You are on page 1of 2

redao

TexTo 1

Comisso da Verdade...
PELA APURAO DOS CRIMES
COMETIDOS PELA DITADURA MILITAR!

QUE PAS FOI ESTE?

PARA QUE NUNCA MAIS ACONTEA! PELA CONSOLIDAO DA


DEMOCRACIA!

(www.rededemocratica.org)

TexTo 2
Os anos vividos pelo Brasil sob estado de exceo entre 1964 e 1985 foram marcados por contnuas violaes dos direitos humanos, por parte do Estado e de seus agentes pblicos. Revelaes recentes e esparsas do alguma medida do horror dos corpos torturados, dos assassinatos e dos desaparecimentos. A implantao da Comisso da Verdade, no Brasil, em gesto que segue o j adotado em dezenas de pases que passaram por regimes de exceo, poder vir a ser o marco de uma virada histrica. Para os familiares dos desaparecidos, para os que viveram a experincia da resistncia e para o pas em seu conjunto. Em especial para as geraes que no viveram e, espero, no venham a viver o horror de serem governadas por ditadores. Elas podero construir suas interpretaes prprias a respeito da histria recente do pas, com base em uma narrativa que retira do silncio experincias cruciais para o entendimento a respeito do que somos como nao.
(Renata Lessa. Sobre a verdade. Cincia Hoje, junho de 2012. Adaptado.)

TexTo 3
O objeto da Comisso da Verdade deve, sim, tratar dos crimes e dos desaparecimentos perpetrados pelos agentes do Estado ditatorial. sua tarefa precpua e estatutria. Mas no pode se reduzir a estes fatos. H o risco de os juzos serem pontuais. Precisa-se analisar o contexto maior, que permite entender a lgica da violncia estatal e que explica a sistemtica produo de vtimas. Mais ainda, deixa claro o trauma nacional que significou viver sob suspeitas, denncias, espionagem e medo paralisador. Neste sentido, vtimas no foram apenas os que sentiram em seus corpos e nas suas mentes a truculncia dos agentes do Estado. Vtimas foram todos os cidados. Foi toda a nao brasileira. Para que a misso da Comisso da Verdade seja completa e satisfatria, caberia a ela fazer um juzo tico-poltico sobre todo o perodo do regime militar. Os que deram o golpe de Estado devem ser responsabilizados moralmente por esse crime coletivo contra o povo brasileiro. Os militares inteligentes e nacionalistas de hoje deveriam dar-se conta de como foram usados por aquelas elites oligrquicas, que no buscavam realizar os interesses gerais do Brasil mas, sim, alimentar sua voracidade particular de acumulao, sob a proteo do regime autoritrio dos militares. A Comisso da Verdade prestaria esclarecedor servio ao pas se trouxesse luz esta trama. Ela simplesmente cumpriria sua misso de ser Comisso da Verdade. No apenas da verdade de fatos individualizados, mas da verdade do fato maior da dominao de uma classe poderosa, nacional, associada multinacional, para, sob a gide do poder discricionrio dos militares, tranquilamente, realizar seus objetivos corporativos. Isso nos custou 21 anos de privao da liberdade, muitos mortos e desaparecidos, muito padecimento coletivo.
(Leonardo Boff. 1964: Golpe militar a servio do golpe de classe. www.jb.com.br. Adaptado.)

UFSP1204/001-LPortLIngRedao

TexTo 4
Depois de muita expectativa e com grande exposio na mdia , foi constituda comisso para resgatar a verdade histrica de um perodo de 42 anos da vida poltica nacional, objetivando, fundamentalmente, detectar os casos de tortura na luta pelo poder. A Histria contada por historiadores, que tm postura imparcial ao examinar os fatos que a conformaram, visto serem cientistas dedicados anlise do passado. Os que ambicionam o poder fazem a Histria, mas, por dela participarem, no tm a imparcialidade necessria para a reproduzir. A Comisso da Verdade no conta, em sua composio, com nenhum historiador capaz de apurar, com rigor cientfico, a verdade histrica da tortura no Brasil, de 1946 a 1988. O primeiro reparo, portanto, que fao sua constituio o de que no historiadores foram encarregados de contar a Histria daquele perodo. Conheo seis dos sete membros da comisso e tenho por eles grande respeito, alm de amizade com alguns. No possuem, no entanto, a qualificao cientfica para o trabalho que lhes foi atribudo. O segundo reparo que estiveram envolvidos com os acontecimentos daquele perodo. Em debate com o ex-deputado Ayrton Soares, perguntou-me o amigo e colega que defendia a constituio de comisso para essa finalidade, enquanto eu no via necessidade de sua criao se eu participaria dela, se fosse convidado. Disse-lhe que no, pois, apesar de ser membro da Academia Paulista de Histria, estive envolvido nos acontecimentos. O terceiro reparo que alguns de seus membros pretendem que a verdade seja seletiva. Tortura praticada por guerrilheiro no ser apurada, s a que tenha sido levada a efeito por militares e agentes pblicos. O que vale dizer: lana-se a imparcialidade para o espao, dando a impresso de que guerrilheiro, quando tortura, pratica um ato sagrado; j os militares, um ato demonaco. O quarto reparo que muitos guerrilheiros foram treinados em Cuba, pela mais sangrenta ditadura das Amricas no sculo 20. Um bom nmero de guerrilheiros no queria, pois, a democracia, mas uma ditadura moda cubana. Radicalizaram o processo de redemocratizao a tal ponto que a imprensa passou a ser permanentemente censurada. Estou convencido de que esse radicalismo e os ideais da ditadura cubana que o inspiraram apenas atrasaram o processo de redemocratizao e dificultaram uma soluo acordada e no sangrenta. O quinto aspecto que me parece importante destacar que, a meu ver, a redemocratizao se deveu ao trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que se tornou a voz e os pulmes da sociedade. Por fim, num pas que deveria olhar para o futuro, em vez de remoer o passado tese que levou guerrilheiros, advogados e o prprio governo militar a acordarem a Lei da Anistia, colocando uma pedra sobre aqueles tempos conturbados , a comisso inoportuna. Parafraseando Vicente Rao, esta volta ao pretrito parece ser contra o sistema da natureza, pois para o tempo que j se foi, far reviver as nossas dores, sem nos restituir nossas esperanas.
(Ives Gandra Silva Martins. A Comisso da Verdade e a verdade histrica. www.estadao.com.br. Adaptado.)

Com base nos textos apresentados e em seus prprios conhecimentos, redija um texto dissertativo, obedecendo norma-padro da lngua portuguesa, sobre o tema:

Comisso da Verdade: que Verdade alCanar?

UFSP1204/001-LPortLIngRedao

You might also like