You are on page 1of 31

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Instituto Multidisciplinar Departamento de Tecnologias e Linguagens Letras Morfologia do portugus Prof.

. Luiz Claudio

FORMAO DE PALAVRAS Introduo o lxico Segundo Baslio (2004: p.7), o lxico tradicionalmente definido como o conjunto de palavras de uma lngua, ficando a lexicologia responsvel pela

reconhecimento da maior quantidade possvel de caractersticas de propriedades de cada palavra, e a morfologia, pelo estudo da flexo. Essa dicotomia lexicologia vs. morfologia advm de dois pressupostos clssicos: o de que o lxico, ao contrrio da flexo, um conjunto no estruturado (id., ibid.) e o de que o dicionrio o responsvel pela atribuio de informaes normativas a respeito da palavra.
No entanto, o lxico apresenta um alto teor de regularidade e um componente fundamental da organizao lingustica, tanto do ponto de vista semntico e gramatical quanto do ponto de vista textual e estilstico. Os diferentes processos derivacionais de mudana e extenso de classe servem a funes pr-determinadas, traduzidas em estruturas morfolgicas lexicais. (Id., ibid.)

Por exemplo, substantivos que terminao por -o raramente servem de base para formar adjetivos pela sufixao de -oso; assim, apesar de uns poucos exemplos como atencioso (de ateno) e pretensioso (de pretenso), em geral o que se tem so palavras formadas por -al quando a base termina por -o: vocacional (de vocao, e no *vocacioso), intencional (de inteno, e no *intencioso). Ora, o lxico existe primeiro para identificar as coisas de que queremos falar e, portanto, designar pessoas, lugares acontecimentos etc. sobre os quais vamos nos expressar. Assim, a lngua ao mesmo tempo um sistema de classificao e um sistema de comunicao (id., p.9).1

Pode-se entender que o que Baslio designa como sistema de classificao o mesmo que Mattoso Cmara Jr. (1977: p.21) chama de funo representativa da linguagem e Azeredo (2004: p.16-17), funo simblica da linguagem.

Mais um motivo para depreendermos que h uma estrutura que organiza o lxico (sendo esse portanto, mais do que uma mera lista de palavras, um sistema dinmico) encontra-se no fato de que existem estruturas a serem utilizadas em sua expanso. Essas estruturas, os processos de formao de palavras, permitem a formao e novas unidades do lxico como um todo e tambm a aquisio de palavras novas por parte de cada falante (id., ibid.). Levando em conta esse entendimento,
O lxico corresponde no apenas s palavras que um falante conhece mas tambm ao conhecimento de padres gerais de estruturao, que permitem a interpretao ou produo de novas formas. Assim, o lxico interno constitudo por uma lista de formas j feitas e por um conjunto de padres, os processos de formao de palavras, que determinam estruturas e funes tanto de formas j existentes quanto de formas ainda a serem construdas. (id., p.10).

A conjuno desses dois elementos do lxico (lista de palavras e processos de formao) conferem ao lxico uma muito bem-vinda economia lingustica, j que a memorizao do lxico, por parte do falante, no ocorre como a memorizao de nmeros de telefone para os quais no h padres. Ao contrrio, por ser o lxico ecologicamente correto, j que se utiliza material j existente da lngua para formar novas palavras, a partir de frmulas padronizadas. Por meio desses padres, podemos formar ou captar a estrutura de palavras e, portanto, adquirir palavras que j existiam mas que no conhecamos anteriormente (id., idid.) ou interpretar/criar novas palavras, sem que o potencial semitico da lngua seja comprometido. Com isso, h de se distinguir o lxico real ou seja, o conjunto das palavras das quais de fato nos valemos em nossas comunicaes do lxico virtual ou seja, o conjunto de padres que determinam as construes lexicais possveis e sua interpretao (id., p.11). Essa distino importante pois os falantes s criam palavras em caso de necessidades reais, j que novas formas correspondem a mais itens a consumir esforo da memria (id., ibid.).

1. Razes por que formamos novas palavras Baslio reconhece trs motivos pelos quais formamos novas palavras. O primeiro deles diz respeito mudana de classe: assim, temos uma palavra ou categoria lexical, como verbo, e precisamos us-la como substantivo. Nesse caso, formamos uma palavra nova para poder utilizar o significado de uma palavra j existente num contexto que requer uma classe gramatical diferente (Baslio: 1995, p.7-8). Essa motivao, de natureza gramatical, fica exemplifica a partir da seguinte situao: caso haja

necessidade de nos referir atividade expressa por um verbo, mas num contexto em que 2

se exija um substantivo, podemos usar um processo de sufixao para transformar o verbo em substantivo, assim possibilitando o uso do contedo verbal num contexto gramatical que s permite substantivos (Baslio: 2004, p.28). Ento, caso tenhamos a frase Clonaram o macaco seguida de Todos se preocuparam com a ..., fica claro que a semntica do verbo clonar deve ser utilizada na segunda frase em um contexto no qual necessrio um substantivo, que vem a ser criado pela soma do sufixo -gem base verbal, obtendo-se ento Todos se preocuparam com a clonagem. O segundo motivo, de natureza denotativa, seria o acrscimo semntico, ou seja, conferir s unidades lxicas j existentes na lngua novos contedos significativos. Um exemplo muito claro dessa razo a prefixao, quer dizer, a adjuno de um prefixo a uma base, como em pr+fabricado, re+lembrar. Percebe-se nesse caso que no h mudana de classe; portanto, so exemplos que no se enquadram no primeiro motivo para formarmos neologismos lexicais. O que ocorre a que base acrescenta-se um novo contedo semntico. Assim, ao conceito de fabricado adiciona-se o de anterioridade (devido ao prefixo pr-) e ao de lembrar, o de novamente (graas ao prefixo re-). No entanto, esses dois motivos so, por assim dizer, de importncia secundria, pois o principal motivo pelo qual se formam novas unidades lxicas a j salientada economia lingustica: ora, a lngua permite que palavras se relacionem semanticamente sem que haja redundncia morfolgica, como em bonito e feio, querer e vontade, homem e mulher, calor e frio, abrir e fechar, raso e fundo etc. No entanto, se todas as relaes semnticas ocorressem pela heteronmia, haveria uma sobrecarga na memria do usurio da lngua, tornando impossvel a prpria comunicao.
Assim, a razo bsica de formarmos palavras a de que seria muito difcil para nossa memria alm de pouco prtico captar e guardar formas diferentes para cada necessidade que ns temos de usar palavras em diferentes contextos e situaes. Em ltima anlise, a razo por que formamos palavras a mesma razo por que formamos frases: o mecanismo da lngua sempre procura atingir o mximo de flexibilidade em termos de expresso simultaneamente a um mnimo de elementos estocados na memria. essa flexibilidade que nos permite contar com um nmero gigantesco de elementos bsicos de comunicao sem termos que sobrecarregar a memria com esses mesmos elementos. (Baslio: 1995, p.10)

A prpria Baslio (2004, p.30-31), no entanto, reconhece que essas trs motivaes no so as nicas que determinao a criao de neologismos morfolgicos. Ela cita tambm que pode haver uma motivao expressiva, na qual certos sufixos, por exemplo, adquirem noo pejorativa, como ocorre com -ice (em carioquice), -gem (em politicagem), -udo (em narigudo), -ento (em gordurento) e -o (em resmungo). 3

Alm dessa motivao expressiva, a autora (id., p.31) cita ainda uma motivao textual, na qual todo um contexto vem a ser retomado, anaforicamente, por um substantivo formado a partir de um verbo que ocorre no contexto retomado. No exemplo a seguir, o substantivo declarao retoma toda a orao em que o verbo declarar ocorre:
O presidente da empresa mais poderosa do pas declarou que no pouparia esforos e no descansaria enquanto no conseguisse derrubar o projeto em tramitao na Cmara sobre a limitao do uso de energia de carter poluente. A declarao deixou os ambientalistas enfurecidos. (id., ibid.)

