You are on page 1of 3

Introduccin a la versin rusa del libro de K.

Bhler Ensayo sobre el desarrollo espiritual del nio In: VYGOTSKY, Lev S. Obras Escogidas I: problemas tericos y metodolgicos de la psicologa. 2.a. ed. Trad. Jos Mara Bravo. Madrid: Visor, 1997. Trata-se de um texto da autoria de Vigotski para a ocasio da traduo do livro de Karl Bhler Ensaio sobre o desenvolvimento espiritual da criana, publicado em 1930, como sua introduo. Karl Bhler, nascido em 1879 e falecido em 1963, foi um pedagogo, psiclogo, linguista e filsofo alemo, sobre o qual Vigotski escreve nesta introduo: um dos mais notveis psiclogos alemes atuais, psiclogo investigador e pensador. Membro da Escola de Wurtzburgo, liderada por Oswald Klpe, que advogava o mtodo instrospectivo, com formao na psicologia da Gestalt, Karl Bhler criou, tambm, a sua prpria teoria: o funcionalismo. Foi tambm professor do ilustre filsofo da cincia Karl Popper, sobre quem desempenhou grande influncia. Alm disso, a sua teoria da linguagem foi amplamente aceita e divulgada na Rssia pelo linguista Roman Jakobson (1896-1982), que, aos 18 anos, em 1914, impulsionou a criao do Crculo Lingustico de Moscou, bero do Formalismo Russo, e, mais tarde, em 1920, ao mudar-se para Praga, estabeleceu tambm o Crculo Lingustico de Praga. preciso notar, tambm, que Bhler havia publicado um livro sobre a crise da psicologia, Die Krise der Psychologie, em 1927, mesmo ano em que foi publicado o texto de Vigotski sobre o mesmo tema: O significado histrico da crise da psicologia. A minha apresentao do texto de Vigotski ficar reduzida sua primeira seo, por uma questo de tempo. Creio que esta seo j suficiente para localizar os problemas principais sobre os quais se desdobraram as demais sees e, assim, servir como guia de leitura para elas. Ao apresentar o livro de K. Bhler em questo, Vigotski diz: saturado de contedo e lacnico de forma, exaustivo, dotado de uma amplitude sistemtica com a qual abarca todos os aspectos do desenvolvimento psicolgico da criana, a riqueza dos dados que inclui, as teorias e hipteses que aborda. (p. 163). So estas teorias e hipteses sobre o desenvolvimento psicolgico da criana que Vigotski discutir criticamente luz dos princpios de sua prpria estratgia metodolgica, que esto fundados, essencialmente, na dialtica, como transparecer em diversos momentos deste texto. Na primeira seo desta introduo ao livro de Bhler, Vigotski apresenta o autor e a sua obra, aponta os seus pontos positivos com elogios e critica os seus pontos negativos. Podemos citar um exemplo de como Vigotski avalia a perspectiva de Bhler:
[...] Bhler se mostra partidrio de uma amplssima sntese de todos os traos essenciais da investigao psicolgica moderna, sntese que inclui estruturalmente a psicologia subjetiva e objetiva, a psicologia das vivncias e do comportamento, a psicologia do inconsciente e a estrutural, a cientfico-natural e a psicologia como cincia do esprito. Nesta sntese, Bhler enxerga a confirmao de uma unidade da psicologia como cincia e o destino histrico da mesma. (p. 164).

Aqui, Vigotski faz uma apreciao elogiosa da perspectiva do autor, que parece se acomodar a muitos dos propsitos do prprio Vigotski, conforme podem ser encontrados em seu texto de 1927, j citado, sendo o principal deles a busca de unidade para a psicologia. A partir da frase seguinte do mesmo pargrafo, Vigotski enuncia alguns aspectos crticos da perspectiva de Bhler:
Em boa parte, esta sntese se sustenta sobre um fundamento teleolgico, que no se chegou a superar. A tendncia a sintetizar as correntes mais dspares e, com frequncia, irreconciliveis do pensamento psicolgico e a analisar toda uma srie de problemas sob um prisma teleolgico conduz, s vezes, o autor a matrimoniar ecleticamente as doutrinas e os pontos de vista tericos mais heterogneos, a constranger os fatos e embuti-los em esquemas comuns. verdade que isto se deixa notar muito pouco no Ensaio. Em troca, salta muito mais vista outro trao negativo do trabalho: a no diferenciao dos fatores biolgicos e sociais na evoluo psicolgica da criana. (p. 164).

