You are on page 1of 3

Triglicerdeos: o que so e como tratar?

Os triglicerdeos so molculas de gordura, que tm como principal funo a produo de energia para o

funcionamento do organismo. Os triglicerdeos elevados, valores acima de 150mg/dl, uma das formas de dislipidemias. Dislipidemia o nome que se d quando ocorrem alteraes dos lipdios (gorduras) contidos no sangue. Estas alteraes so importantes uma vez que o fundamento das principais doenas do mundo moderno como o infarto, aneurismas e infartos cerebrais, se deve deposio de gorduras no interior dos vasos sanguneos (aterosclerose). Deste modo uma pessoa que mantm nveis altos destes lipdios, principalmente se houver outros fatores considerados de risco para a aterosclerose como a hipertenso ou diabetes no controlados, o tabagismo, sedentarismo, obesidade, histria familiar, corre um alto risco de desenvolver precocemente e de maneira muito mais grave algumas doenas. Existem 3 tipos de lipdios, os que contribuem para formao da placa de gordura - colesterol LDL (ruim) e triglicerdeos, e os que agem de forma contrria, retirando o colesterol da corrente sangunea colesterol HDL (bom). Por isso quanto mais alto for o bom colesterol e menor o colesterol ruim e os triglicrides, menos risco haver para desenvolver a aterosclerose. Um nvel elevado de triglicerdeos (acima de 150mg/dl), deve ser controlado, pois um dos fatores de risco para doenas cardiovasculares. Alm disso, nveis muito elevados de triglicerdeos (acima de 1000mg/dl) podem levar ao aparecimento de uma pancreatite aguda (inflamao aguda do pncreas), uma doena muito grave. Quando os triglicerdeos esto elevados, no basta controlar a gordura da dieta. preciso modificar a quantidade e a qualidade dos carboidratos ingeridos. Esses nutrientes so as principais fontes de energia da alimentao e so encontrados em massas, pes, acares, mel, frutas, cereais, batata, mandioca entre outros. O excesso do carboidrato transforma-se em triglicerdeos dentro do organismo. Se o nvel de seus triglicerdeos estiver acima do limite normal, extremamente importante que uma ateno especial seja dada para a sua dieta. A reduo da ingesto de colesterol e gorduras saturadas e o aumento no consumo de fibras podem reduzir em 10 a 15% os nveis sangneos de colesterol e em 15 a 20% os de triglicerdeos.

Alimentos permitidos: - Leite desnatado, ricota, queijo fresco; - Iogurte ou coalhada desnatados; - Carnes magras (coxo duro, patinho); - Peito de frango; - Fil de peixe; - leo de girassol ou canola; - Cereais (arroz, trigo, centeio, cevada), macarro sem ovos de preferncia integrais;

- Feijo, lentilha, gro-de-bico, ervilha seca; - Frutas, gelatina diettica; - Verduras e legumes; - Margarina Becel, Milla ou light; - Requeijo light; - Pes: quantidade moderada. Evitar: - Leite integral, tipo A ou B, queijos gordurosos (amarelos e requeijo); - Manteiga, margarina, creme de leite; - Carnes gordas, enlatados; - Crustceos (camaro, lagosta), frutos do mar; - Frios (presuntos, mortadela, etc.); - Midos (fgado, corao, rim); - Enlatados (salsicha, lingia); - Acar, chocolate, coco; - leo de amendoim; - Bacon, toucinho, banha; - Biscoitos amanteigados, cremosos e recheados; - Bebidas alcolicas; - Frituras, gratinados e preparaes saut; - Torta, pastis, pizzas, doces; - Maionese, chantilly; - Gema de ovo; - Molhos prontos, caldo de carne. Recomendaes: - Utilizar adoante artificial em substituio ao acar; - Aumentar a ingesto de verduras cruas, legumes e frutas com bagao, gro integrais, farelos, aveia; - Ingerir de 2 a 3 litros de gua por dia.

Remdio caseiro para os triglicerdeos


O suco de laranja com limo um timo remdio caseiro para ajudar a baixar os triglicerdeos no sangue. Bata no liquidificador 2 copos de gua, 2 rodelas de abacaxi, 1 laranja com bagao e o suco de 1 limo. Coe, adoce e beba diariamente, 2 vezes ao dia, de manh e noite. Os triglicerdeos no sangue so uma espcie de gordura no sangue, vinda da alimentao, quando ela atinge valores acima de 200mg/dl podem ser prejudiciais ao organismo, principalmente para o corao.

Dieta para Triglicerdeos


A dieta mais indicada para indivduos que esto com a taxa de triglicerdeos alta inclui os seguintes alimentos: Salmo, farinha de feijo-branco, limo, beringela e nozes. Esses alimentos so ricos em mega 3, diminuem a absoro dos triglicerdeos e facilitam o metabolismo das gorduras, alm de serem antiinflamatrios e antioxidantes. Tambm fundamental evitar todo tipo de gordura, corte no excesso de massas, carnes gordurosas, doces, frituras, bebidas alcolicas, vsceras, camaro, embutidos e cortes de aves preparadas com pele.

You might also like