You are on page 1of 5

PADRES DE INFESTAO DE PLANTAS DANINHAS EM CANA-DE-ACAR

YAMAUTI, M. S. (FCAV UNESP, Jaboticabal/SP - micheliyamauti@yahoo.com.br), PEREIRA, F. C. M. (FCAV UNESP, Jaboticabal/SP fernandamastrotti@hotmail.com), ALVES, P. L. C. A (FCAV UNESP, Jaboticabal/SP plalves@fcav.unesp.br) RESUMO: Objetivou-se verificar a possibilidade da obteno de padres dentro das comunidades de plantas daninhas na cultura da cana-de-acar segundo dois ndices fitossociolgicos. Foram realizadas amostragens em 30 talhes localizados em usina ao norte do estado de So Paulo. Em cada talho foram demarcadas unidades de avaliao e coleta, que consistiram de reas mantidas sem controle de plantas daninhas e onde foram realizadas as amostragens de plantas emergidas. Quadrados vazados, com lado de 0,5 m (0,25 m2), foram lanados aleatoriamente cinco vezes nessas reas de amostragem. Com os dados obtidos foram calculados os ndices fitossociolgicos frequncia relativa, densidade relativa, dominncia relativa e importncia relativa de cada espcie e com base nestes dados foram calculados os ndices de Diversidade de Shannon-Weaver (H) e de Equitabilidade (E). A estatstica foi aplicada utilizando a distncia euclidiana como medida de semelhana entre os talhes e como estratgia de agrupamento o mtodo de Ward. Foram excludos, para anlises, aqueles talhes cuja rea de matologia no apresentou plantas daninhas. Foi possvel distinguir os talhes em diferentes grupos com o uso dos ndices e dentro dos agrupamentos houve a formao de outros agrupamentos. Palavras-chave: anlise de agrupamento, fitossociologia, Saccharum spp.

INTRODUO As plantas daninhas so um dos principais fatores biticos presentes no agroecossistema da cana-de-acar que tm a capacidade de interferir no desenvolvimento e na produtividade da cultura, pois acarretam em reduo significativa no rendimento (KUVA et al., 2003) competindo pelos recursos do meio, principalmente gua, luz e nutrientes, liberando substncias alelopticas e atuando como hospedeiras de pragas e doenas comuns a cultura, alm de proporcionarem outros aspectos negativos, como decrscimo da longevidade do canavial, reduo da qualidade industrial da matria-prima e dificuldade nas operaes de colheita e transporte (PITELLI, 1985; KUVA et al., 2003; PROCPIO et al., 2003). O maior objetivo dos estudos da ecologia de comunidade de plantas daninhas tem sido identificar padres da composio e distribuio das espcies e interpretar esses
XXVIII CBCPD, 3 a 6 de setembro de 2012, Campo Grande, MS / rea 1 - Biologia das plantas daninhas 226

padres em relao aos graus de mudana do ambiente presumidos ou conhecidos (FRIED et al., 2008). A utilizao de herbicidas o mtodo de controle de plantas daninhas mais empregado, pois as reas que a cana-de-acar ocupa so bastante extensas. O conhecimento mais aprofundado da composio da flora de plantas daninhas poder contribuir, para a reduo das despesas destinadas ao controle das mesmas, pois os recursos podero ser empregados de maneira mais criteriosa e especfica, em funo das caractersticas da rea, dos herbicidas e da comunidade infestante (KUVA et al., 2008). Segundo esses autores, o agrupamento de talhes com algumas similaridades, se realizado com ferramentas estatsticas e se considerados os ndices relevantes e prticos, poder ser bastante til na tomada de decises para controle de plantas daninhas. Assim o objetivo foi verificar a possibilidade de obteno de padres dentro das comunidades de plantas daninhas na cultura da cana-de-acar por meio de anlise de agrupamento, utilizando como variveis os ndices de equitabilidade e de diversidade com base nos ndices fitossociolgicos. MATERIAL E MTODOS Os dados utilizados no levantamento foram obtidos durante a safra 2010/2011, em 29 talhes. Em cada um deles foram mantidas reas de coleta que ficaram livres da aplicao de herbicidas, com dimenses de 12,0 m de largura por 7,5 m de comprimento, a cada cinquenta hectares de cana-de-acar, aproximadamente. Nessas reas demarcadas foram realizados levantamentos da composio de comunidades de plantas daninhas por meio de quadrados vazados em diferentes pocas. Os quadrados com lado de 0,5 m (0,25 m2), foram lanados aleatoriamente cinco vezes nessas reas. As partes areas das plantas daninhas encontradas nas reas amostras foram coletadas e separadas por espcie, determinando-se os valores de densidade e de massa seca de cada populao. A massa seca da parte area das plantas daninhas foi obtida aps secagem em estufa com ventilao forada de ar a 70 C, at atingir massa constante. Estes dados foram utilizados para determinao dos ndices fitossociolgicos: frequncia relativa, densidade relativa, dominncia relativa e importncia relativa de cada espcie, conforme MUELLER-DOMBOIS & ELLEMBERG (1974). Com base nestes dados foram calculados o ndice de Diversidade de Shannon-Weaver (H) e o ndice de Equitabilidade (E) (LUDWIG & REYNOLDS, 1988).

