You are on page 1of 2

CONCURSOS William Douglas www.williamdouglas.com.

br

Teoria do sabonete para concursos*


Quase sempre, quando se fala em concursos pblicos se d maior enfoque s tcnicas de estudo e ao investimento contnuo na preparao para os certames. Estes so, sem dvida, assuntos essenciais para o concurseiro, mas no se pode esquecer que, do outro lado da jornada para o cargo pblico, existe um outro preparo que no pode ser ignorado ou deixado para depois: o psicolgico do candidato. E hoje, falarei novamente e um pouco mais sobre esse assunto, o lado psicolgico do candidato durante sua jornada. Aproveitando, ainda, a proximidade da prova do INSS, senado e OAB. A preparao para concursos pode ser, em muitos aspectos, comparada criao dos filhos ou ao uso do sabonete durante o banho: se voc no segura bem firme, escorrega da mo, no entanto, se voc apertar com muita fora, eles saem voando para longe o que torna difcil prosseguir, seja com o banho ou com a criao. A metfora pode parecer inusitada e engraada a princpio, mas expressa uma realidade bastante sria: no preparo para concursos preciso ter cuidado para, por um lado, no deixar que o estudo seja substitudo por distrao, festas, procrastinao, namoro e, por outro, no deixar que se torne um fator a mais de estresse que tire o proveito do estudo e prejudique a conquista dos seus sonhos. O estudo e a dedicao so necessrios, so prioritrios, mas preciso, tambm, estudar de maneira eficiente, levando em conta alguns cuidados fundamentais como ateno para no perder o foco ou, pior, ter uma estafa, surtar; afinal, a qualidade do estudo , na grande maioria dos casos, mais importante que a quantidade de horas passadas em frente ao material de leitura/didtico, se forem horas passadas sem proveito. Em meu livro Como Passar em Provas e Concursos, apresento as diferenas de um estudo com qualidade e a quantidade de horas de estudo, muitas vezes confundidas e quebro alguns mitos como, por exemplo, aquele de que quem no estuda em mdia oito horas por dia no ser aprovado. A preparao vai variar de pessoa para pessoa, assim como as horas de estudo e a melhor tcnica.

Para que o estudo seja produtivo necessrio ter equilbrio na vida e nas atitudes.
Se voc est se preparando, agora, para concursos j deve estar experimentando a presso das cobranas externas e at mesmo internas, dos prazos, do pouco tempo, do desestmulo que muitas vezes bate porta... caso contrrio, deve estar fazendo algo errado e preciso mudar. Essa presso benfica, um termmetro para verificar o nvel de comprometimento com o seu sonho e com a sua preparao, com seu futuro cargo. No entanto, se essa presso est se tornando insustentvel e angustiante e tem transformado seu sonho em um verdadeiro pesadelo, talvez seja o momento de diminuir um pouco o ritmo, a hora de ir com um pouco mais de calma nos estudos porque tem algo sendo feito de forma errada. Para que o estudo seja produtivo (com qualidade alm de quantidade) necessrio ter equilbrio na vida e nas

atitudes. No se pode esquecer que um bom quadro-horrio sempre prev muitas horas de leitura e de estudo, mas tambm indica tempo de descanso, de lazer, de convvio familiar, de atividade fsica e de alimentao saudvel, se possvel itens indispensveis para a boa preparao, posto que so as fontes de sua motivao e aqueles nos quais voc ir procurar o apoio nas horas mais tensas. Comentei recentemente em meu canal no Youtube (sitewilliamdouglas) como montar um quadro horrio, vale a pena dar uma conferida. Passar um tempo com os filho e com os pais pode ajudar bastante na medida em que traz a tranquilidade necessria para seguir em frente. Sair com amigos ou pegar um cinema com a namorada tambm tem esse efeito, por isso costumo dizer para as pessoas irem ao cinema e festas, com moderao e dentro de seu horrio de lazer de modo a no atrapalhar os estudos. Tudo com a medida correta, no se pode esquecer totalmente do estudo, apenas relaxar nas horas em que a presso se tornar insustentvel. Conheo casos de concurseiros que sempre estavam em perodo de relaxamento e ficavam insatisfeitos com os resultados obtidos nas provas. No se pode esquecer que para passar, deve se pagar o preo. de extrema importncia que o candidato cuide de sua sade e bem-estar para conseguir o equilbrio necessrio para atingir sua meta. Ter em mente o ditado mente s, corpo so, que sempre repito em minhas palestras e uso em minha vida, pode ser um bom pontap inicial na hora de estabelecer suas prioridades no caminho para alcanar a almejada estabilidade do cargo. Lembre-se de alternar momentos de uma boa presso com momentos de relaxamento, um bom indicativo de que voc est tomando as rdeas do seu preparo e a melhor dica nessa hora : segure firme! No deixe seu momento escapar e lembre-se que a presso o que d o sabor para a sua conquista.

No pain, No gain.
Lema proferido por atletas e seus treinadores e reproduzido em minha obra Criando Campees. (Traduo: sem dor, sem resultado)
*William Douglas juiz federal, professor universitrio, palestrante e autor de mais de 40 obras, dentre elas o best-seller Como Passar em Provas e Concursoswww.williamdouglas.com.br. Acompanhe-o nas redes sociais (@site_wd, @site_wd2, William Douglas (Facebook), Como Passar em Provas e Concursos (Facebook) e Comunidade William Douglas)

You might also like