You are on page 1of 4

Proteja o que importante

No proteger o que importante pode lhe custar milhes.


Todos os anos, as empresas gastam milhares de dlares utilizando mtodos de jateamento abrasivos convencionais:

S 276 BILHES E ARO D DE ORLAN


P

Emisses perigosas

Elevados nveis de toxinas, arsnicos e metais pesados de todos os setores foram vinculados atividade de jateamento abrasivo. A Sponge Media prende as emisses com maior potencial de risco, reduzindo a exposio dos trabalhadores, a responsabilidade da planta e os custos associados com a conformidade, testes, litgios, tratamentos e cuidados mdicos a longo prazo.

Corroso

Estima-se que, nos Estados Unidos, o custo associado corroso seja de 276 bilhes de dlares anuais. 80% das falhas de revestimento so atribudas preparao indevida da superfcie. A Sponge-Jet permite que se faa uma preparao ideal da superfcie nos ambientes mais difceis, aumentando o desempenho de todos os revestimentos e quebrando o ciclo de manuteno e perodos contnuos de inatividade.

Sponge-Jet protege o ambiente e seus lucros.


A tecnologia da Sponge-Jet suprime as emisses fugitivas e ricochetes que podem causar interrupes onerosas e condies perigosas no local de trabalho.

Sponge-Jet a lder mundial de materiais para a preparao de equipamentos e superfcies reutilizveis, limpas, secas, com baixa produo de p.
Desde a limpeza delicada, remoo seletiva de revestimentos at o perfilamento agressivo de substratos industriais, Sponge-Jet oferece ampla variedade de solues e benefcios para a preparao de superfcies. O processo reciclvel, de baixa produo de p e com baixo ricochete da Sponge-Jet proporciona:
n n n n n

Menos emisses fugitivas Menor exposio e fadiga do trabalhador Menor ocorrncia de leses oculares e de outras leses Maior visibilidade e qualidade na primeira aplicao do material Menos defeitos e retrabalho, mantendo os projetos dentro do prazo Alta qualidade de preparao da superfcie em reas sensveis ou confinadas Uma soluo para preparar instrumentos, equipamentos e revestimentos com superfcies quase acabadas

n n

n n n n

Baixo custo de transporte na chegada e sada dos materiais Menor poluio, produo de resduos, penalidades e relatrios Melhores relacionamentos comunitrios Condies de executar outros servios nas proximidades Menor tempo de inatividade, maior disponibilidade dos bens Revestimentos mais duradouros, com economia nos custos de manuteno Melhor preparao dos equipamentos, conteno, ventilao e limpeza Menos resduos, descarte e manuseio de materiais

Jateamento ab convencional

rasivo
Jateamento abrasivo com baixa produo de p com Sponge-Jet

O resultado? n Maior produo e eficincia n Menores riscos, litgios, relatrios de conformidade n Melhor eficincia para o meio ambiente E para a empresa n Maiores lucros e produo

S 25 MILHE S ARE DE DL AIS ENS


M

1 MILHO USD OR DIA P

Avarias de equipamentos
As avarias em equipamentos podem ser desastrosas: instrumentos, componentes eletrnicos e equipamentos rotativos ficam suscetveis falha prematura quando expostos poeira ou gua abrasiva. A tecnologia da Sponge-Jet elimina at 99% da poeira abrasiva, aumentando assim a confiabilidade geral de equipamentos e das instalaes.

Leses oculares

O jateamento abrasivo e o trabalho associado so uma das principais causas das leses oculares. Somente nos Estados Unidos, ocorrem diariamente 1.000 leses oculares no local de trabalho, com um custo anual de 300 milhes de dlares. Sponge-Jet no ricocheta como os outros abrasivos, reduzindo assim uma das principais causas das leses oculares e outros tipos de acidentes no local de trabalho.

Poluio

Em recente estudo feito em um estaleiro, conclui-se que o jateamento abrasivo o maior responsvel pelas emisses fugitivas. As partculas nocivas (com tamanho inferior a dez mcrons) causam problemas respiratrios, fumaa e poluio global. A tecnologia da Sponge-Jet capta at 99% dessas emisses, protegendo o meio ambiente e a sade pblica.

Inatividade

As paralisaes podem custar mais de um milho por dia s empresas. Aquelas que envolvem a preparao de superfcies so mais longas do que o necessrio, uma vez que envolvem mecnicos, soldadores, eletricistas e outras ocupaes que no podem operar nas proximidades do jateamento abrasivo. SpongeJet permite concluir projetos com maior rapidez.

Sponge Media a essncia do sistema Sponge-Jet. Esta tecnologia patenteada combina a capacidade de conteno da esponja de uretano com a fora de limpeza e de corte dos abrasivos convencionais.
A natureza malevel das Sponge Media abrasivas permite que suas partculas se achatem durante o impacto (Fig. 1), expondo o abrasivo. Depois de deixar a superfcie, o material expande, criando um vcuo e prendendo grande parte dos contaminantes que seriam transportados pelo ar (Fig. 2). Este processo se conhece como Microcontainment (microconteno).

O processo da Sponge-Jet:
H 20 tipos de Sponge Media, para todos os tipos de aplicao. Todos eles fornecem um jateamento seco, com baixa produo e p e baixo nvel de ricochete.

As Feed Units (Unidades de alimentao) da Sponge-Jet propelem Sponge Media abrasiva para a superfcie. Um painel centralizado oferece ajustes da presso de jateamento e da taxa de alimentao do material, permitindo um controle preciso.

