You are on page 1of 8

||FNDE12_002_06N867768||

CESPE/UnB FNDE

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas objetivas. Nos itens que avaliam Noes de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras, que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse e que teclar corresponda operao de pressionar uma tecla e, rapidamente, liber-la, acionando-a apenas uma vez. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
1 4

10

13

16

19

22

25

28

31

Entre 2009 e 2011, aumentou o nmero dos brasileiros ocupados, a populao mais velha trabalhou por mais tempo, mais pessoas passaram a viver sozinhas e os ndices de distribuio da renda melhoraram. Essas foram algumas das informaes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). O levantamento um bom instrumento para entender a evoluo da economia no ltimo trinio e ajuda a prospectar o futuro. O Pas ainda um dos mais desiguais do mundo, mas a desigualdade diminui desde o controle da inflao, em 1994. A maior alta nos rendimentos do trabalho (29,2%) foi registrada entre os 10% mais pobres, salvo na regio Norte. Na mdia, mais de cinco milhes de pessoas saram da faixa de pobreza. Aumentou em 3,6 milhes o nmero de empregados com carteira assinada no setor privado. No conjunto, a PNAD mostra um quadro favorvel, apesar do aumento do percentual de maiores de 25 anos de idade sem instruo (de 13% para 15,1%) e de jovens entre quinze e dezessete anos de idade que no estudam nem trabalham. O levantamento explica por que o consumo liderou a atividade econmica: a maior propenso a consumir est na populao de baixa renda, que, at ento, tinha pouco acesso a bens (eletroeletrnicos, eletrodomsticos, motos ou autos) e a servios (viagens areas, turismo, planos de sade). O aumento das contrataes de mo de obra o principal motor da ascenso social e da demanda de consumo. Novas profisses se expandem, como a de cuidadores de idosos, mas, para que os avanos se consolidem, preciso reconhecer o papel fundamental da educao.
O Estado de S. Paulo, Editorial, 25/9/2012 (com adaptaes).

7 8

9 10
1

Predomina, no texto, a estrutura textual narrativa, o que se evidencia pela alta frequncia de verbos no tempo pretrito. Depreende-se da leitura do texto que, apesar dos problemas relativos educao, a situao econmica do Brasil est melhorando e a desigualdade social est diminuindo. Prejudica-se o sentido original do texto ao se substituir a palavra propenso (R.22) por tendncia. Estaria mantida a correo gramatical do texto caso se empregasse o sinal indicativo de crase em a bens (R.24). Mecanismos de avaliao so essenciais nos casos em que o objetivo perseguir qualidade em alguma rea, particularmente quando o que est em jogo so formas de aperfeioar o sistema educacional, adequando os objetivos s necessidades de quem tem por misso ensinar e de quem est em fase de aprendizado. O poder pblico, por sua vez, precisa mostrar-se capaz de motivar todos os agentes envolvidos na rea de ensino a se integrarem nesse processo e, ao mesmo tempo, de colocar em prtica sugestes consideradas procedentes. Como ficou claro a partir da origem do Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM), por exemplo, importante aguardar um tempo considervel at que as resistncias desapaream ou, pelo menos, se atenuem. O pior dos cenrios simplesmente rechaar a ideia de qualquer avaliao no setor educacional. O poder pblico ter melhores condies de reduzir objees se conseguir passar a ideia de que as imperfeies apontadas deixaro de constituir entraves para avanos no ensino.
Zero Hora, Editorial, RS, 25/9/2012 (com adaptaes).

10

13

16

19

Em relao s ideias e estruturas lingusticas do texto, julgue os itens de 1 a 10.


1

Considerando as ideias e aspectos lingusticos do texto acima, julgue os prximos itens.


