You are on page 1of 18

Nivelamentos geomtricos

26/03/2012

Sinopse:

Nivelamentos Geomtricos, topografia

O objetivo do trabalho esclarecer e sensibilizar o funcionamento do nivelamento geomtrico ou directo em que as diferenas de nvel resultam de leituras feitas para miras colocadas verticalmente no terreno, correspondentes a linhas de visadas horizontais, realizadas com um nvel. Para tal, proposto executar a operao de nivelamento geomtrico num trabalho de campo (um edifcio do Isep), e o respectivo registo dos valores obtidos na respectiva caderneta de nivelamento geomtrico, e posteriormente o tratamento de dados, para a elaborao do trabalho proposto.

19/03/2012

Nivelamentos Geomtricos, topografia

ndice:
Sinopse Introduo terica Equipamento utilizado Descrio do nvel Descrio da mira de Invar Descrio do trip Caderneta de nivelamento Metodologia e procedimentos (Trabalho de Campo) Clculos e resultados (Trabalho de Gabinete) Concluso Bibliografia 2 4 9 9 9 11 12 13 16 17 17

19/03/2012

Nivelamentos Geomtricos, topografia

Introduo Terica:
O nivelamento consiste na determinao das cotas dos pontos ou alturas relativamente a um plano horizontal (Ph) de referncia. As cotas so as alturas relativamente a um Ph considerado e denominam-se altitude se esse Ph for o nvel mdio das guas do mar, estabelecido (para Portugal atravs do Mar grafo de Cascais).

Fig. 1- Mar grafo de Cascais, do Porto, e o respectivo aparelho de registo.

Os nivelamentos podem realizar-se por trs mtodos: - Nivelamento geomtrico (directo). - Nivelamento trigonomtrico (indirecto). - Baromtrico.

19/03/2012

Nivelamentos Geomtricos, topografia

Este mtodo, directo, faz a medida directa dos desnveis entre os pontos atravs de visadas horizontais tomadas com recurso ao nvel automtico WILD NAK1 e a mira graduada em centmetros, com estimao dos milmetros recorrendo a visadas curtas de mais ou menos de 8 metros (esta distancia pode ser alargada em caso de necessidade extrema mas nunca exceder os 15 metros, sob pena de se penalizar fortemente a preciso por no ser possvel estimar claramente os mm na execuo da visada). Utilizando um esquema de posicionamento do equipamento conforme o representado na fig. 2.

Fig. 2-Utilizao de um nvel para o clculo de um desnvel.

19/03/2012

Nivelamentos Geomtricos, topografia

Colocando a mira nos pontos a nivelar, determinam-se directamente (nivelamento directo) os desnveis. Ao local onde est estacionado o nvel, chama-se estao, e se o levantamento for efectuado com recurso a uma s estao o levantamento classifica-se como nivelamento simples , se no for possvel visar todos os pontos a partir de uma s estao so efectuadas vrias estaes e o levantamento classifica-se como Nivelamento Composto.O trabalho presente um nivelamento directo composto.

O nvel, obrigatoriamente, deve ser estacionado sensivelmente mesma distancia dos dois pontos considerados (para efeito de anulao de erro conforme ser tratado a diante) a mira colocada em A e em B (atrs e frente respectivamente) a diferena de nvel entre os dois pontos dada por: H = La - Lb H > 0 = > terreno sobe H 0 = > terreno desce La = nivelada ou visada atrs Lb = nivelada ou visada adiante (ou a frente)

19/03/2012

Nivelamentos Geomtricos, topografia

Se existirem na rea outros pontos a nivelar que no sejam parte do encadeamento do nivelamento chamam-se niveladas intermdias. Os nveis so transportados de estao em estao atravs de pontos visados frente e atrs (por esta ordem) e ligados dois a dois num ponto comum, em que o desnvel total ser: Ht = (LA1 LB1) +(LA2 LB2) +(LA3 LB3)

Ht = Sendo:

LA n -

LB n

HA Cota inicial HB Cota final

HB - HA => HB = HA +

LA n -

LB n

Se o nivelamento comea e termina em pontos de cotas conhecidas, ou de desnvel conhecido, o nivelamento diz-se fechado, se o nivelamento termina no mesmo ponto em que foi iniciado ento diz-se fechado sobre si prprio. O presente nivelamento um nivelamento directo composto fechado sobre si prprio.

