You are on page 1of 23

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES

Aula 2
Lgica de Argumentao.......................................................................................................................... 2 Relao das questes comentadas nesta aula .............................................................................. 20 Gabaritos ...................................................................................................................................................... 23

Prof. Guilherme Neves

www.pontodosconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES

Lgica de Argumentao
01. (ANVISA 2010/CETRO) Seja : " " e seja : " ". Se escrevermos a proposio No verdade que ela baixa ou no charmosa na forma simblica, usando , teremos: a) ~ b) ~ ~ c) ~ ~ d) ~ e) ~ ~ ~ . Resoluo Antes de analisar a questo propriamente dita, vejamos o seguinte fato. Se falso que Pedro rico, no podemos afirmar que Pedro seja pobre. Ele apenas no RICO!!! Se falso dizer que Maria linda, no podemos afirmar que Maria seja feia. Ela apenas no LINDA!!! Esse um erro feio que as bancas costumam cometer. Rigorosamente, se falso dizer que Maria linda, s podemos afirmar que MARIA NO LINDA!! Mas, como costumamos dizer, no adianta brigar com a banca. Seja amigo dela. A alternativa menos errada a letra E, que considera que a negao de Ela alta como Ela baixa. 02. (FUNAI 2010/CETRO) Observe a afirmao X abaixo X: Y ou Z falsa. Y e Z significam, respectivamente, Y: Felipe nutricionista Z: Se Fbio pesquisador, ento Rafael engenheiro Com base nas informaes apresentadas, pode-se afirmar que (A) Felipe no nutricionista, Fbio no pesquisador e Rafael no engenheiro. (B) Felipe nutricionista, Fbio pesquisador e Rafael engenheiro. (C) Felipe no nutricionista, Fbio pesquisador e Rafael engenheiro. (D) Felipe nutricionista, Fbio no pesquisador e Rafael engenheiro. (E) Felipe no nutricionista, Fbio pesquisador e Rafael no engenheiro. Resoluo A proposio X a disjuno das proposies Y, Z (conectivo ou). O texto nos informou que X falsa, e sabemos que a disjuno Y ou Z s falsa quando
Prof. Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES ambas, Y e Z so falsas. A proposio Y falsa e da conclumos que Felipe no nutricionista. A condicional Z falsa. Uma proposio condicional s falsa quando o antecedente verdadeiro e o consequente falso; donde Fbio pesquisador (antecedente verdadeiro) e Rafael no engenheiro (consequente falso). Lembre-se sempre: uma proposio composta pelo conectivo se...,ento... s falsa quando ocorre VF. E como o enunciado nos disse que Z falsa, ento ocorreu VF. Se Fbio pesquisador, ento Rafael engenheiro O antecedente verdadeiro, logo Fbio pesquisador. O consequente falso, logo Rafael no engenheiro. Letra E

03. (SEFAZ-SP 2009/FCC) Uma empresa mantm a seguinte regra em relao a seus funcionrios: Se um funcionrio tem mais de 45 anos de idade, ento ele dever, todo ano, realizar pelo menos um exame mdico e tomar a vacina contra a gripe. Considerando que essa regra seja sempre cumprida, correto concluir que, necessariamente, se um funcionrio dessa empresa (A) anualmente realiza um exame mdico e toma a vacina contra a gripe, ento ele tem mais de 45 anos de idade. (B) tem 40 anos de idade, ento ele no realiza exames mdicos anualmente ou no toma a vacina contra a gripe. (C) no realizou nenhum exame mdico nos ltimos dois anos, ento ele no tem 50 ou mais anos de idade. (D) tem entre 55 e 60 anos de idade, ento ele realiza um nico exame mdico por ano, alm de tomar a vacina contra a gripe. (E) tomou a vacina contra a gripe ou realizou exames mdicos nos ltimos dois anos, ento ele tem pelo menos 47 anos de idade. Resoluo Vamos dar nomes s proposies: p: um funcionrio tem mais de 45 anos de idade. q: ele dever, todo ano, realizar pelo menos um exame mdico. r: ele dever, todo ano, tomar a vacina contra a gripe. Em Lgica, o smbolo do conectivo se...,ento... uma seta conectivo e . A proposio expressa no enunciado simbolizada assim: Para que a regra seja cumprida, a proposio verdadeira.
Prof. Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br

e o smbolo do

. deve ser sempre 3

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES Vamos construir a tabela-verdade correspondente a esta proposio. A tabela-verdade dispe as relaes entre os valores lgicos das proposies. Tabelas-verdades so especialmente usadas para determinar os valores lgicos de proposies construdas a partir de proposies simples. Lembre-se que o nmero de linhas de uma tabela verdade composta por proposies simples igual a 2 . Como so 3 proposies simples componentes, ento a tabela ter 23 = 8 linhas. Para calcular o valor lgico de , devemos calcular o valor lgico da proposio e, em seguida, conectar a proposio com atravs do conectivo se..., ento....