2. Principais processos de formao de palavras derivao e composio So dois os principais processos de formao de palavras no portugus: a derivao caracterizada pela juno de um afixo a uma base e a composio caracterizada pela juno de uma base a outra base.
Por definio, uma palavra formada por derivao quando provm de outra, dita primitiva (jardineiro deriva de jardim, incapaz deriva de capaz, desfile deriva de desfilar). Tambm por definio, uma palavra formada por composio quando resulta da unio de outras duas ou mais palavras, ditas simples. Por exemplo guarda-roupa, porco-espinho, azul-marinho, p-demoleque, fotomontagem (formado de foto(grafia) + montagem), motosserra (formado de moto(r) + serra), eletrodomstico (formado de eltr(ico) + domstico). (Azeredo: 2004, p. 79)

No entanto, as diferenas entre esses dois processos no se resumem a suas caractersticas estruturais; antes, eles se complementam na funo de formar palavras de acordo com nossas necessidades comunicativas (Baslio: 1995, p.27), ficando a derivao em geral reservada s necessidades de expresso de categorias nocionais mais gerais e regulares; j a composio se destina expresso de combinaes mais particulares, menos gerais.

2.1 A derivao 2.1.1 Fundamentos A derivao se destina a satisfazer nossas necessidades mais regulares na formao de palavras porque os afixos tm funes sinttico-semnticas muito precisas, o que limita os possveis usos e significados das palavras a serem formadas pelos diferentes processos de derivao (id., p.28). Ou seja, h na composio um elemento de carter semntico e sinttico muito estvel o afixo , e essa estabilidade se transmite para o prprio processo do qual faz parte. Exemplos dessa generalidade da derivao encontram-se na formao sufixal de substantivos abstratos a partir de verbos (abafamento, compensao), na formao 4

prefixal de verbos a partir de outros verbos para expressar a noo de negao ou ao contrria (desabonar, descalar), na formao prefixal de substantivos agentivos a partir de verbos (falante, amante) ou de outros substantivos (padeiro, chaveiro), na formao sufixal de substantivos a partir de outros substantivos para a expresso de dimenso/afetividade (livrinho, carro), todos processos bastante comuns na lngua.

Exatamente por ser um processo de carter mais geral, j que conta com um elemento constante, o afixo,
a derivao aparentemente o processo mais disponvel para a construo de palavras, no apenas na lngua portuguesa, como nas lnguas romnicas. Tal fato verifica -se no s na quantidade de palavras registradas nos dicionrio que so palavras derivadas, como, ainda, na possibilidade de construir novas palavras por derivao (Correia: 2012, p.38).

O que leva vulgarizao desses processos morfolgicos o fato de os conceitos por eles vazados (designao de conceitos abstratos, negao/ao contrria, agentividade, dimenso/afeio) serem, eles mesmos, noes bastante comuns e de grande generalidade; consequentemente, esperamos que os processos que incluam tais noes em sua funo sejam altamente produtivos (id., p.29). Obviamente, pode-se pressupor uma gradao na generalidade das noes vazadas pelos afixos derivacionais; se nos exemplos citaram-se prefixos e sufixos que transmitem noes muito gerais, pode-se, por outro lado, perceber uma restrio no uso do sufixo -ada para formar substantivos designativos de tipos de refeio a partir de outros substantivos (feijoada, macarronada). Como se nota, esse sufixo de utilizao bastante restrita, pois, entre todos os substantivos da lngua, ele aciona como sua base apenas os designativos de alimentos para formar o nome de refeies feitas a partir desses alimentos.

2.1.2 Principais processos derivacionais por afixao A seguir, fornecem-se alguns exemplos de afixos derivacionais no portugus. Essa lista no extensiva, servindo apenas de exemplrio. A listagem de prefixos fica ainda mais comprometida, pois se citam apenas alguns casos especiais. a) sufixos -idad(e), -ez(a), -ic(e) formam substantivos deadjetivais:2 inventivo > inventividad(e); sincero > sinceridad(e) belo > belez(a); duro > durez(a) burro > burric(e); chato > chatic(e)

b) sufixos -o, -ment(o), -d(a), -agem, -dor formam substantivos deverbais


2

H ainda, menos comuns, os sufixos formadores de substantivos deadjetivais -ido pronto > prontido , -ur(a) alto > altur(a) , -itud(e) pleno > plenitude(e) , -ism(o) formal > formalism(o) etc.

formar > formao; obturar > obturao levantar > levantament(o); merecer > merecimento(o) correr > corrid(a); partir > partid(a) olhar > olhad(a); passar > passad(a); [usada na expresso perifrstica dar uma X-da] cobrar > cobrador; correr > corredor c) sufixos -eir(o)/-eir(a), -ist(a), -o, -a(o), -inh(o)/-zinh(o) formam substantivos denominais: porta > porteir(o); limo > limoeir(o) banana > bananeir(a); laranja > laranjeir(a) flauta > flautist(a); lngua > linguist(a) mala > malo; gol > gola(o) livro > livrinh(o); gol > golzinho(o)3 d) sufixos -al/-ar, -ic(o), -ri(o), -os(o), -ud(o), -ad(o), -s, -ens(e), -an(o) formam adjetivos denominais: indivduo > individual; famlia > familiar4 anarquia > anrquic(o); smbolo > simblic(o) banco > bancri(o); universo > universitri(o) montanha > montanhos(o); valor > valoros(o) chifre > chifrud(o); nariz > narigud(o) barba > barbad(o); clorofila > clorofilad(o) montanha > montanhs; Portugal > portugus Cear > cearens(e); Par > paraens(e) Acre > acrean(o); Saussure > saussurian(o)5

A situao entre -inho e -zinho de certo interesse do ponto de vista morfolgico. Por um lado, -inho e -zinho parecem ser complementares, j que -zinho utilizado em ambientes fonolgicos em que -inho no usado. Entretanto, no se trata de uma restrio absoluta. No caso da ditongao, h pelo menos variaes regionais, como em painho e minha; algumas formaes terminadas em [r] tambm ocorrem com -inho, como colherinha e florinha; e formaes em -zinho podem frequentemente alternar com formaes em -inho, como brinquedinho/brinquedozinho, Glorinha/gloriazinha, Liginha/Ligiazinha etc. (Baslio, 2004: p.71) 4 Baslio (2004: p.54-55) considera entende que os sufixos -al e -ar so alomorfes, sendo o ltimo selecionado quando h a consoante -l na base: angular, linear, polar etc. 5 Pode-se entender -ean(o) e -ian(o) como alomorfes: o primeiro selecionado quando a base termina em -e tnico Daom > daomean(o) ou em -eu tnico ou tono Galileu > galilean(o); Cneo > cunean(o) ; o segundo, nos demais casos Camilo > camilian(o); Freud > freudian(o). Cf.

e) sufixos -nt(e), -iv(o)/-tiv(o), -ri(o)/(t)ri(o), -vel, -do formam adjetivos deverbais: comover > comovent(e); falar > falant(e) agredir > agressiv(o); lesar > lesiv(o); legislar > legislativ(o) casar > casri(o); decidir > decissri(o); operar > operatri(o) contornar > contornvel; lavar > lavvel6 lavar > lavad(o); cansar > cansad(o) f) sufixo -mente forma advrbios deadjetivais: complementar > complementarmente; lento: lentamente g) sufixo -iz(ar) forma principalmente verbos deadjetivais: disponvel > disponibilizar; frtil > fertilizar; mnimo > minimizar h) sufixos -e(ar), -(ar) formam principalmente verbos denominais:7 bomba > bombear; golpe > golpear; pente > pentear cola > col(ar); nmero > numer(ar); perfume > perfum(ar) i) afixos en-/-ec(er), a-/-ec(er), en-/-(ar), a-/-(ar) formam verbos a partir de adjetivos ou substantivos:8 duro > endurec(er); raiva > enraivec(er); tarde > entardec(er) maduro > amadurec(er); noite > anoitec(er) curto > encurt(ar); faixa > enfaix(ar) longo > alongar; tapete > atapetar

