You are on page 1of 2

Mediao e conflitos

O conflito era aceito por todos. Era uma pessoa diferente. No agradava, mas, transmitia uma segura forma de se revelar que convencia. Tinha uma natureza generosa, mas uma lngua mordaz, que machucava e ofendia. A dificuldade em encontrar um termo ou uma definio para pessoa to estranha e que fugia de todos os esteretipos somente foi obtida quando algum a sintetizou numa palavra convincente: humana. Sim era uma pessoa humana. E o Ser humano pode ser qualquer coisa. At mesmo uma contradio ambulante, e, isto trouxe a lembrana daquela frase do poeta: prefiro ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinio formada sobre tudo . [1] Opinio. Afinal era bem melhor que todo mundo tivesse a sua, mas no era a divergncia de opinio o foco causador de conflitos? Parece que o filsofo Hume[2] quando disse que todo conhecimento humano deveria ser considerado opinio, nos reduziu a uma condio de incerteza to intrnseca a nossa natureza que nos garantiu a liberdade da metamorfose, a necessidade de utilizao plena do contedo mximo da nossa especfica caracterstica de seres incertos, que sabem que nada sabem, e, com isto nos livrou do conflito, pois, podemos mediar: trocar opinies e construir consensos. Essa segunda opo, a de perder uma opinio e construir uma realidade compartilhada para conviver melhor com aquele que pensa diferente, o princpio instaurador da mediao. A instrumentalidade da mediao tem sido objeto de vrios estudos e escolas orientadoras da sua aplicabilidade. Desde a tcnica tradicional linear de Harvard[3] transformativa de Bush e Folger[4], vivenciamos um momento mpar no ambiente jurdico: como em um tabuleiro de xadrez, est em xeque a prtica jurdica do litgio, fomentada por uma estrutura de poder hegemnica, e de manuteno de privilgios com base em tcnicas de dominao. O cidado que se constri, e por isto opina livre. O Cidado que quer construir e transforma sua opinio em consenso para permitir uma convivncia no violenta exerce a sua liberdade. A prtica de uma vida coletiva no violenta necessita previamente dessa consciente prtica individual opinativa que acaba sendo a geratriz do conflito. A mediao provoca a prtica da alteridade que aceita o outro singular, e, portanto, a sua natural diferena, e, permite a transformao do querer de cada um em uma realidade construda por mais de uma opinio.

[1] Letra de uma msica de Raul Seixas e Paulo Coelho, intitulada Metamorfose ambulante [2] Autor de Tratado da Natureza Humana , escrito em 1739.

[3] Linha adotada pela Escola de Direito de Harvard (Harvard Law School), que disponibiliza informaes no site: www.harvard.edu.com. [4] Modelo elaborado por Robert A. Barush Bush, terico da negociao, e Joseph F. Folger, terico da comunicao.

You might also like