You are on page 1of 25

1) Qual o rgo superior do SFN? a) Copom; b) Bacen; c) CVM; d) CMN.

. 2) Como no conhe cia um dos produtos do Banco em que Trabalha, Cames, gerente de contas do Banco B om, solicitou ajuda a um colega mais experiente. Responda: a) Cames no atendeu ao princpio da competncia, pois, tinha o dever de conhecer o produto; b) Cames atendeu ao princpio da competncia, pois, ao solicitar ajuda, reconheceu seus limites de c onhecimento; c) Cames atendeu ao princpio da objetividade; d) Cames atendeu ao prin cpio do profissionalismo. 3) Assinale a alternativa que apresenta o rgo que, no Bra sil, tem a responsabilidade sobre a preveno e combate ao crime de lavagem de dinhe iro: a) COAF; b) Polcia Federal; c) Ministrio Pblico Federal; d) CMN 4) Assinale um a alternativa que apresenta um Benchmark para o ativo Fundo de Renda Fixa inflao Bo m de Mais do Banco Sempre em Frente. a) Inflao; b) IPCA; c) CDI; d) IGP-M 5) Indiqu e a alternativa correta em relao rentabilidade observada e esperada: a) Observada a rentabilidade passada; rentabilidade esperada a rentabilidade futura lquida de impostos; b) Rentabilidade observada uma expectativa de rentabilidade futura mai s o quadrado das diferenas; rentabilidade esperada o que est para acontecer. c) Re ntabilidade observada a rentabilidade passada; rentabilidade esperada uma expect ativa em relao rentabilidade futura; d) Rentabilidade passada e futura, ambas lquid as de inflao. 6) A flutuao no preo de uma debnture: a) Risco b) Risco c) Risco d) Risc o de crdito; de mercado; de empresa; Poltico e econmico

7) O Banco (xxx) possui um rating AAA, o Banco (yyy) possui um rating (BBB). De qu al risco estamos falando? a) Risco de mercado; b) Risco de emissor; c) Risco de crdito; d) Risco de liquidez 8) Um cliente seu est comprando um apartamento onde d ever efetuar um pagamento como entrada em quatro meses, parte deste valor R$ 40 m il, j possui em mos. Qual alternativa de investimento voc no dever indicar a seu clie nte? a) DI; b) Poupana; c) CDB; d) Aes 9)Indique alternativa correta em relao cota de um fundo de investimento: a) liquida de impostos; b) bruta de taxa de administr ao; c) lquida de taxa de administrao; d) Independe do valor dos ativos que compe a ca teira. 10) O fundo ativo promove uma distoro no benchmark, com o objetivo de: a) S uperar o Benchmark; b) Superar o retorno do CDI; c) Buscar o maior retorno possve l para o administrador; d) Buscar a maior aderncia possvel em relao ao benchmark.

11) Sobre as vantagens de se aplicar em fundo de investimento, assinale a altern ativa incorreta: a) Isonomia no tratamento dispensado aos cotistas: b) Garantia do Fundo Garantidor de Crdito para valores at 60 mil reais; c) Diminuio dos riscos e m face da diversificao; d) Acesso a um nmero maior de ativos e a um nmero maior de m ercados, em face do grande volume de recursos do fundo, o que um cotista individ ual no conseguiria ter. 12) Assinale um ttulo de Renda Fixa emitido por uma instit uio no financeira: a) CDB; b) LH; c) Poupana; d) Debntures. 13) Assinale a alternativ a que contenha ttulos de Renda fixa emitido apenas por instituio financeira: a) CDB ; RDB, Letras Hipotecrias b) Fundos de investimentos, poupana, Letras Hipotecrias; c) Debntures, CDB, RDB; d) Todas as anteriores esto incorretas. 14) Assinale a alt ernativa incorreta sobre taxa de administrao: a) cobrada sobre a rentabilidade do fundo; b) Interfere na rentabilidade um fundo: c) expressa ao ano; d) apropriada diariamente sobre o patrimnio lquido do fundo, cobrada mensalmente, reduz o valor da cota, cobrada independentemente do fundo apresentar ganhos ou perdas, remune ra o administrador do fundo. 15) Onde so registradas as LFTs e NTNs? a) b) c) d) Cetip e esta no atua como Clearing; Selic e esta atua como contraparte central; S elic e esta no atua como Clearing; Selic e esta atua como comprador do vendedor e vendedor do comprador.

16) Processo utilizado pelo criminoso para dificultar o rastreamento do dinheiro com origem ilcita: a) Colocao; b) Integrao; c) Dificultao; d) Ocultao. 17) Pression ara bater sua meta de captao em CDB, um gerente fez Vistas grossas a uma expressiva aplicao de um cliente que no conseguiu informar a origem dos recursos. Qual princpio este gerente infringiu? a) Profissionalismo; b) Objetividade; c) Integridade; d ) Honestidade. 18) Indique o Principio em relao lavagem de dinheiro? a) Confidenci alidade; b) Competncia; c) Profissionalismo; d) Conhea seu cliente. 19) Qual dos itens abaixo no precisa constar do prospecto: a) Cotista; b) Adminis trador; c) Gestor; d) Denominao e base legal. 20) Assinale a alternativa que apres enta um ttulo de curto prazo emitido por instituies no financeiras, com a finalidade de captar recursos de curto prazo giro: a) Letra Hipotecria; b) Debnture; c) Ao; d) Nota promissria.

21) Representa a parcela do lucro distribuda aos acionistas. a) Direitos de subsc rio; b) Dividendos e h tributao; c) Dividendos e no h tributao; D) Aes. 22) Indiqu ernativa que apresenta um ttulo pblico atrelado taxa selic: a) CDB; b) LFT (Letras Financeiras do Tesouro); c) LTN (letras do Tesouro Nacional) d) NTN-C (Notas do Tesouro Nacional srie C) 23) Um fundo de investimento diz em seu prospecto que 8 0% dos ativos devem compostos por juros, nada se diz a respeito de limites com r elao a emissores. De qual fundo estamos falando? a) DI; b) Renda fixa; c) Multimer cados; d) Cambial. 24) Um fundo de investimento diz em seu prospecto que 80% dos ativos devem estar alocados em papeis do Governo Federal e 100% da carteira em papeis que acompanham o DI. De qual fundo estamos falando? a) Referenciado DI; b ) Referenciado; c) Renda Fixa; d) Multimercado. 25) Um fundo diz em seu prospect o que 80% da carteira est alocada em juros e 20% em aes. Possivelmente estamos fala ndo de qual fundo? a) Aes; b) Multimercado capital protegido; c) Multimercado; d) Referenciado 26) Joo possui um fundo de investimento de renda fixa e, anda preocu pado com o aumento contnuo da Selic Meta. O que voc, gerente deste cliente recomen daria? a) Transferir parte destes recursos para um fundo DI; b) Transferir todo o recurso para um fundo multimercado; c) Transferir parte deste recurso para um fundo de aes, j que h uma forte expectativa no mercado de que as bolsas continuaro a subir. d) Transferir todo o recurso para a poupana. 27) Qual a alquota para ganho de capital lquido obtido no mercado vista de aes? a) 20%; b) De 22,5 a 15%; c) 15%; e a arrecadao efetuada pelo prprio investidor; d) 15% e a arrecadao e efetuada pela instituio financeira. 28) Apliquei em um CDB e vou resgatar 20 dias aps a aplicao. Qu ais tributos irei pagar? a) IR apenas; b) IOF apenas; c) IR e IOF d) IOF e IR; 2 9) Quem pode emitir uma debnture conversvel? a) Instituio b) Instituio c) Instituio d nstituio financeira de capital aberto no financeira de capital aberto no financeira de capital fechado financeira ou no financeira de capital aberto 30) A elevao nas taxas de juros afeta: a) Os ativos ps-fixados b) Os ativos pr-fixad os c) As LFTs d) Os fundos de aes

