You are on page 1of 7

A Poesia Trovadoresca

A Poesia Trovadoresca
Como surgiu a poesia trovadoresca, logo de incio, to rica e elaborada?
A poesia trovadoresca floresce em Portugal e na Galiza, em Castela, Leo e Arago, desde finais do sculo XII at meados do sculo XIV. O idioma usado por excelncia o galego-portugus1, j que o galego e o portugus no estavam ainda diversificados. Podemos distinguir quatro perodos no nosso trovadorismo: o perodo pr-afonsino; o perodo afonsino; o perodo dionisaco e o perodo ps-dionisaco, sendo o mais rico o perodo afonsino, que abrange os reinados de D. Afonso III (1245 1279) e de Afonso X de Castela. Os autores mais antigos que se conhecem so o rei D. Sancho I (1145 1211) e Joo SoaFigura 1 - Senhor, jogral res de Paiva (nascido por volta de 1140). Os cultores desta e soldadeira, iluminura poesia chamam-se trovadores e jograis ou segris, do Cancioneiro do Palcio da Ajuda, sculo XIII, sendo os primeiros normalmente de origem social elevada e, ANTT, Lisboa como diz Jacinto prado Coelho, criadores de poesia por galanteria cortes e comprazimento esttico e os jograis ou segris homens de condio inferior que ora cantavam msica e poesia alheias, ora eles prprios compunham, para tirarem proveito da sua arte. Estes ltimos andavam de corte em corte a distrair e entreter os senhores e eram frequentemente acompanhados por soldadeiras2, mulheres que eram remuneradas para cantarem ou danarem, animando ainda mais os seres nos castelos.

Origens da Poesia Trovadoresca


Para explicar a sua origem h quatro teses sistematizadas e expostas pelo Prof. Rodrigues Lapa: Tese folclrica explica o nascimento da poesia trovadoresca a partir das festas pags de Maio, da Primavera e dos cultos de Vnus, Baco e das divindades ligadas vida. Tese litrgica defende que esta poesia uma derivao da poesia religiosa, com origem na poesia hebraica e que o culto Virgem Maria estaria na base do culto da mulher, da venerao do trovador perante a dama cantada. Tratar-se-ia da profanizao da poesia litrgica a que no seriam alheias as romarias e peregrinaes religiosas, especialmente Figura 2 - Castelo a de Santiago de Compostela. de Almourol Tese arbica justifica o aparecimento da poesia dos
1 2

Galego-portugus: dialecto falado na Galiza, a norte de Portugal. Soldadeira: que recebe soldo, remunerao.

4/12

A Poesia Trovadoresca trovadores por influncia da poesia rabe, o que defensvel dada a supremacia dos rabes em vrios sectores qumica, matemtica, agricultura, etc. Porque no na literatura? Tese mdio-latinista explica o fenmeno trovadoresco a partir da poesia latina sentimental (nomeadamente de Ovdio e Catulo), que teria sido popularizada pelos goliardos3 e que estaria na origem da poesia provenal. Embora a origem conserve algum mistrio, parece que a hiptese mais provvel pressupe a combinao da tese folclrica e da tese litrgica.

Os textos
Os textos conhecidos esto reunidos em quatro Cancioneiros (trs de carcter profano e o ltimo de carcter religioso), muito prximos entre si: Cancioneiro da Ajuda (CA); Cancioneiro da Biblioteca nacional (antigo Colocci Brancutti) (CBN); Cancioneiro da Vaticana (CV) e as Cantigas de Santa Maria.

O Cancioneiro da Ajuda
O Cancioneiro da Ajuda o mais antigo, provavelmente compilado em finais do sculo XIII ou princpios do sculo XIV, mas o menos completo, pois no inclui a vasta produo do rei D. Dinis e s contm cantigas de amor. Tem, no entanto, 64 cantigas no transcritas nos outros cancioneiros e apresenta grande interesse e valor por pertencer poca da maioria dos poetas que nele esto representados e por ser um documento nico pela grafia e pela decorao, sobretudo pelas iluminuras4 de grande beleza, que testemunham aspectos curiosos da vida dos trovadores, jograis e soldadeiras, nos castelos onde se exibiam.