V V V V F F F F

V V F F V V F F

V F V F V F V F

Este o modelo inicial de uma tabela-verdade composta por 3 proposies simples. Para listar todas as possibilidades, devemos proceder assim: Para a primeira proposio, colocamos 4 Vs seguidos de 4 Fs. Para a segunda proposio, colocamos 2 V, 2F, 2V, 2F. Para a terceira proposio colocamos 1V, 1F, 1V, 1F, 1V, 1F, 1V, 1F. Lembre-se que uma proposio composta pelo conectivo e ( ) s verdadeira quando todas as proposies componentes forem verdadeiras. Portanto, a proposio verdadeira nas linhas 1 e 5.

V V V V F F F F Prof. Guilherme Neves

V V F F V V F F

V F V F V F V F

V F F F V F F F

www.pontodosconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES Vamos agora conectar a proposio com a proposio formando a proposio . Lembre-se que uma proposio do tipo s falsa quando A verdadeira e B falsa. Ou seja, uma condicional s falsa quando o antecedente verdadeiro e o consequente falso. O antecedente a proposio (4 coluna).
V V V V F F F F V V F F V V F F

(1 coluna) e o consequente a proposio

V F V F V F V F

V F F F V F F F

V F F F V V V V

Para que a regra seja cumprida, devemos nos ater apenas s linhas em que a proposio verdadeira. Vamos tomar esta tabela como referncia.

V F F F F

V V V F F

V V F V F

V V F F F

V V V V V

Vamos analisar cada uma das alternativas de per si. ... correto concluir que, necessariamente, se um funcionrio dessa empresa (A) anualmente realiza um exame mdico e toma a vacina contra a gripe, ento ele tem mais de 45 anos de idade. Esta alternativa falsa, pois se q verdadeira (o funcionrio realiza anualmente pelo menos um exame mdico) e r verdadeira (o funcionrio anualmente toma a vacina contra a gripe), ento p pode ser verdadeira ou falsa (o funcionrio pode ter qualquer idade). Basta olhar as duas primeiras linhas da ltima tabela construda.

Prof. Guilherme Neves

www.pontodosconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES


V F V V V V V V V V

(B) tem 40 anos de idade, ento ele no realiza exames mdicos anualmente ou no toma a vacina contra a gripe. Se o funcionrio tem 40 anos de idade, ento a proposio falsa. Neste caso, o funcionrio pode se sentir a vontade para realizar os exames mdicos ou no e tomar a vacina contra a gripe ou no. Basta olhar as 4 ltimas linhas da tabela. A alternativa B falsa.

F F F F

V V F F

V F V F

V F F F

V V V V

(C) no realizou nenhum exame mdico nos ltimos dois anos, ento ele no tem 50 ou mais anos de idade. Se o funcionrio no realizou os exames mdicos nos ltimos dois anos, ento a proposio q falsa. Devemos olhar apenas para as duas ltimas linhas da tabela de referncia.

F F

F F

V F

F F

V V

Percebemos que quando q falsa, p tambm o . Portanto, o funcionrio tem menos de 45 anos. A alternativa C verdadeira. (D) tem entre 55 e 60 anos de idade, ento ele realiza um nico exame mdico por ano, alm de tomar a vacina contra a gripe. Se ele tem entre 55 e 60 anos de idade, ento ele deve realizar anualmente pelo menos um exame mdico por ano e tomar a vacina contra a gripe. Esta alternativa falsa pois est escrito que o funcionrio deve realizar apenas um exame mdico. (E) tomou a vacina contra a gripe ou realizou exames mdicos nos ltimos dois anos, ento ele tem pelo menos 47 anos de idade. A alternativa E fala que q verdadeira ou r verdadeira. Vamos olhar para as quatro primeiras linhas da tabela de referncia.
Prof. Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES


