitamente espiritual, mas, ao perceber, pela Iluminao do Grande Mestre, esse pequeno mas importante gesto, passar a ver a beleza dessa fonte de acordo com o Ensinamento Maior relativo sua Conduta Perfeita, como Buddha que . Mesmo depois de haver vencido grandes etapas em seu caminho de autoaperfeioamento, o Discpulo no est livre de enveredar por desvios, que levam para longe da Perfeio. Porm, sendo alertado por seus Mestres, ou mesmo tendo por si s despertado para o equvoco em que estava embarcando, ele volta para a prtica dos ensinamentos da Nova Doutrina, que aponta para Viso Correta, Palavra Correta, Sentimento Puro -passando novamente, como verdadeiro Buddha, a ver na beleza externa da Natureza, um meio bastante eficaz de se religar ao Criador dos Seres e das Coisas, ao SER que em seu Interior habita.

4. O Mundo O mundo no tem realidade por si prprio. No existe apartado do Ser. Isto aqui explicitado, tendo em vista o que ensinam as Escrituras e os Sbios do Yoga. O principal propsito das Escrituras expor a ilusria natureza do mundo, e revelar o Supremo Esprito como a nica Realidade. Elas construram a teoria da criao com este nico propsito. Elas at entram em detalhes e entretem os mais baixos pesquisadores com narrativas de sucessivos aparecimentos do Esprito, do desequilbrio de conscincias refletidas, dos fundamentos dos elementos, do mundo, do corpo, da vida, e assim por diante. Mas para a mais alta ordem de buscadores, diriam as Escrituras, em resumo, que o mundo todo assemelha-se a um panorama num sonho, com objetividade e existncia aparentes, devido ignorncia do Ser e consequente obsesso, com pensamentos obstrutivos. Elas procuram mostrar o mundo como uma iluso, para revelar a Verdade. Aqueles que realizaram o Ser, por experincia direta e imediata, claramente percebem, acima de qualquer dvida, que o mundo fenomenal como uma realidade objetiva e independente, completamente no-existente. DISCRIMINAO ENTRE O OBSERVADOR E O OBSERVADO Objeto visto: insensvel Observador: sensvel O corpo, um pote, etc. o olho O olho o centro nervoso no crebro O centro nervoso tico a mente A mente o ser individual ou ego O ser individual Conscincia pura Desde que o Ser, que Pura Conscincia, conhece tudo, como demonstrado na classificao acima, o ltimo Observador. Todo o resto: ego, mente, etc., so meramente seus objetos. O sujeito em uma linha, torna-se o objeto na outra; assim, cada uma delas, exceto o Ser ou pura Conscincia, um simples objeto externalizado e no pode ser o verdadeiro observador. Desde que o Ser no pode ser objetivado, no sendo reconhecido como qualquer outra coisa, e desde que o Ser o Observador vendo tudo o mais, a relao sujeito-objeto e a aparente subjetividade do Ser existem somente no plano da relatividade e desaparece no Absoluto. No h, na verdade

AOS PS DO GURU...

53

outro que no seja o Ser, que no nem o observador nem o observado, e no est envolvido como sujeito nem como objeto. Importante esclarecimento dado por Sri Bhagavan ao discpulo quanto investigao da Realidade, nos trs estados de Viglia, Sonho e Sono Profundo, So dilogos encontrados no Maharshis Gospel, editado pelo Ramanasramam.. Discpulo: Para o jnani, ento, no h distino entre os trs estados da mente? Bhagavan: Como pode haver, quando a prpria mente dissolvida e perdida na luz da Conscincia? Para o jnani todos os trs estados so igualmente irreais. Mas o ajnani incapaz de compreender isto, porque para ele o padro de realidade o estado de viglia, enquanto que para o jnani o padro de realidade a prpria Realidade. Esta Realidade de Pura Conscincia eterna por natureza e portanto subsiste igualmente durante o que voc chama de viglia, sonho ou sono. Para ele, que um com essa Realidade, no h mente nem seus trs estados, e assim nem introverso nem extroverso. Seu o estado sempre-vigilante, porque ele est sempre acordado para o eterno Ser; seu o estado sempre sonhando, porque para ele o mundo no melhor do que um repetidamente presente fenmeno de sonho; seu o estado de sono contnuo, porque est, em todo o tempo, sem a conscincia do Eu sou o corpo. D: Devo ento considerar que Sri Bhagavan est falando para mim num estado de viglia-sonho-sono? B: Porque sua experincia consciente est agora limitada para a durao da extroverso da mente, voc chama o presente momento de estado de viglia, enquanto por todo o tempo sua mente tem estado dormindo para o Ser, e assim voc est agora realmente dormindo. D: Para mim, sono uma completa brancura. B: assim porque seu estado de viglia uma mera efervescncia da mente inquieta, durante o sono. D: O que eu significo como brancura que estou parcamente consciente de qualquer coisa em meu sono; para mim o mesmo que no-existncia. B: Mas voc existe durante o sono. D: Se existo, disto no tenho conscincia. B: Voc no quer dizer, seriamente, que deixou de existir durante o sono! (rindo). Se voc comeou a dormir como o Senhor X, acordou como o Senhor Y? D: Conheo minha identidade, talvez, por um ato de memria. B: Admitindo isto, como seria possvel, a menos que haja uma continuidade de conscincia? D: Mas eu estive inconsciente dessa conscincia.

AOS PS DO GURU...

54

B: No. Quem diz que voc fica inconsciente no sono? sua mente. Mas no havia mente em seu sono? De que valor o testemunho da mente sobre sua existncia ou experincia durante o sono? Buscando o testemunho da mente para descomprovar sua existncia ou conscincia durante o sono como chamar a evidncia de seu filho para negar seu nascimento! Voc se lembra que eu lhe disse uma vez que existncia e conscincia no so duas diferentes coisas, mas uma e a mesma? Bem, se, por qualquer razo, voc se sente constrangido para admitir o fato de que voc existiu no sono, esteja certo de que voc esteve tambm consciente daquela existncia. Do que voc esteve realmente inconsciente no sono foi de sua existncia corporal. Voc est confundindo esta conscincia corporal com a verdadeira Conscincia do Ser, que eterna. Prajnana, que a fonte do Eu Sou, sempre subsiste sem ser afetada pelos trs transitrios estados da mente, assim capacitando-o a reter sua identidade intocada, sem prejuzo. Prajnana est tambm alm dos trs estados, porque pode subsistir sem eles e apesar deles. aquela Realidade que voc deve buscar durante seu assim dito estado de viglia, traando o aham-vritti at sua fonte. Intensa prtica nesta pesquisa revelar que a mente e seus trs estados so irreais e que voc a eterna, infinita conscincia de Puro Ser, o Ser ou o Corao.