Os Cancioneiros da Biblioteca Nacional e da Vaticana


Os Cancioneiros da Biblioteca Nacional e da Vaticana foram copiados em Itlia, em fins do sculo XV ou princpios do sculo XVI, de originais que datam provavelmente do sculo XIV e abrangem todos os gneros e no s as cantigas de amor. Abarcam um espao de tempo muito mais vasto que o Cancioneiro da Ajuda, incluindo poetas anteriores e contemporneos de D. Afonso III, de D. Dinis e de seus filhos.

O Pergaminho de Vindel
Conhecem-se ainda outras cpias menos completas, de que se salientam: o Pergaminho de Vindel (PV), copiado na Galiza em fins de sculo XIII ou incios do sculo XIV e que inclui as sete cantigas conhecidas de Martim Codax, seis das quais esto
3 4

Goliardos: monges errantes, antepassados dos trovadores. Iluminuras: pinturas a cores nos manuscritos medievais.

5/12

A Poesia Trovadoresca acompanhadas da respectiva notao musical. Este valioso documento s foi descoberto em 1914 pelo livreiro espanhol que lhe deu o nome, Pedro Vindel.

As Cantigas de Santa Maria


As Cantigas de Santa Maria so quatro manuscritos que contm apenas poesias religiosas dedicadas Virgem, da autoria do rei Afonso X, o Sbio, de Castela (reinado entre 1221 e 1284), av do nosso rei D. Dinis.

Os gneros e variedades
Nos Cancioneiros da Biblioteca Nacional e da Vaticana esto representados trs gneros diferentes de composio: cantigas de amigo, cantigas de amor, cantigas de escrnio e maldizer, gneros que j so referenciados no tratado potico truncado, do sculo XIV, de autor annimo, que faz parte do prprio Cancioneiro da Biblioteca Nacional Arte de Trovar. Como dizem Antnio Jos Saraiva e scar Lopes, na Histria da Literatura Portuguesa: A diferena entre as cantigas de amor e as de amigo consiste, segundo o mesmo tratado, em que nestas se supe que fala uma mulher, ao passo que naquelas o trovador fala em seu prprio nome. As cantigas de amigo so, portanto, quanto ao tema, cantigas de mulher e o nome por que so conhecidas designa o seu objecto, o amigo ou amado, geralmente referido logo no primeiro verso.

As cantigas de amor
Os trovadores chamaram cantigas de amor s composies em que o poeta exprime os seus sentimentos por uma dama, reflectindo a maioria das vezes um amor infeliz, incompreendido e insatisfeito. Perante a senhor, o poeta apaixonado humilha-se, suplica e adora como um vassalo o seu suserano. Frequentemente diz s lhe restar morrer de amor ao aperceber-se da indiferena, frieza e distanciamento da amada. As cantigas de amor galego-portuguesas reflectem forte influncia provenal, no s a nvel do contedo como a nvel formal. Na Histria da Literatura Portuguesa, Antnio Jos Saraiva e scar Lopes afirmam: Quanto aos temas, elaboraram os Provenais o ideal ao amor corts, to diferente do idlio rudimentar nas margens dos rios ou beira das fontes que os cantares de amigo nos deixam entrever. No se trata agora de uma experincia sentimental a dois, mas de uma aspirao sem correspondncia, a um objecto Figura 3 - Relicrio inatingvel, de um estado de tenso que, para se manter, nunca da rainha Santa pode chegar ao fim do desejo. Manter este estado de tenso Isabel, incios do parece ser o ideal do verdadeiro amador e do verdadeiro poeta, sculo XV, MNMC, Coimbra como se o movesse o amor do amor mais do que o amor a uma

6/12

A Poesia Trovadoresca mulher (...). Todo um cdigo de obrigaes preceituava o servio do amador, que, por exemplo, devia guardar segredo sobre a identidade Que soidade de mha senhor ei, da dama, coibindo toda a expanso pblica da quando me nembra dela qual a vi paixo (o autodomnio, ou mesura, era a sua e que me nembra que bem a o falar, e, por quantro bem dela sei qualidade suprema) e que no podia ausentar-se rogueu a Deus, que end o poder sem sua autorizao (...). A este ideal de amor que mha leixe, se lhi prouguer, veer. corresponde certo tipo idealizado de mulher que ...................... atingiu mais tarde a mxima depurao na Beatriz D. Dinis (CV 119; CBN 481) de Dante ou na Laura de Petrarca: os cabelos de ouro, o sereno e luminoso olhar, a mansido e a dignidade do gesto, o riso subtil e discreto.