11

3 4

A palavra levantamento (R.7), empregada com funo coesiva, retoma o antecedente Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD) (R.5-6). A substituio da palavra prospectar por perscrutar prejudicaria a correo gramatical do perodo e seu sentido original. Mantm-se a correo gramatical do perodo ao se substituir a forma verbal diminui (R.11) por vem diminuindo. O perodo entre as linhas 17 e 21 permaneceria correto com a seguinte redao: No conjunto, a pesquisa mostra um quadro favorvel, embora se tenha verificado aumento do percentual de maiores de 25 anos de idade sem instruo (de 13% para 15,1%) e de jovens entre 15 e 17 anos de idade que no estudam nem trabalham. O trecho O levantamento explica por que o consumo liderou a atividade econmica (R.21-22) poderia ser reescrito, sem prejuzo do sentido ou da correo gramatical do texto, da seguinte forma: A pesquisa esclarece porque o consumo liderou a atividade econmica. O emprego de vrgula aps ocupados (R.2) justifica-se porque a orao subsequente tem natureza explicativa.

12

13 14

15 16

17

Pelos sentidos do texto, depreende-se que a palavra procedentes (R.10) est sendo empregada com o significado de provenientes e poderia, sem prejuzo para o perodo, ser por esta substituda. A argumentao do texto apresenta o pressuposto de que podem surgir posies contrrias a projetos de avaliao educacional. Em se conseguir passar a ideia (R.17-18) o se confere orao a noo de condio. A forma verbal atenuem (R.14) est no plural porque concorda com o antecedente sugestes consideradas procedentes (R.10). Depreende-se da direo argumentativa do texto que este encerra uma defesa dos mecanismos de avaliao educacional. O emprego do sinal indicativo de crase em adequando os objetivos s necessidades (R.4-5) justifica-se pela regncia do verbo adequar, que exige complemento regido pela preposio a, e pela presena de artigo definido feminino antes de necessidades. Em mostrar-se (R.7) o pronome se indica que o sujeito indeterminado.
1

Cargo 2: Tcnico em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais

||FNDE12_002_06N867768||

CESPE/UnB FNDE

Considerando as caractersticas gerais das comunicaes oficiais, julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica.
18

Pesquisas revelam que, em sua maioria, cidados que estudaram somente at o ensino fundamental tm caractersticas que revelam o seu distanciamento dos valores republicanos tm pouco esprito pblico, so a favor do assistencialismo governamental, so contra a liberdade sexual, apoiam a interveno do Estado na economia e na sociedade, so condescendentes com a censura, aceitam cegamente a hierarquia, so mais tolerantes com a corrupo.

Nas comunicaes oficiais, a assinatura deve conter apenas o nome do cargo e o do setor do rgo que a expede, e no o do ocupante do cargo, de modo a que se garanta o respeito ao princpio da impessoalidade, que deve nortear os expedientes oficiais.

19

O emprego do padro culto da lngua nas correspondncias oficiais est associado clareza e impessoalidade requerida nesse tipo de texto.
Internet:<blogspot.com.br>

20

Considerando que o texto acima constitua uma proposio lgica, Nas correspondncias oficiais, a uniformidade deve estar presente tanto no texto das mensagens por meio do emprego correto dos pronomes de tratamento e de linguagem formal e polida quanto na apresentao do expediente por meio do tipo de letra adequado, da diagramao correta, de papel uniforme, entre outros requisitos. julgue os itens seguintes.
26

A proposio Cidados que estudaram somente at o ensino fundamental possuem caractersticas que revelam o seu distanciamento dos valores republicanos logicamente equivalente a Se um Cidado estudou somente at o ensino fundamental, ento ele possui caractersticas que revelam o seu distanciamento dos valores republicanos.

21

O padro ofcio um tipo de diagramao que pode ser adotado em diversos expedientes, tais como o aviso, o memorando e a exposio de motivos.

22

Por se referirem segunda pessoa gramatical, ou seja, pessoa com quem se fala no discurso, os pronomes de tratamento requerem concordncia na segunda pessoa, estando, portanto, de acordo com a prescrio gramatical e conforme as normas de redao de documentos oficiais o seguinte trecho: Vossa Excelncia deveis incluir tais questes em vosso discurso.