31) Sobre tributao responda a alternativa correta: I - Em letras hipotecrias pessoa fsica no h IR II -No come-cotas semestral nos fundos de longo prazo a alquota de 15 %. J nos fundos de curto prazo de 20% III - A tributao nas debntures, ttulos pblicos, e CDBs ocorre no vencimento do ttulo ou no resgate, o que ocorrer primeiro. IV Em fundos de aes h come-cotas semestrais a) Apenas I est correta b) Apenas II est corre ta c) Apenas IV e III esto corretas d) I, II, e III esto corretas 32) Responda, re spectivamente: Pode vender cotas do fundo; o responsvel pela gesto da carteira de um fundo; a instncia mxima de deciso em um fundo; o responsvel perante aos rgos de calizao contratado pelo administrador: a) Distribuidor, gestor, administrador, adm inistrador, gestor b) Distribuidor, gestor, gestor, administrador, gestor c) Dis tribuidor, gestor, assemblia de cotistas, administrador, gestor d) Administrador, custodiante, auditor, gestor, distribuidor 33) Quem sofrer os prejuzos em funo de u ma gesto equivocada em um fundo de investimentos, ainda que dentro dos limites do regulamento: a) Administrador b) Cotista c) Distribuidor d) Gestor 34) Se h uma expectativa de que os juros iro cair, qual o melhor alternativa de investimentos: I- Fundos de renda fixa com alta durao II- Fundos DI; III- Fundos de curto prazo IV- Fundo com baixa durao a) Apenas I est correta b) II e III esto corretas c) I e I I esto corretas d) Todas esto corretas 35) Fundos ativos e passivos tm como objetiv o, responda respectivamente: a) Acompanhar o benchmark, superar o benchmark b) S uperar o benchmark, acompanhar o benchmark c) Proteo, alavancagem d) Superar o ben chmark, descolar-se do bechmark 36) Uma operao aparentemente suspeita de crime de lavagem de dinheiro, dever ser comunicada ao Bacen: a) No prazo b) No prazo c) No prazo d) Somente de 5 dias de 2 dias de 24 horas se os indcios forem confirmados 37) em qual dos ativos abaixo, no h risco de crdito? a) Poupana b) Aes adquiridas no m ercado vista c) CDB d) Debntures 38) qual o rgo mximo do Sistema Financeiro nacional ? a) O CMN, que composto pelo Presidente da Repblica, o Ministro da fazenda e do Planejamento; b) O CVM, que composto pelo Presidente do Bacen, e os Ministros da Fazenda e Planejamento; c) O CMN e Bacen d) O CMN, que composto pelo Presidente do Banco Central e os Ministros da fazenda e Planejamento.

39) Sobre a liquidao extrajudicial de uma instituio financeira. Quem aplica esta ord em? a) Um Juiz Federal b) Banco Central e CVM C) Banco Central d) Banco do Brasi l 40) Onde se encontra um exemplo de poltica monetria expansiva? a) Aumento de com pulsrio e reduo da selic meta; B) Reduo da selic meta, diminuio do compulsrio, compra ttulos atravs da marcao a mercado e reduo do redesconto; c) Reduo da selic meta, dim io do compulsrio, compra de ttulos atravs do Open Market, e reduo do redesconto; d) Ne huma das alternativas anteriores. 41) Indique a alternativa correta em relao ao PI B: a) O que a Petrobrs produz na Argentina conta como PIB Brasileiro, uma vez que , esta empresa Brasileira. b) O crescimento de uma economia medido atravs do PIBB ; c) Pela tica do dispndio, o PIB medido por: Consumo + investimentos + gastos do governo + exportaes (-) importaes; d) Pela tica do dispndio, o PIB medido por: Consum (-) gastos do governo + investimentos + exportaes (-) importaes 42) Indique a alter nativa correta: a) O PIB mede o crescimento de um setor da economia brasileira; b) O produto interno bruto brasileiro, mede o crescimento da economia brasileira . c) O Produto interno bruto mede o risco da economia de um pas; d) As exportaes no interferem no clculo do PIB, pois, o que importa de fato, o crescimento real da e conomia. 43) Em quais ativos posso afirmar que h risco de crdito? a) CDBs, LHs, co mmercial paper, fundos de renda fixa, debntures, aes b) Aes, imveis, ttulos de renda f xa, renda varivel e derivativos; c) CDBs, LHs, commercial paper e debntures d) CDB s, RDBs, letra hipotecria, NP, fundos de renda fixa, poupana, Ttulos de renda varive l. 44) quanto a uma LTN podemos dizer: a) Possui taxa pr-fixada ao IGPM b) Possui taxa ps-fixada, pois, acompanha a selic meta; c) paga a variao de um ndice de inflao d) Possui taxa pr-fixada 45) Quais ttulos destes ttulos so custodiados no Selic? a) Ttulos pblicos e privados; b) LTN, LFT, NTN-F, NTN-C, NTN-L, NTN-D c) Ttulos pblicos do Governo Estadual d) LTN, LFT, NTN-C, NTN-B, NTN-D, NTN-F. 46) Quais so os tri butos que incorrem com investimentos em aes? a) IR, apenas. Inclusive em operaes Day Trade. b) IR, IOF, IOC; c) IOF e IR respectivamente d) IR e IOF 47) Uma empresa possui uma dvida atrelada variao do DI e possui um CDB com taxa pr-fixada. O que vo c recomendaria? a) Resgatar o CDB e comprar dlares; b) Comprar uma NTN-C pois esta garante a variao cambial; c) Fazer um swap trocando a variao dos juros pr-fixados, p ela variao cambial; d) Fazer um swap trocando a variao dos juros pr-fixados, pela var iao do CDI.

48) Responda quais so as alquotas de IR cobradas no come-cotas semestral dos fundo s de curto e longo prazo. Responda respectivamente. a) 22,5% e 20% b) 20% e 15% c) 15% e 20% d) 22,5% e 15% 49) Responda respectivamente, quais so os indexadores dos ttulos a seguir: LFT, NTN-C, NTN-B, NTN-D. a) Selic, cmbio, IPCA, dlar b) Seli c, IGP-M, IPCA, dlar; c) IPCA, IGP-M, IBGE, dlar; d) Selic, IGP-N, inflao, dlar. 50) Sobre LH pessoa fsica, responda: a) b) c) d) isenta de IR, apenas; isenta de IR e IOF; No isenta de qualquer tributo; isenta de IR, mas paga IOF. 51) As debntures conversveis podem ser convertidas em: a) Dinheiro; b) Aes a qualque r momento; c) Em dlar e aes; d) Em aes, no vencimento. 52) sobre a estrutura do Siste ma financeiro Nacional, responda a alternativa correta. I) O CMN um rgo normativo; II) A CVM fiscaliza fundos de investimentos, debntures, commercial papers, aes, bnu s de subscrio; III) A anbid uma entidade auto-reguladora que complementa a legislao vigente; IV) O objetivo da CVM e incentivar a canalizao de poupana para o mercado a cionrio V) A funo do sistema financeiro Nacional a intermediao financeira; VI) Joaqui m foi a uma agncia Bancria e teve problemas ao adquirir cotas de um fundo de inves timento, portanto, a CVM competente para fiscalizar estas operaes. a) I, II, III e VI esto corretas; b) todas esto corretas; c) Todas com exceo da (IV) esto corretas; d) H trs alternativas corretas. 53) Em relao aos riscos existentes no mercado financ eiro, indique a alternativa correta: - a carteira A est composta com 80% em imveis e 20% em aes; - a carteira B est composta com 60% em aes e 40% em renda fixa; - a ca rteira C est composta com 40% em renda fixa, 30% em imveis, 30% em aes; - a carteira D est composta com 100% em aes, e o triplo desta carteira em posio comprada no merca do futuro. a) O risco predominante da carteira A liquidez; carteira B, mercado; carteira C, crdito; D; mercado. b) O risco predominante da carteira A liquidez; c arteira B, mercado; carteira C, crdito; D; derivativos. c) O risco predominante d a carteira A liquidez; carteira B, mercado; carteira C, mercado; D; derivativos d) c) O risco predominante da carteira A liquidez; carteira B, crdito; carteira C , mercado; D; mercado 54) Em relao aos CDBs, indique a alternativa correta: a) um ttulo privado de renda fixa utilizado para capitao de recursos utilizados em CDC, c heque especial. Podendo, portanto, ter como indexador: TR, IGPM, Selic, TBF, PTA X, TJLP. b) um fundo de renda fixa, emitido por bancos comerciais e de investime ntos; c) um ttulo privado, de renda fixa, emitidos por bancos comerciais, de inve stimentos, desenvolvimento e seguradoras. d) um ttulo privado, de renda fixa, emi tido por bancos comerciais, de investimentos e desenvolvimento. 55) em qual situ ao o gestor dever comprar ttulos para compor a carteira do fundo? a) Quando ocorre c aptao lquida negativa; b) Quando ocorre captao lquida positiva; c) Quando ocorrem resg ates; d) Todas alternativas anteriores esto incorretas. carteira carteira carteir a carteira

