You are on page 1of 3

DEFENSORIA PBLICA GERAL DO ESTADO DO CEAR CURADORIA ESPECIAL

EXM. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2a VARA CVEL DA COMARCA DE FORTALEZA/CE.

AO: REPARAO DE DANOS PROCESSO N. 2001.02.47278-1

A CURADORIA ESPECIAL, em defesa dos interesses do ausente LUS WAGNER LEITE OLIVEIRA, citado por edital, vem perante a V. Exa. expor, para ao final requerer o que se segue: Cabe ao Curador Especial se pronunciar sobre as irregularidades ocorridas ou no no processo, caracterizando-se pela observao atenta das formalidades dos atos processuais e das condies da ao que possam ser prejudiciais ao ausente, com vista a seus direitos e interesses. Dispe a Lei Complementar estadual n. 06, de 28 de abril de 1997, que cria a Defensoria Pblica Geral do Estado do Cear, define sua competncia e d outras providncias, mais precisamente no seu art. 58, in verbis: Art. 58. O membro da Defensoria Pblica est sujeito ao regime jurdico especial estabelecido nesta lei e na Lei Complementar n. 80, de 12 de janeiro de 1994, e goza das garantias da inamovibilidade e da irredutibilidade de vencimentos, bem como de

DEFENSORIA PBLICA GERAL DO ESTADO DO CEAR CURADORIA ESPECIAL

INDEPENDNCIA no exerccio de suas atribuies.(grifei) com esse esprito de independncia funcional dos membros da Defensoria Pblica do Estado do Cear que, no obstante a contestao por negao geral subscrita pela nobre colega de labuta e apregoada s fls. 58, verificamos s fls. 53 uma cpia do mandado de citao da ao de obrigao de fazer, que teve curso perante o 5o Juizado Especial Cvel e Criminal, onde consta o endereo do promovido como sendo na R. 448 B, 82, 2 a Etapa Conjunto Cear, CEP 60531-200. Assim, havendo nos autos endereo do citando, fica afastada a realizao da citao por edital, se fazendo mister, no caso em tela, a citao deste no endereo encontrado, conforme se depreende das ementas dos julgados a seguir transcritos: AGRAVO DE INSTRUMENTO CHAMAMENTO EDITALCIO REQUISITOS LEGAIS PREENCHIDOS RECURSO PROVIDO A citao por edital se impe depois de esgotados os meios legais disponveis para a localizao e citao da representante da r. (TJMS Ag Classe B XXII N. 62.038-0 Campo Grande 3 T.C. Rel. Des. Claudionor Miguel Abss Duarte J. 14.10.1998). nula a citao edital se previamente no foram esgotados todos os meios possveis para localizao do ru. (JTA 121/354). In Negro, Theotnio, Cdigo de Processo Civil, 31a edio, Ed. Saraiva, pg. 282. Consoante ensina Nelson Nery Jnior, ao analisar o art. 231 do CPC, em sua obra Cdigo de Processo Civil Comentado, 4a edio, Ed. Revista dos Tribunais, pg. 704, temos in verbis:

DEFENSORIA PBLICA GERAL DO ESTADO DO CEAR CURADORIA ESPECIAL

Requisito bsico. Deve ser tentada a localizao pessoal do ru por todas as formas. Somente depois de resultar infrutfera que estar aberta a oportunidade para a citao por edital. Desse modo, sendo a citao ato essencial para a validade do procedimento, a lei exige que todos os requisitos sejam observados, pois a infrigncia de qualquer deles suficiente para a nulidade do ato, nos termos do art. 247 do Cdigo de Processo Civil. Observe-se que a citao vlida um pressuposto processual de existncia essencial a formao da relao jurdica, sem a qual o processo jamais chega a existir, e a sua inobservncia gera a nulidade absoluta, insanvel, imprescritvel, reconhecvel a qualquer tempo no processo e at mesmo aps o trnsito em julgado da sentena. Face ao exposto, vem a Curadoria Especial, em defesa dos interesses do promovido, buscando evitar futura nulidade de todos os atos processuais, requerer a V. Exa. que se digne de mandar citar o requerido LUIS WAGNER LEITE OLIVEIRA no endereo constante do mandado de fls. 53, sito na R. 448 B, 82, 2a Etapa Conjunto Cear, CEP 60531-200, COM OS BENEFCIOS DO ART. 172, 2O, DO CPC, a fim de que o mesmo tome conhecimento do feito e, querendo, utilize-se dos meios hbeis para sua defesa, no prazo legal, tudo como determina o ordenamento jurdico vigente. N. Termos, Pede deferimento. Fortaleza, 28 de agosto de 2003.

JEAN BATISTA FREITAS FERREIRA Defensor Pblico Substituto Curador Especial

You might also like