Tambm critica, na teoria de Bhler, o conceito unilateral e errneo do desenvolvimento psicolgico da criana como um processo nico e igualmente biolgico por sua natureza (p. 164), erro partilhado com quase toda a psicologia infantil moderna (p. 164). E acrescenta Vigotski: A confuso e a falta de diferenciao entre o natural e o cultural, o natural e o histrico, o biolgico e o social no desenvolvimento psicolgico da criana conduz inevitavelmente a uma compreenso e intepretao dos fatos essencialmente errnea (p. 164). O que leva Bhler, na interpretao de Vigotski, a uma srie de incompreenses sobre alguns processos psicolgicos especificamente humanos; quer dizer, leva Bhler a reduzir a um denominador comum os fatos do desenvolvimento biolgico e sociocultural e ignorar a especificidade bsica da evoluo da criana humana. (p. 164). Deste modo, se Khler busca descobrir atos inteligentes em chimpanzs, Bhler busca, em contrapartida, descobrir o carter antropoide da criana pequena. Ainda, Bhler considera todo o caminho da evoluo do macaco at o homem adulto culto uma ascenso por uma escala biolgica nica (p. 164). E isto se deve ao fato de ele desconhecer a transio existente em todo desenvolvimento biolgico entre a evoluo biolgica e a evoluo histrica. O que leva, tambm, a uma desconsiderao da influncia formadora do meio social sobre o desenvolvimento da criana, em detrimento das leis internas do desenvolvimento. E, ento, Vigotski coloca a sua tese como contraponto: A histria da evoluo das formas superiores de comportamento da criana se diferena essencialmente da histria geral do desenvolvimento dos processos biolgicos elementares. (p. 165). Do ponto de vista metodolgico, o ponto de vista de Bhler caracterizado por Vigotski como antidialtico, porque, para o primeiro autor, [a] natureza no d saltos, o desenvolvimento se produz sempre paulatinamente (p. 165), isto , na concepo de Bhler, o desenvolvimento um processo cumulativo, no qual as rupturas e as contradies esto ausentes. E isto, uma vez mais, o impede de compreender o salto real da biologia histria que se produz no desenvolvimento humano, neste processo que o prprio Bhler denomina devir do homem. (p. 165).

Vigotski traa duas consequncias desta concepo linear e, de certo modo, reducionista do desenvolvimento humano: 1) aquilo que prprio e especfico de uma criana de uma poca e de um meio social determinados apresentado em termos de um dado absoluto, universal, necessrio, do desenvolvimento (p. 165), de modo que, p.ex., a idade dos contos tomada, na anlise de Bhler, como categoria natural, como uma determinada fase biolgica do desenvolvimento (p. 165); e 2) o enfoque evolutivo da psicologia infantil deformado, porque a) os critrios biolgicos e sociais de determinao das fases e pocas do desenvolvimento da criana esto mesclados e b) a distribuio real de todo o processo do desenvolvimento nas diferentes idades (p. 165) tambm o esto, de modo que o domnio da psicologia infantil, de acordo com a perspectiva de Bhler, se concentre restritamente criana pequena, especialmente a seus primeiros anos de vida, nos quais maduram as funes psicolgicas bsicas e fundamentais (p. 166), porque, para ele, as etapas mais importantes do desenvolvimento infantil se localizam neste perodo e, para Vigotski, a psicologia infantil da poca, na qual se insere Bhler, no capaz de ir alm do estudo embrionrio das funes superiores [...], considerando-o como seu nico objeto de estudo, ainda que admitindo os seus limites metodolgicos (p. 166). Assim, a psicologia infantil da poca se reduz a uma embriologia da alma humana (p. 166):
Todas as idades so relegadas primeira infncia1, qualquer funo se estuda unicamente neste nvel evolutivo. A idade infantil se nos mostra reduzida zona biologicamente limtrofe entre o modo de pensar do chimpanz e do homem. (p. 166).

O objetivo desta introduo de Vigotski, como ele mesmo enuncia, o de oferecer ao estudioso um firme ponto de apoio que lhe sirva para assimilar criticamente o valioso material contido neste Ensaio sobre o desenvolvimento espiritual da criana e para refletir de maneira consequente sobre as suas teses e fundamentos (p. 166). Para finalizar esta apresentao, preciso dizer que os pontos colocados nesta primeira seo da introduo de Vigotski ao livro de Bhler sero desenvolvidos em seu decorrer e mais bem esmiuados tomando como contraponto os princpios tericos da psicologia de Vigotski. Se lermos o ltimo pargrafo do texto, apenas por curiosidade, teremos uma ideia de seu percurso:
Comeamos assinalando que o principal erro metodolgico no conjunto da teoria de Bhler consiste em no distinguir os fatores sociais dos fatores biolgicos no desenvolvimento psicolgico da criana e conclumos a nossa anlise crtica de sua obra no mesmo ponto. Evidentemente, este o alfa e o mega de seu Ensaio. (p. 176).

Com isto, espero que esta apresentao sirva menos como um guia do que como um mapa que indica por onde comear e o que esperar da jornada pelo texto.

No texto em espanhol, a la infncia temprana y la primera infancia. Em portugus, no h uma distino semntica como esta: a primeira uma idade infantil mais originria do que a segunda.

You might also like