V F F F V V V F V V F V V V F F V V V V

Observe que p pode ser verdadeira ou falsa. Portanto, o funcionrio pode ter qualquer idade. A alternativa E falsa. Letra C 04. (SEFAZ-SP 2009/FCC) Considere as seguintes afirmaes: I. Se ocorrer uma crise econmica, ento o dlar no subir. II. Ou o dlar subir, ou os salrios sero reajustados, mas no ambos. III. Os salrios sero reajustados se, e somente se, no ocorrer uma crise econmica. Sabendo que as trs afirmaes so verdadeiras, correto concluir que, necessariamente, (A) o dlar no subir, os salrios no sero reajustados e no ocorrer uma crise econmica. (B) o dlar subir, os salrios no sero reajustados e ocorrer uma crise econmica. (C) o dlar no subir, os salrios sero reajustados e ocorrer uma crise econmica. (D) o dlar subir, os salrios sero reajustados e no ocorrer uma crise econmica. (E) o dlar no subir, os salrios sero reajustados e no ocorrer uma crise econmica. Resoluo Vamos dar nomes s proposies simples envolvidas: : : :

I. Se ocorrer uma crise econmica, ento o dlar no subir. II. Ou o dlar subir, ou os salrios sero reajustados, mas no ambos. III. Os salrios sero reajustados se, e somente se, no ocorrer uma crise econmica. Em smbolos, temos: I. II. III. ~ ~

De acordo com o enunciado, as trs proposies compostas so verdadeiras. Vamos construir a tabela verdade correspondente e verificar quando que isso 7 Prof. Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES ocorre. Como so trs proposies simples envolvidas, ento a tabela ter 2 8 linhas. Lembre-s que o nmero de linhas de uma tabela verdade com proposies simples igual a 2 . Devemos lembrar as regras dos conectivos. A proposio composta pelo se..., ento... falsa quando o antecedente verdadeiro e o consequente falso. A proposio composta pelo conectivo da disjuno exclusiva ou...ou verdadeira quando apenas um dos componentes verdadeiro. A proposio composta pelo bicondicional se e somente se verdadeiro quando os componentes tm o mesmo valor lgico (ou ambos so verdadeiros ou ambos so falsos). A tabela comea assim:
~ V V V V F F F F V V F F V V F F V F V F V F V F ~ ~ ~

A proposio ~ a negao da proposio so opostos aos valores de . A proposio ~ a negao da proposio so opostos aos valores de .
V V V V F F F F V V F F V V F F V F V F V F V F ~ F F F F V V V V ~ F F V V F F V V ~

, portanto seus valores lgicos

, portanto seus valores lgicos


~

A proposio 2).

s falsa quando

verdadeiro e ~

falso (linhas 1 e

~ Prof. Guilherme Neves

www.pontodosconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES


V V V V F F F F V V F F V V F F V F V F V F V F F F F F V V V V F F V V F F V V F F V V V V V V

A proposio verdadeira quando apenas um dos componentes for verdadeiro. Ou seja, verdadeira quando verdadeira e falso ou quando falso e verdadeiro (linhas 2, 3, 6 e 7).
~ F F F F V V V V ~ F F V V F F V V ~ F F V V V V V V F V V F F V V F ~

V V V V F F F F

V V F F V V F F

V F V F V F V F

A proposio

~ s verdadeira quando
V V V V F F F F V V F F V V F F V F V F V F V F ~ F F F F V V V V ~ F F V V F F V V ~ F F V V V V V V

e ~ tm valores lgicos iguais.


~ F V V F F V V F F V F V V F V F

Como as trs proposies compostas so verdadeiras, estamos interessados apenas na stima linha desta tabela.
V V V V F F F F V V F F V V F F V F V F V F V F ~ F F F F V V V V ~ F F V V F F V V ~ F F V V V V V V F V V F F V V F F V F V V F V F ~

Para que as compostas sejam verdadeiras, a proposio deve ser falsa, a proposio deve ser falsa e a proposio deve ser verdadeira.
Prof. Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES : : :

Conclumos que no ocorrer uma crise econmica, o dlar no subir e os salrios sero reajustados. (E) o dlar no subir, os salrios sero reajustados e no ocorrer uma crise econmica. Letra E

