You are on page 1of 16

[Digite texto]

Dilatao Linear
Quando os corpos so submetidos a uma variao de temperatura eles dilatam, ou seja, sofrem aumento ou diminuio nas suas dimenses. Vale deixar bem claro que essa variao bem pequena, e que muitas vezes ela no perceptvel a olho nu, necessitando, assim, de equipamentos, como o microscpio, para poder visualizar. Os corpos dilatam quando sofrem aumento na sua temperatura. Sabe-se que quando ocorre a variao da temperatura do corpo, os tomos que o constituem se agitam mais, com isso a distncia mdia entre eles aumenta. Assim sendo, o corpo ganha novas dimenses, ou seja, ele se dilata. De uma forma geral, todos os corpos se dilatam aps serem aquecidos e se contraem aps terem sua temperatura reduzida. A dilatao linear aquela em que ocorre variao em apenas uma dimenso, ou seja, o comprimento do material. Imagine a seguinte situao: uma barra de metal de comprimento Li temperatura ti, aquecida at uma determinada temperatura tf. O que se percebe que a barra, aps o aquecimento, no tem mais o mesmo comprimento, ou seja, ela sofreu uma variao na sua dimenso, no seu comprimento, ela se dilatou. Veja:

Onde L = Lf Li a variao do comprimento, ou seja, a dilatao linear da barra. E t = tf ti a variao da temperatura da barra. Experimentalmente verifica-se que: - o comprimento inicial (Li) proporcional temperatura inicial (ti); - o comprimento final (Lf) proporcional temperatura final (tf); - a dilatao linear depende do material que constitui a barra. Mediante essas constataes foi determinada a seguinte equao para dilatao linear dos corpos: L = Li t, onde denominada de coeficiente de dilatao linear, uma constante caracterstica do material que constitui o corpo. Por exemplo, para o alumnio temos que = 0,000023 por C (ou C-1), isso quer dizer que o alumnio dilata 23 milionsimos de seu comprimento a cada 1C de variao na sua temperatura, ou seja, uma dilatao muito pequena e que possivelmente s pode ser vista em microscpio. Por Marco Aurlio da Silva

http://www.brasilescola.com/fisica/dilatacao-linear.htm

[Digite texto]

Nesta experincia tentaremos modelar um dos fenmenos bsicos da termodinmica o da expanso dos materiais quando aquecidos. 1. OBJETIVO: Fazer uma aproximao linear para modelarmos o fenmeno de dilatao linear de metais.

2. FUNDAMENTAO TERICA: A equao que ser usada :

onde

L0 o comprimento inicial da barra e o coeficiente de dilatao linear do corpo.

FIGURA 1. Desenho esquemtico do aparato experimental usado nas medidas dos coeficientes de dilatao trmica de metais.

[Digite texto]

3. PROCEDIMENTO: 3.1. Montar o sistema para mediar a dilatao linear de um cano conforme desenho 1. 3.2. Primeiro mede-se a temperatura inicial T0 e o comprimento inicial do tubo L0. 3.3. Medir a variao no comprimento em funo da temperatura. A sugesto medir a temperatura para quatro L, alm das medidas Lmx. Tmx. e L = 0 Tamb. Totalizando cinco medidas (5). 3.4. Para realizar estas medidas devemos , primeiramente aquecer o cano de metal ,o qual mediremos a dilatao, at a temperatura mxima. 3.5. Como temos dois termmetros, para cada medida de temperatura devemos fazer a mdia dos dois valores lidos. 3.6. A temperatura mxima corresponder a um Lmx. mximo. Neste estgio tanto as temperaturas, em ambos termmetros, e o L devem estabilizar.