Adjetivos deverbais formados com o sufixo -vel apresentam uma peculiaridade de uso. Tais adjetivos so usados frequentemente com o prefixo negativo, porque a negao da potencialidade do ato verbal, realizada atravs do adjetivo em -vel negado pelo prefixo, constitui um mecanismo enftico, conforme vemos [nos seguintes exemplos:] filme imperdvel, aula interminvel, pessoa incansvel, compromissos inadiveis, coisas impensveis. de se observar que a forma no prefixada nem sempre vivel. Podemos falar em compromissos adiveis, por exemplo, mas no em *pessoas cansveis. (Baslio: 2004, p. 58-59) 7 A respeito dos verbos formados em -(ar), veja a discusso desenvolvida nas pginas XXXX. 8 Veja nota anterior.

j) prefixos mini-, micro-, macro-, mega-, super- formam substantivos denominais:9 minissaia, microcomputador, macroestrutura, megainvestidor, supermercado

2.2 A composio 2.2.1 Fundamentos Na composio, ao contrrio da derivao, no h em sua estrutura um elemento estvel com funes sinttico-semnticas bem definidas. O que caracteriza a composio o fato de ela ser um processo de formao de palavras que utiliza estruturas sintticas para fins lexicais (id., p.30). Assim, no um elemento estrutural que caracteriza a composio (como o na derivao), mas a prpria estrutura em si, de tal maneira que, das bases que se juntam para formar uma palavra, cada uma tem seu papel definido pela estrutura (id., p.29). Assim, na composio em que entra um verbo e um substantivo como matamosquito , o que determina a funo de cada palavra a prpria estrutura composicional, em que o verbo seria o ncleo da estrutura e o substantivo o termo adjacente, em funo anloga a do objeto direto. J no composto adjetivo seguido de substantivo livre-arbtrio ou substantivo seguido de adjetivo caixa-alta , o substantivo o ncleo estrutural e o adjetivo, o adjunto adnominal. Se o composto se forma por dois substantivos sof-cama, p.ex. , o segundo funciona como modificador, moda de um aposto.
Ou seja, mecanismos ou estruturas que so normalmente utilizados na formao de enunciados passam a ser utilizados na funo de denominar e/ou caracterizar seres, que uma funo fundamental do lxico. [...] Com a utilizao de estruturas sintticas para fins lexicais, os processos de composio permitem a nomeao ou caracterizao de seres pela juno de dois elementos semnticos, de existncia independente no lxico, em apenas um elemento lexical. (id., ibid.)

Como se pode notar, so possveis se formarem palavras compostas a partir da cristalizao de estruturas sintticas subordinativas em que se percebe um termo nuclear (determinado) e um termo que lhe subordinado (determinante). Por exemplo : verbo+complemento objeto direto (guarda-roupas, passatempo); substantivo+adjetivo adjunto (amor-perfeito, obra-prima; belas-artes, segundafeira);

Nem todos classificam desses elementos como prefixos. Cunha (1982: p.127), p.ex., entende vrios deles como radicais de origem grega. Aqui, acompanha-se a interpretao de Baslio (2004: p.69,72 e 73).

substantivo+locuo adjetiva (cavalo de pau, chapu de sol, mula sem cabea); substantivo+substantivo apositivo (escola-modelo, manga-rosa, porco-espinho); numeral adjunto+substantivo (mil- folhas); advrbio adjunto+verbo (bem-aventurar, maldizer); advrbio adjunto+adjetivo (bem-amado, sempre-viva); adjetivo+adjetivo (azul-marinho, luso-brasileiro).

Alm da subordinao, tambm palavras relacionadas pela coordenao podem se cristalizar em compostos, como a seguir: verbo+verbo (corre-corre, perde-ganha, vaivm); verbo+conjuno+verbo (leva e traz).

2.2.2 Funes de denominao descritiva e metafrica A composio um processo de formao de palavras que fundamentalmente se presta a nomear novos conceitos na lngua. Em alguns dos exemplos dados, como livrearbtrio e sof-cama, percebe-se um alto grau de transparncia na relao entre a estrutura da palavra e seu significado; ou seja, o contedo expresso pelo composto perceptvel pela soma dos elementos estruturais: livre-arbtrio um arbtrio livre; sofcama um sof que se transforma em cama. Porm, algumas formas se opacificam, uma vez sua estrutura no suficiente para a depreenso do significado da palavra. Mata-mosquito, por exemplo, designa um agente com a funo de exterminar larvas de mosquitos; no entanto, o termo tambm poderia designar um produto com a mesma finalidade, como o o composto mata-moscas ('dispositivo ou substncia txica us. na exterminao de moscas'). Nesses casos, diz-se que a relao entre a estrutura do composto e sua semntica opaca.
A razo de encontrarmos um distanciamento sistemtico entre o significado de uma palavra composta e o significado da funo estrutura-partes componentes exatamente o objetivo preponderante do processo de composio, ou seja, a funo de nomeao e/ou caracterizao de seres, eventos, etc. em combinaes particulares de significaes de itens lexicais. (id., p.31)

Todos os exemplos at aqui tratados sejam cristalinos ou opacos se encaixam na funo denominativa que tem a composio. Segundo essa funo, um composto criado para designar um ser, entidade, substncia etc. a partir de suas caractersticas objetivas mais relevantes (id., ibid.). 10

Alm de compostos descritivos (cristalinos ou opacos), h ainda os metafricos, em que no h mais objetividade denominativa, mas a denominao instituda a partir da associao entre o ser, entidade, substncia etc. designado e algum outro elemento. Ou seja, transferem-se caractersticas desse para aqueles. o que ocorre, p.ex., com olho-de-sogra, composto designativo de um doce no pelas suas propriedades subjetivas, mas pela associao que se faz do formato desse doce que parece um olho bem aberto com a sogra, percebida negativamente em nossa cultura exatamente por se ter uma ideia de ser um familiar que constantemente se intromete na vida do casal. Pde-meia ('dinheiro economizado e reservado para uma eventualidade futura'), louva-adeus ('inseto de peculiar aparncia'), linha dura (' linha de pensamento intransigente ou radical, esp. em poltica e religio'), testa de ferro ('pessoa que se apresenta como responsvel por ato(s) ou empreendimento(s) de outrem, que no quer ou no pode aparecer') so exemplos de compostos de denominao metafrica. Resumindo, o distanciamento entre o significado do todo e o significado das partes normal nas formas compostas pela prpria funo da nomeao; esse distanciamento especialmente acentuado no caso das nomeaes metafricas. (Baslio: 1995, p.32).

Referncias AZEREDO, Jos Carlos de. Fundamentos de gramtica do portugus 3 ed. So Paulo: Jorge Zahar, 2004. BASLIO, Margarida. Teoria lexical. 4 ed. So Paulo: tica, 1995. _________. Formao e classes e palavras de palavras no portugus do Brasil. So Paulo: Contexto, 2004. CORREIA, Margarita; ALMEIDA, Gladis M de Barcellos. Neologia em portugus. Srie Estratgias de ensino. So Paulo: Parbola, 2012. CUNHA, Celso Ferreira da. Gramtica da lngua portuguesa. 8 ed. Rio de Janeiro: Fename, 1982. MATTOSO CMARA JR., Joaquim. Introduo s lnguas indgenas brasileiras. 3 ed. Rio de Janeiro: Ao livro tcnico, 1977.