56) em qual situao o gestor dever comprar ttulos para compor a carteira do fundo? a) Quando ocorre captao lquida negativa; b) Quando ocorrem aplicaes; c) Quando ocorrem resgates; d) Todas alternativas anteriores esto incorretas. 57) Indique a alterna tiva correta: - Cassemiro de Abreu comprou um imvel por 100 mil e agora vale 90 m il. - Castro Alves comprou um imvel por 100 mil, vale 70 mil, colocou a venda e v endeu por 75 mil, oito meses aps o anncio. - Graciliano Ramos comprou uma debnture e o emissor est atrasando o pagamento dos juros intermedirios. Informe os riscos i ncorridos, respectivamente. a) Liquidez, Liquidez, Crdito; b) Mercado, Liquidao, Crd ito; c) Mercado, Liquidez, Liquidez; d) Mercado, Liquidez e Crdito. 58) UM gerent e recomenda a um cliente seu, aes da empresa X, mesmo sem conhecer o mercado, pois , acredita que o preo ir subir muito e o cliente lucrar com isso. Qual o princpio in fringido. a) Objetividade b) Profissionalismo; c) Integridade; d) Competncia. 59) Onde haver cotizao mais rpida? a) Cotizao em D+0, com cota de abertura (Cotizao ON L ); b) Cotizao em D+1, com cota de abertura c) Cotizao em D+0, com cota de fechamento ; d) Cotizao em D+1, com cota de fechamento.

60) Qual o investimento menos arriscado? a) Fundos de renda fixa; b) Poupana; c) LFT; d) CDB. 61) O Direito de Subscrio concede ao acionista o direito de: a) Vende r suas aes quando do aumento do capital; b) Receber dividendos sobre novas aes; c) A dquirir novas aes quando do aumento do capital, ou vender este direito. d) Receber bonificaes. 62) Um investidor recebeu juros sobre capital prprio no investimento em: a) debntures; b) Nota promissria; c) aes; d) CDB. 63) Os ttulos pblicos so: a) ttulo m geral, colocados no mercado mediante oferta pblica; b)Emitidos pelo Tesouro Nac ional com a finalidade de captao de recursos para financiamento do supervit pblico; c) Emitidos pelo Tesouro Nacional com a finalidade de captao de recursos para fina nciamento do supervit pblico primrio e secundrio; d) Emitidos pelo Tesouro Nacional com a finalidade de captao de recursos para financiamento do dficit pblico. 64) Seu cliente investiu em LH, a garantia deste investidor : a) nenhuma; b) DO FGC at 60 mil; c) DO FGC at 20 mil; d) Da hipoteca dos imveis financiados com estes recursos .

65) O resultado positivo de um contrato de swap ser tributado na fonte mediante a lquota. a) De acordo com o prazo do contrato sobre o valor auferido b) De acordo com o prazo do contrato sobre o valor da operao; c) 15% via DARF; d) isento de IR. 66) Seu cliente investiu em CDB a taxa de 15% A.A. pelo prazo de dois anos. Aps 60 dias, ele precisa do dinheiro para bancar uma despesa inesperada e a taxa de juros de mercado est em 18% A.A. Voc explica que: a) O CDB no pode ser resgatado an tes do vencimento; b) O CDB poder ser recomprado, porm, estar sujeito marcao a mercad o o que poder provocar IR no come-cotas semestral c) O CDB poder ser recomprado, p orm, estar sujeito marcao a mercado, o que poder provocar perda no valor do resgate. d) No pode resgatar, mas pode fazer um emprstimo para ele. 67) Uma empresa cujas aes so negociadas em bolsa de valores, deseja aumentar a liquidez de suas aes sem aume ntar o capital, para isto ele dever realizar. a) Split; b) Inplit; c) Emisso de no vas aes; d) Um processo de subscrio de aes 68) Um gerente precisa ser claro e objetivo na execuo de suas funes, demonstrando sempre, imparcialidade e honestidade intelect ual. Estamos nos referindo a qual princpio tico? a) Probidade; b) Competncia; c) Ob jetividade; D) integridade. 69) Zelo pela profisso e cooperao com outros profission ais, so caractersticas de qual princpio? a) Confidencialidade; b) Profissionalismo; c) Integridade; d) Competncia. 70) a realizao de servios profissionais de maneira j usta e honesta diz respeito a qual princpio? a) Profissionalismo, b) Confidencial idade; c) Integridade; d) Honestidade. 71) Slidos conhecimentos em relao aos produt os que comercializa, diz respeito a qual princpio? a) Objetividade; b) Incompetnci a c) Conhecimento; d) Competncia 72) A taxa referencial calculada a partir do ren dimento mensal mdio de quais ttulos? a) b) c) d) CDBs e Lhs; CDBs e RDBs; Debntures ; DI 73) De acordo com a CVM os fundos se classificam em: a) Curto prazo, referenciad os, renda fixa, cambiais, dvida externa, multimercados e aes; b) curto prazo, refer enciados DI, renda fixa, cambiais, dvida externa, multimercados e aes; c) Longo pra zo, referenciados, renda fixa, cambiais, dvida externa, multimercados e aes; d) Cur to prazo, referenciados, renda fixa, cambiais, dvida externa, balanceados e aes.

74) Pitgoras solicitou resgate de um fundo em 15 de janeiro, segunda-feira, nesta semana no houve feriado. No prospecto do fundo consta que a cotizao ser em D+1, com cota de abertura e, liquidao em D+4. Em que dia ser feita a cotizao? Em que dia o re sgate ser creditado em conta corrente? Responda respectivamente. a) cotizao em 16 d e janeiro e crdito em conta corrente na prxima segunda-feira; b) cotizao em 15 de ja neiro e crdito em 19 de janeiro; c) cotizao de 16 de janeiro e crdito em 19 de janei ro; d) cotizao 1 dia aps a solicitao de resgate e liquidao 4 dias aps a cotizao. 75 taxa de administrao indique a alternativa incorreta: a) cobrada diariamente sobre o patrimnio lquido do fundo; b) cobrada mensalmente sobre o patrimnio lquido do fun do; c) apropriada diariamente sobre o patrimnio lquido do fundo; d) Reflete direta mente na rentabilidade do fundo. 76) Sobre taxa de administrao indique alternativa correta: a) cobrada sobre a rentabilidade do fundo; b) No ser cobrada, caso a ren tabilidade seja negativa; c) apropriada diariamente sobre o patrimnio lquido do fu ndo, reduzindo a quantidade de cotas; d) apropriada diariamente sobre o patrimnio lquido do fundo, reduzindo o valor da cota. 77) O IOF incide nos resgates at: a) 30 dias; b) 29 dias; c) 60 dias; d) 180 dias.