OS PS DO GURU... JIAS DA NOVA DOUTRINA Inspirada por Ramana Maharshi

55

10.6. Se o Discpulo conseguir diluir a mente e o ego, e viver somente no SER, ele alcanar a Suprema Realizao. Pode viver no mundo, mas com um invlucro para se proteger das adversidades da matria. Destruir o Ego e a Mente, quando recomendados pela Doutrina, no significa uma autoanulao alienante, mas a superao das negatividades e das limitaes dessas duas instncias humanas. Na verdade, o acesso ao Conhecimento Superior, ao qual se chega atravs da Meditao, pressupe tal destruio, que podemos denominar de transformao e mesmo revoluo, dadas as diferenas que iremos notar e sentir no grande processo de superao dos liames mundanos. Eu no sou este corpo!, Eu no sou esta mente!, Eu no sou este ego!... EU SOU O QUE SOU manifestao da Divindade na Terra! Vivendo na Doutrina, o Discpulo se sentir protegido contra muitos dos percalos desta vida mortal, pois estar vivendo o divino processo que conduz Imortalidade!...

5. O Ego
A relao do Ego com a Mente e o Eu aqui explicada, assim como a maneira de se afastar a ignorncia, que impede ao homem o reconhecimento de sua verdadeira identidade.

A mente nada mais do que o EU-Pensamento. Mente e Ego so um e o mesmo. O Intelecto, a Vontade, o Ego e a Individualidade so coletivamente a mesma Mente. como um homem sendo vrias vezes descrito de acordo com suas diferentes atividades. O indivduo nada mais que o Ego, que somente a Mente. Simultaneamente com o surgimento do Ego, a Mente aparece, associada com a natureza refletida do Ser, como o ferro quente em brasa. Como deve ser entendido o fogo no ferro quente em brasa? Como sendo um com ele. Desde que o indivduo nada mais que o Ego, e inseparvel do Ser, como so o fogo e o ferro quente em brasa, no h outro Ser para agir como testemunha do indivduo, a no ser o prprio indivduo funcionando como o Ego, que afinal apenas a Mente associada com a Conscincia refletida. O mesmo Ser no somente brilha inafetado no Corao, como o fogo no ferro, mas tambm infinito como o espao. auto-luminoso no Corao como Pura Conscincia, como o Um sem segundo, e, manifestando-se universalmente como o mesmo em todos os indivduos, conhecido como o Supremo Esprito. Corao meramente um outro nome para o Supremo Esprito, porque Ele est em todos os Coraes. Ento, o ferro quente em brasa o indivduo, o calor do fogo o Ser testemunha, o ferro o Ego. O fogo Puro o todo imanente e todo sapiente Supremo Esprito.

AOS PS DO GURU... JIAS DA NOVA DOUTRINA Inspirada por Ramana Maharshi

57

9.4. O Ego no pode existir sem o Ser, mas o Ser no depende da existncia do Ego, pois, ao matar as impurezas do mundo Ego, o Discpulo vive intensamente o seu Ser Superior. A realidade do homem o Ser que habita em seu interior, e no o ente que se criou com o acmulo de influncias e experincias desde o nascimento, e que se denomina Ego. Este Ser sempre existiu, e peregrinou por muitas vidas, no processo de volta Origem, que a sua verdadeira e divina identidade. Nas vidas, criam-se Egos, conforme o meio scio-cultural onde o Ser se encarna. Como este meio imperfeito, cheio de contradies e negatividades, assim o Ego se constri. Se os humanos j vivessem de acordo com a Verdadeira Doutrina, seriam perfeitos em personalidade. O Ego nestas condies constitudo, estaria em perfeita harmonia com o Ser, e assim no seriam necessrios tantos esforos para se alcanar a beatitude. Bastaria um ato de vontade para se passar de um para outro ou mesmo para se viver em ambos ao mesmo tempo, numa perfeita combinao de aes e intenes. Formar-se-ia uma unidade sem que para isso houvesse a necessidade de se escoimar o Ego dos desvios que a socializao lhe inculca, e que se manifestam como excessivo apego matria, vaidade, cobia e at crueldade. Prevaleceriam o desapego, o altrusmo a solidariedade, a fraternidade. Mas isto o que os Mestres e Discpulos almejam e para o que trabalham incessantemente.

6. O SER SUPREMO
Demonstra-se aqui que a forma do SER a forma de Deus, e que Ele tem a forma do Eu-Eu.

O princpio universal subjacente correspondncia entre as ideias dentro e os objetos fora o verdadeiro significado do termo mente. Desta forma, o corpo, e o mundo que aparece como externo ao indivduo, so apenas reflexos mentais. somente o Corao que se manifesta em todas estas formas. No recesso do Corao como o compreendemos, ou seja, na expanso da mente pura, h o auto-luminoso EU, sempre brilhando. Porque manifesto em todas as pessoas, tambm chamado de Testemunha Onisciente, ou o Quarto Estado. A Infinita Expanso a Realidade conhecida como o Supremo Esprito do SER, que brilha sem egoismo como a Conscincia no EU, como o nico em todos os indivduos. O que est alm do Quarto Estado somente isto. Que se medite sobre a expanso da Conscincia Absoluta, que brilha, toda penetrante, dentro e fora, a iluminao do Quarto Estado, como o espao que simultaneamente penetra no ntimo azul de uma chama luminosa e o espao ao redor. O verdadeiro Estado o que brilha sobre tudo, como espao que se estende alm da chama. Nenhuma ateno deve ser dada luz. Basta saber que o Real o Estado livre do ego. O fato de que todos apontam para o peito quando se referem a si prprios com um gesto, prova suficiente de que o Absoluto reside como o SER no Corao. O Mestre Vasishtha tambm diz que, buscando o SER no exterior, ignorando seu constante brilhar como Eu-Eu no Corao, como jogar fora uma inestimvel gema celestial, preferindo uma pedra que brilha. Vedantas consideram um sacrilgio ver o Supremo Criador, Sustentador e Absorvente SER como os deuses separados Ganapathi, Brahma, Vishnu, Rudra, Maheswara e Sadasiva.

