You are on page 1of 6

O DZIMO e o crente

O Dzimo, se refere ao ato de um crente dar pelo menos 10% da sua renda a Deus. Isto uma forma de honrar a Deus e sustentar Sua grande obra neste mundo necessitado. Deus prometeu abenoar aos seus servos e multides de crentes aprenderam que muito melhor viver com 90% de sua renda (ou 80%, etc).

O dzimo foi praticado antes da entrega da Lei de Moiss. Abrao foi o primeiro homem que dizimou (Gnesis 14:18-20). Ele no dzimou por obrigao da Lei mosaica - ela simplesmente nem existia ainda na forma escrita com o povo de Deus. Ele dizimou para honrar a Deus atravs do rei / representante de Deus, o sacerdote Melquisedeque que alguns acreditam que se trata de uma apario do prprio Senhor Jesus Cristo prencarnado. Jac continuou tambm com a prtica do dzimo (Gnesis 28:20-22). Vemos, ento, que o dzimo no algo que se originou com a lei como insistem os avarentos anti-dizimistas nos seus infantis argumentos descabidos. H vrios grupos organizados de avarentos anti-dizimistas que furiosamente gastam seu tempo e energias, no para evangelizar, doutrinar ou defender a s doutrina, mas para tentar desmoralizar esse princpio, tentando minar assim as finanas da igreja local. Eles no sero bem sucedidos. O dzimo sempre foi um princpio que tem sido entendido pelo povo de Deus desde o incio.

O dzimo tambm foi praticado sob a lei. Sob a Lei de Moiss, houve realmente um dzimo do casal. Os israelitas eram obrigados a dar 10% de todos os seus aumentos de renda ou patrimnio (Nm 18:24-28;. Ne 10:38), alm disso, eles eram obrigados a levar oferertas para as festas anuais, o chamado segundo dzimo ou festival (Deut . 14.22-25). Eles tambm davam aos pobres (Ex 23:11; Lev 19:10;. 23:22).

Malaquias 3:8-12

1. Deus diz que aqueles que retm o dzimo esto roubando. Isso ocorre porque sob a Lei de Moiss, Deus ordenou que o dzimo pertencia a Ele. Se algum considera ou no ser o dzimo uma exata obrigao do crente do Novo Testamento (ns consideramos que uma obrigao do crente, sim), absolutamente certo que o crente tem muitas obrigaes financeiras regulares na igreja e deixar de cumprilas roubar a Deus.

2. Deus promete abenoar aqueles que do o dzimo. O crente ir obter muito melhor da vida dando dzimos e ofertas e vivendo nos 90% que lhe restam, do que no dando a Deus e tentar viver em 100% do seu rendimento. Isso porque melhor se viver com 90% com a bno de Deus na minha vida do que viver com 100% do meu dinheiro sem ela. Milhares de crentes tm aprendido que Deus realmente abenoa aqueles que dzimam. Quando Deus diz que Ele vai repreender o devorador, isso significa que Ele no permitir que coisas aconteam que podem desperdiar o nosso dinheiro. Isso no significa que aqueles que do o dzimo nunca tero problemas, que seu telhado nunca ter vazamento ou que o seu equipamento nunca vai quebrar, ou que seus filhos nunca vo ficar doentes. Isso significa que muitas coisas que de outra forma aconteceriam sero interrompidas por causa da bno de Deus.

3. O dzimo deve ser trazido casa do tesouro. No Antigo Testamento, o armazm era o templo em Jerusalm. Hoje a igreja a casa de Deus (1 Timteo 3:15). Na primeira igreja, o povo trouxe os seus dons e depositavam-nos aos ps dos lderes (Atos 4:3435). Esse o exemplo para ns hoje. A igreja local tem muito mais trabalho do que o templo do Antigo Testamento tinha. A igreja local (no seminrios, convenes, denominaes, junta de misses, etc.) tem sido ordenada para pregar o evangelho aos confins da terra (Mateus 28:18-20). Este um empreendimento muito caro, e as despesas devem ser sustentadas pelo povo de Deus, e por ningum mais. Os pregadores do evangelho devem ser sustentados pelas igrejas (1 Corntios 9:14, Tito 3:13-14; 3 Joo 5-8).