RESULTADOS E DISCUSSO A primeira anlise de agrupamento com os valores de diversidade resultou em trs grandes grupos (Figura 1). Os sete talhes que fizeram parte do grupo 1 (G1) apresentaram
XXVIII CBCPD, 3 a 6 de setembro de 2012, Campo Grande, MS / rea 1 - Biologia das plantas daninhas 227

uma menor diversidade de espcies e, dentre eles, dois talhes no tiveram nenhuma diversidade de espcies. Segundo Pitelli et al. (2008), o valor H nulo quando h uma nica espcie, e seu valor mximo igual a Log2 S, quando todas as espcies tm a mesma abundancia. Os 11 talhes presentes no Grupo 2 (G2) apresentaram uma diversidade intermediria. J o Grupo 3 (G3), que agrupou oito talhes, teve a maior diversidade de espcies comparada a dos demais grupos. Segundo Carvalho et al. (2008), o valor mximo do ndice de diversidade observado quando todas as espcies tm a mesma expresso na comunidade infestante. Pode-se dizer que o G3 foi o grupo que obteve o maior nmero de espcies com o maior equilbrio entre elas. Em comunidades muito densas, a importncia de cada espcie como elemento competitivo fica diminuda, ou seja, haver maior equivalncia entre as diferentes espcies (BLANCO, 1972). E as comunidades infestantes geralmente so bastante diversificadas, o que lhes garante maior estabilidade na ocupao do meio e nos efeitos competitivos sobre as culturas (PITELLI et al., 1987). Essa diversificao de espcies pode ser explicada pela utilizao de herbicidas com diferentes mecanismos de ao, que acabam por contribuir para uma seleo de flora diversificada (OLIVEIRA e FREITAS, 2008). Se a diversidade de espcies encontrada no talho for muito maior, isso poder dificultar o controle pela necessidade de herbicidas com espectro de controle que abranja todas. O ndice de equitabilidade expressa a relao entre o ndice de diversidade mximo e o real (CARVALHO et al., 2009). Agrupando os talhes com o uso do ndice de equitabilidade houve a formao de quatro grupos, o G1 agrupou seis talhes que tiveram os menores ndices de equitabilidade, mais prximos a zero. Segundo Dajoz (2005), isso ocorre quando uma espcie domina amplamente a comunidade (Figura 2). O talho 21 ficou isolado dos demais em um grupo a parte, com valor intermedirio, mas menor que o grupo seguinte. O G3 englobou oito talhes com valores intermedirios de equitabilidade. J o G4 agrupou onze talhes que obtiveram os maiores valores para o ndice, apresentando assim maior similaridade entre as espcies encontradas, sendo estes valores mais prximos de um. Segundo Dajoz (2005), quando o valor de E igual a um, todas as espcies tm a mesma abundncia com uma distribuio equilibrada das infestantes. medida que o ndice de diversidade diverge do valor mximo, h maior desequilbrio na comunidade em relao a determinado fator: frequncia relativa, densidade relativa ou dominncia relativa, ou seja, algumas espcies passam a se destacar na comunidade em funo de um ou mais fatores (Carvalho et al., 2009). Atravs dos ndices de equitabilidade e diversidade foi possvel o agrupamento dos talhes podendo assim auxiliar nas decises de controle de plantas daninhas.

