You are on page 1of 23

8051

Aula 10

Outras caractersticas importantes em Microprocessadores/Microcontroladores


Reduo de Potncia de Operao

As verses CHMOS (89C51, 89S52, etc) da famlia MCS-51 possuem dois modos de controle de reduo de potncia de operao do chip .

1. Modo Idle

2. Modo Power Down

O Registrador (SFR) utilizado para o controle de potncia o PCON.

PCON

No enderevel a Bit O consumo reduzido em 85%

Modo Idle
IDL = 1

o oscilador funciona somente para as Interrupes e os Timers. No existe sinal de clock para a CPU.

O status da CPU preservado: o SP, o PC, o PSW, o ACC e todos os outros registradores mantm seus dados durante o tempo em que a CPU estiver em Modo Idle. As Portas mantm seus estados lgicos que tinham quando o Modo Idle foi ativado .

Existem 2 Modos de terminar o Modo Idle:

1. Ativao de uma Interrupo habilitada Zera automaticamente o bit IDL Atende a sub-rotina de Interrupo Ao executar o RETI entra novamente no Modo Idle Os Flags GF1 e GF2 podem ser utilizados para indicar se as interrupes ocorreram durante o modo normal de operao ou durante o Modo Idle

2. Reset de Hardware

Modo Power Down


PD = 1 O oscilador pra.

Todas as funes param. O contedo da RAM interna e dos SFRs se mantm. Neste Modo Vcc pode ser reduzido para at 2 Volts. A nica forma de sair deste modo e atravs do reset de hardware . O consumo da ordem de 10 uA.

PD tem precedncia sobre IDL

Outras caractersticas importantes em Microprocessadores/Microcontroladores


Bits de Proteo (Lock Bits) So Bits que permitem a proteo do cdigo do usurio gravado em um Microcontrolador. Para a famlia MCS-51 existem 3 Bits de proteo que podem ser gravados durante a fase de programao do chip.

Uma vez programados, os Bits de Proteo s podem ser alterados atravs de uma operao de Chip Erase.

Outras caractersticas importantes em Microprocessadores/Microcontroladores


Watchdog Timer Dispositivo de temporizao de Hardware que Reseta o Microcontrolador se o programa, devido a falhas, negar fornecer o servio do watchdog (por exemplo, escrever em uma determinada posio de memria ou em determinado Bit). Simples Complexo apenas Reseta o Micro Salva informaes de debug em mdias fixas.

A rotina de atendimento ao Watchdog Timer pode colocar o Microcontrolador em um estado seguro desligando motores, sadas de alta tenso, etc, at que a falha seja resolvida.

Exemplo de Microcontrolador com Watchdog Timer implementado no chip. DS80C320 fabricado pela Dallas Semiconductor (ncleo do 8051)

Quando o Watchdog habilitado, o programa do usurio deve escrever em um determinado SFR regularmente permitindo ao Watchdog saber se o programa est executando corretamente.

Se o programa no realizar a escrita dentro de um determinado perodo de tempo, o Watchdog assume que o programa falhou e realiza um Reset ou uma Interrupo, dependendo da configurao.

Outras caractersticas importantes em Microprocessadores/Microcontroladores


Programao de Microcontroladores Microcontroladores com Memria de Programa Flash podem ser programados de 3 maneiras: 1. Programao Paralela (mtodo Tradicional) Exige um dispositivo Programador O chip do Microcontrolador programado separadamente. nica metodologia de programao para dispositivos com memria EPROM. In-System Programming (ISP) In Application Programming (IAP)

2. 3.

Programao In-Circuit

Programao paralela do Microcontrolador 89S52.


Os endereos de cada linha do cdigodeve ser fornecido atravs das portas P1 e P2 (P2.0 a P2.5). Os dados (cdigos do programa) devem entrar atravs da porta P0.

Os Pinos P2.6, P2.7, P3.6, P3.7 selecionam a operao: Apagar, Ler, Escrever, Gravar Lock Bit, etc

In-System Programming (ISP) Processo no qual um Microcontrolador montado em uma placa de circuito impresso pode ser apagado ou programado com o cdigo final do usurio sem remov-lo da placa. Para a programao o Microcontrolador deve ser ligado no Modo ISP . O Microcontrolador recebe comandos e dados atravs de um software localizado por exemplo em um PC.

Terminada a operao de ISP o dispositivo reconfigurado para que possa operar normalmente.

