You are on page 1of 14

EWERTON SAMPAIO

Direito Processual do Trabalho

EWERTON SAMPAIO

EWERTON SAMPAIO
A figura do fato social Lide, matria das cincias sociais, a razo de ser do sistema cientfico do processo, vem do latim Litis e significa luta ou disputa. A greve o melhor fato social que produz efeitos jurdicos. Sociologicamente, o termo significa conflito intersubjetivo de interesses. Da nasce o Direito de Ao. O conceito cientfico de Lide fala de uma pretenso resistida (antes da sentena processo de conhecimento) ou insatisfeita (depois da sentena). A pretenso (aspirao; pretender; Direito suposto ou reivindicado) o objeto da ao, o direito material traduzido em juzo. O processo de execuo concretiza o direito, transforma -o em fato. Existem trs formas de composio da lide: 1. PARCIAIS OU AUTNOMAS: As prprias partes compem o conflito e solucionam-no, de direito ou no. a. Autotutela ou Autodefesa (Estado de Necessidade; Legtima Defesa)
(A GREVE A AUTOTUTELA PERMITIDA NO DIREITO DO TRABALHO)

2.

b. Autocomposio c. Renncia ao Direito ou Desistncia IMPARCIAS OU HETERNOMAS: Interveno de terceiro para a soluo da lide, o Estado ou ser Privado. a. Mediao b. Arbitragem c. Jurisdio

O exerccio do direito fundamental denominado Direito de Ao a forma adequada de provocar a Jurisdio que se instrumenta atravs de um Processo. LIDE TRABALHISTA: a. b. c. Direito do Trabalho: Surge como antidireito, mudando o conceito de estado para neoliberal. O moderno direito comea com constituio e determina o nascimento de um Estado Brasileiro. Princpio da Proteo. Direito Processual do Trabalho: A justia do trabalho s passa a figurar na estrutura do poder judicirio na constituio de 1946 o processo era administrativo. EC 45-2004: Aqui se aumenta a competncia material de forma aceitar o empregado, o dano eventual, todo tipo de lesionado ao direito.

AO: 1. 2. Etimologia: Actio;Agire;Agir: Teorias: a. Romanos: O Direito Romano no conhecia a Ao, eles eram bastantes prticos. Os contratos tinham valor imenso. Era lei entre as partes. Hoje ele deve corresponder Funo Social. b. Civilistas: Viam da seguinte maneira: Processo o direito material em movimento. Acreditavam que direito material era o direito substantivo e direito processual direito adjetivo. c. Concreta: O cdigo civil de 1916, aperfeioado por Clvis Bevilaqua, conceituava o direito de ao. Era: A todo direito corresponde uma ao que o assegura.. Era contrariada pelos civilistas, j que no fazia sentido achar que s existia Ao se houvesse procedncia. O resultado estava vinculado ao processo. Era um direito material em movimento. Formalismo exacerbado. d. Abstrato: No se d com a teoria do direito concreto. Independente do resultado, haver o direito de ao. Autonomia do direito processual. Informalismo. e. Misto: No Brasil, o sistema italiano. Carnelutti criou a teoria da lide. Chiovenda aperfeioou os pressupostos processuais. Um aluno destes, Liebman fugiu da Itlia facista se estabelecendo no largo de so Francisco, em so Paulo, fundando ento uma verdadeira escola processual. Alguns alunos ainda hoje repercutem. Buzzaid, um dos seus alunos foi coautor do cpc moderno, de 1973, que tem como adotada a Teoria Ecltica. Acentua-se o direito processual, tornando-o autnomo, independente de mrito processual, independente do direito material. Quanto ao formalismo, desenvolveu-se a ideia de necessidade de formalismo mnimo. Na teoria Concreta, exige-se trs requisitos processuais: 1. Condies da Ao (Carncia) 2. Petio Inicial (Inpcia) 3. Pressupostos Processuais Caractersticas a. Direito Constitucional implcito na medida em que assegura o acesso justia, atravs do direito de ao. b. Direito Fundamental por excelncia, pois sem ele o ordenamento jurdico no se sustenta. Atravs dele se pede a reparao ou a efetivao de direito.

3.