As cantigas de amigo
Nas cantigas de amigo, o trovador expressa, pela boca de uma donzela, a menina, os sentimentos que supe que esta sente em relao ao amado e os estados emocionais experimentados por ela, que padeceria a paixo amorosa a coita5 de amor. As variedades principais so a alva, alba ou alvorada, a barcarola ou marinha, a bailia ou bailada e a cantiga de romaria. As alvas, ou albas, so as cantigas em que aparece o romper do dia, a alvorada, como momento de separao e despedida de dois apaixonados:
Levadamigo, que dormide las manhas frias: tdalas aves do mundo damor diziam: leda mh andeu. . Nuno Fernandez Torneol (CV 242; CBN 604)

As barcarolas, ou marinhas, so chamadas assim por nelas predominarem os motivos marinhos, referentes ao mar ou ao rio, onde a donzela vai esperar o amigo ou lamentar-se da sua ausncia.
Ondas do mar de Vigo, se vistes, meu amigo! E ai Deus, se verr cedo! ................. Martin Codax (CV 884; CBN 127) Figura 4 - Cena martima, iluminura do Missal do Lorvo, ANTT, Lisboa

As bailias, ou bailadas, so toadas simples que acompanhavam a melodia de dana. Da a importncia que nelas tem o aspecto musical realado pelo paralelismo e existncia indispensvel do refro. Ao contrrio das anteriores, em que o tom triste, o tema a alegria de viver e amar.
Bailemos ns j todas trs, ai amigas so aquestas aveleneiras frolidas;
5

Coita: desgosto, dor.

7/12

A Poesia Trovadoresca
e quem for velida como ns velidas, se amigo amar, so aquestas aveleneiras frolidas; verr bailar .................... Aires Nunez de santiago (CV 462; CBN 818)

Nas cantigas de romaria, ou romarias, mencionam-se festas e peregrinaes a santurios e capelas onde a donzela vai cumprir promessas, rezar pelo amigo ou simplesmente distrair-se em locais de culto que ainda hoje perduram.
Pois nossas madres vam a San Simon de Val de Prados candeas queimas, ns, as meninas, punhemos dandar com nossas madres, e elas enton queimen candeas por ns e por si e ns, meninas, bailaremos i ..................... Pro de Viviez (CV 336; CBN 698)

As cantigas de amigo so de raiz peninsular, originrias da Galiza e Norte de Portugal, e apresentam uma simplicidade e espontaneidade notveis, em oposio ao palacianismo e convencionalismo das cantigas de amor.

Cantigas de escrnio e da maldizer


Em paralelo com o lirismo representado pelas cantigas de amigo e de amor, desenvolve-se desde cedo, na mesma poca, um gnero satrico revelado nas cantigas de escrnio e nas cantigas de maldizer. Nestas cantigas, as de maldizer, o trovador troa das pessoas ou das aces de determinados indivduos, em termos directos e a descoberto, enquanto nas cantigas de escrnio o poeta recorre ao duplo sentido das palavras, criticando e escarnecendo de algum per palavras cubertas, conforme diz a Arte de Trovar do Cancioneiro da Biblioteca Nacional. Ao contrrio da composio satrica de origem provenal o sirvents, de carcter social e correctivo, abordando assuntos de interesse geral, a nossa produo satrica cai essencialmente na critica individual e utiliza a ironia, o chiste e at a linguagem obscena com o intuito de ferir. Cantiga de escrnio
O que foi passar a serra e non quis servir a terra e ora entra na guerra, que faroneja? Pois ele agora to muito erra, maldito seja! ................. Afonso X, o Sbio6 (CV 77; CBN 439)

Cantiga de maldizer
Foi um dia Lopo jograr a casa dum infanon cantar e mandou-lhe ele por don dar trs couces na garganta, e foi-lhe escasso, a meu cuidar, Segundo como ele canta .................... Martin Soarez (CV 974)

Nota: Afonso X, abandonado e trado por muitos dos seus cavaleiros na luta contra os mouros andaluzes (1260), amaldioa os traidores e critica a sua cobardia.