78) Em relao divulgao da rentabilidade de um fundo: a) lquida de impostos e taxas; b liquida de impostos, mas no lquida de taxas; c) No lquida de impostos; d) lquid impostos. 79) de quem a propriedade dos ativos de um fundo de investimento? a) D o banco; b) Da CVM; c) dos cotistas; d) Do gestor da carteira. 80) Indique a alt ernativa incorreta em relao aos fundos de investimentos: a) Os fundos de curto pra zo devem possuir em sua carteira papis com prazo mdio de 60 dias no mximo, cada pap el que compe esta carteira no pode superar 375 dias; a alquota do IR no come-cotas semestral ser pela menor alquota, qual seja: 15%. b) Os fundos referenciados devem possuir em sua carteira 80% dos emissores com baixo risco de crdito; 95% dos papi s devem acompanhar o benchmark, uso de derivativos somente como proteo, a tributao c orrer atravs do come-cotas semestral pela menor alquota, qual seja: 15% c) fundos m ultimercados atuam em vrios fatores de risco de acordo com o seu regulamento e su a tributao ocorrer no resgate ou come-cotas semestral o que ocorrer primeiro, atravs de diminuio de cotas, sem afetar o valor da cota. d) fundos de aes devem possuir no mnimo 67% da carteira em aes, podem usar alavancagem, no h come-cotas semestrais, a tributao ocorrer apenas no momento do resgate pela alquota de 15% e o responsvel pela arrecadao ser a instituio financeira. 81) A Petrobrs emitiu uma debnture, informe a a ternativa correta: a) Trata-se de um ttulo pblico, utilizado para captao de recursos de longo prazo, portanto, fiscalizado pelo Bacen b) Trata-se de um ttulo privado , utilizado para captao de recursos de mdio e longo prazos, portanto, fiscalizado p ela CVM e custodiado pela Selic c) Trata-se de um ttulo privado, utilizado para c aptao de recursos de mdio e longo prazos, portanto, fiscalizado pela CVM e custodia do pela Cetip d) Trata-se de um ttulo pblico, utilizado para captao de recursos de md io e longo prazo, portanto, fiscalizado pela CVM e custodiado pela Cetip.

82) Assinale a alternativa correta: a) Bancos b) Bancos c) Bancos d) Bancos de d esenvolvimento multiplicam a moeda; pblicos multiplicam a moeda; pblicos ou privad os, desde que tenham carteira de investimentos multiplicam a moeda; mltiplos, des de que, tenham carteira comercial, multiplicam a moeda

83) Qual ativo de renda fixa tem o maior risco de crdito: a) Aes; b) CDBs; c) LTNs; d) Debntures 84) A taxa de juro real depende: a) Das oscilaes nos preos das aes; b) D a inflao; c) Da selic; d) Da inflao e do ganho bruto lquido de inflao 85) Escolha a al ernativa correta: a) Se b) Se c) Se d) Se a a a a taxa taxa taxa taxa de de de d e juros sobe, o preo das aes caem; cmbio cai, o preo dos papeis atrelados ao cmbio sob e; juros sobe, o preo dos ativos ps-fixados, sobem; juros sobre, o preo dos ativos pr-fixados sobem. 86) Ativos com alta volatilidade: a) Possuem maior rentabilidade observada; b) P ossuem maior rentabilidade esperada; c) Rendem mais que poupana; d) so indicados p ara horizonte de curto prazo. 87) Um cliente de perfil moderado possui um fundo de renda fixa desde 2005, e outro fundo de renda fixa desde janeiro de 2009, amb os com o mesmo saldo. Considerando que, h uma expectativa no mercado de que a Sel ic ser elevada, qual seria a melhor estratgia de diversificao? a) Resgatar tudo e co locar na poupana; b) Sacar tudo e aplicar num fundo multimercado; c) Sacar o fund o de 2005 e aplicar num fundo DI; d) Sacar o fundo de 2009 e aplicar num fundo D I. 88) Quanto ao perfil de risco de um cliente: a) Ele sempre muda; b) Ele nunca muda, pois este cliente tem Sndrome de Gabriela; c) Ele poder mudar com o passar do tempo d) Todas esto incorretas. 89) Em relao ao horizonte de investimento; a) Ativ os volteis no so indicados para longo prazo; b) Ativos volteis no so indicados para cu rto prazo; C)Um cliente arrojado pode aplicar em aes, mesmo os recursos que sero ut ilizados no curto prazo; d) Ativos com alto risco de crdito no so indicados para lo ngo prazo. 90) Scrates possui um fundo de aes onde j ganhou 120% em trs anos. Conside rando que este o nico recurso que possui; que depois do Grau de Investimento h uma t endncia de que as bolsas continuaro a subir nos prximos trs meses; que o saldo do fu ndo exatamente o mesmo valor que ser utilizado para compra de um apartamento em t rs meses. O que voc, gerente deste cliente indicaria? a) Resgatar tudo aplicar em poupana; b) Resgatar todo o fundo e aplicar em Renda Fixa; c) Resgatar a metade d o fundo e aplicar em poupana; d) Deixar como est, j que h expectativa das bolsas con tinuarem subindo nos prximos trs meses.

91) Um CDB paga 100% do CDI, este ganho : a) Pr-fixado; b) Ps-fixado; c) Pr-fixado, pois, j conheo o ganho; d) Renda varivel, uma que o CDI pode sofre variao. 92) Um CDB paga 10% ao ano, o valor investido foi de R$ 10.000,00, este ganho : a) b) c) d) Pr-fixado, mas no conheo o valor de resgate; Ps-fixado; Pr-fixado, pois, j conheo o v lor de resgate; Renda varivel, uma vez que, o CDI pode sofre variao.

93) Em um fundo de renda fixa, qual possui o maior risco de mercado; a) Aquele q ue possui papel de diversos prazos; b) O de longo prazo; c) O de curto prazo; d) O Prazo no interfere no risco de mercado. 94) As letras Hipotecrias: A) S podem se r emitidas por bancos mltiplos com carteira de crdito imobilirio; B) So emitidas pel as empresas para captao de recurso de curto prazo; C) S podem ser emitidas pela CEF ; D) Podem ser emitidas pela CEF, pelas sociedades de crdito imobilirio e por banc o mltiplos com carteira de crdito imobilirio. 95) As aes oferecem: a) Bonificaes, em f no do lucro lquido da empresa; b) Dividendos, em funo das bonificaes; c) Juros sobre c pital prprio, em funo da distribuio de novas aes; d) Dividendos, oriundos do lucro da mpresa. 96)Qual o fundo mais arriscado? a) Fundo b) Fundo c) Fundo d) Fundo de Aes ativo; de Aes indexado; multimercado com alavancagem; de Aes com alavancagem. 97) Qual a ao d direito a voto aos seus titulares a) Ordinria b) Nominativa c) Prefe rencial d) Sem valor nominal 98) O Limite mnimo de movimentao financeira suspeita a Central pela Instituio financeira de: a) R$ 10.000,00 b) R$ 20.000,00 c) R$ 50.00 0,00 d) R$ 30.000,00 99) Na Bolsa de Mercadorias e Futuros so realizados operaes co m: a) aes b) debntures c) fundos de investimentos d) derivativos 100) Em relao s letra s hipotecrias, podemos afirmar: a) So tributadas pelo IR e IOF; b) No contam com FG C (Fundo garantidor de crdito); c) O prazo mnimo de emisso de 180 dias d) O prazo mx imo de emisso de 180 dias 101) Um fundo de aes possui PL de 100 mil e valor em cart eira de 500 mil. a) Trata-se de um fundo de aes ativo; b) Trata-se de um fundo de aes passivo; c) Trata-se de um fundo de aes com alavancagem; d) Trata-se de um fundo de aes sem alavancagem. ser informada ao Banco

102) Em relao ao CDB podemos afirmar que: a) No poder ser emitido atravs de variao cam ial. b) um depsito vista; c) o IR cobrado semestralmente nos meses de maio e nove mbro, pela alquota que varia de 22,5% a 15%; d) um fundo emitido por um banco 103 ) A desvalorizao do real frente ao dlar, favorece: a) As exportaes, pois o dlar est ma s forte; b) As exportaes, pois o dlar est mais fraco; c) As importaes, pois o dlar est ais fraco; d) As importaes, pois o dlar est mais forte 104) Qual a funo principal dos Bancos Comerciais? A) B) C) D) administrao de fundos de investimentos. emprstimos d e curto e mdio prazos. emprestar recursos para crdito imobilirio. emprstimos de long o prazo. 105) Quais so as funes da BM&F? A) B) C) D) liquidar e custodias aes adquiridas na me rcado vista registrar operaes com swap e aes. registrar, liquidar e custodiar contra tos futuros. registrar, liquidar e custodias contratos futuros e presentes

