You are on page 1of 5

Gabarito Caderno do Aluno

Educao Fsica

2a srie Volume 1

Gabarito do Caderno do Aluno para o professor

Prezado(a) Professor(a), O Caderno do Aluno mais um instrumento para servir de apoio ao seu trabalho e ao aprendizado do aluno. Elaborado a partir do Caderno do Professor, este material adicional no tem a pretenso de determinar o dia a dia do seu fazer pedaggico. As Situaes de Aprendizagem sugeridas no Caderno do Professor, de carter mais terico, aparecem no Caderno do Aluno como sugestes de pesquisa e lio de casa, a fim de otimizar seu tempo em quadra com os alunos. Os contedos de carter prtico tambm so tratados no Caderno do Aluno, embora no sob a forma de atividade prticas. De acordo com o projeto poltico-pedaggico da escola e com sua conduo do componente curricular, possvel que os temas elencados no Caderno do Aluno (coerentes com os do Caderno do Professor) no correspondam ao trabalho que vem sendo desenvolvido na escola. Por exemplo, no tema Esportes Coletivos, a modalidade sugerida no Caderno do Professor e, consequentemente, no Caderno do Aluno pode diferir da modalidade eleita por voc. Alm dos temas abordados no Caderno do Professor, o Caderno do Aluno traz, em todos os volumes, dicas sobre nutrio ou postura, na expectativa de apoiar o desenvolvimento da autonomia do aluno pretendida na proposta. Espera-se que este material seja til. Bom ano letivo!

Gabarito Caderno do Aluno

Educao Fsica

2a srie Volume 1

TEMA: GINSTICAS DE ACADEMIA PRTICAS CONTEMPORNEAS, PROCESSO HISTRICO, MODISMOS E TENDNCIAS

Para comeo de conversa


Pginas 3-4

1. a) Musculao. b) Spinning. c) Step. d) Body pump. e) Aeroboxe. 2. provvel que os alunos saibam que as academias no so a nica opo para a prtica de atividades fsicas. Esta sondagem inicial para introduzir a discusso das prticas em outros ambientes.

Pginas 5-7

Espera-se que os alunos percebam as diferenas e semelhanas entre os praticantes de exerccios de academias e de outros espaos. Que reflitam sobre as razes de algumas prticas serem preteridas em relao s outras. Espera-se ainda que infiram a influncia do gnero, bem como da esttica, sobre as escolhas dos praticantes. E, por fim, que reflitam sobre suas prprias escolhas.

LIO DE CASA
Pgina 7

As concluses dependem dos dados coletados. Mas a expectativa que cheguem a concluses prximas das apontadas na pesquisa.

Gabarito Caderno do Aluno

Educao Fsica

2a srie Volume 1

VOC APRENDEU?
Pginas 9-10

1. O aluno deve apontar atividades realizadas nas academias e possibilidades de realizlas em outros espaos. 2. a; b; c. A partir da identificao com uma das atividades, espera-se que os alunos vislumbrem a possibilidade de pratic-la em outro ambiente, adaptando-a, se necessrio.

Gabarito Caderno do Aluno

Educao Fsica

2a srie Volume 1

TEMA: MDIAS E GINSTICA AS CAPACIDADES FSICAS ENVOLVIDAS NA GINSTICA

Para comeo de conversa


Pginas 12-13

1. Que, ao adotar os procedimentos veiculados pelos meios de comunicao, obtm-se os resultados prometidos. 2. Sim. Principalmente os de bem-estar e sade. 3. Espera-se que o aluno reflita sobre as suas crenas em relao s promessas de resultados oferecidas pela mdia.

Pginas 13-15

1. A orientao est na coluna da esquerda da tabela, que funciona como um roteiro. As respostas vo depender do material coletado, mas, em geral, as propagandas oferecem hipertrofia para os homens e emagrecimento para as mulheres, utilizandose de modelos que refletem o padro de beleza. A ltima questo um convite para o aluno refletir sobre a influncia das imagens na formao de opinio. 2. H um exemplo como orientao. Como se verifica neste exemplo, embora a resposta dependa das atividades realizadas pelas pessoas entrevistadas, espera-se que os alunos consigam identificar as capacidades fsicas envolvidas em cada uma das atividades que os entrevistados realizam. Os alunos podem utilizar como referncia as capacidades mencionadas na Lio de Casa da pgina 15.

LIO DE CASA
Pginas 15-18

Aps analisar o primeiro e o segundo testes, observar se houve progresso. Discutir que s haver progresso para quem cumpriu as sries de exerccios. Identificar possveis desvios; por exemplo, um aluno diz ter cumprido o programa, mas no melhorou.

Gabarito Caderno do Aluno

Educao Fsica

2a srie Volume 1

VOC APRENDEU?
Pgina 20

1. Alternativa c.

Aprendendo a Aprender
Pginas 21-22

Alternativa c.

You might also like