You are on page 1of 34

Facilitador:

Paulo Soares
Licenciado em Cincias Biolgicas pela UFMT/Cuiab-MT Especialista em Gesto e Manejo Ambiental de Sistemas Florestais UFLA/Lavras-MG

Educao Ambiental

Curso de Introduo

TRATADO DE EDUCAO AMBIENTAL PARA SOCIEDADES SUSTENTVEIS E RESPONSABILIDADE GLOBAL*


Este Tratado, assim como a educao, um processo dinmico em permanente construo. Deve, portanto, propiciar a reflexo, o debate e a sua prpria modificao.

Ns, signatrios, pessoas de todas as partes do mundo, comprometidos com a proteo da vida na Terra, reconhecemos o papel central da educao na formao de valores e na ao social. Comprometemo-nos com o processo educativo transformador atravs de envolvimento pessoal, de nossas comunidades e naes para criar sociedades sustentveis e eqitativas. Assim, tentamos trazer novas esperanas e vida para nosso pequeno, tumultuado, mas ainda assim belo planeta.

* Adaptado por Soares,P. e Senra, R.

03

1. Introduo
Consideramos que a educao ambiental para uma sustentabilidade eqitativa um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida. Tal educao afirma valores e aes que contribuem para a transformao humana e social e para a preservao ecolgica. Ela estimula a formao de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, que conservam entre si relao de interdependncia e diversidade. Isto requer responsabilidade individual e coletiva em nvel local, nacional e planetrio. A preparao para as mudanas necessrias depende da compreenso coletiva da natureza sistmica das crises que ameaam o futuro do planeta. As causas primrias de problemas como o aumento da pobreza, da degradao humana e ambiental e da violncia podem ser identificadas no modelo de civilizao dominante, que se baseia em superproduo e superconsumo para uns e em subconsumo e falta de condies para produzir por parte da grande maioria. So inerentes crise a eroso dos valores bsicos e a alienao e a noparticipao da quase totalidade dos indivduos na construo de seu futuro. fundamental que as comunidades planejem e implementem sua prprias alternativas s polticas vigentes. Dentre essas alternativas est a necessidade de abolio dos programas de desenvolvimento, ajustes e reformas econmicas que mantm o atual modelo de crescimento, com seus terrveis efeitos sobre o ambiente e a diversidade de espcies, incluindo a humana. A educao ambiental deve gerar, com urgncia, mudanas na qualidade de vida e maior conscincia de conduta pessoal, assim como harmonia entre os seres humanos e destes com outras formas de vida.

04

Educao Ambiental
2. Princpios da Educao para Sociedades Sustentveis e Responsabilidade Global
inerente a Educao Ambiental devendo (ser): ? ? Um direito de todos; somos todos aprendizes e educadores, devendo ter como base o pensamento crtico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, no-formal e informal, promovendo a transformao e a construo da sociedade.
? e coletiva. Tem o propsito de formar cidados com conscincia ? Individual

Curso de Introduo

local e planetria, que respeitem a autodeterminao dos povos e a soberania das naes.
? ? Ideolgica, no-neutra. um ato poltico. ? uma perspectiva holstica, enfocando a relao entre o ser ? Envolver humano, a natureza e o universo de forma interdisciplinar. Deve tratar as questes globais crticas, suas causas e inter-relaes em uma perspectiva sistmica, em seu contexto social e histrico. ? a solidariedade, a igualdade e o respeito aos direitos humanos, ? Estimular valendo-se de estratgias democrticas e da interao entre as culturas. Aspectos primordiais relacionados ao desenvolvimento e ao meio ambiente, tais como populao, sade, paz, direitos humanos, democracia, fome, degradao da flora e fauna, devem se abordados dessa maneira. ? a cooperao mtua e eqitativa nos processos de deciso, em ? Facilitar

todos os nveis e etapas.