EWERTON SAMPAIO

EWERTON SAMPAIO
Direito Pblico pois qualquer um pode exerc-lo. Os 3 clssicos personagens do processo so insubstituveis. d. Direito Subjetivo, pois uma faculdade do sujeito de agir. e. Direito Abstrato, pois independe do direito material. f. Direito Autnomo, tem seus princpios prprios. Conceitos: Direito cincia de conceito, sistema e classificao. um direito fundamental, com o condo de provocar do poder judicirio, iniciando o processo, visando soluo da lide. Elementos: a. Partes b. Causa de Pedir (Pcp da Substanciao) c. Pedido (Ru=Requer/Autor=Pedir) i. Imediato: Visa procurar a jurisdio ii. Mediato: Mrito/Pretenso deduzida em juzo. Condies: a. Legitimidade (art 3) (art 267, VI): o nexo causal que vincula as partes pretenso deduzida em juzo. i. Ad Causam Ativa e Passiva (CAPACIDADE DE DIREITO E FATO No importa se capaz civilmente ou no) b. Interesse Processual (art 3) (art 267, VI): i. Permisso Legal Expressa ii. No Proibio (Permisso Legal Implcita) c. Possibilidade Jurdica do Pedido (art 267, VI): trs faces i. Necessidade: A via jurisdicional necessria mesmo? ii. Utilidade: Vai ser til, vai atingir o fim colimado? iii. Adequao: Ao adequada, correto pedido. c.

4. 5.

6.

AO TRABALHISTA: 1. Conceito: Em 1946 a justia do trabalho surge na constituio, como esfera da justia. O art. 769 da CLT diz que o direito PROCESSO COMUM FONTE SUBSIDIRIA do direito processual do trabalho, isto quando houver OMISSO/LACUNA, e ainda assim deve ser COMPATVEL COM OS PRINCPIOS do direito do trabalho. Por exemplo, a apelao do CPC (Rec. Ord.) tem, de regra, efeito devolutivo e suspensivo. No direito processual do trabalho, a regra o efeito devolutivo nenhum recurso trabalhista tem efeito suspensivo. Conceito: um direito especial de provocar o poder judicirio trabalhista (jurisdio especial), objetivando a soluo da lide laboral. Fundamento Legal: Art. 840 da CLT (deve se combinar com o art. 282 do CPC) Forma: a. Escrita b. Oral Reduz-se a termo, sem advogado. Tanto para atacar como para se defender. TRT 6: No existe reclamao verbal no TRT 6. Ttulos Executivos Extrajudiciais Trabalhistas: No existia. Sempre cai em concurso, geralmente cai na OAB pedindo apenas os dois primeiros (a e b): a. Termo de Compromisso celebrado perante a Comisso de Conciliao Prvia, criado atravs de norma coletiva de conciliao, com participao de Sindicato (a comisso tem de ser criada em sede de Acordo ou Conveno Coletiva) b. Termo de Ajustamento/Termo de Ajuste de Conduta: firmado perante o MPT. c. Sentena Arbitral: Perante MPT em direito coletivo do trabalho.

2. 3.

4. 5.

Dica: Sempre, no processo civil, so 3 ou 5 items.

PROCESSO
1) 2) 3) 4) 5) Etimologia: Procedere; Caminhar Conceito: o meio da jurisdio atuar. a parte esttica dos polos conceituais da noo de processo. O processo admite vrias formas de se caminhar, vrios caminhos, os denominados procedimentos. Procedimento: a parte dinmica dos polos conceituais da noo de processo. o conjunto de atos pr-ordenados. A maior ou menor concentrao de atos ajuda a identificar qual a espcie do procedimento. Atos Processuais: Ocorre de acordo com o adequado procedimento. Autos: Materializao do processo.

EWERTON SAMPAIO

EWERTON SAMPAIO
6) Relao Jurdica Processual: Elementos caracterizadores da autonomia do ramo do direito processual. a. Sujeitos i. Autor ii. Ru iii. Juiz b. Forma:Pressupostos Processuais c. Objeto: Prestao Jurisdicional Estrutura do CPC: Escalonamento em processos diferentes em Liebman. a. Processo de Conhecimento (Identificar o direito ao fato) b. Processo de Execuo (Concretizar, materializar na realidade o direito reconhecido no processo de conhecimento) AO DE CUMPRIMENTO DE SENTENA NO SE APLICA AO PROCESSO DO TRABALHO c. Processo Cautelar (Dependente e acessrio do processo principal) (Tornar til, preservar o resultado, dar eficincia ao processo) (No h mrito) Procedimento I. Processo de Conhecimento: a. Ordinrio: b. Sumrio: c. Sumarssimo II. Cognio: o exerccio intelectual do magistrado, inspirado na materialidade do processo visando a prover uma soluo lide. III. Pressupostos Processuais Subjetivos: (RELAO JURDICA PROCESSUAL) a. Subjetivos: i. JUIZ: 1. iNVESTIDURA 2. Imparcial a. Impedimento: Critrio objetivo de rejeio, para juiz, advogados, testemunhas. b. Suspeio: Critrio subjetivo de rejeio. S a parte. 3. Aderncia ao territrio ii. AUTOR E RU: 1. Capacidade de Estar em Juzo: Capacidade de Direito; As capacidades relativa e absoluta civis. 2. Capacidade de Ser Parte: Capacidade de Fato a. Substituto processual: Em nome prprio direito de outrem. 3. Capacidade Postulatria: b. Objetivos: i. Positivos (Intrnsecos): Devem existir! Pressupostos de existncia, pois antes mesmo de adquirir validade ele deve existir. (V. Existncia, Validade e Eficcia, conceituao de Pontes de Miranda) *EXISTNCIA **EFICCIA 1. Petio Inicial Apta 2. Juiz Competente & Imparcial 3. Citao Vlida ii. Negativos (Extrnsecos): No devem existir! 1. Litispendncia: Mesmas partes, objeto e causa de pedir. 2. Coisa Julgada: A deciso j foi consolidada, decidida. 3. CONTINNCIA: Um pedido contido em outro. 4. CONEXO: Pedidos