Por que muitos missionrios passam necessidades e levam muito tempo para chegar ao campo missionrio? Por que muitos pastores so obrigados a ter um trabalho para completar a renda da famlia? Por que muitas igrejas no investem em literatura de qualidade ou em ministrios de impresso de Bblias fiis? As respostas so muitas, mas com certeza absoluta, uma delas o esprito abominvel e ingrato dos carnais avarentos que se levantam em rebelio e se insurgem contra a instituio do dzimo, e apregoam que o mesmo no deva ser entregue casa do tesouro. Provrbios 3:9-10

1. Os pais devem ensinar aos seus filhos sobre o dzimo. Consideremos o versculo 1. Aqui vemos que este captulo contm as instrues de um pai a seu filho. Os pais no podem ensinar a seus filhos a dizimar, a menos que primeiramente tenham aprendido o dzimo por experincia prpria. Quando um pai ensina a uma criana a entregar o dzimo, ele primeiro deve dar-lhe uma pequena quantia de dinheiro para colocar no local apropriado a cada semana. Quando a criana comea a ganhar seu prprio dinheiro, no importa quo pouco seja, o pai deve ensin-la a dar 10% para Deus. Quando o dzimo se torna um hbito desde a infncia, fcil continuar na idade adulta. O dzimo ensina que quem o estabeleceu foi uma autoridade que externa ao que d, ou seja, o dzimo ensina criana que Deus foi quem estabeleceu o quanto ela deve dar. Isso gera uma atitude de submisso. O dzimo tambm ensina criana que diante de Deus, no h lugar algum para uma atitude humanista que o mundo prega que as pessoas so coitadinhas. Ah, ele tem pouco, ento no precisa dar. No! Todos os servos de Deus devem dar. O dzimo ensina tambm que mais do que ser obrigao, o dzimo um privilgio.

2. O dzimo deve ser dado a partir de "toda a tua renda." Isto significa que sempre que ganharmos ou recebermos dinheiro, devemos dar o dzimo para o Senhor.

3. Deus promete abenoar queles que do o dzimo. Esta promessa repetida nas Escrituras porque Deus quer enfatizar que certeza. Ns podemos confiar na Palavra

de Deus!

Algumas passagens do Novo Testamento sobre o ato de dar

Lucas 6:38

Aqui Jesus declarou uma promessa maravilhosa sobre a doao. Ele no est falando sobre o dzimo em particular, mas sobre a doao em geral. Deus ama quem d com alegria. algo que Ele toma nota de abundncia e abenoa.

1 Corntios 16:1-2

Nesta passagem, vemos que os crentes nas igrejas tiravam ofertas no primeiro dia da semana. Esta oferta especial foi a que Paulo estava coletando para os cristos em Jerusalm que estavam sofrendo por causa da fome (Romanos 15:26). Mesmo neste caso, Paulo ensinou-os a dar "como Deus prosperou." Isto significa que a doao era para ser proporcional. Este o mesmo princpio do dzimo. Aqueles que ganham mais, do mais. Os avarentos anti-dizimistas, (j h uma denominao deles) usam at um nome virtuoso para fazer uma humilde identificao de si mesmos, negam exatamente esse princpio.

2 Corntios 9:6-7

Esta passagem refere-se novamente para a oferta especial que Paulo estava coletando para os crentes em Jerusalm. Vemos que tais ofertas so livres, o que significa que cada crente faz a sua prpria deciso sobre quanto dar (2 Corntios. 9:7). Paulo promete que Deus abenoar a sua oferta. O dzimo todavia, deve ser feito pela f A nica maneira de praticar o dzimo efetivamente a pratic-lo pela f. Devemos crer nas as promessas de Deus, mesmo em tempos de dificuldades. E devemos lembrar que Deus testa a f para ver se ela real e para torn-la mais forte (Tiago 1:24). Muitas vezes, se um cristo decide comear a dar o dzimo, ele ter algum problema financeiro para testar sua deciso.