At 95% das Sponge Media so recicladas para reutilizao

PARA REUTILIZAO

Sponge Media (ilustrada 3X maior que o seu tamanho real) prende os contaminantes durante o impacto

SUBSTRATO

Os Sponge-Jet Recyclers classificam e limpam a Sponge Media abrasiva para reutilizao. O material jateado coletado e processado por um classificador eltrico ou pneumtico, separando as Sponge Media abrasivas de detritos grandes e resduo muito fino (material gasto e contaminantes).

DESPERDCIO

A soluo preferida para qualquer indstria ou aplicao


3 Aeroespacial e aviao 3 Manuteno de pontes 3 3 3 3 3
A norma NAVSEA 009-32 dos EUA divulgou que as esponjas e o processo Sponge-Jet podem ser usados como uma alternativa ao jateamento abrasivo e a limpeza com ferramentas mecnicas para obter Reparos de incndios uma limpeza SSPC-SP-10 ou SSPC-SP-11 Geral n Usada pela Rosyth (Reino Unido), Toulon (FR), Puget Sound (EUA), Talcahuano (CH), Yokosuka (JP), Esquimalt (CA) e outras bases navais Restaurao de prdios n Selecionada para o jateamento do casco no interior do navio quebra gelo que vai do Chile ao Plo Sul histricos n Aprovado para tanque de balastro e juntas soldadas no maior navio Remoo de chumbo petroleiro do mundo; inspeo aps quatro anos da utilizao do sistema revelou um revestimento praticamente novo Marinha e offshore
n

Prmios e reconhecimentos
n

Marinha

Selecionado pelo escritrio Acquisition Pollution and Prevention da NASA como sendo uma tecnologia superior, para preparao/remoo de pinturas da superfcie, com baixa emisso Sponge-Jet foi selecionada para uso nas estruturas da Casa Branca, nos prdios da assembleia legislativa dos estados de Wisconsin e Idaho, e nos projetos do National Park Service (Servio Nacional de Parques) para limpeza e restaurao O Prmio Caropolis foi dado Sinagoga Kahal Kadosh Beth Elohim de Charleston, na Carolina do Sul, EUA, pela preservao externa utilizando Sponge Media A Stora Productivitetspriset concedeu um prmio Skandinavisk Industri Utveckling da Sucia, em funo das melhorias de produtividade usando Sponge Media abrasivas

3 Reparos causados pelo mofo 3 Reparos nucleares 3 Petroqumica 3 Produo de energia 3 Papel e celulose 3 Tratamento de gua

Processamento de leo, gs e qumicos


n n

Especificado pela PETROBRAS, ExxonMobil, PEMEX, PETRONAS Na Refinaria Amuay da PDVSA (a maior do mundo), o tempo de paralisao foi reduzido em aproximadamente 60%, eliminando dois recondicionamentos bimestrais no valor de 960 milhes de dlares n A PEMEX especificou o uso de Sponge-Jet para mais de quatro milhes de metros de ao

Preparao de superfcies e remoo de revestimentos


n

Dutos de pelcula de polmero da Dow Chemical so atualmente preparados com Sponge Media, poupando bateladas iniciais completas do produto, previamente considerados resduos da contaminao da escria do carvo

MARINA FOCUS

Estaleiro utiliza Sponge Media e poupa USD 1,2 milhes


rea central do Atlntico, EUA

Adoo do sistema Sponge-Jet rende 40 horas de produo adicionais para plataforma da PETROBRAS
O fechamento da plataforma P-37 para manuteno programada foi reduzido em dois dias, afirmou o Coordenador Executivo para fechamento de equipamentos de produo. Parte da interrupo acarretava na remoo de resduos de leo e revestimentos de fibra de vidra de reas delicadas. A utilizao de Sponge-Jet, com reduo de p e ricochetes resultou na abertura do Trem A 41 horas e do Trem B 33 horas antes do prazo programado. O valor de dois dias de produo de petrleo para o consumidor final nos EUA de aproximadamente USD 12 milhes.
Bacia de Campos, Brasil

Necessitando preparar 9.300 metros quadrados de rea da parte inferior do casco de um navio, o engenheiro de produo do estaleiro estimou economias de USD 1,2 milhes no custo total de mo-de-obra ao utilizar o sistema Sponge-Jet em vez da rdua preparao com uma pistola de agulhas. Determinou-se que quatro sistemas de jateamento completos Sponge-Jet seriam capazes de substituir 24 operadores de pistola de agulhas. Ferramentas mecnicas Sponge-Jet
Unidades de equipamentos: 24 Horas de operao: 50.000 Custo/hora: $26,50 4 1.667 $26,50

Os bateles de alumnio necessitavam extensa preparao durante sua fabricao. O mtodo usado anteriormente, com ferramentas manuais, exigia seis homens e 65 turnos de trabalho para preparar cada batelo para a pintura. Com o sistema Sponge-Jet, foram utilizados apenas trs homens, durante 9 turnos.

Fabricante australiana poupa USD 120.000 por batelo da marinha utilizando o sistema Sponge-Jet

Custo de mo-de-obra para operar ferramenta manual, por embarcao: 6 homens x 65 turnos x 8 horas a USD 45/h = USD 140.400 Custo do sistema Sponge-Jet (incluindo mo-de-obra e material) por embarcao: 3 homens x 9 turnos x 8 horas a USD 50/h = USD $10.800 (Sponge Media e equipamentos) = USD 9.220 Economia na mo-de-obra de USD 129.600 por embarcao.

Total:

USD 1.325.000 USD 44.175

Sede: Sponge-Jet, Inc. 235 Heritage Avenue, Suite 2 Portsmouth, NH 03801 (EUA) Telefone: 1-603-610-7950 E-mail: sjadmin@spongejet.com

Assista o vdeo e encontre informaes especficas para o seu setor; visite-nos on-line no www.spongejet.com

PORTUGUESE

2007 Sponge-Jet Inc. Todos os direitos reservados.

You might also like