05

? Recuperar reconhecer, respeitar, refletir e utilizar a histria indgena e cultura ? local, assim como promover a diversidade cultural, lingstica e ecolgica. Isto implica uma viso da histria dos povos nativos para modificarem os enfoques etnocntricos, alm de estimular a educao bilnge.
? ? Estimular e potencializar o poder das diversas populaes, promovendo oportunidades para as mudanas democrticas de base que estimulem os setores populares da sociedade. Isto implica que as comunidades devem retomar a conduo de seus prprios destinos. ? ? Valoriza as diferentes formas de conhecimento. Este diversificado, acumulado e produzido socialmente, no devendo ser patenteado ou monopolizado. ? ? Planejada para capacitar as pessoas a trabalharem conflitos de maneira justa

e humana.
? Promover a cooperao e o dilogo entre indivduos e instituies, com a finalidade de criar novo modo de vida, baseados em atender s necessidades bsicas de todos, sem distines tnicas, fsicas, de gnero, idade, religio ou classe. ? Requerer a democratizao dos meios de comunicao de massa e seu comprometimento com os interesses de todos os setores da sociedade. A comunicao um direito inalienvel e os meios de comunicao de massa devem ser transformados em um canal privilegiado de educao, no somente disseminando informaes em bases igualitrias, mas tambm promovendo intercmbio de experincias, mtodos e valores. ? conhecimentos, aptides, valores, atitudes e aes. Deve converter ? Integrar

cada oportunidade em experincias educativas de sociedades sustentveis.

06

Educao Ambiental
? Auxiliar ? no desenvolvimento de uma conscincia tica sobre todas as formas de vida com as quais compartilhamos este planeta, respeitar seus ciclos vitais e impor limites explorao dessas formas de vida pelos seres humanos.

Curso de Introduo

3. Plano de Ao
As organizaes que assinam este Tratado se propem a implementar as seguintes diretrizes:
? Transformar as declaraes deste Tratado e dos demais produzidos pela

Conferncia da Sociedade Civil durante o processo da Rio-92 em documentos a serem utilizados na rede formal de ensino e em programas educativos dos movimentos sociais e suas organizaes.
? a dimenso da educao ambiental para sociedades sustentveis Trabalhar em conjunto com os grupos que elaboram os demais tratados aprovados durante a Rio-92. ? estudos comparativos entre os tratados da sociedade civil e os Realizar produzidos pela Conferncias das Naes Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento UNCED; utilizar as concluses em aes educativas. ? os princpios deste Tratado a partir das realidades locais, Trabalha estabelecendo as devidas conexes com a realidade planetria, objetivando a conscientizao para a transformao. ? a produo de conhecimentos, polticas, metodologias e prticas Incentivar de educao ambiental em todos os espaos de educao formal, informal e no-formal, para todas as faixas etrias.
07

Promover ? e apoiar a capacitao de recursos humanos para preservar, conservar e gerenciar o ambiente, como parte do exerccio da cidadania local e planetria.
? posturas individuais e coletivas, bem como polticas institucionais Estimular que revisem permanentemente a coerncia entre o que se diz e o que se faz, os valores de nossas culturas, tradies e histria. ? As organizaes que assinam este Tratado se propem a implementar as

seguintes diretrizes:
? Fazer circular informaes sobre o saber e a memria populares; e sobre iniciativas e tecnologias apropriadas ao uso dos recursos naturais. ? a co-responsabilidade dos gneros feminino e masculino sobre a Promover

produo, reproduo e manuteno da vida.


? e apoiar a criao e o fortalecimento de associaes de Estimular produtores e consumidores e de redes de comercializao ecologicamente responsveis. ? Sensibilizar as populaes para que constituam Conselhos populares de Ao Ecolgica e Gesto do Ambiente visando investigar, informar, debater e decidir sobre problemas e polticas ambientais. ? Criar condies educativas, jurdicas, organizacionais e polticas para exigir que os governos destinem parte significativa de seu oramento educao e meio ambiente. ? relaes de parceria e cooperao entre as ONGs e movimentos Promover sociais e as agncias da ONU (UNESCO, PNUMA, FAO, entre outras), em nvel