XXVIII CBCPD, 3 a 6 de setembro de 2012, Campo Grande, MS / rea 1 - Biologia das plantas daninhas

228

Distncia Euclidiana
Distncia Euclidiana
10 15

Talho 16
Talho 16 Talho 07 Talho 27
G1

Talho 07

Talho 03
Talho 14 Talho 26 Talho 04 Talho 02 Talho 19 Talho 22 Talho 17 Talho 18 Talho 12 Talho 21
G2

(H) dos talhes.

Talho 04

Talho 26

Talho 02

Talho 21

Talho 23

Talho 19

equitabilidade (E) dos talhes.


2 3 4 5 6 7
0 5

Talho 27

Talho 12

G3

Talho 20

Talho 14
Talho 15 Talho 23 Talho 06 Talho 20 Talho 03 Talho 25 Talho 28 Talho 24 Talho 11 Talho 05 Talho 13 Talho 10 Talho 01

Talho 15

Talho 05

Talho 22

Talho 18

Talho 28

Talho 13

Talho 10

Talho 25

XXVIII CBCPD, 3 a 6 de setembro de 2012, Campo Grande, MS / rea 1 - Biologia das plantas daninhas
20 25 G3

Talho 11

Talho 24

Talho 06

Talho 17

Talho 01

G1

G2

G4

Figura 2. Dendrograma resultante da anlise de agrupamento por mtodo hierrquico,

Figura 1. Dendrograma resultante da anlise de agrupamento por mtodo hierrquico,

processada com a distncia euclidiana e o mtodo Ward, utilizando a

processada com a distncia euclidiana e o mtodo Ward, utilizando a diversidade

229

CONCLUSES Concluiu-se que foi possvel estabelecer padres dentro das comunidades de plantas daninhas das reas de cana-de-acar por meio de tcnicas estatsticas multivariadas. AGRADECIMENTOS A FAPESP pela concesso de bolsas a Yamauti, M.S. e Pereira, F.C.M.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BLANCO, H.G. - A importncia dos estudos ecolgicos nos pragramas de controle das plantas daninhas. O Biolgico, v. 38, n. 10, p. 343-50, 1972. CARVALHO, L. B. et al. Efeitos da dessecao com glyphosate e chlorimuron-ethyl na comunidade infestante e na produtividade da soja. Planta Daninha, v. 27, p. 1025-1034, 2009. DAJOZ, R. Princpios de ecologia. 7.ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. 520 p. FRIED, G.; NORTON, L. R.; REBOUD, X. Environmental and management factor determining weed species composition and diversity in France. Agriculture, Ecosystems and Environment, v. 128, n. 1, p. 6876, 2008. KUVA, M. A. et al. Perodos de interferncia das plantas daninhas na cultura da cana-deacar. III Capim-braquiria (Brachiaria decumbens) e Capim-colonio (Panicum maximum). Planta Daninha, v.21, n.1, p.37 44, 2003. KUVA, M. A. et al. Padres de infestao de comunidades de plantas daninhas no agroecossistema cana-crua. Planta Daninha, v. 26, n. 3, p. 549-557, 2008. LUDWING, J.A.; REYNOLDS, J.F. Statistical ecology: a primer on methods and computing. New York: John Wiley, 1988. 337p. MUELLER-DOMBOIS, D.; ELLEMBERG, H. Aims and methods of vegetation ecology. New York: John Wiley & Sons, 1974. 547 p. OLIVEIRA, A. R.; FREITAS, S. P. Levantamento fitossociolgico de plantas daninhas em reas de produo de cana-de-acar. Planta Daninha,-MG, v. 26, n. 1, p. 33-46, 2008 PITELLI, R. A. Interferncia de plantas daninhas em culturas agrcolas. Informe Agropecurio, v.11, n.129, p. 16 27, 1985. PITELLI, R.A. Competio e controle de plantas daninhas em reas agrcolas. IPEF, v.4, n.12, p.25-35, 1987. PITELLI, R. L. C. M. et al. Dinmica da comunidade de macrfitas aquticas no reservatrio de Santana, RJ. Planta Daninha, v. 26, n. 3, p. 473-480, 2008. PROCPIO, S. O. et al. Manejo de plantas daninhas na cultura da cana-de-acar. Viosa, MG: Universidade Federal de Viosa, 2003. p. 150.

XXVIII CBCPD, 3 a 6 de setembro de 2012, Campo Grande, MS / rea 1 - Biologia das plantas daninhas

230

You might also like