You are on page 1of 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CINCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADMICA DE MATEMTICA E ESTATSTICA

Janaina Nunes de Paula

RELATRIO FINAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTGIO SUPERVISIONADO

Orientador Luiz Antnio da Silva Medeiros

Campina Grande, novembro de 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CINCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADMICA DE MATEMTICA E ESTATSTICA

Janaina Nunes de Paula

RELATRIO FINAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTGIO SUPERVISIONADO DE REGNCIA

Trabalho apresentado ao Curso de Graduao Universidade em Matemtica da

Federal de

Campina

Grande como requisito parcial para a obteno do ttulo de Licenciada em Matemtica.

Orientador Luiz Antnio da Silva Medeiros

Campina Grande, novembro de 2011

FOLHA DE AVALIAO

Relatrio Final do Estgio Supervisionado aprovado em ________ de _________________ de __________, com nota igual a ________ pela Comisso Examinadora constituda pelos professores:

_____________________________________

LUIZ ANTNIO DA SILVA MEDEIROS Professor Orientador

_____________________________________

SEVERINO HORCIO DA SILVA Professor Examinador

SUMRIO

1.0. Introduo.................................................................................................................05 2.0. As Escolas.................................................................................................................06 2.1. Descrio e Escolas..................................................................06 2.2. Breves Consideraes Escolas........................................................06 2.3. Comunidades Atendidas Escolas........................................................08 3.0. Relatos de Experincia.............................................................................................09 3.1. Caracterizaes das turmas............................................................................09 3.2. Planejamentos...............................................................................................10 3.3. Metodologia..................................................................................................11 3.4. Avaliao......................................................................................................11 3.5. Intervenes em sala de aula........................................................................12 4.0. Livro Didtico..........................................................................................................13 5.0. Consideraes Finais.................................................................................................15 6.0. Referncias Bibliogrficas........................................................................................16 sobre Localizao as pelas

1.0.

INTRODUO

O Estgio Supervisionado uma componente curricular obrigatria do Curso de Licenciatura em Matemtica pautado pela Lei no 87.497 de 1982 (alterada pela Lei no 8.859 de maro de 2004) e pela Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases) que institui diretrizes para os cursos de licenciatura em todo Pas. A Resoluo CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, institui uma carga horria mnima de 400 horas de estgio curricular supervisionado, necessria para integralizao curricular. Neste sentido, este documento tem por objetivo apresentar, de forma clara e sucinta as atividades realizadas e experincias vivenciadas por Janaina Nunes de Paula nas componentes curriculares dos Estgios Supervisionados I, II e III do Curso de Licenciatura em Matemtica da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande, com carga horria correspondente a 105, 105 e 195 horas, respectivamente, totalizando 405 horas de estgio curricular supervisionado. O estgio supervisionado I foi realizado no perodo de 03 de agosto a 06 de dezembro de 2010, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio Deputado lvaro Gaudncio de Queiroz, situada na cidade de Campina Grande, estado da Paraba. As atividades foram desenvolvidas no 8 ano, turma G, do turno da tarde, com a superviso da professora Ktia Maria Cunha, professora da escola, responsvel pela turma. Nos estgios supervisionados II e III, as atividades foram realizadas na Escola de Ensino Fundamental e Mdio Plnio Lemos, situada no municpio de Puxinan, estado da Paraba. O Estgio Supervisionado II ocorreu no perodo de 14 de fevereiro a 17 de
5

junho de 2011, nas turmas do 9 ano A e B do turno da manh, do professor Edval Edson da Silva que ficou responsvel pela superviso das atividades nesse estgio. J o Estgio Supervisionado III foi desenvolvido nas turmas do 2 e 3 anos do ensino mdio do turno da tarde, com perodo de vigncia de 22 de agosto a 22 de outubro de 2011, sendo acompanhado e supervisionado pela professora Maria de Ftima Pereira. Os estgios supervisionados I, II e III contaram com a orientao do Prof. Dr. Luiz Antnio da Silva Medeiros do Departamento de Matemtica e Estatstica da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Campina Grande, estado da Paraba.