[Digite texto]

3.7. Aps alcanada a temperatura mxima e o Lmx., anotamos estas medidas ( e Lmx).

3.8. Escolhemos quatro valores entre Lmx e L = 0. 3.9. Desligamos o aquecedor dagua ( sugere-se retirar o kitasato do fogareiro) e medimos as temperaturas (T1 eT2) para os L escolhidos. 4. TAREFAS 4.1. Aps obter as medidas calcular as mdias das variveis e montar uma tabela de L x T, onde T = T Tamb.. 4.2. Fazer um grfico de L x T e aproximar dos pontos obtidos uma reta. 4.3. Calcular o coeficiente angular da reta. 4.5. Relacionar o coeficiente angular da reta com coeficiente de dilatao linear 4.6. Comparar os valores obtidos com os valores do coeficiente de dilatao linear tirados de uma tabela e calcular o erro relativo dos valores obtidos em relao aos da tabela.

TABELA 1. Alguns valores do coeficiente de dilatao linear de slidos.


SUBSTNCIA Alumnio Lato Cobre
4

(1/ 0C) 23 x 10-6 19 x 10-6 17 x 10-6

[Digite texto]

Ao Vidro comum

11 x 10-6 9 x 10-6

http://hermes.ucs.br/ccet/defq/mlandreazza/praticaII/Dilata01.htm#OBJETIVO:

Dilatao Linear
Aplica-se apenas para os corpos em estado slido, e consiste na variao considervel de apenas uma dimenso. Como, por exemplo, em barras, cabos e fios. Ao considerarmos uma barra homognea, por exemplo, de comprimento inicial . Quando esta temperatura aumentada at uma (> ). (> passa a ter um comprimento a uma temperatura

), observa-se que esta barra

Com isso possvel concluir que a dilatao linear ocorre de maneira proporcional variao de temperatura e ao comprimento inicial . Mas ao serem analisadas barras de dimenses iguais, mas feitas de um material diferente, sua variao de comprimento seria diferente, isto porque a dilatao tambm leva em considerao as propriedades do material com que o objeto feito, este a constante de proporcionalidade da expresso, chamada de coeficiente de dilatao linear (). Assim podemos expressar:

A unidade usada para o inverso da unidade de temperatura, como: Alguns valores usuais de coeficientes de dilatao linear: Substncia Chumbo Zinco Alumnio Prata Cobre Ouro Ferro Platina Vidro (comum)

[Digite texto]

Tungstnio Vidro (pyrex)

Lmina bimetlica
Uma das aplicaes da dilatao linear mais utilizadas no cotidiano para a construo de lminas bimetlicas, que consistem em duas placas de materiais diferentes, e portanto, coeficientes de dilatao linear diferentes, soldadas. Ao serem aquecidas, as placas aumentam seu comprimento de forma desigual, fazendo com que esta lmina soldada entorte. As lminas bimetlicas so encontradas principalmente em dispositivos eltricos e eletrnicos, j que a corrente eltrica causa aquecimento dos condutores, que no podem sofrer um aquecimento maior do que foram construdos para suportar. Quando curvada a lmina tem o objetivo de interromper a corrente eltrica, aps um tempo em repouso a temperatura do condutor diminui, fazendo com que a lmina volte ao seu formato inicial e reabilitando a passagem de eletricidade.

Representao grfica
Podemos expressar a dilatao linear de um corpo atravs de um grfico de seu comprimento (L) em funo da temperatura (), desta forma:

O grfico deve ser um segmento de reta que no passa pela origem, j que o comprimento inicial no igual a zero. Considerando um ngulo como a inclinao da reta em relao ao eixo horizontal. Podemos relacion-lo com:

Pois:

http://www.sofisica.com.br/conteudos/Termologia/Dilatacao/linear.php

[Digite texto]

Dilatao Linear
Por Thomas Carvalho
Quando corpos so submetidos variao de temperatura, estes sofrem variaes de suas dimenses. Para estudo de corpos onde a variao ocorre em apenas uma dimenso ser denominado variao, ou dilatao linear, por exemplo uma barra e posta sob a ao de uma chama. Deve-se dizer que todas as variaes so lineares porem na dilatao linear a sua ocorrncia ser predominante. Experimentalmente foi concludo que a variao do comprimento L de uma barra ao ser aquecida diretamente proporcional a seu comprimento inicial L0.

A variao do comprimento L de uma barra ao ser aquecida diretamente proporcional variao de temperatura por ela sofrida T.