AOS PS DO GURU... JIAS DA NOVA DOUTRINA Inspirada por Ramana Maharshi

59

6.8. Voltados para a Luz Interna do Olho Csmico, em silncio, os Paramahansas, desprendidos de todo invlucro da matria, mergulharo nas profundezas do oceano de guas cristalinas, de onde traro, em suas mos, a Prola Sagrada, aberta em raios luminosos. Eis a a jia mais preciosa, que o SER SUPREMO. assim a permanncia em Samadhi.

Os Paramahansas, que j alcanaram a Plena Realizao Espiritual, vivem em permanente estado de Samadhi, mesmo quando esto executando tarefas do cotidiano. Eles so capazes de penetrar no mago da Realidade indescritvel e transmitir esse Conhecimento Superior a todos que estiverem preparados para receb-lo. Esses altos Iniciados podem declarar, sempre que necessrio, que so UM com a Divindade, assim como o fez o Mestre Jesus, aps vencer todas as provas exigidas neste supremo grau.

7. O CONHECIMENTO DO SUPREMO SER


Descreve-se aqui o mtodo para se realizar o Eu, de acordo com os ensinamentos dos Mestres do Ioga. Quando a mente, na forma de ego, que toma o corpo do SER e se lana para fora, se restringe ao Corao, o senso de EU no corpo reveste-se e a pesquisa feita com uma mente silenciosa quanto a quem que habita o corpo uma sutil iluminao ser experimentada como Eu-Eu, que nada menos que o Absoluto, o SER, sentado no loto do Corao, na cidade do corpo, o tabernculo de Deus. Ento, deve-se permanecer silencioso, na convico de que o SER brilha como tudo, contudo nada, dentro, fora, e em todo lugar, e tambm o Ser Transcendental. Isto conhecido como meditao sobre a Verdade, transmitida pelo ditado Sivoham, Eu sou Siva e tambm chamado de Quarto Estado. Aquilo que est ainda mais alm desta sutil experincia Deus, variavelmente chamado de o Estado alm do Quarto, o Onipresente, Supremo Ser que brilha como o recesso da Divina Chama interior e descrita como se manifestando na concentrao e na meditao, o Sexto e Stimo degraus do Ioga de Oito fases, a Expanso do Corao, pura Conscincia, o brilho Absoluto no cu da mente, Beatitude, o SER e Sabedoria. Atravs de longa, contnua e constante prtica desta meditao sobre o SER, como Eu sou o Supremo, o vu da ignorncia no Corao e todas as resultantes obstrues sero removidos, e perfeita Sabedoria resultar. Conhecer desta maneira a real morada na cavidade do Corao, no tabernculo do corpo, , na verdade, a realizao do Absoluto, que inerente a tudo, porque o Corao compreende tudo que existe. Isto confirmado pelo texto da escritura, O Sbio habita, em beatitude, a cidade dos nove portes, que o corpo, e O corpo o templo, o SER individual o Absoluto. Se Ele for adorado como O Supremo Eu sou, resultar a Liberao, o esprito que suporta o corpo na forma de cinco bainhas a cavidade, a cavidade apenas o Corao, o Ser transcendental que reside em seu interior o Senhor da Caverna. Este mtodo de realizar o Absoluto conhecido como dahara vidya ou Conhecimento intuitivo do Corao. Que mais se pode dizer? Deve-se realiz-lo por experincia direta, imediata.

AOS PS DO GURU... JIAS DA NOVA DOUTRINA Inspirada por Ramana Maharshi

61

8.7. O Peregrino, ao trilhar o Caminho do Meio (ou Direto), voltado para o seu Ser, dever escutar a sua prpria voz a lhe dizer: Sou Deus!, abrindo, a, a Mais Verdadeira Conscincia Espiritual, pois se faz, neste momento, a Unificao com a Divindade. Os homens em geral no aceitam sua identificao com a Divindade. Para isso contribuiu decisivamente a posio da igreja, que chama de herege a todo aquele que assim pensar e afirmar. A ditadura eclesistica, reforada por castigos indignos, como os executados pela Inquisio, conseguiu atrapalhar a evoluo da humanidade, evitando a aproximao do homem e Deus. Mas hoje, as idias libertrias, h sculos pregadas pelos Mestres, Mahatmas e Gurus, esto sendo apreendidas, aceitas e postas em prtica por um nmero cada vez maior de homens e mulheres inteligentes, amorosos e desprendidos. Em breve, um verdadeiro exrcito do bem, dar incio construo de uma Nova Civilizao, a Civilizao do Terceiro Milnio, orientada por seres Iluminados, por Excelsos Buddhas.