2.0.

AS ESCOLAS

2.1.

DESCRIO E LOCALIZAO DAS ESCOLAS

Nome: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio Deputado lvaro Gaudncio de Queiroz. Localizao: Rua dos Jucs, s/n. CEP: 58108-365. Malvinas Campina Grande PB. Nome: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio Plnio Lemos. Localizao: Rua Costa e Silva, s/n. CEP: 58115-000. Centro Puxinan PB.

2.2.

BREVES CONSIDERAES SOBRE AS ESCOLAS

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio Deputado lvaro Gaudncio de Queiroz foi fundada atravs do decreto n 9.951 de 08.09.83 1 grau e do decreto n 18.272 de 31.05.96 2 grau, cuja meta foi implementar a lei 5.692/71, com a finalidade de proporcionar ao aluno da educao bsica uma educao com um mnimo de qualidade. A escola teve como primeira diretora a professora Maria das Neves Fong. Atualmente dirigida por Jos Stanley Silva Arruda.

Com relao infraestrutura da Escola possvel relatar que atualmente, a mesma apresenta um espao fsico amplo, distribuindo-se em nove salas de aula, uma cozinha, uma secretaria, uma diretoria, uma biblioteca, um laboratrio de informtica (que est desativado e a sala permanece fechada, sem nenhuma utilidade), uma sala de professores, um depsito para merenda escolar, um ptio, banheiros e uma quadra poliesportiva. O educandrio conta com o conselho escolar composto por um representante de pais de aluno, um professor, um representante dos alunos, um funcionrio e um diretor. O mesmo tem como objetivo estimular uma maior integrao do processo educativo, assistindo o educador e o educando em suas necessidades a fim de melhorar quantitativamente o processo de ensino-aprendizagem. A merenda escolar tem um cardpio elaborado pela a prpria escola, com orientaes da nutricionista com a finalidade de suprir as necessidades alimentares dos alunos. A escola dispe das seguintes modalidades de ensino: Ensino Fundamental II, Ensino Mdio e a Educao de Jovens e Adultos (EJA). Com cerca de seiscentos e cinquenta alunos regulamentes matriculados, perfazendo os turnos da manh, tarde e noite, sendo duzentos e quarenta do turno da manh, duzentos e sessenta do turno da tarde e cento e cinquenta do turno da noite. O quadro de funcionrios da escola formado por trinta e trs professores, oito so do quadro efetivo e vinte e cinco so prestadores de servios, alm de um diretor, dois diretores adjuntos e trinta e trs funcionrios para atender aos trs turnos de funcionamento. O planejamento anual realizado no incio de cada ano letivo, com um encontro geral por turno, para definies de atribuies do plano global na ntegra e, bimestralmente, so realizados encontros com o objetivo de discutir diversos assuntos, como: temas para execuo de projetos, verificao dos dirios de classe, anlise das dificuldades encontradas no dia-a-dia e orientao das atividades relativas s comemoraes cvico-sociais, integrando as de estudos. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio Plnio Lemos foi o primeiro estabelecimento de ensino do municpio, tendo como fundadores: Antnio Agripino da Costa, Jos Barros Dantas e Francisco Borba de Oliveira e chamava-se inicialmente Ginsio Comercial Plnio Lemos, em agradecimento ao apoio recebido do ento deputado. Fundada em 1966, seu primeiro diretor foi Evaldo Gonalves de Queiroz e o atual Edval Edson da Silva. Ao longo dos tempos foi mantido, com muitas dificuldades pela fundao padre Ibiapina, e na primeira administrao do prefeito Orlando Dantas de Miranda foi municipalizado e teve o ensino mdio implantado, s depois foi estadualizada pelo governador em exerccio Carlos Marques Dunga.
7