O que um argumento? A expresso concreta do raciocnio lgico o argumento. Um argumento se sustenta ou cai medida que o raciocnio que incorpora bom ou ruim. Cada argumento composto de dois elementos bsicos, dois diferentes tipos de proposies: uma proposio premissa e uma proposio concluso. Uma premissa uma proposio que sustenta. o ponto inicial de um argumento que contm a verdade conhecida, da qual parte o processo inferencial. Uma concluso uma proposio sustentada, a proposio aceita como verdade na base da premissa. (D.Q. McInerny) Argumento toda afirmao de que uma sequncia finita de proposies, chamadas premissas, P1 , P2 , P3 ,..., Pn tem como consequncia uma proposio final Q, chamada concluso do argumento. Diz-se que um argumento vlido se e somente se a concluso for verdadeira, todas as vezes que as premissas forem verdadeiras. Desse modo, a verdade das premissas incompatvel com a falsidade da concluso. A validade de um argumento depende to somente da relao existente entre as premissas e a concluso. Um argumento no vlido chamado de sofisma ou falcia. Um argumento composto de duas premissas e uma concluso chamado de silogismo. Vejamos um exemplo para sedimentar a teoria. Jair est machucado ou no quer jogar. Mas Jair quer jogar, logo: a) Jair no est machucado nem quer jogar. b) Jair no quer jogar nem quer jogar. c) Jair no est machucado e quer jogar. d) Jair est machucado e no quer jogar. e) Jair est machucado e quer jogar. O enunciado nada fala sobre a verdade das proposies expostas. Perguntamo-nos: Quem Jair? Quem est nos falando que Jair est machucado? Isto verdade? Como podemos inferir uma concluso se no tenho certeza sobre o valor lgico das premissas?
Prof. Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br

10

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES Em suma, como testar a validade de um argumento? Existe um teste semntico, isto , um teste que se baseia nos valores de verdade das suas premissas e concluso. Um argumento vlido se, e s se, no for possvel ter concluso falsa e premissas verdadeiras. Portanto, para termos um argumento vlido devemos supor que as premissas so verdadeiras. Se (e este um grande se) as premissas forem verdadeiras, ento a concluso tambm ser.

Ora, se admitimos a proposio Jair quer jogar como verdadeira, devemos assumir a proposio Jair no quer jogar como falsa. Temos ento o seguinte esquema:

Perguntamo-nos: Quando que uma disjuno (proposio composta pelo conectivo ou) p q verdadeira? Se ao menos uma das proposies p ou q verdadeira; p q falsa se e somente se ambas p e q so falsas. No nosso caso, temos uma disjuno que verdadeira, e uma das proposies que a compe falsa. Conclumos que a outra proposio Jair est machucado verdadeira.

Letra E Jair est machucado e quer jogar. Temos o seguinte argumento VLIDO. Jair est machucado ou no quer jogar. Mas Jair quer jogar, logo: Jair est machucado e quer jogar. No estamos afirmando que premissas do enunciado so verdadeiras nem que a concluso tambm o seja. Dizemos apenas que, SE as premissas forem verdadeiras, ento a concluso tambm ser verdadeira. Proposies so verdadeiras ou falsas. Argumentos so vlidos ou invlidos. A validade de um argumento depende da conexo das premissas com a concluso, no do valor lgico das premissas que formam o argumento.
Prof. Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br

11

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES Ento, como determinar a validade de um argumento? Admita que as premissas sejam verdadeiras, mesmo que no sejam. H a possibilidade de, considerando-se as premissas verdadeiras, a concluso ser falsa? Se isso pode acontecer (premissas verdadeiras e concluso falsa) ento o argumento invlido, um sofisma, uma falcia. Se no, ento o argumento vlido. Utilizaremos agora as ferramentas que temos a disposio (proposies, conectivos e argumentao) para resolver algumas questes de concursos. 05. (Aneel/2004/Esaf) Surfo ou estudo. Fumo ou no surfo. Velejo ou no estudo. Ora, no velejo. Assim: a) estudo e fumo. b) no fumo e surfo. c) no velejo e no fumo. d) estudo e no fumo. e) fumo e surfo. O que esta questo est nos pedindo? Que escolhamos uma concluso adequada para que o argumento seja vlido. Devemos ento, de acordo com a teoria exposta, assumir que as premissas so verdadeiras. Temos o seguinte esquema:

A proposio No velejo verdadeira. Como a proposio Velejo a sua negao, temos que seu valor lgico falso.

A proposio acima uma disjuno e, para que seja verdadeira, ao menos uma das proposies que a compe deve ser verdadeira. Como a proposio Velejo falsa, conclumos que No estudo verdadeira. Estudo, que a negao de No estudo, , portanto, falsa.

Analogamente, a proposio Surfo verdadeira e a sua negao No surfo falsa.

Da mesma maneira, temos que a proposio Fumo verdadeira.