27

Considere que proposio Jos estudou somente at o ensino fundamental. seja falsa. Nesse caso, a proposio Se Jos estudou somente at o ensino fundamental, ento Jos possui caractersticas que revelam o seu distanciamento dos valores republicanos. ser sempre verdadeira.

23

A transparncia e a inteligibilidade dos atos normativos so requisitos que o Brasil, como Estado de direito, deve atender em suas comunicaes oficiais.

28

A negao da proposio Cidados que estudaram somente at o ensino fundamental possuem caractersticas que revelam o seu distanciamento dos valores republicanos est corretamente expressa por Cidados que no estudaram somente at o ensino fundamental no possuem caractersticas que revelariam o seu distanciamento dos valores republicanos.

Nos itens a seguir, so apresentados trechos adaptados de correspondncias oficiais. Julgue-os quanto correo gramatical e adequao da linguagem.
24

(...) Conforme disposto no pargrafo nico da Lei n. 91.234/1991, os aposentados desta instituio tero benefcios mensais calculados com base nas alquotas referidas na tabela abaixo, valendo a partir do prximo ms e recebendo retroativo. Pois os valores da tabela anterior esto defasados e no foram atualizados. (...) Entre os 100 servidores do rgo X, 1/5 dos que foram nomeados este ano j pertenceram a outro rgo, 1/4 dos que j pertenceram a outro rgo foram nomeados este ano e 20 servidores nem foram nomeados este ano e nunca pertenceram a outro rgo. Considerando essa situao, julgue os prximos itens.
29

25

Ilustrssimo Senhor Ministro da Educao, O oramento para o programa onde professores sero capacitados a distncia est previsto para o prximo ms. Informamos que todos os setores envolvidos tem cumprido os prazos e alcanado as metas previstas. Portanto o andamento de todo o processo caminha de forma satisfatria. (...)

Menos de 9 dos servidores do rgo X foram nomeados este ano e j trabalharam em outro rgo.

30

No rgo X, a quantidade de servidores que j trabalharam em outro rgo superior de servidores que foram nomeados este ano.
2

Cargo 2: Tcnico em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais

||FNDE12_002_06N867768||

CESPE/UnB FNDE
35

Determinado tcnico instalou um pequeno servidor Windows, capaz de compartilhar arquivos e conexo ADSL, utilizando um proxy transparente, em um computador com processador Pentium 133 com 32 MB de memria RAM, sem nobreak. Para um segundo servidor, Linux, o mesmo tcnico utilizou um computador com processador Athlon 64 com 1 GB de RAM, com nobreak, e nele instalou o stio de determinada empresa, <www.empresa.com.br>. Aps sua instalao, esse stio passou a receber a mdia de 300.000 visitas dirias e cerca de 700.000 visualizaes de pgina (pageviews). Alm disso, tal stio possui frum com 1,7 milho de mensagens e 55.000 usurios registrados e sistemas de bacape e indexao de contedo e correio eletrnico (email). Com base na situao hipottica acima apresentada, julgue os itens de 31 a 36.
31

Devido ao grande volume de trfego no stio do servidor Linux, seus administradores podero optar por armazenar os dados em local do tipo nuvem (cloud storage). Esse recurso proporciona melhora no compartilhamento de arquivos entre sistemas operacionais diferentes e possibilita a recuperao de arquivos, caso ocorram problemas inesperados no equipamento fsico onde estiver instalado o servidor. Os recursos computacionais do provedor em nuvem caso essa opo fosse utilizada , uma vez que fossem agrupados, poderiam servir a mltiplos consumidores em um modelo multiuso, com recursos fsicos e virtuais diferentes.