8. ADORAO DE DEUS
Dizem os sbios que perene conscincia do SER real adorao e penitncia. O propsito da adorao do Supremo Ser Impessoal a incessante lembrana da verdade de que voc Brahma, porque a meditao Eu sou Brahma envolve sacrifcio, ddivas, penitncia, ritual, orao, ioga e adorao. O nico meio de vencer obstrues sua meditao proibir a mente de habitar nestas coisas, e introvert-la no SER, e l, despreocupadamente em relao a tudo que acontece; no h outro mtodo.Nem por um momento perca de vista o SER. Fixando a mente no SER ou o EU que habita no Corao a perfeio do ioga, meditao, sabedoria, devoo e adorao.Como o Ser Supremo habita como o SER, constante submisso da mente pela absoro no SER tida como contendo todas as formas de adorao. A mente controlada, tudo o mais controlado. A mente , ela prpria, a corrente da vida; os ignorantes dizem que em termos de forma, ela se assemelha a uma serpente enroscada. Os seis centros sutis (chakras) so meros retratos mentais, e destinam-se a iniciantes em yoga. Ns nos projetamos nos dolos e os adoramos, porque no entendemos a verdadeira adorao do ntimo. Conhecimento do SER, que tudo sabe, Conhecimento em perfeio. Distrados como somos por vrios pensamentos, se continuamente contemplssemos o SER, que Deus, este simples pensamento no devido tempo eliminaria toda distrao e acabaria, at ele, por desaparecer; a pura conscincia que finalmente fica, Deus. Isto Liberao. Nunca se descuidar de sua prpria perfeio, puro SER o apogeu do ioga, sabedoria e todas as outras formas de prtica espiritual. Mesmo quando a mente varia, sem descanso, envolvida em assuntos externos, e assim fica esquecida de seu prprio SER, deve-se permanecer alerta e lembrar-se: O corpo no sou eu. Quem sou eu? Pesquise desta maneira, voltando a mente para trs, para seu estado primitivo. A pesquisa Quem sou eu? o nico mtodo para colocar um fim a toda misria e conduzir-se suprema Beatitude. A despeito do que possa ser dito e escrito, esta a nica verdade, encerrada numa prola.

AOS PS DO GURU... JIAS DA NOVA DOUTRINA Inspirada por Ramana Maharshi

63

8.3. Conseguindo vencer, com sabedoria e conhecimento exato da Verdadeira Doutrina, ao ser atacado injustamente ou mesmo por motivos mesquinhos, esse Peregrino de grande conhecimento espiritual passa com serenidade pelo Caminho do Meio. Ele pode se considerar, sem vaidade, um Buddha. Os ataques, injustos e mesquinhos, so uma constante na vida de um Ser Iluminado. Os que esto do outro lado, chafurdando na matria, sentem-se incomodados e at molestados pela simples presena de algum cuja aura emite vibraes de alto teor. Essas vibraes so como espinhos que lhes aoitam as auras mal condicionadas. Eis porque atacam, sem saberem a razo, embora busquem pretextos para tal. Mas o Iniciado, que conhece esses fatos, prossegue, impassvel, diante das imprecaes e implicncias, firme em seu Caminho de Iluminao e Amor.

9. LIBERTAO
Libertao pode ser obtida por constante e prolongada meditao sobre o SER, na forma de Sivoham (Eu sou Siva) que significa Eu sou Atman. Porque o ser individual, que nada mais do que a mente, perdeu o conhecimento de sua identidade com o SER real, e se emaranhou em escravido, sua busca do SER,sua prpria natureza primitiva e eterna assemelha-se do pastor que procura por um cordeiro que durante todo o tempo ele carregou nos ombros. Contudo, o ego, inconsciente do SER, mesmo quando se torna consciente, no obtm a libertao, que a Auto-Realizao, em virtude da obstruo de acumuladas tendncias mentais. Ele frequentemente confunde o corpo com o SER, esquecendo-se de que ele na verdade o SER. Tendncias longamente cultivadas podem na verdade serem erradicadas por longa e contnua meditao. Eu no sou o corpo, os sentidos, a mente, etc., Eu sou o SER Assim, o ego, que a mente, que nada seno um punhado de tendncias e que confunde o corpo com o EU, deve ser dominado, para que deste modo o supremo e liberado Estado conhecido como Auto-Realizao seja alcanado, aps prolongada adorao devocional do divino SER, que o verdadeiro fundamento de todos os deuses. Esta auto-investigao aniquila a mente, e ela mesma se destri eventualmente, assim como uma vara usada para atiar a pira funeral finalmente tambm se queima. Este o estado de Liberao. Ser, Sabedoria, Conhecimento auto-investigativo, Conscincia, o Absoluto e Deus denotam a mesma coisa. Pode um homem tornar-se um alto oficial apenas observando um? Ele pode tornar-se um se esforar-se e equipar-se para a posio. Similarmente, pode o ego, que est escravizado como a mente, tornar-se o Divino Ser, simplesmente porque uma vez vislumbrou que poderia ser o Ser? No isto impossvel sem a destruio da mente? Pode um pedinte tornar-se um rei, simplesmente visitando um rei e declarando-se um? Da mesma forma, a menos que a escravido da mente seja cortada pela raiz por prolongada e ininterrupta meditao, Eu sou o Ser, o Absoluto, ser impossvel obterse o Estado Transcendental de Beatitude, que idntico ao aniquilamento da mente. O Ser o Absoluto e o Absoluto o Ser. O Ser somente o Absoluto. O que coberto com casca descascado, e quando descascado torna-se arroz. Assim tambm, quando sob a escravido da ao, algum o ser individual, e, quando o vu removido, brilha como o Absoluto. Assim proclamam as escrituras, que depois declaram: A mente deve ser conduzida para dentro e retida no Corao, at que o egosentir, que brota como a mente ignorante, desta maneira destrudo.

AOS PS DO GURU...