11

DERIVAO IMPRPIA (OU CONVERSO)

Introduo Como j visto, derivao um processo no qual se soma(m) afixo(os) base, sendo ento o afixo um elemento estrutural que serve inclusive para definir o processo em si. A derivao imprpria seria ento um caso especial de derivao, uma vez que se trata de um processo no qual no entram afixos. Mesmo a tradio gramatical j apresenta crticas incluso desse processo entre os de derivao morfolgica. Cunha (1982: p.120-121), por exemplo, aps afirmar que as palavras podem mudar de classe gramatical sem sofre modificao na forma. [...] A este processo de enriquecimento vocabular pela mudana de classe das palavras d-se o nome de derivao imprpria, continua: A rigor, a derivao imprpria (tambm denominada converso ou

habilitao por linguistas modernos) no deve ser includa entre os processos de formao de palavras que estamos examinando, pois pertence rea da semntica, e no da morfologia. Por fim, Baslio (1995: p.60, destaques acrescidos): O processo de transposio de uma palavra de uma classe gramatical para outra tradicionalmente conhecido pelo nome de derivao imprpria. O termo converso, bem mais adequado, tambm utilizado para designar o fenmeno em gramticas normativas. H, grosso modo, quatro casos de converso comuns no portugus: de adjetivo para substantivo (pobre, jovem, idoso), de substantivo para adjetivo (porco, burro, laranja, rosa), de verbo para substantivo (andar, falar, poder, dever) e de adjetivo para advrbio (alto, rpido).10 Desses, os casos mais comuns so de adjetivo para substantivo e de adjetivo para advrbio.

1. Converso de adjetivo a substantivo No caso de converso de adjetivo para substantivo, a motivao semntica: enquanto adjetivo tem a funo de caracterizar, qualificar, substantivo tem a de denominar, designar. Ora, um tipo de designao muito comum aquela que se sustenta nas caractersticas, nas qualidades de seus referentes. Assim, rico designa uma classe de seres que tm a caracterstica de serem financeiramente abastados, ou seja, de serem ricos. Assim, designa-se eficiente e economicamente essa classe de referentes por uma
10

Cunha (1982: p.120-121) inclui entre os casos de converso a passagem de substantivo prprio a comum (narciso, quixote, damasco) e vice-versa (Castelo, Figueira, Pinto). Essa posio no unanimemente aceita, j que a no se configura a transposio de uma classe a outra, mas de uma subclasse a outra.

12

caracterstica que lhe inerente. Incluem-se nesse caso termos como passado, absurdo, mortal, humano, fiis, visto, corrente, circular, portugus (nomes ptrios em geral), genrico.11

2. Converso de substantivo a adjetivo J a converso de substantivo a adjetivo no to normal, j que, por um ser apresentar inmeras caractersticas, no simples destacar uma dessas caractersticas para servir qualificador. Em casos como burro e porco, percebe-se uma integral converso de substantivo a adjetivo, j que a palavra convertida passa a aceitar todas as marcas morfolgicas da classe gramatical para a qual se transpe. Assim, como adjetivos, porco e burro passam a ter gnero e nmero determinados pela concordncia: tcnico burro, tcnicos burros, tcnica burra, tcnicas burras. No entanto, essa no a normalidade dos casos. No mais das vezes, no se trata propriamente de uma converso, pois os substantivos no adquirem as propriedades de morfolgicas do adjetivo, visto no apresentarem concordncia de gnero e nmero (Baslio: 1995, p.62). Assim, nomes como cereja, rosa, laranja e areia podem passar a qualificar a substantivos, no que diz respeito a cor; no entanto, no se percebe uma converso integral, como se pode constatar nos exemplo: gravatas cereja, sapatos rosas, cales laranja, bolsas areia.

3. Converso de verbo a substantivo O mesmo cuidado deve ser tomado quando se observa a converso de um verbo a substantivos. De fato, qualquer elemento lingustico (mesmo afixos!) podem ser eventualmente substantivados pela anteposio de um artigo definido, por exemplo, sem que a converso se efetive: o amar algo penoso, os ismos das cincias sociais, o mento um sufixo derivacional, etc. Diferentemente, h os casos de andar (prdio de dois andares), falar (os falares brasileiros, poder (os trs poderes), dever (os deveres dos pais). Neles, percebe-se que os verbos convertidos passam a aceitar toda a morfologia prpria da classe dos

11

Aqui, deve-se distinguir claramente a designao pela qualidade da designao da qualidade. Nesse ltimo caso, a qualidade nomeada atravs da sufixao, por exemplo: velhice (o estado de ser velho), mortalidade (o estado de ser mortal), circularidade (o estado de ser circular). Como se pode perceber, so nominalizaes deadjetivais que fazem referncia ao elemento caracterizador; j na converso, a referncia a seres que teriam tal qualidade ou propriedades (absurdo = algo que absurdo; os velhos = indivduos que so velhos, etc.).

13

substantivos, ou seja, apresentam um gnero inerente e so passveis de se flexionarem em nmero.

4. Converso de adjetivo a advrbio Por fim, o caso da passagem de adjetivo a advrbio, comum na linguagem coloquial, como se pode perceber em peas comerciais, p.ex. (a cerveja que desce redondo), um ltimo de converso a ser observado. Aqui, deve-se entender que a passagem de uma classe a outra no fortuita, pois morfolgica e semanticamente, o adjetivo convertido passa a ter todas as caractersticas da classe dos advrbios, quais sejam, sintaticamente ele se relaciona a um verbo, modificando-o, e morfologicamente invarivel. exatamente o que se nota nos exemplos a seguir: ela canta desafinado; elas falaram alto e grosso; os carros passaram apertado na viela; as clientes foram direto ao caixa; segurei forte o corrimo para no cair.

5. Converso de radicais? H uma srie de verbos formados pela terminao -ar, tanto por sufixao (arquivo > arquivar) quanto por parassntese (lata > enlatar). Tradicionalmente, tanto gramticos quanto linguistas consideram o -ar um caso de sufixo derivacional. O problema que esse elemento a combinao da vogal temtica verbal de primeira conjugao com a desinncia de infinitivo, portanto morfema classificatrio e morfema flexional, respectivamente. Correia e Almeida (2012: p.46) apresentam uma proposta variante: segundo as autoras, nesses casos no haveria derivao sufixal, mas antes a converso de um radical nominal a verbal (arquiv- n > arquiv- v ; lat- n > lat- v ). A partir da, o radical estaria apto a receber a vogal temtica verbal e as demais desinncias prprias do verbo, bem como o prefixo, no caso da parassntese. A mesma interpretao pode ser dada para os casos de derivao regressiva para a formao de substantivos deverbais. Em fugir > fuga, combater > combate, usar > uso. Esses elementos morfolgicos em destaque no so de natureza derivacional, mas classificatria, j que so vogais temticas.

14

Referncias bibliogrficas AZEREDO, Jos Carlos de. Gramtica Houaiss da lngua portuguesa. So Paulo: Publifolha, 2008. BASLIO, Margarida. Teoria lexical. 4 ed. So Paulo: tica, 1995. _________. Formao e classes e palavras de palavras no portugus do Brasil. So Paulo: Contexto, 2004. CORREIA, Margarita; ALMEIDA, Gladis M de Barcellos. Neologia em portugus. Srie Estratgias de ensino. So Paulo: Parbola, 2012. CUNHA, Celso Ferreira da. Gramtica da lngua portuguesa. 8 ed. Rio de Janeiro: Fename, 1982.

15

PARASSNTESE

Introduo A parassntese um processo morfolgico e derivacional no portugus: morfolgico pois se trata de um fenmeno que se observa no vocbulo formal mattosiano; derivacional porque tem finalidades lexicognicas (ou seja, de formar novas palavras) a partir da soma de afixos. A caracterstica fundamental da derivao parassinttica que h a utilizao simultnea de prefixo e sufixo base. Cf. o que afirma Rocha Lima (1991: p.213): [A derivao parassinttica] consiste na criao de palavras com o auxlio simultneo de prefixo e sufixo: enforcar (en + forca + ar); entristecer (en + triste + ecer) Realmente, o que caracteriza a parassntese essa simultaneidade, essa concomitncia, na utilizao de prefixos e sufixos para a formao de novas palavras. Por isso, no se deve confundir derivao parassinttica com palavras derivadas de bases complexas. Essas bases seriam aquelas em que se observam no s um radical, mas tambm um (ou mais) afixo(s). Mais uma vez, cita-se Rocha Lima (id., pp.213-214, grifos no original):
Fato diferente [da derivao parassinttica] a existncia de palavras como: deslealdade, viscondado, esprequiamento, injustia, etc., nas quais a anlise descobre prefixo e sufixo. Aqui, cada uma das palavras j possua ou o prefixo ou o sufixo quando se lhe juntou o outro elemento formativo. Assim, a palavra desleadade no se criou, em portugus, pela adio concomitante de prefixo e sufixo ao adjetivo leal, seno que pelo acrscimo do prefixo des ao substantivo preexiste lealdade, ou pela soma do sufixo dade forma, j prefixada, desleal.