7)

8)

JUS POSTULANDI
1. 2. Conceito: Direito de postular em juzo. Direito de defender direitos em nome da parte. Regra Geral: a. Processo Civil: Jus postulandi do Advogado EXCEO: Juizados Especiais At 20 Salrios-Mnimos. b. Processo Penal: Jus Postulandi do Advogado EXCEO: Hiptese de Habeas Corpus c. Processo Trabalhista: Da parte e do Advogado (Exceo) Art. 791, CLT Advocacia: A constituio de 88, criadora do atual Estado Brasileiro, trouxe a advocacia a nvel constitucional. Advogado essencial ao exerccio da justia, assim como o Ministrio Pbl ico. Natureza Jurdica: A natureza jurdica do servio prestado pblico servio pblico. O Supremo qualificou a OAB como Autarquia sui-genere, seu estatuto deixa claro que sua forma pblica, os advogados prestam de forma independente servio pblico.

3. 4.

EWERTON SAMPAIO

EWERTON SAMPAIO
5. 6. Prova/OAB: O inciso II do art. 37 da CF determina que s se adentra ao servio pblico atravs de concurso e seu concurso a OAB. Cancelamento de Inscrio: Alm disso seu impedimento de atuar, qualquer eventual punio, pena s surgir atravs de processo administrativo (disciplinar) para apurar a existncia do fato e apenas mediante tal processo, envolvedor de ampla defesa e contraditrio que se impede que o advogado atue. Habilitao: Sua habilitao se d atravs da confeco vlida de um instrumento denominado Mandato. a. Mandato (Regulado por normas Civis, privadas): Sua revogao exerccio de Direito Potestativo, que aquele que quando seu titular o exerce, no cabe nada alm da aceitao por parte do agente passivo. Lembremos a Demisso Sem Justa Causa que tambm se trata de exerccio de Direito Potestativo. i. Ad-Judicia: Pode atuar em todos os atos puros do advogado. ii. Ad-Judicia Et Extra: Poderes especiais ao advogado. b. Procurao (Instrumento do Mandato Ad-Judicia): c. Mandato Escrito: No processo civil. possvel, em caso de urgncia, demandar e posteriormente, no prazo de 15 dias (prorrogveis por igual perodo) inserir a devida procurao nos autos. PROCESSO DO TRABALHO: MANDATO TCITO, BASTA CONSTAR NA ATA APUD ACTA STF: O Art. 791 foi recepcionado pela CF. Art. 791 - Os empregados e os empregadores podero reclamar pessoalmente perante a Justia do Trabalho e acompanhar as suas reclamaes at o final. 1 - Nos dissdios individuais os empregados e empregadores podero fazer-se representar por intermdio do sindicato, advogado, solicitador, ou provisionado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil. 2 - Nos dissdios coletivos facultada aos interessados a assistncia por advogado. 3 o A constituio de procurador com poderes para o foro em geral poder ser efetivada, mediante simples registro em ata de audincia, a requerimento verbal do advogado interessado, com anuncia da parte representada. (Includo pela Lei n 12.437, de 2011)

7.

8.

9.

TST: Smula 425. a. O Jus Postulandi da Parte (Art. 791) s vai at o segundo grau. b. No serve para as Aes Especiais. (Rescisria...)

Prescrio se liga ao Autor ou Ru Precluso a perda do tempo pelo Advogado Processo: Conceito, Classificao e Sistema.