Prof. Guilherme Neves

www.pontodosconcursos.com.br

12

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES Concluso: Surfo, no estudo, fumo, no velejo. Letra E Observao: Daqui em diante, por motivos tipogrficos, tambm para evitar uma poluio visual, no colocaremos mais as chaves nas proposies compostas que assumiremos como verdadeiras. Estar implcito, levando em considerao a teoria exposta. Simplesmente aplicaremos as regras dos conectivos para que as compostas sejam verdadeiras. Por exemplo:

Em resumo, as seguintes regras tornam as proposies compostas verdadeiras. Conjuno p q Disjuno p q Condicional pq As duas proposies p, q devem ser verdadeiras Ao menos uma das proposies p, q deve ser verdadeira. No pode ocorrer o caso de as duas serem falsas. No pode acontecer o caso de o antecedente ser verdadeiro e o consequente ser falso. Ou seja, no pode acontecer V(p)=V e V(q)=F. Em uma linguagem informal, dizemos que no pode acontecer VF, nesta ordem. Os valores lgicos das duas proposies devem ser iguais. Ou as duas so verdadeiras, ou as duas so falsas.

Bicondicional pq

06. (CGU/2003-2004/Esaf) Ana prima de Bia, ou Carlos filho de Pedro. Se Jorge irmo de Maria, ento Breno no neto de Beto. Se Carlos filho de Pedro, ento Breno neto de Beto. Ora, Jorge irmo de Maria. Logo: a) Carlos filho de Pedro ou Breno neto de Beto. b) Breno neto de Beto e Ana prima de Bia. c) Ana no prima de Bia e Carlos filho de Pedro. d) Jorge irmo de Maria e Breno neto de Beto. e) Ana prima de Bia e Carlos no filho de Pedro. Resoluo

Relembrando o que falamos a respeito de argumentao. Em um argumento vlido, impossvel ao assumirmos que as premissas sejam verdadeiras que a concluso seja falsa.
Prof. Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br

13

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES Dessa forma, admitiremos que TODAS as proposies, simples e compostas, so verdadeiras. Para tal, deveremos aplicar as regras de cada um dos conectivos. Assim, supomos que a proposio Jorge irmo de Maria verdadeira. Ora, uma proposio condicional no pode ter o antecedente verdadeiro e o consequente falso. De fato, na proposio condicional Se Jorge irmo de Maria, ento Breno no neto de Beto, o antecedente verdadeiro. Para no ocorrer VF, o consequente no pode ser falso, deve ser verdadeiro. Assim, Breno no neto de Beto verdade. A sua negao falsa. Novamente, na condicional Se Carlos filho de Pedro, ento Breno neto de Beto, o consequente falso. Para no ocorrer VF, o antecedente no pode ser verdadeiro, deve ser falso. Consequentemente Carlos filho de Pedro falso. Para que uma disjuno seja verdadeira, ao menos uma das proposies que a compe deve ser verdade. Na composta Ana prima de Bia ou Carlos filho de Pedro, tem-se que Carlos filho de Pedro falsa. Dessa forma, Ana prima de Bia deve ser verdade. Temos ento que Ana prima de Bia e Carlos no filho de Pedro. Letra E As questes que seguem apresentam uma peculiaridade em relao s questes anteriormente resolvidas. At agora, as questes apresentavam uma proposio simples, que servia de passo inicial para a nossa estratgia de argumentao. As prximas questes no apresentam proposies simples. A soluo geral a seguinte: escolha uma proposio qualquer e d o seu palpite: escolha V ou F. Se o seu palpite der certo, timo! Caso contrrio, troque-o. Se voc escolheu V, troque por F e vice-versa. 07. (CGU/2003-2004/Esaf) Homero no honesto, ou Jlio justo. Homero honesto, ou Jlio justo, ou Beto bondoso. Beto bondoso, ou Jlio no justo. Beto no bondoso, ou Homero honesto. Logo, a) Beto bondoso, Homero honesto, Jlio no justo. b) Beto no bondoso, Homero honesto, Jlio no justo. c) Beto bondoso, Homero honesto, Jlio justo. d) Beto no bondoso, Homero no honesto, Jlio no justo. e) Beto no bondoso, Homero honesto, Jlio justo. Resoluo