36

Em relao aos recursos oferecidos pelo aplicativo Calc do BrOffice, julgue os itens seguintes.
37

Considerando sistema

que,

no

servidor o

com

operacional

Linux,

segmento
38

O aplicativo em questo oferece um conjunto de funes, incluindo funes lgicas, estatsticas e financeiras, para possibilitar a insero de frmulas que executem clculos complexos em seus dados. Considerando que, nesse aplicativo, a funo lgica E retorna o valor VERDADEIRO se todos os argumentos forem verdadeiros, ou retorna o valor FALSO se um dos elementos for falso, correto afirmar que a frmula =E(12<13;14>12;7<6) retornar o valor FALSO. Considerando que os dados contidos na tabela a seguir correspondam a alunos de determinada escola, na seguinte ordem das colunas: A nome; B srie; C idade; D distncia, em metros, da residncia da criana at a escola; E peso da criana, correto afirmar que a frmula =BDCONTAR(A1:E10;0;A13:E14), ao ser inserida na clula...., proporcionar a contagem de quantos alunos satisfazem a condio contida na clula D14 e mostrar o resultado dessa contagem na clula B16.
A 1 nome 2 Mauro B C D distncia 120 1100 200 1100 660 200 100 1200 900 E peso 40 42 51 48 33 42 36 44 42 srie idade 3 4 3 5 2 2 1 3 2 9 10 10 11 8 7 7 9 8

<www.empresa.com.br/forum/duvidas1de9/arq1.html> seja um endereo vlido independentemente do aplicativo de navegao adotado pelo usurio, correto inferir que o sistema de arquivos desse servidor possui um

diretrio denominado forum, composto por nove pastas, uma das quais a pasta dvidas 1 de 9, que, por sua vez, contm em seu interior o arquivo arq1.html.
32

Os sistemas operacionais Windows e Linux oferecem recursos que possibilitam separar arquivos que tratem do mesmo assunto e criar pastas ou diretrios nos discos e memrias auxiliares para gravar programas e arquivos relativos a um mesmo tema.

3 Rodrigo 4 Joo 5 Daniel 6 Pedro 7 Judas 8 Isaias 9 Jeremias 10 Irene 11 12 13 Nome 14 15 16 BDCONTAR

33

De modo semelhante ao Linux, o Windows considerado um software microbsico. Uma caracterstica desse tipo de software que, uma vez ligado o computador, ele no permanece carregado na memria at que o computador venha a ser desligado. Isso se deve ao fato de que tanto o Linux quanto o Windows alocam o hardware e o software apenas quando estes so requeridos pelo usurio.

34

Na situao hipottica descrita, o servidor com o sistema Windows mais apropriado que o empregado com Linux, pois mais vantajoso e confivel para lidar com grande volume de visitas e operaes no stio da empresa.

Srie Idade Distncia at a Escola >700

Peso

4
3

Cargo 2: Tcnico em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais

||FNDE12_002_06N867768||

CESPE/UnB FNDE

Julgue os prximos itens, relativos segurana da informao.


39

Nascido no incio da dcada de oitenta do sculo passado, na cidade de Taubat, Jos Bento Monteiro Lobato ficou conhecido

Trojans ou cavalos de troia so programas capazes de multiplicar-se mediante a infeco de outros programas maiores. Eles no tm o objetivo de controlar o sistema, porm tendem a causar efeitos indesejados. J os worms causam efeitos altamente destrutivos e irreparveis. Ao contrrio dos trojans, os worms utilizam o email como principal canal de disseminao, mas no possuem a capacidade de produzir cpias de si mesmos ou de algumas de suas partes. como um dos principais nomes da literatura brasileira do sculo XX. Alm de ser autor de inmeros livros, produtivo tradutor e desenhista, tambm atuou como empresrio no ramo dos livros. Foi a obra infantil de Lobato, no entanto, que o inseriu no rol dos grandes escritores brasileiros. Emlia, Saci Perer, Visconde de Sabugosa, Tia Nastcia, Burro Falante, Cuca, Pedrinho, Narizinho, Vov Benta, entre tantos outros, so personagens que povoaram a imaginao de diversas geraes de crianas e adultos. Parte de sua obra, entretanto, motivou intrincada polmica. A respeito da polmica instaurada, julgue os itens subsecutivos.

40

A gesto da segurana da informao compreende o estabelecimento de polticas, procedimentos, guias e padres. Na linguagem tcnica, o acesso ou a manipulao de informaes sem autorizao previa do usurio detentor dessas informaes classificado como intruso.