A variao do comprimento L de uma barra ao ser aquecida depende do material que ela constituda ( ) .

Com estas trs constataes podemos concluir que:

Por exemplo, uma barra que possua L0 = 100 cm e sofra uma variao de temperatura da ordem de 100C, e que seja feita de um material de comprimento de: , onde . = 1,210-5, sofrer uma variao de

Note que para o exemplo acima omitimos a unidade para o coeficiente de dilatao linear ( ) , agora iremos encontrar sua unidade.

[Digite texto]

Podemos definir uma formula que conseqncia direta de Lembramos que , assim:

Note que a equao acima uma funo do 1 grau que ter um termo geral como o representado abaixo.

http://www.infoescola.com/fisica/dilatacao-linear/

Dilatao trmica
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Este artigo ou se(c)o cita fontes fiveis e independentes, mas elas no cobrem todo o texto (desde maio de
2011). Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiveis e independentes, inserindo-as em notas de rodap ou no corpo do texto, nos locais indicados. Encontre fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Em fsica, dilatao trmica o nome que se d ao aumento do volume de um corpo ocasionado pelo aumento de sua temperatura, o que causa o aumento no grau de agitao de suas molculas e consequente aumento na distncia mdia entre as mesmas. A dilatao ocorre de forma mais significativa nos gases, de forma intermediria nos lquidos e de forma menos explcita nos slidos, podendo-se afirmar que: Dilatao nos gases > Dilatao nos lquidos > Dilatao nos slidos.

[Digite texto]

ndice
[esconder]

1 Conceitos 2 Coeficiente de dilatao trmica

o o

2.1 Frmula genrica: materiais isotrpicos 2.2 Tensor de dilatao trmica: materiais anisotrpicos

3 Tipos de Dilatao

3.1 Dilatao Linear

4 Coeficientes de dilatao linear

4.1 Dilatao superficial

4.1.1 Frmula

4.2 Dilatao volumtrica

5 Bibliografia 6 Ver tambm 7 Referncias

[editar]Conceitos
Temperatura uma grandeza fsica pela qual avaliamos o grau de agitao trmica das molculas de uma substncia (slida, lquida ou gasosa). As escalas utilizadas em tal avaliao podem ser a escala Celsius ou a Kelvin, que so centgrados, ou seja, a diferena entre o ponto de fuso e o ponto de ebulio da gua igual a cem divises de escala. Alm dessas, existe a escala Fahrenheit. Calor a energia trmica em trnsito provocada por diferenas de temperaturas, ou seja, se dois corpos, em temperaturas diferentes, forem postos juntos (contato trmico), a energia trmica do corpo de maior temperatura ser transferida espontaneamente para o corpo de menor temperatura. Essa energia deslocada chamamos calor. Conceitualiza-se dois tipos de calor (abreviado pela letra Q): o calor sensvel, que a quantidade de calor que um corpo cede ou absorve, provocando apenas variao de temperatura, e o calor latente ou oculto, que a quantidade de calor cedida ou absorvida provocando apenas mudana no estado fsico. Existem trs formas de transmisso de calor: conduo trmica, quando a energia transportada de molcula a molcula (sem que estas sejam deslocadas), encontrada em slidos; conveco trmica, que ocorre em substncias fluidas (lquido+gasoso), e irradiao trmica, que o calor transferido ou irradiado como ondas eletromagnticas (ondas de calor, calor radiante). Ocorre, por exemplo, entre o Sol e a Terra. Este fato explica o motivo das garrafas trmicas utilizarem uma camada espelhada de metal e uma aproximao do vcuo. Com a aproximao do vcuo a transfercia de

[Digite texto]

calor por conduo ou conveco ser muito reduzida (seria impossvel se fosse um vcuo perfeito), e a parte espelhada evita a passagem de calor por irradiao.