08

Educao Ambiental
nacional, regional e internacional, a fim de estabelecer em conjunto as prioridades de ao para a educao e meio ambiente e desenvolvimento.
? a criao e o fortalecimento de redes nacionais, regionais e Promover

Curso de Introduo

mundiais para realizao de aes conjuntas entre organizaes do Norte, Sul, Leste e Oeste com perspectiva planetria (exemplos: dvida externa, direitos humanos, paz, aquecimento global, populao, produtos contaminados).
? que os meios de comunicao se transformem em instrumentos Garantir

educacionais para preservao e conservao de recursos naturais, apresentando a pluralidade de verses com fidedignidade e contextualizando as informaes.
? transmisses de programas gerados por comunidades locais. Estimular ? a compreenso das causas dos hbitos consumistas e agir para Promover transformao dos sistemas que os sustentam, assim como para a transformao de nossa prprias prticas. ? Buscar alternativas de produo autogestionria apropriadas econmicas e ecologicamente, que contribuam para uma melhoria da qualidade de vida. ? Atuar para erradicar o racismo, o sexismo e outros preconceitos; e

contribuir para um processo de reconhecimento da diversidade cultural, dos direitos territoriais e da autodeterminao dos povos.
? instituies formais e no-formais de educao superior para o Mobilizar

apoio ao ensino, pesquisa e extenso em educao ambiental e a criao em cada universidade, de centros interdisciplinares para o meio ambiente.
? Fortalecer as organizaes e movimentos sociais como espaos

09

privilegiados para o exerccio da cidadania e melhoria da qualidade de vida e do ambiente.


? que os grupos de ecologista popularizem suas atividades e que as Assegurar

comunidades incorporem em seu cotidiano a questo ecolgica.


? Estabelecer critrios para a aprovao de projetos de educao para

sociedades sustentveis, discutindo prioridades sociais junto s agncias financiadoras.

4. Sistemas de Coordenao Monitoramento e Avaliao


Todos os que assinam este Tratado concordam em:
? e promover em todos os pases o Tratado de Educao Ambiental Difundir para Sociedades Sustentveis e Responsabilidade Global, atravs de campanhas individuais e coletivas promovidas por ONGs, movimentos sociais e outros. ? e criar organizaes, grupos de ONGs e movimentos sociais para Estimular implantar, implementar, acompanhar e avaliar os elementos deste Tratado. ? materiais de divulgao deste Tratado e de seus desdobramentos Produzir em aes educativas, sob a forma de textos, cartilhas, cursos, pesquisas, eventos culturais, programas na mdia, feiras de criatividade popular, correio eletrnico e outros. ? Estabelecer um grupo de coordenao internacional para dar continuidade s propostas deste Tratado.

10

Educao Ambiental
? criar e desenvolver redes de educadores ambientais. Estimular, ? a realizao, nos prximos trs anos, do 1 Encontro Planetrio de Garantir

Curso de Introduo

Educao Ambiental para Sociedades Sustentveis.


? aes de apoio aos movimentos sociais em defesa da melhoria da Coordenar qualidade de vida, exercendo assim uma efetiva solidariedade internacional. ? articulaes de ONGs e movimentos sociais para rever suas Estimular estratgias e seus programas relativos ao meio ambiente e educao.

5. Grupos a serem envolvidos


Este Tratado dirigido para:
? Organizaes dos movimentos sociais ecologistas, mulheres, jovens,

grupos tnicos, artistas, agricultores, sindicalistas, associaes de bairro e outros.


? ONGs comprometidas com os movimentos sociais de carter popular. ? Profissionais de educao interessados em implantar e implementar programas voltados questo ambiental tanto nas redes formais de ensino como em outros espaos educacionais. ? Responsveis pelos meios de comunicao capazes de aceitar o desafio de um trabalho transparente e democrtico, iniciando uma nova poltica de comunicao de massas.