8/12

A Poesia Trovadoresca

Estrutura formal
As cantigas trovadorescas classificam-se, formalmente, em cantigas de refro e de mestria, de acordo com a existncia ou ausncia de estribilho. Nas cantigas de amigo, em especial nas de construo paralelstica7, o refro um elemento de particular importncia. Nas cantigas de amor e nas de escrnio e de maldizer, de modelo mais prximo de provenal, verifica-se um maior artificio e menos repeties, sendo as cantigas de mestria as mais elaboradas. O verso preferido pelos trovadores nas cantigas de amigo e nas satricas o redondilho maior (verso de sete slabas) ou o redondilho menor, de carcter menos corts, enquanto para as cantigas de amor preferiam o verso octosslabo (verso de oito slabas) ou decasslabo (verso de dez slabas), metros mais cultos, importados de Frana. Como artifcios poticos mais usados, salientam-se: a finda verso(s) remate, complemento do corpo da cantiga; o dobre repetio simtrica da mesma palavra na estrofe; o mosdobre repetio de vrias formas de uma famlia vocabular, em especial de um verbo; a palavra-perduda verso que no rima no corpo da estrofe; e o leixa-prem repetio de todo ou parte do ltimo verso da estrofe anterior, na estrofe seguinte. A estrutura das cantigas quanto forma e ao contedo, est presente na seguinte tabela:

C O N T E D O

Cantigas de amigo Sujeito Objecto Caracterizao do sujeito Caracterizao do objecto A donzela O amigo, o amado Jovem, bonita, graciosa, velida, louana,...

Cantigas de amor O trovador apaixonado A senhor, a dama Aflito, humilde, cativo, coitado,...

Cantigas de escrnio e de maldizer 1 ou 3 pessoa E. pessoa(s) no identificada(s) M. pessoa(s) identificada(s) Frequentemente no caracterizado

Relao sujeito/objecto

Bondosa, leal, Desleal, traidor, Mentiroso, traidor, socivel, sensata, ladro, dissimulado, formoso... comprida de covarde, vaidoso... bem, a melhor Amor espontVassalagem neo e natural Crtica Inferioridade Plano de igualDenncia de vcido sujeito em reladade entre sujeito e os e defeitos o ao objecto objecto

Construo paralelstica: estrutura fnica e semntica que se baseia na repetio.

9/12

A Poesia Trovadoresca Saudades Tristeza da ausncia Temas Preocupao Alegria de amar vingana Campo Mar Ambiente rural Cenrio/ambiente e domstico Natureza confidente Paralelismo: - perfeito - imperfeito Cantiga de refro Estrutura Verso redondilho menor (5 slabas) Redondilho maior (7 slabas) Amor: - infeliz - no corCrtica: - individual respondido - social - frustrado - poltica Desespero A corte Ambiente palaciano Natureza convencional A vida da poca sociedade medieval

F O R M A

Cantiga de mestria Cantiga com dobre, mosdobre, finda, leixa-prem... Verso octosslabo Verso decasslabo

Valor da poesia trovadoresca medieval


A poesia trovadoresca medieval tem valor lingustico porque atesta o desenvolvimento e importncia do galegoportugus no territrio peninsular e europeu. Apresenta tambm interesse artstico, pois representa os primeiros passos da literatura nacional. Alm disso, tem interesse social e histrico porque nos permite conhecer alguns costumes e usos da poca (divertimentos, vesturio, ocupaes, etc.), os sentimentos, as relaes sociais, o papel feminino e alguns acontecimentos histrico-polticos.

Figura 5 - Capela romnica de S. Pedro de Arganil

10/12

You might also like