[editar]Coeficiente [editar]Frmula

de dilatao trmica

genrica: materiais isotrpicos

Nos materiais isotrpicos pode-se calcular a variao de comprimento, e conseqentemente de rea e volume, em funo da variao de temperatura:

variao do comprimento em metros (m) ; coeficiente de dilatao linear em 1/Kelvin ( comprimento inicial em metros (m) ; variao de temperatura em Kelvin (K) ou em graus Celsius (C). Nota: Visto que se utiliza uma variao, uma diferena, indiferente que a unidade de medida da temperatura seja graus Celsius ou Kelvin pois ambas so centigradas. Se o coeficiente de dilatao for dado em Fahrenheit, a temperatura do clculo deve ser tambm Fahrenheit. );

[editar]Tensor

de dilatao trmica: materiais anisotrpicos

Os materiais cristalinos no cubicos apresentam uma dilatao anisotrpica:o seu coeficiente de dilatao varia com a direo. Para descrever a sua dilatao recorre-se a

um tensor simtrico de ordem 2:

Por exemplo, para uma rede triclnica necessrio conhecer seis coeficientes de dilatao ortogonais, que no tm necessariamente que coincidir com os eixos do cristal.A dilataa termica causada pela fadiga do material em atrito com o corpo. o caso do chocolate derretido. Os valores prprios do tensor de dilatao trmica ou coeficientes de dilatao linear principais tensor: , e , permitem obter o coeficiente de dilatao volmica trao do

[editar]Tipos

de Dilatao

Quanto dilatao dos corpos, esta de trs tipos, uma vez que existem trs estados fsicos da matria (slido, lquido e gasoso).

10

[Digite texto]

[editar]Dilatao

Linear

Na dilatao linear (uma dimenso), o comprimento de uma barra aumenta linearmente. As barras dos trilhos ferrovirios so feitas com um espaamento para a dilatao no causar problemas. No que as barras dos trilhos ferrovirias sejam feitas no calor, mas para evitar que, com a dilatao trmica, o trilho seja retorcido, j no inverno, com as baixas temperaturas, os trilhos se "retraem", fazendo com que o espaamento entre os trilhos aumente, vale lembrar tambm que a dilatao no um fenmeno visvel, variando de acordo com o material e a temperatura. A dilatao linear apenas terica, sendo que para que algo exista ele deve ser tridimensional, numa dilatao a matria ira dilatar em trs dimenses, mas como no possvel calcular essa dilatao, adota-se somente o calculo da dilatao linear.

[editar]Coeficientes

de dilatao linear

Os coeficientes de dilatao linear de algumas substncias e elementos qumicos[1] [2]a seguir indicados aplicam-se faixa de temperaturas indicada. Quando no indicada presume-se uma temperatura ambiente. Na realidade estes coeficientes variam com a temperatura mas assume-se a sua exatido na faixa indicada. Nota: clicando em cada um dos ttulos possvel reordenar a tabela.

Substncia

10^-6(mx.)

10^-6(min.)

Faixa de temperaturas

Glio

120,0

vgv

ndio

32,1

Zinco e suas ligas

35,0

19,0

100 C-390 C

Chumbo e suas ligas

29,0

26,0

100 C-390 C

Alumnio e suas ligas

25,0

21,0

100 C-390 C

Lato

18,0

21,0

100 C-390 C

Prata

20,0

100 C-390 C

11

[Digite texto]

Ao inoxidvel

19,0

11,0

540 C-980 C

Cobre

18,0

14,0

100 C-390 C

Nquel e suas ligas

17,0

12,0

540 C-980 C

Ouro

14,0

100 C-390 C

Ao

14,0

10,0

540 C-980 C

Cimento(concreto)

[3]

6,8

11,9

Temp. ambiente

Platina

9,0

100 C-390 C

Vidro(de janela)

[4]

8,6

20 C-300 C

Cromo

4,9

Tungstnio

4,5

Temp. ambiente

Vidro Pyrex

[5]

3,2

20 C-300 C

Carbono e Grafite

3,0

2,0

100 C-390 C

Silcio

2,6

Quartzo fundido

[6]

0,6

[editar]Dilatao superficial Na dilatao superficial (superfcie = rea, logo, neste caso temos duas dimenses). A dilatao do comprimento e da largura de uma chapa de ao superficial. Se um disco ou chapa com um furo central dilatar, o tamanho do furo e da chapa aumentam