106) Em relao Preveno a lavagem de dinheiro, as instituies financeiras devem: A) noti icar a CVM mensalmente, sempre que verificar indcios de lavagem de dinheiro com f undos de investimentos B) Registrar no BACEN as operaes suspeitas de lavagem de di nheiro independentemente do volume suspeito C) Comunicar as COAF as operaes suspei tas de lavagem de dinheiro, sem avisar o cliente D) Comunicar ao Bacen as operaes suspeitas de lavagem de dinheiro, sem aviso ao cliente. 107) Como forma de Preve no lavagem de dinheiro a instituio financeira dever A) Manter cadastro atualizado, no caso de conta conjunta. B) manter cadastro atualizado dos clientes de alta rend a c) manter cadastro atualizado dos clientes d)manter cadastro atualizado, pelo menos em relao renda. 108) Indica uma opo onde apresenta o dever de um profissional princpio tico de integridade. a) Abrir mo de qualquer vantagem pessoal no exerccio d a funo; b) manter sob sigilo as informaes de seus clientes; c) no difamar os concorre ntes d) manter cadastro dos clientes atualizados 109) O COPOM define: A) B) C) D ) o a a a preo do dlar taxa Selic meta com ou sem vis. meta da inflao. selic over em relao ao 110) O mercado secundrio A) possibilita negociaes de ativos entre os investidores e h entrada de recursos no caixa do emissor B) possibilita negociaes de ativos entre os investidores, porm, no gera entrada de recursos no caixa do emissor. C) o merc ado onde so negociados valores mobilirios. D) o mercado onde as empresas buscam ca ptao de recursos. 111) Risco de liquidez A) flutuao de preos B) dificuldade em vender os ativos rapidamente e, pelo preo de aquisio C) dificuldade em vender os ativos r apidamente e, pelo preo de mercado D) dificuldade em vender os ativos com alta li quidez.

112) Aponte a alternativa indicada para um investidor arrojado, porm, seu horizon te de curto prazo. Ativos com: A) B) C) D) baixo risco de crdito, baixo risco de mercado e alta liquidez baixo risco de crdito, baixo risco de mercado e baixa liq uidez alto risco de crdito, alto risco de mercado e baixa liquidez alto risco de crdito, alto risco de mercado e alta liquidez 113) Um cliente pessoa fsica, e um cliente pessoa jurdica aplicaram seus recursos em LH. Indique, respectivamente, a alternativa correta em relao tributao. A) B) C) D ) zero e 10 % sobre o rendimento zero e 15 % sobre o rendimento 15% no come-cota s e 15% se o resgate ocorrer em 730 dias zero e 20% se o resgate ocorrer em 350 dias 114) CDBs, Letras Hipotecrias, NP, debntures: a) So ttulos de renda fixa pr-fixados; B) So ttulos de renda fixa ou varivel, uma vez que, as taxas podem ser fixas ou var iveis; c) So ttulos de renda fixa, haja vista que, possuem taxas predeterminadas. d ) So ttulos pblicos, pois, so ofertados ao pblico em nvel Nacional. 115) Os ativos rel acionados ao cpa-10 que possuem prazo mximo de emisso so as notas promissrias. Indiq ue respectivamente o prazo mximo para emisso de empresas de capital fechado e capi tal aberto: a) 180 e 360 dias b) 60 e 375 dias. c) 90 e 180 dias. d) Ambas, 360 dias. 116) Quais, destes investimentos so mais arriscados, porm, possuem maior pot encial de retorno, uma vez que, incorrem em risco superior ao patrimnio. a) Fundo s de aes ativos; b) Fundos de aes ativos e com alavancagem; c) Fundos indexados; d) Fundos multimercados 117 Quais so fatores que podem dificultar a replicao do ativo junto ao seu benchmark? a) Taxa de administrao, emolumentos, corretagem, despesas com Auditor Independente, custdia; b) Taxa de administrao, emolumentos, corretagem, despesas com ICMS; c) Taxa de administrao, emolumentos, corretagem, despesas de m anuteno de estoque; d) Taxa de administrao, emolumentos, corretagem, custdia, despesa s com commodities. 118) O que deve conter na poltica de investimento de um fundo? A) B) C) D) nome dos cotistas taxa de administrao nome do administrador e gestor estratgias para atingir o objetivo do fundo 119) No prospecto de fundo aberto com selo ANBID deve obrigatoriamente constar: a) fatores de risco: Riscos de crdito, mercado, liquidez... b) nome dos cotistas c) nome dos emissores dos ttulos que compem o fundo. d) CNPJ do Banco 120) Um fund o de investimento tem prazo de carncia de 180 dias e o outro o cotista no poder sac ar antes do vencimento, apenas poder vender as cotas no mercado secundrio. Indique respectivamente os fundos: a) Abertos e fechados b) com carncia e sem carncia c) exclusivo e fechado d) com carncia e fechado 121) Fundo multimercado A) Investe n o mnimo 30% em renda varivel B) podem usar alavancagem em todas as modalidades. C) Investe em qualquer mercado sem o compromisso em nenhum deles. D) Investe em re nda fixa e renda varivel

122) Fundo de aes a) um condomnio de cotistas e o percentual mnimo alocado em aes d 7%; b) um condomnio de cotistas e o percentual mximo alocado em aes de 67%; c) um c ube de investimento e o percentual mnimo alocado em aes de 67%; d) um condomnio de a cionistas e o percentual mnimo investido em aes de 67%. 123) Um gestor fez algumas apostas na carteira de ativos, porm, essas apostas mos traram-se desastrosas, impactando negativamente no patrimnio do: a) Administrador que o responsvel pelo fundo; b) Gestor que o responsvel pela gesto da carteira; c) Cotista por ser o proprietrio do dinheiro; d) Da CVM pela omisso na fiscalizao. 124 ) Alteraes na taxa de administrao, poltica de investimento, s poder ser concretizadas aso: A) B) C) D) O gestor decida; O administrador e gestor aprovem; Os cotistas aprovem em assemblia; Os cotistas com maiores saldos decidam. 125) O administrador e o gestor so responsveis respectivamente: A) pela custdia; pe la distribuio das cotas do fundo; B) por contratar os prestadores de servios; por e scolher os papis que iro compor a carteira de um fundo, de acordo com o regulament o; C) por contratar os prestadores de servios; por escolher os papis que iro compor um fundo de acordo com a estratgia do cliente; D) por vender as cotas do fundo; por escolher o fundo de acordo com o regulamento. 126) Quando o cliente compra c otas de um fundo de investimento, o gerente dever entregar-lhe o regulamento e o prospecto do fundo. O gerente dever tambm, colher assinatura no termo de adeso ao r egulamento e ao prospecto do fundo: a) B) C) D) depois da primeira aplicao; antes da primeira aplicao; antes da primeira aplicao, desde que seja investidor qualificad o; se o investidor solicitar. 127) Qual a diferena entre um CDB e um fundo de investimento? a) O CDB um ttulo de renda fixa emitido por empresas; o fundo de investimento um contrato de prestao d e servios pelo regime de melhores esforos; b) O CDB um ttulo de renda varivel emitid o por bancos; o fundo de investimento um condomnio de investidores; c) O CDB um tt ulo privado de renda fixa, emitido por bancos; o fundo um contrato de prestao de s ervio, pelo regime de melhores esforos; d) O CDB um ttulo privado de renda fixa, em itido por bancos; o fundo um contrato de prestao de servios pelo regime de melhores esforos, alm de ser totalmente garantido pelo administrador do fundo; 128) Um fun do de investimento em aes, tem como objetivo, replicar o retorno do benchmark. Ref ere-se, portanto, a um fundo: A) B) C) D) alavancado; ativo. exclusivo passivo. 129) So funes exercidas, respectivamente, pelo BACEN e CVM a) Fiscalizar o mercado financeiro e fiscalizar a emisso de ttulos de renda fixa; b) Autorizao o funcionamen to de uma instituio financeira e fiscalizar o mercado de valores mobilirios; c) Fis calizar o mercado financeiro e executar a poltica monetria; d) Fiscalizar o mercad o de capitais e autorizar o funcionamento de um banco de investimento

130) A CBLC A) no integra o mercado acionrio brasileiro; B) efetua a custdia dos ttu los pblicos federais; C) fiscaliza a emisso de valores mobilirios juntamente com a CVM; d) efetua a custdia, processamento e liquidao das aes.