Prof. Guilherme Neves

www.pontodosconcursos.com.br

14

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES

Esta questo no apresenta a proposio simples que usualmente aparece em questes de argumentao. Adotaremos ento a estratgia descrita acima. Escolheremos uma proposio qualquer e arbitrariamente daremos um valor lgico a ela. Por exemplo, escolheremos a primeira Homero no honesto e diremos que ela verdadeira. No h razo especfica para termos feito essa escolha. Como estamos assumindo que Homero no honesto uma proposio verdadeira, a sua negao Homero honesto falsa. Para que a disjuno Beto no bondoso,ou Homero honesto seja verdadeira, a proposio Beto no bondoso deve ser verdadeira e, consequentemente, a sua negao Beto bondoso falsa. Analogamente, Jlio no justo verdade, e sua negao Jlio justo falsa. Dessa forma, Homero honesto, ou Jlio justo, ou Beto bondoso uma proposio composta falsa, pois uma disjuno em que todas as proposies que a compem so falsas. Ora, mas, para testarmos a validade de um argumento, temos que ter TODAS as premissas verdadeiras. Temos ento que trocar a nossa escolha inicial. Admitiremos ento que a proposio Homero no honesto seja falsa. Construiremos ento o seguinte esquema:

Letra C 08. (Tcnico/MPU/Administrativa/2004/Esaf) Ricardo, Rogrio e Renato so irmos. Um deles mdico, outro professor e o outro msico. Sabe-se que: 1) ou Ricardo mdico, ou Renato mdico;, 2) ou Ricardo professor, ou Rogrio msico; 3) ou Renato msico, ou Rogrio msico; 4) ou Rogrio professor, ou Renato professor. Portanto, as profisses de Ricardo, Rogrio e Renato so respectivamente:
Prof. Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br

15

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES a) professor, mdico, msico. b) mdico, professor, msico. c) professor, msico, mdico. d) msico, mdico, professor. e) mdico, msico, professor. Resoluo

Utilizando a mesma estratgia da questo anterior, escolhemos uma proposio qualquer e arbitrariamente damos um valor lgico a ela. Escolhemos (ao acaso) a proposio Ricardo mdico e diremos que ela verdadeira. Como cada um deles possui uma nica profisso, a proposio Ricardo professor falsa. Assim, para que a disjuno seja verdadeira, Rogrio msico tem que ser uma proposio verdadeira (uma disjuno verdadeira quando pelo menos uma das proposies que a compe verdadeira). Sendo Rogrio msico uma verdade, Rogrio professor falsa. Portanto, Renato professor verdade. No tivemos proposies compostas falsas, nenhuma contradio. O nosso palpite foi correto, por acaso. Letra E 09. (Ipea 2004/FCC) Quando no vejo Lcia, no passeio ou fico deprimido. Quando chove, no passeio e fico deprimido. Quando no faz calor e passeio, no vejo Lcia. Quando no chove e estou deprimido, no passeio. Hoje, passeio. Portanto, hoje: a) vejo Lucia, e no estou deprimido e no chove, e faz calor. b) no vejo Lucia, e estou deprimido, e chove, e faz calor. c) no vejo Lucia, e estou deprimido, e no chove, e no faz calor. d) vejo Lucia, e no estou deprimido, e chove, e faz calor. e) vejo Lucia, e estou deprimido, e no chove, e faz calor. Resoluo

Prof. Guilherme Neves

www.pontodosconcursos.com.br

16

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES

Passeio verdade; no passeio falso. Preenchemos as chaves do esquema acima onde aparecem essas proposies. Olhemos para a quarta premissa: o consequente falso, e, assim, o antecedente tambm o .

Observe que o consequente da segunda premissa uma conjuno e uma das proposies que compe essa conjuno (no passeio) falsa. Ora, sabemos que uma conjuno s verdadeira quando ambas as proposies simples componentes so verdadeiras. Como esse fato no ocorre, a conjuno no passeio e fico deprimido falsa. Consequentemente o antecedente chove falso e a sua negao no chove verdade.

Coloquemos nossa ateno agora na quarta premissa. O consequente no passeio falso e assim temos que o antecedente (que a conjuno No chove e estou deprimido) tambm falso.Temos ento uma conjuno falsa em que uma das proposies que a constitui (no chove) verdadeira. Para que a conjuno seja falsa, a outra componente estou deprimido deve ser falsa.

Vamos para a primeira premissa. O consequente da condicional Quando no vejo Lcia, no passeio ou fico deprimido uma disjuno que falsa, pois ambas as proposies componentes (no passeio, fico deprimido) so falsas. Dessa forma, o antecedente no vejo Lcia deve ser falsa (para que a proposio condicional seja verdadeira no deve ocorrer VF).
Prof. Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br

17

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES

Finalmente indo para a terceira premissa, o consequente no vejo Lcia falso, logo o antecedente No faz calor e passeio tambm falso. Temos ento uma conjuno falsa e uma das proposies que a constitui (passeio) verdadeira. A outra, no faz calor deve ento ser falsa e, consequentemente, a sua negao faz calor verdadeira.