PROCESSO DO TRABALHO
Conceito: a forma (meio) especial de trabalhar a jurisdio trabalhista. Processo de Conhecimento: Tem muitas imperfeies, pois a CLT de 43, a justia era administrativa, o processo do trabalho era um procedimento administrativo. Em 1946, a Justia de Trabalho se integrou ao Poder Judicirio e trouxeram normas processuais especficas da rea. Aqui so 3 procedimentos, que so apenas ritos, tais processos podem ser submetidos a qualquer juiz: 1. Dissdio de ALADA: Valor da alada: Igual ou inferior a DOIS salrios-mnimos. 2. Procedimento SUMARSSIMO: Entre [2-40] Salrios-mnimos. Obrigatoriamente o pedido deve ser LQUIDO e os clculos devem DESCRIMAR CADA TTULO. 3. Dissdio INDIVIDUAL: Para causas de mais de 40 salrios mnimos. Para o mbito civil Processo, aqui Dissdio, serve para distinguir entre coletivo e individual. Dissdio coletivo uma ao judicial coletiva proposta no TRT depois do insucesso da negociao coletiva. No Dissdio coletivo o acordo ter denominao de Acordo Normativo e a Sentena Normativa ser a denominao da deciso judicial.

EWERTON SAMPAIO

EWERTON SAMPAIO

Processo de Execuo: Processo autnomo. 1. Ttulos Judiciais 2. Ttulos Extrajudicial Processo Cautelar: CLT toda omissa. Usa-se o CPC, art. 769. Tutela Antecipada: J previa-se, antes da atual CLT, no inciso IX, do art. 659, antigamente, da CLT, previa uma liminar pra reintegrar a empregada ao seu trabalho (tutela de mrito). + CPC art. 765 da CLT. Foi engolida pela tutela antecipada do CPC.

As Decises Interlocutrias (em sede de tutela antecipada; carter decisrio, por exemplo) so irrecorrveis. Cabe a ao de Mandado de Segurana, com 120 dias de prazo, fazendo as vezes de Deciso Interlocutria. Irrecorribilidade das Decises. O processo do trabalho tem TRS valores: a) b) c) Valor da Causa: Surgiu pela insero da modalidade Procedimento Sumarssimo Valor de Alada: Em geral fixada no valor da causa. a ALADA que fixa o rito do processo trabalhista. VALOR DA CONDENAO: No se vincula ao valor da causa nem ao valor de alada. O juiz abstrai tais valores e arbitra o valor que pensar adequado. [LER UMA SENTENA NORMATIVA]

Art: 9: nulo tudo que dispor contrariamente CLT. Art. 10: Para o empregado o trabalho personal ssimo. Art. 468: A mudana na estrutura da empresa em nada muda o contrato de emprego. Pode mudar o contrato mas sempre beneficamente. Ao Empregado existe o princpio No processo do trabalho, os recursos tem, quase todos, 8 dias. Exceptuadas duas hipteses, o Embargo de Declarao em 5 dias e o Recurso Extraordinrio em 15 dias Reclamao Correicional, proposta ao corregedor em 5 dias = corrigir tumulto processual. No cabe processo de execuo de sentena em processo do trabalho.

Tribunal Superior do Trabalho: TST 1. 2. Estrutura: 27 ministros (24 + 3 alta administrao): 3=Presidente, Vice e Corregedor. Composio de rgos: I. Pleno: [27 ministros] Criar, altera e cancelar SMULAS. Antes eram precedentes normativos. II. rgo Especial: [14 ministros] Matrias ADMINISTRATIVAS. Quinto Constitucional ou concursados. III. Sesso de Dissdio Coletivo: [9 ministros] Julga os recursos de Dissdios Coletivos. IV. Sesso de Dissdios Individuais : ABAIXO: V. Turma: Seo Especializada em Dissdio Individual i. SDI-1: Julga as divergncias das turmas do TST. Julga dissdios individuais. OJ-SDI-1 Agravo de instrumento e Recurso de Revista. SDI-2: Competncia Originria para julgar recursos em aes autnomas de competncia originria do TST. Cria, modifica e extingue as Orientaes Jurisprudenciais . OJ-SDI-2 Turmas: So 8 turmas de 3 ministros. Julga recurso em dissdio individual: I. RR II. AI III. RR ii.

3.

4.

EWERTON SAMPAIO

EWERTON SAMPAIO
Meios de Impugnao de Deciso Judicial: a) b) c) RECURSO: o meio de impugnao da deciso judicial na mesma relao jurdica processual . AO AUTNOMA: um meio de impugnao atravs da criao de outra relao jurdica processual tramitando em apartado. Tem como requisito o trnsito em julgado. Sucedneo Recursal: LINK; Se parece com a remessa de ofcio.