Em nota de rodap, complementa o autor, citando um estudioso espanhol (Ramn Menndez Pidal, Manual de gramtica histrica espaola, 1918, p.183, traduo):
Os compostos de prefixo e sufixo a uma vez se chamam parassintticos, de par, que indica a justaposio, e synthetics, a sntese de vrios elementos que formam um termo novo, como desalmado, donde, sem que exista um substantivo desalma, nem um adjetivo almado, a reunio dos trs elementos forma um derivado 12 claro e expressivo.

12

No original, composto, termo que se preferiu traduzir por derivado, para evitar confuso com composio, processo de formao de palavras pelo qual se forma termos como passa-fora, cabo-deguerra, etc.

16

1. A proposta da Gramtica Tradicional Pelas palavras de Rocha Lima, autor da Gramtica Normativa da Lngua Portuguesa, pode-se inferir como a tradio gramatical trata os processos de formao de palavras: em geral, os gramticos listam esses processos (sufixao, prefixao, composio etc.), e, a partir dessa lista, analisa as palavras j formadas em portugus. Seguindo esse modelo est Bechara (1999: pp.342-343), que, porm, oferece informaes mais aprofundadas; observe:
[O conceito de parassntese no ] de todo assente entre os estudiosos, para uns, para haver parassntese basta a presena de prefixo e sufixo no derivado; o caso de descobrimento, maneira de ver que rejeitamos, por no levar em conta a noo dos constituintes imediatos. Para outros, o processo consiste na entrada simultnea de prefixo e sufixo, de tal modo que no existir na lngua a forma ou s com prefixo ou s com sufixo; o caso de claro para formar aclarar, em cujo processo entram concomitantemente o prefixo a- e o final -ar, elemento de flexo verbal que funciona, por cumulao, como sufixo.

Como se nota, Bechara, apesar de citar a noo dos constituintes imediatos, apresenta a tendncia tradicional de analisar os processos de formao a partir de palavras j existentes no lxico do portugus. Tal tendncia fica evidente com a observao de que, na parassntese, no possvel a eliminao ou do prefixo ou do sufixo, pois o que resultaria seria uma forma no existente na lngua, como, no exemplo de Bechara, *clarar (se se elimina o prefixo a-) ou *aclara (se se elimina o sufixo -ar).

2. Os Constituintes Imediatos Laroca (1994: p.85) apresenta a anlise da parassntese levando em conta que, na formao da palavra, da base nominal chega-se imediatamente ao derivado verbal, sem que haja algum estgio intermedirio entre as duas palavras; cf. lata / en- + lata + -ar / enlatar terra / en- + terra + -ar / enterrar graxa / en- + graxa + -ar / engraxar Assim, de acordo com essa proposta, a formao do verbo derivado se daria imediatamente a partir do substantivo. De fato, essa interpretao no muito distinta da da tradio gramatical, havendo apenas uma mudana de foco; aqui, no se analisam mais palavras j formadas, mas sim o processo de formao de palavras ele prprio. Quem explica com muita propriedade a noo de constituintes imediatos Bechara (id.: p.342):

17

Em anlise mrfica importante ter em conta o princpio dos constituintes imediatos para que no se faam confuses no plano descritivo da classificao morfolgica (vale o mesmo para as relaes sintticas) e se estabeleam as possves gradaes de estrutura. Assim que diante de uma forma como descobrimento, no iremos enquadr-la no grupo das palavras chamadas parassintticas (considerando des + cobri + mento); trata-se de um derivado secundrio [grifo acrescido] cujos constituintes imediatos s o o radical secundrio descobri- e o sufixo -ment(o). [...] Tambm em desrespeitosamente os constituintes imediatos so desrespeitosa (por destaques sucessivos) > respeitosa > respeito > speit (este ltimo radical primrio ou raiz).13

Por essa anlise, e exatamente por no mais se fundamentar em palavras j formadas, Laroca (id.: pp.85-86) rebate a noo de derivao prefixal e sufixal, que alguns autores defendem para palavras como deslealdade e infelizmente: levando em conta uma anlise por constituintes imediatos, deve-se proceder como Rocha Lima, acima, quando se reconhece que leal gera lealdade, e da advm deslealdade; e feliz deriva infeliz, que por sua vez a base para infelizmente. No primeiro caso, ento, h a prefixao a uma base complexa (desleal); j no segundo, na base complexa observa-se um sufixo (infeliz), ao qual se soma o prefixo.

3. O aspecto semntico Baslio (1990: p.43) aceita, em parte, a posio da tradio gramatical: Damos o nome de derivao parassinttica ao processo de formao de palavras que consiste na adio simultnea de prefixo e sufixo a uma base para a formao de uma palavra. Porm, a autora, assim como Laroca, desloca o foco de sua ateno, saindo da palavra formada, como faz a tradio gramatical, e indo para o processo de formao propriamente dito. Confira (id., ibid., p.44, grifos acrescidos):
O que caracteriza a derivao parassinttica no a presena ou ocorrncia simultnea de prefixo e sufixo junta a base, mas a estrutura de formao, que exige utilizao simultnea de prefixo e sufixo no processo de formao. Assim, nem todas as palavras que apresentam prefixo e sufixo em sua formao devem ser consideradas como de formao parassinttica.

De fato, o que Baslio afirma at aqui no muito distinto do que j diz Bechara a respeito da parassntese; porm, a autora (id., pp.45-46) realmente d um passo a frente ao ressaltar que ela
um processo complexo de formao, no s morfologicamente, mas tambm semanticamente, j que acopla a funo semntica do prefixo com a funo sinttica e/ou semntica do sufixo. Essa complexidade bastante ntida em casos como desalmado, onde a funo de -ado, que

13

Esse radical ainda se observa em suspeitar e seus derivados.

18

caracteriza um ser como possuidor virtual do processo que expresso na base, resultando da combinao o sentido s em alma para o adjetivo. [...] O procedimento tradicional de reconhecimento de formaes parassintticas insuficiente por tratar apenas de uma das faces da questo, a da possibilidade de formao. De fato, correto dizer que temos uma formao com acrscimo simultneo de prefixo e sufixo quando vemos que impossvel ter esta formao com acrscimo de afixos em dois nveis, conforme verificamos no caso de desalmado. No entanto, isso no justifica que limitemos a esses casos a derivao parassinttica. Na verdade, a derivao parassinttica no necessariamente ligada existncia ou no de formas prefixadas ou sufixadas [...]

Com essas informaes, Baslio indica a complexidade no s morfolgica, mas tambm semntica, da parassntese, j que tanto prefixo quanto sufixos tm funo semntica na derivao, e este ainda possui funo sinttica (funo anafrica e estabelecimento de classes de palavras). Portanto, a soluo da tradio gramatical insuficiente por tratar desse processo apenas em termos morfolgicos (simultaneidade na utilizao de prefixos e sufixos), mas deixa de lado o aspecto semntico. Com isso, a autora no nega que a proposta tradicional tenha l seus mritos, pois sempre h a parassntese quando, da eliminao um prefixo ou um sufixo de uma palavra, no resultar uma forma livre na lngua; porm, Baslio reconhece que, em alguns casos, mesmo que se encontre uma palavra existente na lngua quando se elimina um prefixo ou um sufixo, h ainda a necessidade de verificar se o significado da construo global [a formao parassinttica] corresponde funo semntica do afixo retirado com a base resultante (id., ibid.: p.47) Esses casos so os da formao parassinttica em -ado, como em desdentado e deformado: em lngua portuguesa, realmente h as palavras desdentar e deformar;14 pela tradio gramatical, ento, desdentado e deformado no seriam parassintticos. Porm, como afirma Baslio, deve-se recorrer semntica do sufixo -ado, que significa paciente do ato de X; que se X, sendo X a semntica do verbo-base. Cf.: abalado paciente do ato de se abalar; que se abalou; flexionado paciente do ato de se flexionar; que se flexionou; ora, desdentado e deformado no so propriamente paciente do ato de desdentar nem paciente do ato de deformar, mas sim sem dentes e que perdeu a forma original, que mudou para pior.

