You are on page 1of 2

Concepes de homem

"Filosofia da Educao, Editora Moderna, 2002, 254 pginas" No capitulo 11 a Prof Maria Lcia de Arruda Aranha vem tratar do tema "Concepes de homem", Aranha inicia com uma epgrafe no capitulo do filsofo italiano Gramsci "O que homem?" colocando em questo um problema da antropologia, a "idia de homem", com base nisso ela ira destacar trs enfoques possveis ao longo da histria: a concepo metafsica, a cientifica(ou naturalista) e a histrico-social.

A concepo metafsica deriva das idias pedaggicas mais antigas que se iniciaram com Plato e Aristteles que depois passaram mdia e influenciaram a escola tradicional que eclodiu na idade moderna, nesse modelo de homem se pensa em um homem cuja a essncia se atualiza atravs de uma potncia que esse j se tem, essa a concepo de homem de Kant quando diz que "o fim da educao desenvolver, em cada indivduo toda a perfeio de que ele seja capaz", essa concepo esencialista de pedagogia marca boa parte de histria pedaggicas, que ainda hoje coexistem com outras tendncias educacionais, o que rege essa concepo a idia extremamente centrada no individuo enquanto interioridade em forma idias que determinam o indivduo a partir de uma priori, regido por formas ideais do que homem e de como deve ser a educao.

No sculo XVII a partir da idade moderna com a filosofia de Decartes e Locke e com o desenvolvimento da cincia inaugurado pelas teoria de Galileu e Newton ouve uma idia de conhecer a partir da regularidade da natureza e da previsibilidade dos fenmenos, de acordo com esses filsofos aranha afirma que a cincia possibilita que a tecnologia se desenvolva, citando Francis Bacon dizendo "Saber Poder", Aranha tambm cita o dualismo psicofsico de Decartes, que existem duas substncias a mente e o corpo, que a mente pensa por si s, e que o mundo dos corpos mundo dos corpos, nos dizendo que o corpo funciona sempre com as prprias leis. Aranha nos diz que o modelo mecnico de corpo substitudo por outro modelo mais elaborado, destacando a concepo determinista presente na concepo naturalista de homem, de que homem quando reduzido a dimenso corprea sujeito as foras da natureza tornando se incapaz de gerir seu prprio destino. No final do sculo XIX e inicio do sculo XX presencia forte influncia naturalista nas cincias, a psicologia experimental nos diz que s da para ter acesso ao comportamento observado do homem, essa psicologia influenciou diversas tendncias pedaggicas, Skinner cria uma mquina de ensinar na dcada de 70 baseado na escola tecnicista. Aranha afirma que "O que caracteriza a tendncia naturalista a tentativa de adequar a metodologia das cincias humanas ao mtodo das cincias da natureza, que se baseia na experimentao, no controle e na generalizao".

No perodo do Romantismo Alemo (sculo XVIII) se tem uma primazia do sentimento sobre a razo, o ilustrador Jean-Jacques Rousseau revoluciona as teorias pedaggicas, alterando o processo tradicional fixado no mestre, para o aluno, colocando o sentimento no centro de sua viso. O filsofo Hegel desenvolvendo a filosofia do devir concebe o ser como processo, como movimento, como vir-a-ser, passando o homem a ser pensando como ser-no-tempo. Hegel coloca que tudo resultado de um desenvolvimento do esprito, e que a base para isso sua concepo dialtica cujo motor interno a contradio. Marx aproveitando a concepo dialtica de Hegel transforma o idealismo hegeliano em materialismo, para Marx no h natureza universal, o homem real (concreto) prtico e definido pela produo e trabalho coletivo, situado no contexto histrico-social. Aranha conclui dizendo que "Abandonam-se as explicaes essencialistas e estticas, no mais se reduzindo o homem dimenso de indivduo solitrio".

Aranha conclui nos dizendo que no possvel ao pedagogo elaborar seu trabalho sem considerar o tempo, local, e a estrutura social ao qual ele est inserido. Enfatiza que na Idade Mdia a criana se socializava no mundo adulto, participando de festas e estudos, com as mudanas econmicas e apario da nova classe, a burguesia, a criana afastadas de suas atividades sendo marginalizada, surgindo a imagem da criana frgil e dependente que necessita de proteo e vigilncia, modelo familiar esse que j se encontra em crise no final do sculo XX. Aranha finaliza o texto com uma pergunta: "Como esse homem que surge, seja ele ps-moderno, neomoderno ou qualquer outro nome que lhe queiramos dar?"

You might also like