11

? e instituies cientficas com postura tica e sensveis ao trabalho Cientistas conjunto com as organizaes dos movimentos sociais. ? religiosos interessados em atuar junto s organizaes dos Grupos movimentos sociais. ? locais e nacionais capazes de atuar em sintonia/parceria com as Governos propostas deste Tratado. ? Empresrios comprometidos em atuar dentro de uma lgica de recuperao

e conservao do meio ambiente e de melhoria da qualidade de vida humana.


? Comunidades alternativas que experimentam novos estilos de vida

condizentes com os princpios e propostas deste Tratado.

6. Recursos
Todas as organizaes que assinam o presente Tratado se comprometem a:
? uma parte significativa de seus recursos para o desenvolvimento de Reservar programas educativos relacionados com a melhora do ambiente de vida. ? Reivindicar dos governos que destinem um percentual significativo do

Produto Nacional Bruto para a implantao de programas de educao ambiental em todos os setores da administrao pblica, com a participao direta de ONGs e movimentos sociais.
? Propor polticas econmicas que estimulem empresas a desenvolverem e

aplicarem tecnologias apropriadas e a criarem programas de educao


12

Educao Ambiental
ambiental para o treinamento de pessoal e para a comunidade em geral. Incentivar as agncias financiadoras a alocarem recursos significativos a projetos dedicados educao ambiental; alm de garantir sua presena em outros projetos a serem aprovados, sempre que possvel.
? para a formao de um sistema bancrio planetrio das ONGs e Contribuir movimentos sociais, cooperativo e descentralizado, que se proponha a destinar uma parte de seus recursos para programas de educao e seja ao mesmo tempo um exerccio educativo de utilizao de recursos financeiros.

Curso de Introduo

Diante do Tratado de Educao Ambiental para Sociedades Sustentveis e Responsabilidade Global, reflita sobre as trs perguntas abaixo em grupo e veja como adapt-lo a sua realidade, a sua escola-comunidade. 1) O que entendemos por estes conceitos? 2) Qual sua importncia? 3) Quais sugestes para colocar em prtica os princpios do Tratado em sua cidade, bairro, escola-comunidade, sua realidade?

13

Retirado de Sato M & Castro, E. B. de. Movimentos Dinmicos em Educao Ambiental. Cuiab, 2004.

1. PREPARANDO A TERRA
Cada pessoa tem suas necessidades, sonhos e desejos. Pensando em uma equipe em Educao Ambiental (EA), tende eleger um ou mais temas que possam ser trabalhados. Pode ser o popular lixo, a importante dimenso da gua, a biodiversidade, a culinria gastronmica, a arte e a literatura, a insero da temtica ambiental no currculo da matemtica, os mitos e as lendas... H uma infinidade de temas a ser escolhida, mas o importante que voc sempre alie a dimenso natural cultural. Ou seja, h que resgatar o compromisso de promover a incluso e equidade social, simultaneamente com a proteo e justia ambiental. Nossas escolhas geralmente so frutos de nossas especialidades, valores e sonhos e sempre importante gostar daquilo que se faz. Portanto, escolha um assunto que seja prazeroso a voc, mas tenha o compromisso de no negar que a EA um ato poltico de transformao social com cuidados ecolgicos.

Mude, mas comece devagar, porque a direo mais importante que a velocidade. Voc certamente conhecer coisas melhores e coisas piores do que as j conhecidas, mas no isso o que importa. O mais importante a mudana, o movimento, o dinamismo, a energia. S o que est morto no muda! CLARICE LISPECTOR

Escher: Lifesphere

14

Educao Ambiental

Curso de Introduo

PESQUISA
________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________
15

Retirado de Sato M & Castro, E. B. de. Movimentos Dinmicos em Educao Ambiental. Cuiab, 2004.

2. SEMEANDO NOS CORAES


Alm dos colegas da prpria escola, instituio ou organismo, quais parceiros podemos escolher para a elaborao, planejamento, execuo e avaliao do projeto em EA? Tente fazer um levantamento, para um rpido diagnstico das instituies ou pessoas que possam estar colaborando na trajetria. Algumas vezes possvel encontrar materiais educativos para emprstimo, bem como especialistas para palestras ou at para ajudar nas atividades da escola. Estes locais esto sendo chamados de centros e existe at um rede de comunicao, que tambm poder ser importante formao da Rede de Ea? Faa um banco de dados, comunique-se com os colegas, divida as informaes na REDE.