46

A polmica foi iniciada pelo Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (IARA) e gira em torno da aquisio, pelo estado brasileiro de obras de Monteiro Lobato com alegado contedo racista.

Com relao s medidas econmicas adotadas pelo governo brasileiro em 2012, julgue os itens a seguir.
41

O governo reduziu, alm do imposto sobre produtos industrializados (IPI), a alquota do imposto sobre operaes financeiras (IOF) relativa s operaes de crditos para pessoas fsicas.
47

Uma parcela do movimento negro defende que as obras Caadas de Pedrinho e Negrinha possuem contedo racista.

No que se refere Conferncia das Naes Unidas sobre reduziu-se o imposto sobre produtos Desenvolvimento Sustentvel, tambm denominada Rio+20, realizada, em junho de 2012, no Brasil, julgue os prximos itens.

42

No

perodo,

industrializados (IPI) apenas do valor dos automveis. Acerca da Comisso Nacional da Verdade, instaurada pela Lei n. 12.528/2011, julgue os itens que se seguem.
43

48

Os principais temas discutidos na Rio+20 foram economia verde, erradicao da pobreza e estrutura institucional para o

A mencionada lei determina que os arquivos secretos da ditadura, guardados no Arquivo Nacional, sejam divulgados ao pblico aps o trmino dos trabalhos da Comisso.
49

desenvolvimento sustentvel. A Rio+20 no est associada realizao da Eco-92, conferncia realizada na cidade do Rio de Janeiro, na dcada

44

Por ser a comisso formada majoritariamente por bachareis em de noventa do sculo XX. direito, a comisso nacional da verdade ir abordar exclusivamente aspectos jurdicos.
50

Paralelamente Rio+20, ocorreram diversos eventos em que se debateu o desenvolvimento sustentvel, entre os quais se inclui a Cpula dos Povos, protagonizada por organizaes da sociedade civil, redes e movimentos sociais de diversos pases.
4

45

A referida comisso foi criada com o objetivo de analisar as violaes dos direitos humanos cometidas durante o regime militar brasileiro.

Cargo 2: Tcnico em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais

||FNDE12_002_06N867768||

CESPE/UnB FNDE

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Considerando os conceitos relativos administrao direta e indireta e os que envolvem centralizao e descentralizao administrativa, julgue os seguintes itens.
51

Julgue os prximos itens, acerca das modalidades e princpios licitatrios e dispensa e inexigibilidade de licitao.
63

As empresas pblicas e as sociedades de economia mista, embora sejam regidas basicamente por normas de direito privado, incluem-se no conceito de administrao indireta, sejam elas prestadoras de servios pblicos ou de atividades econmicas de natureza privada. O ato de criao, pelo poder pblico, de uma pessoa jurdica de direito pblico ou privado e de atribuio da titularidade e da execuo de determinado servio pblico a essa pessoa jurdica configura o fenmeno da desconcentrao. A descentralizao caracteriza-se pela distribuio interna de competncias no mbito de uma mesma pessoa jurdica, de modo a adequar e racionalizar o desempenho da administrao.

Tomada de preos a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para a execuo de seu objeto. dispensvel licitao para a contratao de empresas que realizem auditorias financeiras ou tributrias e que possuam notria especializao, assim consideradas as empresas cujo conceito, no campo de sua especialidade, permita inferir que o seu trabalho essencial e indiscutivelmente o mais adequado plena satisfao do objeto do contrato. Segundo o princpio do julgamento objetivo, o julgamento das propostas deve estar de acordo com os critrios e os fatores seletivos previstos no ato convocatrio, o que permite que os licitantes e os rgos de controle afiram a licitude e a imparcialidade do certame licitatrio.