131)Onde so registrados liquidados e processados os ttulos abaixo? respectivamente : Aes, NTN-F, commercial Paper, LH a) CBLC, cetip, selic, cetip; b) CBLC, Selic, c etip, cetip; c) Selic, cetip, selic, CBLC; d) CBLC, cetip, selic, cetip. 132) In dique a alternativa correta em relao aos princpios ticos da Anbid. I) Dizer a verdad e ao cliente est em linha com o princpio da honestidade; II) Na revelar informaes do s clientes a terceiros est em linha com o princpio da integridade; III) Dizer a ve rdade ao cliente est em linha com o princpio da integridade; IV) Foco na necessida de do cliente e, honestidade intelectual esto em linha com o princpio da objetivid ade; V) Guardar sigilo em relao s informaes dos clientes est em linha com o princpio d confidencialidade. a) Todas esto corretas; b) II, III, IV e V esto corretas; c) I II, IV e V esto corretas; d) I, II, III e V esto corretas; 133) Na divulgao da renta bilidade dos fundos de investimento dever ser informado que a rentabilidade: A) lq uida de todos os custos, inclusive os impostos; b) lquida de todos os custos, com exceo dos impostos; c) lquida apenas da taxa de administrao; d) liquida, ou seja, os impostos j foram descontados. 134) Indique a alternativa onde indica a existncia de ganho real: a) ganho nominal < inflao; b) inflao > ganho nominal; c) ganho nominal = inflao; d) ga nho nominal > inflao. 135) Para avaliarmos a performance de um fundo de investimen to em aes, qual benchmark dever ser utilizado. A) Bovespa; B) IGPM; C) CDI d) Ibove spa 136) Uma carteira de investimento composta pelo ttulo (A) pr-fixado e ttulo (B) psfixado. Frente a uma queda nas taxas de juros, podemos afirmar que: a) O ttulo A ser beneficiado; b) O ttulo B ser beneficiado; c) Os dois perdero, uma vez que os juros esto em queda; d) Os dois ganharo, uma vez que os juros esto em queda; 137) T axa que representa as negociaes entre bancos com lastros em ttulos pblicos do Govern o Federal e Taxa de juros definida pelo copom com objetivo de implementar a polti ca monetria definida pelo CMN. Indique respectivamente a alternativa correta: a) Selic meta e selic over; b) CDI e selic meta; c) Selic over e selic meta; d) Sel ic over e CDI.

138) Um cliente possui em sua carteira uma debnture de uma empresa que est atrasan do o pagamento dos juros intermedirios e aes do setor de telefonia: Indique respect ivamente os principais riscos incorridos por este investidor: A) risco de mercad o e risco de crdito; B) risco de liquidez e risco de mercado; C) risco de crdito e risco de liquidez; D) risco de crdito e risco de mercado 139) O presidente do Ba cen disse hoje que o mercado acionrio tende a permanecer voltil, entretanto no h ris co de insolvncia por parte dos bancos de pequeno porte. Indique respectivamente o s riscos mencionados pelo presidente. a) Liquidez e crdito; b) Mercado e crdito; c ) Mercado e liquidez; d) Mercado e mercado. 140) A rentabilidade um fundo DI em 2008 foi de 12%, o que representa 90% do seu benchmark. Trata-se, portanto, de r entabilidade: a) observada e esperada b) observada e futura c) esperada e relati va d) observada e relativa. 141) Um cliente solicita uma consultoria de seu gere nte a respeito de uma aplicao financeira. O que este gerente dever verificar antes de qualquer coisa: a) Tolerncia a risco, horizonte de investimento e objetivos do cliente; b) Estratgias adotadas pelo banco e objetivo do cliente; c) Tolerncia a risco, horizonte de investimento, devendo prevalecer sempre o maior ganho possvel ; d) Tolerncia a risco, horizonte de investimentos e objetivos do cliente, preval ecendo sempre a estratgia do Banco. 142) Adquiri um imvel por 100 mil e hoje o val or de mercado est em 90 mil. Indique o risco incorrido: a) Liquidez; b) Mercado; c) Crdito; d) Flutuao de preos. 143) Adquiri um imvel por 100 mil e hoje o valor de m ercado est em 90 mil. Hoje pela manh recebi uma oferta de compra por 88 mil. Indiq ue o risco incorrido: a) Liquidez; b) Mercado; c) Crdito; d) Flutuao de preos. 144) Indique a alternativa onde as palavras so sinnimas: I) Ganho bruto, ganho nominal, ganho absoluto; II) volatilidade, flutuao de preos, oscilao; III) Indexado, passivo; IV) Aes, renda varivel; V) Aderncia ao benchmark, replicar o benchmark, reproduzir o benchmark, acompanhar o benchmark. a) Todas esto corretas; b) I, II, III e IV e sto corretas; c) II, III e IV esto corretas; d) H trs alternativas corretas. 145) A marcao a mercado evita a transferncia de riqueza entre os cotistas de um fundo de i nvestimento, entretanto, a cotao diria tende a ficar: a) indiferente b) mais rentvel c) mais voltil. d) menos voltil.

146) Indique a alternativa onde as tradues esto corretas: I) Chinese Wall = Muralha d a China; II) Open market = mercado aberto; III) Benchmark = referncia; IV) Hedge = proteo; V) Asset alocation = diversificao de ativos VI) Asset management = adminis trao de ativos VII) Commercial Paper = nota promissria a) Todas esto corretas; b) H t rs alternativas corretas; c) Todas, com exceo da V esto corretas; d) I, II, III, e V I esto corretas. 147) As aes preferenciais, seus portadores possuem: A) direto a vo to; B) direito de participar das decises da empresa; C) Prioridade na distribuio de resultados; D) Nunca tero direito a voto. 148) As aes ordinrias. Seus portadores po ssuem: A) direto a veto; B) direito de participar das decises da empresa; C) Prio ridade na distribuio de resultados; D) Nunca tero direito a voto. 149) Joaquim admi nistra sua prpria carteira e outra de sua me. As duas carteiras so compostas por ttu los pr-fixados. A carteira de sua me (com alta durao) e sua carteira (com baixa durao) . Caso se concretize a expectativa de elevao nas taxas de juros: a) A carteira de sua me perder mais; b) A carteira de Joaquim perder mais; c) As duas sofrero o mesmo impacto, ambas so pr-fixadas; d) As duas carteiras sero elevadas. 150) Indique a a lquota de juros para um cupom semestral de uma NTN-C em 180 dias: a) 17,5% b) 27, 5% c) 22,5% d) 20,0% 151) Quem o responsvel sobre o recolhimento de IR, em aes merc ado vista ou Day Trade. (A) a corretora; (B) a CBLC; (C) a fonte pagadora atravs do DARF; (D) o acionista atravs do DARF. 152) Sobre clube de investimento A) Admi nistrao exclusiva de banco de investimento; B) aplica no mnimo 49%em aes. C) aplica n o mnimo 51% em aes. D) pode ter no mximo 140 cotistas. 153) Pode ser convertida em aes na data do vencimento: a) Debntures; b) Nota promissria; c) LH; d) Debntures conve rsveis. 154) Um CDB que paga 99% do DI um titulo A) pblico, de renda fixa, ps-fixad o, registrado no selic B) pblico, de renda varivel. Ps-fixado, registrado na CBLC; C) privado, de renda fixa, ps-fixado, registrado no cetip D) privado, de renda fi xa, pr-fixado, registrado no cetip