65

Esta conscincia se manifestar quando a mente se absorver em seu estado primal. Tal absoro conduz Suprema Beatitude, quando o Ser se revela espontaneamente. Ento, no se ser mais afetado por prazer ou dor, o que resulta do contato com objetos externos. Tudo ser percebido sem apego, como num sonho. Pensamentos como isto ou aquilo bom? Deve isto ou aquilo ser feito? no devem ser permitidos que surjam. Imediatamente ao surgimento de um pensamento, deve ser aniquilado em sua fonte. Se mantido, mesmo por um instante, ele se colocar imeditamente como um amigo desleal. Pode a mente que se fixa em seu estado original, possuir um sentido de ego ou ter qualquer problema para resolver? No constituem por si ss, tais pensamentos uma escravido? Portanto, quando tais pensamentos surgirem, devido a tendncias do passado, no apenas deve a mente ser contida e retornada para seu verdadeiro estado, mas tambm mantida despreocupada e indiferente a acontecimentos externos. No devido ao esquecimento do Ser que tais pensamentos ocorrem e causam mais e mais misria? Embora o pensamento discriminador, Eu no sou o agente; todas as aes so meramente reaes do corpo, sentidos e mente, seja um auxiliar para fazer a mente voltar-se para o estado primal, ainda um pensamento, mas um pensamento que necessrio para aquelas mentes habituadas a muito pensar. Por outro lado, pode a mente, fixa inabalavelmente no Divino Ser e permanecendo sem ser afetada mesmo quando engajada em atividades, render-se a tais pensamentos como Eu sou o corpo. Eu estou engajado no trabalho, ou ainda ao pensamento discriminador, Eu no sou o agente, estas aes so meramente reaes do corpo, dos sentidos e da mente? Gradualmente deve-se, por todos os meios possveis, tentar estar sempre consciente do Ser. Tudo alcanado quando se bem sucedido nisso. Que a mente no se distraia com qualquer outro objeto. Deve-se habitar no Ser, sem a sensao de ser o agente, mesmo quando engajado em trabalho predestinado, como um louco. No tem muitos devotos alcanado muito com uma atitude desvinculada e firme devoo desta natureza? Porque a qualidade da pureza (sattva) a natureza real da mente, clareza como a de um cu sem nuvens a caracterstica da expanso mental. Sendo agitada pela qualidade da atividade (rajas) a mente torna-se irrequieta e, influenciada pela escurido (tamas), manifesta-se como o mundo fsico. A mente, assim se tornando irrequieta de um lado, e aparecendo como matria slida, de outro, o Real no discernido. Assim como finos fios de seda no podem ser distendidos com o uso de um pesado ferro de passar, ou as delicadas sombras de uma obra serem distinguidas luz de uma vela que balana ao vento, assim a Realizao da Verdade impossvel com a mente tornada grossa pela escurido (tamas) e irrequieta pela atividade (rajas), porque a Verdade muitssimo sutil e serena. A mente ser limpa de suas impurezas somente por uma desinteressada meditao.

AOS PS DO GURU...

66

A transformao da mente no mundo da matria inerte devido qualidade da escurido (tamas) e sua inquietude devida qualidade da atividade (rajas) cessaro. Ento a mente recuperar sua sutileza e compostura. A Beatitude do Ser pode manifestar-se somente em uma mente tornada sutil e estvel por assdua meditao. Aquele que experimenta essa Beatitude liberado ainda em vida. Quando a mente for despojada das qualidades da escurido e da atividade pela meditao constante, a Beatitude do Ser claramente se manifestar no interior da mente sutil. Os Iogues ganham oniscincia atravs desta expanso mental. Somente quem tem alcanado tal sutileza da mente e ganho a Realizao do Ser liberado quando ainda em vida. O mesmo estado tem sido descrito no Rama Gita como o Brahma, alm dos atributos, o nico universal e indiferenciado Esprito. Aquele que atingiu o inquebrantvel e eterno Estado ainda acima daquele, transcendendo mente e discurso, chamado videhamukta; que quando at a mencionada mente sutil destruda, a experincia de Beatitude como tal tambm cessa. Ele submerso e dissolvido no insondvel Oceano de Beatitude e se torna despercebido de tudo externo. Isto videhamukti. Nada h alm disto. o fim de tudo. Enquanto se continua habitando como o Ser, a experincia Eu sou o Supremo Esprito cresce e torna-se natural: a inquietude da mente e o pensamento do mundo, no devido tempo, tornam-se extintos. Porque experincia no possvel sem mente, a Realizao ocorre com a mente sutil. Visto que videhamukti envolve a completa dissoluo at da mente sutil, este Estado est alm da experincia. o Estado transcendental. Eu no sou o corpo. Eu sou o puro Esprito a clara e indubitvel experincia do jivanmukta, que aquele liberado enquanto ainda vivo. Contudo, se a mente no for totalmente destruda, h a possibilidade de que ele se torne aparentemente infeliz em sua incidental associao com objetos, como determinado por seu destino. Ele pode tambm parecer ao expectador como no tendo realizado a inquebrantvel eterna Beatitude, porque sua mente parece agitada. Contudo, a Beatitude da Liberao em vida possvel somente para a mente tornada sutil e serena por longa e contnua meditao. Assim como um ator Brmane no esquece que um Brmane, qualquer que seja o seu papel, da mesma forma um homem no se deve confundir com seu corpo, mas ter firme conscincia de ser o Ser, seja qual for sua atividade. Esta conscincia se manifestar quando a mente se absorver em seu estado primitivo. Tal absoro conduz Suprema Beatitude, quando o Ser se revela espontaneamente.

AOS PS DO GURU... JIAS DA NOVA DOUTRINA Inspirada por Ramana Maharshi

67

7.3. O Alto Iniciado que consegue, na sua caminhada, deixar para trs o egosmo, a vaidade, e manter o seu Ego num plano diferenciado, alcanar o Mais Alto, podendo sobrepor-se ao mundo, atingir, com Sabedoria, o alto conhecimento, como se fosse a morte. Mas poder tambm retornar e viver, segundo a Doutrina, sua Misso espiritual. O livre arbtrio, do qual faz uso o homem comum para tentar viver uma vida de acordo com suas aspiraes, geralmente calcadas no atendimento s exigncias do plano fsico, pode tambm ser utilizado pelo Discpulo avanado, o qual, tendo chegado ao mais alto, ter a opo de retornar ao plano inferior para ajudar seus semelhantes humanos a alcanarem, tambm eles, a Iluminao e o Samadhi. Na qualidade de Boddhisattwa, ele ensina como chegar e se manter no Caminho, iluminado pela grande luz da Nova Doutrina, dada pela Suprema Hierarquia a todos que sinceramente buscam a autosuperao.