19/03/2012

Nivelamentos Geomtricos, topografia

Nestes nivelamentos pode determinar-se o erro efectuado no processo fazendo a diferena obtida (normalmente na casa de 1 a 2 mm em mdia) ser distribuda igualmente (ou o mais igualmente possvel) pelos pontos com leitura atrs e a frente (pontos de estao), por serem os que transportam os nveis de estao para estao e consequentemente o erro. Deve agora referir-se da importncia do mtodo das visadas de igual distncia. Dado que conhecido que o eixo ptico do aparelho faz com a horizontal um ngulo 0, muito pequeno mas sujeito de causar erro na nivelada dada a distancia, (Fig. 3), as leituras feitas na mira vm afectadas desse erro (no so verdadeiramente horizontais) colocando o nvel a igual distancia dos pontos frente e atrs anula-se a existncia deste erro porque as leituras vm afectadas de um erro X, igual e do mesmo sinal, que eliminado quando se acha a diferena entre as duas leituras.

Fig. 3 Demonstrao do ngulo com a horizontal numa visada.

19/03/2012

Nivelamentos Geomtricos, topografia

Existem outros erros (esfericidade e refraco), mas dado as curtas distancias envolvidas so desprezveis.

Equipamento utilizado:

O equipamento utilizado na recolha dos dados no campo foi: - Nvel automtico WILD NAK1. -Mira graduada de Invar. -Trip de suporte para o nvel. -Caderneta de nivelamento (registo dos dados recolhidos).

Descrio do nvel:

Fig. 4-Nivel

19/03/2012

Nivelamentos Geomtricos, topografia

LEGENDA:
1-base do aparelho 2-Parafusos de nivelamento do aparelho - Calantes 3-regulaao do zero do limbo horizontal 4-Lente de leitura do crculo graduado horizontal 5-Botao de verificao do compensador 6-ocular da luneta 7-parafuso de focagem dos fios de reticulo 8-parafuso de focagem da luneta 9-mira (na parte de cima), e na mesma direco, mais ao lado, a luneta esfrica 10-Objectiva 11-micrometrico para movimentos horizontais O nvel classifica-se de automtico porque faz a horizontalizao automtica da visada (dentro de determinados limites) em virtude de conter no seu eixo ptico um compensador mecnico que funciona

automaticamente por aco da gravidade. Este compensador deve estar solto e verifica-se premindo o boto de verificao, com observao simultnea da imagem atravs da objectiva, que deve oscilar por instantes e de seguida estabilizar.

10

19/03/2012

Nivelamentos Geomtricos, topografia

A existncia deste dispositivo permite que o nivelamento manual do aparelho (calagem) seja efectuada atravs de trs parafusos de nivelamento sobre o prato do aparelho, com verificao atravs de uma nivela esfrica, de relativamente baixa preciso, simplificando grandemente esta operao, e dispensando a necessidade de existncia de outras nivelas mais precisas mas de maior dificuldade de utilizao (nivela trica ou reversvel).

Descrio da mira de Invar:

Fig. 5 Exemplo de miras.

11

19/03/2012

Nivelamentos Geomtricos, topografia

So de Invar, as miras que se empregam nos nivelamentos de alta preciso e tm correntemente 3 m. A fita de ao Invar esta montada numa ranhura aberta numa rgua, (pode ser de madeira, tubos metlicos, etc.). A fita, que fixada de modo a no ser influenciada pelas variaes de comprimento da rgua, tem duas series de divises, uma ao lado da outra, e diferindo entre si um certo valor, estando os nmeros respectivos pintados na rgua; as leituras feitas nas duas escalas do portanto, uma diferena constante, o que permite a sua permanente verificao (normalmente esta dividida em cm, o que tem vantagens evidentes).

Descrio do trip:
Pernas telescpicas Ferros de fixao em terrenos macios (ferres) Prato com parafuso para fixao do aparelho

12

19/03/2012

Nivelamentos Geomtricos, topografia

Fig. 6 Fotos com as caractersticas de um trip.