No que diz respeito estrutura fsica da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio Plnio Lemos, possvel narrar que atualmente ela conta com um amplo espao fsico distribuindo-se em uma rea livre descoberta, treze salas de aula, uma sala da direo, uma cantina, quatro banheiros sendo dois masculinos e dois femininos, uma sala para professores, uma secretaria, uma biblioteca pequena e um auditrio. As aulas de educao fsica so realizadas de forma terica, em sala de aula mesmo, por falta de um espao fsico adequado. Segundo o diretor Edval Edson da Silva, h um ginsio de esportes, mas o mesmo dividido com as escolas do municpio e, portanto d choque de horrio com as aulas do Plnio Lemos e a prioridade das escolas municipais. Observa-se que ao lado da escola h uma quadra, mas est em runas, correndo o risco de algum acidente. A escola possui um projeto poltico pedaggico que foi elaborado em parceria com o corpo docente. O planejamento escolar acontece periodicamente com todos os professores para que as questes da escola como tambm as questes dos professores e alunos sejam discutidos. So promovidos ao longo do ano letivo alguns eventos tais como: gincanas, olimpada de matemtica, desfile de sete de setembro e prespio de natal. Esse estabelecimento de ensino disponibiliza para a populao puxinaniense as seguintes modalidades de ensino: ensino fundamental II, o Ensino Mdio e educao de jovens e adultos (EJA), este apenas no turno da noite. A escola tem cerca de mil e seiscentos (1600) alunos nos trs turnos. O quadro de funcionrios da escola formado por quarenta e sete professores, onde quatorze so do quadro efetivo e trinta e trs so prestadores de servios, alm de um diretor, dois diretores adjuntos e vinte e sete funcionrios para atender a todos os alunos matriculados. A escola mantida pela Secretaria de Educao e Cultura do Estado da Paraba e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE). A gesto das atividades desenvolvidas na escola de responsabilidade da direo em parceria com professores, alunos, pais e a comunidade, o planejamento didtico feito por professores e orientadores pedaggicos. O Conselho Escolar o rgo mximo ao nvel da escola e tem funes consultivas, deliberativa e fiscalizadora, com prvia consulta aos seus pares e constitudo pelo Diretor da Escola, como membro nato, ou seu substituto legal indicado e por cinco pais de alunos, quatro alunos, sete professores e dois funcionrios e seus respectivos suplentes, eleitos por seus pares. O mandato de cada membro do Conselho Escolar tem a durao de dois anos.

2.3.

COMUNIDADES ATENDIDAS PELAS ESCOLAS


8

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio Deputado lvaro Gaudncio de Queiros, localizada na zona urbana no municpio de Campina Grande , estado da Paraba, atende a alunos provenientes da rea urbana do referido municpio. A comunidade local participa ativamente das decises da escola atravs das reunies escolares, onde os pais ajudam a decidir sobre as atividades, buscando sempre melhorias para os educandos. Por sua vez, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio Plnio Lemos, localizada na zona urbana no municpio de Puxinan Paraba, atende a uma diversidade de alunos proveniente da zona urbana e da zona rural do municpio, prevalecendo grande maioria da zona urbana. A comunidade atendida participa da atual gesto emitindo opinies, participando dos eventos e participando das reunies de pais e mestre.

3.0 RELATOS DE EXPERINCIA

3.1. CARACTERIZAES DAS TURMAS No estgio supervisionado I, as atividades foram desenvolvidas no 8 ano. A turma era numerosa e barulhenta. Os alunos eram desinteressados e no se preocupavam em exercitar e estudar o contedo em casa, dificultando assim o processo de ensinoaprendizagem. Alguns deles estavam ali para estudar e outros iam apenas para conversar e bagunar, aparentemente no queriam nada com a vida. Assim, o trabalho com essa turma foi mais delicado. Para tentar prender a ateno e despertar o interesse pelos alunos nas aulas, foram feitas dinmicas e os contedos foram abordados de forma mais contextualizada no que diz respeito s prticas sociais. Um grande obstculo enfrentado nesta turma foi o de cumprir com o que estava previsto no plano de estgio. De um lado tinha que avanar nos contedos, devido aos inmeros feriados e dias sem aula que tivemos nesse perodo, para que assim mais na frente o aluno no se sentisse prejudicado. Por outro lado, muitas vezes havia a necessidade de recuar, explicar vrias vezes o mesmo contedo e rever assuntos que eles no lembravam mais, porque muitos no estavam entendendo nada. No estgio supervisionado II, as atividades foram desenvolvidas no 9 ano A e B. As turmas eram relativamente pequenas. A turma do 9 ano B foi a turma que apresentou ser o maior obstculo. Era uma turma que todos os professores comentavam
9