10. As Oito Sendas do Ioga


Descrio da Senda do Ioga, para a obteno da Auto-Realizao, atravs do controle da mente, pelo controle da respirao. Para se obter a devoo na forma de meditao descrita no captulo anterior, passos como yama e niyama (os primeiros dois estgios em ashtanga ou ioga ctuplo, explicado abaixo) so prescritos. Estes tem duas formas, uma da natureza do ioga e a outra da jnana. Controle sobre a respirao ioga. Eliminao da mente jnana. Qual destas vem mais facilmente para o aspirante, depende de suas tendncias inerentes e maturidade. Ambas conduzem ao mesmo resultado, pois pelo controle da respirao a mente controlada, e pela eliminao da mente a respirao controlada. O objetivo de ambos os mtodos o apaziguamento e eliminao da mente. Yama (auto-controle moral) que necessrio preliminarmente na senda ioguica; em detalhe: (absteno de mentir, matar, roubar, luxria e cobia), niyama (observncias disciplinares), asana (posturas), pranayama (controle da respirao), pratyahara (retirada dos sentidos dos objetos externos), dharana (ateno concentrada), dhyana (contemplao firme e ininterrupta) e samadhi (identificao com o Atman). Estes oito so os elementos do ioga. Destes, o controle da respirao consiste de exalao, inalao e reteno. Enquanto em todas as sastras seja dito que exalao e inalao devam ser iguais, e reteno duas vezes maior, em Rajayoga, a reteno da respirao quatro vezes mais longa do que a inalao, e duas vezes mais longa do que a exalao. O controle da respirao na senda do Rajayoga superior ao de outros tipos. Se este controle da respirao for praticado de acordo com a capacidade de cada um, sem esforo mas regularmente, o corpo fica fatigado, de certo modo, mas torna-se silente, e o desejo de estar num estado de Beatitude surge gradualmente na mente. Ento pratyahara deve ser tentada. Isto unifica a mente e torna-a unidirecionada, de modo que ela no corre atrs de objetos externos, nome ou forma. Como a mente que havia at agora corrido atrs de coisas externas pode raramente retirar-se e fixar-se, esforos so feitos para unific-la e estabiliz-la, ocupando-a num objetivo particular, atravs dos seguintes meios: pranava japa (o encanto de OM) e outros feitos mentalmente; fixando a ateno entre as sobrancelhas; concentrao na ponta do nariz; ouvindo os sons que surgem no interior das orelhas alternadamente, i.., esforando-se para ouvir o som na orelha esquerda com a orelha direita e vice versa. Dharana (ateno concentrada) deve ento ser tentada. Isto quer dizer fixar a mente num centro apropriado para a meditao. O Corao e brahmarandhra (fontanela da abertura na coroa da cabea) so recomendados como pontos propcios para dharana. A mente fixada em um desses

AOS PS DO GURU...

69

pontos enquanto se concebe uma das deidades pessoais na forma de uma chama de luz brilhando ali. Se a pessoa fixa a ateno no Corao, o loto de oito ptalas; se na brahmarandhra ser tambm o loto de oito ptalas, embora se diga que consiste de sahasradala (mil ptalas) ou 125 pequenas ptalas. Assim se concentrando, deve-se meditar que no se um ser separado da prpria deidade e que aquela chama de luz a forma de sua Alma (Atma = Esprito ou Ser). Em outras palavras, meditao em Eu sou Ele. A escritura diz que o todo-penetrante Brahma, ele prprio, est brilhando no Corao como Eu-Eu, a testemunha do intelecto. Se algum pergunta Quem sou Eu? ento Ele (a Deidade ou o Atma) ser encontrada brilhando (pulsando) como Eu-Eu, no loto do Corao. Praticar isto tambm meditao e muito melhor do que a meditao em Eu sou Ele. Um homem pode praticar tudo que vier fcil para ele. Praticando este tipo de meditao, o indivduo torna-se inconsciente de si mesmo e do que faz, e sua mente torna-se absorta no Ser. O estado sutil no qual at a pulsao se aquieta, o estado de samadhi. Apenas deve-se guardar contra o sono neste estado. Ento ele conferir Suprema Beatitude. Se algum praticar isto diariamente, e regularmente, Deus o abenoar na Suprema Senda, na qual ele alcanar perfeita Paz. Como h elaborados tratados sobre os elementos do ashtanga ioga, somente o mnimo necessrio est escrito aqui. Aquele que desejar conhecer mais deve buscar um iogue prtico e experiente, e aprender com ele em detalhes. Pranava encantamento de OM com trs e meia unidades, A, U, M, e meia unidade de M. Destas, A representa o estado de viglia, o corpo grosseiro e a criao, U representa o estado de sonho, o corpo sutil, como a preservao, M o estado de sono profundo, o ser em repouso no sono, o corpo causal e a dissoluo. A meia unidade representa o quarto estado, o verdadeiro estado do Eu ou Ser. O estado alm deste o estado de pura Beatitude (Felicidade). O quarto estado obtido na meditao como o verdadeiro Estado, contem em si A, U, M e a meia unidade, e assim chamado de o estado no qual todas as formas de som se acalmam; tambm chamado encantador silencioso ou nodual, que a essncia de toda encantao. para obter esta verdadeira experincia de OM que no estgio de pratyahara, a encantao silenciosa prescrita. A alma obtem imortalidade consciente atravs da meditao sobre aquele princpio sempre brilhante como a chama de luz que possui a efulgncia do relmpago, residindo como TodoPenetrante, no meio do loto do corao, com oito ptalas, o tamanho de um polegar e descrito vrias vezes como kailasa, vaikunta, e paramapada. O buscador avisado que deve meditar de acordo com este texto. Um sentimento de inconstncia no Ser pode aparecer e tambm de diferenciao entre o que medita e aquilo sobre o qual medita. O buscador avisado de que deve meditar sobre seu prprio Ser, porque essa chama que est relampejando como Eu-Eu o Ser.

AOS PS DO GURU...

70

Portanto, no h necessidade de dvida sobre este texto da escritura. De todas as formas de meditao atma dhyana (meditao sobre o Ser), que acabou de ser descrita, a melhor. Se for alcanada, no haver necessidade de tentar outras formas de meditao, porque todas esto inclusas nela. Outras formas so prescritas somente para ajudar a alcanar sucesso nesta. A forma de meditao que algum segue depender de sua maturidade de mente. Embora os vrios modos de meditar paream diferentes, eles todos convergem para o mesmo ponto; no h como duvidar disto. Conhecer-se como o prprio Ser conhecer Deus. No conhecendo a natureza daquele que medita, mas meditando sobre Deus como estranho ao seu prprio Ser, como medir a sua sombra com o prprio p. Voc vai medindo enquanto a sombra tambm vai se afastando mais e mais. Assim dizem as escrituras. Portanto, meditar sobre o Ser o melhor, porque somente o Ser o Supremo Ser de todos os deuses.

