You are on page 1of 4

CESRIO VERDE

A Humilhao :

A humilhao aparece em C.V, associado mulher, que poeticamente descrita como fria, distante, " esplndida ", " frigida ", sendo portanto, uma humilhao social. Nota-se tambm, a presena de uma humilhao social, por vezes, associada anterior e a uma outra humilhao esttica e a da humilhao social em que o poeta parte da sua problemtica psicolgica particular para uma representao poeticamente elaborada daquilo que o rodeia. A oposio Cidade / Campo :

No espao criado pelo binmio cidade/campo, C.V considerado essencialmente um poeta de campo " ele era um campons que andava preso em liberdade pela cidade ". A representao da cidade uma imagem cada vez mais pessimista. Pelo contrrio, o campo o espao de superao dos limites, das humilhaes sentimentais, e at certo ponto humilhaes sociais. Influncias: Realismo / Naturalismo :

C.V considerado um "lrico realista" poeta do quotidiano, Um citadino e burgus. Torna-se realista pois tem uma viso critica de sociedade. Aproxima-se do naturalismo pela pretenso, objectividade e pela fidelidade "esttica do positivismo e do sincero"; utilizando um vocabulrio cheio de termos concretos, alguns tcnicos e cientficos outros da linguagem familiar. Utiliza abundamente a adjectivao. Impressionismo:

Demonstra a 1 viso impressionista da realidade; baseia-se na sensao. Por um lado na sua poesia tudo exacto, slido, fixo, estvel ntido e preciso por outro lado vago e indefinvel ( impressionismo ). Esta contradio entre o impressionismo e o "desenho do compasso e esquadro" explica-se pois, por um lado estava influenciado pelo materialismo concreto, que em arte daria o naturalismo, por outro lado, a sua sensibilidade pressentia j todo o anti-naturalismo de que o impressionismo expoente. Parnasianismo:

Para os parnasianistas a perfeio artstica um fim a atingir, pelo que a linguagem deve primar, pela nitidez pela musicalidade e pela viso plastina.

Modernismo:

Cesrio um poeta do quotidiano. A realidade que observa, comove-o impressiona-o Como tal, C.V transfigura, de forma a realidade para que a sua imagem no seja to crua. Esta constante "fuga" entre a realidade e o sonho, torna-o um poeta deambulante, um transente que passeia na rua e observa com ateno, mas descreve-a de um modo subtil, os modos que lhe mais agrada. Caractersticas da poesia de Cesrio Verde: Temticas: poesia do quotidiano poesia impressionista poesia realista oposio campo/cidade critica social poeta anti-romntico poeta da modernidade

Formais: composies poticas longas estrofe preferida a quadra tom prosaico novos versos do adjectivo ( sinestesia; hiplage ) expressividade do verbo metforas inesperadas

Para a leitura do poema " sentimento dum ocidental" ( Avs-Marias ) aspectos mais importantes:

As ruas de Lisboa esto infectadas de melancolia : o desejo de sofrer despertado no poeta "absurdo" porque lhe imposto racionalmente, por contgio da prpria cidade. A cor que escurece os prdios e as chamins e que transforma as pessoas numa escura multido, caracterizado como montona e londrina. A cor " Londrina " de Lisboa relaciona assim, sugestivamente, " as nossas ruas " cidade monstruosa que se tinha tornado, num smbolo de desespero, de misria, de opresso da sociedade industrial. (Noites Fechadas ):

O percurso discursivo do narrador conduziu-o atravs de uma cidade opressiva pululante, e apodrentada, de um modo crepuscular ( ideia pessimista ) contrrio ao da grandeza pica do passado.

Com o acender do gs nas ruas, o desejo absurdo de sofrer despertado pelo anoitecer acentua-se numa melancolia to profunda que o narrador chega a suspeitar de que padece de uma doena mortal.

Poema " Contrariedades " : Tema:

Em "Contrariedades", o poeta comea por revelar o seu estado emocional. Este desabafo do poeta faz-nos prever que a realidade que nos vai ser oferecida ser condicionada por factores fsicos e psicolgicos, agitao, ansiedade, dor de cabea, impacincia.

Depois desta aviso prvio no de estranhar que aquilo que atrai a ateno do poeta seja uma sociedade corrupta, injusta e decadente, metaforicamente representada tanto pela redaco do jornal que rejeitou a publicao dos poemas como pela vizinha tsica. O tema , portanto, a critica de uma sociedade alienada e desumana atravs da denncia de atitudes que muito ferem a sensibilidade do "eu". Neste poema h duas situaes paralelas: O poeta: trabalha encurvado sobre a secretria fuma 3 maos de cigarros consecutivamente a dor de cabea, resultante dos cigarros e contrariedades abafa desesperos modos v recusada a publicao dos seus versos A engomadeira: trabalha curvada sobre a tbua de engomar engoma incessamente a asfixia resultante da doena e da combusto do ferro de engomar

O mdico deixou-a . Morreram-lhe os parentes. Mal ganha para sopa Estrutura interna :

Nas duas primeiras estrofes, o sujeito apresenta-se-nos cruel, frentico, exigente , com dores de cabea e contrariado. Nas terceiras e quartas estrofes somos j confrontados com uma das causas do seu sofrimento a miservel situao de uma engomadeira tuberculosa Nas oito estrofes seguintes, deparamos tambm com uma violenta crtica imprensa porque um jornal havia recusado publicar os seus versos. 13 e 14 estrofes o poeta foca de novo a miservel condio da engomadeira

15 e 16 estrofes, o poeta parece conformar-se com a sua situao e chega., por momentos, no sem alguma ironia, a deixar-se embalar por um sonho de sucesso Finalmente, na ultima estrofe, assistimos a um paralelo entre a situao do sujeito e a da engomadeira, verificando-se que esta muito pior A unidade forma/contedo: a adjectivao expressiva visual sobretudo na parte inicial do texto a ironia, sobretudo dirigida sociedade, que esquece os que mais precisam, e imprensa que promove medocres e recusa a originalidade. Exclamaes muito utilizada para traduzir emoes ou mesmo uma posio crtica face realidade. A interrogao que muitas vezes, refora a inteno irnica O diminutivo final tem um duplo valor por um lado exprime carinho e a solidariedade do sujeito em relao a ela, por outro faz recair na sociedade.

You might also like