In-System Programming (ISP)

A programao in-circuit via ISP pode ser realizada atravs de canais seriais do Microcontrolador.

a. b.

Via RxD e TxD da interface serial RS232 Via Interface SPI (Serial Peripheral Interface)

Os Microcontroladores que possuem a possibilidade de programao ISP tem um programa localizado na parte superior da Memria de Programa (BOOTROM) chamado de BOOT LOADER.

In-System Programming (ISP)

Exemplo: Via interface Serial RS232

In-System Programming (ISP) SPI (Serial Peripheral Interface) um duto padro serial, sncrono, desenvolvido pela Motorola e utilizado por diversos fabricantes de Microcontroladores.

Os dispositivos se comunicam em uma relao Mestre/escravo onde o Mestre inicia a comunicao. SCLK MOSI MISO SS Clock gerado pelo Mestre Master data Output, Slave data Input Master data Input,Slave data Output Slave Select

Em um esquema de mltiplos escravos, o Mestre deve gerar sinais separados de Slave Select (SS) para cada Escravo.

O SPI no tem um mecanismo de confirmao de dado recebido (acknowledgement). O SPI indicado para aplicaes que transferem diretamente um cordo de Dados (Data Stream). Razo de Transmisso do SPI = 1Mbps

Utilizao do duto SPI do Microcontrolador 89S52 para programao in-circuit. Durante a transferncia dos dados o pino de RESET deve ficar em nvel lgico 1. Aps a gravao, deve-se colocar o pino de RESET em zero para operao normal do chip.

In Application Programming (IAP) Algumas aplicaes tem a necessidade de apagar ou re-programar o cdigo do programa sob controle da prpria aplicao. Exemplo: Armazenar informaes de calibrao em vo Carregar novas partes do cdigo do programa em vo A capacidade de um Microcontrolador de apagar ou re-programar o cdigo do programa na aplicao do usurio (end-user) conhecida como IAP. Em geral, as rotinas do Boot Loader que realizam a programao no modo ISP, tambm so responsveis pelo Modo IAP. No existe um Mestre para gravar o programa. A prpria aplicao pode realizar a tarefa.

Outras caractersticas importantes em Microprocessadores/Microcontroladores


Duto I2C ( Inter Integrated Circuit)

Duto de comunicao Serial desenvolvido pela Phillips para interligao de perifricos dentro da mesma placa de circuito impresso. Exemplos de dispositivos I2C: Microcontroladores Memrias Sensores Conversores A/D e D/A Sistemas Embarcados

Duto I2C ( Inter Integrated Circuit) I2C um Duto serial de 2 fios No existe Chip Select barato e simples de implementar em hardware

SDA SCL

Dado Serial Clock Serial

O dispositivo que inicia a transao o Mestre e os dispositivos endereados so os Escravos. Cada dispositivo compatvel com I2C vem com um endereo pr-definido.

Duto I2C ( Inter Integrated Circuit)

1. 2. 3.

O Mestre inicia a comunicao enviando a condio START O Mestre envia o endereo de 7 Bits do dispositivo Escravo

S=1

O oitavo Bit (R/W) especifica se a operao de Leitura (1) (Escravo Transmite) ou de Escrita (0) (Escravo Recebe) O Escravo envia um ACK =1 se o Byte anterior foi recebido O Transmissor (Mestre ou Escravo) transmite um Byte de dados iniciando pelo MSB

4. 5.

Duto I2C ( Inter Integrated Circuit)

6. 7.

No final do Byte, o receptor (Mestre ou Escravo) envia um bit de ACK O padro de 9 Bits (8 Bits de Dados e ACK) repetido se novos bytes necessitarem ser transmitidos. Numa Transao de Escrita (Escravo Recebe), quando o Mestre termina a transmisso de todos os Bytes ele monitora o ltimo ACK enviado pelo Escravo e termina enviando uma condio de Parada (STOP=1) Numa Transao de Leitura (Escravo Transmite), o Mestre no envia o ltimo ACK, o que informa ao Escravo que a transao acabou. O Mestre envia ento a condio de STOP.

8.

9.

Duto I2C ( Inter Integrated Circuit)


Os Dispositivos I2C so interconectados diretamente no duto. O Mestre quem envia o Clock

Capacidade para comunicao de 20 a 30 dispositivos simultneos em uma distncia de at 4 metros.

Duto I2C ( Inter Integrated Circuit)

Operao do Duto I2C

O Dado (SDA) lido durante uma subida de borda da linha de Clock (SCL)

You might also like