AOS PS DO GURU... JIAS DA NOVA DOUTRINA Inspirada por Ramana Maharshi

71

3.7. No caminho de flores multicoloridas, que trazem a luz do conhecimento, muitas vezes o caminhante poder encontrar ervas daninhas e pedras pontiagudas que o detero. Mas, se ultrapass-las com determinao, conseguir rever as flores que simbolizam a Luz do Conhecimento do seu Ser Superior, que em silencio o guiar at o final dessa caminhada. No basta encontrar o Caminho da Iluminao, com as delcias do Conhecimento Superior. preciso que o caminhante persevere diante das dificuldades, e aprenda a distinguir o joio do trigo, ou seja, separar as ervas daninhas que se espalham entre as flores multicoloridas da Sabedoria, ultrapassando as pequenas ddivas das interpretaes apressadas para prosseguir na busca da Grande Luz que ilumina a senda que o levar ao termo glorioso de sua Caminhada. Meditar, orar e confiar... Amar incessantemente, e trabalhar pela Evoluo Consciente da Humanidade.

11. As Oito Sendas do Conhecimento


A Senda do Conhecimento, Jnanamarga,que conduz Auto-Realizao, pela compreenso de que o Supremo UM e indivisvel, descrita neste captulo. Uma descrio detalhada das fases da jnana ashtanga (a ctupla senda do Conhecimento) tais como yama e niyama est alm do escopo deste pequeno trabalho. Exalao nesta senda significa desistir dos dois aspectos, de nome e forma, de corpo e mundo. Inalao pegar os aspectos sat (sendo), chit (conscincia), ananda (felicidade), penetrando em nomes e formas. A reteno da respirao retlos, assimilando o que for obtido. Pratyahara estar sempre no estado de viglia para que nomes e formas no se intrometam novamente na mente. Dharana manter a mente no corao, de modo que ela no mais vagueie, firmando-a ao conceito j seguro, que : Eu sou o sat-chit-ananda Atman (o Ser que Ser-Conscincia-Beatitude). Dhyana (meditao) habitar seguramente como aham swarupa (em sua verdadeira forma) que experienciada como Eu-Eu por sua prpria conta, como quando indagando Quem sou Eu?, silenciando esse cadver de um corpo de cinco revestimentos. Para esta espcie de controle de respirao no h necessidade de regulaes como asanas (posturas) etc. Pode-se praticar em qualquer lugar ou tempo. O objetivo primeiro fixar a mente no Corao, aos ps do Senhor, brilhando como o Ser, e nunca esquec-lo. Esquecimento do Ser a fonte de toda misria. Os mais velhos dizem que tal esquecimento morte para o aspirante que busca a Liberao. Pode ser perguntado se o regular controle da respirao do Rajayoga (uma senda yoguica) desnecessria. A isto respondemos: til, mas seu valor dura at somente enquanto se est praticando, enquanto que o controle da respirao da ctupla senda do Conhecimento uma ajuda permanente. O objetivo de ambos os tipos de controle da respirao relembrar sobre o Ser e aquietar a mente. Portanto, at que a mente tenha se situado no corao por meio do controle da respirao ou AutoInvestigao, permanece necessrio o controle yoguico regular da respirao; alm disso, no h necessidade dele. O tipo de controle da respirao kevala kumbhakais de tal natureza que a respirao reside no Corao at sem o controle da inalao e da exalao. Podem-se praticar os mtodos tanto do yoga como os de jnana (conhecimento) escolha. Todas as escrituras objetivam o controle da mente, visto que a destruio da mente

AOS PS DO GURU...

73

moksha ou Liberao. Yoga controle da respirao, enquanto os mtodos de jnana ou Conhecimento ver tudo como uma forma de verdade ou como Brahma, o nico e Indivisvel. Depende da maturidade da pessoa quais dessas duas sendas a ela se adequar. A senda do saber como domar um touro selvagem, mostrando-lhe um ramo de grama, enquanto a do yoga como domar atravs de pancada e opresso. Assim dizem os que sabem. Pessoas altamente competentes alcanam a meta controlando a mente estabelecida e fixa na verdade da Vedanta, conhecendo a certeza do Ser, e vendo o seu Ser e tudo como Brahma. Aqueles que so menos qualificados, fixam a mente no corao por meio do controle da respirao e meditao prolongada sobre o Ser. Aqueles que so ainda menos qualificados, alcanam estgios mais altos por mtodos tais como controle da respirao. Mantendo isto em mente, o yoga do controle da mente classificado como a ctupla senda do Saber e do Yoga. o suficiente se o controle da respirao for praticado at que se alcance kevala kumbhaka. A direta experincia do samadhi pode tambm ser obtida por devoo (bhakti) na forma de constante meditao (dhyana). Kevala kumbhaka com Auto-Investigao, mesmo sem controle de inalao e exalao, uma ajuda para isto. Se isto se torna natural para algum, pode ser praticado por todo o tempo, at durante a atividade mundana, e no h necessidade de se procurar um local especial. Tudo que uma pessoa acha adequado, pode ser praticado. Se a mente gradualmente acalmar-se, no importa se outras coisas venham ou vo. No Bhagavad Gita, O Senhor Krishna diz que o devoto mais alto do que o yogue, e que os meios para a Liberao so bhakti (devoo) na forma de contnua e prolongada meditao sobre o Ser, que a nica Realidade. Portanto, se, de um modo ou de outro, obtemos a fora para descanar a mente perpetuamente nle, por que se preocupar com outras coisas?

AOS PS DO GURU... JIAS DA NOVA DOUTRINA Inspirada por Ramana Maharshi

74

3.1. A Evoluo csmica em toda sua formao, dirigida por trs elementos: O Esprito Inconsciente, o Intelecto Oniconsciente e a Mente Consciente Querer Compreender Crer. A re-entrada no planeta, de um esprito, atravs da encarnao, atende ao querer de uma individualidade, que, no entanto, ignora, enquanto materializado, todo seu passado, nada sabendo, conscientemente, da bagagem j acumulada em vidas passadas. O Esprito Inconsciente apenas QUER. Com o correr do tempo, o passar das experincias, o estudo da Doutrina, a prtica dos Ensinamentos, ele passa a compreender a sua real posio no universo, utilizando-se de seu Intelecto, capaz de a tudo abarcar em termos de anlise e sntese. O Intelecto Oniconsciente COMPREENDE. Quando o Discpulo ultrapassa a barreira da lgica e da razo, penetrando no mago do Conhecimento Real, atravs da Meditao e de um viver austero e dedicado ao Mais Alto, seu grau de compreenso leva-o a sentir, compreender e acreditar na Realidade ltima. Assim, a Mente Consciente CR.