Caderneta de nivelamento:

Tabela 1- Caderneta de nivelamento

Metodologia e procedimentos (Trabalho de Campo):


-Foi identificado o local onde foi feito o nivelamento. -Foi efectuado um levantamento esquemtico a mo levantada (croqui) da rea escolhida para nivelamento, para assinalar as estaes e pontos visados.
13

19/03/2012

Nivelamentos Geomtricos, topografia

-Foi colocado o aparelho em estao da seguinte forma: -Montamos o trip na estao pretendida, asseguramos a fixao e estabilizao do mesmo (com cravamento dos ferres no terreno se necessrio), e colocamos o prato do trip o mais nivelado possvel. - Pousamos o nvel atravs do seu prato sob o prato do trip e aparafusamos ao trip atravs do parafuso deste. - Atravs dos trs parafusos calantes de nivelamento do aparelho fizemos a calagem da nivela esfrica do nvel, para que este fique o mais nivelado possvel. -Premimos o boto de verificao do compensador para assegurar que este se encontra solto, compensando o desnvel que possa existir no nvel. -Colocou-se a mira no ponto de nivelar de forma mais aprumada possvel, e com a escala virada para o nvel.

- Efectuamos pontaria mira atravs do ponto mira do aparelho. -Focamos o aparelho com o auxlio do parafuso de focagem da luneta em funo da distncia (lente de visada), e tambm focamos os fios de reticula atravs do parafuso dos fios de reticulo em funo do
14

19/03/2012

Nivelamentos Geomtricos, topografia

operador. A pontaria pode agora, se necessrio, ser afinada com auxilio do parafuso de orientao horizontal. -Estando a mira bem visvel (focada) e dentro do ngulo de viso da lente visada efectuamos a leitura no aparelho dos valores das visadas e o respectivo registo dos mesmos na caderneta de nivelamento com preenchimento das colunas PONTOS NIVELADOS e NIVELADAS. -Dado tratar-se de um nivelamento fechado sobre si prprio, foi efectuada de forma expedita uma verificao do erro atravs da soma das niveladas atrs e da soma das niveladas adiante, verificada uma diferena de apenas 0,001m (aproximadamente zero), portanto aceitvel descartando a necessidade de refazer parte ou todo o trabalho por ocorrncia de algum erro grosseiro.

15

19/03/2012

Nivelamentos Geomtricos, topografia

Clculos e Resultados (Trabalho de Gabinete):


Pontos nivelados 1 2 3 4 5 6 7 8 1 Soma: 5,576 1,304 1,384 1,345 1,303 1,301 1,394 1.371 5,577 Niveladas Atras 1,543 1,581 1,580 1,387 1,425 0,042 0,002 0,093 0,067 0 0,001 0,193 0,041 0 0 Interm. Adiante + Desnveis _ 0,038 Correc. 0,001 Cotas 100,00 99,963 99.964 100,157 100,116 100,158 100,160 100,067 100,00

Verificao: (niveladas Atrs) - (niveladas Adiante) = (diferenas de nvel) Htotal = 5,576 - 5,578 = - 0,001 m Erro de fecho: h = H*total - Htotal = 0-(-0,001)= +0,001 m Compensao: parcelar = Correco total / N de estaes (Neste caso no foi aplicada a frmula, uma vez que o erro verificado era apenas de 1 mm, sendo colocado numa estao nossa escolha).

16

19/03/2012

Nivelamentos Geomtricos, topografia

Concluso:
Aps terminado o trabalho de campo, conclui-se que os objectivos foram alcanados, uma vez que no houve grandes percalos durante as visadas (exceptuando algumas vezes que se repetiram as visadas numa estao para confirmao dos resultados). A inexperincia dos alunos no foi condicionante para o surgimento de erros de grandes dimenses. Foram verificados os pressupostos da introduo terica com o surgimento de um erro muito baixo (1 mm). Ressalta a simplicidade e a forma acessvel do procedimento tendo em conta a sua elevada preciso.

Bibliografia:
http://www.vermessungsseiten.de/instrumente/nak1-e.html Apontamentos das aulas Sebenta de topografia do ISEP, Eng. A. Sequeira Pinto Ferreira Elementos de topografia do gabinete de topografia do ISEP, Eng. Antnio Pestana

17

19/03/2012

Nivelamentos Geomtricos, topografia

18

19/03/2012

You might also like