COMPETNCIA
a) b) Conceito: a delimitao da jurisdio. Critrios Legais: a. ABSOLUTA: i. Competncia em Razo da Matria: Visualiza a pretenso deduzida em juzo. 1. Jurisdio Especial: a. Trabalhista b. Eleitoral c. Militar 2. Jurisdio Comum: a. Estadual b. Federal ii. Competncia em Razo da Pessoa: 1. Justia Federal: Autarquias Federais (inclusive Conselhos Profissionais), Fundaes Pblicas Federais e Empresas Pblicas Federais. 2. Justia Estadual: Causas envolvendo servidor pblico Estadual 3. Servidor de Regime Celetista: Justia Trabalhista 4. INSS: Justia federal 5. Reconhecimento para pagamento de benefcio trabalhista em face da Previdnca: Justia Comum 6. Danos morais e materiais em face ao Empregador: Justia Trabalhista iii. Competncia Funcional: Recebimento do processo em funo da estruturao dos rgos. b. RELATIVA: i. Competncia em Razo do Lugar: Regra geral: Domiclio do Ru. 1. Direito de Famlia: Mulher. 2. Direito do Trabalho: Local da prestao de Servio [Jurisprudncia: Lugar onde se contratou.] 3. Foro de Eleio em Casos de Direito de Consumo: No vale em proteo ao consumidor. Exceo de Incompetncia . ii. Competncia em Razo do Valor da Causa: No processo do trabalho no existe competncia especial de pequenas causas caber procedimento sumarssimo se no couber normal. Efeitos: a. Incompetncia Absoluta: As decises resolutrias de lides ou aquelas j questionadas em cursos de processos em incompetncia absoluta so NULAS. A tendncia sempre aproveitar ao mximo os atos processuais, , inclusive, caso de ao rescisria. Se as decises proferidas por juiz absolutamente incompetentes so nulas. matria de ordem pblica. b. Incompetncia Relativa: possvel a prorrogao da competncia. O interessado (a parte) deve arguir a incompetncia relativa na primeira oportunidade que tiver para falar nos autos, sob pena de precluso. Meios de Impugnao de Incompetncia: a. Absoluta: Em Razo da Matria: Simples petio. Preliminar de Defesa ou Preliminar de Recurso. b. Relativa: i. Em Razo do Lugar: Exceo de Incompetncia em Razo do Lugar ii. Em Razo do Valor da Causa: Exceo de Incompetncia sobre Valor da Causa Competncia Trabalhista: a) Conceito: Grosso modo Delimitao da jurisdio. a delimitao de atuao interna dos rgos jurisdicionais (juzes) trabalhistas. So critrios de organizao orgnica das varas, tribunais, rgos jurisdicionais. b) Natureza Jurdica: EM RAZO DA MATRIA. Como a competncia que especial, a Jurisdio Especial. c) Fonte Principal: EC 45/04, que ampliou significativamente a amplitude da competncia material referente justia do trabalho. d) Regra Geral: Processo Civil: Domiclio do Ru.

c)

d)

EWERTON SAMPAIO

EWERTON SAMPAIO
e) f) Regra Geral: Processo Trabalhista: Local da prestao de servio. Se ele trabalha em vrios lugares, ele pode escolher qualquer um daqueles na rota de sua prestao de servio. Exceo: Poder ser o lugar da celebrao do lugar. Muita gente foi contratada aqui pra trabalhar l fora, no Iraque, por exemplo. A smula disse que depende da lei de l e est sendo alvo de futuras modificaes. Afinal se torna flagrante a necessidade de proteger o trabalhador hipossuficiente. Foro de Eleio: NO TEM EFICCIA ALGUMA.

g)

DEFESA DO RECLAMADO
1. 2. 3. 4. 5. Direito Correspondente do Direito de Defesa: Direito de Ao. O Direito de Defesa, para alguns doutrinadores, direito de ao ao contrrio Previso Constitucional: Defesa princpio explcito (Contraditrio e Ampla Defesa). Enquanto que o direito de ao princpio implcito. Materializao: Se faz atravs da pea CONTESTAO, esta em contrapartida da pea PETIO INICIAL. Princpios Nucleares: Pcp da Eventualidade e Pcp da Impugnao Especfica ( cada fato proposto na inicial) Forma: a. Oral: Tomada a termo. b. Escrita: Advogados preferem. Reaes possveis do Ru/Reclamado: a. Se Omitir i. Ausncia do Ru (Omisso) REVELIA Confisso Ficta ii. Presena do Ru SEM DFESA (Adv. Atrasado) No ocorre Revelia pela falta de advogado, apenas a Confisso Ficta, se no se defender. iii. Presena do Ru COM DEFESA (Contestao) Defesa Especfica b. Se Defender (resistindo pretenso) i. Defesa Formal (Contra o Processo) [VAI NO COMEO DA PEA] 1. Exceo de Incompetncia Relativa - LUGAR [PEA APARTADA] 2. Exceo de Incompetncia Relativa - JUIZO (SUSPEIO) [PEA APARTADA] 3. Preliminar de Incompetncia Absoluta: a. Matria b. Pessoa c. Funcional 4. Preliminar de vcio nas Condies Processuais 5. Preliminar de vcio nos Pressupostos Processuais ii. Defesa de Mrito [VAI NO MRITO DA PEA] 1. Defesa Indireta a. Decadncia [Com Resoluo de Mrito] b. Prescrio [Com Resoluo de Mrito]

6.