12.Renncia
A completa eliminao de pensamento considerada a nica verdadeira renncia. Sannyasa ou renncia no o descartar das coisas externas, mas do ego. Para tais renunciantes (sannyasins) no h diferena entre solido e vida ativa. O Sbio Vasistha diz: Assim como um homem cuja mente esteja preocupada, no se apercebe do que est diante dele, assim tambm o Sbio, embora engajado no trabalho, no o autor dele, porque sua mente est imersa no Ser, sem o aparecimento do ego. Justo como um homem deitado em sua cama sonha que est caindo de cabea num precipcio, assim o ignorante cujo ego est ainda presente, embora engajado em meditao profunda e em solido, no deixa de ser o autor de toda ao. Est em nosso poder adotar uma dieta simples e nutritiva e, com zeloso e incessante esforo, erradicar o ego a causa de toda misria paralisando toda atividade mental nascida do ego. Podem pensamentos obsessivos surgir sem o ego, ou pode haver iluso apartada de tais pensamentos? Portanto, medite incessantemente sobre o Ser e obtenha a Suprema Beatitude ou Felicidade da Liberao. Isto, na verdade o sentido deste trabalho.

AOS PS DO GURU... JIAS DA NOVA DOUTRINA Inspirada por Ramana Maharshi

76

5.12. Amealhar bens materiais, e mesmo espirituais, para guard-los avaramente em cofres ou mentes aos quais os necessitados no tm acesso, mesmo quando o merecem, falta grave daquele que recebe dos Mestres, em abundncia, tantas e to preciosas benesses. Tal postura denota grande egosmo, falta de caridade e sensibilidade para com o sofrimento humano. O mesmo pode ser dito daquele que, possuindo tais bens, especialmente os espirituais, cobram elevadas quantias para pass-los aos postulantes. Desapego, inegoismo e caridade so qualidades essenciais para quem quer realmente alcanar a Unidade com Deus. Nada possumos neste mundo e no outro. O grande tesouro para cuja posse despendemos todo nosso esforo transcendental: no pode ser definido pelos padres comuns. Consequentemente, os bens materiais ou espirituais que recebemos ou retemos, destinam-se aos outros, e devem ser distribudos equitativamente. Desapego, inegoismo e caridade acontecem naturalmente na vida do Discpulo verdadeiro.

ARUNACHALA INDIANO- Tiruvannamalai - Sul da ndia

ARUNACHALA BRASILEIRO - Serra Fluminense - RJ - Sede da SOBUHIR

AOS PS DO GURU...

78

Pela Palavra, pelo Silncio e pelo Olhar...

11.5. No Caminho Direto, ao p do Monte Sagrado, o Ser Iluminado, o monge, iniciar a prtica que faz parte da Nova Doutrina, a Iniciao que pode ser feita de trs formas diferentes: Pela Palavra, pelo Silncio e pelo Olhar. Pela Palavra, sem usar de gestos, apenas ela, ele transmitir, atravs do seu Ser Interno, para o Ser Interno do Discpulo, todo conhecimento necessrio, para que ele possa chegar ao cume do Monte Arunachala; pelo Silncio, o discpulo vai captar todos os ensinamentos que lhe forem permitidos, mesmo estando distante do monge; pelo Olhar, que a forma mais usada neste Caminho, porque a comunicao dos conhecimentos passada de um Eu Superior para um Ser Interior ou Eu Sou. Ao iniciar sua jornada sagrada, que consiste na preparao de novos discpulos, o Monge vai utilizar da Palavra, do Silncio e do Olhar tendo sempre como objetivo a transmisso dos excelsos ensinamentos da Nova Doutrina. A Palavra deve ser transmitida sem afetao, calmamente, aps uma adequada preparao, evitando-se sempre desvios intelectuais ou quaisquer outros; o Silncio ser um complemento, pois capacitar o discpulo a aurir ensinamentos, mesmo distante fisicamente do seu Mestre, visto que se comunicaro nos planos sutis, esteja ou no o discpulo disto consciente; o Olhar ser usado constantemente nos contatos espirituais, pois que nele se concentra uma poderosa energia, plena de conhecimento e amor, capaz de alcanar o mago do Ser Interno, ao qual o Mestre transmitir o Conhecimento Superior.
in A NOVA DOUTRINA DE RAMANA MAHARSHI por Mahabhutani e Indrananda

AOS PS DO GURU...

79

BIBLIOGRAFIA
SRI RAMANASRAMAM (Bhagavan Sri Ramana Maharshi). Words of Grace (Who Am I? - Self-Enquiry - Spiritual Instruction), Ramanasramam, Tiruvannamalai, ndia, 2005. OSBORNE, Arthur. Ramana Maharshi and the Path of Self-Knowledge - A Biography. Sri Ramanasramam, Tiruvannamalai, ndia, 2002. MAHABHUTANI & INDRANANDA. A Nova Doutrina de Ramana Maharshi. Obra indita. Niteri RJ, 2006.

AOS PS DO GURU...

80

A NOVA DOUTRINA DE RAMANA MAHARSHI Obra inspirada, escrita por Mahabhutani e Indrananda, devotos do Guru, Sri Ramana Maharshi, esta Nova Doutrina estabelece novas formas de abordagem dos ensinamentos budistas e hindustas, inovadoras, mas em harmonia com a melhor tradio. Parte dos ensinamentos nela contidos est neste AOS PS DO GURU... Que os apreciadores da filosofia Vedanta encontrem aqui inspirao que lhes incentive o progresso na Caminhada! OM!

www.nitcult.com.br/sobuhir.htm

You might also like