14

Assim como h as formas dentado e formado.

19

4. Parassntese ou circunfixao? Apesar de alguns autores interpretarem esses termos como sinnimos (cf. Azeredo: 2003, p.465), eles refletem antes pontos de vistas distintos sobre o processo ora em anlise. A parassntese, como discutido at aqui, um processo ternrio, na medida que incorpora a um s tempo trs elementos estruturais, uma base e dois afixos (prefixo e sufixo). Essa caracterstica foge do que o comum na derivao morfolgica de palavras no portugus, caracterizada por ser um processo binrio: prefixo+base ou base+sufixo. Nas palavras de Correia e Almeida (2012: p.50): Apoiado nessa noo, a circunfixao passa a ser um processo segundo o qual a uma base soma-se apenas um afixo, de natureza descontnua, pois esse afixo se divide (parte) para acolher o radical.15 Esse proposta carrega ento a vantagem de adequar o processo ao carter binrio da derivao. Assim, na formao de envelhecer, por exemplo, haveria segundo essa proposta a base velho e um afixo (o circunfixo) en...ecer. Por ser descontnuo, esse sufixo, como mostram as reticncias, se reparte em dois, indo uma parte para o incio e outra para o final da base. Esquematicamente: en...ecer

en- velh- -ecer

5. Parassntese ou converso? Ainda h de se analisar outra proposta, j pontuada anteriormente: a de que h, para parassintticos formados em -ar como em enlatar , a converso do radical, que de nominal passa a verbal, para ento receber as desinncias verbais (vogal temtica a includa) e o prefixo. Tratar-se-ia, ento, de uma prefixao. Repare-se que essa proposta no se adequa aos casos em que ocorrem -e(ar), como esverde(ar), pois nesse caso antes da vogal temtica ocorre o elemento -e-, que ento interpretado como sufixo que entra na parassntese junto com o prefixo es- (como em es-verd-e-ar).16

15 16

Corado: 2002, p. 22. Ou parte do circunfixo es...e(ar), caso se opte pela interpretao circunfixal.

20

6. Concluso Como se percebe, a parassntese um processo de formao de palavra muito complexo, por tratar da utilizao concomitante de prefixos e sufixos, e tambm da concomitncia das respectivas funes (semnticas, morfolgicas e sintticas) desses elementos. H assim uma superposio dessas funes, e uma anlise que leve em conta apenas palavras j formadas (como faz a tradio gramatical), no suficiente; deve-se considerar que a parassntese um processo disponvel na lngua portuguesa para formar novas palavras, e automtico o reconhecimento dessas funes por parte dos nativos da lngua portuguesa (ou seja, faz parte da competncia lingustica, da gramtica internalizada, do falante de portugus). Assim, uma anlise morfolgica que se preste a descrever a estrutura desse processo no pode desconsiderar essas informaes. Bechara (id.: p.343) apresenta ainda a possibilidade de no haver derivao parassinttica: o que haveria seria, na verdade, seria a existncia de uma base virtual entre a base primria e o dito parassinttico, assim: claro > *clarar > aclarar; tarde > *tardecer > entardecer. A existncia de bases virtuais no estranha ao falante, pois o portugus permite, por exemplo, que se crie termos como presidencivel e prefeitvel, que pressupe a existncia dos verbos *presidenciar (> presidente), *prefeitar (> prefeito), respectivamente, verbos esses virtuais. Assim, esses casos, bem como os de parassntese, se encaixam na anlise por constituintes imediatos. Essa proposta, apesar de trazer alguma vantagem, tambm acarreta problemas: a virtualidade de formas intermedirias muito pequena em formaes sufixais como as dos exemplos, podendo ser considerada como uma excepcionalidade. Porm, se as formas analisadas como parassintticas passam a ser interpretadas pela existncia de uma forma virtual intermediria, ento esse fenmeno adquire um aspecto muito mais abrangente. Por outro lado, essa anlise tambm problemtica quando se observa a direcionalidade: nos exemplos trabalhados, as formas virtuais para aclarar podem ser tanto *aclaro (prevendo-se uma sufixao posterior) quanto *clarar (havendo ento uma prefixao subsequente); j para entardecer, a virtualidade pode ser *entarde e tambm *tardecer.

21

Referncias Bibliogrficas AZEREDO, Jos Carlos de. Gramtica Houaiss da lngua portuguesa. So Paulo: Publifolha, 2008. BASLIO, Margarida. Teoria Lexical. So Paulo: tica, 1990. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramtica Portuguesa. [37 ed., rev. e ampl.] Rio de Janeiro: Lucerna, 1999. CORREIA, Margarita; ALMEIDA, Gladis M de Barcellos. Neologia em portugus. Srie Estratgias de ensino. So Paulo: Parbola, 2012. CORADO, Patrcia Ribeira. A circunfixao como processo de formao de palavras. In: Soletras. Ano II, n 4, So Gonalo, jul./dez. 2002. LAROCA, Maria Nazar de Carvalho. Manual de Morfologia do Portugus. Campinas: Pontes; Juiz de Fora: UFJF, 1994. ROCHA LIMA, Carlos Henrique. Gramtica Normativa da Lngua Portuguesa. [44 ed.; reimpresso de 2005] Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1991.

22

DERIVAO REGRESSIVA (OU REGRESSO) Introduo A derivao regressiva um processo pelo qual se gera uma nova palavra a partir do apagamento de uma parte da base que interpretada como afixo. Por esse processo formou-se em portugus o termo sarampo doena virtica, caracterizada por erupes cutneas avermelhadas, por exemplo. Originariamente, a palavra que designava esse referente era sarampo; a terminao -o desse termo no indicava grau aumentativo, apesar da identidade sonora com o sufixo que expressa esse conceito. Porm, essa terminao acaba sendo interpretada como sufixo de grau aumentativo, e, por consequncia, a palavra como um todo passa a ter o significado de grandeza incorporado em si: assim, sarampo passa a ser forte doena virtica. Obviamente, a lngua passa ento a carecer de um termo para indicar o referente desprovido da valorao dimensiva/intensiva. E exatamente a partir da se cria o derivado regressivo sarampo. o que afirma Baslio (1990: p.38, grifos acrescido): [...] temos um caso de derivao regressiva quando uma palavra interpretada como sendo uma construo base + afixo e ento o afixo retirado para se formar uma outra palavra constituda apenas da suposta base. Esse fenmeno tambm se observa no termo quindim doce feito com gema de ovo etc., em que a terminao -im no sufixo de grau diminutivo (como o em espadim espada de pequeno tamanho), mas apenas parte de seu radical. A partir da reinterpretao dessa terminao como sufixo dimensivo resulta no novo radical quind-, o qual serve de base para quindo quindim grande. A curiosidade nesse caso que existem apenas as formas avaliativas pequeno e grande, mas no existe a forma desprovida de valorao dimensiva. Potencialmente, essa forma pode ser *quinde, *quinda ou *quindo, que so exatamente as vogais temticas nominais postuladas por Mattoso Cmara Jr. (1970: 40) Por esse fato, percebe-se que a caracterstica inicial que se deve apontar para a derivao regressiva diz respeito ao fato de esse processo no se dar apenas por apagamento de partes do corpo fnico da palavra (o que caracteriza o morfema subtrativo), mas pela concomitante adio de uma vogal final. Por isso, Baslio (id.: p.39) cr ser melhor falar em um caso misto, pois ao lado da subtrao, [...] tambm ocorre o acrscimo das vogais.