EWERTON SAMPAIO

EWERTON SAMPAIO
2. Defesa Direta a. Negar os Fatos, os Acontecimentos alegados b. Negar a Qualificao Jurdica

PROVAS
1. Etimologia: Em direito, prova todo meio destinado a convencer o juiz, seu destinatrio, a respeito da verdade de um fato levado a julgamento. As provas fornecem elementos para que o juiz forme convencimento a respeito de fatos controvertidos relevantes para o processo. 2. Conceito: Averiguao de fatos, visando formar a convico do juiz com o intuito de que ele resolva a lide. 3. Regra Geral: S se provam FATOS. 4. Exceo: Provar Direito Estadual, Municipal, Internacional e Costume Jurdico 5. Tipos de Prova: a. Depoimento Pessoal: Mentir em juzo admitido. b. Documental: So os Elementos materiais. c. Testemunhal: Elementos levados por 3 desinteressado submetidos a Juramento Oficial. d. Pericial: Elementos Tcnico-Cientficos levados por 3 desinteressado. e. Inspeo Judicial: Elementos trazidos pelo juiz. 6. Hierarquia:

DEPOIMENTO PESSOAL
1. Conceito: Em direito, prova todo meio destinado a convencer o juiz, seu destinatrio, a respeito da verdade de um fato levado a julgamento. As provas fornecem elementos para que o juiz forme convencimento a respeito de fatos controvertidos relevantes para o proce sso. 2. Caractersticas: 3. Finalidade: Visa a buscar a confisso. O juiz comea pela inicial oitiva das partes. 4. Tipos de Confisso: Trata-se de assumir um fato que bom pra uma parte e ruim para a outra. a. Espontnea: Voluntariamente feita. Art. 348 CPC aplicado subsidiariamente. b. Provocada: Aquela, em audincia, no depoimento ao juiz. c. Ficta: Presuno de confisso/ uma imposio legal. resultado da Pena de Confisso. Requisitos para a Confisso Ficta: S se na intimao para depoimento pessoal deixar expresso, bastante claro sobre os efeitos do no-comparecimento em juzo, a revelia. TST Enunciado n 74 -

RA 69/1978, DJ 26.09.1978 - Incorporada a Orientao Jurisprudencial n 184 da SBDI-1 - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005 Pena de Confisso Trabalhista - Comunicao - Prova - Cerceamento de Defesa I - Aplica-se a pena de confisso parte que, expressamente intimada com aquela comunicao, no comparecer audincia em prosseguimento, na qual deveria depor.
5. Preposto (Art. 843, 1 - comunicaes e publicaes na prpria audincia): Poder ser preposto quem trabalhar na empresa demandada. Seu depoimento responsabiliza o demandado. necessria uma CARTA DE PREPOSIO. a. Quem pode ser Preposto? i. Algum com Conhecimento dos Fatos ii. Empregado da Empresa: 1. No pode ser o advogado do caso. 2. No pode ser estagirio. 3. Exceo: a. Trabalhador Domstico b. Micro Empresa

EWERTON SAMPAIO

EWERTON SAMPAIO

6.

Faltas e seus Efeitos:

PROVA DOCUMENTAL
1. 2. 3. Conceito: Elementos materiais levados ao processo na busca do convencimento do juiz. Tipos: Todos. Basta ser um papel que registre uma relao de pessoas e direitos. Basta ser Idneo. Classificaes: a. Pblico: Feito por quem tem F Pblica. b. Privado: Feito por qualquer pessoa que No Tenha F Pblica. Juntada: a. No Processo Civil: Na Inicial e na Contestao. b. No Processo Trabalhista: Em Audincia. Juntada Posterior 1 P. da Audincia: a. PROVA DE FATO NOVO b. JUSTO IMPEDIMENTO c. CONTRAPOSIO DE OUTRO DOCUMENTO (da parte contrria)

4.

5.

6.

7.

Juntada no Recurso: a. PROVA DE FATO NOVO b. JUSTO IMPEDIMENTO c. SMULA 8 do TST nus da Prova: a. Civil: Cabe ao Autor provar o fato que constitui seu direito. b. Trabalho: No h artigo. Porm a inverso do nus da Prova , em geral, inversa, mas depende do caso concreto. *Todas as vezes que o empregado tiver a obrigao legal de registrar os atos da relao de emprego seu ser o nus da prova, afinal supe-se que ele tenha registrado com honestidade e sinceridade.