64

52

53

65

Com relao a agente pblico, cargo e emprego pblico, julgue os itens subsequentes.
54

Os detentores de mandatos eletivos, no mbito do Poder Executivo ou do Poder Legislativo, no so considerados agentes pblicos, pois titularizam cargos temporrios e neles so investidos por meio de eleio. Diferentemente do ocupante de cargo pblico efetivo, que possui vnculo estatutrio com a administrao pblica, o ocupante de emprego pblico tem com a administrao um vnculo contratual, sob a regncia da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). Como regra, a criao, a transformao e a extino de cargos, empregos e funes pblicas somente podem ocorrer por lei. Considera-se agente pblico a pessoa fsica que presta servios ao Estado, excludos desse conceito os que prestam servios s pessoas jurdicas de direito privado que integram a administrao indireta.

No que se refere ao controle da administrao, julgue os itens a seguir.


66

55

No mbito do controle administrativo, considera-se superviso ministerial o controle que a Unio exerce, por meio dos ministrios, sobre as pessoas jurdicas da administrao descentralizada federal. O controle exercido pelos rgos da administrao direta sobre seus prprios atos, por consider-los ilegais, inoportunos ou inconvenientes, caracterizado como controle interno. O controle que o Poder Legislativo exerce sobre a administrao pblica envolve tanto aspectos de natureza poltica quanto de natureza financeira.

67

56 57

68

Julgue os itens a seguir, a respeito dos requisitos, atributos e classificao dos atos administrativos.
58

A respeito da responsabilidade civil do Estado, julgue os seguintes itens.


69

A competncia conferida ao sujeito do ato administrativo sempre indelegvel, na medida em que emana normalmente de lei, ainda que possa ser objeto de avocao. Quando o Estado pratica ato de gesto, ele atua no mesmo plano jurdico do particular, no dispondo da garantia da unilateralidade que caracteriza os atos de imprio. Os atos administrativos sujeitam-se a regime jurdico-administrativo, dispondo a administrao de prerrogativas e restries que so prprias do poder pblico, razo pela qual no se consideram atos administrativos os atos de direito privado por ela praticados.

A reparao de danos causados a terceiros por agentes estatais s possvel no mbito judicial, devendo a pessoa prejudicada ajuizar ao contra a pessoa jurdica causadora do dano. Tanto as pessoas jurdicas de direito pblico quanto as de direito privado prestadoras de servios pblicos submetem-se regra da responsabilidade civil objetiva caso causem danos a terceiros.

70

59

60

Com base na Constituio Federal de 1988 (CF), julgue os itens subsequentes, relativos educao.
71

Acerca dos poderes administrativos, julgue os itens que se seguem.


61

O planejamento familiar ser estimulado pelo Estado, que, apenas excepcionalmente, poder adotar medidas coercitivas junto ao casal, por meio de suas instituies oficiais. A educao, um direito assegurado a todos e um dever exclusivo do Estado, deve ser promovida pelo Estado, independentemente da colaborao da sociedade, a fim de se manter isenta de presses ideolgicas. O preparo da pessoa para o exerccio profissional e da cidadania um dos objetivos da educao, consoante fundamentos norteadores da Repblica Federativa do Brasil.
5

No exerccio do poder de polcia administrativa, o Estado utiliza tanto medidas preventivas, como a de fiscalizao e vistoria, quanto repressivas, a exemplo da dissoluo de reunio e interdio de atividade. A hierarquia cabvel apenas no mbito da funo administrativa, razo pela qual ela est restrita ao Poder Executivo, inexistindo nos demais poderes do Estado.

72

62

73

Cargo 2: Tcnico em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais

||FNDE12_002_06N867768||

CESPE/UnB FNDE

Maria, espanhola, sem condenao criminal, foi naturalizada brasileira aps ter vivido ininterruptamente dezesseis anos no Brasil. Em uma das suas viagens para a Europa, ela foi presa em flagrante pela Polcia Federal, em virtude de traficar com entorpecentes do Brasil para a Europa. Considerando a situao hipottica acima e as disposies da CF, julgue os itens que se seguem.
74

De acordo com a CF, julgue os itens subsecutivos, relativos organizao dos poderes.
84

Consoante o principio da liberdade de manifestao de pensamento, permitido a juiz de direito dedicar-se atividade poltico-partidria.