Um mais um sempre mais que dois. BETO GUEDES

Escher: Verbum

16

Educao Ambiental

Curso de Introduo

PESQUISA
________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________
17

Retirado de Sato M & Castro, E. B. de. Movimentos Dinmicos em Educao Ambiental. Cuiab, 2004.

3. ROMPENDO A TERRA COM O BROTO


natural que todo projeto esbarre em dificuldades. Na vida, nada muito fcil, e os desafios esto espreita em cada passo de nosso caminhar. Superar estes momentos, encontrando foras at para se retirar momentaneamente do cenrio, um enorme objetivo de quem ser feliz. No caso do seu projeto, a situao elegida oferece limitaes? Quais so os obstculos que podemos esperar? Apenas reflita sobre tais problemas e descreva-os, porm j pensando em suar forma de superao na etapa seguinte.

O conhecimento navega em um mar de incerteza, por entre arquiplagos de certeza. EDGAR MORIN

Escher: Balcony

18

Educao Ambiental

Curso de Introduo

PESQUISA
________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________
19

Retirado de Sato M & Castro, E. B. de. Movimentos Dinmicos em Educao Ambiental. Cuiab, 2004.

1. Introduo

4. ALIMENTANDO NAS FOLHAS


Agora vem uma parte difcil dos projetos, desde que consiste em tentar encontrar solues aos problemas pensados no item anterior. Unitarize os problemas, dentro da complexidade do fenmeno, buscando como superar, ou pelo menos adequar a situao, atravs de recursos, potencial humano, parcerias, busca financeira, e de tantas outras possibilidades que podero auxiliar ao caminho adiante. Use a criatividade e lembre-se: fcil abandonar o barco na tempestade, porm o desafio que se estabelece na vida exige que continuemos a trajetria, enfrentando dificuldades e superando-as com cuidado.

UTOPA Ella est em El horizonte, me acerco dos pasos, Ella se aleja dos pasos. Camino diez pasos y El horizonte se corre diez pasos ms All. Por mucho que yo camine, nunca a alcanzar. Para eso sirve: para caminar. EDUARDO GALEANO
Escher: Hell

20

Para qu sirve la utopia?

Educao Ambiental

Curso de Introduo

PESQUISA
________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________
21

Retirado de Sato M & Castro, E. B. de. Movimentos Dinmicos em Educao Ambiental. Cuiab, 2004.

5. FLORESCENDO EM CORES
Para construo da EA, necessrio planear metodologicamente cada estratgia pensada. Reflita sobre este caminhar considerando as informaes necessrias, que as possui, onde encontrar, com realizar nossos projetos. A escolha metodolgica uma das etapas fundamentais, desde que determina a coleta de dados, as estratgias e a compreenso do processo educativo. Planeje considerando: ? ? Cronograma de ao (quando)
? ? Espao de atuao (onde) ? ? Potencial humano que ir executar a ao (quem) ? ? Pessoas ou comunidades a serem envolvidas (para quem) ? ? Recurso financeiro disponvel ou que podem ser alcanadas (quanto) ? ? Infra-estrutura j existente (apoio) ? ? Estratgias a serem usadas (como) ? ? Referencial terico para auxiliar na prtica (bibliografia ou webgrafia)

preciso construir um conhecimento crtico que transcenda o saber meramente opinativo. PAULO FREIRE Escher: Magic Mirror

22

Educao Ambiental

Curso de Introduo

PESQUISA
________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________
23

Retirado de Sato M & Castro, E. B. de. Movimentos Dinmicos em Educao Ambiental. Cuiab, 2004.