a respeito do mau comportamento dos alunos. A faixa etria de idade era bastante heterogenia e a maioria deles j haviam sido reprovados, alm de ser muito bagunceira. De instantes em instantes era necessrio interromper a aula para chamar a ateno deles, mas logo depois eles comeavam a bagunar e conversar novamente. Entre eles haviam uma faixa, cerca de cinco alunos, que realmente queriam estudar, enquanto que a grande maioria s queria brincar. J com a turma do 9 ano A foi mais fcil de trabalhar. Todos os alunos tinham em mdia uma mesma faixa etria de idade. A turma era participativa e apresentava um bom comportamento. O nico aborrecimento aconteceu devido uma aluna. Em vrias ocasies, a aluna foi chamada ateno devido ao mau comportamento e do desrespeito atribudo com palavras. Algumas das vezes, essa situaes acabavam na diretoria, que intervinha advertindo e chegando a punir a aluna. No estgio supervisionado III, as atividades foram desenvolvidas nas turmas do 2 e 3 anos. As turmas eram numerosas, em mdia quarenta alunos, com uma faixa etria de idade homognea. As turmas eram boas de trabalhar, com alunos interessados e participativos, que faziam os exerccios propostos e prestavam ateno nas aulas. A turma era concentrada e no apresentava problemas quanto indisciplina. Esse fator contribuiu na exposio dos contedos e no cumprimento das atividades que estava previsto no plano de trabalho e no planejamento do curso elaborado junto ao professor regente Edo estgio. O planejamento elaborado no inicio do estgio foi desenvolvido sem maiores alteraes, mas um ponto bastante negativo vale a pena ressaltar: o baixo nvel de aprendizado dos alunos nos assuntos das sries iniciais do Ensino fundamental II. O que mais chamou ateno era dificuldade de que eles tinham com relao de sinal e operaes bsicas com nmeros racionais, por isso sempre tinha que estar revisando tais assuntos.

3.2 PLANEJAMENTOS Nos estgios supervisionados I, II e III, os planejamentos foram elaborados a partir dos contedos a serem abordados. Nos estgios I e II, os planos de aula foram elaborados diariamente, j no estgio III foram elaborados semanalmente, devido carga horria que era maior. No estgio supervisionado II, os planejamentos comearam juntamente com o ano letivo da escola, o que facilitou a organizao do plano de trabalho e a preparao das aulas. Assim, comeamos as atividades nas turmas ministrando os contedos, que foram: potncia e suas propriedades. J nos estgios supervisionado I e III, o plano de trabalho e o plano de curso foram elaborados adequando-os ao plano de curso da professora da turma, dando apenas continuidade ao trabalho j iniciado anteriormente, trabalhando sempre em consonncia com ela. Nesses estgios, iniciamos com a observao e assessoramento professora responsvel pelas turmas onde as atividades seriam desenvolvidas. Acreditamos que essa estratgia no provoca impactos ou
10

estranheza nas turmas, uma vez que os alunos j estariam familiarizados com o estagirio. Na turma do 8 ano, no estgio supervisionado I, foram trabalhados os contedos de reas de figuras planas, equaes e inequaes do 1 grau. No estgio supervisionado III, na turma do 2 ano, damos continuidade ao assunto de trigonometria, trabalhando a trigonometria na circunferncia trigonomtrica. J na turma do 3 ano, ministramos o contedo de polinmios. Para a elaborao dos planos de aula nos estgios supervisionados I, II e III foram utilizados os livros didticos adotados pelas escolas. O livro adotado pela escola no primeiro estgio supervisionado foi o do projeto Ararib, da editora Moderna, 1 edio, So Paulo 2006. No estgio supervisionado II, o livro adotado foi o de Giovanni e Castrucci da coleo A Conquista da Matemtica, da editora FTD, edio renovada, So Paulo - 2009, j os livros utilizados no estgio supervisionado III, nas turmas do 2 e 3 anos, foram os de Giovanni e Bonjorno da coleo Matemtica Completa, da editora FTD, 2 edio renovada, So Paulo 2005.