EWERTON SAMPAIO

EWERTON SAMPAIO

PROVA TESTEMUNHAL
1. 2. Conceito: Trazer fatos com a Finalidade de proporcionar a averiguao de fatos, visando formar a convico do juiz com o intuito de que ele resolva a lide. Fonte Subsidiria: CPC, Art. 769. Quando? a. Quando existe OMISSO na CLT e b. Se for COMPATVEL com os princpios do processo do trabalho. c. CLT: Nmero de Testemunhas: i. Dissdio Individual - Normal: At 3 por cada Parte ii. Procedimento Sumarssimo: At 2 por cada Parte iii. Inqurito Judicial para Apurao de Falta Grave: At 6 por cada Parte. Sua natureza jurdica de ao especial no processo de trabalho. No tecnicamente um inqurito. Quem prope o empregador. Visa a extinguir o contrato de trabalho dos Empregados Estveis. Seu contrato de trabalho, do indivduo estvel, s surge atravs de uma sentena judicial. Procedncia da Ao: Natureza Constitutiva. Disvincular a relao. Constitutiva negativa. Quebra uma relao e cria outra. LEMBRANDO: Estabilidade: o instituto jurdico que limita o poder de demisso do empregador. Ela no pertence a quem a detm. A Estabilidade da Categoria, no caso do representante sindical. Ou de todos os membros da CIPA para o Cipeiro... Etc... Critrio do CPC: O Art. 406 do CPC: Todos podem ser testemunhas. Menos os: Quem no pode:

3. 4.

a.

Incapazes: Quase tudo como o Cdigo Civil (Art. 406, 1).

b. Impedidos: critrio objetivo de rejeio. A parte no pode ser testemunha (Art. 406, 2).
c. Suspeitos: critrio subjetivo de rejeio (Art. 406, 3). i. Aquele condenado por falso testemunho em senten Transitada em Julgado ii. Aquele que pelos seus costumes no for digno de f. iii. Inimigo Capital da Parte Amigo ntimo
A testemunha que litiga contra o mesmo empregador do reclamante no suspeita. Entendimento sumulado. Uma testemunha pode suprir a necessidade probatria do processo. No precisa ser vrias. A Testemunha presta servio pblico. Vantagens disto: O dia no pode ser descontado do seu salrio. No dependem de intimao. No existe um rol de testemunhas. assim na tentativa de evitar coao no mbito do trabalho da testemunha. Cada parte responsvel por levar sua testemunha no dia da audincia Natureza Jurdica: Servio Pblico Procedimento: Testemunhas so inquiridas na audincia. Proteo Testemunha: a. Risco de Grave Dano para si. b. Risco de Grave Dano para o Cnjuge, Companheiro, Companheira e/ou sua Familia. c. Decorrente de Sigilo profissional: Por ter revelado algo em juzo.

5. 6. 7.

EWERTON SAMPAIO

EWERTON SAMPAIO
JULGAMENTO
1. 2. Conceito: o ato que resolve o processo na forma do art. 267 ou 269 do CPC. A ideia de julgamento est vinculada sentena. Consequncia Principal: Resolver a Lide: Imposio da Coisa julgada, que pode ser das seguintes espcies: a. Material: aquela que extingue o processo COM julgamento de mrito. [Ao Rescisria] Incidente nos casos dos Arts. 269 e 267. b. Formal: aquela que extingue o processo. Incidente apenas no art. 267 Classificao das Decises Judiciais: a. Terminativa: Quando acaba o processo sem julgar o mrito. Somente o caso do art. 267. b. Definitivas: Quando se julga o processo. Se cristaliza atravs do trnsito em julgado. o caso do Art. 269, apenas + Prejudiciais de Mrito: Prescrio e Decadncia. Partes da Sentena: Feitas pelo juiz. 1) Relatrio: Descrio dos fatos compreendidos atravs da leitura dos fatos trazidos pela petio inicial, contestao, e provas. um resumo do processo. 2) Parte Dispositiva/Fundamentao: Vai fundamentando sua deciso. Demonstrando sua tese. 3) Deciso/Concluso: quando julga. Deciso. S quem faz coisa julgada a parte da Concluso. Garantias dos jurisdicionados: Pblica. a. Pode ser Privada quando: i. Quando h segredo de justia ii. Arbitragem Defeitos de Julgamento: a. Citra-Petita: OMISSO DO JULGADOR, do ato prprio de Julgamento pelo Juiz.

3.

4.

5.

6.

NULA.
b. Extra-Petita: Julgar PEDIDO QUE NO CONSTA da petio. Julgar Fora do que foi pedido.