85

Ao Poder Judicirio assegurada autonomia administrativa e financeira, devendo os tribunais elaborar suas propostas oramentrias, dentro dos limites estipulados, conjuntamente com os demais Poderes, na lei de diretrizes oramentrias.

Em virtude de Maria ser brasileira naturalizada, ela no poder, em nenhuma hiptese, ser extraditada do Brasil, ainda que seja comprovado seu envolvimento com trfico ilcito de entorpecentes para pases da Europa.
86

Aos territrios federais vedado eleger deputados para a Cmara dos Deputados.

75

Caso seja comprovado o envolvimento de Maria com o trfico ilcito de entorpecentes, ela poder ser banida do Brasil.

87

Compete ao presidente da Repblica nomear ministros de Estado, os quais devem ser brasileiros maiores de vinte e um anos e estar no exerccio dos direitos polticos.

76

Asseguram-se a Maria o respeito sua integridade fsica e moral e o cumprimento de eventual pena em estabelecimento adequado.

Com relao ao Ministrio Pblico (MP), julgue os prximos itens.


88

77

Caso Maria fosse regularmente Europa, ela no seria naturalizada brasileira, visto que a residncia ininterrupta de mais de quinze anos em solo brasileiro consiste em requisito para a naturalizao.

Compete ao Conselho Nacional do MP apreciar, inclusive de ofcio, independentemente de provocao, a legalidade de atos administrativos praticados por rgos do MP da Unio e dos estados.

De acordo com a CF e com a interpretao doutrinria sobre a organizao poltico-administrativa, julgue os itens a seguir.
78

89

O MP da Unio compreende o MP do Distrito Federal e territrios.

Aos estados e ao Distrito Federal no cabe manter relao de dependncia ou aliana com igrejas ou cultos religiosos, ressalvada, na forma da lei, a colaborao de interesse pblico.

90

A defesa dos direitos e interesses das populaes indgenas uma das funes institucionais do MP.

A respeito do oramento pblico brasileiro, julgue os itens a seguir, com base nas disposies da Lei n. 4.320/1964.
91

79

Os municpios so regidos por lei orgnica e, no exerccio de sua autonomia, podem fixar livremente a data de eleio para prefeito e vice-prefeito de seu territrio.

A emisso da ordem de pagamento caracteriza o estgio de liquidao da despesa.

80

Caso seja criado um territrio federal no Brasil, ele ser considerado, para todos os efeitos, um ente da Federao, sendo, como tal, autnomo.
92

A criao de empresa pblica, por determinado governo estadual, para a comercializao de gneros agropecurios constitui exemplo de inverso financeira.

Considerando que um servidor pblico acumule dois cargos pblicos remunerados de professor, um exercido em instituto tcnico federal e outro em universidade pblica federal, julgue os itens subsequentes, luz da CF.
81 93

Segundo o princpio da unidade, cada ente da Federao est obrigado a incluir em seu oramento todas as receitas e despesas dos poderes, rgos, entidades, fundos e fundaes institudas e mantidas pelo respectivo ente.

A soma das remuneraes dos dois cargos acumulados no poder ultrapassar o subsdio mensal, em espcie, dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
94

A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) estabelece metas de resultado primrio do setor pblico consolidado para o exerccio e indica as metas para os dois exerccios seguintes.

82

Embora o servidor possa acumular as remuneraes de ambos os cargos em atividade, caso passe para a inatividade, ele no poder perceber os proventos simultaneamente, devendo optar por aposentar-se em somente um dos cargos.
96 95

As despesas constantes da Lei do Oramento devero ser discriminadas at o nvel de subelemento. A Lei de Oramento vigente para determinado exerccio poder ser tomada, pelo Poder Legislativo, como proposta para o exerccio subsequente.
6

83

A acumulao dos cargos lcita, desde que haja compatibilidade de horrios entre os cargos exercidos.

Cargo 2: Tcnico em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais

||FNDE12_002_06N867768||

CESPE/UnB FNDE

Julgue os itens seguintes, a respeito de receitas e despesas pblicas.


97

Denomina-se recolhimento a transferncia dos valores arrecadados conta especfica do Tesouro Nacional.