12

[Digite texto]

simultaneamente. Ou seja, aquela em que predomina a variao em duas dimenses, isto , a variao da rea. [editar]Frmula A = . Ao . ... s=s [editar]Dilatao volumtrica Na dilatao volumtrica (calcula-se o volume, logo trs dimenses: altura, largura e comprimento). A dilatao de um lquido ou de um gs volumtrica. O coeficiente de dilatao volumtrica dado da seguinte forma: Coeficiente de dilatao linear X 3 (o nmero trs representa as dimenses altura, largura e comprimento) encontrando um novo valor que utilizado nos calculos onde se verifica a variao do volume. [editar]Bibliografia http://www.brasilescola.com/fisica/dilatacao-termica-calorimetria.htm Brasil escolacalorimetria

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilata%C3%A7%C3%A3o_t%C3%A9rmica

Dilatao Linear

Projeto Pr-Cincia/FAPESP Prof. Dr. Elso Drigo Filho Prof. Dr. Jos Roberto Ruggiero

DILATAO LINEAR
Objetivo:

Observar a dilatao de slidos e obter o coeficiente de dilatao linear do cobre.

13

[Digite texto]

Teoria:

Os corpos slidos so compostos de molculas ou tomos unidos por foras de natureza eltrica e que podem vibrar em torno de uma posio de equilbrio. O aumento da temperatura gera uma maior amplitude destas vibraes e com isso o slido aumenta de tamanho ou dilata. O efeito inverso, a diminuio da temperatura, produz uma contrao.

A dilatao sempre se d em todas as dimenses do corpo. Entretanto, por convenincia, divide-se o seu estudo em dilatao linear, superficial e volumtrica. Esta diviso est diretamente relacionada as dimenses relevantes do processo estudado. Por exemplo, uma barra metlica em que se quer analisar seu comprimento Lo pode ser tratada como um objeto em uma dimenso. Neste caso, a variao do comprimento L depende do comprimento inicial Lo, da variao da temperatura (T) e das caractersticas do material do qual a barra feita da seguinte forma:

onde a conhecido como coeficiente de dilatao linear do material.

Para dilatao superficial e volumtrica as relaes so anlogas respeitando as dimenses estudadas. No caso superficial: S = So bT, onde S a variao da rea, So a rea inicial, T a variao da temperatura e b o coeficiente de dilatao superficial.

Experimento:

A proposta de prtica a ser realizada consiste na obteno do coeficiente de dilatao linear do cobre. Para tanto necessita-se de um tubo de cobre, dentro do qual faz-se circular vapor d'gua, um termmetro, uma rgua e montar o aparato esquematizado abaixo:

14

[Digite texto]

O procedimento adotado medir inicialmente o comprimento da barra desde o fixador at a base do ponteiro (Lo) e a temperatura ambiente (To). A gua ento aquecida at sua ebulio e o vapor atravessa o tubo na extremidade do qual colocado o bulbo do termmetro. Aps algum tempo, at atingir o equilbrio, o cobre dilata empurrando o ponteiro. A posio inicial (antes do aquecimento) e final do ponteiro marcada no papel milimetrado sob o mesmo.

Da variao da posio do ponteiro e de medidas de comprimento podemos obter a dilatao do tubo (L), da maneira indicada abaixo:

por semelhana do tringulo:

15

[Digite texto]
As distncias a, b e c so medidas com a rgua e L finalmente determinado. A temperatura final (Tf) medida pelo termmetro obtendo-se a variao da temperatura (T = Tf To).

O coeficiente de dilatao linear encontrado diretamente da relao de dilatao e com L, T e Lo encontrados. O resultado pode ser comparado com o valor tabelado.

Observaes:

1) Cuidado com gua fervente e fogo

2) O bulbo do termmetro deve estar inteiramente dentro do tubo.


Last modified on Dom, 20 de Setembro de 2009 03:42

http://webfis.zoo.ibilce.unesp.br/cdf/index.php?option=com_k2&view=item&id=78:dilata%C3 %A7%C3%A3o-linear&Itemid=59

16

You might also like