1. Introduo

6. FRUTIFICANDO OS SABORES
Lembre-se que quem faz a pesquisa quem deve interpretar os resultados. Portanto, respostas obtidas em entrevistas ou questionrios NO perfazem os resultados da pesquisa (o pesquisador voc!). A tarefa de analisar os resultados no fcil, pois exige habilidade em interpretar os fenmenos (prtica) no marco de um arcabouo epistemolgico (conceitos). Para a consolidao do conhecimento, ou produo de um novo saber, a prtica realizada deve vir acompanhada dos referenciais tericos. Busque elencar algumas referncias que possam subsidiar esta tarefa, sabendo que iremos ler muito mais do que o desejado, inclusive para conhecermos que certas literaturas no so adequadas ao trabalho realizado.

preciso ter ideias que, em contato com a realidade, na prxis histrica, nos permitam avali-la, super-la e transform-la. ILDA DAMKE

Escher: Relativity

24

Educao Ambiental

Curso de Introduo

PESQUISA
________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________
25

Retirado de Sato M & Castro, E. B. de. Movimentos Dinmicos em Educao Ambiental. Cuiab, 2004.

7. ENRAIZANDO NO CICLO
Uma parcela significativa das escolas, e tambm das instituies ligadas ao meio ambiente, promovem a EA apenas em datas comemorativas, como plantio de rvores na semana do meio ambiente, cartazes no dia do ndio, etc. Entretanto, se reconhecermos que estamos tratando de cidadania, a EA dever representar um ato poltico-pedaggico do cotidiano, enraizando-se processualmente nos movimentos das proposies da militncia, da construo de saberes e das formulaes de polticas pblicas. Pense em fruns, reunies, debates e atividades que possam construir um EA, num processo permanente de criaorecriao. Se as pessoas forem capazes de promover mudanas, poderemos mudar o mundo.

Numa sociedade democrtica, os tomadores de deciso so influenciados pela opinio pblica. MACBEAN E HENGEVELD

Escher: Concave e Convex

26

Educao Ambiental

Curso de Introduo

PESQUISA
________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________
27

Retirado de Sato M & Castro, E. B. de. Movimentos Dinmicos em Educao Ambiental. Cuiab, 2004.

8. CULTIVANDO A PAISAGEM
preciso ter a coragem de saber avaliar sua trajetria, superando os erros e potencializando seus acertos. Alm desta auto-avaliao, como dar sustentabilidade s aes, para que a EA seja processual, em movimentos circulares de existncia?

Se tivermos o sentido da espiral, em dado momento comeare mos um processo e o crculo vicioso se tornar um crculo virtuoso. ILYA PRIGOGINE

Escher: 3 Words

28

Educao Ambiental

Curso de Introduo

PESQUISA
________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________
29

30

Certificado
Certificamos que _____________________________________________, CPF:_________________________, participou do curso

Introduo a Educao Ambiental,


promovido pela Gesto Ambiental da Rodovia BR-158 - Norte (Ecoplan Engenharia Ltda), em ________ de ___________________ de 2011.
______________________________ Responsvel Tcnico Paulo Soares Bilogo e Educador Ambiental CRBio1 43702/01-D

Contedos do curso
Programas Ambientais Funes da Educao Ambiental Tratado de Educao Ambiental para Sociedades Sustentveis e Responsabilidade Global Projeto Ambiental Escolar Comunitrio PAEC Movimentos Dinmicos da Educao Ambiental Como Construir um Projeto Ambiental Projetos Ambientais em Ao
Certificado registrado no livro N: _______________ Fls.: ___________ Certificado N: ________________ Carga Horria: _______________________________ ___________________________________________ Responsvel Tcnico Paulo Soares Bilogo e Educador Ambiental CRBio1 43702/01-D

Rua Felicssimo de Azevedo, 924 - Bairro Higienpolis Porto Alegre/RS - CEP 90540-110 Fone: (51) 3272-8900 - Fax: (51) 3342-3345 ecoplan@ecoplan.com.br - www.ecoplan.com.br

Av. Formosa, n 118 - Centro - Confresa/MT CEP 78.652-000 - Fone: (66) 3564.1616 gestao158norte@ecoplan.com.br www.ecoplan.com.br

You might also like