98

Em relao categoria econmica, as despesas se dividem em correntes e de capital.

Aps alteraes na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, tornou-se obrigatrio o estudo da histria e da cultura afro-brasileira e indgena nos estabelecimentos de ensino fundamental e mdio brasileiros. Com relao s diretrizes para o ensino dessas disciplinas, julgue os prximos itens.
111

99

O registro dos restos a pagar deve ser feito por exerccio e por credor, no havendo distino entre despesas processadas e no processadas.
112

O estudo da histria e da cultura afro-brasileira e indgena tornou-se obrigatrio s escolas pblicas e facultativo s escolas particulares desde o ano de 2009. O contedo programtico do ensino fundamental e mdio deve abranger a histria do continente africano, a luta dos negros e dos povos indgenas brasileiros e a cultura negra e indgena brasileira. O ensino de contedos relativos histria e cultura afro-brasileira e indgena de responsabilidade exclusiva dos professores das disciplinas de educao artstica, literatura e histria do Brasil.

100

Os restos a pagar, assim como os servios da dvida a pagar, integra a dvida flutuante.
113

101

As receitas recebidas por ente pblico, originrias de outras pessoas de direito pblico ou privado, so classificadas como correntes ou de capital, de acordo com a categoria econmica da despesa que visam atender.

102

Toda receita oramentria passar, necessariamente, por pelo menos uma das seguintes etapas: previso e lanamento.

Acerca da educao profissional e tecnolgica, julgue os itens que se seguem.


114

Com base na Lei Complementar n. 101/2000 Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) , julgue os prximos itens.
103

Cabe s instituies de educao profissional oferecer especificamente cursos regulares de educao profissional e tecnolgica, condicionando suas matrculas ao nvel de escolaridade dos educandos. A educao profissional configura-se como uma modalidade de educao independente das demais. A educao profissional pode ser oferecida mediante cursos de formao inicial, continuada e de qualificao profissional, em nveis tcnico, mdio, de graduao e de ps-graduao.

obrigatria e de carter continuado a despesa corrente cuja obrigao de execuo, legalmente regulamentada, supere dois exerccios.

115

116

104

O balano oramentrio discriminar as receitas por fonte e as despesas por grupo de natureza.

105

Compete Lei Oramentria Anual (LOA) regulamentar o equilbrio entre receitas e despesas.

Com base no Decreto n. 6.170/2007, julgue o item a seguir.


117

106

A despesa total com pessoal dos Executivos municipais limita-se metade da receita corrente lquida.

Concedente corresponde ao rgo da administrao pblica com o qual a administrao federal pactua a execuo de programa, projeto ou atividade mediante convnio.

107

A transferncia, entre entes da Federao, de recursos destinados ao Sistema nico de Sade (SUS) exemplo de transferncia voluntria.

Considerando que, de acordo com a Lei n. 12.695/2012, a Unio pode prestar apoio tcnico e financeiro suplementar s redes pblicas de educao bsica das unidades federadas, julgue os itens subsequentes.
118

Julgue os itens a seguir, acerca do sistema e do processo de oramentao federal.


108

Compete Secretaria de Oramento e Finanas a definio das estratgias do processo de elaborao da LOA.
119

As escolas pblicas de educao bsica, assim como as escolas mantidas por entidades que ofertem programas de formao inicial e continuada de profissionais da educao bsica, podem receber subsdios do Programa Dinheiro Direto na Escola. Um dos objetivos do Plano de Aes Articuladas promover a melhoria da qualidade da educao bsica, consoante metas previstas no Plano Nacional de Educao. Cabe Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior supervisionar a formao de professores da educao bsica por meio da realizao de avaliaes nas instituies de educao superior.
7

109

O sistema de planejamento e de oramento federal visa o planejamento estratgico.

110

Para fins oramentrios, as receitas pblicas classificam-se em originrias e derivadas. As originrias so aquelas arrecadadas por meio da explorao de atividades econmicas exercidas pelo Estado.

120

Cargo 2: Tcnico em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais

You might also like