23

1. Os ditos regressivos deverbais Alguns autores incorporam na derivao regressiva, os substantivos como jogo, luta e ataque, formado a partir de verbos. Esses casos, no entanto, possui algumas singularidades em relao ao que foi afirmado at ento: alm de tambm ser um caso misto, ocorre que no se apagam supostos sufixos, mas sim sufixos de fato, os sufixos flexionais do verbo: de jogar, lutar e atacar, apagam-se as vogais temticas verbais e a desinncia de infinitivo, para que se chegue s bases jog-, lut- e atac-, s quais se somam, em seguida as vogais temticas nominais.

1.1 Um processo ou dois? O exemplo lutar > luta, e tambm outros, como abater > abate, pode levar a crer que h apagamento apenas do sufixo -r, pois cada vogal temtica verbal idntica respectiva vogal temtica nominal, -a, para o primeiro par, e -e, para o segundo. Levando-se em conta essa opo, haveria realmente apenas a derivao regressiva, pois se trataria no mais do que o apagamento de partes do corpo fnico da base do processo de formao de palavra. Porm, inegvel que existe o processo no qual h de fato, ao lado do apagamento de partes finais do verbo, a adio de uma vogal nominal, como no j citado par retornar retorno. Assim, se se admite a soluo de existir o fenmeno da derivao regressiva pura e simplesmente, sem que haja a concomitante adio de um vogal temtica nominal, devem-se postular duas regras: a primeira, quando a vogal temtica nominal idntica vogal temtica verbal, como nos pares lutar/luta e abater/abate, h apenas o apagamento do sufixo -r; a segunda, quando no existe identidade entre as vogais temticas do verbo base e do substantivo derivado, como nos pares jogar/jogo e atacar/ataque, alm do apagamento do sufixo -r, apaga-se tambm a vogal temtica verbal (no exemplo, -a) e da desinncia de infinitivo, para em seguida somar-se a vogal temtica nominal (nos exemplos, -o e -e, respectivamente). A primeira proposta gera uma incongruncia terica fundamental, que seria a de interpretar duas unidades distintas como tendo a mesma natureza; ou seja, utiliza-se um elemento classificatrio prprio de uma determinada classe em outra. A vogal temtica, seja ela nominal ou verbal, tem a funo essencial de classificar as palavras de sua classe gramatical (vogal temtica como elemento classificatrio), alm de servir de base para as marcas flexionais (vogal temtica como atualizador lxico). Sendo elemento classificatrio, a vogal temtica de fato e de direito um elemento morfolgico, logo, 24

um elemento que faz parte do plano do contedo da lngua (primeira articulao) e no do plano da expresso (segunda articulao). E sendo elemento seletor das marcas flexionais que se somam ao tema, a vogal temtica de um verbo se relaciona com certas marcas flexionais (as chamadas desinncias modo-temporal e nmero-pessoal), enquanto a vogal temtica de um nome, com outras (as desinncias de gnero 17 e de nmero). Com esse tipo de derivao regressiva, h uma efetiva mudana de classe gramatical:18 ora, ainda que, depois da derivao regressiva levada a cabo, a vogal temtica verbal se mantenha imutvel no que diz respeito ao plano da expresso (ou seja, que foneticamente fique inalterada), essa vogal mudou de natureza, pois no est mais classificando um verbo, e sim um substantivo. Assim, mesmo nesse caso, a vogal temtica diferente, pois enquanto no verbo ela se alinha em um paradigma que reporta classe dos verbos (paradigma esse que inclui as unidades -a, -e e -i), no substantivo, obviamente, ela se introduz num paradigma classificatrio de nomes (esse paradigma composto pelos elementos -a, -e e -o). sintomtico que a natureza de uma vogal temtica nominal de distinta da da vogal temtica verbal o prprio fato de cada uma reportar a um paradigma distinto. Logo, a vogal temtica nominal -a de luta se relaciona com as vogais -e e -o; j a vogal temtica verbal -a de lutar se encaixa em paradigma distinto, composto ainda, como j dito, pelas vogais -e e -i. Logo, o fato de os pares lutar luta e abater abate apresentarem identidade formal no que diz respeito vogal temtica de cada classe nada mais do que fruto do acaso, pois trata-se apenas de uma coincidncia que se d no plano da expresso, mas no no plano do contedo.

17

A noo de que o substantivo se flexiona em gnero, como determina parte da tradio gramatical, est perdendo fora, pois muitos autores, como Bechara (1999: pp.337-8) e Azeredo (2000: 138) defendem a ideia da inexistncia da flexo de gnero nos substantivos, retomando, inclusive, uma antiga lio de Herculano de Carvalho: no o fato de em portugus existirem duas palavras diferentes homem/mulher, pai/me, boi/vaca, e ainda filho/filha, lobo/loba (das quais estas no so formas de uma flexo, mas palavras diferentes, tanto como aquelas) para significar o indivduo macho e o indivduo fmea (duas espcies do mesmo gnero, em sentido lgico) que permite afirmar a existncia das classes do masculino e do feminino, mas, sim, o fato de o adjetivo, o artigo, o pronome etc., se apresentarem sob duas formas diversas exigidas respectivamente por cada um dos termos de aqueles pares opositivos , este homem velho/esta mulher velha, o filho mais novo/a filha mais nova , formas que de fato constituem uma flexo.
18

Essa mudana de classe , inclusive, segundo Baslio (Ano: Pgina), um dos princ ipais motivos para que haja a derivao lexical.

25

Alm disso, mais econmico seria entender que existe apenas um processo de derivao regressiva, e j que o segundo processo descrito anteriormente capaz de dar conta de todos os casos, inclusive aqueles em que h identidade formal entre as vogais temticas do verbo e do substantivo, deve-se escolher essa opo.

1.2 A direo do processo Um srio problema que ocorre com os substantivos regressivos deverbais que os elementos que entram nesse processo, a saber, vogal temtica verbal e desinncia de infinitivo que se apagam e vogal temtica nominal que se adiciona , so os mesmo que entram no processo de formao de verbos a partir de substantivos, havendo apenas uma inverso: a vogal temtica verbal e a desinncia de infinitivo agora so adicionadas, e a vogal temtica nominal, apagada. Acresce ainda que tanto a derivao regressiva para gerar substantivos a partir de verbos, quanto a derivao sufixal para criar verbos a partir de substantivos, so processos que disponveis na

contemporaneidade da lngua. Deve-se, inicialmente, determinar muito claramente se se trata de verbo gerando um substantivo a partir do apagamento dos sufixos do verbo, havendo ento derivao regressiva, ou se se trata de substantivo gerando verbo, havendo, ento, derivao sufixal. Observe-se, por exemplo, os pares abaixo: Algema algemar Confeito confeitar Retrato retratar Cola colar Concreto concretar Enfeite enfeitar Baba babar Concurso concursar Grude grudar