Letra A 10. (FUNAI 2010/CETRO) Quando no trabalho, no fico feliz ou fico desiludido. Quando fao compras, no fico feliz e fico desiludido. Quando no fao compras e fico feliz, trabalho. Quando no fao compras e estou desiludido, no fico feliz. Hoje, fico feliz. Portanto, hoje, (A) trabalho, no estou desiludido, no fico feliz e fao compras. (B) no trabalho, estou desiludido, fico feliz e fao compras. (C) trabalho, no estou desiludido, fico feliz e no fao compras. (D) no trabalho, estou desiludido, no fico feliz e no fao compras. (E) trabalho, estou desiludido, no fico feliz e fao compras. Resoluo i) Quando no trabalho, no fico feliz ou fico desiludido. ii) Quando fao compras, no fico feliz e fico desiludido. iii) Quando no fao compras e fico feliz, trabalho. iv) Quando no fao compras e estou desiludido, no fico feliz. v) Fico feliz. Vamos comear pela proposio simples. Estamos assumindo que hoje fico feliz. Vejamos a segunda proposio. .

Como a proposio no fico feliz falsa, ento a proposio no fico feliz e fico desiludido falsa. .

Como o consequente falso, o antecedente tambm deve ser falso (j que no admitimos VF no Se...,ento...). Concluso: no fao compras.
Prof. Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br

18

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES Podemos excluir as alternativas a, b, e. (A) trabalho, no estou desiludido, no fico feliz e fao compras. (B) no trabalho, estou desiludido, fico feliz e fao compras. (C) trabalho, no estou desiludido, fico feliz e no fao compras. (D) no trabalho, estou desiludido, no fico feliz e no fao compras. (E) trabalho, estou desiludido, no fico feliz e fao compras. Vejamos a terceira frase.

Como o antecedente verdadeiro, o consequente tambm ser verdadeiro (para que no ocorra VF).

Com isso, marcamos a alternativa C. Gabarito: C

Prof. Guilherme Neves

www.pontodosconcursos.com.br

19

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES

Relao das questes comentadas nesta aula


01. (ANVISA 2010/CETRO) Seja : " " e seja : " ". Se escrevermos a proposio No verdade que ela baixa ou no charmosa na forma simblica, usando , teremos: a) ~ b) ~ ~ c) ~ ~ d) ~ e) ~ ~ ~ . 02. (FUNAI 2010/CETRO) Observe a afirmao X abaixo X: Y ou Z falsa. Y e Z significam, respectivamente, Y: Felipe nutricionista Z: Se Fbio pesquisador, ento Rafael engenheiro Com base nas informaes apresentadas, pode-se afirmar que (A) Felipe no nutricionista, Fbio no pesquisador e Rafael no engenheiro. (B) Felipe nutricionista, Fbio pesquisador e Rafael engenheiro. (C) Felipe no nutricionista, Fbio pesquisador e Rafael engenheiro. (D) Felipe nutricionista, Fbio no pesquisador e Rafael engenheiro. (E) Felipe no nutricionista, Fbio pesquisador e Rafael no engenheiro. 03. (SEFAZ-SP 2009/FCC) Uma empresa mantm a seguinte regra em relao a seus funcionrios: Se um funcionrio tem mais de 45 anos de idade, ento ele dever, todo ano, realizar pelo menos um exame mdico e tomar a vacina contra a gripe. Considerando que essa regra seja sempre cumprida, correto concluir que, necessariamente, se um funcionrio dessa empresa (A) anualmente realiza um exame mdico e toma a vacina contra a gripe, ento ele tem mais de 45 anos de idade. (B) tem 40 anos de idade, ento ele no realiza exames mdicos anualmente ou no toma a vacina contra a gripe. (C) no realizou nenhum exame mdico nos ltimos dois anos, ento ele no tem 50 ou mais anos de idade. (D) tem entre 55 e 60 anos de idade, ento ele realiza um nico exame mdico por ano, alm de tomar a vacina contra a gripe. (E) tomou a vacina contra a gripe ou realizou exames mdicos nos ltimos dois anos, ento ele tem pelo menos 47 anos de idade. 04. (SEFAZ-SP 2009/FCC) Considere as seguintes afirmaes: I. Se ocorrer uma crise econmica, ento o dlar no subir. II. Ou o dlar subir, ou os salrios sero reajustados, mas no ambos. III. Os salrios sero reajustados se, e somente se, no ocorrer uma crise econmica. Sabendo que as trs afirmaes so verdadeiras, correto concluir que, necessariamente,
Prof. Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br