3.3. METODOLOGIA Os procedimentos metodolgicos nos estgios supervisionados I, II e III, fundamentavam-se em aulas expositivas e dialogadas, seguidas de atividade. Assim, o contedo era introduzido atravs da teoria, seguido de explanao de exemplos, depois era proposta uma atividade para verificar a aprendizagem do aluno (individual ou em grupo) e por fim era feita a discusso das solues das atividades. Sempre que possvel era apresentado situaes reais usando o contedo exposto. O Geogebra um programa de geometria dinmica, que permite realizar construes utilizando pontos, vetores, segmentos, retas, sees cnicas assim como funes e alterar todos esses objetos dinamicamente aps a construo estar finalizada. Por outro lado, podem ser includas equaes e coordenadas diretamente. Desse modo, o GeoGebra capaz de lidar com variveis para nmeros, vetores e pontos, derivar e integrar funes e ainda oferece comandos para encontrar razes e pontos extremos de uma funo. Com isso, o programa rene as ferramentas tradicionais de Geometria, com outras mais adequadas lgebra e ao Clculo. Assim tem a vantagem didtica de apresentar, ao mesmo tempo, duas representaes diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si: a sua representao geomtrica e a sua representao algbrica. Foi criado por Markus Hohenwarter para ser utilizado em ambiente de sala de aula.

11

Na turma do 2 ano, no estgio supervisionado III, utilizamos o software Geogebra para estimular a aprendizagem e despertar interesse pela turma sobre o contedo a ser ministrado. Na ocasio, mostramos o seno e cosseno de um arco na circunferncia trigonomtrica, seus valores notveis e em que quadrantes so positivos e negativos. A aula foi muito proveitosa e o resultado final com a turma foi muito satisfatrio, pois atravs do geogebra os alunos conseguiram ter uma visualizao melhor que no quadro.

3.4. AVALIAO Nos estgios supervisionados I, II e III, a avaliao foi realizada em um processo contnuo a fim de diagnosticar a aprendizagem do aluno e tambm avaliar o processo de ensino. Os instrumentos de avaliao foram: As atividades propostas, que permitiram obter informaes sobre habilidades cognitivas, atitudes e procedimentos dos alunos em situaes naturais e espontneas; Prova formal, contemplando questes discursivas abertas. Durante o estgio contou-se tambm a participao efetiva do aluno (assiduidade, pontualidade e participao), leitura prvia de textos, produes individuais e coletivas, e a integrao. 3.5. INTERVENES EM SALA DE AULA Nos assuntos abordados nas sries dos estgios, primeiro eram expostas as definies e depois sua aplicao atravs de exemplos. Os exerccios propostos, na maioria das vezes, eram feitos em sala de aula, uma vez que esta metodologia permitia acompanhar e orientar individualmente cada aluno. Na resoluo das atividades, a discusso era feita de forma clara e sucinta no quadro. Questo por questo era corrigida, e assim, o aluno ia acompanhando e fazendo as devidas correes no caderno. Na hora das discusses das atividades, enfatizvamos as interpretaes das questes, para que o aluno soubesse o que estava sendo pedido. Quando era realizada a avaliao escrita, na aula seguinte fazia questo de resolver a prova no quadro, para que o aluno percebesse onde foi o seu erro e como seria a forma correta de soluo da questo.

12

4.0.