De acordo com o Dicionrio Houaiss, o que existe nesses pares, na verdade, o substantivo gerando o verbo; logo, no se trata de derivao regressiva, mas sim de derivao sufixal, que respeita a seguinte regra geral: [X]n [[X]n -ar]v . Assim, se se tem uma base nominal algema e a essa base se soma os sufixos verbais -a e -r, obtm-se o verbo algemar. Porm, como reconhecer essa direo nesse exemplo, e no o contrrio. A tradio gramatical sugere que, para se reconhecer essa derivao sufixal, se deve determinar que, como nos exemplos acima, o substantivo concreto gera um verbo, e no o contrrio. Essa soluo, no entanto, parcial, j que h tambm, em nmero 26

significativo, substantivos abstratos que geram verbos, como em ameaa > ameaar, cobia > cobiar e tortura > torturar. Existem tambm verbos que, por derivao regressiva, geram substantivos concretos, como em retalhar retalho. Esse processo, no entanto, em nmero muito reduzido. Mesmo assim, um caso como esse confirma que o critrio para

estabelecimento da direo dos processos aqui explicados no pode ser o da concretude ou abstrao do substantivo, tal qual o faz parte da tradio gramatical. Nesses casos, pode-se advogar que uma anlise diacrnica capaz de levar a cabo um resultado distinto daquele que se alcana quando se efetua uma pesquisa sincrnica. Mattoso Cmara Jr. apontava essa possibilidade com a j tradicional anlise da forma comer, que na sincronia apresenta o radical verbal com-, a vogal temtica -e e o sufixo de infinitivo -r; j no latim cumedere, cum- preposio, ed- o radical verbal, e -ere, os sufixos verbais.19 Assim, as informaes histricas, segunda a qual ameaa gera ameaar e retalho gera retalhar, no estariam incompatveis com a anlise diacrnica proposta pela tradio gramatical, que determina exatamente o contrrio: os verbos ameaar e retalhar geram ameaa e retalho, respectivamente. Deve-se levar em conta ainda a existncia de substantivos que tm tanto acepes concretas como abstratas. Exemplos: Balano pode ser ato ou efeito de balanar e brinquedo Processo pode ser ato ou efeito de processar e conjunto de documentos Retiro pode ser ato ou efeito de retirar e local de clausura Retorno pode ser ato ou efeito de retornar e local para retornar Controle pode ser ato ou efeito de controlar e dispositivo para controlar mquina Como se observa, esses exemplos no so contemplados pelo critrio proposto pela tradio, j que se trata de termos polissmicos que podem ter significados tanto abstratos quanto concretos. Por isso, nos pares desses exemplos, levando-se em conta apenas a sincronia da lngua, muito interessante a concluso a que chega Baslio (1990: p.41-43), segundo a qual
Em casos de dvida, [...] a anlise de uma palavra como formao deverbal pode ser mais interessante, sempre que esta tiver um sentido mais abstrato. Existem duas boas razes para isso. A primeira que a formao de substantivos a partir de verbos infinitamente mais produtiva do que a formao de verbos a partir de substantivos. A
19

O exemplo de fidalgo tambm bastante citado quando se apresenta a diversidade de resultado que se pode alcanar entre uma anlise sincrnica e outra diacrnica: na sincronia, reconhece -se fidalgcomo radical, da qual se deriva inclusive a forma fidalguia; j diacronicamente, deve-se reconhecer a composio filho-de-algo, que, com o tempo, se aglutinou em fidalgo.

27

segunda que uma relao sinttico-semntica se estabelece entre verbo e forma nominalizada, a qual muitas vezes independente da origem da forma substantiva ou da forma verbal. essa relao que vai importar na determinao de uma formao como deverbal ou no, independente de sua origem concreta. Podemos dizer que uma formao deve ser considerada como deverbal quando puder ser usada com sentido verbal. [...] Ora, se uma palavra no preenche as funes da substantivao do verbo [a saber, expressar o significado do verbo dentro de uma viso nominal funo denotativa e dar ao significado do verbo uma forma sinttica de substantivo para que possa figurar em certos tipos de estrutura, exigidos pelo discurso, em que um verbo no caberia sintaticamente funo anafrica], cremos ser razovel dizer, na falta de outras evidncias, que essa palavra no um substantivo deverbal. Do mesmo modo, devemos considerar como substantivo deverbal o substantivo que, sendo morfologicamente relacionado a um verbo, apresentar a relao verbo/nome prevista como funo dos processos de substantivao de verbos.

Assim, de acordo com Baslio, por mais que diacronicamente ameaa tenha gerado ameaar, em uma anlise sincrnica deve-se postular a direo contrria, j que no importa a origem concreta e a palavra ameaa pode ser usada com sentido verbal (ato de ameaar), ou seja, pode ser parafraseada. J com retalhar, mesmo sendo o timo de retalho, em sincronia prefervel advogar a favor da direo substantivo > verbo, pois retalho no preenche as funes de substantivao do verbo, ou seja, possvel parafrasear retalhar como cortar em retalhos funo denotativa , alm de ser impossvel retomar a semntica de retalhar por retalho (como o para os substantivos deverbais; cf.: ele tentou atacar o quartel, mas o ataque fracassou).

2. Regresso ou converso? Como j apontado anteriormente (cf. p.XXX) , a converso pode ser um processo que atua no s em palavras, mas tambm em radicais. A partir dessa perspectiva, a substantivos deverbais tradicionalmente interpretados como regressivos podem passar a ser entendidos como casos de converso de radicais. A partir dessa ideia, o radical atac-, por exemplo, da categoria dos verbos, se converteria a dos nomes, para passar a receber as vogais temticas prprias dessa classe, no caso, -e, como demonstra o esquema a seguir: atac- v > atac- n + vt -e: ataque

28

Essa proposta se mostra pertinente pelo ponto de vista que os elementos -a, -e e -o que se adjungem ao radical so de fato vogais temticas, que tm a funo de classificar o radical, e no morfemas derivacionais.

3. Concluso Realmente, a regresso um dos processos mais complexos de formao de palavras em portugus; como afirma Baslio (id.: p.43),
[...] podemos ver que o caso das chamadas derivaes regressivas em portugus bastante complexo. Por um lado, questionvel se as formaes deverbais em pauta so mesmo formaes regressivas ou no; por outro, difcil distinguir formaes deverbais de casos em que um verbo se formou a partir de um substantivo bsico. Do ponto de vista estrutural e de formao, o critrio a ser utilizado o da relao sinttico-semntcia entre o verbo e o substantivo.

De fato, a proposta de Baslio refina a da tradio gramatical, mas ainda deixa dvidas, j que se podem revelar incoerncias quando se compara com a diacronia. Alm disso, deve-se, inclusive, questionar se essa questo da direcionalidade relevante para a descrio da competncia lingustica do falante. Parece que, nesses casos, o que o falante tem como competncia lingustica que, de um lado, se podem formar, pela sufixao, substantivos a partir de verbos;, por outro lado, verbos podem ser a base para a formao de substantivos pela regresso. A partir da, com as palavras incorporadas ao lxico, e com a identidade os elementos que entram nesses processos (identidade essa j aludida no incio do tpico 1.2), a prpria dificuldade na explicao dessa

direcionalidade leva a crer que ela no um fator pertinente para a descrio do processo. Por fim, h de se questionar se o processo no deveria ser reinterpretado como uma converso do radical, j que o elemento que o elemento que entra na constituio do substantivo deverbal a vogal temtica nominal no de natureza derivacional, mas sim classificatria. Referncias Bibliogrficas
AZEREDO, Jos Carlos de. (2000) Fundamentos de Gramtica do Portugus. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. BASLIO, Margarida. (1990) Teoria Lexical. So Paulo: tica. BECHARA, Evanildo. (1999) Moderna Gramtica Portuguesa. [37 ed., rev. e ampl.] Rio de Janeiro: Lucerna KHEDI, Valter. (1990) Morfemas do portugus. So Paulo: tica.

29

LAROCA, Maria Nazar de Carvalho. (1994) Manual de Morfologia do Portugus. Campinas: Pontes; Juiz de Fora: UFJF. MATTOSO CMARA JR., Joaquim. (1970) Estrutura da Lngua Portuguesa. Petrpolis: Vozes. [Edio de 1984] _____. (1974) Dicionrio de Filologia e Gramtica Referente Lngua Portuguesa. [6 ed.] Rio de Janeiro: J. Ozon.

30

CASOS PROBLEMTICOS:

BAIXO > BAIXAR > ABAIXAR


BARRA > BARRAR > ESBARRAR

BOLA > BOLAR > EMBOLAR ?CIFRA > CIFRAR > DECIFRAR LARGO > LARGAR > ALARGAR NOTA > NOTAR > ANOTAR Prova > provar > aprovar firme

31

You might also like