155) Indique a alternativa incorreta em relao ao prospecto de um fundo: a) Deve me ncionar que o fundo no conta com a garantia do FGC; b) Deve mencionar que rentabi lidade passada no garante rentabilidade futura; c) Deve mencionar os fatores de r iscos; d) Deve relacionar o nome de todos os cotistas. 156) como calcular o valo r da cota de um fundo de investimento? a) PL do dia dividido por quantidade de c otas do dia; b) PL do dia dividido por quantidade de cotas do dia anterior; c) P L do dia dividido pelo valor da cota; d) PL x quantidade de cotas. 157) Qual des tes fundos no pode fazer alavancagem? a) Referenciado b) Renda fixa c) multimerca do d) aes 158) Qual destes fundos pode fazer hedge? a) Referenciado b) aes c) multim ercado d) todas os fundos acima 159) Indique as caractersticas de um fundo refere nciado: a) 80% dos emissores em baixo risco de crdito; b) 95% dos papis que compem fundo devem acompanhar o benchmark; c) derivativos somente como proteo (Hedge) d) Todas as anteriores esto corretas. 160) Indique a alternativa correta em relao aos fundos de renda fixa: a) 80% da carteira deve ser composta por juros ou inflao; b) 95% da carteira deve acompanhar o benchmark; c) 80% da carteira em emissores co m baixo risco de crdito; d) no podem fazer alavancagem 161) Indique o fundo menos arriscado: a) Renda fixa b) multimercado c) Referenciado d) curto prazo 162) Qua l o prazo mximo permitido pela CVM para liquidao de um fundo de investimento? a) D4 b) D+0 c) D+1 c) D+5 163) Qual o objetivo de um fundo passivo? a) Acompanhar o Benchmark b) Superar o benchmark c) distanciar-se do benchmark d) triplicar o b enchmark 164) Quem poder emitir uma LH? A) apenas a Caixa Econmica Federal; B) Bancos mltip los; C) Bancos comerciais D) Bancos mltiplos desde que tenham carteira de crdito i mobilirio. 165) Qual o conceito de chinese wall? a) Segregao da gesto de recursos de esouraria e recursos de terceiros numa empresa; b) Administrao de recursos de terc eiros; c) Segregao das funes do Gestor do fundo e distribuidor do fundo; d) Segregao d a gesto de recursos de tesouraria e recursos de terceiros numa instituio financeira .

166) Para efeito de tributao, alguns fundos podem compensar eventuais perdas, desd e que: I - sejam fundos do mesmo administrador II - sejam fundos de mesma nature za tributria. III sejam fundos de qualquer administrador nacional A) (B) (C) (D) I e II esto corretas I e III esto corretas II e III esto corretas todas esto correta s 167) O prazo mdio de uma carteira de um fundo classificado como Curto Prazo dever ser a) superior a 60 dias b) inferior a 60 dias c) inferior a 375 dias d) superi or a 365 dias. 168) Fundo que tem como objetivo superar a variao de taxa DI pode s er classificado, como administrao: A) ativa. B) passiva. C) indexada; D) relativa 169) responsabilidade do gestor a) contratar os prestadores de servios para o fun do de investimento b) escolher os ativos que iro compor a carteira do fundo c) fa zer a custdia dos ttulos que compe a carteira do fundo d) cobrir eventuais perdas q ue o fundo vier ter, em funo da poltica de investimento. 170) Alavancagem uma estra tgia de investimento mediante a qual o gestor aumenta o risco da carteira em busc a de rentabilidade superior a de mercado. Para implementar essa estratgia ele dev e comprar a) CDBs de bancos de segunda linha b) Aes com elevado potencial de retor no, selecionada dentre as menos negociadas no mercado. c) Papeis de renda fixa d e longo prazo d) Contratos derivativos, assumindo uma posio de risco maior do que o patrimnio do fundo. 171) A carteira terica do Ibovespa : I) formada com base nas 100 aes mais negociadas na bolsa; II) revista quadrimestralmente; III) revista sem estralmente; IV) formada com aes mais negociadas nos ltimos 12 meses. a) I e IV esto corretas b) II e IV esto corretas c) I, II e IV esto corretas d) III e IV esto cor retas 172) Indique um componente do Sistema Financeiro que tem como funo assegurar o poder de compra do Real. a) Banco Central b) CVM c) CMN d) IPCA 173) Uma corr etora de valores cometeu vrias irregularidades no mercado, em razo destas, ter que pagar uma multa de 100 mil reais. Quem aplicou esta multa? a) Banco Central b) C MN c) Ibovespa d) CVM 174) Na bolsa de mercadorias e futuros so negociados: a) aes b) Dlar c) contratos futuros d) derivativos somente como Hedge

175) Qual o ndice de inflao utilizado pelo governo como parmetro para a inflao e qual dice utilizado como benchmark em fundos de investimentos? Responda respectivamen te: a) IPCA e IGPM b) IGPM e IPCA c) IPA e IGPM d) SELIC e IGPM 176 Qual o princ ipal benchmark dos fundos de renda fixa? a) DI e Selic b) Ibovespa e DI c) DI e IGPM d) selic e Ptax 177) Um investimento de R$ 100,00 gerou um retorno de R$ 48 ,00 em 4 anos. Indique a taxa de retorno anual e o regime de juros: a) 12%, juro s compostos b) 48%, juros simples c) 12%, juros simples d) 48%, juros exponencia is. 178) O administrador do fundo obrigado marcar a mercado, diariamente os ttulo s que compem a carteira de um fundo, pelo valor de _____________a fim de evitar a transferncia de riquezas entre os cotistas de um _________________de investiment o. a) Mercado; ttulo b) Aquisio; fundo c) Mercado; fundo d) Atualizado; certificado . 179) Nos ativos pr-fixados, quando os juros sobem, eu _____________. Quando os juros caem, eu________________. a) Perco, perco b) Ganho, ganho c) perco, ganho d) Ganho menos, ganho mais. 180) Um fundo de investimento de renda fixa, em relao a um fundo de investimento referenciado DI: a) Poder ter maior volatilidade e mai or retorno b) Poder ter menor volatilidade e maior retorno c) poder ter menor flut uao de preos e menor risco de mercado d) Eles sempre rendem mais do que a poupana. 1 81) Uma estratgia de diversificao bem conduzida, poder reduzir o risco: a) Sistemtico de uma carteira b) Especfico de uma carteira c) Sistemtico e especfico de uma cart eira d) conjuntural 182) Indique a alternativa onde constam apenas ttulos de rend a fixa: a) LTN, CDB, LH, Commercial paper, debnture b) LTN, CDB, Swap, Comercial paper e debnture c) NP, LH, CDB, aes, debntures, LTN, NTN-C d) CDB, LFT, debntures, n ota promissria, nota fiscal. 183) A debnture conversvel poder ser convertida em: a) Aes da empresa a qualquer momento b) Aes da empresa quando do vencimento do ttulo c) notas promissrias d) dlar 184) Qual o prazo mnimo para emisso de uma letra hipotecria ? a) 160 dias b) 360 dias c) 180 dias d) 90 dias