LIVRO DIDTICO

No estgio supervisionado I, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio Deputado lvaro Gaudncio de Queiroz, na turma do 8 ano, o livro didtico utilizado foi o do projeto Ararib, da editora Moderna, 1 edio, So Paulo 2006. Na obra, diferentes significados de conceitos so explorados com contextualizaes, dentro da prpria Matemtica e em relao Histria da Matemtica, a outras reas de conhecimento e s prticas sociais contemporneas. As atividades introdutrias dos captulos permitem o resgate de conhecimentos anteriores dos alunos, e as atividades finais contribuem para o desenvolvimento da autonomia. As unidades so iniciadas com questionamentos aos alunos, com o objetivo de estabelecer relaes entre os seus conhecimentos prvios e o que ser abordado. Cada tpico comea por apresentar um problema contextualizado, porm h poucas oportunidades para que os alunos se dediquem novas descobertas, pois a soluo do problema dada em seguida. Na obra, so encontradas muitas situaes que permitem ao aluno desenvolver e registrar estratgias prprias, tanto com problemas abertos como com desafios.

13

A coleo privilegia a sistematizao de procedimentos e algoritmos em detrimento da dimenso conceitual da Matemtica. H, ainda, uma pequena oferta sobre clculo mental e estimativas e tambm so poucas as que pedem o uso de recursos tecnolgicos, como a calculadora. A interao entre alunos estimulada. Durante o estgio supervisionado II, realizado nas turmas do 9 ano A e B da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio Plnio Lemos, foi utilizado o livro didtico de Giovanni e Castrucci da coleo A Conquista da Matemtica, da editora FTD, edio renovada, So Paulo 2009. Na introduo e nos desenvolvimentos dos conceitos e procedimentos, a obra recorre a diversos textos de histria da Matemtica e de outras reas do conhecimento. Alguns desses textos favorecem a contextualizao dos contedos e a construo da cidadania. Os conceitos e procedimentos so introduzidos por meio de exemplos, seguidos de sistematizao dos resultados. Alm disso, h destaques para regras e algoritmos, com pouco espao para o aluno formular conjecturas e exercitar a criatividade. Na obra, privilegia-se a apresentao formal dos contedos e dada nfase a habilidades de clculo, com raras atividades envolvendo o clculo mental e estimativas, bem como as que solicitam a utilizao de materiais didticos ou da calculadora. No livro, so valorizadas definies e so enunciadas propriedades com uso de simbolismo, algumas vezes, dispensveis. Um ponto positivo a explicao da origem e o significado de algumas palavras, o que pode contribuir para aumentar o vocabulrio do estudante. A obra bem organizada e feito um bom uso de cores para diferenciar e destacar contedos importantes. As ilustraes, de diversos tipos, so pertinentes e favorecem a compreenso dos contedos. J nas turmas do 2 e 3 anos, no estgio supervisionado III, o livro didtico disponvel foi o de Giovanni e Bonjorno da coleo Matemtica Completa, da editora FTD, 2 edio renovada, So Paulo 2005. No livro os autores iniciam cada captulo com uma situao-problema, com o objetivo de estimar a efetiva participao do aluno na formulao do conhecimento a ser representado. Na sistematizao terica aplicado o modelo clssico: definies exemplificadas, afirmaes com ou sem validao e ilustraes de procedimentos, regras e aplicaes. Os captulos so finalizados com sees de exerccios de fixao e de recapitulao, muitos deles envolvendo situaes do cotidiano, o que torna a matemtica mais interessante do ponto de vista atual, em que se prioriza a contextualizao e aplicao dos contedos prtica do dia-a-dia.

14

Os recursos didticos disponibilizados na coleo constituem-se apenas de exerccios e textos para leitura. A linguagem, incluindo a terminologia tcnica, precisa e consoante com a prtica usual. O texto possibilita o estudo individualizado, o que dificulta a interao entre os alunos. A organizao dos contedos respeita a hierarquia conceitual e dispe os temas numa ordem crescente de complexidade terica. A abordagem dos contedos simples e direta. Percebe-se, no entanto, a ausncia de exerccios provocantes, destinados a motivar o aluno no processo de aprendizagem e despertar sua curiosidade pelo assunto tratado. A coleo no foi aprovada no PNLD 2012.