20

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES (A) o dlar no subir, os salrios no sero reajustados e no ocorrer crise econmica. (B) o dlar subir, os salrios no sero reajustados e ocorrer uma econmica. (C) o dlar no subir, os salrios sero reajustados e ocorrer uma econmica. (D) o dlar subir, os salrios sero reajustados e no ocorrer uma econmica. (E) o dlar no subir, os salrios sero reajustados e no ocorrer uma econmica.

uma crise crise crise crise

05. (Aneel/2004/Esaf) Surfo ou estudo. Fumo ou no surfo. Velejo ou no estudo. Ora, no velejo. Assim: a) estudo e fumo. b) no fumo e surfo. c) no velejo e no fumo. d) estudo e no fumo. e) fumo e surfo. 06. (CGU/2003-2004/Esaf) Ana prima de Bia, ou Carlos filho de Pedro. Se Jorge irmo de Maria, ento Breno no neto de Beto. Se Carlos filho de Pedro, ento Breno neto de Beto. Ora, Jorge irmo de Maria. Logo: a) Carlos filho de Pedro ou Breno neto de Beto. b) Breno neto de Beto e Ana prima de Bia. c) Ana no prima de Bia e Carlos filho de Pedro. d) Jorge irmo de Maria e Breno neto de Beto. e) Ana prima de Bia e Carlos no filho de Pedro. 07. (CGU/2003-2004/Esaf) Homero no honesto, ou Jlio justo. Homero honesto, ou Jlio justo, ou Beto bondoso. Beto bondoso, ou Jlio no justo. Beto no bondoso, ou Homero honesto. Logo, a) Beto bondoso, Homero honesto, Jlio no justo. b) Beto no bondoso, Homero honesto, Jlio no justo. c) Beto bondoso, Homero honesto, Jlio justo. d) Beto no bondoso, Homero no honesto, Jlio no justo. e) Beto no bondoso, Homero honesto, Jlio justo. 08. (Tcnico/MPU/Administrativa/2004/Esaf) Ricardo, Rogrio e Renato so irmos. Um deles mdico, outro professor e o outro msico. Sabe-se que: 1) ou Ricardo mdico, ou Renato mdico;, 2) ou Ricardo professor, ou Rogrio msico; 3) ou Renato msico, ou Rogrio msico; 4) ou Rogrio professor, ou Renato professor. Portanto, as profisses de Ricardo, Rogrio e Renato so respectivamente: a) professor, mdico, msico. b) mdico, professor, msico. c) professor, msico, mdico. d) msico, mdico, professor. e) mdico, msico, professor.
Prof. Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br

21

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES 09. (Ipea 2004/FCC) Quando no vejo Lcia, no passeio ou fico deprimido. Quando chove, no passeio e fico deprimido. Quando no faz calor e passeio, no vejo Lcia. Quando no chove e estou deprimido, no passeio. Hoje, passeio. Portanto, hoje: a) vejo Lucia, e no estou deprimido e no chove, e faz calor. b) no vejo Lucia, e estou deprimido, e chove, e faz calor. c) no vejo Lucia, e estou deprimido, e no chove, e no faz calor. d) vejo Lucia, e no estou deprimido, e chove, e faz calor. e) vejo Lucia, e estou deprimido, e no chove, e faz calor. 10. (FUNAI 2010/CETRO) Quando no trabalho, no fico feliz ou fico desiludido. Quando fao compras, no fico feliz e fico desiludido. Quando no fao compras e fico feliz, trabalho. Quando no fao compras e estou desiludido, no fico feliz. Hoje, fico feliz. Portanto, hoje, (A) trabalho, no estou desiludido, no fico feliz e fao compras. (B) no trabalho, estou desiludido, fico feliz e fao compras. (C) trabalho, no estou desiludido, fico feliz e no fao compras. (D) no trabalho, estou desiludido, no fico feliz e no fao compras. (E) trabalho, estou desiludido, no fico feliz e fao compras.

Prof. Guilherme Neves

www.pontodosconcursos.com.br

22

RACIOCNIO LGICO PARA ANA PROFESSOR: GUILHERME NEVES

Gabaritos
01. E 02. E 03. C 04. E 05. E 06. E 07. C 08. E 09. A 10. C

Prof. Guilherme Neves

www.pontodosconcursos.com.br

23

You might also like