John R. Rice disse sobre um evangelista chamado Kuykendahl no Texas no incio do sculo 20. Ele tinha um circuito montado e suas ofertas eram muito pequenas, tanto que sua grande famlia teve um tempo difcil. Um ano, um rico empresrio visitou a rea para compartilhar do seu testemunho em vrias igrejas, e o evangelista Kuykendahl foi seu anfitrio a transport-lo de reunio para reunio em sua carroa. Entre outras coisas, o empresrio desafiou o povo a dizimar. Como eles estavam viajando ao longo de um dia, o empresrio perguntou ao evangelista se ele acreditava no dzimo.

Ele respondeu: "Sim, eu adoraria dar o dzimo, mas eu sou muito pobre e devo cuidar da minha grande famlia."

O empresrio respondeu: "Eu vou fazer um desafio. Se voc der dzimo por um ano inteiro, eu garanto que Deus vai te abenoar. Se a qualquer momento durante o ano, voc achar que no pode cumprir com suas obrigaes e no sabe de onde obter ajuda, basta contactar-me e vou enviar-lhe o dinheiro necessrio. Eu sou um homem rico, e eu sou um homem de palavra. "

Kuykendahl entusiasmado respondeu: "terei prazer aceitar o desafio."

O evangelista manteve sua palavra e dizimou fielmente, mas ele nunca teve contato com o empresrio. No final dos 12 meses, o evangelista estava meditando sobre o que tinha acontecido. Deus muito havia abenoado a ele naquele ano, e supriu todas as necessidades. As pessoas deram-lhe mais do que nunca, e a famlia experimentou muitas bnos especiais. Quando ele contemplava essas coisas, de repente, seu corao ficou ferido, quando ele percebeu que havia confiado a palavra de um empresrio, mas que ele no estava disposto a confiar na Palavra do Deus Vivo, que havia feito promessas ainda maiores!

E eu, acredito que o dzimo uma lei para os crentes do Novo Testamento?

1. Lembre-se que o dzimo antes da Lei de Moiss. No foi porque estava sob a Lei que Abrao dizimou. Ele dizimou porque queria honrar a Deus representado por

Melquisedeque. Este um bom exemplo para os crentes do Novo Testamento, porque somos filhos de Abrao pela f (Romanos 4:16-17).

2. O Antigo Testamento foi dado para o nosso exemplo (Rm 15:04; 1 Corntios 10:11). Paulo usou o sistema Mosaico de dar, como autoridade para seu ensino de que os crentes do Novo Testamento so obrigados a apoiar pregadores (1 Cor. 9:8-14).

3. a vontade expressa de Cristo que o Seu povo deva ofertar (Lucas 6:38). Muitas pessoas que conheci que "no acreditam no dzimo" na verdade, em suas vidas ntimas, so mesquinhas. Elas no suportam o seu peso de direito na igreja. Mesquinhez e avareza nunca devem caracterizar o filho de Deus. Mesmo se algum no acredita que o dzimo seja uma questo de obrigao, deveria ter vergonha de manter mais de 90% de sua renda para si mesmo luz das grandes necessidades da obra de Deus neste mundo presente.

4. O crente tem muitas obrigaes financeiras. A Grande Comisso uma obrigao. Somos ordenados a levar o evangelho a todas as pessoas em todas as naes (Mc 16:18, Atos 1:8). Isso chamado de "A Grande Comisso" de Cristo, porque repetida cinco vezes no Novo Testamento, enfatizando sua importncia. A pregao mundial do evangelho que o sofrimento de Cristo pelo pecado do homem conhecido se o evangelho proclamado (Lucas 24:46-47). Misses uma empreendimento que custa muito caro. Para avanar nesse sentido, todo crente obrigado a fazer o que ele pode , e isso inclui a pregao do evangelho por ele prprio, orando e dando. Apoio a pregadores e missionrios uma obrigao (1 Cor 9:14; Fil 4:15-17, Tito 3:13-14; 3 Joo 5-8). O sustento da igreja tambm uma obrigao. a casa de Deus e coluna e baluarte da verdade nesta era (1 Tm. 3:15). a sede para o evangelismo mundial (Atos 14:1-4). Assim, cada crente tem a obrigao de apoiar regularmente o trabalho da igreja financeiramente para que ele possa cumprir a misso dada por Deus neste mundo necessitado.

You might also like