185) Indique respectivamente as funes dos prestadores de servios de um fundo de inv estimento: marca os ttulos a mercado vende as cotas de um fundo de investimento i nstncia mxima de deciso liquidao e guarda dos ativos contrata os prestadores de servio s escolhe os papeis que iro compor um fundo de acordo com o regulamento

a) administrador, distribuidor, assemblia de cotistas, custodiante, administrador , gestor b) gestor, distribuidor, administrador, custodiante, administrador, ges tor c) custodiante, distribuidor, administrador, gestor, administrador, administ rador d) gestor, distribuidor, assemblia de cotistas, custodiante, administrador, gestor. 186) Um fundo de curto prazo precisa ter prazo mdio mximo de sua carteira em ____dias e cada ativo que compe a carteira no pode ultrapassar ______dias. a) 60, 365 b) 60, 375 c) 365, 375 d) 60, 180 187) Um fundo de aes precisa ter no mnimo 67% da carteira em aes. Como se d a tributao neste fundo? a) come-cotas semestrais p ela alquota de 15% b) somente no resgate pela alquota de 15% c) come-cotas semestr ais pela alquota de 20 d) semestralmente de acordo com a tabela regressiva. 188) O que um investidor racional dever verificar antes de aplicar seu dinheiro? a) Ri sco, retorno e liquidez b) risco, volatilidade e desvio padro c) retorno, imposto de renda e flutuao de preos d) custo, retorno e imposto de renda 189) A taxa de ad ministrao no cobrada sobre a rentabilidade, porm, interfere diretamente: a) na tribu tao b) na volatilidade c) na rentabilidade d) vulnerabilidade 190) Indique a alter nativa correta I) A ao ordinria d direito a voto, j as preferenciais no possuem direit o a voto, porm, tem prioridade no recebimento de dividendos e, em caso de liquidao, no reembolso do capital. II) Juros sobre capital prprio e dividendos, so formas d e distribuio de lucros, porm, os dividendos so isentos de IR e, em juros sobre capit al prprio H tributao pela alquota de 15%. III) O direito de subscrio concede ao invest dor, direito de subscrever (adquirir) novas aes da empresas, geralmente com alguma vantagem em relao ao preo de mercado, portanto, o acionista poder obter lucro exerc endo seu direito, dentro de um prazo estabelecido ou, vendendo este direito. IV) Em bonificaes, o investidor recebe gratuitamente novas aes, porm, no haver ganho fina ceiro, pois, trata-se apenas de um ajuste contbil. V) Ao efetuar uma oferta primri a de aes, a empresa est captando recursos sem aumentar o endividamento, porm, quando utiliza capital de terceiros, aumenta o endividamento. VI) Para Investimentos e m aes no mercado vista, pessoa fsica, h tributao, independente do volume de negcios sais. a) todas esto corretas; b) todas com exceo da IV, esto corretas; c) I, II, III , IV, e VI esto corretas; d) I, II, III, IV e V esto corretas. 191) Quais so os ttul os pblicos indicados para investidores que desejam garantir o poder de compra? a) LFT b) NTN-F e LTN c) NTN-D e NTN-B d) NTN-B e NTN-C

192) Qual a alquota do IR para aes, operaes day trade e como ocorrer a arrecadao? a com arrecadao na fonte b) 20% com arrecadao atravs do DARF c) 15% com arrecadao atrav do DARF d) de 15 a 22,5% dependo de tempo de permanncia 193) Um fundo possui praz o mdio de durao de 360 dias, qual ser a alquota de IR cobrada no come-cotas semestral ? a) Ser de 15%, provocando uma reduo no nmero de cotas e sem alterar o valor da cot a; b) Ser de 20%, provocando uma reduo no nmero de cotas e sem alterar o valor da co ta; c) Ser de 20%, provocando uma reduo no nmero de cotas e no valor da cota; d) ser de 22,5% a 20%, provocando uma reduo no nmero de cotas, sem alterar o valor da cota . 194)Indique verdadeiro ou falso em relao s alquotas do IR: a) resgate de fundo de aes: alquota de 15% ( ) b) ganho de capital em operaes day trade: 20% ( ) c) ganho de capital em alienao de aes : 15% ( ) d) resgate de CDB em 600 dias: 20% ( ) e) venda de aes PF, valor inferior a 20 mil no ms: isento ( ) f) dividendos: Isento ( ) g) ganho de capital para PJ, valor inferior a 20 mil: isento ( ) 195) como poderia se concretizar a fase de integrao no crime de lavagem de dinheiro? a) primeira fas e do processo b) ocultao do dinheiro c) investimentos numa construtora como se os recursos fossem limpos d) refere-se ao princpio do conhea seu cliente

196) quais destas instituies esto sujeitas lei de lavagem de dinheiro? a) empresas de carto de crdito, bancos, seguradoras; b) intuies financeiras e no financeiras e to das autarquias c) bancos, corretoras, seguradoras e cartrios; d) bancos, segurado ras e todas autarquias. 197) Em qual dos ativos no h o risco de crdito? A CDB at R$ 60.000,00 em razo do FGC b) Debntures, Notas Promissrias c) Notas promissrias, CDBs acima de R$ 100.000,00 d) Aes, poupana acima de R$ 60.000,00 198) Quais so as etapas do processo de lavagem de dinheiro. a) Integrao, ocultao e colocao b) Integrao, colo ocultao c) Colocao, ocultao e integrao d) Colocao, integrao e ocultao 199) Qua rocam recursos entre si por uma dia com lastro em suas prprias emisses, ser definid a a taxa: a) DI (depsito interfinanceiro) com base em 252 dias teis b) Selic over com base em 252 dias teis c) de inflao d) selic meta 200) 4) Qual o ndice de inflao u ilizado pelo governo como parmetro para a inflao e qual ndice utilizado como benchma rk em fundos de investimentos? Responda respectivamente: a) IPCA e IGPM b) IGPM e IPCA c) IPA e IGPM d) SELIC e IGPM 201) De acordo com os critrios de preveno lava gem de dinheiro, por quanto tempo devem ser guardados os documentos relativos mo vimentao bancria? a) 5 anos aps a abertura da conta; b) 5 anos aps o encerramento da conta corrente; c) 5 anos aps a penltima movimentao; d) 5 anos aps o encerramento da conta, caso seja identificado a suspeita de lavagem de dinheiro.

202) Qual o objetivo de um fundo ativo e passivo, responda respectivamente: a) S uperar o Ibovespa e acompanhar o Ibovespa; b) superar o DI e acompanhar o DI; c) Superar o benchmark e acompanhar o benchmark; d) Acompanhar o benchmark e super ar o benchmark. 203) Um fundo indexado ao Ibovespa um fundo a) Alavancado; b) At ivo; c) Passivo d) Ativo com alavancagem 204) Uma instituio financeira no contratou uma Asset para gerir os recursos de terceiros, contando apenas com diretorias i ndependentes. Ocorre que, os dois gestores ficam no mesmo andar. Neste caso o ch inese Wall foi cumprido? a) Sim, pois basta que haja dois gestores, um para recu rsos de tesouraria e outro para recursos de terceiro b) No est sendo cumprida, fal ta a separao fsica c) No est sendo cumprida, falta a contrao de uma Asset d) No est cumprida, falta a contratao de uma Asset e a separao fsica 205) Como expressa e cobrada taxa de administrao? a) expressa ao ano e cobrada dia riamente sobre o patrimnio lquido do fundo; b) expressa ao ano, apropriada diariam ente sobre o PL e cobrada mensalmente; c) expressa diariamente e cobrada sobre a rentabilidade do fundo; d) E expressa ano e cobrada diariamente sobre o patrimni o lquido do fundo. 206) Em relao aos CDBs, indique a alternativa correta: a) um ttulo privado de renda fixa utilizado para capitao de recursos utilizados em CDC, cheque especial. Poden do, portanto ter como indexador TR, IGPM, Selic, TBF, PTAX, TJLP. b) um fundo de renda fixa emitido por bancos comerciais e de investimentos; c) um ttulo privado , de renda fixa, emitidos por bancos comerciais, de investimentos e desenvolvime ntos e seguradoras. d) um ttulo privado, de renda fixa, emitidos por bancos comer ciais, de investimentos e desenvolvimentos. 207) Qual o objetivo de um fundo ati vo e passivo, responda respectivamente: a) Superar o Ibovespa e acompanhar o Ibo vespa; b) superar o DI e acompanhar o DI; c) Superar o benchmark e acompanhar o benchmark; d) Acompanhar o benchmark e superar o benchmark.

SIMULADO 200 QUESTES 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 D B A D C B C D C A B D A A C D C D A D C B B A C A C D B B D C B A B C B D C C C B C D D A D B B B D B 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 6 9 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 B D B B D D A C C C D B A C A C B C D B A C A D B C C A C D D B C B C C B A B C B D D D A A D C C A A B 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 C D C A B B C A D C A B A D A D C A C C B B C D B D B C B D D A C D B D A B A A C A C B A C D C D C D A 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 A D D A D D A D D A B A B D B A D C A A C C C A B A B C A B B A C D D B B D e G falsa C A A C A A B C C A B D C

You might also like