NO MXIMO JULGADA EM SEDE DE RECURSO


c. Ultra-Petita: Julgar ALM DO PEDIDO. Julgar alm do que foi pedido. Extrapolao dos pedidos

NO MXIMO JULGADA EM SEDE DE RECURSO.


LIDE
1. 2. 3. Etimologia: Litis: Luta, Disputa, Conflito. Embora a razo de ser do direito processual moderno seja Lide, a natureza da Lide no jurdica. A Lide no um instituto jurdico. Natureza: Fato social. Conceito Sociolgico: Conflito Intersubjetivo de interesses. um fato social que s ser importante ao mundo jurdico quando for instrumentalizado atravs de um processo. Conceito Cientfico: Pretenso a.

4.

RESISTIDA ou INSATISFEITA .
de conhecimento. de Execuo.

Resistida: Dvida sobre o Direito. Processo Insatisfeita: Aps sentena. Processo

b. 5.

Formas de Composio: a. Autnoma:

i.

: 1. Fazer valer prprias foras 2. satisfazer interesse prprio, embora legtimo. 3. Exceo causa possessria.

ii.

b.

Heternoma:

EWERTON SAMPAIO

EWERTON SAMPAIO i. ii. 1. 2. 3. 4. iii.


AO
1. 2. Etimologia: Ao = Actio, Agir. Conceito: Ao o direito de provocar a jurisdio, a fim de iniciar o processo, a fim de que o Estado pratique a Jurisdio, dando soluo lide. a. b. c. : No faziam diviso entre direito material e direito processual. : Direito Material em movimento. : Ao como direito concreto. A todo direito existe uma ao que o assegura. Era necessria a procedncia do pedido, ao sucesso da causa. Formalismo exacerbado, apego s formas. : Existncia da ao independentemente do sucesso da ao. Informalismo das peas processuais. : (Liebman) somatrio da: i. Teoria Concretista: Formalismo. ii. Teoria Abstrata: Independente do sucesso da causa .

Com a figura do terceiro decididor Juiz leigo No necessria a homologao do juzo titular. rbitro de Maior de Capaz Direito possvel de ser objeto de Arbitragem : Heterocomposio. Monoplio Estatal.

3. NATUREZA JURDICA:

d. e.

CONDIES
f. Legitimidade Processual: Ad Causam: Nada mais que o nexo causal entre os titulares da ao e a pretenso. i. Ativa ii. Passiva g. Possibilidade Jurdica do Pedido (E da Causa de Pedir): Pede-se tudo o que no expressamente proibido. h. Interesse Processual:

N ecessidade: Necessidade pessoal de ingressar na justia. ii. Utilidade: Utilidade est para o processo. Processo til? iii. Adequao: Pedido adequado ao interesse em jogo na causa. Est para o advogado.
i. 4. Elementos:

5.

Caractersticas da Ao: a. Direito de Ao: Direito Constitucional Implcito b. Direito Fundamental: Sem ele no se explica o Direito. atravs dele que se defende o exerccio/a eficcia/a reparao de todos os demais direitos. c. Direito Pblico: Cabe a qualquer um que seja legitimado, bvio. A relao jurdica processual pblica, triangulada pelas partes + juiz. d. Direito Subjetivo: uma faculdade de agir. e. Direito Abstrato f. Direito Autnomo

Processo: 1. 2. Conceito: Processo MEIO. a relao jurdica processual. a materializao da ao. Pressupostos: A relao jurdico-processual ter um trilho de um trem.

EWERTON SAMPAIO

EWERTON SAMPAIO
a. Pressupostos Subjetivos: i. Partes:

1.

Autor e Ru
a. b. c. Capacidade de Ser Parte: Qualquer idade ou capacidade. Capacidade de Estar em Juzo: Exercer por parte: Capacidade Civil. Capacidade Postulatria : Legalmente Investido atravs de Concurso de Provas e Ttulos Imparcialidade Aderncia ao territrio: Delimitao jurisdicional atravs de sua competncia constitucional

2.

Juiz
a. b. c.

b.

Pressupostos Objetivos: i. Positivos: DEVEM existir. 1. Pressuposto de Existncia: PETIO INICIAL: Apta (Validade) 2. Pressuposto de Existncia: JUIZ: Competente (Validade) Para receber a petio. 3. Pressuposto de Existncia: Citao: Vlida (Validade) ii. Negativos: NO devem existir 1. Litispendncia 2. Coisa Julgada Material (Material) Continncia: Pedido ou Causa de pedir contido em outra ao. Conexo: Conexo.

Para a prova: competencia prova: generalidades prova: testemunhal

Julgamento

EWERTON SAMPAIO

You might also like