5.0.

CONSIDERAES FINAIS

Nos estgios supervisionados voc pretende por em prtica o que estuda na teoria. Mas, ao entrar em sala de aula voc se depara com uma realidade totalmente diferente. Pude observar que os professores so ou esto desestimulados, por culpa da sociedade que no d o devido reconhecimento que esse profissional merece; a maioria dos alunos so desinteressados, muitas vezes desrespeitam o professor e passam aula toda atrapalhando; o tempo para ministrar as aulas curto, o que no d para abordar todo o contedo previsto naquela srie e muitas vezes a escola no oferece toda estrutura necessria para um bom processo de ensino-aprendizagem. Solues para problemas como a falta de entusiasmos dos professores, seriam: Reduzir o nmero de alunos nas salas de aulas, assim melhoraria o processo de ensinoaprendizagem e o docente teria maior facilidade de atender a cada um individualmente; Dispor de recursos didticos e de um ambiente adequado para utiliz-los; Melhoria do salrio, para que o professor na precisasse trabalhar em mais de uma escola, assim, utilizando seu tempo vago para planejar e preparar as aulas, corrigir as atividades e se qualificar. Essa experincia foi muito importante para a minha formao como docente. No tive dificuldades com os contedos, nem com a interao professor-aluno. Pude perceber a grande dificuldade que a maioria dos alunos tem com a Matemtica e como
15

eles acham que um bicho papo. Muitas vezes a culpa est no professor, que apresenta ao aluno uma disciplina apenas abstrata, esquecendo de mostrar sua importncia e as aplicaes no cotidiano. Portanto, importante trabalhar essa disciplina de forma contextualizada, no que diz respeito s prticas sociais e a outras reas do conhecimento. Aprendi que o professor como mediador do conhecimento tem que se impor em sala de aula, dominar bem o contedo, respeitar os alunos, ser interativo, comunicativo e dinmico. Aprendi tambm que o professor tem que respeitar o ritmo da turma, e no s jogar contedos sem nem se importar se os alunos esto aprendendo ou no. O professor tem que ser paciente, pois o que fcil para um, pode ser difcil para o outro. Enfim, acima de tudo tem que amar o que faz. Acredito que alcancei meus objetivos e que meu trabalho tenha sido reconhecido por todos. Nunca passou pela minha cabea que um dia eu seria uma professora de Matemtica. No meu Ensino Fundamental II, eu tive um timo professor, que me inspirou muito e fez com que eu gostasse cada vez mais da disciplina, embora eu sempre tivesse afinidades com a matria. Quando prestei vestibular optei por odontologia, que foi o que eu sempre almejei, e Matemtica, por falta de opo e por apenas gostar. Como s passei para o curso de licenciatura em Matemtica, decidi cursar. Mas a cada perodo que passava eu ia me encantando cada vez mais, e com os estgios supervisionados, eu percebi que essa profisso o que eu quero hoje. Simplesmente eu sou apaixonada pelo ensino da Matemtica. 6.0. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

PAULA, Janaina Nunes de: Relatrio do Estgio Supervisionado I UFCG, Paraba, 2010.

PAULA, Janaina Nunes de: Relatrio do Estgio Supervisionado II UFCG, Paraba, 2011.

PAULA, Janaina Nunes de: Relatrio do Estgio Supervisionado III UFCG, Paraba, 2011.

GIOVANNI, J. R.; BONJORNO, J. R.; Matemtica Completa. 2 ano - 2. ed. Renov. So Paulo: FTD, 2005.

16

GIOVANNI, J. R.; BONJORNO, J. R.; Matemtica Completa. 3 ano - 2. ed. Renov. So Paulo: FTD, 2005. GIOVANNI JR, J. R; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemtica. 9 ano - Ed. Renovada. So Paulo: FTD, 2009. Projeto Ararib Matemtica. 8 srie - 1 Ed. So Paulo: Moderna, 2006.

17

You might also like